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2º Ano

2º Ano

I Semestre:

Narrativas Populares e saberes (alter)nativos:

Narrativas populares e saberes alternativos são formas de conhecimento que são transmitidas e compartilhadas entre pessoas e comunidades de maneira não oficial ou não convencional. Elas geralmente surgem de experiências cotidianas e tradições locais, e são transmitidas oralmente ou através de meios de comunicação menos formais, como música, dança, contos e lendas.

As narrativas populares e saberes alternativos muitas vezes são distintos dos conhecimentos científicos ou acadêmicos, e podem oferecer perspectivas diferentes sobre a realidade e a vida cotidiana. Por exemplo, a medicina tradicional e os remédios caseiros são frequentemente considerados saberes alternativos, enquanto que as histórias populares e mitos podem ser considerados narrativas populares.

Embora essas formas de conhecimento muitas vezes tenham sido menosprezadas ou marginalizadas pela ciência e pela academia, elas continuam a ser valorizadas por muitas comunidades e indivíduos em todo o mundo. Algumas pessoas acreditam que essas formas de conhecimento podem oferecer uma visão mais holística e integrada do mundo, e que podem ser úteis para resolver problemas práticos do dia a dia.

Aplicação:

As narrativas populares podem ser uma ferramenta valiosa para enriquecer o ensino no Ensino Médio e oferecer aos estudantes uma compreensão mais ampla e integrada do mundo e das culturas que o compõem. Aqui estão algumas sugestões de como aplicar as narrativas populares no Ensino Médio:

  1. Incluir narrativas populares em leituras obrigatórias - Os professores podem incluir livros, contos e mitos populares em suas listas de leitura obrigatórias. Isso pode ajudar os estudantes a entender e apreciar a literatura e a cultura popular, ao mesmo tempo em que os ajuda a desenvolver habilidades de leitura e interpretação.

  2. Usar narrativas populares como ponto de partida para discussões - Os professores podem usar narrativas populares como ponto de partida para discussões em sala de aula sobre questões sociais, culturais e históricas. Por exemplo, um conto popular pode ser usado para discutir a relação entre mitos e crenças culturais.

  3. Realizar atividades de pesquisa - Os estudantes podem ser incentivados a realizar pesquisas sobre narrativas populares de diferentes culturas e comunidades. Eles podem investigar o contexto histórico e cultural em que as narrativas surgiram e como elas são transmitidas e mantidas vivas nas diferentes comunidades.

  4. Explorar as conexões entre narrativas populares e outras formas de cultura - As narrativas populares podem ser exploradas em relação a outras formas de cultura popular, como música, dança, artes visuais e culinária. Isso pode ajudar os estudantes a entender a diversidade cultural e a importância da tradição na formação da identidade cultural.

  5. Incentivar a produção de narrativas populares - Os estudantes podem ser incentivados a criar suas próprias narrativas populares, a partir de suas próprias experiências e tradições. Isso pode ajudá-los a desenvolver habilidades de escrita criativa e a apreciar a importância das histórias na formação da identidade cultural.

 

As narrativas populares podem ser usadas em várias disciplinas, uma vez que elas podem oferecer diferentes perspectivas e abordagens para entender o mundo e a sociedade. Aqui estão algumas disciplinas em que as narrativas populares podem ser aplicadas:

  1. Língua Portuguesa - As narrativas populares, como contos, lendas e mitos, são ricas em linguagem e estilo literário, oferecendo uma oportunidade para estudantes explorarem a estrutura narrativa, a linguagem figurativa e as técnicas de escrita criativa.

  2. História - As narrativas populares podem fornecer informações valiosas sobre a história de uma cultura ou sociedade, e também podem ajudar a entender as tradições e as crenças das pessoas de diferentes épocas.

  3. Antropologia - As narrativas populares podem oferecer insights sobre as tradições culturais e as crenças das pessoas de diferentes culturas e sociedades, permitindo aos estudantes comparar e contrastar diferentes formas de pensar e agir.

  4. Literatura Comparada - A análise comparativa de narrativas populares de diferentes culturas pode ajudar os estudantes a entender as semelhanças e diferenças nas tradições literárias em todo o mundo.

  5. Artes - As narrativas populares podem ser usadas como inspiração para atividades criativas, como pintura, escultura, teatro e música, permitindo aos estudantes explorar e expressar sua criatividade.

  6. Ciências Sociais - As narrativas populares podem ser usadas para entender as tradições e crenças de diferentes grupos sociais e culturais, permitindo aos estudantes compreender as diferentes perspectivas sobre questões sociais e políticas.

  7. Educação Física - As narrativas populares que envolvem atividades físicas, como danças e jogos tradicionais, podem ser usadas para explorar a relação entre cultura e prática esportiva.

  8. Literatura - As narrativas populares são frequentemente expressas em forma de contos, lendas e mitos, e, portanto, podem ser utilizadas em aulas de literatura para explorar temas e estilos narrativos.

  9. Antropologia - As narrativas populares podem ser usadas para explorar a diversidade cultural, bem como para analisar a relação entre mitos, tradições e crenças culturais.

  10. Ciências Sociais - Narrativas populares podem ser usadas para discutir questões sociais e culturais, como identidade, gênero, raça e religião.

  11. Artes - As narrativas populares são frequentemente expressas em forma de arte, como música, dança e artes visuais. Por isso, podem ser usadas em aulas de arte para explorar a relação entre arte e cultura popular.

  12. Línguas Estrangeiras - Narrativas populares podem ser utilizadas em aulas de línguas estrangeiras para promover a compreensão da cultura e do vocabulário de uma determinada língua.

 

Exemplos de planos de aula:

Plano de aula: Lendas Populares Brasileiras

Ementa: Esta aula apresentará algumas lendas populares brasileiras e discutirá a sua importância na formação da cultura e da identidade brasileiras.

Objetivos: Ao final da aula, os estudantes serão capazes de:

  • Identificar algumas das principais lendas populares brasileiras;
  • Compreender a importância das lendas na formação da cultura e identidade brasileiras;
  • Analisar as principais características e temas presentes nas lendas populares.

Desenvolvimento:

  1. Introdução (10 minutos):

    • Apresentação da aula e seus objetivos;
    • Discussão em grupo sobre a importância das lendas populares para a cultura brasileira.
  2. Apresentação das lendas populares (20 minutos):

    • Apresentação de algumas das principais lendas populares brasileiras (como o Saci-Pererê, a Iara, o Curupira, entre outras);
    • Discussão em grupo sobre as principais características e temas presentes nas lendas populares.
  3. Análise das lendas (30 minutos):

    • Trabalho em grupo para análise das lendas apresentadas;
    • Discussão em grupo sobre a importância das lendas na formação da cultura e identidade brasileiras.
  4. Encerramento (10 minutos):

    • Conclusão da aula;
    • Feedback sobre o aprendizado.

Habilidades e competências:

  • Compreensão de texto e leitura;
  • Análise crítica de narrativas;
  • Compreensão da cultura e identidade brasileiras.

Disciplinas aplicadas:

  • Literatura;
  • História;
  • Antropologia.

Referências bibliográficas:

 

Plano de aula com base em narrativas populares:

  1. Ementa: Introdução às narrativas populares em diferentes culturas

Objetivos:

  • Identificar as principais características das narrativas populares em diferentes culturas;
  • Analisar o papel das narrativas populares na transmissão de valores e tradições culturais;
  • Desenvolver habilidades de leitura crítica e interpretação de narrativas populares;
  • Compreender a importância da diversidade cultural e a necessidade de respeitar outras culturas.

Desenvolvimento:

  • Apresentação de exemplos de narrativas populares de diferentes culturas;
  • Discussão em grupo sobre as principais características das narrativas populares;
  • Análise de narrativas populares em grupos;
  • Debate em grupo sobre a importância das narrativas populares na transmissão de valores culturais;
  • Produção de um ensaio sobre o papel das narrativas populares na preservação da cultura.

Disciplinas aplicadas: Literatura, História, Antropologia.

Referências bibliográficas:

  • "Contos populares do mundo inteiro", de Neil Philip;
  • "Mitologia: mitos, lendas e folclore", de Neil Philip;
  • "Culturas em contato: o mundo dos encontros culturais e das narrativas populares", de Thomas A. Green;
  • "A magia das narrativas populares: da tradição oral ao cinema", de Jack Zipes.
  1. Ementa: Explorando narrativas populares de diferentes regiões do Brasil

Objetivos:

  • Identificar as principais características das narrativas populares de diferentes regiões do Brasil;
  • Analisar o papel das narrativas populares na construção da identidade cultural brasileira;
  • Desenvolver habilidades de leitura crítica e interpretação de narrativas populares;
  • Compreender a importância da diversidade cultural e a necessidade de respeitar outras culturas.

Desenvolvimento:

  • Apresentação de exemplos de narrativas populares de diferentes regiões do Brasil;
  • Discussão em grupo sobre as principais características das narrativas populares brasileiras;
  • Análise de narrativas populares em grupos;
  • Debate em grupo sobre o papel das narrativas populares na construção da identidade cultural brasileira;
  • Produção de um trabalho sobre a influência das narrativas populares na cultura brasileira.

Disciplinas aplicadas: Literatura, História, Antropologia.

Referências bibliográficas:

  • "Contos populares do Brasil", de Câmara Cascudo;
  • "Lendas brasileiras", de Luís da Câmara Cascudo;
  • "O folclore e a cultura popular do Brasil", de Luís da Câmara Cascudo;
  • "Mitologia brasileira", de Regina Machado.

Essas são apenas algumas sugestões gerais que podem ser adaptadas e aprimoradas de acordo com as necessidades e objetivos específicos de cada disciplina e grupo de estudantes. É importante pesquisar e escolher referências bibliográficas apropriadas para cada caso.

 

Tema: A diversidade cultural brasileira através dos contos populares

Disciplinas: Literatura, História e Antropologia

Objetivos:

  • Compreender a importância das narrativas populares na formação da identidade cultural brasileira;
  • Identificar elementos culturais presentes em diferentes contos populares brasileiros;
  • Analisar a relação entre mitos, tradições e crenças culturais presentes nos contos populares;
  • Desenvolver habilidades de escrita criativa através da criação de novos contos populares.

Desenvolvimento:

1ª etapa: Introdução ao tema através de uma roda de conversa para identificar os conhecimentos prévios dos alunos sobre contos populares e sua importância para a cultura brasileira.

2ª etapa: Leitura e análise de diferentes contos populares brasileiros, como "A lenda do boitatá", "O saci-pererê" e "A Cuca". Os alunos serão orientados a identificar elementos culturais presentes nos contos, tais como lendas, crenças e mitos.

3ª etapa: Debate em grupo para discutir as semelhanças e diferenças entre os diferentes contos populares, bem como sua relação com a cultura brasileira.

4ª etapa: Produção de um novo conto popular pelos alunos, incentivando-os a utilizar elementos culturais identificados nas etapas anteriores.

Habilidades e competências:

  • Identificação de elementos culturais presentes em diferentes contos populares;
  • Análise crítica das narrativas populares;
  • Desenvolvimento de habilidades de escrita criativa;
  • Compreensão da diversidade cultural brasileira.

Referências bibliográficas:

  • LOUZADA, M. Contos populares brasileiros. Editora Ática, 2018.
  • SANTOS, M. Lendas e mitos brasileiros. Editora Globo, 2017.
  • PEREIRA, L. Histórias e lendas do folclore brasileiro. Editora Moderna, 2019.

 

Título da aula: Explorando contos populares

Disciplina: Literatura

Nível de Ensino: Ensino Médio

Ementa: A aula tem como objetivo apresentar e explorar contos populares de diferentes culturas, discutindo as características narrativas, temáticas e simbólicas dessas narrativas.

Objetivos:

  • Apresentar aos alunos a riqueza da narrativa popular de diferentes culturas.
  • Discutir as características narrativas, temáticas e simbólicas dessas narrativas.
  • Identificar semelhanças e diferenças entre diferentes narrativas populares.
  • Desenvolver habilidades de leitura e interpretação de narrativas populares.
  • Desenvolver a capacidade dos alunos de se expressar oralmente e por escrito.

Competências:

  • Leitura e interpretação de textos literários
  • Análise de narrativas literárias e simbólicas
  • Expressão oral e escrita
  • Conhecimento e valorização da diversidade cultural

Desenvolvimento:

  1. Apresentação do conceito de contos populares e sua importância na cultura popular de diferentes regiões do mundo.
  2. Leitura e discussão de contos populares de diferentes culturas, explorando suas características narrativas, temáticas e simbólicas.
  3. Comparação e contraste entre diferentes narrativas populares, destacando as semelhanças e diferenças.
  4. Produção de resenhas e ensaios críticos sobre os contos lidos.
  5. Apresentação oral dos trabalhos realizados pelos alunos.
  6. Reflexão sobre a importância das narrativas populares na formação cultural e identitária das comunidades.

Habilidades:

  • Leitura e interpretação de textos literários
  • Análise de narrativas literárias e simbólicas
  • Escrita criativa
  • Expressão oral
  • Trabalho em grupo

Referências Bibliográficas:

  • Cortázar, J. (2004). Bestiário. São Paulo: Companhia das Letras.
  • Grimm, J. & Grimm, W. (2017). Os mais belos contos de Grimm. São Paulo: Companhia das Letras.
  • Monteiro Lobato, J. (2015). Contos escolhidos. São Paulo: Companhia das Letras.

 

Saberes Alternativos:

Os saberes alternativos podem ser aplicados em diversas disciplinas do currículo escolar. Aqui estão algumas sugestões de como os saberes alternativos podem ser utilizados em diferentes disciplinas:

  1. História - Os saberes alternativos podem ser usados para complementar as informações históricas convencionais e fornecer uma perspectiva mais ampla e diversa sobre eventos históricos. Por exemplo, podem ser estudadas as narrativas orais de grupos indígenas ou de povos tradicionais, que contam sobre os eventos históricos a partir de suas próprias perspectivas.

  2. Ciências - Os saberes alternativos podem ser utilizados para explorar a biodiversidade e os processos ecológicos. A medicina tradicional, por exemplo, pode ser estudada como uma forma alternativa de tratar doenças e promover a saúde, enquanto as práticas de agricultura de subsistência podem ser estudadas como uma forma de conservar o solo e preservar a biodiversidade.

  3. Geografia - Os saberes alternativos podem ser usados para compreender as relações culturais e ecológicas com o ambiente. Por exemplo, podem ser estudadas as práticas de pesca, caça e coleta em diferentes culturas e comunidades, para entender como essas práticas estão ligadas à forma como as pessoas interagem com o ambiente.

  4. Artes - Os saberes alternativos podem ser usados para explorar as artes tradicionais de diferentes culturas e comunidades, como música, dança, artes visuais e artesanato. Os estudantes podem ser incentivados a criar suas próprias obras de arte, utilizando técnicas e materiais tradicionais.

  5. Literatura - As narrativas populares e saberes alternativos podem ser estudados como literatura, para entender como as histórias são contadas e transmitidas nas diferentes culturas e comunidades. Isso pode ajudar os estudantes a entender a importância das histórias na formação da identidade cultural e na transmissão do conhecimento.

  6. Ciências Sociais - Os saberes alternativos podem ser usados para discutir diferentes perspectivas sobre a história, a cultura e a sociedade. Por exemplo, a medicina tradicional pode ser discutida como um aspecto importante da cultura popular em diferentes sociedades e como uma forma de conhecimento que oferece perspectivas diferentes sobre a saúde e o bem-estar.

  7. Biologia - Os saberes alternativos podem ser aplicados em disciplinas como a biologia para discutir a diversidade de práticas e conhecimentos relacionados à medicina tradicional e às plantas medicinais em diferentes culturas.

  8. Geografia - Os saberes alternativos podem ser utilizados em disciplinas como a geografia para discutir diferentes formas de relação com o meio ambiente, incluindo saberes tradicionais sobre a agricultura e a pesca.

  9. Literatura - As narrativas populares e saberes alternativos podem ser estudados como parte da literatura, incluindo contos populares, lendas, mitos e outras formas de literatura oral.

  10. Educação Física - As práticas tradicionais de atividades físicas e esportes podem ser discutidas e exploradas em aulas de Educação Física, oferecendo aos estudantes uma perspectiva mais ampla sobre a relação entre atividade física e saúde.

  11. Artes - As práticas artísticas tradicionais e populares, como música, dança e artesanato, podem ser discutidas e exploradas em aulas de artes, oferecendo aos estudantes a oportunidade de aprender sobre diferentes tradições culturais e formas de expressão.

  12. Ciências Sociais - As ciências sociais são um campo especialmente fértil para a aplicação de saberes alternativos, uma vez que eles muitas vezes se concentram em questões culturais, históricas e sociais que podem ser abordadas de maneiras diversas. Saberes alternativos, como tradições orais, conhecimentos indígenas e práticas religiosas, podem ser usados para fornecer perspectivas diferentes e mais amplas sobre questões sociais e culturais.

  13. Saúde e Medicina - A medicina tradicional e os remédios caseiros são frequentemente considerados saberes alternativos, e podem ser aplicados em conjunto com a medicina convencional para ajudar a tratar diversas condições de saúde. Além disso, saberes alternativos sobre alimentação e nutrição, como as práticas de culinária tradicionais, podem ser usados para fornecer conhecimentos importantes sobre como manter uma dieta saudável.

  14. Artes e Cultura - As artes e a cultura são áreas onde os saberes alternativos podem ser particularmente relevantes, uma vez que muitas tradições artísticas e culturais são transmitidas oralmente ou através de meios informais. Além disso, saberes alternativos podem ser usados para explorar a diversidade cultural e étnica, e para ajudar os estudantes a entender as raízes históricas e culturais de diferentes tradições artísticas.

  15. Educação Ambiental - A educação ambiental é um campo onde os saberes alternativos podem ser aplicados para fornecer perspectivas diferentes e mais amplas sobre questões ambientais. Conhecimentos indígenas e práticas tradicionais de conservação da natureza, por exemplo, podem ser usados para fornecer insights sobre como viver em harmonia com o meio ambiente.

  16. História e Antropologia - As disciplinas de história e antropologia são particularmente propícias para a aplicação de saberes alternativos, uma vez que elas muitas vezes envolvem o estudo de culturas e sociedades diferentes das nossas próprias. Saberes alternativos, como tradições orais e mitos populares, podem ser usados para fornecer perspectivas únicas sobre a história e a cultura de diferentes comunidades e sociedades.

 

Plano de aula - Saberes alternativos na área de ciências

Objetivos:

  • Conhecer as práticas da medicina tradicional como uma forma alternativa de tratamento de doenças.
  • Compreender as relações entre a biodiversidade e a medicina tradicional.
  • Desenvolver habilidades de pesquisa e análise crítica.

Competências e habilidades:

  • Compreender a relação entre a medicina tradicional e a biodiversidade.
  • Identificar e analisar informações sobre medicina tradicional a partir de fontes diversas.
  • Interpretar informações sobre os benefícios e riscos da medicina tradicional.

Áreas onde se aplica:

  • Ciências.

Metodologia:

  1. Apresentação do tema e discussão sobre a medicina tradicional e a biodiversidade.
  2. Atividade de pesquisa em grupo, utilizando fontes diversas, como livros, artigos científicos e relatos de pessoas que utilizam a medicina tradicional.
  3. Elaboração de um relatório sobre a relação entre a medicina tradicional e a biodiversidade, incluindo informações sobre os benefícios e riscos da medicina tradicional.
  4. Apresentação dos relatórios em sala de aula, seguida de debate e análise crítica.

Plano de aula 2 - Saberes alternativos na área de história

Objetivos:

  • Compreender as narrativas populares como uma forma de preservação e transmissão de conhecimento.
  • Analisar a importância das narrativas populares na formação da identidade cultural.
  • Desenvolver habilidades de interpretação e análise crítica.

Competências e habilidades:

  • Identificar as principais características das narrativas populares de diferentes culturas e comunidades.
  • Analisar as narrativas populares como forma de transmissão de conhecimento e preservação cultural.
  • Interpretar e analisar criticamente as narrativas populares.

Áreas onde se aplica:

  • História.

Metodologia:

  1. Apresentação do tema e discussão sobre as narrativas populares como forma de preservação cultural.
  2. Atividade de leitura e interpretação de narrativas populares de diferentes culturas e comunidades.
  3. Elaboração de um ensaio sobre a importância das narrativas populares na formação da identidade cultural.
  4. Apresentação dos ensaios em sala de aula, seguida de debate e análise crítica.

 

Plano de Aula 

Tema: Medicina Tradicional Indígena

Objetivos:

  • Conhecer a medicina tradicional indígena e sua relação com a cultura indígena;
  • Compreender a importância da diversidade cultural e dos saberes alternativos na promoção da saúde;
  • Desenvolver habilidades de pesquisa e análise crítica de informações.

Competências e habilidades:

  • Compreender as diferenças e semelhanças entre a medicina tradicional indígena e a medicina ocidental;
  • Analisar as diferentes formas de cuidado com a saúde;
  • Identificar a importância da preservação dos saberes e práticas tradicionais.

Áreas de aplicação:

  • Ciências;
  • História;
  • Educação em Saúde.

Metodologia:

  1. Discussão em grupo: iniciar a aula com uma discussão em grupo sobre as diferentes formas de cuidado com a saúde, destacando a importância de considerar a diversidade cultural e os saberes alternativos.
  2. Leitura e análise de textos: apresentar textos sobre a medicina tradicional indígena, para que os estudantes leiam e analisem criticamente as informações apresentadas.
  3. Pesquisa em grupo: formar grupos e solicitar que pesquisem sobre as práticas de medicina tradicional em diferentes povos indígenas, destacando a relação dessas práticas com a cultura e as crenças desses povos.
  4. Debate em grupo: após a pesquisa, promover um debate em grupo sobre as informações coletadas, destacando as diferenças e semelhanças entre a medicina tradicional indígena e a medicina ocidental.
  5. Produção textual: solicitar que os estudantes escrevam um texto sobre a importância da diversidade cultural e dos saberes alternativos na promoção da saúde.

 

Plano de Aula 

Tema: Alimentação Saudável e Agricultura de Subsistência

Objetivos:

  • Conhecer a importância da agricultura de subsistência e dos saberes populares na produção de alimentos;
  • Compreender a relação entre alimentação saudável e sustentabilidade;
  • Desenvolver habilidades de pesquisa e análise crítica de informações.

Competências e habilidades:

  • Analisar as diferentes formas de produção de alimentos;
  • Identificar a relação entre alimentação e sustentabilidade;
  • Conhecer as técnicas de cultivo e manejo da terra utilizadas na agricultura de subsistência.

Áreas de aplicação:

  • Ciências;
  • Geografia;
  • Educação Ambiental.

Metodologia:

  1. Discussão em grupo: iniciar a aula com uma discussão em grupo sobre as diferentes formas de produção de alimentos, destacando a importância da agricultura de subsistência e dos saberes populares na produção de alimentos.
  2. Leitura e análise de textos: apresentar textos sobre a agricultura de subsistência e a alimentação saudável, para que os estudantes leiam e analisem criticamente as informações apresentadas.
  3. Pesquisa em grupo: formar grupos e solicitar que pesquisem sobre as técnicas de cultivo e manejo da terra utilizadas na agricultura de subsistência.
  4. Produção de vídeos: solicitar que os grupos produzam vídeos.

 

Plano de aula: Medicina tradicional e saúde indígena

Objetivos:

  • Entender a importância da medicina tradicional na cultura indígena;
  • Analisar as práticas de medicina tradicional como uma forma de cuidado e promoção da saúde;
  • Identificar as semelhanças e diferenças entre a medicina tradicional e a medicina ocidental.

Competências e habilidades:

  • Compreender os conceitos de saúde e medicina tradicional;
  • Identificar diferentes práticas de medicina tradicional em diferentes culturas;
  • Analisar criticamente as práticas de medicina tradicional, identificando suas vantagens e desvantagens.

Áreas onde se aplica:

  • Ciências Humanas e Sociais, Saúde e Biologia.

Metodologia:

  • Apresentação de um vídeo/documentário sobre a medicina tradicional em comunidades indígenas;
  • Discussão em grupo sobre a importância da medicina tradicional na cultura indígena e sua relação com a saúde;
  • Leitura de textos sobre a medicina tradicional e saúde indígena;
  • Exposição sobre as práticas de medicina tradicional em diferentes culturas;
  • Debate em grupo sobre as semelhanças e diferenças entre a medicina tradicional e a medicina ocidental;
  • Desenvolvimento de atividade individual ou em grupo sobre a análise crítica das práticas de medicina tradicional.

 

Plano de aula: Agroecologia e agricultura sustentável

Objetivos:

  • Compreender a importância da agroecologia na agricultura sustentável;
  • Analisar as práticas de agricultura sustentável em diferentes comunidades e culturas;
  • Identificar os benefícios da agricultura sustentável para o meio ambiente e para a saúde humana.

Competências e habilidades:

  • Compreender os conceitos de agroecologia e agricultura sustentável;
  • Identificar diferentes práticas de agricultura sustentável em diferentes culturas;
  • Analisar criticamente as práticas de agricultura sustentável, identificando suas vantagens e desvantagens.

Áreas onde se aplica:

  • Ciências Naturais, Ciências Humanas e Sociais.

Metodologia:

  • Apresentação de um vídeo/documentário sobre a agroecologia e a agricultura sustentável;
  • Discussão em grupo sobre a importância da agroecologia na agricultura sustentável;
  • Leitura de textos sobre as práticas de agricultura sustentável em diferentes culturas;
  • Exposição sobre as práticas de agricultura sustentável em diferentes culturas;
  • Debate em grupo sobre as vantagens e desvantagens da agricultura sustentável;
  • Desenvolvimento de atividade individual ou em grupo sobre a análise crítica das práticas de agricultura sustentável.

Tema: Saberes Alternativos

Objetivos:

  • Compreender a importância dos saberes alternativos para a diversidade cultural e para a conservação do meio ambiente;
  • Reconhecer a contribuição das práticas e conhecimentos tradicionais para o desenvolvimento sustentável;
  • Refletir sobre as relações entre saberes alternativos e conhecimentos científicos.

Competências e habilidades:

  • Compreender a relação entre a diversidade cultural e a biodiversidade;
  • Reconhecer a importância da preservação das culturas e dos conhecimentos tradicionais;
  • Desenvolver a capacidade de análise e reflexão crítica sobre as relações entre saberes alternativos e conhecimentos científicos;
  • Compreender a importância da colaboração e do diálogo intercultural para a promoção da sustentabilidade.

Áreas onde se aplica:

  • Ciências Humanas;
  • Ciências da Natureza;
  • Linguagens e Códigos.

Metodologia:

  1. Introdução:
  • Apresentação do tema e dos objetivos da aula;
  • Sensibilização sobre a importância dos saberes alternativos para a conservação do meio ambiente e para a diversidade cultural.
  1. Desenvolvimento:
  • Apresentação de exemplos de saberes alternativos de diferentes culturas e comunidades, como práticas de agricultura de subsistência, medicina tradicional, rituais e celebrações;
  • Discussão em grupos sobre os exemplos apresentados, a partir de perguntas como: Qual é a relação entre os saberes alternativos e a biodiversidade? Como os saberes alternativos podem contribuir para o desenvolvimento sustentável? Como os saberes alternativos podem ser valorizados e preservados?
  • Debate em plenária sobre as relações entre saberes alternativos e conhecimentos científicos, explorando as semelhanças e diferenças entre eles e a importância do diálogo intercultural para promover a sustentabilidade.
  1. Conclusão:
  • Reflexão coletiva sobre os aprendizados da aula;
  • Proposta de atividade para casa, como pesquisa sobre saberes alternativos de outras culturas e comunidades, que possa ser apresentada na próxima aula.

Recursos necessários:

  • Quadro branco ou papel pardo;
  • Canetas e lápis;
  • Exemplos de saberes alternativos de diferentes culturas e comunidades;
  • Textos e materiais complementares (opcional).

A avaliação poderá ser realizada através da participação dos estudantes durante a discussão em grupo e em plenária, bem como na qualidade da atividade proposta para casa. O professor poderá utilizar critérios como clareza de argumentação, compreensão dos conceitos apresentados e capacidade de relacionar os saberes alternativos com as questões socioambientais.

 

II Semestre:

Animação e Audiovisual

Animação

é uma técnica de produção de imagens em sequência para criar a ilusão de movimento. É uma forma de arte visual que pode ser feita à mão ou com o uso de software especializado. A animação pode ser usada em filmes, programas de TV, jogos de computador, publicidade, entre outros.

Audiovisual

é um termo que se refere a todas as formas de produção de conteúdo que envolvem tanto imagens quanto som. É uma expressão ampla que abrange diversas formas de produção audiovisual, como filmes, documentários, programas de TV, publicidade, entre outros. O audiovisual pode incluir animação, live-action (imagens em movimento capturadas por câmeras) e outras formas de produção de conteúdo multimídia.

 

Planejamento para ensino de Animação

Objetivos:

  • Compreender as técnicas de animação e suas aplicações em diferentes mídias;
  • Desenvolver habilidades e competências para a criação de animações digitais;
  • Explorar diferentes métodos e materiais para a criação de animações;
  • Conhecer os principais referenciais teóricos da área.

Habilidades:

  • Conhecimentos básicos em informática;
  • Habilidade em desenho e criação de personagens;
  • Habilidade em modelagem 3D;
  • Conhecimento em edição de vídeo e som.

Competências:

  • Criatividade;
  • Capacidade de trabalhar em equipe;
  • Proatividade;
  • Capacidade de resolução de problemas;
  • Comunicação efetiva.

Metodologia:

  • Aulas expositivas com apresentação de vídeos e exemplos de animações;
  • Atividades práticas de criação de personagens, modelagem 3D e edição de vídeo;
  • Trabalhos em equipe para desenvolvimento de projetos de animação;
  • Palestras com profissionais da área de animação.

Materiais e métodos:

  • Softwares de animação, modelagem 3D e edição de vídeo;
  • Lápis, papel e mesa digitalizadora para desenho;
  • Livros e artigos sobre animação.

Referenciais teóricos:

  • A Teoria da Animação de Disney;
  • Princípios de Animação de Richard Williams;
  • A História da Animação de Giannalberto Bendazzi.

Disciplinas do Ensino Médio que podem ser utilizadas:

  • Artes;
  • Informática;
  • Língua Portuguesa;
  • Matemática;
  • Física.

Cronograma sugerido:

  • Semana 1: Introdução à animação e história da técnica;
  • Semana 2: Princípios básicos de animação e criação de personagens;
  • Semana 3: Modelagem 3D e animação digital;
  • Semana 4: Edição de vídeo e som para animação;
  • Semana 5: Desenvolvimento de projetos em equipe;
  • Semana 6: Apresentação dos projetos e palestra com profissional da área.

 

Planejamento para ensino de Animação:

  1. Habilidades e Competências:
  • Conhecimento técnico sobre animação e suas diversas técnicas;
  • Habilidade em criar animações 2D e/ou 3D;
  • Capacidade de planejar e executar projetos de animação, desde o roteiro até a finalização;
  • Competência em trabalhar em equipe;
  • Conhecimento sobre o mercado de animação e suas possibilidades.
  1. Metodologia:
  • Aulas expositivas sobre os princípios básicos da animação, incluindo a teoria de movimento e timing;
  • Demonstração de técnicas de animação, incluindo animação quadro a quadro, animação por interpolação, animação de personagens e objetos, etc;
  • Prática de animação em equipe, incluindo o desenvolvimento de um projeto de animação comum;
  • Análise de animações de diferentes épocas e gêneros, para compreender a evolução da animação e suas possibilidades.
  1. Materiais e Métodos:
  • Softwares de animação, como Adobe Animate, Toon Boom, Blender, Maya, entre outros;
  • Computadores com capacidade de processamento suficiente para rodar os softwares de animação;
  • Tablets e mesas digitalizadoras para desenho digital;
  • Câmeras digitais e tripés para animação stop-motion;
  • Acesso à bibliografia especializada em animação.
  1. Referenciais Teóricos:
  • "The Animator's Survival Kit" de Richard Williams;
  • "Timing for Animation" de Harold Whitaker e John Halas;
  • "The Illusion of Life" de Frank Thomas e Ollie Johnston;
  • "Simplified Drawing for Planning Animation" de Wayne Gilbert.
  1. Disciplinas do Ensino Médio:
  • Artes Visuais: desenvolvimento da habilidade de desenho e pintura, compreensão de composição visual, história da arte;
  • Matemática: conceitos de geometria, matemática financeira;
  • Língua Portuguesa: desenvolvimento de roteiros e argumentos para animações, escrita criativa;
  • Física: compreensão de movimento, força, gravidade, e suas aplicações na animação;
  • História: estudo da evolução da animação e sua relação com a cultura e sociedade.

 

Planejamento para o ensino de Animação no Ensino Médio:

Habilidades e competências:

  • Compreensão da história da animação;
  • Desenvolvimento da criatividade;
  • Conhecimento e aplicação de técnicas de animação tradicionais e digitais;
  • Capacidade de criar personagens e roteiros para animação;
  • Habilidade de trabalhar em equipe;
  • Desenvolvimento de habilidades artísticas e técnicas.

Metodologia:

O ensino de animação pode ser dividido em três etapas principais:

  1. Introdução teórica: Nessa etapa, é importante que os alunos compreendam a história da animação e seus principais conceitos. Isso pode ser feito através de aulas expositivas, leitura de textos e debates em grupo.

  2. Técnicas de animação: Nessa etapa, é importante que os alunos aprendam as principais técnicas de animação. Isso pode ser feito através de exercícios práticos, como a criação de animações simples, usando papel e lápis ou softwares de animação.

  3. Produção de animações: Nessa etapa, é importante que os alunos coloquem em prática tudo o que aprenderam, criando suas próprias animações. É importante que os alunos trabalhem em grupo, desenvolvendo roteiros, criando personagens e produzindo animações.

Materiais e Métodos:

  • Papel e lápis;
  • Softwares de animação (como o Adobe Animate, Toon Boom, Blender, entre outros);
  • Tablets gráficos;
  • Câmeras para captura de movimentos;
  • Livros e artigos sobre animação.

Referenciais Teóricos:

  • A História da Animação, de Giannalberto Bendazzi;
  • O Livro da Animação, de Marcos Magalhães;
  • A Arte da Animação, de Bob Thomas;
  • A Linguagem da Animação, de Marcos Magalhães.

Disciplinas do Ensino Médio:

O ensino de animação pode ser integrado a diversas disciplinas do ensino médio, como Artes, Tecnologia, Língua Portuguesa e História. Além disso, o ensino de animação pode ser uma forma de integrar diferentes disciplinas em um projeto interdisciplinar.

 

Planejamento para o Ensino de Animação

Habilidades a serem desenvolvidas:

  • Capacidade de criar personagens e cenas animadas
  • Conhecimento de técnicas de animação 2D e 3D
  • Habilidade de utilizar softwares de animação
  • Capacidade de trabalhar em equipe e de forma colaborativa
  • Compreensão dos princípios básicos da animação, como timing, squash and stretch, e easing
  • Habilidade de contar histórias por meio da animação
  • Compreensão de como a animação é utilizada em diferentes áreas, como cinema, publicidade e videogames

Competências a serem desenvolvidas:

  • Criatividade e imaginação
  • Capacidade de planejamento e organização
  • Habilidade de comunicação e expressão
  • Pensamento crítico e resolução de problemas
  • Trabalho em equipe e colaboração
  • Conhecimento de tecnologias e softwares de animação

Metodologia:

  • Aulas teóricas com apresentação de conceitos e exemplos práticos
  • Exercícios práticos individuais e em grupo para aplicação dos conceitos aprendidos
  • Feedback e revisão dos trabalhos produzidos pelos alunos
  • Análise e discussão de trabalhos de animação de referência
  • Atividades complementares, como visitas a estúdios de animação e participação em eventos e festivais de animação

Materiais e métodos:

  • Softwares de animação, como Adobe Animate, Toon Boom e Blender
  • Computadores com capacidade para rodar os softwares de animação
  • Mesa digitalizadora para desenho e animação
  • Livros e artigos sobre animação e técnicas de animação
  • Vídeos e filmes de animação de referência
  • Acesso a plataformas online de aprendizagem, como o LinkedIn Learning e o Udemy

Referenciais teóricos:

  • "The Animator's Survival Kit", de Richard Williams
  • "The Illusion of Life: Disney Animation", de Ollie Johnston e Frank Thomas
  • "Timing for Animation", de Harold Whitaker e John Halas
  • "Cartoon Animation", de Preston Blair
  • "The Art of Computer Animation and Effects", de Isaac Kerlow

Disciplinas do ensino médio que podem ser utilizadas:

  • Artes
  • Física (para entender princípios como movimento e gravidade)
  • Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC)
  • Língua Portuguesa (para desenvolver habilidades de roteirização e storytelling)

 

Línguas Estrangeiras e InterAÇÃO:

"Línguas estrangeiras InterAÇÂO" pode se referir a diferentes conceitos, dependendo do contexto. Aqui estão algumas possibilidades:

  1. Línguas estrangeiras para interação social: Essas são línguas que as pessoas aprendem para se comunicar em situações informais ou formais, como em viagens, negócios, estudos, etc. Essas línguas ajudam na interação com pessoas de diferentes origens e culturas.

  2. Línguas estrangeiras para interação profissional: Essas são línguas que as pessoas aprendem para se comunicar em seus trabalhos ou carreiras, como inglês para negócios, alemão para engenharia, francês para moda, entre outros.

  3. Línguas estrangeiras para interação em mídias digitais: Essas são línguas que as pessoas aprendem para interagir em ambientes digitais, como em jogos, fóruns, redes sociais, etc. Isso pode incluir a linguagem específica usada nessas plataformas ou a habilidade de se comunicar com pessoas de diferentes partes do mundo.

Independentemente do contexto, aprender uma língua estrangeira pode ser uma ferramenta valiosa para se conectar com outras pessoas e culturas, bem como para alcançar objetivos pessoais e profissionais.

"Línguas estrangeiras de interação" é um termo que se refere às línguas que são usadas para comunicação entre pessoas que não compartilham a mesma língua materna. Em outras palavras, essas línguas são usadas como uma forma de interação em contextos multilíngues, como em negócios internacionais, turismo, eventos internacionais, imigração, entre outros.

Algumas línguas estrangeiras comuns de interação incluem o inglês, espanhol, francês, mandarim, árabe, russo e alemão, entre outras. Essas línguas são consideradas úteis em um contexto global e são frequentemente ensinadas como línguas estrangeiras em escolas em todo o mundo.

Além disso, existem outras línguas menos conhecidas que também são usadas como línguas estrangeiras de interação em determinadas regiões ou contextos, como o português em algumas partes da África, o holandês no Suriname e o crioulo haitiano no Haiti.

 

Planejamento para o Ensino de Animação

  1. Objetivos
  • Compreender os conceitos básicos de animação, como quadro a quadro, keyframes, animação de personagens, entre outros;
  • Aprender as principais técnicas e ferramentas utilizadas na criação de animações, tais como modelagem 3D, rigging, texturização, iluminação e renderização;
  • Desenvolver habilidades e competências relacionadas à criação de animações, tais como criatividade, trabalho em equipe, resolução de problemas e comunicação visual.
  1. Habilidades e competências
  • Habilidade para utilizar softwares de animação, como o Blender, o Maya ou o Cinema 4D;
  • Habilidade para trabalhar com conceitos de design e narrativa visual;
  • Habilidade para criar personagens e animá-los de forma crível e expressiva;
  • Habilidade para trabalhar em equipe, respeitando prazos e contribuindo de forma produtiva para o projeto.
  1. Metodologia
  • Aulas expositivas, para apresentação de conceitos e técnicas;
  • Demonstração de softwares e ferramentas utilizadas na criação de animações;
  • Trabalho em equipe, com atividades práticas de criação de animações em grupo;
  • Feedback individual e coletivo sobre as produções dos alunos.
  1. Materiais e métodos
  • Computadores com softwares de animação instalados;
  • Projetor para exibição de aulas expositivas e demonstrações;
  • Fóruns de discussão online para comunicação entre alunos e professor;
  • Acesso a bibliografia e materiais complementares sobre animação.
  1. Referenciais teóricos
  • "The Animator's Survival Kit" de Richard Williams;
  • "A New History of Animation" de Maureen Furniss;
  • "Understanding Animation" de Paul Wells.
  1. Disciplinas do Ensino Médio
  • Artes: para desenvolvimento de habilidades visuais e narrativas;
  • Matemática: para utilização de conceitos de geometria e física na criação de modelos 3D;
  • Informática: para aprendizado de softwares de animação e ferramentas de computação gráfica;
  • Língua Portuguesa: para desenvolvimento da comunicação escrita e oral dos alunos, importante para apresentação dos projetos em equipe.

 

Planejamento de aula sobre Audiovisual:

Tema: Introdução ao Audiovisual

Habilidades:

  • Compreender a importância do audiovisual na comunicação contemporânea;
  • Identificar os principais elementos do audiovisual;
  • Conhecer os principais formatos e tipos de produção audiovisual.

Competências:

  • Comunicação;
  • Criatividade;
  • Pensamento crítico.

Metodologia:

  • Aula expositiva;
  • Discussão em grupo;
  • Análise de vídeos.

Materiais e métodos:

  • Projetor multimídia;
  • Computador;
  • Vídeos educativos;
  • Textos sobre o tema.

Referenciais teóricos:

  • VIANNA, C. Audiovisual: introdução à análise da imagem e do som. São Paulo: Senac, 2008.
  • XAVIER, I. O cinema no século. Rio de Janeiro: Imago, 1996.
  • SANTAELLA, L. Comunicação e pesquisa em cultura: métodos e abordagens. São Paulo: Hacker, 2007.

Disciplinas do Ensino Médio:

  • Artes: para entender a importância da produção audiovisual na cultura e na sociedade;
  • Português: para discutir sobre a linguagem e os recursos utilizados na produção audiovisual;
  • História: para compreender o desenvolvimento da produção audiovisual ao longo do tempo;
  • Sociologia: para analisar a influência da produção audiovisual na cultura e na sociedade contemporânea.

 

Planejamento para audiovisual:

  1. Habilidades:
  • Compreensão da linguagem audiovisual
  • Criação de roteiros e storyboard
  • Edição e montagem de vídeo
  • Uso de equipamentos audiovisuais
  • Produção de conteúdo audiovisual para diferentes plataformas
  1. Competências:
  • Compreensão crítica do uso da imagem e do som em diferentes contextos
  • Comunicação visual e narrativa
  • Resolução de problemas na produção audiovisual
  • Trabalho em equipe e colaboração
  • Conhecimento técnico e estético da produção audiovisual
  1. Metodologia:
  • Aulas teóricas e práticas, com ênfase na experimentação e criação de projetos
  • Uso de equipamentos e softwares de edição de vídeo
  • Análise crítica de produções audiovisuais, com base em referências teóricas
  1. Materiais e métodos:
  • Câmeras de vídeo e áudio
  • Iluminação e cenários
  • Softwares de edição de vídeo (Adobe Premiere, Final Cut, entre outros)
  • Livros, artigos e vídeos sobre teoria e história da produção audiovisual
  1. Referenciais teóricos:
  • Walter Benjamin - "A Obra de Arte na Era da sua Reprodutibilidade Técnica"
  • André Bazin - "O Que é o Cinema?"
  • David Bordwell e Kristin Thompson - "A Arte do Cinema"
  • Gilles Deleuze - "A Imagem-Movimento" e "A Imagem-Tempo"

Disciplinas do ensino médio que podem ser relacionadas ao ensino de produção audiovisual:

  • Artes
  • Português
  • História
  • Sociologia
  • Filosofia
  • Geografia

Essas disciplinas podem ser exploradas como formas de contextualização da produção audiovisual, por exemplo, a análise crítica de filmes ou documentários, a criação de roteiros a partir de temas abordados nas aulas, a exploração da linguagem visual e narrativa em obras de arte, entre outras possibilidades.

 

Planejamento de Ensino Médio: Audiovisual

Habilidades:

  • Produção de conteúdo audiovisual, incluindo roteiros, filmagens, edição e finalização;
  • Compreensão das técnicas e linguagem do cinema e da TV;
  • Conhecimento dos processos e etapas da produção audiovisual;
  • Capacidade de análise crítica de obras audiovisuais.

Competências:

  • Habilidade de comunicação e expressão;
  • Capacidade de trabalho em equipe;
  • Senso estético e criativo;
  • Pensamento crítico e reflexivo.

Metodologia:

  • Aulas teóricas expositivas, com apresentação de conceitos e técnicas;
  • Discussões em grupo e debates sobre obras audiovisuais;
  • Aulas práticas de produção de conteúdo audiovisual, com atividades de roteiro, filmagem e edição;
  • Visitas técnicas a empresas e instituições ligadas à produção audiovisual.

Materiais e métodos:

  • Câmeras, equipamentos de iluminação e áudio;
  • Software de edição de vídeo e áudio;
  • Livros e artigos sobre produção audiovisual e linguagem cinematográfica;
  • Obras audiovisuais para análise e discussão em grupo.

Referenciais teóricos:

  • "A Linguagem Cinematográfica", de Marcel Martin;
  • "Teoria do Cinema", de Jacques Aumont e Alain Bergala;
  • "A Narrativa Visual", de Bruce Block;
  • "Técnicas de Roteirização para Cinema e TV", de Syd Field.

Disciplinas do ensino médio que podem ser utilizadas:

  • Língua Portuguesa, para trabalhar a produção de roteiros e a análise crítica de obras audiovisuais;
  • Artes, para o desenvolvimento da criatividade e senso estético;
  • História, para a contextualização histórica do cinema e da TV;
  • Matemática, para o estudo de ângulos e distâncias na produção audiovisual;
  • Informática, para o uso de software de edição de vídeo e áudio.

 

Planejamento de aula: Introdução à Produção Audiovisual

Habilidades e competências:

  • Desenvolver a criatividade e o pensamento crítico por meio da criação de um vídeo curto.
  • Desenvolver habilidades de pesquisa e análise para identificar e aplicar técnicas audiovisuais adequadas para contar uma história.
  • Desenvolver habilidades técnicas básicas para filmagem e edição de vídeo.
  • Desenvolver habilidades de trabalho em equipe, comunicação e liderança.

Metodologia:

  • Aula expositiva para apresentação de conceitos básicos de produção audiovisual.
  • Discussão em grupo sobre a importância do audiovisual como forma de comunicação e entretenimento.
  • Demonstração de técnicas básicas de filmagem e edição de vídeo.
  • Prática em grupo para criação de um roteiro e produção de um vídeo curto.
  • Apresentação dos vídeos produzidos e feedback em grupo.

Materiais e métodos:

  • Câmera de filmagem ou celular com boa qualidade de vídeo.
  • Software de edição de vídeo, como o Adobe Premiere ou iMovie.
  • Roteiro para orientação da produção do vídeo.
  • Acesso à internet para pesquisa de referências e materiais de apoio.

Referenciais teóricos:

  • MANOVICH, Lev. The Language of New Media. MIT Press, 2001.
  • NICHOLS, Bill. Introduction to Documentary. Indiana University Press, 2001.
  • BORDWELL, David; THOMPSON, Kristin. Film Art: An Introduction. McGraw-Hill, 2008.

Disciplinas do ensino médio que podem ser relacionadas:

  • Língua Portuguesa: produção de roteiro e diálogo.
  • Artes: criação de uma narrativa visual por meio da produção de um vídeo curto.
  • Geografia: produção de documentários sobre questões socioambientais.
  • História: produção de documentários sobre fatos históricos.
  • Sociologia: produção de documentários sobre temas sociais e políticos.

 

Disciplina: Língua Inglesa para Interação Social

Objetivos:

  • Desenvolver a habilidade de se comunicar em situações sociais informais e formais em língua inglesa.
  • Ampliar o vocabulário em inglês para descrever experiências pessoais, gostos, hobbies, etc.
  • Conhecer e respeitar as diferenças culturais ao interagir em inglês.
  • Desenvolver habilidades de escuta, fala, leitura e escrita em inglês.

Competências e Habilidades:

  • Comunicar-se em inglês em situações informais e formais.
  • Compreender e respeitar as diferenças culturais ao interagir em inglês.
  • Identificar e aplicar vocabulário adequado para descrever experiências pessoais, gostos, hobbies, etc.
  • Compreender e produzir textos em inglês de diferentes gêneros, como e-mails, mensagens de texto, etc.

Áreas onde se aplica:

  • Interação social em viagens, estudos no exterior, entre outros.
  • Interação com pessoas de diferentes origens e culturas em ambientes informais e formais.
  • Desenvolvimento de habilidades comunicativas em inglês para a vida pessoal e profissional.

Metodologia:

  • Atividades de conversação em duplas ou grupos, com foco em situações sociais informais e formais.
  • Leitura e discussão de textos em inglês sobre temas de interesse pessoal e cultural.
  • Jogos e atividades lúdicas para desenvolver o vocabulário em inglês.
  • Produção de textos em inglês, como e-mails, cartas, entre outros.
  • Utilização de recursos tecnológicos, como áudio e vídeo, para desenvolver habilidades de escuta em inglês.

Plano de aula:

  • Introdução: Apresentação do tema e dos objetivos da aula.
  • Desenvolvimento: Atividade de conversação em duplas ou grupos, com o uso de imagens para descrever experiências pessoais. Leitura e discussão de um texto sobre diferenças culturais ao interagir em inglês. Jogo de cartas para ampliar o vocabulário em inglês.
  • Conclusão: Produção de um texto em inglês sobre um hobby ou interesse pessoal. Feedback individual e coletivo sobre a produção textual e a participação na aula.

 

Inglês para comunicação empresarial

  • Objetivos: Desenvolver habilidades em comunicação empresarial em inglês.
  • Competências: Compreender e produzir textos e discursos em inglês relacionados a negócios, finanças e comércio internacional.
  • Habilidades: Falar em público, negociar, escrever e-mails formais, preparar apresentações em inglês.
  • Áreas onde se aplica: Carreiras em negócios, finanças, comércio internacional, marketing, entre outras.
  • Metodologia: Aulas expositivas, simulações de negociações, debates, análise de casos, atividades em grupo.

 

Espanhol para turismo

  • Objetivos: Desenvolver habilidades em espanhol para interação com turistas.
  • Competências: Compreender e produzir textos e discursos em espanhol relacionados a turismo, viagens e hospitalidade.
  • Habilidades: Atender clientes, oferecer informações turísticas, fazer reservas, dar orientações, resolver problemas de comunicação.
  • Áreas onde se aplica: Carreiras em turismo, hotelaria, guias turísticos, entre outras.
  • Metodologia: Aulas expositivas, atividades de compreensão oral e escrita, simulações de atendimento ao cliente, jogos de role-playing.

 

Francês para relações internacionais

  • Objetivos: Desenvolver habilidades em francês para interação em ambientes internacionais.
  • Competências: Compreender e produzir textos e discursos em francês relacionados a diplomacia, cooperação internacional e relações internacionais.
  • Habilidades: Participar de reuniões internacionais, fazer apresentações, escrever documentos oficiais, comunicar-se com pessoas de diferentes culturas.
  • Áreas onde se aplica: Carreiras em organizações internacionais, diplomacia, cooperação internacional, entre outras.
  • Metodologia: Aulas expositivas, atividades de compreensão oral e escrita, simulações de reuniões internacionais, análise de documentos oficiais.

Esses são apenas alguns exemplos de disciplinas que podem ser criadas para ensinar línguas estrangeiras para interação. Cada disciplina deve ter seus próprios objetivos, competências e habilidades, bem como uma metodologia adequada às necessidades dos alunos. Além disso, é importante enfatizar a importância da interação social e cultural, bem como o uso da tecnologia e mídias digitais para o ensino de línguas estrangeiras.

 

Disciplina: Inglês para negócios

Objetivos: Capacitar os alunos para se comunicarem em inglês em contextos profissionais, como reuniões, apresentações, e-mails e telefonemas. Competências: Compreensão oral e escrita em inglês, expressão oral e escrita em inglês, habilidades para negociação e argumentação em inglês. Habilidades: Ler e compreender textos em inglês sobre negócios, escrever e-mails e relatórios em inglês, falar em público em inglês, entender e aplicar vocabulário e expressões específicas do inglês para negócios. Áreas de aplicação: Comércio exterior, administração, marketing, finanças, turismo. Metodologia: Aulas expositivas, atividades em grupo, simulações de situações reais de negócios, discussões de casos, uso de recursos tecnológicos para aprimorar a compreensão oral e escrita em inglês.

 

Disciplina: Espanhol para interação social

Objetivos: Capacitar os alunos para se comunicarem em espanhol em situações informais, como em viagens, encontros com amigos e interações cotidianas. Competências: Compreensão oral e escrita em espanhol, expressão oral e escrita em espanhol, conhecimento das diferenças culturais entre países de língua espanhola. Habilidades: Ler e compreender textos em espanhol, fazer pedidos e compras em espanhol, fazer perguntas e responder a perguntas em espanhol, descrever objetos, pessoas e lugares em espanhol. Áreas de aplicação: Turismo, intercâmbios culturais, relações internacionais, estudos latino-americanos. Metodologia: Aulas expositivas, atividades em grupo, jogos de simulação, atividades práticas para desenvolver habilidades orais, uso de vídeos e músicas em espanhol para enriquecer o aprendizado.

Disciplina: Francês para interação em mídias digitais

Objetivos: Capacitar os alunos para se comunicarem em francês em ambientes digitais, como redes sociais, fóruns e jogos online. Competências: Compreensão oral e escrita em francês, expressão oral e escrita em francês, habilidades de pesquisa e de uso de tecnologia para a comunicação. Habilidades: Ler e compreender mensagens em francês, escrever respostas em francês, usar gírias e expressões informais em francês, participar de discussões em francês em fóruns e grupos online. Áreas de aplicação: Tecnologia, entretenimento, jogos online, redes sociais. Metodologia: Aulas práticas com o uso de tecnologia, discussões em grupo sobre o uso da língua francesa em ambientes digitais, simulações de situações reais de comunicação em francês em ambientes digitais. Uso de recursos tecnológicos como jogos e aplicativos para aprimorar a compreensão oral e escrita em francês.

 

Disciplina: Inglês para Negócios

Objetivos: Desenvolver habilidades de comunicação em inglês em situações de negócios; Aprender a redigir e-mails e relatórios profissionais em inglês; Aprender vocabulário e expressões usadas no mundo dos negócios; Desenvolver a capacidade de fazer apresentações em inglês.

Competências e habilidades: Compreensão oral e escrita em inglês, comunicação eficaz em inglês, escrita profissional em inglês, habilidades de apresentação em inglês.

Áreas onde se aplica: Negócios, marketing, comércio exterior, relações internacionais, turismo.

Metodologia: Aulas expositivas com uso de recursos audiovisuais, atividades práticas de leitura e escrita de e-mails e relatórios profissionais, simulações de reuniões e negociações, apresentações individuais e em grupo.

Plano de aula:

Aula 1: Introdução ao inglês para negócios, vocabulário básico, apresentações em inglês. Objetivo: Apresentar o curso e introduzir o vocabulário básico de negócios em inglês.

Aula 2: Comunicação oral em inglês para negócios. Objetivo: Desenvolver habilidades de comunicação oral em inglês para negócios, incluindo a participação em reuniões e negociações.

Aula 3: Escrita profissional em inglês. Objetivo: Desenvolver habilidades de escrita profissional em inglês, incluindo a redação de e-mails e relatórios.

Aula 4: Apresentações em inglês. Objetivo: Desenvolver habilidades de apresentação em inglês, incluindo a criação e apresentação de um pitch de negócios.

Aula 5: Revisão e avaliação. Objetivo: Revisar o conteúdo do curso e avaliar o progresso dos alunos.

 

Disciplina: Espanhol para Turismo

Objetivos: Desenvolver habilidades de comunicação em espanhol em situações relacionadas ao turismo; Aprender vocabulário e expressões usadas no setor de turismo; Desenvolver a capacidade de compreender e comunicar-se com turistas de língua espanhola.

Competências e habilidades: Compreensão oral e escrita em espanhol, comunicação eficaz em espanhol, habilidades de atendimento ao cliente em espanhol.

Áreas onde se aplica: Turismo, hotelaria, restauração, entretenimento, comércio.

Metodologia: Aulas expositivas com uso de recursos audiovisuais, atividades práticas de conversação e leitura, simulações de situações de atendimento ao cliente em espanhol.

Plano de aula:

Aula 1: Introdução ao espanhol para turismo, vocabulário básico, saudações e apresentações. Objetivo: Apresentar o curso e introduzir o vocabulário básico de turismo em espanhol.

Aula 2: Atendimento ao cliente em espanhol. Objetivo: Desenvolver habilidades de atendimento ao cliente em espanhol, incluindo a resolução de problemas e a comunicação eficaz.

 

Disciplina: Línguas estrangeiras para InterAção Social

Objetivos:

  • Desenvolver a capacidade de se comunicar em línguas estrangeiras para interagir em situações sociais;
  • Conhecer diferentes culturas e tradições por meio do aprendizado da língua estrangeira;
  • Aprender estratégias de comunicação para lidar com situações sociais comuns em um ambiente de língua estrangeira.

Competências e habilidades:

  • Compreender e produzir textos orais e escritos em língua estrangeira em situações informais e formais;
  • Utilizar corretamente as regras gramaticais e vocabulário adequado à situação de comunicação;
  • Desenvolver estratégias de escuta ativa e leitura eficaz para entender o significado geral de textos orais e escritos;
  • Desenvolver habilidades de fala para participar de conversas em grupo e apresentar ideias em público;
  • Desenvolver a habilidade de interagir com pessoas de diferentes origens culturais.

Áreas onde se aplica:

  • Viagens;
  • Estudos no exterior;
  • Relações internacionais;
  • Comunicação internacional;
  • Negócios internacionais.

Metodologia:

  • Aulas expositivas sobre gramática e vocabulário;
  • Atividades de leitura e escuta com enfoque em situações sociais;
  • Atividades de fala e interação em grupo em situações sociais simuladas;
  • Atividades de escrita com foco em e-mails e mensagens informais e formais;
  • Utilização de material audiovisual para introduzir aspectos culturais e sociais da língua estrangeira.

Plano de Aula:

Aula 1: Introdução ao curso e à língua estrangeira

  • Objetivo: Apresentar o conteúdo do curso e introduzir a língua estrangeira;
  • Competências e habilidades: Compreender e produzir frases simples em língua estrangeira, conhecer aspectos culturais e sociais da língua estrangeira;
  • Metodologia: Aula expositiva com apresentação de vídeos e imagens da cultura do país onde se fala a língua estrangeira, atividades de leitura e escrita simples.

Aula 2: Gramática básica da língua estrangeira

  • Objetivo: Apresentar a gramática básica da língua estrangeira;
  • Competências e habilidades: Utilizar corretamente as regras gramaticais em frases simples, identificar erros gramaticais em frases simples;
  • Metodologia: Aula expositiva com exercícios práticos de gramática, atividades de leitura e escrita com uso das regras gramaticais.

Aula 3: Vocabulário básico da língua estrangeira

  • Objetivo: Apresentar o vocabulário básico da língua estrangeira;
  • Competências e habilidades: Utilizar corretamente o vocabulário básico em frases simples, identificar e aprender novas palavras;
  • Metodologia: Aula expositiva com exercícios práticos de vocabulário, atividades de leitura e escrita com uso do vocabulário básico.

 

Outros exemplos:

  1. Inglês para interação social e profissional
  • Objetivos: desenvolver habilidades de comunicação em inglês para situações informais e profissionais.
  • Competências e habilidades: compreender e produzir textos em inglês, participar de conversas em inglês, apresentar ideias em inglês, usar terminologia específica em inglês para negócios e profissões.
  • Áreas onde se aplica: negócios, turismo, relações internacionais, entre outras.
  • Metodologia: aulas expositivas, atividades de compreensão oral e escrita, jogos de role-play, debates, simulações de situações profissionais, projetos de pesquisa.
  1. Espanhol para interação social e cultural
  • Objetivos: desenvolver habilidades de comunicação em espanhol para interação social e cultural.
  • Competências e habilidades: compreender e produzir textos em espanhol, participar de conversas em espanhol, conhecer a cultura e a literatura hispânica, usar expressões idiomáticas e gírias em espanhol.
  • Áreas onde se aplica: turismo, relações internacionais, estudos literários, entre outras.
  • Metodologia: aulas expositivas, atividades de compreensão oral e escrita, debates sobre temas culturais, leituras e análises literárias, projetos de pesquisa sobre a cultura hispânica.
  1. Francês para interação social e artística
  • Objetivos: desenvolver habilidades de comunicação em francês para situações sociais e artísticas.
  • Competências e habilidades: compreender e produzir textos em francês, participar de conversas em francês, conhecer a cultura e a arte francesa, usar terminologia específica em francês para as artes.
  • Áreas onde se aplica: artes plásticas, moda, cinema, teatro, entre outras.
  • Metodologia: aulas expositivas, atividades de compreensão oral e escrita, debates sobre temas culturais e artísticos, visitas a museus e exposições de arte, projetos de pesquisa sobre a arte francesa.

Esses planos de aula podem ser adaptados para atender a diferentes necessidades e contextos de ensino. Eles incluem atividades variadas e interativas que ajudam os alunos a desenvolver suas habilidades de comunicação em línguas estrangeiras e a conhecer a cultura e a literatura dos países onde essas línguas são faladas.

 

Disciplina: Inglês para Comunicação Social

Objetivos:

  • Desenvolver a habilidade de comunicação oral e escrita em inglês para interação social e cultural;
  • Compreender e produzir textos em diferentes gêneros discursivos em língua inglesa;
  • Ampliar o repertório linguístico e cultural dos estudantes para interação com pessoas de diferentes origens.

Competências:

  • Comunicativa: desenvolver a capacidade de se comunicar com fluência e eficácia em situações formais e informais;
  • Intercultural: desenvolver a capacidade de interagir com pessoas de diferentes origens e culturas;
  • Linguística: ampliar o conhecimento do vocabulário e das estruturas gramaticais da língua inglesa.

Habilidades:

  • Compreender textos orais e escritos em inglês em diferentes contextos;
  • Produzir textos orais e escritos em inglês em diferentes gêneros discursivos;
  • Interagir com fluência e naturalidade em situações comunicativas em inglês.

Áreas onde se aplica:

  • Comunicação social;
  • Turismo;
  • Negócios e comércio internacional;
  • Relações internacionais.

Metodologia:

  • Aulas expositivas dialogadas para apresentação dos conteúdos teóricos;
  • Atividades de compreensão oral e escrita em língua inglesa em diferentes contextos;
  • Produção de textos em diferentes gêneros discursivos em inglês;
  • Atividades de interação oral em inglês, como diálogos, debates e apresentações;
  • Utilização de recursos audiovisuais e tecnológicos para aprimorar o aprendizado;
  • Exercícios de gramática e vocabulário para fixação dos conteúdos.

Plano de Aula: Aula 1 - Introdução à disciplina:

  • Apresentação do professor e dos objetivos da disciplina;
  • Atividade de sondagem do conhecimento prévio dos alunos em relação ao inglês;
  • Discussão sobre a importância da língua inglesa para a comunicação social.

Aula 2 - Compreensão Oral:

  • Exposição dialogada sobre técnicas de compreensão oral em inglês;
  • Atividade prática de compreensão oral em contexto de viagem.

Aula 3 - Compreensão Escrita:

  • Exposição dialogada sobre técnicas de compreensão escrita em inglês;
  • Atividade prática de compreensão escrita em contexto de negócios.

Aula 4 - Produção Escrita:

  • Exposição dialogada sobre gêneros discursivos em inglês;
  • Atividade prática de produção escrita de e-mails profissionais em inglês.

Aula 5 - Produção Oral:

  • Exposição dialogada sobre técnicas de produção oral em inglês;
  • Atividade prática de interação oral em contexto de negociação.

Aula 6 - Revisão e Avaliação:

  • Revisão dos conteúdos apresentados ao longo do curso;
  • Atividade de avaliação para verificar o desempenho dos alunos em relação aos objetivos propostos.