Espanhol em foco:
"Español en foco" é uma expressão que pode ser traduzida como "Espanhol em foco" em português. Ela sugere que o espanhol está no centro das atenções ou é o assunto principal de discussão, estudo ou interesse em um determinado contexto. Pode ser usada em várias situações em que se queira destacar a importância ou relevância do espanhol.
- Imersão em espanhol: Uma abordagem onde a língua espanhola é usada como o principal meio de comunicação, mesmo para iniciantes. Isso envolve ouvir, falar, ler e escrever em espanhol o máximo possível.
Exemplos:
- Assistir a filmes e programas de TV em espanhol sem legendas.
- Conversar com falantes nativos de espanhol.
- Ler livros, notícias e revistas em espanhol.
- Aulas de espanhol em foco: Um método de ensino que concentra o ensino no espanhol, minimizando o uso de outras línguas. Os professores podem explicar conceitos em espanhol e incentivar os alunos a fazer o mesmo.
Exemplos:
- O professor explica gramática em espanhol e pede aos alunos que pratiquem em espanhol.
- Os alunos participam de discussões em espanhol sobre tópicos diversos.
- Aprendizado contextual: Isso envolve aprender espanhol através de situações reais e práticas, onde o espanhol é o idioma predominante para resolver problemas e se comunicar.
Exemplos:
- Aprender espanhol em um ambiente de trabalho onde o idioma é necessário para se comunicar com colegas ou clientes de língua espanhola.
- Aprender espanhol para viajar e se comunicar em destinos de língua espanhola.
- Foco na cultura espanhola: Além do idioma, aprender sobre a cultura, história e tradições dos países de língua espanhola pode ser uma parte fundamental do "espanhol em foco". Isso ajuda a entender melhor a língua e a se comunicar de forma mais eficaz.
Exemplos:
- Estudar a história da Espanha e da América Latina.
- Aprender sobre festivais, culinária e música de países de língua espanhola.
O "espanhol em foco" pode variar de acordo com o contexto e os objetivos de aprendizado. O objetivo geral é tornar o espanhol o centro das atividades de aprendizado, proporcionando uma imersão mais eficaz na língua e na cultura.
A expressão "Espanhol em foco" não é uma disciplina formal reconhecida nos currículos educacionais, mas posso fornecer uma interpretação de como isso poderia ser abordado em relação à disciplina de Linguagens e Códigos e suas Tecnologias, que faz parte do ensino no Brasil no contexto do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) e do vestibular.
Em um contexto educacional e de avaliação, "Espanhol em foco" poderia ser abordado de diversas maneiras:
-
Avaliação do Espanhol em contexto: Nesse caso, a disciplina de Linguagens e Códigos poderia incluir seções ou questões específicas que focam no idioma espanhol e na compreensão de textos escritos em espanhol. Por exemplo, uma questão poderia pedir aos alunos para ler um texto em espanhol e responder a perguntas sobre seu conteúdo, vocabulário e gramática.
-
Literatura espanhola e hispano-americana: A disciplina poderia incluir a leitura e análise de obras literárias escritas em espanhol, permitindo aos alunos explorar a literatura de autores espanhóis e hispano-americanos. Exemplos incluem a leitura de obras de Gabriel García Márquez, Mario Vargas Llosa ou Miguel de Cervantes.
-
Cultura e História dos países de língua espanhola: Além da língua em si, os alunos poderiam estudar aspectos culturais, históricos e sociais dos países de língua espanhola. Isso pode incluir temas como a Revolução Mexicana, o Renascimento Espanhol ou a diversidade cultural da América Latina.
-
Produção de textos em espanhol: Os alunos podem ser incentivados a escrever ensaios, textos argumentativos ou criativos em espanhol, demonstrando suas habilidades de escrita na língua.
-
Estudos de tradução: A disciplina pode explorar o processo de tradução, desafiando os alunos a traduzirem textos do português para o espanhol ou vice-versa.
É importante ressaltar que a inclusão do "Espanhol em foco" dependerá da abordagem adotada pela escola ou instituição educacional. Pode ser uma escolha pedagógica para promover aprofundamento na língua espanhola, considerando que a habilidade em um segundo idioma é valorizada no mercado de trabalho e pode ser um diferencial em vestibulares e exames como o ENEM.
Definição de "Espanhol em foco" nas Ciências Humanas:
"Espanhol em foco" nas Ciências Humanas se concentra em entender a língua espanhola, literatura, cultura e história, considerando sua relevância para o estudo e compreensão das questões humanas e sociais. Envolve a análise da língua espanhola como um veículo de comunicação para expressar ideias, culturas e histórias, bem como sua influência em contextos históricos e socioculturais.
Exemplos de "Espanhol em foco" nas Ciências Humanas:
-
Estudos de literatura espanhola e hispano-americana: Os alunos podem ler e analisar obras literárias de autores espanhóis e latino-americanos, explorando temas relacionados a questões humanas, como identidade, sociedade e conflitos. Exemplos incluem a análise de "Cem Anos de Solidão" de Gabriel García Márquez ou "Dom Quixote" de Miguel de Cervantes.
-
Cultura e história dos países de língua espanhola: Os estudantes podem examinar como eventos históricos e culturais em países de língua espanhola têm moldado as sociedades contemporâneas. Isso pode incluir o estudo das civilizações pré-colombianas, conquista espanhola na América, movimentos de independência e líderes revolucionários.
-
Sociolinguística: Os alunos podem explorar as variações linguísticas em espanhol, refletindo sobre como a língua reflete e influencia a estrutura social e a identidade cultural. Por exemplo, pode-se investigar as diferenças entre o espanhol falado na Espanha e na América Latina.
-
Filosofia e pensamento espanhol e latino-americano: Estudar filósofos e pensadores de língua espanhola, como Ortega y Gasset ou José Martí, permite aos alunos explorar as ideias e perspectivas que influenciaram a filosofia e o pensamento político na Espanha e na América Latina.
-
Análise de textos históricos: Além da literatura, os alunos podem analisar textos históricos escritos em espanhol que são relevantes para a compreensão de eventos e desenvolvimentos sociais, como as Cartas de Relación de Hernán Cortés ou documentos dos movimentos de independência.
-
Debates sobre questões atuais: Os alunos podem discutir questões contemporâneas que afetam os países de língua espanhola, como migração, direitos humanos, desigualdade social e meio ambiente, analisando a influência da cultura e história na formação dessas questões.
Em resumo, "Espanhol em foco" nas Ciências Humanas se concentra na língua espanhola como uma ferramenta para explorar questões sociais, culturais e históricas em países de língua espanhola. Essa abordagem interdisciplinar permite que os alunos compreendam como a língua e a cultura espanhola desempenham um papel significativo na configuração das sociedades e das ciências humanas em geral.
NEM:
A aplicação do tema "Espanhol em foco" no novo ensino médio pode ser muito benéfica, proporcionando aos alunos uma abordagem mais abrangente para o estudo da língua espanhola e sua relação com as diversas disciplinas. Aqui estão algumas maneiras detalhadas de como você pode aplicar esse tema:
1. Integração interdisciplinar:
No novo ensino médio, busca-se uma abordagem interdisciplinar, na qual as disciplinas não são vistas de forma isolada, mas como partes de um todo. "Espanhol em foco" pode ser aplicado de maneira interdisciplinar, integrando a língua espanhola com outras disciplinas das Ciências Humanas.
Exemplo: Em uma aula de História, os alunos podem estudar os impactos da colonização espanhola na América Latina e, em seguida, em uma aula de Espanhol, analisar documentos históricos escritos em espanhol da época, como as cartas de Cristóvão Colombo.
2. Projetos multidisciplinares:
Desenvolver projetos que envolvam várias disciplinas permite aos alunos aplicar o que aprenderam em diferentes contextos. Os projetos podem incluir pesquisa, apresentações e produção de materiais em espanhol.
Exemplo: Os alunos podem trabalhar em um projeto que envolve História, Sociologia e Espanhol, explorando o tema da migração na América Latina. Eles podem pesquisar dados sobre migração, analisar as razões por trás disso e, em seguida, criar apresentações em espanhol que discutam o impacto social e econômico da migração na região.
3. Estudos literários e culturais:
Dedique tempo para estudar literatura e cultura de língua espanhola. Isso ajuda os alunos a entenderem a língua em seu contexto cultural e histórico.
Exemplo: Ao estudar a Revolução Cubana em uma aula de História, os alunos podem ler "O Engenheiro das Almas", de José Luis Peixoto, um livro que explora a Revolução Cubana e a vida de Fidel Castro. Isso proporciona uma perspectiva literária sobre eventos históricos.
4. Discussões sobre questões globais:
Use a língua espanhola como meio para discutir questões globais, como direitos humanos, sustentabilidade e desigualdade social.
Exemplo: Em uma aula de Espanhol, os alunos podem ler e discutir artigos em espanhol sobre a crise de refugiados na América Central e suas implicações sociais. Eles podem analisar a linguagem usada nos artigos e debater soluções para a crise.
5. Atividades práticas e criativas:
Incorpore atividades práticas, como produção de vídeos, criação de apresentações, debates e ensaios, que incentivem os alunos a aplicar a língua espanhola em situações do mundo real.
Exemplo: Peça aos alunos que criem um vídeo em espanhol que represente uma cena histórica ou cultural de um país de língua espanhola, como a independência do México. Isso permite que eles apliquem seus conhecimentos de história, cultura e linguagem.
6. Intercâmbio e imersão cultural:
Promova oportunidades para que os alunos vivenciem a língua espanhola de maneira prática, como intercâmbios culturais ou atividades de imersão.
Exemplo: Organize uma visita a uma comunidade de língua espanhola, onde os alunos precisam se comunicar em espanhol para interagir com os moradores locais e entender a cultura local.
7. Uso de tecnologia e recursos online:
Aproveite recursos online, como sites, vídeos, podcasts e redes sociais em espanhol, para enriquecer o ensino e envolver os alunos de maneira mais prática e atualizada.
Exemplo: Os alunos podem criar um blog em espanhol, onde compartilham suas descobertas e reflexões sobre temas de História, Sociologia ou Geografia relacionados a países de língua espanhola.
A abordagem "Espanhol em foco" no novo ensino médio tem o potencial de tornar o aprendizado da língua espanhola mais relevante, prático e interdisciplinar, preparando os alunos para uma compreensão mais profunda das questões globais e culturais relacionadas aos países de língua espanhola. Além disso, essa abordagem pode estimular o interesse dos alunos em aprender a língua de forma mais envolvente e significativa.
Conteúdo Programático:
I Bimestre: Espanhol em Foco
Semana 1-2: Introdução à língua espanhola e sua importância nas Ciências Humanas
- Aula 1: Apresentação da disciplina e sua relevância nas Ciências Humanas.
- Aula 2: Breve introdução à língua espanhola, alfabeto, cumprimentos e vocabulário básico.
Semana 3-4: Cultura e História dos Países de Língua Espanhola
- Aula 3: Introdução à cultura espanhola.
- Aula 4: Exploração da história da América Latina.
Semana 5-6: Literatura Espanhola e Hispano-americana
- Aula 5: Introdução à literatura espanhola.
- Aula 6: Estudo de um autor ou obra literária espanhola.
Semana 7-8: Sociolinguística e Variações do Espanhol
- Aula 7: Discussão sobre variações do espanhol em diferentes regiões.
- Aula 8: Análise de diferentes registros de espanhol (formal, informal, gírias).
II Bimestre: Espanhol em Foco
Semana 1-2: Filosofia e Pensamento Espanhol e Latino-americano
- Aula 1: Introdução à filosofia espanhola e latino-americana.
- Aula 2: Estudo de um filósofo ou pensador espanhol ou latino-americano.
Semana 3-4: Análise de Textos Históricos
- Aula 3: Leitura e análise de textos históricos escritos em espanhol, relacionados a eventos importantes na história da língua espanhola.
- Aula 4: Discussão sobre o papel da língua espanhola em documentos históricos.
Semana 5-6: Debates sobre Questões Globais
- Aula 5: Discussão de questões globais contemporâneas (por exemplo, migração, direitos humanos) em espanhol.
- Aula 6: Análise de artigos ou reportagens em espanhol sobre questões globais.
Semana 7-8: Projetos Multidisciplinares e Apresentações
- Aula 7: Desenvolvimento de projetos que integram os conteúdos estudados ao longo dos bimestres, combinando história, literatura, cultura e filosofia.
- Aula 8: Apresentação dos projetos para a turma, com foco na expressão oral em espanhol.
Ementa:
Esta disciplina tem como objetivo proporcionar aos alunos um aprofundamento no estudo da língua espanhola, literatura, cultura e história, com foco na integração dos conteúdos das Ciências Humanas. Os alunos desenvolverão habilidades linguísticas em espanhol, bem como uma compreensão mais profunda da relevância do espanhol nas Ciências Humanas, explorando tópicos interdisciplinares e contemporâneos.
I. Introdução ao Espanhol em Foco
-
Semana 1-2: Apresentação da Disciplina
- Objetivos da disciplina e importância do espanhol nas Ciências Humanas.
-
Semana 3-4: Língua Espanhola Básica
- Introdução ao alfabeto e pronúncia em espanhol.
- Cumprimentos e expressões cotidianas.
II. Cultura e História dos Países de Língua Espanhola
-
Semana 5-6: Espanha: Cultura e História
- Exploração da cultura espanhola: culinária, música e tradições.
- Discussão sobre a história da Espanha, incluindo a Reconquista e o Renascimento.
-
Semana 7-8: América Latina: Cultura e História
- Análise da diversidade cultural da América Latina.
- Estudo dos movimentos de independência na América Latina.
III. Literatura Espanhola e Hispano-americana
-
Semana 9-10: Autores e Obras Espanholas
- Leitura e análise de obras de autores espanhóis, como Miguel de Cervantes.
- Discussão sobre a influência da literatura na sociedade.
-
Semana 11-12: Autores e Obras Latino-americanas
- Estudo de autores latino-americanos, como Gabriel García Márquez.
- Análise de temas literários como realismo mágico.
IV. Sociolinguística e Variações do Espanhol
- Semana 13-14: Variações Regionais
- Discussão sobre as variações regionais do espanhol, como o espanhol da Espanha e da América Latina.
- Análise de exemplos de diferentes sotaques e vocabulários.
V. Filosofia e Pensamento Espanhol e Latino-americano
- Semana 15-16: Filosofia em Espanhol
- Exploração do pensamento filosófico de filósofos espanhóis e latino-americanos, como José Ortega y Gasset e José Martí.
- Debate sobre questões filosóficas em espanhol.
VI. Análise de Textos Históricos e Questões Globais
-
Semana 17-18: Textos Históricos em Espanhol
- Leitura e análise de textos históricos escritos em espanhol, como as "Cartas de Relación" de Hernán Cortés.
- Discussão sobre o papel da língua espanhola na documentação histórica.
-
Semana 19-20: Debates sobre Questões Globais em Espanhol
- Análise de questões globais contemporâneas, como migração e direitos humanos, em espanhol.
- Debate e reflexão sobre soluções para essas questões.
VII. Projetos Multidisciplinares e Apresentações
-
Semana 21-22: Desenvolvimento de Projetos
- Desenvolvimento de projetos que integram os conteúdos estudados ao longo do curso, combinando história, literatura, cultura, filosofia e linguagem.
- Produção de apresentações em espanhol.
-
Semana 23-24: Apresentação dos Projetos
- Apresentação dos projetos para a turma, com ênfase na expressão oral em espanhol.
- Discussão e debate sobre os projetos apresentados.
VIII. Avaliação e Encerramento do Curso
- Semana 25: Avaliação Final
- Avaliação escrita e oral abrangendo os tópicos estudados.
- Semana 26: Encerramento do Curso
- Reflexão sobre o aprendizado ao longo do curso.
- Considerações sobre a relevância do espanhol nas Ciências Humanas.
Portfólio: Espanhol em Foco
I. Apresentação Pessoal
- Nome do Aluno: [Inserir nome]
- Série/Ano: [Inserir série/ano]
- Professor: [Inserir nome do professor]
- Período do Curso: [Inserir período]
II. Introdução à Disciplina
- Aula 1: Objetivos e Importância
- Resumo das discussões sobre os objetivos da disciplina e a importância do espanhol nas Ciências Humanas.
III. Desenvolvimento de Habilidades Linguísticas
- Aula 3-4: Língua Espanhola Básica
- Exercícios de pronúncia do alfabeto espanhol.
- Diálogos simulados com cumprimentos em espanhol.
IV. Cultura e História dos Países de Língua Espanhola
-
Aula 5-6: Espanha: Cultura e História
- Apresentação de slides sobre a cultura espanhola, incluindo pratos de comida típicos e festivais.
- Discussão sobre a história da Espanha, destacando a Reconquista.
-
Aula 7-8: América Latina: Cultura e História
- Apresentação de projetos sobre países latino-americanos.
- Apresentação de pôsteres sobre os movimentos de independência na América Latina.
V. Literatura Espanhola e Hispano-americana
-
Aula 9-10: Autores e Obras Espanholas
- Análise da obra "Dom Quixote" de Miguel de Cervantes.
- Debate sobre a influência da literatura na sociedade.
-
Aula 11-12: Autores e Obras Latino-americanas
- Leitura e análise de um trecho de "Cem Anos de Solidão" de Gabriel García Márquez.
- Discussão sobre o realismo mágico na literatura latino-americana.
VI. Sociolinguística e Variações do Espanhol
- Aula 13-14: Variações Regionais
- Apresentação de sotaques regionais em espanhol, incluindo o sotaque espanhol e diferentes sotaques latino-americanos.
- Gravação de diálogos com variações de sotaques.
VII. Filosofia e Pensamento Espanhol e Latino-americano
- Aula 15-16: Filosofia em Espanhol
- Apresentação de slides sobre José Ortega y Gasset e sua influência na filosofia.
- Debate sobre questões filosóficas em espanhol.
VIII. Análise de Textos Históricos e Questões Globais
-
Aula 17-18: Textos Históricos em Espanhol
- Leitura e análise de trechos das "Cartas de Relación" de Hernán Cortés.
- Discussão sobre o papel da língua espanhola na documentação histórica.
-
Aula 19-20: Debates sobre Questões Globais em Espanhol
- Apresentação de artigos em espanhol sobre a crise de refugiados na América Central.
- Debates sobre soluções para questões globais em espanhol.
IX. Projetos Multidisciplinares e Apresentações
-
Aula 21-22: Desenvolvimento de Projetos
- Desenvolvimento de projetos interdisciplinares que integram conteúdos estudados ao longo do curso.
- Preparação de apresentações em espanhol.
-
Aula 23-24: Apresentação dos Projetos
- Apresentação dos projetos, com ênfase na expressão oral em espanhol.
- Discussão e feedback dos colegas.
X. Avaliação e Reflexão Final
-
Aula 25: Avaliação Final
- Avaliação escrita e oral abrangendo os tópicos estudados.
-
Aula 26: Encerramento do Curso
- Reflexão pessoal sobre o aprendizado ao longo do curso.
- Considerações sobre a relevância do espanhol nas Ciências Humanas.
Calendário da Disciplina "Espanhol em Foco" - 20 semanas
Semana 1-2: Introdução e Língua Espanhola Básica
-
Semana 1: Apresentação da Disciplina e Objetivos
- Apresentação da disciplina "Espanhol em Foco".
- Discussão sobre a importância do espanhol nas Ciências Humanas.
-
Semana 2: Alfabeto e Cumprimentos em Espanhol
- Introdução ao alfabeto espanhol e exercícios de pronúncia.
- Diálogos simulados com cumprimentos em espanhol.
Semana 3-4: Cultura e História dos Países de Língua Espanhola
-
Semana 3: Cultura Espanhola
- Exploração da cultura espanhola, incluindo culinária, música e festivais.
- Apresentação de pratos de comida típicos e degustação.
-
Semana 4: História da Espanha
- Discussão sobre a história da Espanha, destacando a Reconquista.
- Atividade: criação de um linha do tempo dos eventos históricos espanhóis.
Semana 5-6: Cultura e História da América Latina
-
Semana 5: Diversidade Cultural na América Latina
- Análise da diversidade cultural da América Latina.
- Apresentação de projetos sobre países latino-americanos.
-
Semana 6: Movimentos de Independência na América Latina
- Estudo dos movimentos de independência na América Latina.
- Apresentação de pôsteres sobre líderes revolucionários latino-americanos.
Semana 7-8: Literatura Espanhola e Hispano-americana
-
Semana 7: Autores e Obras Espanholas
- Leitura e análise de trechos de "Dom Quixote" de Miguel de Cervantes.
- Discussão sobre a influência da literatura na sociedade.
-
Semana 8: Autores e Obras Latino-americanas
- Leitura e análise de um trecho de "Cem Anos de Solidão" de Gabriel García Márquez.
- Debate sobre o realismo mágico na literatura latino-americana.
Semana 9-10: Sociolinguística e Variações do Espanhol
-
Semana 9: Variações Regionais
- Discussão sobre as variações regionais do espanhol, incluindo sotaques da Espanha e da América Latina.
- Gravação de diálogos com diferentes sotaques.
-
Semana 10: Análise de Gírias e Registros de Espanhol
- Análise de diferentes registros de espanhol, como linguagem formal, informal e gírias.
- Atividade: criação de diálogos usando diferentes registros.
Semana 11-12: Filosofia e Pensamento Espanhol e Latino-americano
-
Semana 11: Filosofia em Espanhol
- Exploração do pensamento filosófico de José Ortega y Gasset.
- Debate sobre questões filosóficas em espanhol.
-
Semana 12: Filosofia Latino-americana
- Análise das ideias do filósofo cubano José Martí.
- Discussão sobre o impacto das ideias filosóficas nas sociedades de língua espanhola.
Semana 13-14: Análise de Textos Históricos e Questões Globais
-
Semana 13: Textos Históricos em Espanhol
- Leitura e análise de trechos das "Cartas de Relación" de Hernán Cortés.
- Discussão sobre o papel da língua espanhola na documentação histórica.
-
Semana 14: Debates sobre Questões Globais em Espanhol
- Leitura e análise de artigos em espanhol sobre questões globais contemporâneas.
- Debates em espanhol sobre soluções para questões globais, como migração e direitos humanos.
Semana 15-16: Projetos Multidisciplinares e Apresentações
-
Semana 15: Desenvolvimento de Projetos
- Desenvolvimento de projetos que integram os conteúdos estudados ao longo do curso.
- Preparação de apresentações em espanhol.
-
Semana 16: Apresentação dos Projetos
- Apresentação dos projetos para a turma, com ênfase na expressão oral em espanhol.
- Discussão e feedback dos colegas.
Semana 17-20: Avaliação Final e Reflexão
-
Semana 17: Avaliação Escrita e Oral
- Avaliação escrita e oral abrangendo os tópicos estudados durante o curso.
-
Semana 18-19: Reflexão Pessoal e Discussão Final
- Reflexão pessoal sobre o aprendizado ao longo do curso.
- Discussão em grupo sobre a relevância do espanhol nas Ciências Humanas.
-
Semana 20: Encerramento do Curso
- Conclusão do curso com uma atividade de encerramento e celebração do aprendizado.
Roteiro da Disciplina "Espanhol em Foco" - 20 Semanas
Semana 1: Introdução e Objetivos
- Aula 1: Apresentação da disciplina e discussão sobre sua relevância nas Ciências Humanas.
- Aula 2: Estabelecimento de objetivos individuais e coletivos para o curso.
Semana 2-3: Fundamentos da Língua Espanhola
- Aula 3: Alfabeto espanhol: Pronúncia, acentuação e diferenças em relação ao alfabeto em português.
- Aula 4: Aprendizado de cumprimentos e apresentações em espanhol.
Semana 4-5: Cultura Espanhola e Hispânica
- Aula 5: Estudo da cultura espanhola: culinária, festivais e tradições.
- Aula 6: Pesquisa e apresentações sobre festivais culturais em países de língua espanhola.
Semana 6-7: História da Espanha e América Latina
- Aula 7: Exploração da história da Espanha, desde a Reconquista até a atualidade.
- Aula 8: Investigação sobre os principais eventos históricos na América Latina, incluindo a era das independências.
Semana 8-9: Literatura Espanhola e Hispano-americana
- Aula 9: Introdução à literatura espanhola com foco em autores clássicos, como Miguel de Cervantes.
- Aula 10: Leitura de trechos de "Dom Quixote" e discussão sobre o impacto literário na sociedade.
Semana 10-11: Literatura Latino-americana e Realismo Mágico
- Aula 11: Estudo de autores latino-americanos, incluindo Gabriel García Márquez.
- Aula 12: Leitura de um capítulo de "Cem Anos de Solidão" e análise do realismo mágico.
Semana 12-13: Sociolinguística e Variações do Espanhol
- Aula 13: Exploração das variações regionais do espanhol e discussão sobre a influência cultural na língua.
- Aula 14: Gravação de diálogos com diferentes sotaques e discussão das diferenças linguísticas.
Semana 14-15: Filosofia Espanhola e Latino-americana
- Aula 15: Estudo da filosofia espanhola, com ênfase em José Ortega y Gasset.
- Aula 16: Debate de questões filosóficas em espanhol, como identidade e liberdade.
Semana 16-17: Pensadores Latino-americanos e Questões Sociais
- Aula 17: Análise das ideias de pensadores latino-americanos, como José Martí.
- Aula 18: Discussão de questões sociais atuais em países de língua espanhola, como migração e desigualdade.
Semana 18-19: Análise de Textos Históricos e Documentação
- Aula 19: Leitura e análise de textos históricos escritos em espanhol, como "Cartas de Relación" de Hernán Cortés.
- Aula 20: Discussão sobre a importância da língua espanhola na documentação histórica e cultural.
Semana 20-21: Projetos Multidisciplinares e Apresentações Finais
- Aula 21: Desenvolvimento de projetos que integram os conhecimentos adquiridos ao longo do curso, com foco em temas interdisciplinares.
- Aula 22: Apresentação dos projetos para a turma, com ênfase na expressão oral em espanhol.
Semana 23-24: Avaliação Final e Reflexão Pessoal
- Aula 23: Avaliação escrita e oral abrangendo todos os tópicos estudados durante o curso.
- Aula 24: Reflexão pessoal sobre o aprendizado e a relevância do espanhol nas Ciências Humanas.
Semana 25: Encerramento do Curso e Celebração
- Aula 25: Conclusão do curso com uma atividade de encerramento, como uma exposição cultural ou uma celebração da língua espanhola.
Sequência Didática: Espanhol em Foco - 20 Aulas
Aula 1: Introdução à Disciplina e Alfabeto Espanhol
- Apresentação da disciplina "Espanhol em Foco".
- Introdução ao alfabeto espanhol e exercícios de pronúncia.
Aula 2: Cumprimentos em Espanhol
- Aprendizado de cumprimentos em espanhol.
- Role-playing de situações de cumprimentos.
Aula 3: Cultura Espanhola - Parte 1
- Introdução à cultura espanhola, incluindo culinária e tradições.
- Preparação de pratos espanhóis típicos.
Aula 4: Cultura Espanhola - Parte 2
- Continuação da exploração da cultura espanhola.
- Discussão sobre festivais e tradições regionais.
Aula 5: História da Espanha - Parte 1
- Visão geral da história da Espanha desde a Reconquista até o século XIX.
- Discussão sobre a influência histórica na língua espanhola.
Aula 6: História da Espanha - Parte 2
- Estudo de eventos históricos importantes na Espanha do século XX.
- Debate sobre o impacto desses eventos na sociedade e na língua.
Aula 7: Literatura Espanhola - Parte 1
- Introdução à literatura espanhola clássica.
- Leitura de trechos de "Dom Quixote" de Miguel de Cervantes.
Aula 8: Literatura Espanhola - Parte 2
- Discussão sobre o gênero literário do "realismo" na literatura espanhola.
- Análise de trechos de outras obras espanholas clássicas.
Aula 9: Literatura Latino-americana - Parte 1
- Estudo do realismo mágico na literatura latino-americana.
- Leitura de um capítulo de "Cem Anos de Solidão" de Gabriel García Márquez.
Aula 10: Literatura Latino-americana - Parte 2
- Debate sobre as características do realismo mágico.
- Exploração de outros autores e obras latino-americanas.
Aula 11: Variações do Espanhol - Sotaques
- Discussão sobre as variações regionais do espanhol.
- Audição de diferentes sotaques e análise de suas características.
Aula 12: Variações do Espanhol - Registros
- Análise dos diferentes registros da língua, incluindo formal, informal e gírias.
- Criação de diálogos que usam diferentes registros.
Aula 13: Filosofia Espanhola
- Estudo do pensamento filosófico de José Ortega y Gasset.
- Debate sobre questões filosóficas em espanhol.
Aula 14: Filosofia Latino-americana
- Análise das ideias de filósofos latino-americanos, como José Martí.
- Discussão sobre a influência da filosofia nas sociedades de língua espanhola.
Aula 15: Textos Históricos em Espanhol
- Leitura e análise de textos históricos escritos em espanhol, como as "Cartas de Relación" de Hernán Cortés.
- Discussão sobre o valor desses documentos para a compreensão histórica.
Aula 16: Questões Globais em Espanhol - Parte 1
- Discussão de questões globais contemporâneas, como migração e direitos humanos.
- Leitura de artigos em espanhol sobre essas questões.
Aula 17: Questões Globais em Espanhol - Parte 2
- Debates em espanhol sobre soluções para questões globais.
- Discussão sobre a importância da língua espanhola nessas conversas globais.
Aula 18: Projetos Multidisciplinares - Desenvolvimento
- Início do desenvolvimento de projetos que integram os conteúdos estudados ao longo do curso.
- Planejamento de apresentações em espanhol.
Aula 19: Projetos Multidisciplinares - Continuação
- Continuação do desenvolvimento dos projetos, com foco na pesquisa e criação.
- Preparação de materiais visuais e textuais para as apresentações.
Aula 20: Apresentação dos Projetos e Avaliação Final
- Apresentação dos projetos para a turma, com ênfase na expressão oral em espanhol.
- Avaliação final escrita e oral abrangendo todos os tópicos estudados durante o curso.
Trilhas:
1. Trilha de Linguagens e suas Tecnologias:
-
Língua Portuguesa: A disciplina "Espanhol em Foco" pode ser integrada com o ensino da língua portuguesa ao explorar a gramática e a estrutura linguística do espanhol em comparação com o português. Isso ajuda os alunos a compreenderem conceitos de linguística e aprimorar suas habilidades em ambas as línguas.
-
Literatura: Ao estudar a literatura espanhola e latino-americana, os alunos podem comparar e contrastar obras literárias em espanhol com obras em português. Isso promove uma compreensão mais ampla da literatura e das influências culturais nas diferentes regiões de língua ibérica.
2. Trilha de Matemática e suas Tecnologias:
Embora a disciplina "Espanhol em Foco" seja predominantemente baseada em humanidades, elementos de matemática podem ser incorporados. Por exemplo, ao estudar a demografia de países de língua espanhola ou analisar estatísticas relacionadas a questões globais, os alunos podem aplicar conceitos matemáticos, como proporções e porcentagens, para entender melhor essas informações.
3. Trilha de Ciências da Natureza e suas Tecnologias:
- Geografia: O estudo da geografia dos países de língua espanhola pode ser integrado ao tema. Isso envolve a exploração de mapas, recursos naturais e fenômenos geográficos nas regiões hispânicas.
4. Trilha de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas:
A trilha de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas é naturalmente alinhada com a disciplina "Espanhol em Foco", pois ambas compartilham um foco em questões sociais, culturais e históricas. Aqui estão algumas maneiras de aplicar o tema:
-
História: O estudo da história da Espanha e dos movimentos de independência na América Latina pode ser incorporado à disciplina. Os alunos podem analisar documentos históricos em espanhol, como "Cartas de Relación" de Hernán Cortés.
-
Filosofia e Sociologia: A exploração da filosofia e do pensamento filosófico de filósofos espanhóis e latino-americanos, bem como discussões sobre questões filosóficas e sociais em espanhol, podem ser parte integrante do currículo.
-
Geografia Humana: A trilha de Geografia Humana pode ser enriquecida ao estudar as questões sociais e culturais dos países de língua espanhola, incluindo migração, globalização e questões ambientais.
-
Sociolinguística: A variação linguística e sociolinguística do espanhol pode ser explorada em relação a questões sociais e culturais.
5. Trilha de Ciências da Natureza e suas Tecnologias:
- Biologia: Se a disciplina "Espanhol em Foco" incorporar tópicos relacionados a questões ambientais em países de língua espanhola, pode ser aplicada à biologia. Os alunos podem explorar questões como biodiversidade, mudanças climáticas e conservação da natureza em um contexto hispânico.
6. Trilha de Formação Técnica e Profissional:
Se a escola oferecer trilhas de formação técnica e profissional, o espanhol pode ser relevante para campos como turismo, comércio internacional, tradução e interpretação, e relações internacionais, onde o conhecimento da língua e cultura espanhola é valioso.
Itinerários Formativos:
1. Linguagens:
- Itinerário de Linguagens e suas Tecnologias: Dentro deste itinerário, os alunos podem aprofundar seus estudos de espanhol, explorando a língua, literatura, cultura e mídia em espanhol. Eles podem realizar projetos de tradução, análise de textos literários e produção de conteúdo em espanhol.
2. Matemática:
- Itinerário de Matemática e suas Tecnologias: Embora o foco principal deste itinerário seja a matemática, a matemática financeira e estatística podem ser aplicadas na análise de dados econômicos de países de língua espanhola. Por exemplo, os alunos podem analisar indicadores econômicos da Espanha ou de países da América Latina.
3. Ciências da Natureza:
- Itinerário de Ciências da Natureza e suas Tecnologias: Os alunos podem explorar questões ambientais em países de língua espanhola, como a conservação da biodiversidade, mudanças climáticas e gestão de recursos naturais.
4. Ciências Humanas:
- Itinerário de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas: Este é um itinerário natural para a aplicação do tema "Espanhol em Foco". Os alunos podem estudar a história, cultura, sociolinguística e questões sociais dos países de língua espanhola. Além disso, eles podem se aprofundar na filosofia e sociologia dessas regiões.
5. Ensino Técnico e Profissional:
- Itinerário de Formação Técnica e Profissional: O espanhol pode ser valioso em várias carreiras técnicas e profissionais, como turismo, comércio internacional, tradução e interpretação, e relações internacionais. Os alunos podem se especializar em habilidades linguísticas e culturais relevantes para suas futuras carreiras.
6. Ensino Integral:
- Itinerário de Ensino Integral: No contexto de um itinerário de ensino integral, o espanhol pode ser um componente importante, promovendo o aprendizado de uma língua estrangeira e a compreensão de questões globais em vários campos acadêmicos.
7. Ensino de Jovens e Adultos:
- Itinerário de Ensino de Jovens e Adultos: O espanhol pode ser ensinado de forma flexível para atender às necessidades dos alunos adultos que desejam adquirir habilidades linguísticas em espanhol para oportunidades educacionais ou profissionais.
Projetos:
1. Projeto de Intercâmbio Cultural:
-
Objetivo: Promover o entendimento cultural e linguístico, incentivando o contato direto com estudantes de língua espanhola.
-
Atividades:
- Pesquisa sobre programas de intercâmbio ou parcerias com escolas de língua espanhola.
- Preparação de apresentações em espanhol sobre a cultura e história do Brasil.
- Participação em atividades conjuntas com estudantes estrangeiros.
2. Projeto de Documentário Cultural:
-
Objetivo: Explorar a cultura de um país de língua espanhola e criar um documentário para compartilhar com a comunidade escolar.
-
Atividades:
- Pesquisa sobre um país hispânico específico.
- Entrevistas com falantes nativos de espanhol.
- Criação de um roteiro, filmagem e edição do documentário.
3. Projeto de Pesquisa Histórica:
-
Objetivo: Investigar um período histórico relevante da Espanha ou da América Latina e apresentar as descobertas em espanhol.
-
Atividades:
- Seleção de um tema histórico, como o período colonial na América Latina.
- Pesquisa em fontes históricas em espanhol.
- Preparação de apresentações, painéis ou relatórios.
4. Projeto de Negócios Internacionais:
-
Objetivo: Simular um ambiente de negócios internacional e aplicar habilidades de comunicação em espanhol.
-
Atividades:
- Criação de equipes para representar empresas fictícias.
- Negociação de acordos comerciais em espanhol.
- Elaboração de relatórios de negócios em espanhol.
5. Projeto de Tradução e Interpretação:
-
Objetivo: Desenvolver habilidades de tradução e interpretação em situações reais.
-
Atividades:
- Tradução de textos relevantes de português para espanhol e vice-versa.
- Interpretação em eventos da escola ou da comunidade.
6. Projeto de Estudo da Literatura Latino-americana:
-
Objetivo: Explorar obras literárias latino-americanas e realizar análises críticas em espanhol.
-
Atividades:
- Leitura de romances ou contos de autores latino-americanos.
- Discussão em grupos sobre temas, estilo e contexto das obras.
- Apresentações orais em espanhol.
7. Projeto de Consciência Social:
-
Objetivo: Engajar os alunos em questões sociais que afetam países de língua espanhola.
-
Atividades:
- Escolha de um tópico social, como a situação dos refugiados na América Latina.
- Pesquisa sobre organizações que trabalham nessas questões.
- Organização de uma campanha de conscientização em espanhol.
8. Projeto de Mídia em Espanhol:
-
Objetivo: Criar conteúdo de mídia em espanhol, como um blog, podcast ou canal no YouTube.
-
Atividades:
- Produção de conteúdo relacionado a tópicos de interesse dos alunos.
- Entrevistas, gravação de áudio ou vídeo, edição e publicação.
Cursos:
Curso 1: "Espanhol em Foco: Fundamentos da Língua e Cultura Hispânica"
Ementa: Este curso introdutório oferece uma base sólida no espanhol, abrangendo alfabeto, gramática, vocabulário e elementos culturais dos países de língua espanhola.
Objetivos:
- Desenvolver competências de comunicação básica em espanhol.
- Compreender aspectos culturais dos países hispânicos.
Competências e Habilidades:
- Compreender e expressar-se em espanhol em situações cotidianas.
- Reconhecer diferenças culturais e comunicar-se de forma apropriada.
Conteúdo:
- Alfabeto espanhol e pronúncia.
- Gramática fundamental.
- Cumprimentos e apresentações.
- Cultura, culinária e festivais.
Metodologia: Aulas presenciais, práticas de conversação, exercícios escritos e leitura de textos simples em espanhol.
Estimativa de Duração: 40 horas (10 semanas).
Referências Bibliográficas:
- "Espanol en Marcha" de Francisca Castro Viudez e Pilar Diaz Ballesteros.
- "Cultura en Español" de Carmen García del Río.
Cronograma Sugerido:
- Semanas 1-2: Alfabeto e pronúncia.
- Semanas 3-4: Gramática e vocabulário.
- Semanas 5-6: Cumprimentos e apresentações.
- Semanas 7-10: Cultura e festivais hispânicos.
Curso 2: "Espanhol em Foco: Literatura e Realismo Mágico"
Ementa: Este curso explora a literatura espanhola e latino-americana, com destaque para o gênero do realismo mágico e suas influências culturais.
Objetivos:
- Analisar obras de autores hispânicos.
- Compreender o conceito de realismo mágico.
Competências e Habilidades:
- Interpretar textos literários em espanhol.
- Identificar elementos do realismo mágico na literatura.
Conteúdo:
- Autores clássicos espanhóis.
- Gabriel García Márquez e o realismo mágico.
- Leitura e discussão de "Cem Anos de Solidão".
Metodologia: Aulas expositivas, leitura crítica, debates e análise de trechos literários.
Estimativa de Duração: 30 horas (8 semanas).
Referências Bibliográficas:
- "Cien años de soledad" de Gabriel García Márquez.
- "Diccionario de la Literatura Española e Hispanoamericana" de Ricardo Gullón.
Cronograma Sugerido:
- Semanas 1-2: Autores clássicos espanhóis.
- Semanas 3-4: Gabriel García Márquez e o realismo mágico.
- Semanas 5-8: Leitura e discussão de "Cem Anos de Solidão".
Curso 3: "Espanhol em Foco: História e Cultura dos Países Hispanófonos"
Ementa: Este curso examina a história e cultura dos países de língua espanhola, da conquista da América à atualidade.
Objetivos:
- Compreender eventos históricos.
- Explorar a diversidade cultural dos países hispânicos.
Competências e Habilidades:
- Analisar documentos históricos em espanhol.
- Reconhecer a diversidade cultural da América Latina.
Conteúdo:
- História da Espanha e da América Latina.
- Movimentos de independência.
- Cultura, tradições e festivais.
Metodologia: Palestras, análise de documentos históricos, atividades de pesquisa e apresentações.
Estimativa de Duração: 35 horas (9 semanas).
Referências Bibliográficas:
- "Historia de América Latina" de Leslie Bethell.
- "Historia general de España" de Menéndez Pidal.
Cronograma Sugerido:
- Semanas 1-3: História da Espanha.
- Semanas 4-6: Movimentos de independência na América Latina.
- Semanas 7-9: Cultura, tradições e festivais hispânicos.
Curso 4: "Espanhol em Foco: Questões Sociais e Contemporâneas"
Ementa: Este curso aborda questões sociais, políticas e econômicas em países de língua espanhola, incluindo migração, desigualdade e direitos humanos.
Objetivos:
- Analisar questões sociais em contextos hispânicos.
- Participar de debates sobre problemas globais em espanhol.
Competências e Habilidades:
- Compreender e discutir questões sociais.
- Argumentar e comunicar em espanhol sobre questões globais.
Conteúdo:
- Migração e suas implicações.
- Desigualdade socioeconômica.
- Direitos humanos em países hispânicos.
Metodologia: Debates, análise de artigos, discussões em grupo e apresentações.
Estimativa de Duração: 30 horas (8 semanas).
Referências Bibliográficas:
- "Migraciones Forzadas y Desplazamientos Forzados en América Latina" de Estela Valverde.
- "Latinoamérica: violencia y desigualdad" de Eduardo Gudynas.
Cronograma Sugerido:
- Semanas 1-2: Migração e suas implicações.
- Semanas 3-4: Desigualdade socioeconômica.
- Semanas 5-8: Direitos humanos em países hispânicos.
Eletivas:
Disciplina Eletiva 1: "Literatura Latino-americana Contemporânea"
Ementa: Esta disciplina explora a literatura contemporânea da América Latina, destacando as vozes e obras mais influentes da região.
Objetivos:
- Analisar obras literárias latino-americanas contemporâneas.
- Compreender as complexidades culturais, sociais e políticas refletidas na literatura.
Competências e Habilidades:
- Ler e interpretar textos literários em espanhol.
- Analisar e contextualizar as obras em relação à história e cultura latino-americana.
Conteúdo:
- Estudo de autores contemporâneos, como Mario Vargas Llosa, Isabel Allende e Julio Cortázar.
- Análise de obras literárias de diferentes países latino-americanos.
- Discussões sobre temas, estilo e influências literárias.
Metodologia: Leitura crítica, discussões em grupo, análise de textos e apresentações.
Estimativa de Duração: 30 horas (8 semanas).
Referências Bibliográficas:
- "La casa de los espíritus" de Isabel Allende.
- "Cien años de soledad" de Gabriel García Márquez.
- "Conversación en La Catedral" de Mario Vargas Llosa.
Cronograma Sugerido:
- Semanas 1-2: Introdução à literatura latino-americana contemporânea.
- Semanas 3-6: Leitura e análise de obras-chave.
- Semanas 7-8: Discussões finais e apresentações.
Disciplina Eletiva 2: "Espanhol para Negócios Internacionais"
Ementa: Esta disciplina aborda a linguagem e a comunicação em situações de negócios internacionais, preparando os alunos para interagir com sucesso em contextos empresariais em espanhol.
Objetivos:
- Desenvolver habilidades de comunicação em espanhol em ambientes de negócios internacionais.
- Conhecer terminologia específica de negócios em espanhol.
Competências e Habilidades:
- Negociar e comunicar de forma eficaz em espanhol.
- Compreender documentos e contratos comerciais em espanhol.
Conteúdo:
- Vocabulário e frases úteis em contextos de negócios.
- Simulação de reuniões de negócios.
- Elaboração de relatórios e documentos comerciais em espanhol.
Metodologia: Simulações de negócios, estudos de caso, exercícios práticos e interações comerciais em espanhol.
Estimativa de Duração: 30 horas (8 semanas).
Referências Bibliográficas:
- "Español para los Negocios" de Neus Sans Baulenas.
- "Comercio y Negocios Internacionales" de Francisco Gabriel Sánchez González.
Cronograma Sugerido:
- Semanas 1-2: Introdução ao espanhol para negócios internacionais.
- Semanas 3-6: Simulações de reuniões de negócios.
- Semanas 7-8: Elaboração de relatórios e documentos comerciais.
Disciplina Eletiva 3: "Espanhol e Cultura Hispano-americana"
Ementa: Esta disciplina explora a cultura, tradições e diversidade dos países hispânicos, aprofundando-se na compreensão de eventos culturais, culinária e festivais.
Objetivos:
- Estudar a diversidade cultural dos países de língua espanhola.
- Explorar aspectos culturais, incluindo culinária e festivais.
Competências e Habilidades:
- Reconhecer e apreciar as diferentes culturas hispânicas.
- Comunicar-se de forma apropriada em contextos culturais.
Conteúdo:
- Estudo de festivais tradicionais em países hispânicos.
- Preparação de pratos típicos de diferentes regiões.
- Exploração da música, dança e tradições culturais.
Metodologia: Atividades culturais, culinárias e artísticas, visitas culturais e apresentações.
Estimativa de Duração: 35 horas (9 semanas).
Referências Bibliográficas:
- "Cultura en Español" de Carmen García del Río.
- "La cocina de la familia" de Ferran Adrià.
Cronograma Sugerido:
- Semanas 1-2: Festivais tradicionais hispânicos.
- Semanas 3-6: Preparação de pratos típicos e atividades culinárias.
- Semanas 7-9: Música, dança e tradições culturais.
Disciplina Eletiva 4: "Espanhol e Questões Sociais Globais"
Ementa: Esta disciplina aborda questões sociais globais em países de língua espanhola, incluindo migração, direitos humanos e justiça social.
Objetivos:
- Compreender questões sociais globais e seu impacto nas comunidades hispânicas.
- Debater soluções e ações para enfrentar essas questões.
Competências e Habilidades:
- Analisar e discutir questões sociais em espanhol.
- Desenvolver sensibilidade para questões sociais globais.
Conteúdo:
- Migração e suas implicações.
- Direitos humanos em países hispânicos.
- Desigualdade social e justiça.
Metodologia: Debates, análise de artigos, discussões em grupo e projetos de conscientização.
Estimativa de Duração: 30 horas (8 semanas).
Referências Bibliográficas:
- "Migraciones Forzadas y Desplazamientos Forzados en América Latina" de Estela Valverde.
- "Latinoamérica: violencia y desigualdad" de Eduardo Gudynas.
Cronograma Sugerido:
- Semanas 1-2: Introdução às questões sociais globais.
- Semanas 3-4: Migração e direitos humanos.
- Semanas 5-8: Desigualdade social e projetos de conscientização.
Planejamentos:
Planejamento 1: "Introdução ao Espanhol e Cultura Hispânica"
Justificativa: Este planejamento visa introduzir os alunos à língua espanhola e à cultura hispânica. O espanhol é uma língua amplamente falada e aprofundar o conhecimento nesse idioma pode abrir portas para comunicações internacionais e carreiras globais.
Objetivos/Competências a serem desenvolvidas:
- Desenvolver competências de comunicação básica em espanhol.
- Compreender aspectos culturais dos países de língua espanhola.
Conteúdos/Eixos Temáticos:
- Alfabeto espanhol e pronúncia.
- Cumprimentos e apresentações.
- Aspectos culturais dos países hispânicos.
Procedimentos Metodológicos:
- Aulas expositivas.
- Práticas de conversação.
- Exercícios escritos.
- Leitura de textos simples em espanhol.
Procedimentos Avaliativos/Estratégias de Avaliação:
- Participação nas atividades em sala de aula.
- Exercícios escritos.
- Apresentação oral em espanhol.
Competências e Habilidades da BNCC:
- Compreender a língua espanhola em contextos cotidianos.
- Reconhecer diferenças culturais e comunicar-se de forma apropriada.
Metodologia:
- Aulas presenciais e atividades práticas.
Estimativas:
- 20 horas (5 semanas).
Referências Bibliográficas:
- "Espanol en Marcha" de Francisca Castro Viudez e Pilar Diaz Ballesteros.
Cronograma Sugerido:
- Semanas 1-2: Alfabeto e pronúncia.
- Semanas 3-4: Cumprimentos e apresentações.
- Semana 5: Aspectos culturais.
Planejamento 2: "Literatura Latino-americana e o Realismo Mágico"
Justificativa: Este planejamento tem o objetivo de explorar a literatura latino-americana, com foco no realismo mágico, um gênero literário distinto da região, e suas influências culturais.
Objetivos/Competências a serem desenvolvidas:
- Analisar obras literárias latino-americanas.
- Compreender o conceito de realismo mágico.
Conteúdos/Eixos Temáticos:
- Autores clássicos latino-americanos.
- Gabriel García Márquez e o realismo mágico.
- Leitura e discussão de "Cem Anos de Solidão."
Procedimentos Metodológicos:
- Leitura crítica.
- Discussões em grupo.
- Análise de trechos literários.
Procedimentos Avaliativos/Estratégias de Avaliação:
- Participação nas discussões.
- Trabalhos escritos.
- Apresentações orais.
Competências e Habilidades da BNCC:
- Interpretar textos literários em espanhol.
- Identificar elementos do realismo mágico na literatura.
Metodologia:
- Aulas expositivas, leitura crítica, debates e análise de trechos literários.
Estimativas:
- 25 horas (7 semanas).
Referências Bibliográficas:
- "Cien años de soledad" de Gabriel García Márquez.
- "Diccionario de la Literatura Española e Hispanoamericana" de Ricardo Gullón.
Cronograma Sugerido:
- Semanas 1-2: Autores clássicos latino-americanos.
- Semanas 3-4: Gabriel García Márquez e o realismo mágico.
- Semanas 5-7: Leitura e discussão de "Cem Anos de Solidão."
Planejamento 3: "Cultura Hispano-americana e Tradições"
Justificativa: Este planejamento tem como objetivo explorar a cultura hispânica e suas tradições, incluindo festivais, culinária e costumes, para promover uma compreensão mais profunda da diversidade cultural dos países hispânicos.
Objetivos/Competências a serem desenvolvidas:
- Reconhecer e apreciar a diversidade cultural dos países hispânicos.
- Comunicar-se de forma apropriada em contextos culturais.
Conteúdos/Eixos Temáticos:
- Estudo de festivais tradicionais hispânicos.
- Preparação de pratos típicos e culinária.
- Música, dança e tradições culturais.
Procedimentos Metodológicos:
- Atividades culturais.
- Preparação de pratos típicos.
- Exploração da música, dança e tradições culturais.
Procedimentos Avaliativos/Estratégias de Avaliação:
- Participação nas atividades culturais.
- Preparação e degustação de pratos típicos.
- Apresentações sobre tradições culturais.
Competências e Habilidades da BNCC:
- Reconhecer e valorizar a diversidade cultural da América Latina.
- Comunicar-se de forma apropriada em contextos culturais.
Metodologia:
- Atividades práticas, degustações, apresentações culturais.
Estimativas:
- 30 horas (8 semanas).
Referências Bibliográficas:
- "Cultura en Español" de Carmen García del Río.
- "La cocina de la familia" de Ferran Adrià.
Cronograma Sugerido:
- Semanas 1-2: Festivais tradicionais hispânicos.
- Semanas 3-5: Preparação de pratos típicos e culinária.
- Semanas 6-8: Música, dança e tradições culturais.
Planejamento 4: "Espanhol e Questões Sociais Globais"
Justificativa: Este planejamento aborda questões sociais globais em países de língua espanhola, como migração, direitos humanos e desigualdade social, incentivando os alunos a refletirem sobre essas questões críticas.
Objetivos/Competências a serem desenvolvidas:
- Compreender questões sociais globais e seu impacto nas comunidades hispânicas.
- Debater soluções e ações para enfrentar essas questões.
Conteúdos/Eixos Temáticos:
- Migração e suas implicações.
- Direitos humanos em países hispânicos.
- Desigualdade social e justiça.
Procedimentos Metodológicos:
- Debates em sala de aula.
- Análise de artigos e documentos.
- Discussões em grupo.
- Projetos de conscientização.
Procedimentos Avaliativos/Estratégias de Avaliação:
- Participação ativa nos debates.
- Análise de artigos e documentos.
- Apresentação de projetos de conscientização.
Competências e Habilidades da BNCC:
- Analisar questões sociais globais.
- Desenvolver sensibilidade para questões sociais globais.
Metodologia:
- Debates, análise crítica de documentos, discussões em grupo e projetos de conscientização.
Estimativas:
- 30 horas (8 semanas).
Referências Bibliográficas:
- "Migraciones Forzadas y Desplazamientos Forzados en América Latina" de Estela Valverde.
- "Latinoamérica: violencia y desigualdad" de Eduardo Gudynas.
Cronograma Sugerido:
- Semanas 1-2: Introdução às questões sociais globais.
- Semanas 3-4: Migração e direitos humanos.
- Semanas 5-8: Desigualdade social e projetos de conscientização.
Exercícios:
Questão 1: Qual é o país de língua espanhola mais populoso? a) México b) Espanha c) Argentina d) Colômbia e) Peru
Resposta: a) México
Comentário: O México é o país de língua espanhola mais populoso do mundo, com uma população significativamente maior do que qualquer outro país hispânico.
Questão 2: Quem é o autor de "Cem Anos de Solidão"? a) Mario Vargas Llosa b) Isabel Allende c) Gabriel García Márquez d) Julio Cortázar e) Pablo Neruda
Resposta: c) Gabriel García Márquez
Comentário: "Cem Anos de Solidão" é uma obra-prima da literatura latino-americana escrita por Gabriel García Márquez.
Questão 3: Qual é o significado do termo "Realismo Mágico"? a) Uma abordagem realista da literatura. b) A fusão de elementos reais e mágicos na narrativa. c) A rejeição de elementos mágicos na literatura. d) A escrita de histórias fantásticas. e) A promoção da ciência na literatura.
Resposta: b) A fusão de elementos reais e mágicos na narrativa.
Comentário: O Realismo Mágico é um gênero literário que combina elementos do cotidiano com elementos mágicos e fantásticos.
Questão 4: Quais são os três principais idiomas falados na Espanha, além do espanhol? a) Francês, alemão e inglês. b) Catalão, basco e galego. c) Inglês, italiano e português. d) Árabe, russo e chinês. e) Holandês, sueco e norueguês.
Resposta: b) Catalão, basco e galego.
Comentário: Além do espanhol, a Espanha tem três línguas cooficiais: o catalão, o basco e o galego.
Questão 5: O que é a Feria de Abril? a) Uma festa de Natal na Espanha. b) Uma comemoração de Ano Novo no México. c) Um festival de dança e cultura em Cuba. d) Uma importante feira de Sevilha, na Espanha. e) Um feriado religioso em toda a América Latina.
Resposta: d) Uma importante feira de Sevilha, na Espanha.
Comentário: A Feria de Abril é uma famosa feira que ocorre em Sevilha, na Espanha, e celebra a cultura andaluza.
Questão 6: Qual país é famoso por sua tradição de dança flamenca? a) México b) Espanha c) Argentina d) Cuba e) Colômbia
Resposta: b) Espanha
Comentário: A dança flamenca é uma tradição espanhola, especialmente associada à Andaluzia.
Questão 7: O que é a "La Tomatina"? a) Uma dança tradicional espanhola. b) Uma festa de música latina. c) Uma batalha de comida com tomates na Espanha. d) Um prato típico da culinária espanhola. e) Um evento esportivo internacional.
Resposta: c) Uma batalha de comida com tomates na Espanha.
Comentário: "La Tomatina" é um festival anual na Espanha, onde as pessoas se envolvem em uma grande batalha de tomates.
Questão 8: Quem é o poeta chileno famoso por seus poemas de amor e paixão? a) Mario Vargas Llosa b) Isabel Allende c) Gabriel García Márquez d) Julio Cortázar e) Pablo Neruda
Resposta: e) Pablo Neruda
Comentário: Pablo Neruda é um poeta chileno amplamente conhecido por seus poemas de amor e paixão.
Questão 9: Qual é o nome do sistema de metrô da Cidade do México? a) Metropolitano b) Tren Urbano c) Metro de Madrid d) Subte de Buenos Aires e) Metro de Barcelona
Resposta: a) Metropolitano
Comentário: O sistema de metrô da Cidade do México é conhecido como "Metropolitano."
Questão 10: O que é a Zona do Euro? a) Uma região da Espanha. b) Uma zona de livre comércio na América Latina. c) A moeda comum usada em países europeus. d) Uma zona de comércio entre os Estados Unidos e a Espanha. e) Uma região turística no Caribe.
Resposta: c) A moeda comum usada em países europeus.
Comentário: A Zona do Euro é uma área econômica composta por países europeus que usam o euro como moeda comum.
Questão 11: Quem é o autor de "Dom Quixote," uma das obras literárias mais famosas da língua espanhola? a) Miguel de Cervantes b) Federico García Lorca c) Pablo Neruda d) Jorge Luis Borges e) Mario Vargas Llosa
Resposta: a) Miguel de Cervantes
Comentário: "Dom Quixote" foi escrito por Miguel de Cervantes, considerado um dos maiores autores da língua espanhola.
Questão 12: O que é "El Dia de los Muertos"? a) Um feriado para celebrar o Dia dos Namorados na Espanha. b) Um evento esportivo importante na América Latina. c) Uma festa de Halloween em países hispânicos. d) Uma celebração mexicana que homenageia os mortos. e) Uma comemoração da independência de Cuba.
Resposta: d) Uma celebração mexicana que homenageia os mortos.
Comentário: "El Dia de los Muertos" é uma tradição mexicana que envolve homenagear os mortos com oferendas e altares.
Questão 13: Quem é conhecido como "El Libertador" e desempenhou um papel fundamental na independência de várias nações sul-americanas? a) Simón Bolívar b) Hernán Cortés c) Francisco Pizarro d) Pancho Villa e) Emiliano Zapata
Resposta: a) Simón Bolívar
Comentário: Simón Bolívar é conhecido como "El Libertador" devido ao seu papel na independência de várias nações sul-americanas do domínio espanhol.
Questão 14: Qual é o prato típico da Espanha, feito de arroz e açafrão, que pode conter frutos do mar, carne ou vegetais? a) Enchiladas b) Paella c) Tacos d) Empanadas e) Ceviche
Resposta: b) Paella
Comentário: A paella é um prato típico da culinária espanhola, feito de arroz, açafrão e vários ingredientes, como frutos do mar, carne ou vegetais.
Questão 15: Quem é o famoso pintor espanhol conhecido por suas obras surrealistas, como "A Persistência da Memória"? a) Salvador Dalí b) Pablo Picasso c) Diego Rivera d) Frida Kahlo e) Joan Miró
Resposta: a) Salvador Dalí
Comentário: Salvador Dalí é um renomado pintor espanhol, conhecido por suas obras surrealistas.
Questão 16: Qual é a capital da Argentina? a) Santiago b) Bogotá c) Lima d) Montevidéu e) Buenos Aires
Resposta: e) Buenos Aires
Comentário: Buenos Aires é a capital da Argentina.
Questão 17: Qual é a língua oficial de Cuba? a) Inglês b) Francês c) Espanhol d) Português e) Italiano
Resposta: c) Espanhol
Comentário: O espanhol é a língua oficial de Cuba.
Questão 18: Quem é a autora peruana conhecida por seu romance "A Casa dos Espíritos"? a) Mario Vargas Llosa b) Isabel Allende c) Gabriel García Márquez d) Julio Cortázar e) Pablo Neruda
Resposta: b) Isabel Allende
Comentário: "A Casa dos Espíritos" é um romance da autora peruana Isabel Allende.
Questão 19: O que é o "tango"? a) Uma dança típica do México. b) Um prato da culinária espanhola. c) Um estilo de música e dança da Argentina. d) Uma tradição religiosa em Cuba. e) Uma festa tradicional mexicana.
Resposta: c) Um estilo de música e dança da Argentina.
Comentário: O tango é um estilo de música e dança originário da Argentina.
Questão 20: Quem é a artista mexicana conhecida por suas pinturas autorretratadas, frequentemente associadas ao surrealismo? a) Salvador Dalí b) Pablo Picasso c) Diego Rivera d) Frida Kahlo e) Joan Miró
Resposta: d) Frida Kahlo
Comentário: Frida Kahlo é uma renomada artista mexicana conhecida por suas pinturas autorretratadas e associadas ao surrealismo.
Questão 21: Qual é o nome do grande rio que percorre a maior parte da América do Sul e atravessa vários países hispânicos? a) Rio Nilo b) Rio Tâmisa c) Rio Amazonas d) Rio Mississippi e) Rio Danúbio
Resposta: c) Rio Amazonas
Comentário: O Rio Amazonas é um dos maiores rios do mundo e atravessa vários países da América do Sul, incluindo o Brasil.
Questão 22: Qual é a moeda utilizada na Espanha? a) Peso mexicano b) Real brasileiro c) Euro d) Dólar americano e) Bolívar venezuelano
Resposta: c) Euro
Comentário: A moeda utilizada na Espanha é o euro, como em vários outros países europeus.
Questão 23: Qual é o significado do termo "tapas" na culinária espanhola? a) Sobremesas tradicionais. b) Pratos quentes. c) Aperitivos ou petiscos. d) Bebidas alcoólicas. e) Pratos vegetarianos.
Resposta: c) Aperitivos ou petiscos.
Comentário: "Tapas" são aperitivos ou petiscos servidos na culinária espanhola.
Questão 24: Quem é o líder revolucionário cubano que desempenhou um papel fundamental na Revolução Cubana de 1959? a) Pancho Villa b) Emiliano Zapata c) Simón Bolívar d) Fidel Castro e) Che Guevara
Resposta: d) Fidel Castro
Comentário: Fidel Castro foi o líder revolucionário cubano que desempenhou um papel central na Revolução Cubana.
Questão 25: Qual é a cidade espanhola famosa por sua arquitetura única, incluindo a Sagrada Família e o Parque Güell? a) Madri b) Sevilha c) Valencia d) Bilbao e) Barcelona
Resposta: e) Barcelona
Comentário: Barcelona é famosa por sua arquitetura única, projetada por Antoni Gaudí, que inclui a Sagrada Família e o Parque Güell.
Questão 1: Qual é o alfabeto espanhol?
a) A, B, C, D, E, F, G, H, I, J, K, L, M, N, O, P, Q, R, S, T, U, V, W, X, Y, Z b) A, B, C, D, E, F, G, H, I, L, M, N, O, P, Q, R, S, T, U, V, Y, Z c) A, B, C, D, E, F, G, H, I, J, K, L, M, N, O, P, Q, R, S, T, U, V, W, X, Y, Z d) A, B, C, D, E, F, G, H, I, J, K, M, N, O, P, Q, R, S, T, U, V, W, X, Y, Z e) A, B, C, D, E, F, G, H, I, J, K, M, N, O, P, Q, R, S, T, U, V, W, X, Y, Z
Resposta: c) A, B, C, D, E, F, G, H, I, J, K, L, M, N, O, P, Q, R, S, T, U, V, W, X, Y, Z
Comentário: O alfabeto espanhol consiste em 27 letras, incluindo o "ch" (ch), o "ll" (l com um traço) e o "ñ" (n com um til).
Questão 2: Qual desses países não tem o espanhol como língua oficial?
a) Espanha b) Argentina c) Portugal d) Colômbia e) Chile
Resposta: c) Portugal
Comentário: Em Portugal, a língua oficial é o português, não o espanhol.
Questão 3: Qual autor é frequentemente associado ao gênero literário do realismo mágico na literatura latino-americana?
a) Pablo Neruda b) Mario Vargas Llosa c) Gabriel García Márquez d) Jorge Luis Borges e) Julio Cortázar
Resposta: c) Gabriel García Márquez
Comentário: Gabriel García Márquez é um dos autores mais conhecidos por suas obras de realismo mágico, como "Cem Anos de Solidão."
Questão 4: O que é o "realismo mágico" na literatura?
a) Um movimento literário que busca retratar a realidade de forma objetiva. b) Um estilo literário que mistura elementos mágicos e surreais com o cotidiano. c) Um gênero que foca exclusivamente em histórias de fantasia. d) Um movimento literário que se concentra em descrever o mundo sob uma lente crítica. e) Um estilo literário que rejeita o uso de elementos mágicos na narrativa.
Resposta: b) Um estilo literário que mistura elementos mágicos e surreais com o cotidiano.
Comentário: O realismo mágico é caracterizado pela combinação de elementos fantásticos com a realidade cotidiana, criando uma atmosfera única na literatura latino-americana.
Questão 5: Qual é o nome do autor argentino famoso por suas histórias curtas e obras como "Ficciones"?
a) Julio Cortázar b) Mario Vargas Llosa c) Jorge Luis Borges d) Pablo Neruda e) Isabel Allende
Resposta: c) Jorge Luis Borges
Comentário: Jorge Luis Borges é um renomado autor argentino conhecido por suas histórias curtas e obras filosóficas.
Questão 6: Qual destas não é uma festa tradicional hispânica?
a) Carnaval b) Dia de los Muertos c) La Tomatina d) Diwali e) Las Fallas
Resposta: d) Diwali
Comentário: Diwali é uma festa tradicional da Índia, não de origem hispânica.
Questão 7: Quem é o famoso pintor espanhol conhecido por suas obras como "Guernica"?
a) Salvador Dalí b) Francisco Goya c) Diego Velázquez d) Pablo Picasso e) Joan Miró
Resposta: d) Pablo Picasso
Comentário: "Guernica" é uma das obras mais conhecidas de Pablo Picasso, um pintor espanhol renomado.
Questão 8: Quem é a famosa artista mexicana conhecida por suas pinturas e autorretratos?
a) Frida Kahlo b) Georgia O'Keeffe c) Joan Miró d) Salvador Dalí e) Diego Rivera
Resposta: a) Frida Kahlo
Comentário: Frida Kahlo é uma das artistas mais icônicas do México, conhecida por suas pinturas e autorretratos.
Questão 9: O que é "paella"?
a) Uma dança tradicional espanhola. b) Um prato de arroz e frutos do mar típico da Espanha. c) Um tipo de artesanato espanhol. d) Uma festa religiosa espanhola. e) Uma celebração de carnaval.
Resposta: b) Um prato de arroz e frutos do mar típico da Espanha.
Comentário: A paella é um prato tradicional da Espanha, feito com arroz, frutos do mar e outros ingredientes.
Questão 10: Quem é o autor de "Cem Anos de Solidão," uma das obras mais famosas do realismo mágico?
a) Mario Vargas Llosa b) Pablo Neruda c) Gabriel García Márquez d) Jorge Luis Borges e) Julio Cortázar
Resposta: c) Gabriel García Márquez
Comentário: "Cem Anos de Solidão" é uma obra-prima do realismo mágico escrita por Gabriel García Márquez.
Questão 11: Qual dos seguintes países não faz parte da América Latina?
a) México b) Espanha c) Argentina d) Chile e) Colômbia
Resposta: b) Espanha
Comentário: A Espanha não é um país da América Latina; é uma nação europeia.
Questão 12: O que é um "tango"?
a) Uma dança tradicional mexicana. b) Uma bebida alcoólica típica da Argentina. c) Uma dança de salão e gênero musical argentino. d) Um tipo de alimento espanhol. e) Um instrumento musical peruano.
Resposta: c) Uma dança de salão e gênero musical argentino.
Comentário: O tango é uma dança apaixonada e um gênero musical originário da Argentina.
Questão 13: Qual é o nome do festival espanhol em que as pessoas atiram tomates umas nas outras?
a) La Tomatina b) San Fermín c) Feria de Abril d) Diwali e) Carnaval
Resposta: a) La Tomatina
Comentário: La Tomatina é um festival tradicional em Buñol, Espanha, onde as pessoas participam de uma grande guerra de tomates.
Questão 14: Quem é a autora chilena conhecida por sua obra "A Casa dos Espíritos"?
a) Isabel Allende b) Mario Vargas Llosa c) Jorge Luis Borges d) Pablo Neruda e) Julio Cortázar
Resposta: a) Isabel Allende
Comentário: Isabel Allende é uma renomada autora chilena e "A Casa dos Espíritos" é uma de suas obras mais famosas.
Questão 15: Qual é o termo em espanhol para "mãe"?
a) Papi b) Tío c) Abuela d) Mamá e) Papá
Resposta: d) Mamá
Comentário: "Mamá" é a palavra em espanhol para "mãe."
Questão 16: Qual é o oposto de "bueno" em espanhol?
a) Amarillo b) Malo c) Pequeño d) Lento e) Alto
Resposta: b) Malo
Comentário: "Malo" é o oposto de "bueno" em espanhol, que significa "ruim."
Questão 17: Qual é a capital da Argentina?
a) Santiago b) Bogotá c) Buenos Aires d) Lima e) Caracas
Resposta: c) Buenos Aires
Comentário: Buenos Aires é a capital da Argentina.
Questão 18: O que significa "gracias" em espanhol?
a) Por favor b) Sim c) Não d) Obrigado e) Desculpe
Resposta: d) Obrigado
Comentário: "Gracias" é a palavra em espanhol para "obrigado" quando se expressa gratidão.
Questão 19: Qual é o oposto de "grande" em espanhol?
a) Pequeño b) Rápido c) Alto d) Feio e) Lento
Resposta: a) Pequeño
Comentário: "Pequeño" é o oposto de "grande" em espanhol, significando "pequeno."
Questão 20: Qual é o verbo em espanhol que significa "comer"?
a) Beber b) Dormir c) Hablar d) Comer e) Estudiar
Resposta: d) Comer
Comentário: "Comer" é o verbo em espanhol que significa "comer."
Questão 21: Qual é o significado da palavra "amigo" em espanhol?
a) Pai b) Irmão c) Filho d) Amigo e) Tio
Resposta: d) Amigo
Comentário: "Amigo" em espanhol significa "amigo."
Questão 22: Qual é a capital da Espanha?
a) Barcelona b) Lisboa c) Madri d) Sevilha e) Valência
Resposta: c) Madri
Comentário: A capital da Espanha é Madri.
Questão 23: Qual é o verbo em espanhol que significa "falar"?
a) Comer b) Beber c) Estudiar d) Hablar e) Dormir
Resposta: d) Hablar
Comentário: "Hablar" é o verbo em espanhol que significa "falar."
Questão 24: Qual é a tradução em espanhol para "casa"?
a) Carro b) Jardín c) Comida d) Casa e) Río
Resposta: d) Casa
Comentário: "Casa" é a palavra em espanhol que significa "casa."
Questão 25: Qual é a capital do México?
a) Cancún b) Acapulco c) Cidade do México d) Monterrey e) Guadalajara
Resposta: c) Cidade do México
Comentário: A capital do México é a Cidade do México.
EJA:
Roteiro de 2 Bimestres - Espanhol em Foco na EJA
I Bimestre: Introdução ao Espanhol
Semana 1: Apresentação e Motivação
- Apresentação do professor e dos alunos.
- Motivação para o estudo do espanhol e discussão sobre a importância da língua.
Semana 2-3: Alfabeto e Pronúncia
- Introdução ao alfabeto espanhol.
- Prática de pronúncia.
- Atividades de identificação de sons.
Semana 4-5: Cumprimentos e Apresentações
- Aprender cumprimentos em espanhol.
- Prática de diálogos de apresentação.
- Role-playing de situações de encontro e saudação.
Semana 6-7: Números e Cores
- Aprender números e cores em espanhol.
- Exercícios de contar, identificar e descrever objetos.
Semana 8-9: Vida Cotidiana
- Vocabulário relacionado à rotina diária.
- Conversações sobre atividades diárias.
- Descrição de horários e tarefas.
Semana 10: Revisão e Avaliação Parcial
- Revisão do conteúdo do primeiro bimestre.
- Avaliação parcial escrita e oral.
II Bimestre: Cultura Hispânica e Comunicação
Semana 11-12: Cultura Hispânica e Tradições
- Introdução à cultura hispânica.
- Exploração de festivais e tradições.
- Atividades práticas relacionadas a festas hispânicas.
Semana 13-14: Gastronomia Hispânica
- Vocabulário relacionado a alimentos e culinária.
- Preparação de pratos típicos.
- Degustação de comida hispânica.
Semana 15-16: Música e Dança
- Exploração da música e danças hispânicas.
- Aprender a dançar uma dança tradicional.
- Discussões sobre a influência da música e da dança na cultura hispânica.
Semana 17-18: Literatura e Realismo Mágico
- Introdução à literatura hispânica.
- Estudo do realismo mágico e autores famosos.
- Leitura de trechos de obras de Gabriel García Márquez.
Semana 19: Projeto Final
- Preparação e apresentação de um projeto relacionado à cultura hispânica.
- Uso da língua espanhola para apresentar informações sobre um país hispânico.
Semana 20: Revisão Final e Avaliação
- Revisão geral do conteúdo do segundo bimestre.
- Avaliação final escrita e oral.
Conteúdos:
I Bimestre: Introdução ao Espanhol - Aquisição Básica da Língua
Aula 1-2: Apresentação e Motivação
- Apresentação do professor e dos alunos.
- Motivação para o estudo do espanhol e discussão sobre a importância da língua.
Aula 3-4: Alfabeto e Pronúncia
- Introdução ao alfabeto espanhol.
- Prática de pronúncia.
- Atividades de identificação de sons.
Aula 5-6: Cumprimentos e Apresentações
- Aprender cumprimentos em espanhol.
- Prática de diálogos de apresentação.
- Role-playing de situações de encontro e saudação.
Aula 7-8: Números e Cores
- Aprender números e cores em espanhol.
- Exercícios de contar, identificar e descrever objetos.
Aula 9-10: Vida Cotidiana
- Vocabulário relacionado à rotina diária.
- Conversações sobre atividades diárias.
- Descrição de horários e tarefas.
Aula 11-12: Revisão e Avaliação Parcial
- Revisão do conteúdo do primeiro bimestre.
- Avaliação parcial escrita e oral.
II Bimestre: Cultura Hispânica e Comunicação - Aplicação Prática do Espanhol
Aula 13-14: Cultura Hispânica e Tradições
- Introdução à cultura hispânica.
- Exploração de festivais e tradições.
- Atividades práticas relacionadas a festas hispânicas.
Aula 15-16: Gastronomia Hispânica
- Vocabulário relacionado a alimentos e culinária.
- Preparação de pratos típicos.
- Degustação de comida hispânica.
Aula 17-18: Música e Dança
- Exploração da música e danças hispânicas.
- Aprender a dançar uma dança tradicional.
- Discussões sobre a influência da música e da dança na cultura hispânica.
Aula 19-20: Literatura e Realismo Mágico
- Introdução à literatura hispânica.
- Estudo do realismo mágico e autores famosos.
- Leitura de trechos de obras de Gabriel García Márquez.
Aula 21-22: Projeto Final e Aplicação Prática
- Preparação e apresentação de um projeto relacionado à cultura hispânica.
- Uso da língua espanhola para apresentar informações sobre um país hispânico.
Aula 23-24: Revisão Final e Avaliação
- Revisão geral do conteúdo do segundo bimestre.
- Avaliação final escrita e oral.
Planejamento:
I Bimestre
Componente | Conteúdo/Atividade | Justificativa |
---|---|---|
Aula 1-2 | Apresentação e Motivação | - Iniciar o curso com uma introdução sobre a importância do espanhol para a comunicação. - Motivar os alunos para o estudo da língua. |
Aula 3-4 | Alfabeto e Pronúncia | - Ensinar as bases do espanhol, incluindo o alfabeto e a pronúncia, para uma comunicação eficaz. |
Aula 5-6 | Cumprimentos e Apresentações | - Capacitar os alunos a se cumprimentarem e se apresentarem em espanhol, facilitando a interação social. |
Aula 7-8 | Números e Cores | - Desenvolver as habilidades de contar e descrever objetos, proporcionando a compreensão de quantidades e cores. |
Aula 9-10 | Vida Cotidiana | - Enriquecer o vocabulário relacionado à rotina diária, permitindo que os alunos conversem sobre suas atividades diárias. |
Aula 11-12 | Revisão e Avaliação Parcial | - Rever o conteúdo do primeiro bimestre. - Realizar uma avaliação parcial para verificar o progresso dos alunos. |
Objetivos/Competências a serem desenvolvidas no I Bimestre:
- Desenvolver habilidades básicas de comunicação em espanhol.
- Aprender o alfabeto, números, cores e vocabulário relacionado à vida cotidiana.
- Capacitar os alunos para se cumprimentarem e se apresentarem em espanhol.
II Bimestre
Componente | Conteúdo/Atividade | Justificativa |
---|---|---|
Aula 13-14 | Cultura Hispânica e Tradições | - Introduzir os alunos à riqueza da cultura hispânica. - Explorar festivais e tradições para enriquecer o entendimento da cultura. |
Aula 15-16 | Gastronomia Hispânica | - Apresentar a culinária hispânica e expandir o vocabulário relacionado a alimentos. - Promover a apreciação da gastronomia como parte da cultura. |
Aula 17-18 | Música e Dança | - Explorar a música e danças hispânicas como expressões culturais. - Envolver os alunos em atividades práticas, como aprender a dançar uma dança tradicional. |
Aula 19-20 | Literatura e Realismo Mágico | - Introduzir os alunos à literatura hispânica, incluindo o realismo mágico. - Ler trechos de obras famosas de autores hispânicos. |
Aula 21-22 | Projeto Final e Aplicação Prática | - Desenvolver um projeto que envolva pesquisa sobre um país hispânico e apresentação em espanhol. - Aplicar o conhecimento adquirido em situações práticas. |
Aula 23-24 | Revisão Final e Avaliação | - Revisar o conteúdo do segundo bimestre. - Realizar uma avaliação final para avaliar o progresso dos alunos. |
Objetivos/Competências a serem desenvolvidas no II Bimestre:
- Explorar a cultura hispânica, incluindo gastronomia, música, dança e literatura.
- Desenvolver habilidades de pesquisa e apresentação em espanhol.
- Consolidar o conhecimento adquirido ao longo do curso.
Procedimentos Metodológicos (Ambos os Bimestres):
- Aulas expositivas e interativas.
- Atividades práticas em grupo.
- Discussões em sala de aula.
- Atividades de leitura e interpretação.
- Apresentações individuais e em grupo.
Procedimentos Avaliativos/Estratégias de Avaliação (Ambos os Bimestres):
- Avaliações escritas.
- Apresentações orais.
- Projetos individuais e em grupo.
- Participação em atividades em sala de aula.
- Revisões regulares do conteúdo.
Este planejamento visa proporcionar uma experiência educacional abrangente, onde os alunos da EJA têm a oportunidade de aprender o espanhol, aplicá-lo em contextos práticos e apreciar a cultura hispânica. A avaliação é feita de maneira contínua, garantindo que os alunos compreendam e retenham o conteúdo ao longo do curso.