Quantidade de Movimento e Impulso

Quantidade de Movimento e Impulso:

🌟 Quantidade de Movimento (Q)

🔹 O que é?

É como se fosse a “força do movimento” de um corpo.
Não é só a velocidade que importa, mas também a massa: um caminhão e uma moto podem ter a mesma velocidade, mas o caminhão tem muito mais quantidade de movimento.

🔹 Fórmula

Q=mv ec{Q} = m cdot ec{v}
  • mm: massa (kg)

  • vv: velocidade (m/s)

  • Unidade no SI: kg·m/s


🌟 Impulso (I)

🔹 O que é?

É o efeito de uma força ao longo do tempo.
Se você aplica uma força fraca mas por muito tempo, ou uma força forte por pouco tempo, o resultado pode ser o mesmo.

👉 Exemplo: chutar uma bola rápido (força grande e tempo pequeno) ou empurrar devagar por mais tempo (força menor e tempo maior).

🔹 Fórmula

I=FΔt ec{I} = F cdot Delta t
  • FF: força resultante (N)

  • ΔtDelta t: intervalo de tempo (s)

  • Unidade no SI: N·s (igual a kg·m/s!)


🌟 Teorema do Impulso

Aqui está a ligação entre as duas ideias:

I=ΔQ=QfQi ec{I} = Delta ec{Q} = ec{Q_f} - ec{Q_i}

Ou seja:

  • O impulso de uma força muda a quantidade de movimento de um corpo.

  • Essa é a forma que a 2ª Lei de Newton assume em colisões ou forças de curta duração.


🔎 Fenômenos e Aplicações

  • Airbag e cinto de segurança: aumentam o tempo da colisão, diminuindo a força sobre a pessoa.

  • Esportes (boxe, futebol, vôlei): dar um “amortecimento” com a mão ou corpo aumenta o tempo e diminui a força.

  • Pára-quedas: força do ar age durante mais tempo, reduzindo a velocidade final.


🔬 Experimentos simples

  1. Bola contra a parede

  • Jogue uma bola contra a parede e veja como ela volta.

  • Quanto mais rápido (maior QQ), maior o impulso da parede sobre ela.

  1. Areia x piso duro

  • Deixe cair um ovo sobre areia e sobre piso duro.

  • Na areia, o tempo de colisão aumenta → menor força → ovo pode não quebrar.


📝 Exercícios estilo SSA UPE / ENEM


(1) Impulso de uma bola chutada

Uma bola de 0,5 kg sai do repouso e atinge velocidade de 20 m/s após o chute.
Qual foi o impulso recebido?

ΔQ=mΔv=0,520=10kg.m/sDelta Q = m cdot Delta v = 0,5 cdot 20 = 10 , ext{kg·m/s}

Resposta: 10 N·s


(2) Força média no impacto

Uma bola de massa 0,2 kg, com velocidade de 15 m/s, para em 0,05 s ao bater numa parede. Qual a força média da parede?

I=ΔQ=mΔv=0,215=3NsI = Delta Q = mDelta v = 0,2 cdot 15 = 3 , ext{N·s}
F=IΔt=30,05=60NF = rac{I}{Delta t} = rac{3}{0,05} = 60 , ext{N}

Resposta: 60 N


(3) Cinto de segurança

Em uma colisão, um carro para em 0,1 s, enquanto o cinto de segurança faz o corpo do passageiro parar em 0,5 s.
A força média sobre o passageiro é:

  • Maior sem cinto, porque o tempo é menor (F=I/ΔtF=I/Delta t).

  • Menor com cinto, porque o tempo aumenta → força diminui.

Comentário: é a base da tecnologia dos airbags e cintos.


(4) Colisão elástica simplificada

Duas bolas iguais colidem frontalmente, uma em movimento e outra em repouso.

  • Antes: só uma tem QQ.

  • Depois: a bola que estava em repouso ganha praticamente o mesmo QQ.
    👉 Isso é conservação da quantidade de movimento.


📌 Resumo para memorizar

  • Quantidade de movimento:

Q=mvQ = m cdot v
  • Impulso:

I=FΔtI = F cdot Delta t
  • Teorema:

I=ΔQI = Delta Q
  • Conservação:
    Se não há forças externas, a soma das quantidades de movimento se mantém.


 

1️⃣ Teorema do Impulso

🔹 Ideia

O impulso de uma força (força × tempo) é exatamente igual à variação da quantidade de movimento de um corpo.

👉 Ou seja:

I=ΔQI = Delta Q

🔹 Fórmulas

  • Impulso:

I=FΔtI = F cdot Delta t
  • Quantidade de movimento:

Q=mvQ = m cdot v
  • Teorema:

FΔt=mvfmviF cdot Delta t = m cdot v_f - m cdot v_i

🔹 Interpretação simples

  • Uma força pequena por muito tempo → mesmo efeito que uma força grande por pouco tempo.

  • Exemplo:

    • Chutar uma bola = força gigante em pouco tempo.

    • Empurrar devagar = força menor em mais tempo.

    • O resultado final (variação da velocidade da bola) pode ser igual.


🔹 Exemplos práticos

  • Airbag e cinto de segurança → aumentam o tempo de colisão, diminuindo a força sobre a pessoa.

  • Receber uma bola no peito → se você recua junto, aumenta o tempo → diminui a força.

  • Pára-quedas → o ar exerce força ao longo de muito tempo, reduzindo a velocidade final.


2️⃣ Princípio da Conservação da Quantidade de Movimento

🔹 Ideia

Se a resultante das forças externas é zero, a soma das quantidades de movimento dos corpos permanece constante.

👉 Em símbolos:

Qinicial=Qfinalsum Q_{ ext{inicial}} = sum Q_{ ext{final}}

🔹 Interpretação simples

É como se fosse uma “troca justa” entre os corpos.

  • Se um corpo ganha quantidade de movimento, o outro perde a mesma quantidade.

  • Isso vale em colisões (choques de bolas de bilhar, carros, moléculas) e também em sistemas como foguetes.


🔹 Exemplos práticos

  • Duas bolas de bilhar: uma bate na outra e para → a outra sai em movimento com praticamente a mesma velocidade.

  • Patinadores sobre gelo: se empurram, um vai para a esquerda e o outro para a direita, mas a soma total dos QQ continua igual.

  • Foguete: os gases vão para trás com uma certa quantidade de movimento, o foguete vai para frente com a mesma quantidade (em módulo).


📝 Exercícios típicos SSA/ENEM


(1) Teorema do impulso

Uma bola de 0,5 kg estava em repouso e, após um chute, sai com 10 m/s. Qual o impulso recebido?

I=ΔQ=m(vfvi)=0,5(100)=5NsI = Delta Q = m cdot (v_f - v_i) = 0,5 cdot (10 - 0) = 5 , ext{N·s}

✅ Resposta: 5 N·s


(2) Força média no impacto

Um carro de 1000 kg reduz a velocidade de 20 m/s para 0 em 2 s após bater. Qual a força média sobre ele?

ΔQ=mΔv=100020=20000kg.m/sDelta Q = m cdot Delta v = 1000 cdot 20 = 20,000 , ext{kg·m/s}
F=IΔt=200002=10000NF = rac{I}{Delta t} = rac{20,000}{2} = 10,000 , ext{N}

✅ Resposta: 10 kN


(3) Conservação da quantidade de movimento

Duas bolas, A e B, de mesma massa, colidem de frente. A tinha velocidade de +4 m/s e B estava parada. Após a colisão elástica, B sai com 4 m/s e A para.

Qinicial=m4+m0=4mQ_{ ext{inicial}} = m cdot 4 + m cdot 0 = 4m
Qfinal=m0+m4=4mQ_{ ext{final}} = m cdot 0 + m cdot 4 = 4m

✅ Conservação confirmada: Qinicial=QfinalQ_{ ext{inicial}} = Q_{ ext{final}}Qinicial=Qfinal.


(4) Foguete

Um foguete de 1000 kg lança 50 kg de gases para trás com velocidade de 200 m/s (em relação ao foguete). Qual a velocidade final do foguete?

Qinicial=0Q_{ ext{inicial}} = 0
Qfinal=mfoguetev+mgases(200)Q_{ ext{final}} = m_{ ext{foguete}} cdot v + m_{ ext{gases}} cdot (-200)
1000v50200=01000v=10000v=10m/s1000v - 50 cdot 200 = 0 Rightarrow 1000v = 10,000 Rightarrow v = 10 , ext{m/s}

✅ Resposta: foguete avança com 10 m/s.


📌 Resumo rápido para memorizar

  • Quantidade de movimento: Q=mvQ = m cdot v

  • Impulso: I=FΔtI = F cdot Delta t

  • Teorema do impulso: I=ΔQI = Delta Q

  • Princípio da conservação: se forças externas = 0 → Qinicial=Qfinalsum Q_{ ext{inicial}} = sum Q_{ ext{final}}

     


      Mapas Mentais

    🧠 Mapa Mental 1: Quantidade de Movimento (Q)

    QUANTIDADE DE MOVIMENTO

    🔹 Também chamada de momento linear

    🔹 Representa o “embalo” de um corpo em movimento

    🔹 Fórmula:

    Q=mvQ = m cdot v

    Onde:

    • QQ = quantidade de movimento (kg·m/s)

    • mm = massa (kg)

    • vv = velocidade (m/s)

    🔹 Características:

    • Vetorial (tem direção e sentido)

    • Conserva-se em sistemas isolados

    • Base para entender colisões

    🔹 Aplicações:

    • Análise de impactos

    • Colisões entre veículos

    • Esportes (chute, arremesso)

    🧠 Mapa Mental 2: Impulso

    IMPULSO

    🔹 Representa a força aplicada durante um intervalo de tempo

    🔹 Fórmula:

    I=FΔtI = F cdot Delta t

    Onde:

    • II = impulso (N·s ou kg·m/s)

    • FF = força (N)

    • ΔtDelta t = tempo de aplicação (s)

    🔹 Relação com Q.M.:

    I=ΔQ=QfQiI = Delta Q = Q_f - Q_i

    Impulso é igual à variação da quantidade de movimento

    🔹 Aplicações:

    • Freios de carro

    • Pancadas em esportes

    • Airbags (aumentam o tempo para reduzir a força)

    🧠 Mapa Mental 3: Conservação da Quantidade de Movimento

    CONSERVAÇÃO DO MOMENTO LINEAR

    🔹 Em sistemas isolados (sem forças externas), a quantidade de movimento se conserva

    🔹 Fórmula:

    Qinicial=QfinalQ_{ ext{inicial}} = Q_{ ext{final}}

    🔹 Tipos de colisões:

    • Elástica: conserva Q.M. e energia cinética

    • Inelástica: conserva Q.M., mas perde energia cinética

    • Perfeitamente inelástica: corpos se juntam após a colisão

    🔹 Exemplos:

    • Bola de sinuca

    • Carros colidindo

    • Lançamento de foguetes

    🧠 Mapa Mental 4: Estratégias para Provas

    SSA / ENEM – DICAS DE RESOLUÇÃO

    🔹 Identifique se há colisão ou impacto

    🔹 Verifique se o sistema é isolado

    🔹 Use Q=mvQ = m cdot v para cada corpo

    🔹 Aplique I=FΔtI = F cdot Delta t para forças externas

    🔹 Interprete gráficos de força × tempo

    🔹 Atenção às unidades: N·s = kg·m/s

 

🧠 Mapa Mental 5: Gráficos de Força × Tempo

GRÁFICO F × t 🔹 Área sob o gráfico = Impulso 🔹 Formas comuns:

  • Retângulo → força constante

  • Triângulo → força variável

  • Irregular → somar áreas ou usar integral (avançado) 🔹 Aplicações:

  • Análise de colisões

  • Estudo de freios

  • Avaliação de impacto em esportes

🧠 Mapa Mental 6: Colisões

TIPOS DE COLISÃO 🔹 Elástica

  • Conserva Q.M. e energia cinética

  • Ex: bolas de sinuca

🔹 Inelástica

  • Conserva Q.M., mas perde energia cinética

  • Ex: carro batendo e deformando

🔹 Perfeitamente inelástica

  • Corpos se juntam após a colisão

  • Ex: massa de barro grudando em outra

🔹 Estratégia:

  • Aplicar Qinicial=QfinalQ_{ ext{inicial}} = Q_{ ext{final}}

  • Usar m1v1+m2v2=(m1+m2)vfm_1v_1 + m_2v_2 = (m_1 + m_2)v_f para colisões inelásticas

🧠 Mapa Mental 7: Impulso em Esportes

IMPULSO NO COTIDIANO

🔹 Futebol: chute → força em pouco tempo

🔹 Boxe: luvas aumentam tempo → reduzem força

🔹 Airbags: aumentam tempo de impacto → reduzem lesão

🔹 Skate: impulso para saltar

🔹 Corrida: impulso inicial para arrancada

🧠 Mapa Mental 8: Conservação em Lançamentos

LANÇAMENTO DE FOGUETES / BALÕES

🔹 Sistema isolado: sem forças externas

🔹 Ação e reação → conservação de Q.M.

🔹 Exemplo:

  • Foguete expulsa gases → ganha velocidade

  • Balão solta ar → se move na direção oposta

🧠 Mapa Mental 9: Diferença entre Impulso e Força

IMPULSO ≠ FORÇA

🔹 Força: ação instantânea

🔹 Impulso: força ao longo do tempo 🔹 Fórmula:

I=FΔtI = F cdot Delta t

🔹 Exemplo:

  • Mesma força por mais tempo → maior impulso

  • Curto tempo → menor impulso


Colisões

🔹 O que é uma colisão?

É quando dois (ou mais) corpos interagem por pouco tempo, trocando energia e quantidade de movimento.
👉 Durante a colisão, atuam forças internas enormes, mas se as forças externas forem desprezíveis, o Princípio da Conservação da Quantidade de Movimento vale.

Qinicial=Qfinalsum Q_{ ext{inicial}} = sum Q_{ ext{final}}


🔹 Tipos de colisão

  1. Elástica

    • Conserva quantidade de movimento e também a energia cinética total.

    • Exemplo: bolas de bilhar, bolas de vidro duras.

    • Fórmulas úteis:

      m1v1i+m2v2i=m1v1f+m2v2fm_1v_{1i} + m_2v_{2i} = m_1v_{1f} + m_2v_{2f} Ec,i=Ec,fE_{c,i} = E_{c,f}

  1. Inelástica

    • Conserva quantidade de movimento, mas NÃO conserva energia cinética (parte vira calor, som, deformações).

    • Os corpos continuam separados após a colisão.

    • Exemplo: batida de carro com amassado.


  1. Perfeitamente inelástica

    • Caso especial da inelástica: os corpos ficam unidos após a colisão.

    • Conserva quantidade de movimento, mas a perda de energia cinética é máxima.

    • Exemplo: bala que fica presa em um bloco de madeira.


🔹 Exercícios clássicos (SSA/ENEM)

Exemplo 1 — Colisão perfeitamente inelástica
Um bloco de 2 kg com 6 m/s choca-se e gruda em um bloco de 4 kg parado. Qual a velocidade final?

Qi=Qf26+40=(2+4)vQ_i = Q_f quad Rightarrow quad 2cdot 6 + 4cdot 0 = (2+4)cdot v
12=6vv=2m/s12 = 6v quad Rightarrow quad v = 2 , ext{m/s}

✅ Resposta: 2 m/s


Exemplo 2 — Colisão elástica frontal (mesmas massas)
Uma bola de 1 kg com 5 m/s bate em outra igual em repouso. Após a colisão elástica:

  • A primeira para (v1f=0v_{1f}=0)

  • A segunda sai com 5 m/s.

👉 Quantidade de movimento e energia cinética se conservam.


2️⃣ Centro de Massa

🔹 O que é?

É o “ponto médio ponderado” de um sistema de partículas, que se move como se toda a massa estivesse concentrada nele.

👉 Em sistemas sem forças externas, o centro de massa mantém sua quantidade de movimento constante.


🔹 Fórmulas

Para partículas em linha:

xCM=m1x1+m2x2+m1+m2+x_{CM} = rac{m_1x_1 + m_2x_2 + dots}{m_1+m_2+dots}

No plano:

xCM=miximi,yCM=miyimix_{CM} = rac{sum m_ix_i}{sum m_i}, quad y_{CM} = rac{sum m_iy_i}{sum m_i}


🔹 Interpretação simples

  • É o equilíbrio do sistema.

  • Se você apoiar um objeto no centro de massa, ele fica estável.

  • Em colisões, o movimento do centro de massa segue reta uniforme se não houver força externa.


🔹 Exemplos práticos

  • Pular dentro de um barco: o centro de massa (você + barco) não se move se não houver força externa (a água só equilibra).

  • Foguete: gases para trás, foguete para frente → mas o centro de massa (foguete + gases) continua em MRU.


🔹 Exercício SSA/ENEM sobre centro de massa

Dois blocos estão em uma linha:

  • Bloco A de 2 kg na posição x=0x=0m

  • Bloco B de 3 kg na posição x=4x=4m

Onde está o centro de massa?

xCM=20+342+3=125=2,4mx_{CM} = rac{2cdot 0 + 3cdot 4}{2+3} = rac{12}{5} = 2,4 , ext{m}

✅ Resposta: O centro de massa está a 2,4 m da origem, mais perto do bloco B (porque ele é mais pesado).


📌 Resumo para memorizar

  • Conservação da Quantidade de Movimento:
    Qinicial=Qfinalsum Q_{ ext{inicial}} = sum Q_{ ext{final}}Qinicial=Qfinal (se forças externas = 0).

  • Colisões:

    • Elástica: conserva QQ e EcE_c.

    • Inelástica: conserva QQ, não conserva EcE_c.

    • Perfeitamente inelástica: corpos grudam, perda máxima de EcE_c.

  • Centro de Massa:

    • Ponto médio do sistema, ponderado pelas massas.

    • Se não houver força externa, seu movimento é uniforme.

 


📍 Centro de Massa em 2D

Quando temos pontos distribuídos em um plano (x,y), o centro de massa tem duas coordenadas:

xCM=miximi,yCM=miyimix_{CM} = rac{sum m_i x_i}{sum m_i}, quad y_{CM} = rac{sum m_i y_i}{sum m_i}

  • mim_i: massa de cada corpo

  • xi,yix_i, y_i: coordenadas de cada corpo

  • misum m_i: massa total


🔎 Exemplo simples

Três massas estão em um plano:

  • m1=2kgm_1 = 2 ,kg em (0,0)

  • m2=3kgm_2 = 3 ,kg em (4,0)

  • m3=5kgm_3 = 5 ,kg em (0,6)

👉 Calculando:

Eixo x:

xCM=20+34+502+3+5=1210=1,2x_{CM} = rac{2cdot 0 + 3cdot 4 + 5cdot 0}{2+3+5} = rac{12}{10} = 1,2

Eixo y:

yCM=20+30+5610=3010=3y_{CM} = rac{2cdot 0 + 3cdot 0 + 5cdot 6}{10} = rac{30}{10} = 3

✅ Resposta: (xCM,yCM)=(1,2,3,0)(x_{CM}, y_{CM}) = (1,2 , , 3,0)

O centro de massa está mais próximo da massa maior, que está em cima no ponto (0,6).

 

🌟 Interpretação

  • O xCMx_{CM} mostra onde o “equilíbrio” está no sentido horizontal.

  • O yCMy_{CM} mostra o equilíbrio no sentido vertical.

  • Juntos, eles marcam o ponto em que você poderia “segurar” todo o sistema sem tombar.


📝 Exercício estilo SSA/ENEM

Duas partículas estão em um plano:

  • Partícula A: 4kg4 , kg em (2,2)

  • Partícula B: 6kg6 , kg em (6,4)

Calcule o centro de massa.

👉 Eixo x:

xCM=42+664+6=8+3610=4,4x_{CM} = rac{4cdot 2 + 6cdot 6}{4+6} = rac{8+36}{10} = 4,4

👉 Eixo y:

yCM=42+6410=8+2410=3,2y_{CM} = rac{4cdot 2 + 6cdot 4}{10} = rac{8+24}{10} = 3,2

✅ Centro de massa: (4,4,3,2)(4,4 , , 3,2)(4,4,3,2)

 


 

🔫 O que é o Recuo?

O recuo acontece quando um corpo lança outro para frente e, como reação, é empurrado para trás.

👉 Exemplo clássico:

  • Um rifle dispara uma bala.

  • A bala vai para frente, mas o rifle vai para trás.

  • Isso é consequência direta do Princípio da Conservação da Quantidade de Movimento.


⚖️ Explicação Física

  • Antes do disparo: sistema (arma + bala) está em repouso.

Qinicial=0Q_{ ext{inicial}} = 0

  • Depois do disparo:

Qfinal=mbvb+mrvrQ_{ ext{final}} = m_b cdot v_b + m_r cdot v_r

onde:

  • mbm_bmb: massa da bala

  • vbv_bvb: velocidade da bala

  • mrm_rmr: massa da arma (rifle)

  • vrv_rvr: velocidade de recuo da arma (negativa, pois é para trás).

Como a quantidade de movimento se conserva:

Qinicial=Qfinal0=mbvb+mrvrQ_{ ext{inicial}} = Q_{ ext{final}} quad Rightarrow quad 0 = m_b v_b + m_r v_r vr=mbmrvbv_r = - rac{m_b}{m_r} cdot v_b

👉 O sinal negativo mostra que a arma se move no sentido oposto ao da bala.


🔎 Interpretação

  • Quanto menor a massa da bala e maior a massa da arma, menor o recuo.

  • É por isso que armas pesadas (ou presas em suportes) praticamente não se movem.

  • Já armas leves (ou de brinquedo com mola) recuam bem mais.


📝 Exercícios estilo SSA/ENEM

(1) Rifle e bala

Um rifle de 4 kg dispara uma bala de 0,01 kg com velocidade de 800 m/s.
Qual a velocidade de recuo do rifle?

vr=mbmrvb=0,014800v_r = - rac{m_b}{m_r} cdot v_b = - rac{0,01}{4} cdot 800
vr=2m/sv_r = - 2 , ext{m/s}

✅ Resposta: rifle recua com 2 m/s para trás.


(2) Foguete e gases (recuo aplicado)

Um foguete de 1000 kg ejeta 100 kg de gases a 200 m/s.
Qual a velocidade do foguete?

0=mgasesvg+mfoguetevf0 = m_{ ext{gases}} cdot v_g + m_{ ext{foguete}} cdot v_f vf=100(200)1000=20m/sv_f = - rac{100 cdot (-200)}{1000} = 20 , ext{m/s}

✅ Resposta: foguete avança com 20 m/s.


📌 Resumo rápido

  • Recuo = reação oposta ao lançamento de um corpo.

  • Fórmula geral:

vr=mbmrvbv_r = - rac{m_b}{m_r} cdot v_b

  • Baseado no Princípio da Conservação da Quantidade de Movimento.

  • Aparece em: armas de fogo, foguetes, mangueiras de incêndio, propulsores.