Disciplina: Tecnologia e Inovação
Objetivos:
- Compreender o papel da tecnologia e inovação na sociedade atual.
- Conhecer as principais tendências tecnológicas e inovações recentes.
- Desenvolver competências técnicas e criativas para projetar e implementar soluções tecnológicas.
- Analisar os impactos sociais, éticos e ambientais das tecnologias e inovações.
Competências a serem desenvolvidas:
- Criatividade e inovação.
- Pensamento crítico e análise de dados.
- Habilidade para solucionar problemas complexos.
- Comunicação e colaboração.
- Conhecimento técnico em programação e eletrônica.
Conteúdos e Eixos Temáticos:
- Introdução à tecnologia e inovação: definições, histórico e importância.
- Tendências tecnológicas: inteligência artificial, blockchain, realidade virtual, entre outros.
- Desenvolvimento de projetos de tecnologia: metodologia de design thinking, criação de protótipos, implementação e teste.
- Análise de impactos sociais, éticos e ambientais das tecnologias e inovações.
- Programação e eletrônica: introdução aos conceitos de programação e eletrônica para o desenvolvimento de projetos tecnológicos.
Procedimentos metodológicos:
- Aulas expositivas para apresentação dos conteúdos e eixos temáticos.
- Atividades práticas de desenvolvimento de projetos tecnológicos em grupo.
- Discussões em grupo sobre os impactos sociais, éticos e ambientais das tecnologias e inovações.
- Leitura e análise de artigos científicos sobre as tendências tecnológicas.
- Apresentação de seminários pelos alunos sobre as tecnologias e inovações estudadas.
Procedimentos avaliativos/ estratégias de avaliação:
- Avaliação dos projetos tecnológicos desenvolvidos pelos alunos, levando em consideração criatividade, funcionalidade e qualidade técnica.
- Análise da participação dos alunos nas discussões em grupo e seminários.
- Avaliação escrita sobre os conteúdos e eixos temáticos estudados.
- Análise crítica e reflexiva sobre os impactos sociais, éticos e ambientais das tecnologias e inovações, por meio de debates em grupo.
- Avaliação dos protótipos e projetos tecnológicos desenvolvidos pelos alunos, levando em consideração o potencial de inovação e os impactos sociais e ambientais.
Planejamento para a disciplina de Tecnologia e Inovação
Objetivos Gerais:
- Desenvolver habilidades tecnológicas e inovadoras nos alunos;
- Estimular a criatividade e a capacidade de resolução de problemas dos alunos;
- Incentivar a pesquisa, o estudo e o uso crítico da tecnologia;
- Conscientizar os alunos sobre a importância da tecnologia para o desenvolvimento humano e social.
Competências a serem desenvolvidas:
- Conhecer e aplicar as principais ferramentas e tecnologias utilizadas nas áreas de tecnologia e inovação;
- Desenvolver projetos inovadores, utilizando o conhecimento adquirido nas aulas;
- Compreender a importância do estudo crítico da tecnologia e seus impactos sociais, econômicos e ambientais;
- Utilizar a tecnologia como ferramenta de aprendizagem e comunicação;
- Compreender as tendências tecnológicas e as possibilidades de inovação em diferentes áreas.
Conteúdos e Eixos Temáticos:
- Ferramentas e tecnologias: apresentação das principais ferramentas e tecnologias utilizadas nas áreas de tecnologia e inovação;
- Inovação: conceito, importância e exemplos de inovação em diferentes áreas;
- Empreendedorismo: conceito e importância do empreendedorismo para a inovação e o desenvolvimento humano e social;
- Ética e tecnologia: análise crítica dos impactos sociais, econômicos e ambientais da tecnologia e sua relação com a ética;
- Tendências tecnológicas: apresentação e análise das tendências tecnológicas e suas possibilidades de inovação em diferentes áreas.
Procedimentos Metodológicos:
- Aulas expositivas para apresentação dos conteúdos;
- Discussões em grupo para análise e reflexão crítica sobre os conteúdos apresentados;
- Desenvolvimento de projetos individuais ou em grupo para aplicação prática dos conteúdos aprendidos;
- Pesquisas individuais ou em grupo para aprofundamento dos conteúdos;
- Visitas técnicas e palestras com profissionais da área de tecnologia e inovação.
Procedimentos Avaliativos/ Estratégias de Avaliação:
- Participação dos alunos nas aulas e atividades propostas;
- Desenvolvimento de projetos práticos;
- Apresentações individuais ou em grupo;
- Provas escritas;
- Análise crítica de textos e materiais de apoio;
- Participação em visitas técnicas e palestras.
Observação: O planejamento pode ser adaptado de acordo com a carga horária, faixa etária e perfil dos alunos.
Planejamento para disciplina de Tecnologia e Inovação
Objetivos:
- Desenvolver a capacidade dos alunos para compreender e analisar o impacto da tecnologia na sociedade e no meio ambiente.
- Promover a criatividade e a inovação através do uso da tecnologia.
- Desenvolver as habilidades dos alunos para lidar com a tecnologia de forma ética e responsável.
- Desenvolver a capacidade dos alunos para trabalhar em equipe e colaborar com outras pessoas em projetos de tecnologia.
- Capacitar os alunos para aplicar a tecnologia em suas vidas diárias e em suas futuras carreiras.
Competências a serem desenvolvidas:
- Compreender e analisar o impacto da tecnologia na sociedade e no meio ambiente.
- Desenvolver habilidades de resolução de problemas através do uso da tecnologia.
- Criar e inovar através do uso da tecnologia.
- Trabalhar em equipe e colaborar em projetos de tecnologia.
- Compreender e aplicar princípios éticos e responsáveis no uso da tecnologia.
- Aplicar a tecnologia em suas vidas diárias e em suas futuras carreiras.
Conteúdos e eixos temáticos:
- Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs)
- Redes sociais e tecnologias de colaboração
- Segurança digital e privacidade
- Ética e responsabilidade no uso da tecnologia
- Inovação e criatividade
- Empreendedorismo e startups
- Robótica e automação
- Inteligência artificial e machine learning
- Blockchain e criptomoedas
- Energia renovável e sustentabilidade
- Indústria 4.0 e transformação digital
Procedimentos metodológicos:
- Aulas expositivas
- Discussões em grupo
- Estudos de caso
- Atividades práticas em sala de aula
- Trabalhos em grupo
- Projeto de inovação em equipe
- Visitas técnicas
- Simulações de empreendedorismo e startups
- Seminários
Procedimentos avaliativos/ estratégias de avaliação:
- Trabalhos individuais e em grupo
- Projetos de inovação em equipe
- Participação em discussões em grupo
- Apresentações de seminários
- Avaliação do desempenho em atividades práticas em sala de aula
- Avaliação do desempenho em visitas técnicas
- Avaliação do desempenho em simulações de empreendedorismo e startups
- Avaliação escrita de estudos de caso
A avaliação será contínua ao longo do semestre, com o objetivo de acompanhar o desempenho dos alunos e fornecer feedback constante sobre seu progresso. Além disso, os alunos serão avaliados com base na aplicação prática dos conceitos e técnicas aprendidas na disciplina, bem como sua capacidade de trabalhar em equipe e colaborar em projetos de tecnologia. O projeto de inovação em equipe será uma das principais avaliações da disciplina, permitindo que os alunos apliquem suas habilidades empreendedoras e criativas em um contexto real.
Planejamento de ensino de Tecnologia e Inovação
Objetivos:
- Desenvolver competências tecnológicas e inovadoras nos estudantes;
- Promover o uso crítico e reflexivo da tecnologia na sociedade;
- Estimular a criatividade e a solução de problemas por meio da tecnologia.
Competências a serem desenvolvidas:
- Habilidade de pesquisa e análise de informações em diferentes fontes;
- Compreensão dos princípios básicos de tecnologia e inovação;
- Desenvolvimento de projetos tecnológicos inovadores;
- Conhecimento de ferramentas e softwares de tecnologia;
- Capacidade de trabalho em equipe e colaboração.
Conteúdos e eixos temáticos:
- História da tecnologia e inovação;
- Conceitos básicos de tecnologia e inovação;
- Ferramentas e softwares de tecnologia;
- Tecnologia e sociedade;
- Tecnologia e meio ambiente;
- Projetos tecnológicos inovadores.
Procedimentos metodológicos:
- Aulas expositivas para apresentar conceitos básicos e histórico da tecnologia e inovação;
- Pesquisas individuais e em grupos para análise de diferentes fontes de informações;
- Desenvolvimento de projetos tecnológicos inovadores em grupos;
- Utilização de ferramentas e softwares de tecnologia para desenvolvimento dos projetos;
- Debates e discussões sobre o papel da tecnologia na sociedade e no meio ambiente;
- Acompanhamento individualizado do processo de desenvolvimento dos projetos.
Procedimentos avaliativos/ estratégias de avaliação:
- Avaliação formativa durante o desenvolvimento dos projetos;
- Avaliação somativa dos projetos tecnológicos inovadores;
- Avaliação individual da participação e colaboração no trabalho em grupo;
- Avaliação da pesquisa individual e em grupo;
- Avaliação da participação e envolvimento nas discussões e debates.
* Inteligência Artificial:
A inteligência artificial (IA) refere-se à capacidade das máquinas de realizar tarefas que normalmente requerem inteligência humana, como aprendizado, raciocínio, reconhecimento de fala, visão computacional, tomada de decisões e muito mais. A IA é alimentada por algoritmos de aprendizado de máquina que analisam dados e detectam padrões, permitindo que as máquinas melhorem continuamente suas habilidades.
* Blockchain:
O blockchain é uma tecnologia de registro distribuído que permite que dados sejam armazenados em uma rede descentralizada e segura. Cada bloco contém uma série de transações que são criptografadas e conectadas ao bloco anterior, formando uma cadeia de blocos. O blockchain é usado principalmente para garantir a segurança e a transparência em transações financeiras e contratos inteligentes.
* Realidade Virtual:
A realidade virtual (VR) é uma tecnologia que permite aos usuários experimentarem ambientes digitais simulados em 3D. A VR é geralmente alcançada por meio de um headset que cobre os olhos do usuário e exibe imagens em 3D em telas montadas em cada olho. A VR tem aplicações em jogos, simulações de treinamento, design de produtos e muito mais.
* Design Thinking:
O design thinking é uma abordagem de resolução de problemas centrada no usuário que coloca as necessidades e desejos do usuário no centro do processo de design. O design thinking envolve a colaboração de equipes multidisciplinares e o uso de técnicas criativas para identificar e resolver problemas.
* Machine Learning:
O aprendizado de máquina é uma subárea da inteligência artificial que se concentra na capacidade das máquinas de aprender com dados. O aprendizado de máquina é usado para prever resultados, classificar dados, identificar padrões e muito mais. O aprendizado de máquina é alimentado por algoritmos que são treinados em grandes conjuntos de dados para melhorar suas habilidades.
* Blockchain:
O blockchain é uma tecnologia de registro distribuído que permite que dados sejam armazenados em uma rede descentralizada e segura. Cada bloco contém uma série de transações que são criptografadas e conectadas ao bloco anterior, formando uma cadeia de blocos. O blockchain é usado principalmente para garantir a segurança e a transparência em transações financeiras e contratos inteligentes.
* Algoritmos:
são conjuntos de instruções que podem ser executadas por um computador para resolver um problema específico. Eles são a base da programação e são usados em uma ampla variedade de aplicações, desde algoritmos de busca em motores de busca até algoritmos de criptografia em segurança da informação.
Um exemplo simples de algoritmo é a adição de dois números. O algoritmo seria:
- Inicialize duas variáveis com os valores dos números a serem somados.
- Some os dois valores e armazene o resultado em uma terceira variável.
- Exiba o valor da terceira variável.
Outro exemplo é o algoritmo de ordenação por seleção, que organiza um conjunto de valores em ordem crescente. O algoritmo seria:
- Comece com o primeiro valor do conjunto e o considere o menor valor encontrado até o momento.
- Percorra o conjunto e compare cada valor com o menor valor encontrado até o momento.
- Se um valor menor for encontrado, atualize o menor valor encontrado até o momento.
- No final da iteração, troque o menor valor encontrado até o momento com o primeiro valor do conjunto.
- Repita os passos 2-4 com o restante do conjunto até que todos os valores estejam em ordem crescente.
Algoritmos mais complexos incluem a análise de dados para reconhecimento de padrões, a otimização de rotas para entregas de pacotes e a análise de séries temporais para previsão de demanda. Os algoritmos são amplamente utilizados em áreas como finanças, logística, ciência de dados e inteligência artificial.