Tecnologia e Inovação

Disciplina: Tecnologia e Inovação

Objetivos:

  • Compreender o papel da tecnologia e inovação na sociedade atual.
  • Conhecer as principais tendências tecnológicas e inovações recentes.
  • Desenvolver competências técnicas e criativas para projetar e implementar soluções tecnológicas.
  • Analisar os impactos sociais, éticos e ambientais das tecnologias e inovações.

Competências a serem desenvolvidas:

  • Criatividade e inovação.
  • Pensamento crítico e análise de dados.
  • Habilidade para solucionar problemas complexos.
  • Comunicação e colaboração.
  • Conhecimento técnico em programação e eletrônica.

Conteúdos e Eixos Temáticos:

  • Introdução à tecnologia e inovação: definições, histórico e importância.
  • Tendências tecnológicas: inteligência artificial, blockchain, realidade virtual, entre outros.
  • Desenvolvimento de projetos de tecnologia: metodologia de design thinking, criação de protótipos, implementação e teste.
  • Análise de impactos sociais, éticos e ambientais das tecnologias e inovações.
  • Programação e eletrônica: introdução aos conceitos de programação e eletrônica para o desenvolvimento de projetos tecnológicos.

Procedimentos metodológicos:

  • Aulas expositivas para apresentação dos conteúdos e eixos temáticos.
  • Atividades práticas de desenvolvimento de projetos tecnológicos em grupo.
  • Discussões em grupo sobre os impactos sociais, éticos e ambientais das tecnologias e inovações.
  • Leitura e análise de artigos científicos sobre as tendências tecnológicas.
  • Apresentação de seminários pelos alunos sobre as tecnologias e inovações estudadas.

Procedimentos avaliativos/ estratégias de avaliação:

  • Avaliação dos projetos tecnológicos desenvolvidos pelos alunos, levando em consideração criatividade, funcionalidade e qualidade técnica.
  • Análise da participação dos alunos nas discussões em grupo e seminários.
  • Avaliação escrita sobre os conteúdos e eixos temáticos estudados.
  • Análise crítica e reflexiva sobre os impactos sociais, éticos e ambientais das tecnologias e inovações, por meio de debates em grupo.
  • Avaliação dos protótipos e projetos tecnológicos desenvolvidos pelos alunos, levando em consideração o potencial de inovação e os impactos sociais e ambientais.

 

Planejamento para a disciplina de Tecnologia e Inovação

Objetivos Gerais:

  • Desenvolver habilidades tecnológicas e inovadoras nos alunos;
  • Estimular a criatividade e a capacidade de resolução de problemas dos alunos;
  • Incentivar a pesquisa, o estudo e o uso crítico da tecnologia;
  • Conscientizar os alunos sobre a importância da tecnologia para o desenvolvimento humano e social.

Competências a serem desenvolvidas:

  • Conhecer e aplicar as principais ferramentas e tecnologias utilizadas nas áreas de tecnologia e inovação;
  • Desenvolver projetos inovadores, utilizando o conhecimento adquirido nas aulas;
  • Compreender a importância do estudo crítico da tecnologia e seus impactos sociais, econômicos e ambientais;
  • Utilizar a tecnologia como ferramenta de aprendizagem e comunicação;
  • Compreender as tendências tecnológicas e as possibilidades de inovação em diferentes áreas.

Conteúdos e Eixos Temáticos:

  • Ferramentas e tecnologias: apresentação das principais ferramentas e tecnologias utilizadas nas áreas de tecnologia e inovação;
  • Inovação: conceito, importância e exemplos de inovação em diferentes áreas;
  • Empreendedorismo: conceito e importância do empreendedorismo para a inovação e o desenvolvimento humano e social;
  • Ética e tecnologia: análise crítica dos impactos sociais, econômicos e ambientais da tecnologia e sua relação com a ética;
  • Tendências tecnológicas: apresentação e análise das tendências tecnológicas e suas possibilidades de inovação em diferentes áreas.

Procedimentos Metodológicos:

  • Aulas expositivas para apresentação dos conteúdos;
  • Discussões em grupo para análise e reflexão crítica sobre os conteúdos apresentados;
  • Desenvolvimento de projetos individuais ou em grupo para aplicação prática dos conteúdos aprendidos;
  • Pesquisas individuais ou em grupo para aprofundamento dos conteúdos;
  • Visitas técnicas e palestras com profissionais da área de tecnologia e inovação.

Procedimentos Avaliativos/ Estratégias de Avaliação:

  • Participação dos alunos nas aulas e atividades propostas;
  • Desenvolvimento de projetos práticos;
  • Apresentações individuais ou em grupo;
  • Provas escritas;
  • Análise crítica de textos e materiais de apoio;
  • Participação em visitas técnicas e palestras.

Observação: O planejamento pode ser adaptado de acordo com a carga horária, faixa etária e perfil dos alunos.

 

Planejamento para disciplina de Tecnologia e Inovação

Objetivos:

  • Desenvolver a capacidade dos alunos para compreender e analisar o impacto da tecnologia na sociedade e no meio ambiente.
  • Promover a criatividade e a inovação através do uso da tecnologia.
  • Desenvolver as habilidades dos alunos para lidar com a tecnologia de forma ética e responsável.
  • Desenvolver a capacidade dos alunos para trabalhar em equipe e colaborar com outras pessoas em projetos de tecnologia.
  • Capacitar os alunos para aplicar a tecnologia em suas vidas diárias e em suas futuras carreiras.

Competências a serem desenvolvidas:

  • Compreender e analisar o impacto da tecnologia na sociedade e no meio ambiente.
  • Desenvolver habilidades de resolução de problemas através do uso da tecnologia.
  • Criar e inovar através do uso da tecnologia.
  • Trabalhar em equipe e colaborar em projetos de tecnologia.
  • Compreender e aplicar princípios éticos e responsáveis no uso da tecnologia.
  • Aplicar a tecnologia em suas vidas diárias e em suas futuras carreiras.

Conteúdos e eixos temáticos:

  • Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs)
  • Redes sociais e tecnologias de colaboração
  • Segurança digital e privacidade
  • Ética e responsabilidade no uso da tecnologia
  • Inovação e criatividade
  • Empreendedorismo e startups
  • Robótica e automação
  • Inteligência artificial e machine learning
  • Blockchain e criptomoedas
  • Energia renovável e sustentabilidade
  • Indústria 4.0 e transformação digital

Procedimentos metodológicos:

  • Aulas expositivas
  • Discussões em grupo
  • Estudos de caso
  • Atividades práticas em sala de aula
  • Trabalhos em grupo
  • Projeto de inovação em equipe
  • Visitas técnicas
  • Simulações de empreendedorismo e startups
  • Seminários

Procedimentos avaliativos/ estratégias de avaliação:

  • Trabalhos individuais e em grupo
  • Projetos de inovação em equipe
  • Participação em discussões em grupo
  • Apresentações de seminários
  • Avaliação do desempenho em atividades práticas em sala de aula
  • Avaliação do desempenho em visitas técnicas
  • Avaliação do desempenho em simulações de empreendedorismo e startups
  • Avaliação escrita de estudos de caso

A avaliação será contínua ao longo do semestre, com o objetivo de acompanhar o desempenho dos alunos e fornecer feedback constante sobre seu progresso. Além disso, os alunos serão avaliados com base na aplicação prática dos conceitos e técnicas aprendidas na disciplina, bem como sua capacidade de trabalhar em equipe e colaborar em projetos de tecnologia. O projeto de inovação em equipe será uma das principais avaliações da disciplina, permitindo que os alunos apliquem suas habilidades empreendedoras e criativas em um contexto real.

 

Planejamento de ensino de Tecnologia e Inovação

Objetivos:

  • Desenvolver competências tecnológicas e inovadoras nos estudantes;
  • Promover o uso crítico e reflexivo da tecnologia na sociedade;
  • Estimular a criatividade e a solução de problemas por meio da tecnologia.

Competências a serem desenvolvidas:

  • Habilidade de pesquisa e análise de informações em diferentes fontes;
  • Compreensão dos princípios básicos de tecnologia e inovação;
  • Desenvolvimento de projetos tecnológicos inovadores;
  • Conhecimento de ferramentas e softwares de tecnologia;
  • Capacidade de trabalho em equipe e colaboração.

Conteúdos e eixos temáticos:

  • História da tecnologia e inovação;
  • Conceitos básicos de tecnologia e inovação;
  • Ferramentas e softwares de tecnologia;
  • Tecnologia e sociedade;
  • Tecnologia e meio ambiente;
  • Projetos tecnológicos inovadores.

Procedimentos metodológicos:

  • Aulas expositivas para apresentar conceitos básicos e histórico da tecnologia e inovação;
  • Pesquisas individuais e em grupos para análise de diferentes fontes de informações;
  • Desenvolvimento de projetos tecnológicos inovadores em grupos;
  • Utilização de ferramentas e softwares de tecnologia para desenvolvimento dos projetos;
  • Debates e discussões sobre o papel da tecnologia na sociedade e no meio ambiente;
  • Acompanhamento individualizado do processo de desenvolvimento dos projetos.

Procedimentos avaliativos/ estratégias de avaliação:

  • Avaliação formativa durante o desenvolvimento dos projetos;
  • Avaliação somativa dos projetos tecnológicos inovadores;
  • Avaliação individual da participação e colaboração no trabalho em grupo;
  • Avaliação da pesquisa individual e em grupo;
  • Avaliação da participação e envolvimento nas discussões e debates.

 

 

* Inteligência Artificial:

A inteligência artificial (IA) refere-se à capacidade das máquinas de realizar tarefas que normalmente requerem inteligência humana, como aprendizado, raciocínio, reconhecimento de fala, visão computacional, tomada de decisões e muito mais. A IA é alimentada por algoritmos de aprendizado de máquina que analisam dados e detectam padrões, permitindo que as máquinas melhorem continuamente suas habilidades.

 

* Blockchain:

O blockchain é uma tecnologia de registro distribuído que permite que dados sejam armazenados em uma rede descentralizada e segura. Cada bloco contém uma série de transações que são criptografadas e conectadas ao bloco anterior, formando uma cadeia de blocos. O blockchain é usado principalmente para garantir a segurança e a transparência em transações financeiras e contratos inteligentes.

 

Realidade Virtual:

A realidade virtual (VR) é uma tecnologia que permite aos usuários experimentarem ambientes digitais simulados em 3D. A VR é geralmente alcançada por meio de um headset que cobre os olhos do usuário e exibe imagens em 3D em telas montadas em cada olho. A VR tem aplicações em jogos, simulações de treinamento, design de produtos e muito mais.

 

* Design Thinking:

O design thinking é uma abordagem de resolução de problemas centrada no usuário que coloca as necessidades e desejos do usuário no centro do processo de design. O design thinking envolve a colaboração de equipes multidisciplinares e o uso de técnicas criativas para identificar e resolver problemas.

 

Machine Learning:

O aprendizado de máquina é uma subárea da inteligência artificial que se concentra na capacidade das máquinas de aprender com dados. O aprendizado de máquina é usado para prever resultados, classificar dados, identificar padrões e muito mais. O aprendizado de máquina é alimentado por algoritmos que são treinados em grandes conjuntos de dados para melhorar suas habilidades.

 

Blockchain:

O blockchain é uma tecnologia de registro distribuído que permite que dados sejam armazenados em uma rede descentralizada e segura. Cada bloco contém uma série de transações que são criptografadas e conectadas ao bloco anterior, formando uma cadeia de blocos. O blockchain é usado principalmente para garantir a segurança e a transparência em transações financeiras e contratos inteligentes.

 

Algoritmos:

são conjuntos de instruções que podem ser executadas por um computador para resolver um problema específico. Eles são a base da programação e são usados em uma ampla variedade de aplicações, desde algoritmos de busca em motores de busca até algoritmos de criptografia em segurança da informação.

Um exemplo simples de algoritmo é a adição de dois números. O algoritmo seria:

  1. Inicialize duas variáveis ​​com os valores dos números a serem somados.
  2. Some os dois valores e armazene o resultado em uma terceira variável.
  3. Exiba o valor da terceira variável.

Outro exemplo é o algoritmo de ordenação por seleção, que organiza um conjunto de valores em ordem crescente. O algoritmo seria:

  1. Comece com o primeiro valor do conjunto e o considere o menor valor encontrado até o momento.
  2. Percorra o conjunto e compare cada valor com o menor valor encontrado até o momento.
  3. Se um valor menor for encontrado, atualize o menor valor encontrado até o momento.
  4. No final da iteração, troque o menor valor encontrado até o momento com o primeiro valor do conjunto.
  5. Repita os passos 2-4 com o restante do conjunto até que todos os valores estejam em ordem crescente.

Algoritmos mais complexos incluem a análise de dados para reconhecimento de padrões, a otimização de rotas para entregas de pacotes e a análise de séries temporais para previsão de demanda. Os algoritmos são amplamente utilizados em áreas como finanças, logística, ciência de dados e inteligência artificial.