GPS

Planejamento de Ensino em GPS:

Objetivos:

  • Compreender o funcionamento e as aplicações do GPS;
  • Saber interpretar e analisar dados obtidos através do GPS;
  • Conhecer as principais técnicas de posicionamento e navegação;
  • Desenvolver habilidades para a utilização de equipamentos de GPS em diferentes contextos.

Competências a serem desenvolvidas:

  • Compreensão do funcionamento e das aplicações do GPS;
  • Capacidade de interpretar e analisar dados obtidos através do GPS;
  • Conhecimento das principais técnicas de posicionamento e navegação;
  • Habilidade para a utilização de equipamentos de GPS em diferentes contextos.

Conteúdos e eixos temáticos:

  • Introdução ao GPS: conceitos básicos, histórico e evolução tecnológica;
  • Tipos de equipamentos de GPS: características e aplicações;
  • Técnicas de posicionamento: estático, cinemático e diferencial;
  • Técnicas de navegação: roteamento, navegação automática e orientação;
  • Análise de dados obtidos através do GPS: visualização, processamento e interpretação.

Procedimentos metodológicos:

  • Aulas expositivas dialogadas;
  • Demonstração de equipamentos de GPS;
  • Exercícios práticos de utilização de equipamentos de GPS;
  • Trabalhos em grupo e debates;
  • Visita técnica a locais onde o GPS é utilizado.

Procedimentos avaliativos/ estratégias de avaliação:

  • Provas escritas;
  • Trabalhos individuais e em grupo;
  • Simulações de utilização de equipamentos de GPS;
  • Participação em debates e discussões em sala de aula;
  • Elaboração de projetos de aplicação de GPS em diferentes contextos.

 

Planejamento de Ensino em GPS

Objetivos:

  • Compreender os conceitos e funcionamento do Sistema de Posicionamento Global (GPS);
  • Utilizar equipamentos e softwares de GPS para coleta e análise de dados geográficos;
  • Identificar as aplicações do GPS em diferentes áreas, como meio ambiente, agricultura, transporte e segurança;
  • Desenvolver habilidades para a interpretação e análise de dados geográficos;
  • Estimular o pensamento crítico e criativo na resolução de problemas relacionados à geolocalização.

Competências a serem desenvolvidas:

  • Conhecimento sobre o funcionamento e utilização do GPS;
  • Capacidade de utilizar equipamentos e softwares de GPS para coleta e análise de dados geográficos;
  • Habilidade para identificar as aplicações do GPS em diferentes áreas;
  • Competência para a interpretação e análise de dados geográficos;
  • Habilidade para a resolução criativa e crítica de problemas relacionados à geolocalização.

Conteúdos e eixos temáticos:

  • Fundamentos do GPS: conceitos e histórico;
  • Funcionamento do GPS: componentes e operação;
  • Equipamentos e softwares de GPS: tipos e características;
  • Coleta e análise de dados geográficos: técnicas e metodologias;
  • Aplicações do GPS: meio ambiente, agricultura, transporte e segurança.

Procedimentos metodológicos:

  • Aulas expositivas dialogadas;
  • Demonstração prática do funcionamento de equipamentos e softwares de GPS;
  • Trabalhos em grupo de coleta e análise de dados geográficos;
  • Apresentação de estudos de caso sobre aplicações do GPS em diferentes áreas.

Procedimentos avaliativos/ estratégias de avaliação:

  • Provas escritas;
  • Trabalhos individuais e em grupo de coleta e análise de dados geográficos;
  • Participação em debates e discussões em sala de aula;
  • Elaboração de projetos de aplicação do GPS em diferentes áreas;
  • Avaliação da precisão e acurácia dos dados coletados com o GPS.

 

Planejamento de Ensino em GPS

Objetivos:

  • Compreender os conceitos básicos de GPS e sua aplicação em diversas áreas;
  • Aprender a usar equipamentos de GPS para navegação e coleta de dados;
  • Compreender os sistemas de coordenadas e os principais tipos de projeções cartográficas;
  • Identificar os principais desafios e limitações do uso do GPS em diferentes contextos.

Competências a serem desenvolvidas:

  • Conhecimento dos conceitos básicos de GPS e sua aplicação;
  • Habilidade no uso de equipamentos de GPS para navegação e coleta de dados;
  • Compreensão dos sistemas de coordenadas e projeções cartográficas;
  • Capacidade de identificar os principais desafios e limitações do uso do GPS em diferentes contextos.

Conteúdos e eixos temáticos:

  • Conceitos básicos de GPS: histórico, evolução e funcionamento;
  • Tipos de equipamentos de GPS e suas aplicações;
  • Sistemas de coordenadas e projeções cartográficas;
  • Técnicas de navegação por GPS;
  • Uso do GPS em diferentes contextos: ambiental, agrícola, militar, entre outros.

Procedimentos metodológicos:

  • Aulas expositivas dialogadas;
  • Práticas de navegação com equipamentos de GPS;
  • Atividades em grupo de coleta e análise de dados com GPS;
  • Apresentação de projetos e estudos de casos;
  • Exercícios de fixação e simulações de situações reais.

Procedimentos avaliativos/ estratégias de avaliação:

  • Provas teóricas;
  • Trabalhos individuais e em grupo de coleta e análise de dados com GPS;
  • Relatórios de práticas de navegação com GPS;
  • Participação em debates e discussões em sala de aula;
  • Elaboração de projetos de aplicação do GPS em diferentes contextos.

 

Planejamento de Ensino em GPS

Objetivos:

  • Compreender o funcionamento do Sistema de Posicionamento Global (GPS);
  • Desenvolver habilidades para a utilização de dispositivos GPS em diferentes contextos;
  • Conhecer as principais aplicações do GPS em áreas como navegação, geoprocessamento, agricultura, entre outras;
  • Compreender as limitações do GPS e possibilidades de integração com outras tecnologias de georreferenciamento.

Competências a serem desenvolvidas:

  • Compreensão do funcionamento do GPS;
  • Habilidade para a utilização de dispositivos GPS em diferentes contextos;
  • Conhecimento das principais aplicações do GPS em áreas como navegação, geoprocessamento, agricultura, entre outras;
  • Conhecimento das limitações do GPS e possibilidades de integração com outras tecnologias de georreferenciamento.

Conteúdos e eixos temáticos:

  • Introdução ao GPS: funcionamento, tipos de sinal e precisão;
  • Utilização de dispositivos GPS: configuração, coleta de dados e análise de resultados;
  • Aplicações do GPS: navegação, geoprocessamento, agricultura, entre outras;
  • Limitações do GPS: interferências, erro de precisão e tecnologias alternativas de georreferenciamento.

Procedimentos metodológicos:

  • Aulas expositivas dialogadas;
  • Demonstração prática do uso de dispositivos GPS;
  • Atividades práticas de coleta de dados em campo;
  • Apresentação de exemplos e estudos de caso;
  • Trabalhos individuais e em grupo.

Procedimentos avaliativos/ estratégias de avaliação:

  • Provas escritas;
  • Relatórios de atividades práticas;
  • Trabalhos individuais e em grupo;
  • Participação em discussões em sala de aula;
  • Apresentação de projetos de aplicação do GPS em diferentes áreas.

 

Planejamento de Ensino em GPS

Objetivos:

  • Compreender o funcionamento do Sistema de Posicionamento Global (GPS);
  • Identificar as principais aplicações do GPS em diversas áreas;
  • Desenvolver habilidades para utilizar dispositivos GPS para navegação e mapeamento;
  • Conhecer as tecnologias associadas ao GPS, como sistemas de comunicação, geoprocessamento e georreferenciamento.

Competências a serem desenvolvidas:

  • Compreensão do funcionamento do GPS;
  • Identificação das principais aplicações do GPS;
  • Habilidade para utilizar dispositivos GPS para navegação e mapeamento;
  • Conhecimento de tecnologias associadas ao GPS.

Conteúdos e eixos temáticos:

  • Introdução ao GPS: histórico e evolução;
  • Funcionamento do GPS: satélites, antenas e receptores;
  • Aplicações do GPS: navegação, mapeamento, agricultura de precisão, georreferenciamento, entre outros;
  • Tecnologias associadas ao GPS: sistemas de comunicação, geoprocessamento, softwares e aplicativos.

Procedimentos metodológicos:

  • Aulas expositivas dialogadas;
  • Demonstração de dispositivos GPS e suas funcionalidades;
  • Práticas de campo para navegação e mapeamento utilizando dispositivos GPS;
  • Uso de softwares de geoprocessamento para análise e tratamento de dados coletados;
  • Discussão de casos reais de aplicação do GPS em diferentes áreas.

Procedimentos avaliativos/ estratégias de avaliação:

  • Provas escritas;
  • Trabalhos individuais e em grupo;
  • Utilização de dispositivos GPS para navegação e mapeamento;
  • Participação em atividades práticas e experimentos em campo;
  • Elaboração de projetos de aplicação do GPS em diferentes áreas.