Saúde Coletiva

Planejamento de Ensino em Saúde Coletiva

Objetivos:

  • Desenvolver competências para compreensão e atuação na área de saúde coletiva;
  • Compreender os conceitos e princípios da saúde coletiva;
  • Identificar os problemas de saúde da população e propor soluções adequadas;
  • Desenvolver habilidades para planejamento, implementação e avaliação de ações em saúde coletiva.

Competências a serem desenvolvidas:

  • Compreensão dos aspectos políticos, econômicos e sociais que influenciam a saúde da população;
  • Capacidade de identificar problemas de saúde coletiva e propor soluções adequadas;
  • Habilidade para planejar, implementar e avaliar ações em saúde coletiva;
  • Compreensão da importância da promoção da saúde e prevenção de doenças;
  • Conhecimento sobre a gestão de sistemas e serviços de saúde.

Conteúdos e eixos temáticos:

  • Epidemiologia e saúde pública: conceitos básicos, métodos e técnicas de análise epidemiológica, indicadores de saúde, vigilância epidemiológica;
  • Políticas públicas de saúde: histórico, diretrizes, organização do SUS, princípios do SUS, modelo assistencial;
  • Gestão em saúde: planejamento, organização, gestão de recursos humanos, gestão financeira, gestão da qualidade, avaliação de serviços de saúde;
  • Promoção da saúde e prevenção de doenças: promoção da saúde, prevenção de doenças e fatores de risco, educação em saúde, vigilância em saúde;
  • Assistência em saúde: atenção básica, atenção especializada, saúde mental, saúde do trabalhador, saúde da mulher, saúde da criança, saúde do idoso.

Procedimentos metodológicos:

  • Aulas expositivas dialogadas;
  • Discussão de textos e estudos de caso;
  • Análise de dados e indicadores de saúde;
  • Visitas técnicas a serviços de saúde;
  • Trabalhos individuais e em grupo;
  • Simulações de situações reais de trabalho em saúde coletiva.

Procedimentos avaliativos/ estratégias de avaliação:

  • Provas escritas;
  • Trabalhos individuais e em grupo;
  • Seminários;
  • Participação em debates e discussões em sala de aula;
  • Participação em visitas técnicas a serviços de saúde.

 

 

Planejamento de Ensino para Saúde Coletiva:

Objetivos:

  • Compreender as bases teóricas e práticas da saúde coletiva;
  • Identificar as principais políticas públicas de saúde;
  • Analisar os modelos de atenção à saúde;
  • Conhecer as ferramentas para a gestão em saúde;
  • Refletir sobre os desafios da saúde coletiva.

Competências a serem desenvolvidas:

  • Compreensão crítica da saúde coletiva e sua interface com as políticas públicas;
  • Capacidade de análise dos modelos de atenção à saúde e sua aplicação prática;
  • Habilidade para identificar as ferramentas e técnicas para gestão em saúde;
  • Refletir sobre os desafios e perspectivas da saúde coletiva no contexto atual.

Conteúdos e Eixos Temáticos:

  1. Saúde Coletiva: conceitos, histórico e bases teóricas
  • Epidemiologia e determinantes sociais da saúde
  • Atenção Primária à Saúde (APS)
  • Políticas públicas de saúde
  1. Modelos de Atenção à Saúde
  • Sistema Único de Saúde (SUS)
  • Rede de Atenção à Saúde (RAS)
  • Modelo Médico-Cêntrico X Modelo Multiprofissional
  1. Ferramentas para Gestão em Saúde
  • Planejamento estratégico em saúde
  • Indicadores de Saúde
  • Humanização na saúde
  1. Desafios e Perspectivas da Saúde Coletiva
  • Novos modelos de atenção em saúde
  • Saúde Mental
  • Atenção à saúde da mulher e do idoso

Procedimentos Metodológicos:

  • Aulas expositivas;
  • Discussões em grupo;
  • Estudos de casos;
  • Trabalhos em grupo;
  • Visitas técnicas;
  • Simulações.

Procedimentos Avaliativos / Estratégias de Avaliação:

  • Participação nas discussões em sala de aula;
  • Trabalhos em grupo;
  • Seminários;
  • Apresentação de estudos de casos;
  • Prova escrita.

 

Planejamento de Ensino para Saúde Coletiva:

Objetivos:

  1. Compreender os princípios e fundamentos da saúde coletiva
  2. Identificar e analisar os determinantes sociais, econômicos e políticos que influenciam a saúde da população
  3. Conhecer as políticas públicas de saúde e sua relação com a promoção da saúde coletiva
  4. Identificar e analisar as doenças e agravos mais comuns na população e suas formas de prevenção e controle
  5. Desenvolver habilidades para trabalhar em equipe e desenvolver ações de promoção da saúde coletiva

Competências a serem desenvolvidas:

  1. Conhecimento dos conceitos e fundamentos da saúde coletiva
  2. Compreensão da relação entre saúde e os determinantes sociais, econômicos e políticos
  3. Capacidade de análise crítica das políticas públicas de saúde e suas implicações na promoção da saúde coletiva
  4. Identificação dos principais problemas de saúde da população e das formas de prevenção e controle
  5. Habilidade para trabalhar em equipe e desenvolver ações de promoção da saúde coletiva

Conteúdos e eixos temáticos:

  1. Fundamentos da saúde coletiva
  • Conceitos e definições
  • História da saúde coletiva
  • Modelos de atenção à saúde
  1. Determinantes sociais, econômicos e políticos da saúde
  • Desigualdades em saúde
  • Pobreza e exclusão social
  • Globalização e saúde
  1. Políticas públicas de saúde
  • Sistema Único de Saúde (SUS)
  • Programas e ações do Ministério da Saúde
  • Participação social e controle social
  1. Doenças e agravos mais comuns na população
  • Doenças infecciosas e parasitárias
  • Doenças crônicas não transmissíveis
  • Acidentes e violências
  1. Promoção da saúde coletiva
  • Estratégias de promoção da saúde
  • Educação em saúde
  • Trabalho em equipe

Procedimentos metodológicos:

  1. Aulas expositivas e dialogadas
  2. Discussão de textos e artigos científicos
  3. Realização de atividades em grupo
  4. Estudo de casos e situações-problema
  5. Realização de visitas técnicas em unidades de saúde e outras instituições

Procedimentos avaliativos/ estratégias de avaliação:

  1. Avaliação escrita individual
  2. Trabalhos em grupo
  3. Apresentações orais
  4. Participação em discussões em sala de aula
  5. Relatórios de visita técnica e atividades práticas.

 

Planejamento para Saúde Coletiva:

Objetivos:

  1. Compreender a importância da saúde coletiva como um campo de estudo e prática para a promoção da saúde da população;
  2. Desenvolver competências para analisar os determinantes sociais, econômicos e políticos da saúde coletiva;
  3. Desenvolver habilidades para planejar, implementar e avaliar programas de saúde coletiva em diferentes contextos;
  4. Promover o engajamento em atividades de promoção da saúde e prevenção de doenças em comunidades.

Competências a serem desenvolvidas:

  1. Conhecimento dos determinantes sociais, econômicos e políticos da saúde coletiva;
  2. Capacidade de análise crítica das políticas e programas de saúde coletiva;
  3. Habilidade de planejar, implementar e avaliar programas de saúde coletiva;
  4. Habilidade de comunicação e trabalho em equipe para engajar comunidades em atividades de promoção da saúde e prevenção de doenças.

Conteúdos e Eixos Temáticos:

  1. Epidemiologia e vigilância em saúde;
  2. Políticas públicas de saúde coletiva;
  3. Determinantes sociais, econômicos e políticos da saúde;
  4. Promoção da saúde e prevenção de doenças;
  5. Gestão em saúde coletiva;
  6. Saúde ambiental;
  7. Saúde do trabalhador;
  8. Saúde mental coletiva.

Procedimentos metodológicos:

  1. Aulas expositivas e debates em grupo;
  2. Estudos de caso;
  3. Oficinas e atividades práticas;
  4. Trabalhos em grupo e individuais;
  5. Observação e análise de situações reais de saúde coletiva.

Procedimentos avaliativos/ estratégias de avaliação:

  1. Provas escritas e orais;
  2. Trabalhos individuais e em grupo;
  3. Participação em debates e discussões em grupo;
  4. Observação e avaliação de atividades práticas em saúde coletiva;
  5. Apresentação de projetos de planejamento, implementação e avaliação de programas de saúde coletiva.

 

Planejamento de ensino de Saúde Coletiva

Objetivos:

  1. Compreender os princípios fundamentais da Saúde Coletiva;
  2. Desenvolver habilidades críticas para analisar os determinantes sociais da saúde;
  3. Desenvolver a capacidade de identificar e propor soluções para os problemas de saúde coletiva.

Competências a serem desenvolvidas:

  1. Conhecimento dos princípios e fundamentos da Saúde Coletiva;
  2. Habilidade para analisar os determinantes sociais da saúde;
  3. Habilidade para propor soluções para problemas de saúde coletiva.

Conteúdos e eixos temáticos:

  1. História da Saúde Coletiva;
  2. Conceitos fundamentais da Saúde Coletiva;
  3. Determinantes sociais da saúde;
  4. Epidemiologia;
  5. Promoção da saúde;
  6. Políticas públicas de saúde.

Procedimentos metodológicos:

  1. Aulas expositivas;
  2. Debates;
  3. Discussão de artigos científicos;
  4. Estudos de caso;
  5. Trabalhos em grupo;
  6. Atividades práticas em laboratório.

Procedimentos avaliativos/ estratégias de avaliação:

  1. Provas escritas;
  2. Trabalhos individuais e em grupo;
  3. Participação em debates e discussões em sala de aula;
  4. Apresentações orais;
  5. Elaboração de projetos de intervenção em saúde coletiva.

 

Planejamento de ensino de Saúde Coletiva:

Objetivos:

  • Desenvolver competências em Saúde Coletiva, incluindo habilidades de análise crítica, resolução de problemas e comunicação;
  • Entender e aplicar conceitos e princípios da Saúde Coletiva;
  • Conhecer a organização do sistema de saúde brasileiro e suas políticas públicas;
  • Compreender a relação entre saúde, ambiente e desenvolvimento;
  • Identificar e analisar as principais questões relacionadas à saúde da população.

Competências a serem desenvolvidas:

  • Capacidade de analisar criticamente informações sobre saúde coletiva, incluindo estudos epidemiológicos e políticas públicas de saúde;
  • Habilidade para planejar e implementar intervenções em saúde coletiva, utilizando ferramentas como a Vigilância Epidemiológica e o Controle de Infecção Hospitalar;
  • Capacidade de atuar em equipes interdisciplinares e de lidar com questões éticas e culturais relacionadas à saúde.

Conteúdos e eixos temáticos:

  • Epidemiologia e Vigilância em Saúde;
  • Políticas Públicas de Saúde;
  • Saúde e Ambiente;
  • Saúde e Desenvolvimento;
  • Saúde do Trabalhador;
  • Gestão em Saúde;
  • Promoção da Saúde.

Procedimentos metodológicos:

  • Aulas expositivas dialogadas;
  • Estudos de casos;
  • Discussões em grupo;
  • Simulações;
  • Visita a serviços de saúde;
  • Trabalhos em equipe.

Procedimentos avaliativos/ estratégias de avaliação:

  • Provas teóricas;
  • Trabalhos individuais e em grupo;
  • Seminários;
  • Participação em aulas;
  • Relatórios de visita a serviços de saúde;
  • Trabalhos escritos.

Avaliação da aprendizagem:

  • A avaliação será contínua, com a realização de atividades em sala de aula e trabalhos individuais e em grupo;
  • A nota final será composta pela média aritmética das notas obtidas nas diferentes avaliações.