Ciências Humanas e Sociais Aplicadas

As disciplinas da área de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas estão estruturadas de forma a oferecer aos estudantes uma formação mais ampla e abrangente em relação às questões sociais e culturais da sociedade em que vivem. Essas disciplinas têm como objetivo desenvolver habilidades como a análise crítica, a interpretação de fenômenos sociais e históricos, o pensamento reflexivo, entre outras.

A área de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas é composta por disciplinas como História, Geografia, Sociologia, Filosofia, Economia e Política, que podem ser agrupadas em diferentes eixos temáticos, dependendo do itinerário formativo escolhido pelo estudante. Alguns exemplos de eixos temáticos que podem ser oferecidos nas escolas são:

  1. Cultura, Artes e Linguagens: neste eixo, os estudantes podem estudar disciplinas como Literatura, Línguas Estrangeiras, Artes Visuais, Música e Teatro, entre outras, e aprender sobre a cultura e a produção artística em diferentes épocas e lugares.

  2. Sociedade, Território e Ambiente: neste eixo, os estudantes podem estudar disciplinas como Geografia, Sociologia, Antropologia, História e Meio Ambiente, entre outras, e aprender sobre as questões relacionadas ao desenvolvimento socioeconômico e ambiental, bem como as dinâmicas sociais e culturais que afetam a vida das pessoas em diferentes lugares.

  3. Ética, Política e Cidadania: neste eixo, os estudantes podem estudar disciplinas como Filosofia, Ética, Direito, Política e Cidadania, entre outras, e aprender sobre as questões éticas e políticas que afetam a sociedade, bem como sobre os direitos e deveres dos cidadãos.

  4. Comunicação e Tecnologia: neste eixo, os estudantes podem estudar disciplinas como Comunicação, Tecnologia da Informação, Marketing e Publicidade, entre outras, e aprender sobre as questões relacionadas à comunicação e à tecnologia na sociedade contemporânea.

>Esses eixos temáticos permitem que os estudantes escolham disciplinas específicas dentro de cada área de interesse, de acordo com suas preferências e objetivos pessoais, e desenvolvam habilidades e competências específicas nessas áreas. Isso ajuda a tornar a formação do Ensino Médio mais personalizada e relevante para cada estudante, além de fornecer uma formação mais ampla e abrangente em relação às questões sociais e culturais da sociedade em que vivem.

 

Cultura, Artes e Linguagens:

Neste eixo, os estudantes podem estudar disciplinas como Literatura, Línguas Estrangeiras, Artes Visuais, Música e Teatro, entre outras, e aprender sobre a cultura e a produção artística em diferentes épocas e lugares no novo ensino médio.

Para aplicar o eixo temático de Cultura, Artes e Linguagens no novo ensino médio, é preciso que as escolas ofereçam uma variedade de disciplinas relacionadas a esse tema e organizem essas disciplinas em um itinerário formativo coerente e significativo para os estudantes.

Algumas estratégias que podem ser utilizadas para aplicar esse eixo temático são:

  1. Oferecer disciplinas específicas: as escolas devem oferecer disciplinas específicas que abordem diferentes aspectos da cultura, das artes e das línguas, como Literatura Brasileira, Literatura Estrangeira, Teatro, Música, Artes Visuais, Cinema, Línguas Estrangeiras, entre outras. Essas disciplinas devem ser oferecidas em um itinerário formativo coerente, permitindo que os estudantes escolham as disciplinas que mais se relacionam com seus interesses e objetivos.

  2. Promover atividades práticas: é importante que os estudantes tenham a oportunidade de vivenciar experiências práticas relacionadas às disciplinas oferecidas nesse eixo temático. Isso pode ser feito por meio de projetos, oficinas, apresentações teatrais, exposições de arte, concertos musicais, entre outras atividades.

  3. Integrar diferentes disciplinas: as disciplinas relacionadas a esse eixo temático podem ser integradas a outras disciplinas, como História e Geografia, para promover uma compreensão mais ampla da cultura e das artes em diferentes épocas e lugares. Por exemplo, a análise de obras literárias pode ser relacionada à época em que foram escritas e ao contexto histórico e social em que foram produzidas.

  4. Utilizar tecnologia: a tecnologia pode ser uma aliada na aplicação desse eixo temático. As escolas podem utilizar recursos tecnológicos, como plataformas de aprendizagem online, para oferecer disciplinas à distância e permitir que os estudantes tenham acesso a materiais e recursos que não estão disponíveis em suas regiões.

  5. Promover a interdisciplinaridade: as escolas devem promover a interdisciplinaridade entre as disciplinas relacionadas a esse eixo temático, permitindo que os estudantes desenvolvam habilidades e competências em diferentes áreas do conhecimento ao mesmo tempo em que aprendem sobre a cultura, as artes e as línguas. Isso pode ser feito por meio da realização de projetos e atividades que envolvam diferentes disciplinas.

Sociedade, Território e Ambiente:
Neste eixo, os estudantes podem estudar disciplinas como Geografia, Sociologia, Antropologia, História e Meio Ambiente, entre outras, e aprender sobre as questões relacionadas ao desenvolvimento socioeconômico e ambiental, bem como as dinâmicas sociais e culturais que afetam a vida das pessoas em diferentes lugares no novo ensino médio.
Para aplicar o eixo temático de Sociedade, Território e Ambiente no novo ensino médio, é preciso que as escolas ofereçam uma variedade de disciplinas relacionadas a esse tema e organizem essas disciplinas em um itinerário formativo coerente e significativo para os estudantes.

Algumas estratégias que podem ser utilizadas para aplicar esse eixo temático são:

  1. Oferecer disciplinas específicas: as escolas devem oferecer disciplinas específicas que abordem diferentes aspectos relacionados à Geografia, Sociologia, Antropologia, História e Meio Ambiente. Essas disciplinas devem ser organizadas em um itinerário formativo coerente, permitindo que os estudantes escolham as disciplinas que mais se relacionam com seus interesses e objetivos.

  2. Promover atividades práticas: é importante que os estudantes tenham a oportunidade de vivenciar experiências práticas relacionadas às disciplinas oferecidas nesse eixo temático. Isso pode ser feito por meio de projetos de campo, visitas a instituições que trabalham com questões sociais, culturais e ambientais, análise de casos e situações reais que afetam a vida das pessoas em diferentes lugares.

  3. Integrar diferentes disciplinas: as disciplinas relacionadas a esse eixo temático podem ser integradas a outras disciplinas, como Biologia, Física e Química, para promover uma compreensão mais ampla das questões ambientais e sociais que afetam a vida das pessoas em diferentes regiões. Por exemplo, a análise da qualidade da água e do ar pode ser relacionada às questões de saúde e às dinâmicas econômicas e sociais da região.

  4. Utilizar tecnologia: a tecnologia pode ser uma aliada na aplicação desse eixo temático. As escolas podem utilizar recursos tecnológicos, como imagens de satélite e sistemas de informação geográfica, para mostrar aos estudantes as dinâmicas socioambientais em diferentes regiões e permitir que os estudantes desenvolvam projetos de pesquisa sobre questões sociais e ambientais.

  5. Promover a interdisciplinaridade: as escolas devem promover a interdisciplinaridade entre as disciplinas relacionadas a esse eixo temático, permitindo que os estudantes desenvolvam habilidades e competências em diferentes áreas do conhecimento ao mesmo tempo em que aprendem sobre as questões socioambientais. Isso pode ser feito por meio da realização de projetos e atividades que envolvam diferentes disciplinas.

Ética, Política e Cidadania:
Neste eixo, os estudantes podem estudar disciplinas como Filosofia, Ética, Direito, Política e Cidadania, entre outras, e aprender sobre as questões éticas e políticas que afetam a sociedade, bem como sobre os direitos e deveres dos cidadãos no novo ensino médio.
Para aplicar o eixo temático de Ética, Política e Cidadania no novo ensino médio, é necessário que as escolas ofereçam disciplinas que abordem diferentes aspectos relacionados a esse tema e organizem essas disciplinas em um itinerário formativo coerente e significativo para os estudantes.

Algumas estratégias que podem ser utilizadas para aplicar esse eixo temático são:

  1. Oferecer disciplinas específicas: as escolas devem oferecer disciplinas específicas que abordem diferentes aspectos relacionados à Filosofia, Ética, Direito, Política e Cidadania. Essas disciplinas devem ser organizadas em um itinerário formativo coerente, permitindo que os estudantes escolham as disciplinas que mais se relacionam com seus interesses e objetivos.

  2. Promover atividades práticas: é importante que os estudantes tenham a oportunidade de vivenciar experiências práticas relacionadas às disciplinas oferecidas nesse eixo temático. Isso pode ser feito por meio de debates, simulações de processos democráticos, visitas a instituições governamentais, análise de casos e situações reais que afetam a vida das pessoas em diferentes lugares.

  3. Integrar diferentes disciplinas: as disciplinas relacionadas a esse eixo temático podem ser integradas a outras disciplinas, como História, Geografia e Sociologia, para promover uma compreensão mais ampla das questões éticas e políticas que afetam a sociedade. Por exemplo, o estudo da Constituição brasileira pode ser relacionado ao processo histórico e social que levou à sua elaboração.

  4. Utilizar tecnologia: a tecnologia pode ser uma aliada na aplicação desse eixo temático. As escolas podem utilizar recursos tecnológicos, como plataformas virtuais de debate e participação política, para promover a reflexão crítica e o engajamento dos estudantes nas questões éticas e políticas que afetam a sociedade.

  5. Promover a interdisciplinaridade: as escolas devem promover a interdisciplinaridade entre as disciplinas relacionadas a esse eixo temático, permitindo que os estudantes desenvolvam habilidades e competências em diferentes áreas do conhecimento ao mesmo tempo em que aprendem sobre as questões éticas e políticas. Isso pode ser feito por meio da realização de projetos e atividades que envolvam diferentes disciplinas.

Comunicação e Tecnologia: neste eixo, os estudantes podem estudar disciplinas como Comunicação, Tecnologia da Informação, Marketing e Publicidade, entre outras, e aprender sobre as questões relacionadas à comunicação e à tecnologia na sociedade contemporânea no novo ensino médio.

Para aplicar o eixo temático de Comunicação e Tecnologia no novo ensino médio, é necessário que as escolas ofereçam disciplinas que abordem diferentes aspectos relacionados a esse tema e organizem essas disciplinas em um itinerário formativo coerente e significativo para os estudantes.

Algumas estratégias que podem ser utilizadas para aplicar esse eixo temático são:

  1. Oferecer disciplinas específicas: as escolas devem oferecer disciplinas específicas que abordem diferentes aspectos relacionados à Comunicação e Tecnologia da Informação, como Marketing, Publicidade, Jornalismo, Produção de Conteúdo Digital, entre outras. Essas disciplinas devem ser organizadas em um itinerário formativo coerente, permitindo que os estudantes escolham as disciplinas que mais se relacionam com seus interesses e objetivos.

  2. Promover atividades práticas: é importante que os estudantes tenham a oportunidade de vivenciar experiências práticas relacionadas às disciplinas oferecidas nesse eixo temático. Isso pode ser feito por meio de projetos que envolvam a produção de conteúdo digital, criação de campanhas publicitárias, desenvolvimento de estratégias de marketing, entre outras atividades.

  3. Integrar diferentes disciplinas: as disciplinas relacionadas a esse eixo temático podem ser integradas a outras disciplinas, como Língua Portuguesa, Literatura e Artes, para promover uma compreensão mais ampla das questões relacionadas à comunicação e tecnologia. Por exemplo, a análise de narrativas e linguagens em diferentes mídias pode ser relacionada ao estudo da literatura e das artes.

  4. Utilizar tecnologia: a tecnologia pode ser uma aliada na aplicação desse eixo temático. As escolas podem utilizar recursos tecnológicos, como softwares de edição de vídeo e imagem, para promover a produção de conteúdo digital pelos estudantes. Além disso, a utilização de plataformas virtuais pode ser uma forma de explorar as possibilidades da comunicação digital e promover a interação entre os estudantes.

  5. Promover a interdisciplinaridade: as escolas devem promover a interdisciplinaridade entre as disciplinas relacionadas a esse eixo temático, permitindo que os estudantes desenvolvam habilidades e competências em diferentes áreas do conhecimento ao mesmo tempo em que aprendem sobre as questões relacionadas à comunicação e tecnologia. Isso pode ser feito por meio da realização de projetos e atividades que envolvam diferentes disciplinas.

 

Disciplinas da área de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas:

Estão estruturadas para fornecer uma formação ampla e multidisciplinar, que permita aos estudantes desenvolver habilidades de análise crítica, reflexão, argumentação e interpretação da realidade social e histórica.

As disciplinas desta área estão organizadas em torno de temas centrais que permitem aos estudantes compreender a sociedade em suas diversas dimensões, tais como:

  1. História: estuda o desenvolvimento da humanidade ao longo do tempo, com ênfase na compreensão dos processos históricos, culturais, sociais e políticos que influenciaram a formação do mundo atual.

  2. Geografia: estuda a relação entre a sociedade e o espaço geográfico, com ênfase na análise dos processos de globalização, urbanização, impactos ambientais e desigualdades socioespaciais.

  3. Sociologia: estuda as relações sociais, com ênfase na compreensão das estruturas sociais, processos de mudança social, conflitos e desigualdades.

  4. Filosofia: estuda questões fundamentais da existência humana, com ênfase na reflexão sobre valores, ética, política, epistemologia, entre outros temas.

  5. Economia: estuda as relações de produção, distribuição e consumo de bens e serviços, com ênfase na análise dos processos econômicos, políticas públicas, desenvolvimento sustentável e inovação.

  6. Política: estuda as instituições políticas, sistemas políticos, partidos políticos, eleições e democracia, com ênfase na análise dos processos políticos, participação social e cidadania.

Essas disciplinas são integradas e complementares, possibilitando aos estudantes uma visão mais ampla e aprofundada sobre a sociedade em que vivem. Além disso, os itinerários formativos da área de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas podem incluir atividades práticas, projetos e estudos de caso que auxiliam no desenvolvimento de habilidades específicas, como análise crítica, pensamento reflexivo, comunicação oral e escrita e tomada de decisão.