Atualizado em 16/02/2024
Nivelamento de Português
Objetivo:
A disciplina "Nivelamento de Português" visa fornecer aos alunos do ensino médio uma base sólida em língua portuguesa, abordando desde aspectos fundamentais da gramática até habilidades avançadas de interpretação de texto, redação e expressão oral.
Conteúdo Programático:
Módulo 1: Fundamentos da Língua Portuguesa
- Introdução à Língua Portuguesa:
- Breve história da língua portuguesa.
- Importância do português como língua materna.
- Ortografia e Acentuação:
- Regras básicas de acentuação gráfica.
- Uso correto das letras e dígrafos.
- Morfologia:
- Classes de palavras: substantivo, adjetivo, verbo, advérbio, preposição, conjunção, interjeição e pronome.
- Flexões nominais e verbais.
- Sintaxe:
- Análise sintática de frases simples e compostas.
- Concordância nominal e verbal.
- Regência verbal e nominal.
Módulo 2: Aprofundamento Gramatical
- Período Composto e Coordenação:
- Tipos de orações e sua relação na formação do período composto.
- Uso de conjunções coordenativas.
- Período Composto e Subordinação:
- Orações subordinadas e sua classificação.
- Uso de conjunções subordinativas.
- Crase:
- Regras de uso do acento indicativo de crase.
- Casos especiais de crase.
- Pontuação:
- Uso correto dos sinais de pontuação.
- Interpretação de textos com base na pontuação.
Módulo 3: Leitura e Interpretação de Textos
- Tipos de Textos e Gêneros Literários:
- Identificação e características de diferentes tipos de texto: narrativo, descritivo, argumentativo, etc.
- Gêneros literários: poesia, prosa e teatro.
- Estratégias de Leitura e Compreensão Textual:
- Identificação de ideias principais e secundárias.
- Inferência de informações implícitas.
- Análise Crítica de Textos:
- Avaliação de argumentos e pontos de vista.
- Reconhecimento de vieses e manipulação de informações.
- Produção Textual:
- Elaboração de resumos, sínteses e paráfrases.
- Produção de textos argumentativos e dissertativos.
Módulo 4: Expressão Oral e Escrita
- Oratória:
- Técnicas de apresentação oral.
- Prática de discursos e debates.
- Redação Criativa:
- Exploração de diferentes estilos e formas de escrita.
- Desenvolvimento da criatividade e imaginação.
- Revisão e Edição de Textos:
- Processo de revisão e correção ortográfica e gramatical.
- Uso de recursos linguísticos para aprimorar a clareza e coesão textual.
Avaliação:
- Avaliações periódicas abrangendo todos os conteúdos estudados.
- Trabalhos práticos de produção textual e apresentação oral.
- Participação em atividades de leitura e interpretação de textos.
Metodologia:
- Aulas expositivas dialogadas.
- Atividades práticas individuais e em grupo.
- Debates e discussões.
- Análise e produção de textos diversos.
- Uso de recursos audiovisuais e tecnológicos.
Referências Bibliográficas:
- CEREJA, William Roberto; MAGALHÃES, Thereza Cochar. Gramática: texto: reflexão e uso. São Paulo: Atual, 2018.
- CUNHA, Celso; CINTRA, Lindley. Nova gramática do português contemporâneo. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2019.
- KOCH, Ingedore Villaça; ELIAS, Vanda Maria. Ler e compreender: os sentidos do texto. São Paulo: Contexto, 2016.
- MEDEIROS, João Bosco. Redação científica: a prática de fichamentos, resumos, resenhas. São Paulo: Atlas, 2017.
Este conteúdo programático visa proporcionar aos estudantes do ensino médio uma formação completa em língua portuguesa, capacitando-os tanto para a compreensão e análise de textos quanto para a produção escrita e oral de qualidade.
NEM:
Objetivo da disciplina:
O objetivo principal da disciplina "Nivelamento de Português" é oferecer aos estudantes uma oportunidade de revisão e aprimoramento dos conhecimentos básicos da língua portuguesa, garantindo uma base sólida para o desenvolvimento de habilidades linguísticas necessárias ao longo do ensino médio e além.
Conteúdo Programático:
1. Introdução ao Português
- Revisão dos conceitos básicos da língua portuguesa, incluindo fonética, ortografia, morfologia e sintaxe.
- Exercícios de reconhecimento de sons, sílabas e palavras.
2. Gramática Básica
- Substantivo: tipos, gênero, número e grau.
- Artigo: definição e classificação.
- Adjetivo: conceito, classificação e flexões.
- Verbo: conjugação, tempo, modo e aspecto.
- Advérbio: definição, tipos e uso.
- Pronome: pessoal, demonstrativo, possessivo, indefinido.
3. Sintaxe Simples
- Frase, oração e período.
- Sujeito e predicado.
- Tipos de predicado.
- Objeto direto e indireto.
- Predicativo do sujeito e do objeto.
- Adjunto adnominal e adverbial.
4. Pontuação
- Uso correto dos sinais de pontuação: vírgula, ponto final, ponto e vírgula, dois pontos, ponto de exclamação e ponto de interrogação.
- Exercícios práticos de pontuação em textos simples.
5. Ortografia e Acentuação
- Regras de acentuação gráfica.
- Uso correto de letras maiúsculas e minúsculas.
- Exercícios de fixação de regras ortográficas.
6. Leitura e Interpretação de Textos
- Estratégias de leitura: pré-leitura, leitura ativa, pós-leitura.
- Identificação de ideias principais e secundárias.
- Inferência de significados a partir do contexto.
- Análise de textos literários e não literários.
7. Produção Textual
- Tipos textuais: narração, descrição, dissertação.
- Coerência e coesão textual.
- Estruturação de parágrafos.
- Produção de textos argumentativos e narrativos.
Metodologia de Ensino:
- Aulas expositivas dialogadas para apresentação dos conteúdos.
- Atividades práticas individuais e em grupo para aplicação dos conhecimentos.
- Uso de recursos audiovisuais, jogos educativos e tecnologias digitais.
- Leitura orientada de textos variados para desenvolvimento da compreensão e expressão escrita.
- Feedback constante sobre o desempenho dos alunos, com correção e orientações para melhoria.
Avaliação:
- Avaliação contínua com base na participação em sala de aula, realização de atividades práticas e trabalhos individuais ou em grupo.
- Provas escritas para verificar o domínio dos conteúdos gramaticais e habilidades de leitura e escrita.
- Análise da evolução dos alunos ao longo do semestre, com foco no desenvolvimento das competências linguísticas.
Exemplificação:
Por exemplo, ao abordar o tema "Gramática Básica", uma aula poderia começar com uma revisão sobre os tipos de substantivos, seguida de exercícios práticos de identificação e classificação de substantivos em frases. Posteriormente, os alunos poderiam trabalhar em grupos para criar frases usando diferentes tipos de substantivos e compartilhar com a turma para discussão e feedback.
Considerações Finais:
A disciplina "Nivelamento de Português" tem como objetivo nivelar os conhecimentos linguísticos dos alunos, preparando-os para um ensino médio mais desafiador e promovendo o desenvolvimento de habilidades essenciais de comunicação escrita e oral. A aplicação dos conceitos e atividades propostas proporcionará aos alunos uma base sólida para o estudo e aprofundamento da língua portuguesa ao longo de sua trajetória escolar.
Programa para a Disciplina "Nivelamento de Português"
Módulo 1: Introdução ao Português
1.1 Fonética e Ortografia
- Reconhecimento de sons e letras.
- Regras básicas de ortografia.
1.2 Morfologia
- Substantivos: gênero e número.
- Artigos: definição e classificação.
- Adjetivos: flexões de gênero e número.
Módulo 2: Gramática Básica
2.1 Sintaxe
- Frase, oração e período.
- Sujeito e predicado.
- Tipos de predicado.
2.2 Verbos
- Conjugação verbal: tempos verbais (presente, passado, futuro).
- Modo indicativo e subjuntivo.
Módulo 3: Sintaxe Avançada
3.1 Concordância Nominal e Verbal
- Concordância de número e gênero.
- Regras de concordância verbal.
3.2 Regência Nominal e Verbal
- Uso correto de preposições.
- Verbos transitivos e intransitivos.
Módulo 4: Pontuação e Acentuação
4.1 Pontuação
- Uso de vírgula, ponto final, ponto e vírgula, dois pontos.
- Emprego de ponto de exclamação e interrogação.
4.2 Acentuação Gráfica
- Regras básicas de acentuação.
- Acento diferencial.
Módulo 5: Leitura e Interpretação de Textos
5.1 Estratégias de Leitura
- Pré-leitura, leitura ativa e pós-leitura.
- Identificação de ideias principais e secundárias.
5.2 Compreensão de Textos
- Inferência de significados.
- Análise de textos literários e não literários.
Módulo 6: Produção Textual
6.1 Gêneros Textuais
- Narração, descrição e dissertação.
- Características de cada gênero textual.
6.2 Estruturação de Textos
- Coerência e coesão textual.
- Organização de parágrafos.
Módulo 7: Revisão e Avaliação
7.1 Revisão dos Conteúdos
- Revisão geral dos conteúdos abordados.
- Resolução de exercícios de fixação.
7.2 Avaliação Final
- Prova escrita abrangendo todos os módulos.
- Avaliação da evolução dos alunos ao longo do curso.
Observações:
- Cada módulo terá uma duração aproximada de duas semanas, totalizando um semestre letivo para cobrir todos os conteúdos programáticos.
- As aulas serão ministradas de forma expositiva, com a utilização de recursos visuais e atividades práticas para fixação dos conteúdos.
- Os alunos serão constantemente avaliados por meio de exercícios individuais e em grupo, além de participação em sala de aula.
- A avaliação final terá como objetivo verificar o domínio dos conteúdos e o desenvolvimento das habilidades linguísticas dos alunos ao longo do curso.
Ementa da Disciplina "Nivelamento de Português"
Introdução ao Português
-
Fonética e Ortografia:
- Reconhecimento e produção de sons da língua portuguesa.
- Regras básicas de ortografia: uso de letras, acentos e pontuação.
- Exemplo: Identificação de palavras com letras mudas e sua correta pronúncia.
-
Morfologia:
- Substantivos: classificação, gênero e número.
- Artigos: definição e uso dos artigos definidos e indefinidos.
- Adjetivos: flexões de gênero e número.
- Exemplo: Identificação do gênero e número de substantivos em frases.
Gramática Básica
-
Sintaxe:
- Frase, oração e período: distinção e estrutura.
- Sujeito e predicado: identificação e classificação.
- Tipos de predicado: nominal, verbal e verbo-nominal.
- Exemplo: Identificação do sujeito e do predicado em diferentes tipos de frases.
-
Verbos:
- Conjugação verbal: presente, passado e futuro.
- Modos verbais: indicativo e subjuntivo.
- Exemplo: Conjugação de verbos regulares e irregulares nos diferentes tempos.
Sintaxe Avançada
-
Concordância Nominal e Verbal:
- Concordância de número e gênero entre o substantivo e o adjetivo.
- Regras de concordância verbal com o sujeito.
- Exemplo: Concordância do adjetivo com o substantivo em frases complexas.
-
Regência Nominal e Verbal:
- Uso correto de preposições e complementos verbais.
- Verbos transitivos diretos e indiretos.
- Exemplo: Identificação do complemento verbal em uma oração.
Pontuação e Acentuação
-
Pontuação:
- Uso correto dos sinais de pontuação.
- Emprego da vírgula, ponto final, ponto e vírgula, dois pontos, ponto de exclamação e interrogação.
- Exemplo: Pontuação adequada em diálogos e textos narrativos.
-
Acentuação Gráfica:
- Regras básicas de acentuação.
- Acento diferencial.
- Exemplo: Identificação das palavras proparoxítonas e paroxítonas e sua correta acentuação.
Leitura e Interpretação de Textos
-
Estratégias de Leitura:
- Pré-leitura, leitura ativa e pós-leitura.
- Identificação de ideias principais e secundárias.
- Exemplo: Resumo de um texto após a leitura ativa.
-
Compreensão de Textos:
- Inferência de significados a partir do contexto.
- Análise de textos literários e não literários.
- Exemplo: Interpretação de um poema ou conto curto.
Produção Textual
-
Gêneros Textuais:
- Narração, descrição e dissertação.
- Características de cada gênero textual.
- Exemplo: Produção de um texto narrativo baseado em uma imagem.
-
Estruturação de Textos:
- Coerência e coesão textual.
- Organização de parágrafos.
- Exemplo: Elaboração de um texto dissertativo-argumentativo com introdução, desenvolvimento e conclusão.
Revisão e Avaliação
-
Revisão dos Conteúdos:
- Recapitulação dos principais conceitos abordados.
- Resolução de exercícios de fixação.
- Exemplo: Revisão dos temas gramaticais com a realização de exercícios práticos.
-
Avaliação Final:
- Prova escrita abrangendo todos os módulos.
- Avaliação da evolução dos alunos ao longo do curso.
- Exemplo: Prova final contendo questões de múltipla escolha, dissertativas e práticas.
Portfólio: Nivelamento de Português
Módulo 1: Introdução ao Português
Fonética e Ortografia
- Reconhecimento de sons e letras: Exemplo prático - Identificar as letras que compõem palavras simples como "casa", "bola", "livro".
- Regras básicas de ortografia: Exemplo prático - Identificar e corrigir palavras com erros ortográficos simples, como "gato" em vez de "gatto".
Morfologia
- Substantivos: gênero e número: Exemplo prático - Identificar o gênero e o número de substantivos em frases simples, como "a casa", "os livros".
- Artigos: definição e classificação: Exemplo prático - Identificar os artigos definidos ("o", "a", "os", "as") e indefinidos ("um", "uma", "uns", "umas") em frases.
Módulo 2: Gramática Básica
Sintaxe
- Frase, oração e período: Exemplo prático - Identificar a diferença entre uma frase ("Ela estuda.") e uma oração ("Ela estuda matemática.").
- Sujeito e predicado: Exemplo prático - Identificar o sujeito e o predicado em frases simples, como "O cachorro late."
Verbos
- Conjugação verbal: Exemplo prático - Conjugação do verbo "amar" nos diferentes tempos verbais: "Eu amo", "Tu amas", "Ele ama".
- Modo indicativo e subjuntivo: Exemplo prático - Identificar o uso do modo subjuntivo em frases como "Tomara que ele venha amanhã."
Módulo 3: Sintaxe Avançada
Concordância Nominal e Verbal
- Concordância de número e gênero: Exemplo prático - Concordância do adjetivo com o substantivo em frases como "As flores são bonitas."
- Regência Nominal e Verbal: Exemplo prático - Identificar o complemento verbal em frases como "Ele gosta de sorvete."
Módulo 4: Pontuação e Acentuação
Pontuação
- Uso de vírgula, ponto final, ponto e vírgula, dois pontos: Exemplo prático - Preencher corretamente os sinais de pontuação em frases como "Hoje, vou ao mercado; amanhã, à escola."
- Emprego de ponto de exclamação e interrogação: Exemplo prático - Transformar frases afirmativas em exclamativas ou interrogativas.
Acentuação Gráfica
- Regras básicas de acentuação: Exemplo prático - Identificar e aplicar acentos em palavras como "céu", "rápido", "papéis".
Módulo 5: Leitura e Interpretação de Textos
Estratégias de Leitura
- Pré-leitura, leitura ativa e pós-leitura: Exemplo prático - Fazer perguntas sobre o texto antes, durante e depois da leitura para verificar a compreensão.
Compreensão de Textos
- Inferência de significados: Exemplo prático - Identificar o significado de palavras desconhecidas a partir do contexto.
- Análise de textos literários e não literários: Exemplo prático - Comparar características de um texto literário (conto) e um não literário (notícia).
Módulo 6: Produção Textual
Gêneros Textuais
- Narração, descrição e dissertação: Exemplo prático - Escrever um texto narrativo descrevendo uma experiência pessoal.
- Características de cada gênero textual: Exemplo prático - Identificar elementos de narração, descrição e dissertação em diferentes textos.
Estruturação de Textos
- Coerência e coesão textual: Exemplo prático - Conectar ideias usando conectivos adequados, como "portanto", "além disso", "por outro lado".
- Organização de parágrafos: Exemplo prático - Escrever um parágrafo de introdução, desenvolvimento e conclusão sobre um tema específico.
Módulo 7: Revisão e Avaliação
Revisão dos Conteúdos
- Revisão geral dos conteúdos abordados: Exemplo prático - Realizar uma revisão em grupo dos principais conceitos gramaticais estudados durante o curso.
- Resolução de exercícios de fixação: Exemplo prático - Resolver exercícios de fixação em sala de aula para reforçar o aprendizado.
Avaliação Final
- Prova escrita abrangendo todos os módulos: Exemplo prático - Realizar uma prova escrita com questões que avaliam os conhecimentos gramaticais, de leitura e produção textual.
- Avaliação da evolução dos alunos ao longo do curso: Exemplo prático - Comparar o desempenho dos alunos em avaliações iniciais e finais para verificar o progresso.
Calendário:
Semana 1-2: Introdução ao Português
- Conteúdos:
- Fonética e Ortografia
- Morfologia (Substantivos e Artigos)
Semana 3-4: Gramática Básica
- Conteúdos:
- Morfologia (Adjetivos)
- Sintaxe (Frase, Oração e Período)
Semana 5-6: Gramática Básica (Continuação)
- Conteúdos:
- Sintaxe (Sujeito e Predicado)
- Verbos (Conjugação verbal)
Semana 7-8: Sintaxe Avançada
- Conteúdos:
- Sintaxe (Concordância Nominal e Verbal)
- Regência Nominal e Verbal
Semana 9-10: Pontuação e Acentuação
- Conteúdos:
- Pontuação (Vírgula, Ponto Final, Ponto e Vírgula)
- Acentuação Gráfica (Regras básicas)
Semana 11-12: Leitura e Interpretação de Textos
- Conteúdos:
- Estratégias de Leitura
- Compreensão de Textos (Inferência de significados)
Semana 13-14: Produção Textual
- Conteúdos:
- Gêneros Textuais (Narração, Descrição e Dissertação)
- Estruturação de Textos (Coerência e Coesão)
Semana 15: Revisão dos Conteúdos
- Conteúdos:
- Revisão geral dos conteúdos abordados até o momento
Semana 16: Avaliação Intermediária
- Conteúdos:
- Prova escrita abrangendo os conteúdos das semanas 1 a 14
Semana 17-18: Continuação da Produção Textual
- Conteúdos:
- Produção Textual (Prática de redação)
Semana 19: Preparação para Avaliação Final
- Conteúdos:
- Revisão dos principais tópicos
- Resolução de exercícios de fixação
Semana 20: Avaliação Final
- Conteúdos:
- Prova escrita abrangendo todos os conteúdos do curso
Este calendário distribui os conteúdos programáticos ao longo de 20 semanas, com uma progressão lógica e encadeada, permitindo tempo adequado para revisão, prática e avaliação dos alunos.
Roteiro para a Disciplina "Nivelamento de Português"
Semana 1: Introdução ao Português
Dia 1:
- Conteúdo: Apresentação da disciplina e dos objetivos do curso.
- Atividade: Discussão em grupo sobre a importância da língua portuguesa e expectativas para o curso.
- Exemplo: Os alunos compartilham experiências pessoais relacionadas ao uso da língua portuguesa no cotidiano.
Dia 2:
- Conteúdo: Fonética e Ortografia.
- Atividade: Exercícios práticos de identificação de sons e letras.
- Exemplo: Os alunos ouvem palavras pronunciadas pelo professor e escrevem a palavra corretamente, prestando atenção nos sons específicos.
Semana 2: Morfologia Básica
Dia 3:
- Conteúdo: Substantivos: gênero e número.
- Atividade: Análise de substantivos em textos e identificação de gênero e número.
- Exemplo: Os alunos leem um texto curto e destacam os substantivos, classificando-os quanto ao gênero e número.
Dia 4:
- Conteúdo: Artigos definidos e indefinidos.
- Atividade: Exercícios de identificação e uso de artigos.
- Exemplo: Os alunos completam frases com os artigos definidos ou indefinidos adequados, explicando suas escolhas.
Semana 3: Sintaxe Básica
Dia 5:
- Conteúdo: Frase, oração e período.
- Atividade: Análise de frases e identificação de suas partes.
- Exemplo: Os alunos identificam sujeito e predicado em diferentes frases e explicam a estrutura de cada uma.
Dia 6:
- Conteúdo: Sujeito e predicado.
- Atividade: Construção de frases com diferentes tipos de sujeito e predicado.
- Exemplo: Os alunos criam frases com sujeitos simples, compostos, ocultos e indeterminados, variando também os tipos de predicado.
Semana 4: Continuação da Sintaxe Básica
Dia 7:
- Conteúdo: Verbos: conjugação.
- Atividade: Conjugação verbal de diferentes verbos em diferentes tempos.
- Exemplo: Os alunos conjugam o verbo "cantar" nos tempos presente, passado e futuro, em todas as pessoas gramaticais.
Dia 8:
- Conteúdo: Verbos: modo indicativo e subjuntivo.
- Atividade: Uso do modo indicativo e subjuntivo em contextos específicos.
- Exemplo: Os alunos completam frases com verbos no modo indicativo ou subjuntivo, justificando suas escolhas.
Sequência Didática 1-5: Introdução ao Português
Aula 1: Apresentação da Disciplina
- Apresentação do professor e dos alunos.
- Explanação sobre os objetivos e conteúdos do curso.
Aula 2-3: Fonética e Ortografia
- Discussão sobre a importância da correta pronúncia e escrita.
- Exercícios práticos de identificação de sons e letras.
Aula 4-5: Morfologia Básica
- Estudo dos substantivos: gênero e número.
- Exercícios de identificação e classificação de substantivos.
Sequência Didática 6-10: Sintaxe Básica
Aula 6-7: Frase, Oração e Período
- Identificação de frases simples, orações e períodos.
- Análise de exemplos para compreensão da estrutura.
Aula 8-9: Sujeito e Predicado
- Discussão sobre a função do sujeito e predicado na construção da frase.
- Atividades práticas de identificação de sujeito e predicado.
Aula 10: Revisão e Avaliação Parcial
- Revisão dos conteúdos abordados até o momento.
- Realização de uma avaliação parcial para verificar o aprendizado dos alunos.
Sequência Didática 11-15: Continuação da Sintaxe Básica
Aula 11-12: Verbos: Conjugação
- Estudo da conjugação verbal nos diferentes tempos.
- Exercícios de conjugação verbal em contextos variados.
Aula 13-14: Verbos: Modo Indicativo e Subjuntivo
- Explanação sobre o uso do modo indicativo e subjuntivo.
- Prática de identificação e uso do modo verbal em frases.
Aula 15: Produção de Texto
- Introdução à produção textual.
- Escrever uma pequena narrativa utilizando os conteúdos estudados até o momento.
Sequência Didática 16-20: Continuação da Sintaxe Básica e Produção Textual
Aula 16-17: Concordância Nominal e Verbal
- Estudo das regras de concordância nominal e verbal.
- Exercícios de aplicação para fixação dos conteúdos.
Aula 18-19: Regência Nominal e Verbal
- Análise dos verbos transitivos e intransitivos.
- Exercícios práticos de regência verbal e nominal.
Aula 20: Revisão e Avaliação Parcial
- Revisão dos conteúdos de sintaxe estudados até o momento.
- Realização de uma avaliação parcial para verificar o aprendizado dos alunos.
Sequência Didática 21-25: Pontuação e Acentuação
Aula 21-22: Pontuação
- Estudo dos diferentes sinais de pontuação.
- Exercícios de pontuação em contextos diversos.
Aula 23-24: Acentuação Gráfica
- Revisão das regras básicas de acentuação.
- Prática de identificação e aplicação de acentos em palavras.
Aula 25: Leitura e Interpretação de Textos
- Introdução às estratégias de leitura e interpretação.
- Leitura e análise de textos simples, seguida de discussão em grupo.
Sequência Didática 26-30: Produção Textual e Revisão Final
Aula 26-27: Gêneros Textuais
- Estudo dos diferentes gêneros textuais: narração, descrição, dissertação.
- Produção de textos utilizando os diferentes gêneros.
Aula 28-29: Estruturação de Textos
- Discussão sobre a importância da coerência e coesão textual.
- Prática de organização de parágrafos em diferentes tipos de texto.
Aula 30: Revisão Final e Avaliação
- Revisão geral dos conteúdos estudados ao longo do curso.
- Realização de uma avaliação final para verificar o aprendizado dos alunos.
Projetos:
1. Projeto: Jornal Escolar
Descrição: Os alunos serão divididos em equipes para criar um jornal escolar. Cada equipe terá responsabilidades específicas, como redação de artigos, edição de layout, pesquisa de informações, entrevistas, entre outros.
Atividades:
- Pesquisa sobre temas de interesse para a comunidade escolar.
- Entrevistas com membros da escola: professores, alunos, funcionários.
- Escrita de artigos sobre eventos escolares, notícias locais, curiosidades, entre outros.
- Revisão e edição dos artigos.
- Diagramação e produção gráfica do jornal.
Objetivos:
- Desenvolver habilidades de pesquisa, escrita e edição.
- Estimular a criatividade e senso crítico dos alunos.
- Promover a integração da comunidade escolar.
2. Projeto: Podcast Literário
Descrição: Os alunos criarão um podcast dedicado à literatura, onde discutirão obras literárias, entrevistarão escritores e compartilharão análises e resenhas.
Atividades:
- Seleção de obras literárias para análise.
- Leitura e discussão das obras escolhidas.
- Preparação de roteiros para os episódios do podcast.
- Gravação e edição dos episódios.
- Divulgação do podcast nas redes sociais e na comunidade escolar.
Objetivos:
- Estimular o interesse pela leitura e pela literatura.
- Desenvolver habilidades de comunicação oral e escrita.
- Promover o debate e a troca de ideias sobre temas literários.
3. Projeto: Revista Cultural
Descrição: Os alunos criarão uma revista cultural que abordará diferentes aspectos da cultura local, incluindo arte, música, gastronomia, história e tradições.
Atividades:
- Pesquisa sobre elementos culturais da região.
- Entrevistas com artistas locais, chefs, historiadores, entre outros.
- Escrita de artigos sobre diferentes temas culturais.
- Criação de seções específicas, como "Dicas Culturais" e "Entrevista da Semana".
- Design e diagramação da revista.
Objetivos:
- Explorar e valorizar a cultura local.
- Desenvolver habilidades de pesquisa e redação.
- Estimular a criatividade e o interesse pela cultura.
4. Projeto: Blog de Viagens
Descrição: Os alunos criarão um blog de viagens onde compartilharão experiências, dicas e curiosidades sobre diferentes destinos turísticos.
Atividades:
- Pesquisa sobre destinos turísticos nacionais e internacionais.
- Elaboração de roteiros de viagem.
- Escrita de posts sobre experiências de viagem, dicas de hospedagem, gastronomia, entre outros.
- Produção de conteúdo multimídia: fotos, vídeos, mapas.
- Divulgação do blog nas redes sociais e entre a comunidade escolar.
Objetivos:
- Estimular a escrita criativa e descritiva.
- Desenvolver habilidades de pesquisa e organização de informações.
- Promover a troca de experiências e o interesse por diferentes culturas.
5. Projeto: Concurso Literário
Descrição: Os alunos participarão de um concurso literário, onde terão a oportunidade de criar e compartilhar contos, poemas ou crônicas originais.
Atividades:
- Oficinas de criação literária.
- Escrita e revisão dos textos para o concurso.
- Seleção de jurados entre os professores e alunos.
- Organização do evento de premiação.
- Publicação dos melhores textos em um livro ou antologia.
Objetivos:
- Estimular a criatividade e expressão pessoal.
- Desenvolver habilidades de escrita e revisão.
- Reconhecer e valorizar o talento literário dos alunos.
Disciplina | Conteúdos Programáticos | Projetos Sugeridos |
---|---|---|
Língua Portuguesa | Fonética, Ortografia, Morfologia, Sintaxe, Pontuação, | Jornal Escolar: Criação de um jornal interno da escola, abordando notícias, artigos de opinião, entrevistas, entre outros. |
Acentuação, Leitura e Interpretação de Textos, Produção | ||
Textual, Literatura Brasileira e Portuguesa | ||
Redação | Gêneros textuais (narrativo, descritivo, argumentativo), | Blog de Viagens: Criação de um blog onde os alunos compartilham experiências de viagem, dicas e relatos. |
Estrutura textual, Coerência e Coesão, Uso da norma padrão, | ||
Criatividade e originalidade na escrita | ||
Literatura | Análise de obras literárias, Contexto histórico e social das | Podcast Literário: Produção de um podcast dedicado à discussão de obras literárias, análises críticas e entrevistas com autores. |
obras, Estilos literários, Interpretação de textos literários | ||
Concurso Literário: Organização de um concurso de escrita criativa, incentivando os alunos a produzirem contos, poemas e crônicas. | ||
Comunicação Oral e Escrita | Técnicas de apresentação oral, Expressão corporal, | Teatro Escolar: Montagem de peças teatrais baseadas em textos literários estudados em sala de aula, promovendo a expressão oral e corporal dos alunos. |
Estratégias para debates e argumentação, | ||
Uso adequado da linguagem em diferentes contextos |
Esses projetos são apenas sugestões e podem ser adaptados de acordo com as necessidades específicas de cada turma e escola. Eles visam promover a aplicação prática dos conhecimentos adquiridos na disciplina de "Nivelamento de Português" e desenvolver habilidades de comunicação, expressão e interpretação nos alunos do ensino médio.
Eletivas:
Disciplina Eletiva 1: "Explorando a Diversidade da Língua Portuguesa"
Justificativa: A disciplina "Explorando a Diversidade da Língua Portuguesa" visa proporcionar aos alunos do ensino médio a oportunidade de aprofundar seus conhecimentos sobre a riqueza e variedade da língua portuguesa, ampliando sua compreensão sobre os diferentes usos linguísticos e suas manifestações culturais. Ao explorar as diversas formas de falar e escrever o português, os alunos desenvolverão uma consciência crítica sobre a linguagem e sua relação com a identidade cultural e social.
Objetivos/Competências a serem desenvolvidas:
- Compreender a diversidade linguística e cultural da língua portuguesa.
- Analisar os diferentes usos e variedades linguísticas do português.
- Refletir sobre as implicações sociais e culturais da linguagem.
- Desenvolver habilidades de expressão oral e escrita em diferentes registros linguísticos.
Conteúdos/Eixos Temáticos:
- Variedades regionais e sociais da língua portuguesa.
- Gírias, regionalismos e expressões idiomáticas.
- Variação linguística e preconceito linguístico.
- Aspectos históricos e culturais da língua portuguesa.
- Influências de outras línguas no português brasileiro.
Procedimentos Metodológicos:
- Aulas expositivas dialogadas para apresentação dos conteúdos.
- Discussões em grupo e debates sobre questões relacionadas à diversidade linguística.
- Análise de textos e produção de textos reflexivos sobre os temas abordados.
- Atividades práticas de reconhecimento e interpretação de diferentes registros linguísticos.
- Pesquisas individuais ou em grupo sobre aspectos específicos da diversidade da língua portuguesa.
Procedimentos Avaliativos/Estratégias de Avaliação:
- Participação nas discussões em sala de aula.
- Produção de textos reflexivos sobre os temas abordados.
- Apresentação de seminários sobre variações linguísticas.
- Elaboração de projetos de pesquisa sobre influências linguísticas na formação do português brasileiro.
- Avaliação da evolução dos alunos ao longo do semestre, considerando o desenvolvimento de competências e habilidades previstas.
Competências e Habilidades da BNCC:
- Compreender a diversidade linguística e cultural.
- Analisar e interpretar diferentes textos e discursos.
- Expressar-se oralmente e por escrito de forma clara e adequada a diferentes situações de comunicação.
- Reconhecer e valorizar a diversidade cultural e linguística.
Metodologia: A metodologia adotada será centrada no protagonismo do aluno, com ênfase em atividades que promovam a reflexão crítica e a produção autônoma de conhecimento. Serão utilizados recursos audiovisuais, textos diversos e atividades práticas para estimular a participação ativa dos alunos e favorecer o desenvolvimento das competências e habilidades propostas.
Estimativas e Referências Bibliográficas:
- Estima-se que a disciplina terá carga horária de 60 horas, distribuídas ao longo de um semestre.
- Referências Bibliográficas:
- "Variação Linguística no Brasil", Ataliba T. de Castilho.
- "Por uma sociolinguística da língua portuguesa", Marcos Bagno.
- "Preconceito linguístico: o que é, como se faz", Marcos Bagno.
Cronograma:
- Semanas 1-2: Introdução à diversidade linguística.
- Semanas 3-4: Variedades regionais e sociais da língua.
- Semanas 5-6: Gírias, regionalismos e expressões idiomáticas.
- Semanas 7-8: Variação linguística e preconceito linguístico.
- Semanas 9-10: Aspectos históricos e culturais da língua portuguesa.
- Semanas 11-12: Influências de outras línguas no português brasileiro.
- Semana 13: Revisão dos conteúdos.
- Semana 14: Avaliação intermediária.
- Semanas 15-16: Produção de textos reflexivos.
- Semanas 17-18: Apresentação de seminários.
- Semanas 19-20: Elaboração de projetos de pesquisa.
- Semana 21: Revisão final.
- Semana 22: Avaliação final.
Disciplina Eletiva 2: "Linguagem e Mídias Digitais"
Justificativa: A disciplina "Linguagem e Mídias Digitais" tem como objetivo explorar a relação entre a língua portuguesa e as novas tecnologias de comunicação, preparando os alunos para compreender e utilizar de forma crítica as diferentes linguagens presentes no ambiente digital.
Objetivos/Competências a serem desenvolvidas:
- Compreender a linguagem e os recursos utilizados nas mídias digitais.
- Analisar e interpretar textos multimodais.
- Desenvolver habilidades de produção de conteúdo para mídias digitais.
- Refletir sobre os impactos das mídias digitais na sociedade contemporânea.
Conteúdos/Eixos Temáticos:
- Linguagem e gêneros textuais nas redes sociais.
- Análise de textos multimodais: vídeos, memes, gifs, etc.
- Produção de conteúdo para mídias digitais.
- Ética e responsabilidade na comunicação digital.
- Mídias digitais e democracia: fake news, discurso de ódio, etc.
Procedimentos Metodológicos:
- Análise de casos e exemplos de textos multimodais.
- Produção de conteúdo para redes sociais: textos, vídeos, imagens.
- Discussões em grupo sobre ética e responsabilidade na comunicação digital.
- Atividades práticas de criação e edição de conteúdo multimídia.
- Pesquisas individuais ou em grupo sobre temas relacionados às mídias digitais.
Procedimentos Avaliativos/Estratégias de Avaliação:
- Avaliação da participação nas atividades em sala de aula.
- Avaliação dos projetos de produção de conteúdo para mídias digitais.
- Apresentação e discussão dos resultados das pesquisas realizadas.
- Elaboração de relatórios reflexivos sobre temas abordados.
- Avaliação da evolução dos alunos ao longo do semestre, considerando o desenvolvimento das competências e habilidades previstas.
Competências e Habilidades da BNCC:
- Compreender e utilizar a linguagem digital de forma crítica e reflexiva.
- Produzir e analisar textos multimodais.
- Respeitar e valorizar a diversidade de vozes e opiniões presentes nas mídias digitais.
- Utilizar as tecnologias digitais de forma ética e responsável.
Metodologia: A metodologia adotada será centrada na prática e na experimentação, com ênfase na produção de conteúdo multimídia e na análise crítica de textos digitais. Serão utilizadas ferramentas e recursos tecnológicos para estimular a participação ativa dos alunos e promover a reflexão sobre os temas abordados.
Estimativas e Referências Bibliográficas:
- Estima-se que a disciplina terá carga horária de 60 horas, distribuídas ao longo de um semestre.
- Referências Bibliográficas:
- "Redes Sociais: Estratégias de Monitoramento", Juliana Padilha.
- "Comunicação Digital: conceitos, práticas, reflexões", Lídia Vianna Possas.
Cronograma:
- Semanas 1-2: Introdução à linguagem digital.
- Semanas 3-4: Linguagem e gêneros textuais nas redes sociais.
- Semanas 5-6: Análise de textos multimodais.
- Semanas 7-8: Produção de conteúdo para mídias digitais.
- Semanas 9-10: Ética e responsabilidade na comunicação digital.
- Semanas 11-12: Mídias digitais e democracia.
- Semana 13: Revisão dos conteúdos.
- Semana 14: Avaliação intermediária.
- Semanas 15-16: Produção de conteúdo multimídia.
- Semanas 17-18: Apresentação dos projetos.
- Semanas 19-20: Pesquisa sobre temas relacionados.
- Semana 21: Revisão final.
- Semana 22: Avaliação final.
Disciplina Eletiva 3: "Produção de Conteúdo Criativo"
Justificativa: A disciplina "Produção de Conteúdo Criativo" visa estimular a criatividade dos alunos e desenvolver suas habilidades de expressão por meio da produção de diferentes tipos de conteúdo, como textos literários, vídeos, podcasts, entre outros. Ao explorar formas diversas de expressão, os alunos poderão desenvolver sua identidade artística e comunicativa, além de adquirir competências importantes para a vida pessoal e profissional.
Objetivos/Competências a serem desenvolvidas:
- Estimular a criatividade e a expressão artística.
- Desenvolver habilidades de produção de conteúdo em diferentes formatos.
- Explorar recursos tecnológicos para criação e edição de conteúdo.
- Promover a autonomia e o protagonismo dos alunos na produção de conhecimento.
Conteúdos/Eixos Temáticos:
- Processos criativos: brainstorming, storytelling, entre outros.
- Gêneros textuais: contos, crônicas, poemas, roteiros.
- Produção de vídeos e filmes curtos.
- Produção de podcasts e programas de áudio.
- Edição de conteúdo: técnicas e ferramentas.
Procedimentos Metodológicos:
- Oficinas práticas de escrita criativa, produção audiovisual e edição de conteúdo.
- Exploração de técnicas e recursos para estimular a criatividade.
- Realização de projetos individuais e em grupo, com acompanhamento e orientação do professor.
- Feedbacks e revisões dos trabalhos produzidos.
- Apresentações dos projetos e compartilhamento de experiências.
Procedimentos Avaliativos/Estratégias de Avaliação:
- Avaliação da participação e envolvimento dos alunos nas atividades práticas.
- Avaliação dos projetos produzidos, considerando originalidade, qualidade técnica e expressividade.
- Autoavaliação e reflexão sobre o processo criativo.
- Apresentação e defesa dos projetos perante a turma.
- Avaliação da evolução dos alunos ao longo do semestre, considerando o desenvolvimento das competências e habilidades previstas.
Competências e Habilidades da BNCC:
- Expressar-se por meio de diferentes linguagens artísticas.
- Utilizar recursos tecnológicos para produção e edição de conteúdo.
- Trabalhar em equipe e colaborar na realização de projetos coletivos.
- Desenvolver a capacidade de resolver problemas e enfrentar desafios criativos.
Metodologia: A metodologia adotada será baseada na aprendizagem ativa e na experimentação prática, com ênfase na autonomia e na criatividade dos alunos. Serão propostas atividades desafiadoras e estimulantes, que promovam a expressão individual e a colaboração em equipe.
Estimativas e Referências Bibliográficas:
- Estima-se que a disciplina terá carga horária de 60 horas, distribuídas ao longo de um semestre.
- Referências Bibliográficas:
- "A Arte de Escrever", Arthur Schopenhauer.
- "O Poder do Hábito Criativo", Twyla Tharp.
- "Como Criar um Podcast", Daniele Pereira.
Cronograma:
- Semanas 1-2: Introdução à produção de conteúdo criativo.
- Semanas 3-4: Exploração de técnicas de escrita criativa.
- Semanas 5-6: Produção de contos e crônicas.
- Semanas 7-8: Produção de vídeos e filmes curtos.
- Semanas 9-10: Produção de podcasts e programas de áudio.
- Semanas 11-12: Edição de conteúdo: técnicas e ferramentas.
- Semana 13: Revisão dos conteúdos.
- Semana 14: Avaliação intermediária.
- Semanas 15-16: Desenvolvimento dos projetos individuais.
- Semanas 17-18: Desenvolvimento dos projetos em grupo.
- Semanas 19-20: Revisão e finalização dos projetos.
- Semana 21: Apresentação dos projetos.
- Semana 22: Avaliação final.
Planejamentos:
Planejamento 1: "Caminhos da Escrita: Explorando as Possibilidades da Língua Portuguesa"
Justificativa: A disciplina "Caminhos da Escrita" é fundamental para os alunos do ensino médio, pois visa aprimorar suas habilidades de escrita em língua portuguesa, desenvolvendo competências essenciais para a expressão clara, coerente e criativa. Em um mundo cada vez mais centrado na comunicação escrita, é fundamental que os alunos dominem as técnicas e estratégias necessárias para produzir textos eficazes em diferentes contextos.
Objetivos/Competências a serem desenvolvidas:
- Desenvolver habilidades de escrita criativa, argumentativa e dissertativa.
- Ampliar o vocabulário e a capacidade de expressão dos alunos.
- Compreender e aplicar as normas gramaticais e ortográficas da língua portuguesa.
- Explorar diferentes gêneros textuais e estilos de escrita.
Conteúdos/Eixos Temáticos:
- Escrita criativa: técnicas de elaboração de histórias, contos e poemas.
- Produção de textos argumentativos: estruturação de argumentos, uso de evidências e contra-argumentos.
- Dissertação: organização de ideias, introdução, desenvolvimento e conclusão.
- Ortografia e gramática: regras de acentuação, pontuação, concordância e regência verbal e nominal.
- Revisão e edição de textos: técnicas de revisão, correção de erros comuns.
Procedimentos Metodológicos:
- Aulas expositivas para apresentação dos conteúdos teóricos.
- Atividades práticas de escrita individual e em grupo.
- Leitura e análise de textos literários e jornalísticos.
- Produção de textos com temas variados, seguindo diferentes gêneros e estilos.
- Feedbacks individuais e coletivos sobre os textos produzidos.
Procedimentos Avaliativos/Estratégias de Avaliação:
- Avaliação da participação e engajamento dos alunos nas atividades em sala de aula.
- Avaliação dos textos produzidos, considerando aspectos como criatividade, coesão, coerência e correção gramatical.
- Análise da evolução individual dos alunos ao longo do semestre, com base em critérios pré-estabelecidos.
- Realização de provas escritas para avaliação do domínio das normas gramaticais e ortográficas.
- Autoavaliação dos alunos sobre seus próprios processos de escrita e aprendizagem.
Competências e Habilidades da BNCC:
- Compreender e aplicar os conhecimentos linguísticos na produção e interpretação de textos.
- Expressar-se de forma clara, coerente e criativa em diferentes gêneros textuais.
- Conhecer e aplicar as normas gramaticais e ortográficas da língua portuguesa.
- Desenvolver habilidades de leitura crítica e produção de textos argumentativos.
Metodologia: A metodologia adotada será centrada na prática e na experiência, com atividades que estimulem a participação ativa dos alunos e promovam a reflexão sobre a língua e a escrita. Serão utilizados recursos diversificados, como textos literários, exercícios práticos de escrita, debates e discussões em grupo.
Estimativas e Referências Bibliográficas:
- Estima-se que a disciplina terá carga horária de 60 horas, distribuídas ao longo de um semestre.
- Referências Bibliográficas:
- "Gramática Metódica da Língua Portuguesa", Napoleão Mendes de Almeida.
- "Escrever Melhor: Guia para Passar os Textos a Limpo", Edy Lima.
- "O Poder da Escrita", Daniel Goleman.
Cronograma:
- Semanas 1-2: Introdução à escrita criativa.
- Semanas 3-4: Produção de contos e histórias curtas.
- Semanas 5-6: Escrita argumentativa: persuasão e argumentação.
- Semanas 7-8: Dissertação: estruturação de textos dissertativos.
- Semanas 9-10: Ortografia e gramática: revisão de regras básicas.
- Semanas 11-12: Produção de textos jornalísticos: notícias, artigos, crônicas.
- Semana 13: Revisão dos conteúdos.
- Semana 14: Avaliação intermediária.
- Semanas 15-16: Revisão e edição de textos produzidos.
- Semanas 17-18: Produção de textos argumentativos e dissertativos.
- Semanas 19-20: Apresentação de projetos individuais.
- Semana 21: Revisão final.
- Semana 22: Avaliação final.
Planejamento 2: "Viajando nas Palavras: Explorando a Literatura Brasileira"
Justificativa: A disciplina "Viajando nas Palavras" tem como objetivo introduzir os alunos do ensino médio à riqueza e diversidade da literatura brasileira, promovendo o contato com obras de diferentes épocas, estilos e gêneros. Por meio da leitura e análise crítica de textos literários, os alunos poderão ampliar seu repertório cultural, desenvolver habilidades de interpretação e reflexão, além de apreciar a beleza da arte literária.
Objetivos/Competências a serem desenvolvidas:
- Conhecer e apreciar obras representativas da literatura brasileira.
- Desenvolver habilidades de leitura crítica e interpretação de textos literários.
- Compreender o contexto histórico, social e cultural das obras estudadas.
- Refletir sobre questões universais e valores humanos presentes na literatura.
Conteúdos/Eixos Temáticos:
- Períodos literários no Brasil: barroco, arcadismo, romantismo, realismo, modernismo, contemporaneidade.
- Estudo de obras e autores representativos de cada período.
- Análise de características estilísticas, temáticas e estruturais dos textos literários.
- Contexto histórico e social das obras estudadas.
- Discussão sobre temas universais presentes na literatura: amor, morte, liberdade, justiça, entre outros.
Procedimentos Metodológicos:
- Leitura e análise individual e coletiva de obras literárias.
- Debates e discussões em grupo sobre os temas e aspectos abordados nos textos.
- Realização de atividades práticas, como resenhas críticas, produção de ensaios e apresentações.
- Pesquisas individuais ou em grupo sobre autores, obras e contexto histórico.
- Atividades de expressão criativa, como produção de textos inspirados na literatura estudada.
Procedimentos Avaliativos/Estratégias de Avaliação:
- Participação e contribuição nas discussões em sala de aula.
- Análise e interpretação de textos literários, por meio de resenhas e ensaios.
- Produção de trabalhos individuais e em grupo sobre temas relacionados à literatura brasileira.
- Avaliação da evolução dos alunos ao longo do semestre, considerando a compreensão e a apreciação da literatura estudada.
- Realização de provas escritas para avaliação do conhecimento adquirido sobre os períodos e obras estudadas.
Competências e Habilidades da BNCC:
- Compreender e apreciar textos literários em língua portuguesa.
- Analisar e interpretar obras literárias, considerando sua estrutura, temática e contexto.
- Conhecer e valorizar o patrimônio cultural representado pela literatura brasileira.
- Desenvolver habilidades de expressão oral e escrita, a partir da reflexão crítica sobre os textos estudados.
Metodologia: A metodologia adotada será centrada na leitura ativa e na discussão crítica dos textos literários, com o objetivo de estimular o interesse e a participação dos alunos. Serão utilizados recursos diversificados, como filmes, músicas, palestras e visitas culturais, para enriquecer a experiência de aprendizagem.
Estimativas e Referências Bibliográficas:
- Estima-se que a disciplina terá carga horária de 60 horas, distribuídas ao longo de um semestre.
- Referências Bibliográficas:
- "História da Literatura Brasileira", José Veríssimo.
- "Literatura Brasileira: Das Origens à Atualidade", Luiz Roncari.
- "Antologia Poética Brasileira", Carlos Drummond de Andrade.
Cronograma:
- Semanas 1-2: Introdução à literatura brasileira: conceitos e períodos.
- Semanas 3-4: Barroco e Arcadismo: contexto histórico e características.
- Semanas 5-6: Romantismo: características e representantes.
- Semanas 7-8: Realismo e Naturalismo: principais obras e autores.
- Semanas 9-10: Modernismo: movimentos e rupturas.
- Semanas 11-12: Contemporaneidade: novos rumos da literatura brasileira.
- Semana 13: Revisão dos conteúdos.
- Semana 14: Avaliação intermediária.
- Semanas 15-16: Análise e interpretação de obras literárias.
- Semanas 17-18: Produção de resenhas críticas e ensaios.
- Semanas 19-20: Apresentação de trabalhos sobre autores e obras estudadas.
- Semana 21: Revisão final.
- Semana 22: Avaliação final.
Planejamento 3: "Comunicando-se com Eficiência: Explorando a Comunicação Oral e Escrita"
Justificativa: A disciplina "Comunicando-se com Eficiência" é essencial para preparar os alunos do ensino médio para se comunicarem de forma clara, coesa e eficaz, tanto oralmente quanto por escrito. A comunicação é uma habilidade fundamental para a vida pessoal e profissional, e o domínio das técnicas e estratégias de comunicação contribui para o desenvolvimento pessoal e acadêmico dos alunos.
Objetivos/Competências a serem desenvolvidas:
- Desenvolver habilidades de comunicação oral e escrita.
- Aprimorar a capacidade de argumentação e persuasão.
- Aprender técnicas de apresentação e expressão corporal.
- Compreender e aplicar normas de etiqueta e comunicação interpessoal.
Conteúdos/Eixos Temáticos:
- Técnicas de comunicação oral: dicção, entonação, ritmo e expressão.
- Estratégias de argumentação e persuasão.
- Técnicas de apresentação em público: planejamento, organização e recursos visuais.
- Comunicação escrita: estruturação de textos, clareza e coesão.
- Etiqueta e comunicação interpessoal: normas de comportamento e etiqueta profissional.
Procedimentos Metodológicos:
- Aulas expositivas para apresentação dos conteúdos teóricos.
- Atividades práticas de comunicação oral, como debates, simulações e apresentações.
- Treinamento de técnicas de expressão corporal e vocal.
- Análise e discussão de exemplos de comunicação eficaz.
- Realização de atividades escritas para desenvolvimento da comunicação por escrito.
Procedimentos Avaliativos/Estratégias de Avaliação:
- Avaliação da participação e desempenho dos alunos nas atividades práticas.
- Avaliação das apresentações e debates, considerando clareza, argumentação e expressão.
- Avaliação dos textos produzidos, levando em conta organização, clareza e correção gramatical.
- Observação do desenvolvimento das habilidades de comunicação ao longo do semestre.
- Autoavaliação dos alunos sobre suas próprias habilidades e progresso.
Competências e Habilidades da BNCC:
- Compreender e aplicar técnicas de comunicação oral e escrita.
- Expressar ideias de forma clara, coerente e persuasiva.
- Desenvolver habilidades de escuta ativa e empatia.
- Utilizar recursos visuais e tecnológicos para aprimorar a comunicação.
Metodologia: A metodologia adotada será centrada na prática e na experiência, com atividades que estimulem a participação ativa dos alunos e promovam a reflexão sobre a comunicação. Serão utilizados recursos diversificados, como vídeos, role-playing, jogos de comunicação e análise de casos.
Estimativas e Referências Bibliográficas:
- Estima-se que a disciplina terá carga horária de 60 horas, distribuídas ao longo de um semestre.
- Referências Bibliográficas:
- "Como Falar Bem em Público", Dale Carnegie.
- "Comunicação Não Violenta: Técnicas para Aprimorar Relacionamentos Pessoais e Profissionais", Marshall B. Rosenberg.
- "A Arte de Falar em Público: Técnicas para Quem Não Nasceu na Mídia", Dale Carnegie.
Cronograma:
- Semanas 1-2: Introdução à comunicação oral e escrita.
- Semanas 3-4: Técnicas de comunicação oral: dicção, entonação, ritmo.
- Semanas 5-6: Estratégias de argumentação e persuasão.
- Semanas 7-8: Técnicas de apresentação em público: planejamento e organização.
- Semanas 9-10: Comunicação escrita: estruturação de textos.
- Semanas 11-12: Etiqueta e comunicação interpessoal.
- Semana 13: Revisão dos conteúdos.
- Semana 14: Avaliação intermediária.
- Semanas 15-16: Prática de comunicação oral: debates e simulações.
- Semanas 17-18: Prática de comunicação escrita: produção de textos.
- Semanas 19-20: Análise e discussão de exemplos de comunicação eficaz.
- Semana 21: Revisão final.
- Semana 22: Avaliação final.
Planejamento 4: "Desbravando a Língua Portuguesa: Explorando a Variedade de Textos e Gêneros"
Justificativa: A disciplina "Desbravando a Língua Portuguesa" é essencial para os alunos do ensino médio, pois visa aprofundar seus conhecimentos sobre a variedade de textos e gêneros presentes na língua portuguesa, proporcionando uma formação ampla e sólida em leitura e interpretação textual.
Objetivos/Competências a serem desenvolvidas:
- Desenvolver habilidades de leitura crítica e interpretação de textos.
- Reconhecer e analisar os diferentes gêneros textuais presentes na língua portuguesa.
- Compreender a relação entre texto, contexto e intenção comunicativa.
- Ampliar o repertório cultural e linguístico dos alunos.
Conteúdos/Eixos Temáticos:
- Gêneros textuais: narrativo, descritivo, argumentativo, poético, jornalístico, entre outros.
- Análise de textos literários e não literários.
- Intertextualidade: relações entre diferentes textos e contextos.
- Elementos da narrativa: personagens, enredo, tempo, espaço.
- Estratégias de leitura: skimming, scanning, leitura crítica.
Procedimentos Metodológicos:
- Leitura e análise individual e coletiva de textos diversos.
- Discussões em grupo sobre os temas e aspectos abordados nos textos.
- Atividades práticas de produção textual, inspiradas nos gêneros estudados.
- Pesquisas individuais ou em grupo sobre autores, obras e contextos históricos.
- Trabalhos de interpretação e análise textual, com foco na compreensão e crítica.
Procedimentos Avaliativos/Estratégias de Avaliação:
- Avaliação da participação e envolvimento dos alunos nas atividades em sala de aula.
- Avaliação da compreensão e interpretação dos textos, por meio de questões e debates.
- Avaliação dos trabalhos escritos, considerando organização, clareza e argumentação.
- Análise da evolução individual dos alunos ao longo do semestre, com base em critérios pré-estabelecidos.
- Autoavaliação dos alunos sobre suas próprias habilidades e progresso.
Competências e Habilidades da BNCC:
- Compreender e aplicar técnicas de leitura crítica e interpretação textual.
- Reconhecer e produzir diferentes gêneros textuais, adequando-os ao contexto comunicativo.
- Analisar a função social e os recursos linguísticos dos textos.
- Desenvolver habilidades de argumentação e expressão escrita.
Metodologia: A metodologia adotada será centrada na leitura ativa e na discussão crítica dos textos, com o objetivo de estimular o interesse e a participação dos alunos. Serão utilizados recursos diversificados, como análise de filmes, músicas, textos jornalísticos e literários, para enriquecer a experiência de aprendizagem.
Estimativas e Referências Bibliográficas:
- Estima-se que a disciplina terá carga horária de 60 horas, distribuídas ao longo de um semestre.
- Referências Bibliográficas:
- "Gêneros Textuais: Definição e Funcionamento", Marcuschi.
- "Como Se Faz uma Tese", Umberto Eco.
- "O Mundo de Sofia", Jostein Gaarder.
Cronograma:
- Semanas 1-2: Introdução aos gêneros textuais e à leitura crítica.
- Semanas 3-4: Gênero narrativo: contos, crônicas, romances.
- Semanas 5-6: Gênero descritivo: descrição de ambientes, personagens.
- Semanas 7-8: Gênero argumentativo: ensaios, artigos, editoriais.
- Semanas 9-10: Gênero poético: análise de poemas e sonetos.
- Semanas 11-12: Gênero jornalístico: notícias, reportagens, entrevistas.
- Semana 13: Revisão dos conteúdos.
- Semana 14: Avaliação intermediária.
- Semanas 15-16: Intertextualidade: relações entre diferentes textos.
- Semanas 17-18: Produção textual: criação de textos inspirados nos gêneros estudados.
- Semanas 19-20: Análise e interpretação de textos literários e não literários.
- Semana 21: Revisão final.
- Semana 22: Avaliação final.
Exercícios:
-
Introdução à Gramática: Enunciado: Identifique a alternativa que apresenta a função sintática exercida pelo termo sublinhado na frase: "O menino correu rápido até em casa." a) Sujeito b) Predicado c) Objeto direto d) Adjunto adverbial e) Complemento nominal Resposta correta: d) Adjunto adverbial. Comentário: O termo "rápido" indica a maneira como o menino correu, funcionando como um adjunto adverbial de modo.
-
Ortografia e Acentuação: Enunciado: Assinale a alternativa que apresenta a palavra escrita corretamente, de acordo com as regras de acentuação gráfica. a) Grau b) Ônibus c) Papel d) Atitude e) Criança Resposta correta: b) Ônibus. Comentário: A palavra "ônibus" é acentuada pela regra da proparoxítona.
-
Interpretação de Texto: Enunciado: Com base no texto abaixo, assinale a alternativa que apresenta a ideia central do parágrafo. "A internet revolucionou a forma como nos comunicamos. Hoje, podemos estar conectados a qualquer momento e lugar, trocando mensagens, compartilhando fotos e vídeos, e interagindo com pessoas do mundo todo." a) A internet transformou nossa maneira de nos relacionarmos. b) As redes sociais são uma grande invenção. c) Os avanços tecnológicos estão mudando o mundo. d) A conectividade é uma característica importante da internet. e) As mensagens de texto substituíram as conversas presenciais. Resposta correta: a) A internet transformou nossa maneira de nos relacionarmos. Comentário: O parágrafo fala sobre como a internet mudou a forma como nos comunicamos, destacando a transformação nos relacionamentos.
-
Vocabulário: Enunciado: Qual das alternativas abaixo apresenta uma palavra que significa o contrário de "altruísmo"? a) Egoísmo b) Solidariedade c) Generosidade d) Empatia e) Compaixão Resposta correta: a) Egoísmo. Comentário: Enquanto "altruísmo" significa preocupação com o próximo, "egoísmo" indica preocupação excessiva consigo mesmo.
-
Análise Morfológica: Enunciado: Identifique a classe gramatical da palavra sublinhada na frase: "O cachorro latiu alto durante a noite toda." a) Substantivo b) Verbo c) Adjetivo d) Advérbio e) Pronome Resposta correta: b) Verbo. Comentário: O verbo "latiu" indica uma ação praticada pelo sujeito da frase, o cachorro.
-
Figuras de Linguagem: Enunciado: Na frase "O céu estava chorando copiosamente", a expressão "o céu estava chorando" exemplifica qual figura de linguagem? a) Metáfora b) Metonímia c) Personificação d) Eufemismo e) Hipérbole Resposta correta: c) Personificação. Comentário: A expressão atribui características humanas ao céu, conferindo-lhe a capacidade de chorar.
-
Coerência e Coesão: Enunciado: Qual das alternativas abaixo apresenta um recurso que contribui para a coesão textual? a) Repetição de palavras b) Uso de conectivos c) Variação excessiva de tempos verbais d) Ausência de referências anafóricas e) Frases longas e complexas Resposta correta: b) Uso de conectivos. Comentário: Os conectivos estabelecem relações lógicas entre as partes do texto, conferindo-lhe coesão.
-
Estilística: Enunciado: Na frase "Ele era uma tempestade de emoções", qual recurso estilístico é utilizado para conferir ênfase ao sentimento? a) Antítese b) Gradação c) Pleonasmo d) Ironia e) Comparação Resposta correta: b) Gradação. Comentário: A expressão "tempestade de emoções" utiliza uma gradação para enfatizar a intensidade do sentimento.
-
Regência Verbal: Enunciado: Qual das alternativas apresenta o verbo "assistir" corretamente empregado quanto à regência verbal? a) Ele assistiu o jogo de futebol. b) Ele assistiu ao jogo de futebol. c) Ele assistiu com o jogo de futebol. d) Ele assistiu do jogo de futebol. e) Ele assistiu para o jogo de futebol. Resposta correta: b) Ele assistiu ao jogo de futebol. Comentário: O verbo "assistir", quando usado com o sentido de presenciar, é transitivo indireto e pede a preposição "a".
-
Pontuação: Enunciado: Assinale a alternativa que apresenta a pontuação correta da frase: "O menino estava cansado ele decidiu ir para casa." a) O menino estava cansado; ele decidiu ir para casa. b) O menino estava cansado, ele decidiu ir para casa. c) O menino estava cansado: ele decidiu ir para casa. d) O menino estava cansado ele decidiu; ir para casa. e) O menino estava cansado. Ele decidiu ir para casa. Resposta correta: e) O menino estava cansado. Ele decidiu ir para casa. Comentário: A pontuação correta separa as duas orações independentes com um ponto final.
-
Semântica: Enunciado: Na frase "A casa era grande, mas não tinha espaço suficiente para todos.", a palavra "espaço" está sendo usada em que sentido? a) Físico b) Temporal c) Espacial d) Metafórico e) Abstrato Resposta correta: d) Metafórico. Comentário: O termo "espaço" é utilizado de forma figurada, indicando capacidade ou disponibilidade.
-
Conjugação Verbal: Enunciado: Qual é a forma correta do verbo "correr" na terceira pessoa do plural do pretérito perfeito do indicativo? a) Corriam b) Corrão c) Correram d) Corriam e) Corram Resposta correta: c) Correram. Comentário: A forma correta é "eles correram", indicando uma ação passada realizada por um grupo de pessoas.
-
Literatura Brasileira: Enunciado: Quem é o autor do livro "Dom Casmurro"? a) Machado de Assis b) José de Alencar c) Graciliano Ramos d) Lima Barreto e) Érico Veríssimo Resposta correta: a) Machado de Assis. Comentário: "Dom Casmurro" é uma obra clássica da literatura brasileira escrita por Machado de Assis.
-
Figuras de Linguagem: Enunciado: Na frase "O sol sorria no céu azul", qual figura de linguagem está presente? a) Personificação b) Metáfora c) Metonímia d) Hipérbole e) Antítese Resposta correta: b) Metáfora. Comentário: A expressão "o sol sorria" atribui características humanas ao sol, utilizando uma metáfora.
-
Vocabulário: Enunciado: Qual é o sinônimo da palavra "alvorecer"? a) Escurecer b) Anoitecer c) Amanhecer d) Entardecer e) Clarear Resposta correta: c) Amanhecer. Comentário: "Alvorecer" é um sinônimo de "amanhecer", indicando o momento em que o dia começa a clarear.
-
Sintaxe: Enunciado: Na frase "O professor entregou os documentos à secretária.", qual é a função sintática do termo "os documentos"? a) Sujeito b) Predicado c) Objeto direto d) Objeto indireto e) Adjunto adverbial Resposta correta: c) Objeto direto. Comentário: "Os documentos" recebem diretamente a ação do verbo "entregar", sem a necessidade de preposição.
-
Ortografia: Enunciado: Qual das palavras abaixo está escrita corretamente? a) Enxeção b) Açúcar c) Fruquinho d) Utilidade e) Previlegiado Resposta correta: d) Utilidade. Comentário: A palavra "utilidade" está escrita corretamente, enquanto as demais apresentam erros ortográficos.
-
Interpretação de Texto: Enunciado: Com base no texto abaixo, assinale a alternativa que apresenta a ideia principal do último parágrafo: "Após uma longa jornada, finalmente alcançamos o topo da montanha. A vista panorâmica era deslumbrante, recompensando todo o esforço da subida." a) A subida foi longa e cansativa. b) O esforço valeu a pena. c) A vista do topo era decepcionante. d) A montanha era fácil de escalar. e) A jornada foi perigosa. Resposta correta: b) O esforço valeu a pena. Comentário: O parágrafo ressalta que a recompensa pela subida árdua foi a vista deslumbrante do topo da montanha.
-
Vocabulário: Enunciado: Qual é o antônimo da palavra "generoso"? a) Bondoso b) Altruísta c) Egoísta d) Amável e) Solidário Resposta correta: c) Egoísta. Comentário: "Generoso" significa ser desprendido e altruístico, enquanto "egoísta" indica interesse excessivo em si mesmo.
-
Análise Morfológica: Enunciado: Na frase "O menino estava cansado depois da longa corrida.", qual é a classe gramatical da palavra "longa"? a) Substantivo b) Verbo c) Adjetivo d) Advérbio e) Pronome Resposta correta: c) Adjetivo. Comentário: O termo "longa" qualifica o substantivo "corrida", indicando uma característica dela.
-
Figuras de Linguagem: Enunciado: Na frase "A fome devorava sua alma", qual figura de linguagem está presente? a) Metáfora b) Metonímia c) Personificação d) Ironia e) Antítese Resposta correta: a) Metáfora. Comentário: A expressão "a fome devorava" atribui à fome características de um ser vivo, utilizando uma metáfora.
-
Coerência e Coesão: Enunciado: Qual das alternativas abaixo apresenta um recurso que contribui para a coesão textual? a) Repetição de palavras b) Uso de frases longas c) Divergência de temas d) Uso de linguagem informal e) Ausência de conectivos Resposta correta: a) Repetição de palavras. Comentário: A repetição de termos ao longo do texto contribui para a coesão, reforçando a relação entre as ideias apresentadas.
-
Regência Verbal: Enunciado: Assinale a alternativa que apresenta o verbo "gostar" corretamente empregado quanto à regência verbal. a) Eu gosto de viajar. b) Eu gosto viajar. c) Eu gosto para viajar. d) Eu gosto viajando. e) Eu gosto em viajar. Resposta correta: a) Eu gosto de viajar. Comentário: O verbo "gostar" é transitivo indireto e pede a preposição "de" para introduzir o complemento.
-
Pontuação: Enunciado: Qual é a pontuação correta da frase: "Maria uma excelente aluna nunca falta às aulas"? a) Maria, uma excelente aluna, nunca falta às aulas. b) Maria, uma excelente aluna nunca falta às aulas. c) Maria uma excelente aluna nunca falta às aulas. d) Maria uma excelente aluna nunca falta, às aulas. e) Maria uma excelente aluna, nunca falta, às aulas. Resposta correta: a) Maria, uma excelente aluna, nunca falta às aulas. Comentário: A pontuação correta separa o aposto "uma excelente aluna" com vírgulas.
-
Semântica: Enunciado: Na frase "O mar estava tranquilo, refletindo o azul do céu.", qual é o sentido da palavra "refletindo"? a) Absorvendo b) Imitando c) Projetando d) Repelindo e) Espelhando Resposta correta: e) Espelhando. Comentário: A palavra "refletindo" indica que o mar está agindo como um espelho, mostrando o azul do céu em sua superfície.
-
Sintaxe: Enunciado: Na frase "João comprou um presente para Maria.", qual é a função sintática do termo "para Maria"? a) Sujeito b) Predicado c) Objeto direto d) Objeto indireto e) Adjunto adverbial Resposta correta: d) Objeto indireto. Comentário: "Para Maria" indica para quem foi destinado o presente, desempenhando a função de objeto indireto na frase.
-
Ortografia: Enunciado: Qual das palavras abaixo está escrita corretamente? a) Acender b) Mexerica c) Escrever d) Essencial e) Aprender Resposta correta: d) Essencial. Comentário: A palavra "essencial" está escrita corretamente, enquanto as demais apresentam erros ortográficos.
-
Interpretação de Texto: Enunciado: Com base no texto abaixo, assinale a alternativa que apresenta o tema central abordado: "A preservação do meio ambiente é fundamental para garantir o equilíbrio ecológico do planeta. Ações como reciclagem, reflorestamento e economia de água são essenciais para minimizar os impactos ambientais." a) Sustentabilidade b) Tecnologia c) Agricultura d) Urbanização e) Desigualdade social Resposta correta: a) Sustentabilidade. Comentário: O texto trata da importância da preservação ambiental e das medidas necessárias para alcançar a sustentabilidade.
-
Vocabulário: Enunciado: Qual é o sinônimo da palavra "prudente"? a) Descuidado b) Aventureiro c) Cauteloso d) Audacioso e) Temerário Resposta correta: c) Cauteloso. Comentário: "Prudente" significa agir com cautela e cuidado, sendo sinônimo de "cauteloso".
-
Análise Morfológica: Enunciado: Na frase "A casa estava vazia.", qual é a classe gramatical da palavra "vazia"? a) Substantivo b) Verbo c) Adjetivo d) Advérbio e) Pronome Resposta correta: c) Adjetivo. Comentário: O termo "vazia" qualifica o substantivo "casa", indicando uma característica dela.
-
Figuras de Linguagem: Enunciado: Na frase "O tempo voa", qual figura de linguagem está presente? a) Metáfora b) Metonímia c) Personificação d) Eufemismo e) Hipérbole Resposta correta: a) Metáfora. Comentário: A expressão "o tempo voa" atribui ao tempo a característica de voar, utilizando uma metáfora.
-
Coerência e Coesão: Enunciado: Qual das alternativas abaixo apresenta um recurso que contribui para a coesão textual? a) Uso de frases longas e complexas b) Repetição de ideias de forma redundante c) Uso de linguagem informal d) Emprego de pronomes e conectivos e) Ausência de pontuação Resposta correta: d) Emprego de pronomes e conectivos. Comentário: Os pronomes e conectivos estabelecem relações entre as partes do texto, conferindo-lhe coesão.
-
Regência Verbal: Enunciado: Assinale a alternativa que apresenta o verbo "aplaudir" corretamente empregado quanto à regência verbal. a) Aplaudimos o espetáculo. b) Aplaudimos com o espetáculo. c) Aplaudimos para o espetáculo. d) Aplaudimos em o espetáculo. e) Aplaudimos pelo espetáculo. Resposta correta: a) Aplaudimos o espetáculo. Comentário: O verbo "aplaudir" é transitivo direto, não exigindo preposição antes do complemento.
-
Pontuação: Enunciado: Qual é a pontuação correta da frase: "Meu irmão um excelente jogador de futebol joga todos os dias"? a) Meu irmão, um excelente jogador de futebol, joga todos os dias. b) Meu irmão, um excelente jogador de futebol joga, todos os dias. c) Meu irmão um excelente jogador de futebol, joga todos os dias. d) Meu irmão, um excelente jogador de futebol joga todos os dias. e) Meu irmão, um excelente jogador de futebol joga, todos os dias. Resposta correta: a) Meu irmão, um excelente jogador de futebol, joga todos os dias. Comentário: A pontuação correta separa o aposto "um excelente jogador de futebol" com vírgulas.
-
Semântica: Enunciado: Na frase "As estrelas brilhavam intensamente no céu escuro.", qual é o sentido da palavra "intensamente"? a) Rapidamente b) Fracamente c) Lentamente d) Vivamente e) Levemente Resposta correta: d) Vivamente. Comentário: A palavra "intensamente" indica que o brilho das estrelas era forte e marcante.
-
Sintaxe: Enunciado: Na frase "O carro azul passou rápido pela rua.", qual é a função sintática do termo "pela rua"? a) Sujeito b) Predicado c) Objeto direto d) Objeto indireto e) Adjunto adverbial Resposta correta: e) Adjunto adverbial. Comentário: "Pela rua" indica o local onde ocorreu a ação do verbo "passar", funcionando como um adjunto adverbial de lugar.
-
Ortografia: Enunciado: Qual das palavras abaixo está escrita corretamente? a) Miuçalha b) Paralizar c) Acidente d) Decidir e) Silaba Resposta correta: c) Acidente. Comentário: A palavra "acidente" está escrita corretamente, enquanto as demais apresentam erros ortográficos.
-
Interpretação de Texto: Enunciado: Com base no texto abaixo, assinale a alternativa que apresenta o tema principal abordado: "A tecnologia tem avançado rapidamente nas últimas décadas, trazendo mudanças significativas para a sociedade. Hoje, estamos mais conectados do que nunca, mas será que estamos realmente mais próximos uns dos outros?" a) Tecnologia b) Avanço científico c) Conectividade d) Impacto social e) Relacionamentos interpessoais Resposta correta: e) Relacionamentos interpessoais. Comentário: O texto questiona se, apesar dos avanços tecnológicos, as pessoas estão verdadeiramente mais próximas umas das outras.
-
Vocabulário: Enunciado: Qual é o antônimo da palavra "pacífico"? a) Calmo b) Agressivo c) Tranquilo d) Sereno e) Plácido Resposta correta: b) Agressivo. Comentário: "Pacífico" significa tranquilo e sereno, enquanto "agressivo" indica uma atitude combativa e violenta.
-
Análise Morfológica: Enunciado: Na frase "O menino correu rapidamente.", qual é a classe gramatical da palavra "rapidamente"? a) Substantivo b) Verbo c) Adjetivo d) Advérbio e) Pronome Resposta correta: d) Advérbio. Comentário: O termo "rapidamente" indica a maneira como o menino correu, modificando o verbo e funcionando como um advérbio.
-
Figuras de Linguagem: Enunciado: Na frase "Seu sorriso era um raio de sol", qual figura de linguagem está presente? a) Metáfora b) Metonímia c) Personificação d) Eufemismo e) Hipérbole Resposta correta: a) Metáfora. Comentário: A expressão "um raio de sol" é utilizada para comparar o sorriso à luminosidade e calor do sol, constituindo uma metáfora.
-
Coerência e Coesão: Enunciado: Qual das alternativas abaixo apresenta um recurso que contribui para a coerência textual? a) Mudança repentina de tema b) Redundância de informações c) Uso de conectivos e pronomes referenciais d) Dispersão de ideias e) Ausência de pontuação Resposta correta: c) Uso de conectivos e pronomes referenciais. Comentário: Os conectivos e pronomes referenciais estabelecem relações lógicas entre as partes do texto, conferindo-lhe coerência.
-
Regência Verbal: Enunciado: Assinale a alternativa que apresenta o verbo "perdoar" corretamente empregado quanto à regência verbal. a) Eu perdoei ao meu irmão. b) Eu perdoei com meu irmão. c) Eu perdoei para meu irmão. d) Eu perdoei meu irmão. e) Eu perdoei pelo meu irmão. Resposta correta: d) Eu perdoei meu irmão. Comentário: O verbo "perdoar" é transitivo direto, não exigindo preposição antes do complemento.
-
Pontuação: Enunciado: Qual é a pontuação correta da frase: "Maria foi ao mercado comprou frutas legumes e voltou para casa"? a) Maria foi ao mercado, comprou frutas, legumes, e voltou para casa. b) Maria foi ao mercado comprou frutas, legumes, e voltou para casa. c) Maria foi ao mercado comprou frutas legumes e voltou para casa. d) Maria foi ao mercado, comprou frutas, legumes, e, voltou para casa. e) Maria foi ao mercado, comprou frutas legumes, e voltou para casa. Resposta correta: c) Maria foi ao mercado, comprou frutas, legumes e voltou para casa. Comentário: A pontuação correta separa os elementos da lista com vírgulas e não utiliza vírgula antes da conjunção "e".
-
Semântica: Enunciado: Na frase "O perfume do jasmim invadia todo o jardim.", qual é o sentido da palavra "invadia"? a) Preenchia b) Perfumava c) Cobria d) Dispersava e) Poluía Resposta correta: a) Preenchia. Comentário: A palavra "invadia" indica que o perfume do jasmim preenchia e se espalhava por todo o jardim.
Outro Planejamento:
Disciplina: Nivelamento de Português
Nível: Ensino Médio
Carga Horária: 80 horas
Ementa: A disciplina de Nivelamento de Português tem como objetivo principal promover o desenvolvimento e aprimoramento das habilidades linguísticas dos estudantes, abordando desde aspectos básicos até questões mais complexas da língua portuguesa, visando garantir uma comunicação eficaz e o domínio da norma culta.
Conteúdo Programático:
-
Introdução à língua portuguesa (4 horas)
- Definição de língua e linguagem
- Noções básicas de fonética e fonologia
- Morfologia: classes de palavras (substantivo, adjetivo, verbo, etc.)
- Noções básicas de sintaxe: sujeito, predicado, complemento, etc.
-
Ortografia e acentuação (8 horas)
- Regras de acentuação gráfica
- Uso correto das letras: c, ç, s, ss, sc, xc, etc.
- Emprego do hífen
- Uso correto de porquê, porque, por que e por quê
-
Pontuação (8 horas)
- Uso dos principais sinais de pontuação: vírgula, ponto final, ponto e vírgula, dois pontos, ponto de exclamação e ponto de interrogação
- Uso das aspas e parênteses
- Emprego do travessão
-
Concordância verbal e nominal (12 horas)
- Concordância do verbo com o sujeito
- Concordância nominal: gênero e número
- Casos especiais de concordância
-
Regência verbal e nominal (12 horas)
- Regência verbal: verbos transitivos diretos, indiretos e intransitivos
- Regência nominal: substantivos, adjetivos e verbos
- Uso correto de preposições
-
Coesão e Coerência Textual (8 horas)
- Estratégias para manter a coesão textual: pronomes, conjunções, advérbios
- Coerência textual: manutenção do sentido do texto
-
Leitura e interpretação de textos (16 horas)
- Estratégias de leitura: identificação de ideias principais e secundárias, inferências, etc.
- Tipos textuais: narração, descrição, argumentação, exposição
- Análise crítica de textos literários e não literários
-
Produção textual (12 horas)
- Gêneros textuais: carta, texto narrativo, texto dissertativo-argumentativo, entre outros
- Etapas da produção textual: planejamento, rascunho, revisão e edição
- Uso adequado da norma culta da língua portuguesa
Ao longo do curso, serão realizadas atividades práticas, como exercícios de fixação, redações, leituras e análises de textos diversos, visando proporcionar aos estudantes uma sólida base no uso correto e eficaz da língua portuguesa.
O nivelamento de português no ensino médio pode ser realizado de várias maneiras, dependendo do objetivo e das necessidades dos alunos. Seguem algumas sugestões de como realizar esse nivelamento:
-
Avaliação diagnóstica: A primeira etapa do nivelamento pode ser a realização de uma avaliação diagnóstica, que irá identificar as principais dificuldades dos alunos em relação ao idioma. Essa avaliação pode ser feita através de atividades como redações, análise de textos e gramática.
-
Reforço em sala de aula: O professor pode reforçar os conceitos básicos de gramática e ortografia durante as aulas regulares de português. É importante que o professor se certifique de que todos os alunos tenham compreendido os conceitos básicos antes de avançar para temas mais avançados.
-
Atividades extras: Os alunos que apresentam maiores dificuldades podem receber atividades extras para ajudá-los a aprimorar suas habilidades. Essas atividades podem ser de gramática, leitura e interpretação de textos.
-
Aulas de reforço: O professor pode oferecer aulas de reforço para os alunos que precisam de mais atenção e suporte. Essas aulas podem ser realizadas durante o horário de aula ou fora dele, dependendo da disponibilidade do professor.
-
Uso de tecnologia: A tecnologia pode ser uma ferramenta valiosa para o nivelamento de português. Existem diversos aplicativos, jogos educativos e plataformas de aprendizagem que podem ajudar os alunos a aprimorar suas habilidades em português.
-
Parcerias com outras disciplinas: O professor de português pode estabelecer parcerias com outros professores para que os alunos possam praticar suas habilidades de leitura e escrita em outras disciplinas, como história, geografia e ciências.
-
Acompanhamento individual: O professor pode realizar um acompanhamento individual dos alunos que apresentam maiores dificuldades, oferecendo suporte e orientação personalizados para cada um deles.
É importante que o nivelamento de português seja realizado de forma gradual e progressiva, respeitando o ritmo e as necessidades de cada aluno. O objetivo deve ser o desenvolvimento de habilidades de leitura, escrita e comunicação que possam ser aplicadas em todas as áreas do conhecimento.
Para realizar essa avaliação, o professor pode utilizar diversas atividades, como redações, análise de textos e exercícios de gramática. O importante é que as atividades sejam elaboradas de forma a abordar as principais habilidades que os alunos precisam desenvolver em relação ao idioma, como a compreensão de textos, a produção escrita e o conhecimento das regras gramaticais.
Ao avaliar as atividades, o professor deve observar não apenas o desempenho dos alunos, mas também as principais dificuldades apresentadas por eles. A partir dessa observação, o professor pode identificar os pontos que precisam ser trabalhados com mais ênfase, adaptando sua metodologia de ensino para atender às necessidades dos alunos.
A avaliação diagnóstica deve ser realizada no início do ano letivo, de preferência nas primeiras semanas de aula. Ela deve ser encarada como uma ferramenta para orientar o trabalho do professor, e não como uma forma de avaliar ou julgar os alunos. O objetivo é identificar as dificuldades e oferecer suporte e orientação para que os alunos possam desenvolver suas habilidades de forma gradual e progressiva ao longo do ano letivo.
Para realizar o reforço em sala de aula, o professor pode utilizar diversas estratégias, como revisões dos conceitos básicos, exercícios práticos, jogos educativos e dinâmicas de grupo. O importante é que essas estratégias sejam adaptadas às necessidades dos alunos, considerando seus diferentes níveis de conhecimento e suas principais dificuldades.
Além disso, é importante que o professor esteja sempre atento ao desempenho dos alunos durante as aulas, observando as principais dificuldades apresentadas por eles e oferecendo suporte e orientação para superá-las. O professor deve estar disponível para tirar dúvidas, oferecer feedbacks e fornecer materiais de apoio para que os alunos possam aprimorar suas habilidades em português.
O reforço em sala de aula deve ser realizado de forma progressiva, ou seja, o professor deve partir dos conceitos mais básicos e avançar gradativamente para temas mais avançados. Dessa forma, os alunos terão a oportunidade de consolidar seus conhecimentos e adquirir novas habilidades de forma mais eficiente e duradoura.
Para oferecer atividades extras aos alunos, o professor pode utilizar diversos recursos, como livros didáticos, textos informativos, exercícios práticos, jogos educativos, entre outros. O importante é que essas atividades sejam adaptadas ao nível de conhecimento e às necessidades dos alunos, de forma a oferecer um suporte efetivo para aprimorar suas habilidades.
As atividades extras podem ser realizadas em diferentes formatos, como tarefas individuais, trabalhos em grupo ou projetos em equipe. O importante é que os alunos tenham a oportunidade de praticar e aplicar os conceitos aprendidos em sala de aula, de forma a consolidar seus conhecimentos e aprimorar suas habilidades.
Além disso, é importante que o professor esteja sempre atento ao desempenho dos alunos nas atividades extras, oferecendo feedbacks e orientações para que possam superar suas principais dificuldades. O professor deve estar disponível para tirar dúvidas e oferecer suporte, de forma a incentivar os alunos a se engajarem nas atividades extras e aprimorarem suas habilidades em português.
Por fim, as atividades extras devem ser realizadas de forma complementar às aulas regulares de português, sem sobrecarregar os alunos ou prejudicar sua participação em outras atividades escolares. Dessa forma, será possível oferecer um suporte efetivo para os alunos que apresentam maiores dificuldades em português, sem comprometer seu desempenho acadêmico ou seu bem-estar emocional.
As aulas de reforço podem ser realizadas durante o horário de aula ou fora dele, dependendo da disponibilidade do professor e da organização da escola. É importante que as aulas sejam planejadas com antecedência, de forma a garantir que os alunos tenham tempo suficiente para se preparar e comparecer às aulas.
Durante as aulas de reforço, o professor pode revisar conceitos básicos de gramática, ortografia e interpretação de textos, oferecer exercícios práticos para aprimorar as habilidades dos alunos e oferecer feedbacks individuais para cada aluno. O objetivo é oferecer um suporte individualizado, de forma a garantir que cada aluno possa superar suas dificuldades e aprimorar suas habilidades em português.
As aulas de reforço podem ser realizadas em diferentes formatos, como aulas individuais ou em grupo, dependendo das necessidades dos alunos. O importante é que o professor esteja disponível para oferecer o suporte necessário e que os alunos se sintam motivados a participar das aulas de reforço.
Por fim, é importante que as aulas de reforço sejam realizadas de forma complementar às aulas regulares de português, de forma a oferecer um suporte efetivo para os alunos que apresentam dificuldades em português, sem prejudicar seu desempenho acadêmico ou sua participação em outras atividades escolares. Com as aulas de reforço, os alunos terão a oportunidade de aprimorar suas habilidades em português e alcançar um melhor desempenho acadêmico.
Os aplicativos podem ser utilizados pelos alunos para praticar a gramática, ortografia e vocabulário. Alguns exemplos de aplicativos são o Duolingo, o Babbel e o Grammarly. Esses aplicativos oferecem exercícios interativos e feedback imediato, ajudando os alunos a aprimorar suas habilidades em português de forma lúdica e dinâmica.
Os jogos educativos também são uma ótima opção para os alunos que precisam aprimorar suas habilidades em português. Jogos como palavras-cruzadas, caça-palavras e jogos de tabuleiro podem ajudar os alunos a ampliar seu vocabulário e melhorar sua compreensão de textos.
As plataformas de aprendizagem online também são uma opção interessante para o nivelamento de português. Essas plataformas oferecem uma variedade de materiais educativos, como vídeos, textos e exercícios, que podem ser acessados a qualquer momento pelos alunos. Alguns exemplos de plataformas de aprendizagem online são o Khan Academy e o Coursera.
Além disso, o uso de tecnologia pode oferecer a possibilidade de aulas remotas e interativas, que permitem aos alunos receber suporte e orientação do professor mesmo fora da sala de aula. Com a tecnologia, é possível oferecer uma experiência de aprendizagem mais personalizada e adaptada às necessidades individuais de cada aluno.
Em resumo, o uso de tecnologia pode ser uma estratégia eficaz para o nivelamento de português, permitindo aos alunos uma experiência de aprendizagem mais dinâmica, personalizada e adaptada às suas necessidades.
Assim, o professor de português pode estabelecer parcerias com outros professores, como os de história, geografia e ciências, para que os alunos possam praticar suas habilidades de leitura e escrita em contextos diferentes. Por exemplo, o professor de história pode solicitar que os alunos escrevam uma redação sobre um tema histórico específico, enquanto o professor de ciências pode pedir que os alunos elaborem um relatório sobre uma experiência realizada em laboratório.
Essa colaboração entre professores pode oferecer aos alunos uma oportunidade de praticar suas habilidades de leitura e escrita em diferentes contextos e ampliar seu vocabulário em áreas específicas. Além disso, essa abordagem interdisciplinar pode ajudar os alunos a perceber a importância da língua portuguesa em diferentes áreas do conhecimento.
Por fim, é importante ressaltar que essa parceria deve ser estabelecida com base em uma comunicação clara e efetiva entre os professores envolvidos, a fim de que as atividades propostas estejam alinhadas com os objetivos de aprendizagem de cada disciplina e do nivelamento em português.
Acompanhamento individual:
O acompanhamento individual pode ser realizado por meio de conversas com o aluno, observação do desempenho em sala de aula, correção individualizada das atividades e trabalhos, além da oferta de aulas extras e atividades complementares.
O professor deve estar atento para identificar as dificuldades específicas de cada aluno, tais como erros recorrentes em ortografia, gramática, construção de frases, interpretação de textos, entre outros. A partir disso, o professor pode elaborar planos de ação personalizados para cada aluno, com atividades extras, dicas de estudo, revisões e orientações específicas para cada caso.
O acompanhamento individual pode ajudar os alunos a superarem suas dificuldades, aprimorarem suas habilidades em português e se prepararem para os desafios do ENEM e outros vestibulares. Além disso, essa estratégia pode contribuir para o desenvolvimento da autoestima e da confiança dos alunos em relação às suas habilidades em língua portuguesa.