Bem Vindos a Attobots!
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Professor Fernando Quadros
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Tutorial:
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Exemplo de Cadastro no Scratch:
Vamos supor que uma pessoa chamada "Alice123" deseja se cadastrar no Scratch.
Lembre-se de que, para crianças com menos de 13 anos, é importante obter permissão dos pais ou responsáveis antes de se cadastrar no Scratch. O site tem políticas de privacidade e segurança voltadas para proteger os usuários mais jovens.
Tutorial Básico de Scratch:
Sumário:
Parte 1: Introdução ao Scratch
O que é o Scratch?
Conhecendo a Interface
Movendo o Personagem
Animações Básicas
Parte 2: Criando um Jogo de Cenário e Personagens 5. Criação de Cenários
Adicionando Personagens
Controlando Personagens com Teclas
Parte 3: Criando um Jogo de Coleta de Itens 8. Criação de Itens
Parte 4: Finalizando o Jogo e Tocando Música 10. Adicionando um Objetivo Final
Parte 5: Compartilhando o Projeto 12. Salvando e Compartilhando o Projeto
Conclusão: Neste tutorial básico de Scratch, você aprendeu os conceitos básicos de programação e criou seu próprio jogo interativo. Continue explorando o Scratch e criando projetos cada vez mais interessantes e divertidos. Com o tempo, você poderá criar histórias incríveis, animações divertidas e jogos desafiadores! Divirta-se programando!
Parte 1: Introdução ao Scratch
O que é o Scratch?
O Scratch é uma plataforma de programação visual desenvolvida pelo MIT (Instituto de Tecnologia de Massachusetts) que permite que crianças e iniciantes em programação criem seus próprios projetos interativos, como animações, jogos e histórias. Através de uma interface gráfica amigável, os usuários podem arrastar e encaixar blocos de código para dar vida aos personagens e cenários, sem precisar digitar códigos complexos.
Apresentação da plataforma Scratch e sua interface amigável.
Ao abrir o Scratch, você verá sua interface dividida em diferentes áreas:
Explicação de que o Scratch permite criar animações, jogos e histórias interativas.
Com o Scratch, você pode dar asas à sua criatividade e criar diversos tipos de projetos interativos:
Conhecendo a Interface
Palco: É a área onde tudo acontece no seu projeto. É como o cenário onde os personagens irão se movimentar, interagir e realizar ações.
Área de Codificação: Nesta área, você irá arrastar e encaixar os blocos de código para criar a lógica do seu projeto. Cada bloco representa uma ação, e você pode combinar diferentes blocos para criar sequências de ações.
Personagens: Aqui estão os personagens que você pode adicionar ao seu projeto. Você pode escolher personagens pré-definidos, como animais, pessoas ou objetos, ou desenhar seus próprios personagens usando a ferramenta de desenho.
Movendo o Personagem
Agora que você conhece a interface do Scratch, vamos aprender a mover o personagem no palco usando blocos de código simples.
Passo 1: Adicionando um Personagem ao Palco
Passo 2: Codificando os Movimentos do Personagem
Exemplos práticos de movimentação do personagem para frente, para trás, para cima e para baixo.
Passo 3: Movendo o Personagem para Frente e para Trás
Passo 4: Movendo o Personagem para Cima e para Baixo
Animações Básicas
Agora, vamos aprender como adicionar efeitos visuais e animações simples aos personagens.
Passo 1: Mudando a Cor do Personagem
Passo 2: Fazendo o Personagem Girar
Agora você já conhece os conceitos básicos do Scratch, como sua interface, movimentação do personagem e animações simples. Você pode combinar esses conhecimentos para criar histórias, jogos e animações incríveis! Divirta-se programando!
Parte 2: Criando um Jogo de Cenário e Personagens
Adicionar cenários é uma parte essencial na criação de um jogo no Scratch. Os cenários são os fundos que formam o ambiente em que o jogo acontece. Vamos aprender como adicionar cenários ao palco e criar o ambiente para o nosso jogo.
Passo 1: Adicionar um Cenário
Exemplo: Suponha que estamos criando um jogo de aventura em uma floresta. Selecionamos um cenário de floresta com árvores e plantas.
Os personagens são os elementos do jogo com os quais o jogador interage. Você pode escolher personagens pré-existentes na galeria do Scratch ou criar seus próprios usando a ferramenta de desenho. Vamos aprender como adicionar personagens ao nosso jogo.
Passo 1: Adicionar um Personagem Pré-Existente
Exemplo: Para o nosso jogo de aventura na floresta, escolhemos um personagem de explorador.
Passo 2: Desenhar um Personagem Personalizado
Exemplo: Criamos um personagem personalizado, um simpático animal da floresta, usando a ferramenta de desenho.
Agora que temos nosso cenário e personagem, precisamos fazer o personagem responder aos comandos do teclado para se mover. Vamos aprender como fazer isso usando blocos de código no Scratch.
Passo 1: Mover o Personagem com as Setas do Teclado
Exemplo: Com esse código, o personagem responderá aos comandos das setas do teclado e se moverá 10 passos para cima, para baixo, para a direita ou para a esquerda, dependendo da tecla pressionada.
Vamos analisar cada bloco de código:
Quando a bandeira verde for clicada: Esse bloco é um evento que é acionado automaticamente quando você clica na bandeira verde para iniciar o projeto. Ele é usado para configurar o ambiente inicial do jogo.
Definir jogador para [visível]: Esse bloco define o personagem (jogador) para ficar visível no palco. É necessário porque, por padrão, o personagem fica invisível até que você o defina para ser visível.
Definir jogador para [posição inicial]: Esse bloco define a posição inicial do jogador no palco. Aqui você deve especificar onde quer que o jogador comece no início do jogo. Por exemplo, você pode definir o jogador para começar na posição x=0 e y=0.
Definir velocidade para [5]: Esse bloco define a velocidade do movimento do jogador. Aqui, o valor "5" é usado para representar a velocidade padrão. Você pode ajustar esse valor para aumentar ou diminuir a velocidade do personagem conforme desejado.
Sempre: Esse bloco é chamado de bloco de repetição infinita, o que significa que seu conteúdo será executado continuamente enquanto o projeto estiver em execução.
Se a tecla [seta para cima] pressionada?: Esse bloco verifica se a tecla de seta para cima do teclado está sendo pressionada. Se estiver, o bloco abaixo dele será executado.
Mover (10) passos para cima: Esse bloco faz com que o jogador se mova 10 passos para cima no palco sempre que a tecla de seta para cima for pressionada.
Se a tecla [seta para baixo] pressionada?: Esse bloco verifica se a tecla de seta para baixo do teclado está sendo pressionada. Se estiver, o bloco abaixo dele será executado.
Mover (10) passos para baixo: Esse bloco faz com que o jogador se mova 10 passos para baixo no palco sempre que a tecla de seta para baixo for pressionada.
Se a tecla [seta para a direita] pressionada?: Esse bloco verifica se a tecla de seta para a direita do teclado está sendo pressionada. Se estiver, o bloco abaixo dele será executado.
Mover (10) passos para a direita: Esse bloco faz com que o jogador se mova 10 passos para a direita no palco sempre que a tecla de seta para a direita for pressionada.
Se a tecla [seta para a esquerda] pressionada?: Esse bloco verifica se a tecla de seta para a esquerda do teclado está sendo pressionada. Se estiver, o bloco abaixo dele será executado.
Mover (10) passos para a esquerda: Esse bloco faz com que o jogador se mova 10 passos para a esquerda no palco sempre que a tecla de seta para a esquerda for pressionada.
O código acima permite que o jogador controle o personagem usando as setas do teclado. Quando uma das setas é pressionada, o personagem se move na direção correspondente. Isso cria uma experiência interativa para o jogador, permitindo que ele explore o cenário e se movimente pelo jogo usando as teclas direcionais do teclado.
Agora, você aprendeu a criar cenários, adicionar personagens e controlá-los com as setas do teclado no Scratch. Com essas habilidades, você já pode começar a criar o seu próprio jogo interativo. Divirta-se programando!
Parte 3: Criando um Jogo de Coleta de Itens
Para tornar o jogo mais interessante, vamos adicionar itens colecionáveis, como moedas, estrelas e frutas. Esses itens estarão espalhados pelo cenário, e quando o jogador tocá-los, sua pontuação será aumentada.
Passo 1: Adicionar um novo personagem para representar o item colecionável:
Passo 2: Posicionar o item no cenário:
Exemplos de itens que aumentam a pontuação do jogador:
Suponhamos que você escolheu uma moeda brilhante como item colecionável. Ao coletar a moeda, a pontuação do jogador aumentará em 10 pontos.
Outro exemplo pode ser uma estrela cintilante. Ao coletar a estrela, a pontuação do jogador aumentará em 20 pontos.
Você também pode usar uma fruta como item colecionável. Coletar uma fruta pode aumentar a pontuação do jogador em 5 pontos.
Agora que adicionamos os itens colecionáveis, é hora de programar o jogador para coletá-los e aumentar sua pontuação.
Passo 1: Programar o jogador para detectar o toque nos itens colecionáveis:
Quando a bandeira verde for clicada
Esconder
Aparecer
Definir jogador para [visível v]
Definir jogador para [posição inicial v]
Definir pontuação para [0]
Definir velocidade para [5]
Sempre
Se a tecla [seta para cima v] pressionada? e tocar no solo
Mover (10) passos para cima
Se a tecla [seta para baixo v] pressionada? e tocar no solo
Mover (10) passos para baixo
Se a tecla [seta para a direita v] pressionada?
Mudar [velocidade] por (1)
Se [velocidade] > (10)
Definir velocidade para [10]
Se a tecla [seta para a esquerda v] pressionada?
Mudar [velocidade] por (-1)
Se [velocidade] < (1)
Definir velocidade para [1]
Quando eu receber a mensagem [coletar moeda v]
Aumentar [pontuação] em [10]
Vamos analisar detalhadamente o código:
Quando a bandeira verde for clicada
Esconder
Aparecer
Definir jogador para [visível v]
Definir jogador para [posição inicial v]
Definir pontuação para [0]
Definir velocidade para [5]
Sempre
Se a tecla [seta para cima v] pressionada? e tocar no solo
Mover (10) passos para cima
Essa é a explicação detalhada do código. Ele permite que o jogador se mova para cima, para baixo, para a direita e para a esquerda usando as setas do teclado. Além disso, quando o jogador coleta uma moeda, sua pontuação aumenta em 10 pontos. O bloco "Sempre" garante que todas essas ações sejam verificadas e executadas continuamente enquanto o jogo estiver em execução.
Passo 2: Programar a ação de coletar os itens colecionáveis:
Quando a bandeira verde for clicada
Esconder
Aparecer
Definir moeda para [visível v]
Definir moeda para [posição aleatória v]
Sempre
Se o jogador estiver tocando na moeda
Esconder
Ir para [posição aleatória v]
Enviar a mensagem [coletar moeda v] para o jogador
Vamos analisar detalhadamente o código:
Quando a bandeira verde for clicada
Esconder
Aparecer
Definir moeda para [visível v]
Definir moeda para [posição aleatória v]
Sempre
Se o jogador estiver tocando na moeda
Esconder
Ir para [posição aleatória v]
Enviar a mensagem [coletar moeda v] para o jogador
Explicação de como fazer com que o jogador colete os itens para aumentar a pontuação:
Exemplo prático de como coletar a moeda:
Essa é a explicação detalhada do código. O bloco "Sempre" garante que a verificação de toque na moeda seja feita continuamente enquanto o jogo estiver em execução, permitindo ao jogador coletar várias moedas ao longo do jogo.
Parte 4: Finalizando o Jogo e Tocando Música
10. Adicionando um Objetivo Final: Para tornar o jogo mais interessante e desafiador, vamos adicionar um objetivo final que o jogador deve alcançar para completar o jogo. Neste exemplo, vamos criar um jogo onde o objetivo final é chegar a uma porta. Quando o jogador tocar na porta, receberá uma mensagem de vitória.
Passo 1: Criação da Porta
Passo 2: Programação da Porta
Quando a bandeira verde for clicada
Esconder
Aparecer
Definir porta para [visível v]
Definir porta para [posição final v]
Sempre
Se o jogador estiver tocando na porta
Dizer "Parabéns! Você venceu!"
Explicação:
Exemplo Prático: Vamos imaginar que o jogo seja sobre um personagem que precisa chegar a uma porta para completar o nível. Quando o jogador controlar o personagem e levá-lo até a porta, a mensagem "Parabéns! Você venceu!" será exibida na tela, indicando que o objetivo foi alcançado e o nível foi concluído.
Tocando Música e Sons: Para adicionar mais vida ao nosso jogo, podemos incluir música e efeitos sonoros. O Scratch oferece uma variedade de sons e músicas prontos para uso. Vamos aprender como adicionar esses elementos ao jogo.
Passo 1: Adicionando Música e Efeitos Sonoros
Passo 2: Programação da Música e Efeitos Sonoros
Quando a bandeira verde for clicada
Esconder
Aparecer
Reproduzir som [música de fundo v] até o fim
Quando eu receber a mensagem [tocar som v]
Reproduzir som [efeito sonoro v]
Explicação:
Exemplo Prático: Ao iniciar o jogo, a música de fundo escolhida começará a tocar. Quando o jogador coletar uma moeda ou alcançar a porta final, o bloco "Enviar a mensagem [tocar som]" será usado para reproduzir o efeito sonoro selecionado, tornando o jogo mais divertido e imersivo.
Lembrando que, para reproduzir sons e músicas, é necessário ter a permissão de uso dos arquivos sonoros, seja gravando-os você mesmo, criando-os ou obtendo-os de uma fonte que permita o uso e compartilhamento.
Com a adição de um objetivo final e elementos sonoros, o seu jogo se tornará mais emocionante e divertido de jogar! Lembre-se de testar o jogo para garantir que tudo esteja funcionando conforme o planejado. Divirta-se criando!
Obs.:
Quando a bandeira verde for clicada
Esconder
Aparecer
Definir porta para [visível v]
Definir porta para [posição final v]
Sempre
Se o jogador estiver tocando na porta
Dizer "Parabéns! Você venceu!"
Explicação do Código:
Quando a bandeira verde for clicada
: Este bloco de código é um evento especial do Scratch que é executado automaticamente quando você clica na bandeira verde na parte superior da janela de programação. Ele inicia o jogo e garante que o código dentro deste bloco seja executado uma vez quando o jogo começa.
Esconder
: O bloco "Esconder" faz com que o sprite "Porta" (ou qualquer outro sprite que tenha esse código) fique invisível no início do jogo. Isso é útil se você deseja que o sprite apareça apenas em determinadas situações durante o jogo.
Aparecer
: O bloco "Aparecer" faz com que o sprite "Porta" se torne visível novamente após ter sido escondido com o bloco anterior. Isso garante que a porta esteja visível no início do jogo.
Definir porta para [visível v]
: Este bloco define uma variável chamada "porta" e a define como "visível". As variáveis são como caixas de armazenamento que podemos usar para guardar informações ou estados em um jogo. Neste caso, a variável "porta" será usada para controlar a visibilidade do sprite da porta.
Definir porta para [posição final v]
: Este bloco define a posição da porta no cenário. Ele posiciona o sprite da porta em um local específico, que seria a posição final que o jogador deve alcançar para completar o objetivo do jogo.
Sempre
: O bloco "Sempre" é um outro evento especial do Scratch que faz com que o código dentro dele seja executado continuamente durante o jogo. É ideal para ações que precisam acontecer o tempo todo, como checar se o jogador está tocando na porta.
Se o jogador estiver tocando na porta
: O bloco "Se" é uma estrutura condicional que verifica uma condição. Neste caso, a condição é se o jogador está tocando (colidindo) com o sprite da porta.
Dizer "Parabéns! Você venceu!"
: O bloco "Dizer" exibe uma mensagem na tela para o jogador. Neste caso, quando o jogador estiver tocando na porta, a mensagem "Parabéns! Você venceu!" será exibida.
Funcionamento do Código:
Quando o jogo começa (ao clicar na bandeira verde), o sprite "Porta" se tornará visível no cenário. O jogador controlará o personagem e, ao movê-lo em direção à porta, o código verificará se o jogador está tocando na porta. Quando isso acontece, a mensagem "Parabéns! Você venceu!" será exibida na tela, indicando que o objetivo do jogo foi alcançado e o jogador venceu.
O código cria um objetivo final para o jogo, que é chegar até a porta, tornando o jogo mais desafiador e proporcionando uma sensação de conquista ao jogador ao completá-lo.
Lembre-se de que a variável "porta" está sendo usada para controlar a visibilidade do sprite da porta. Se o jogador ainda não tiver alcançado a porta, ela estará visível; caso contrário, pode ser escondida ou alterada para exibir uma mensagem de conclusão.
Espero que esta explicação detalhada tenha sido útil! Se tiver mais dúvidas, fique à vontade para perguntar. Divirta-se programando no Scratch!
Parte 5: Compartilhando o Projeto
Depois de criar um projeto divertido no Scratch, é hora de compartilhá-lo com outras pessoas, como seus amigos, familiares ou até mesmo com a comunidade do Scratch. Veja como salvar o projeto e compartilhá-lo com o mundo!
Passo 1: Salvar o Projeto
Após terminar de criar seu projeto no Scratch, clique no ícone verde de bandeira no canto superior direito da interface para testar o jogo e verificar se tudo está funcionando corretamente.
Quando estiver satisfeito com o projeto, clique no ícone de disquete (Salvar) no canto superior esquerdo da interface para salvar o projeto.
Na janela que aparecer, dê um nome ao seu projeto. Escolha um nome que represente bem o jogo ou a história que você criou.
Clique em "OK" para salvar o projeto no seu perfil do Scratch. Agora ele estará disponível sempre que você acessar sua conta.
Passo 2: Compartilhar o Projeto
Depois de salvar o projeto, você pode compartilhá-lo com seus amigos e familiares. Acesse o projeto no seu perfil do Scratch.
Na página do projeto, você verá um botão "Compartilhar" no canto inferior direito da tela. Clique nesse botão para abrir as opções de compartilhamento.
Na janela de compartilhamento, você pode escolher se deseja compartilhar o projeto apenas com pessoas específicas ou com toda a comunidade do Scratch.
Se quiser compartilhar com todos, clique em "Permitir que qualquer pessoa veja este projeto" e, se quiser, marque também a opção "Permitir que qualquer pessoa remixe este projeto" para que outros possam criar suas próprias versões baseadas no seu projeto.
Clique em "Salvar" para confirmar as configurações de compartilhamento.
Passo 3: Mostrando o Jogo Criado para Outras Pessoas
Agora que você salvou e compartilhou seu projeto, outras pessoas podem acessá-lo e jogá-lo!
Peça para seus amigos e familiares acessarem o site do Scratch em https://scratch.mit.edu/ e criar suas contas, caso ainda não tenham.
Dê a eles o nome do seu projeto ou compartilhe o link direto do projeto com eles.
Quando eles acessarem o projeto, verão uma página com a animação, jogo ou história que você criou. Eles poderão interagir com o projeto e até mesmo remixá-lo para criar suas próprias versões.
Exemplo:
Imagine que você criou um jogo de corrida de carros no Scratch. Depois de terminar de programar os carros, a pista e os obstáculos, você salvou o projeto e compartilhou-o com seus amigos. Agora, seus amigos podem acessar o projeto no Scratch, clicar na bandeira verde para iniciar o jogo e usar as teclas do teclado para controlar os carros e competir entre si. Eles podem se divertir jogando o jogo que você criou e, se quiserem, podem até fazer algumas alterações no projeto para adicionar novos carros ou pistas.
Compartilhar seus projetos no Scratch é uma ótima maneira de mostrar suas criações para outras pessoas e também de se inspirar em projetos criados por outros membros da comunidade. Lembre-se sempre de respeitar os direitos autorais dos projetos que você remixar e dar créditos aos criadores originais quando apropriado. Divirta-se compartilhando e criando no Scratch!
Projetos:
Vamos criar um projeto básico no Scratch que consiste em uma animação em que um personagem se move pela tela. Neste exemplo, usaremos um gato que caminha de um lado para o outro. É um projeto simples, mas um ótimo ponto de partida para começar a se familiarizar com a plataforma.
Quando a bandeira verde for clicada
Esconder
Aparecer
Para sempre
Mover 10 passos
Se tocar na borda
Mudar x para (-x)
Esperar 0.2 segundos
Este código fará com que o gato se mova continuamente para frente e para trás na tela. Quando o gato atingir a borda da tela, ele mudará de direção.
Agora que você criou o projeto básico, clique na bandeira verde para testá-lo! O gato deve caminhar de um lado para o outro na tela, invertendo a direção quando chegar às bordas.
A partir deste ponto, você pode personalizar o projeto básico de acordo com sua criatividade. Algumas ideias para personalização incluem:
Use sua criatividade para fazer o projeto ser único e divertido!
Parabéns! Agora você criou um projeto básico no Scratch, uma animação simples com um personagem em movimento. Lembre-se de que o Scratch oferece muitas possibilidades de criação, então continue explorando, aprendendo e aprimorando suas habilidades na plataforma. Divirta-se programando!
Vamos criar um projeto intermediário no Scratch, um jogo de labirinto em que o jogador controlará um personagem para encontrar a saída. O desafio é evitar os obstáculos e encontrar o caminho correto para a saída do labirinto.
Quando a bandeira verde for clicada
Esconder
Aparecer
Definir jogador para [visível v]
Definir jogador para [posição inicial v]
Definir velocidade para [0 v]
Sempre
Se a tecla [seta para cima v] pressionada?
Mover 10 passos para cima
Se a tecla [seta para baixo v] pressionada?
Mover 10 passos para baixo
Se a tecla [seta para a direita v] pressionada?
Mover 10 passos para a direita
Se a tecla [seta para a esquerda v] pressionada?
Mover 10 passos para a esquerda
Quando estiver tocando [borda v]
Definir velocidade para [0 v]
Este código fará com que o jogador se mova nas quatro direções usando as setas do teclado. Ele também vai parar de se mover quando atingir a borda do labirinto.
Quando a bandeira verde for clicada
Esconder
Aparecer
Definir saída para [visível v]
Definir saída para [posição final v]
Sempre
Se o jogador estiver tocando a saída
Dizer "Você venceu!"
Este código fará com que a mensagem "Você venceu!" seja exibida quando o jogador tocar a saída do labirinto.
Agora que você criou o jogo de labirinto, clique na bandeira verde para testá-lo! Use as setas do teclado para guiar o jogador pelo labirinto até a saída. Se você encontrar um obstáculo, será impedido de passar.
A partir deste ponto, você pode personalizar o projeto de acordo com sua criatividade. Algumas ideias para personalização incluem:
Use sua criatividade para tornar o projeto único e divertido!
Parabéns! Agora você criou um projeto intermediário no Scratch, um jogo de labirinto em que o jogador deve encontrar a saída evitando obstáculos. Lembre-se de que o Scratch oferece muitas possibilidades de criação, então continue explorando, aprendendo e aprimorando suas habilidades na plataforma. Divirta-se programando!