A saúde coletiva é uma disciplina da saúde pública que busca promover a saúde da população como um todo, em vez de apenas indivíduos. Ela envolve o estudo de fatores sociais, econômicos, culturais e ambientais que afetam a saúde e a doença em nível populacional.
A saúde familiar, por outro lado, enfoca a saúde dos indivíduos e suas famílias. Ela se concentra em como o ambiente familiar e as relações interpessoais podem afetar a saúde e o bem-estar.
Apesar de abordagens diferentes, a saúde familiar e a saúde coletiva são interdependentes e podem ser integradas de várias maneiras. Aqui estão algumas sugestões de como aplicar o conteúdo de saúde familiar dentro de saúde coletiva:
-
Promoção da saúde familiar: A promoção da saúde familiar pode ser incorporada em programas de saúde coletiva, visando melhorar o bem-estar de toda a comunidade. Isso pode envolver campanhas de conscientização sobre temas como nutrição saudável, atividade física, higiene pessoal, saúde mental, entre outros.
-
Participação da família em programas de saúde coletiva: A família pode ser envolvida em programas de saúde coletiva, pois ela é uma unidade fundamental da sociedade. Por exemplo, a família pode ser convidada a participar de programas de vacinação em massa ou ações de prevenção e controle de doenças infecciosas.
-
Abordagem centrada na família: Uma abordagem centrada na família pode ser usada em programas de saúde coletiva, considerando que muitas vezes a família é a unidade de cuidado primário para indivíduos em muitas comunidades. Isso pode envolver a realização de visitas domiciliares para avaliar o ambiente familiar e fornecer orientações para promoção de saúde e prevenção de doenças.
-
Fortalecimento de redes de apoio social: A saúde coletiva pode se beneficiar de uma abordagem que fortaleça as redes de apoio social existentes nas comunidades. Por exemplo, programas de saúde coletiva podem trabalhar com grupos comunitários, como grupos de pais ou grupos de cuidadores, para compartilhar informações sobre saúde e promover a adesão a cuidados de saúde preventivos.
Em resumo, a saúde familiar pode ser integrada em programas de saúde coletiva por meio de abordagens centradas na família, promoção da saúde familiar, participação da família em programas de saúde coletiva e fortalecimento de redes de apoio social. Essas abordagens podem ajudar a melhorar a saúde e o bem-estar da população em nível coletivo.
Uma das maneiras de integrar a saúde familiar na saúde coletiva é por meio do fortalecimento dos serviços de atenção primária à saúde (APS), que é o primeiro nível de atenção à saúde e onde a maioria dos problemas de saúde pode ser resolvida. Nesse contexto, a família pode ser vista como um sistema complexo que influencia a saúde e o bem-estar de seus membros.
A abordagem centrada na família, como mencionei anteriormente, pode ser utilizada nos serviços de APS para envolver a família no processo de cuidado. Isso envolve considerar o ambiente familiar, as relações interpessoais e os recursos disponíveis para ajudar a promover a saúde e prevenir doenças. A participação da família nos cuidados de saúde pode melhorar a adesão ao tratamento e reduzir o número de visitas desnecessárias aos serviços de saúde.
Além disso, a promoção da saúde familiar pode ser realizada por meio da implementação de programas de educação em saúde voltados para a família, como aconselhamento nutricional, planejamento familiar, prevenção de doenças sexualmente transmissíveis e cuidados com a saúde mental. Esses programas podem ser implementados em conjunto com a comunidade e com a participação de líderes locais para alcançar um maior impacto.
Outra forma de integrar a saúde familiar na saúde coletiva é por meio da construção de redes de apoio social, que podem fornecer suporte emocional e prático às famílias que enfrentam desafios de saúde. Essas redes podem ser compostas por amigos, familiares, organizações comunitárias e serviços de saúde. Isso pode ajudar a melhorar a qualidade de vida das famílias e promover uma maior adesão aos cuidados de saúde.
Em resumo, integrar a saúde familiar na saúde coletiva pode envolver a abordagem centrada na família nos serviços de APS, promoção da saúde familiar por meio de programas educativos e construção de redes de apoio social. Essas abordagens podem melhorar a eficácia das intervenções em saúde coletiva e contribuir para a promoção da saúde da população em geral.
Outra maneira de integrar a saúde familiar na saúde coletiva é por meio da identificação de fatores de risco e vulnerabilidades que afetam as famílias em nível coletivo. Essa abordagem envolve a identificação de problemas de saúde que afetam grupos específicos de famílias e a implementação de intervenções específicas para esses grupos.
Por exemplo, uma comunidade pode ter um alto índice de doenças crônicas, como diabetes e hipertensão, entre as famílias. Nesse caso, a abordagem centrada na família pode ser usada para identificar fatores de risco e desenvolver intervenções para prevenir a ocorrência dessas doenças. As famílias podem ser avaliadas quanto aos hábitos alimentares, níveis de atividade física e histórico familiar de doenças crônicas. As intervenções podem incluir educação em saúde, mudanças no estilo de vida, programas de atividade física e monitoramento regular da saúde.
Além disso, a saúde familiar pode ser integrada na saúde coletiva por meio do uso de tecnologias de informação e comunicação (TICs) para fornecer informações sobre saúde às famílias. Isso pode incluir o uso de aplicativos de saúde, mensagens de texto e vídeos educacionais. As TICs também podem ser usadas para rastrear e monitorar a saúde das famílias, identificar problemas de saúde e fornecer suporte remoto aos cuidados de saúde.
Outra maneira de integrar a saúde familiar na saúde coletiva é por meio da colaboração interdisciplinar entre profissionais de saúde. A saúde coletiva é uma disciplina multidisciplinar que envolve médicos, enfermeiros, assistentes sociais, psicólogos, epidemiologistas, entre outros. A colaboração interdisciplinar pode ajudar a identificar e abordar problemas de saúde coletivos de maneira mais eficaz.
Em resumo, a integração da saúde familiar na saúde coletiva pode envolver a identificação de fatores de risco e vulnerabilidades, uso de tecnologias de informação e comunicação, colaboração interdisciplinar e intervenções específicas para grupos de famílias. Essas abordagens podem ajudar a melhorar a saúde da população em geral e a promover a equidade em saúde.
Existem várias maneiras de aplicar o conteúdo de saúde familiar e saúde coletiva no novo ensino médio. Aqui estão algumas sugestões:
-
Introduzir a abordagem centrada na família e na comunidade nas disciplinas de ciências biológicas e de saúde: os estudantes podem aprender sobre a importância da família e da comunidade para a saúde e o bem-estar. Eles também podem aprender sobre os determinantes sociais da saúde e como eles afetam a saúde das populações.
-
Incluir a educação em saúde nas disciplinas de biologia e química: os estudantes podem aprender sobre tópicos de saúde, como nutrição, atividade física e prevenção de doenças. Os professores podem usar estudos de casos para ilustrar a importância da prevenção e do autocuidado.
-
Realizar atividades práticas em grupos para discutir problemas de saúde coletivos: por exemplo, os estudantes podem trabalhar em grupos para pesquisar e discutir sobre um problema de saúde que afeta sua comunidade. Eles podem apresentar seus resultados em uma feira de saúde escolar ou escrever um artigo para o jornal da escola.
-
Incentivar o trabalho em equipe e a colaboração: a saúde coletiva é uma disciplina multidisciplinar e interdisciplinar. Os estudantes podem aprender a trabalhar em equipe com pessoas de diferentes origens e especialidades para resolver problemas de saúde complexos.
-
Promover a reflexão crítica sobre a saúde e a equidade em saúde: os estudantes podem ser incentivados a refletir sobre as desigualdades em saúde e como elas afetam as diferentes populações. Eles também podem discutir formas de abordar essas desigualdades por meio da promoção da saúde coletiva e da justiça social.
Em resumo, a saúde familiar e a saúde coletiva podem ser integradas ao novo ensino médio por meio da introdução de tópicos relevantes nas disciplinas de ciências biológicas e de saúde, realização de atividades práticas em grupos, promoção do trabalho em equipe e da colaboração, reflexão crítica sobre a saúde e a equidade em saúde. Isso pode ajudar a preparar os estudantes para lidar com problemas de saúde complexos e contribuir para a promoção da saúde da população em geral.
Outras ideias para aplicar o conteúdo de saúde familiar e saúde coletiva no novo ensino médio:
-
Incluir o ensino de habilidades para a promoção da saúde: os estudantes podem aprender habilidades para a promoção da saúde, como comunicação eficaz, tomada de decisão informada e resolução de problemas. Isso pode ajudá-los a lidar com problemas de saúde em suas próprias vidas e também pode ajudá-los a se tornarem agentes de mudança em suas comunidades.
-
Desenvolver projetos em saúde coletiva: os estudantes podem trabalhar em projetos que abordam problemas de saúde em suas comunidades, tais como a promoção da atividade física, a melhoria da alimentação escolar, o combate ao tabagismo ou a conscientização sobre a saúde mental. Eles podem trabalhar com organizações da comunidade, profissionais de saúde ou outros especialistas para desenvolver soluções para os problemas de saúde coletivos identificados.
-
Enfatizar a importância da prevenção e do autocuidado: os estudantes podem aprender sobre a importância da prevenção de doenças e sobre as práticas saudáveis de autocuidado, como a realização de exames de rotina, a prática regular de atividade física e a alimentação saudável. Isso pode ajudá-los a evitar problemas de saúde no futuro e também pode incentivá-los a serem modelos positivos para seus pares e suas famílias.
-
Incluir a análise de dados de saúde: os estudantes podem aprender como analisar dados de saúde, como as taxas de mortalidade e morbidade, para identificar problemas de saúde e as desigualdades em saúde. Eles também podem aprender como as intervenções em saúde coletiva são avaliadas e monitoradas.
-
Integrar a saúde coletiva em outras disciplinas: a saúde coletiva pode ser integrada em outras disciplinas, como história, sociologia e geografia. Os estudantes podem aprender sobre como os fatores sociais, culturais e econômicos influenciam a saúde e o bem-estar das populações, e como as intervenções em saúde coletiva podem abordar esses fatores.
Em resumo, a inclusão de habilidades para a promoção da saúde, desenvolvimento de projetos em saúde coletiva, ênfase na prevenção e autocuidado, análise de dados de saúde e integração da saúde coletiva em outras disciplinas são algumas das maneiras pelas quais o conteúdo de saúde familiar e saúde coletiva pode ser aplicado no novo ensino médio. Essas abordagens podem ajudar os estudantes a entender melhor os determinantes sociais da saúde e a promover a saúde da população em geral.
Tabela com algumas disciplinas do ensino médio e como o conteúdo de saúde familiar e saúde coletiva pode ser aplicado em cada uma delas:
Disciplina | Como o conteúdo de saúde familiar e saúde coletiva pode ser aplicado |
---|---|
Biologia | Estudo da anatomia, fisiologia e patologia do corpo humano; prevenção e tratamento de doenças; epidemiologia e estatísticas de saúde |
Química | Química dos alimentos, drogas e medicamentos; toxicologia e saúde ambiental |
Educação Física | Promoção de hábitos saudáveis, atividade física e nutrição adequada; prevenção de lesões e doenças relacionadas à atividade física |
Sociologia | Análise das desigualdades sociais em saúde; como a cultura, a economia e a política influenciam a saúde das populações |
História | História da saúde pública e da medicina; como as epidemias e doenças moldaram a história da humanidade |
Geografia | Estudo da distribuição geográfica de doenças e fatores ambientais que influenciam a saúde das populações |
Filosofia | Ética em saúde e em pesquisa; acesso igualitário aos cuidados de saúde; papel dos profissionais de saúde na promoção da saúde coletiva |
Essa tabela é apenas um exemplo e outras disciplinas podem ser incluídas de acordo com o currículo específico de cada escola. O importante é que o conteúdo de saúde familiar e saúde coletiva seja integrado em várias disciplinas, para que os alunos possam compreender a importância da saúde em diferentes áreas da vida.
Há muitos projetos que podem ser criados para aplicar o conteúdo de saúde familiar e saúde coletiva no ensino médio. Aqui estão algumas ideias:
-
Campanha de prevenção de doenças: os estudantes podem desenvolver uma campanha de prevenção de uma doença específica, como a dengue, o câncer ou a diabetes. A campanha pode incluir a conscientização sobre os sintomas da doença, formas de prevenção, tratamento e a importância da detecção precoce.
-
Feira de saúde: os estudantes podem organizar uma feira de saúde na escola ou na comunidade, com a presença de profissionais de saúde. Na feira, podem ser oferecidos serviços como aferição da pressão arterial, testes de glicemia, orientações nutricionais, atividades físicas e outros serviços relacionados à promoção da saúde.
-
Projeto de horta escolar: os estudantes podem desenvolver um projeto de horta escolar, que pode ser utilizada na alimentação da escola e na conscientização sobre a importância de uma alimentação saudável. O projeto pode envolver o planejamento da horta, plantio, cuidado e colheita.
-
Programa de atividades físicas: os estudantes podem desenvolver um programa de atividades físicas para a escola ou para a comunidade, que pode incluir a realização de aulas de dança, caminhadas ou outras atividades físicas. O objetivo é incentivar a prática de atividades físicas regulares para melhorar a saúde física e mental.
-
Projeto de conscientização sobre saúde mental: os estudantes podem desenvolver um projeto de conscientização sobre a saúde mental, abordando temas como o estresse, ansiedade, depressão e outras doenças mentais. O projeto pode incluir ações como palestras, oficinas, cartazes e atividades para promover o autocuidado e a busca por ajuda profissional quando necessário.
Essas são apenas algumas ideias de projetos que podem ser desenvolvidos para aplicar o conteúdo de saúde familiar e saúde coletiva no ensino médio. O importante é que os projetos sejam planejados de forma a envolver os estudantes, os professores e a comunidade em geral, para que todos possam se beneficiar da promoção da saúde.
Projeto: Saúde em Família
Objetivo: Promover a conscientização sobre a importância da saúde familiar e coletiva, incentivando os estudantes a cuidar da saúde de suas famílias e da comunidade em geral.
Atividades:
Atividade | Descrição |
---|---|
Palestra sobre saúde familiar | Profissionais de saúde convidados apresentarão informações sobre prevenção de doenças, cuidados com a saúde e importância de uma alimentação saudável para a família. |
Criação de um formulário de saúde familiar | Os estudantes irão criar um formulário para ser preenchido pelos membros da família, com informações sobre seu histórico de saúde, doenças pré-existentes e hábitos alimentares. |
Visita domiciliar | Os estudantes, acompanhados por um profissional de saúde, visitarão as casas dos membros da comunidade para coletar os formulários de saúde e prestar orientações sobre cuidados básicos com a saúde e prevenção de doenças. |
Oficina de horta | Os estudantes irão organizar uma oficina de horta, na qual irão ensinar aos membros da comunidade a importância de uma alimentação saudável e como plantar e cuidar de uma horta caseira. |
Caminhada pela saúde | Os estudantes irão organizar uma caminhada na comunidade, para promover a prática de atividades físicas e incentivar os membros da comunidade a cuidar da saúde. |
Formulário de Saúde Familiar:
Informações Pessoais | Perguntas |
---|---|
Nome Completo | |
Data de Nascimento | |
Sexo | |
Endereço Completo | |
Telefone para Contato | |
E-mail (opcional) |
Histórico de Saúde | Perguntas |
---|---|
Você tem alguma doença crônica? Se sim, qual? | |
Você já foi hospitalizado(a) ou fez alguma cirurgia? Se sim, qual foi o motivo? | |
Você tem alergias a medicamentos, alimentos ou outras substâncias? | |
Você faz uso regular de algum medicamento? Se sim, qual? | |
Algum membro da família tem histórico de doenças hereditárias? Se sim, quais? |
Hábitos Alimentares | Perguntas |
---|---|
Com que frequência você consome frutas e verduras? | |
Você costuma comer alimentos industrializados ou fast-food? Com que frequência? | |
Você costuma fazer as refeições em horários regulares? | |
Você costuma consumir bebidas alcoólicas? Com que frequência? | |
Você costuma fumar ou utilizar qualquer tipo de droga? |
Este é apenas um exemplo de formulário de saúde familiar, e as perguntas podem ser adaptadas de acordo com as necessidades e objetivos do projeto.
Projeto: "Saúde em Casa: Fortalecendo a Família"
Objetivo: Promover a promoção da saúde e prevenção de doenças nas famílias, por meio da educação em saúde e do fortalecimento do vínculo familiar.
Público-alvo: Famílias da comunidade escolar.
Metodologia:
-
Oficinas educativas sobre temas relacionados à saúde familiar e saúde coletiva, como alimentação saudável, prevenção de doenças, cuidados com a saúde mental e importância da vacinação. As oficinas serão ministradas por profissionais de saúde e educadores da escola.
-
Visitas domiciliares para o acompanhamento da saúde das famílias, avaliação das condições de vida, orientações sobre prevenção de doenças, verificação do calendário vacinal e estímulo à busca de atendimento médico quando necessário.
-
Criação de um formulário sobre saúde da família, para ser preenchido pelas famílias participantes do projeto. O formulário deve conter perguntas sobre hábitos alimentares, prática de atividades físicas, histórico de doenças e condições de vida. Com base nas informações coletadas, os profissionais de saúde e educadores da escola poderão identificar as principais necessidades de saúde das famílias e planejar ações específicas para atendê-las.
Tabela: Cronograma de atividades
Atividade | Data de realização |
---|---|
Oficina de alimentação saudável | Agosto |
Visita domiciliar | Setembro |
Oficina de prevenção de doenças | Outubro |
Visita domiciliar | Novembro |
Oficina de saúde mental | Dezembro |
Visita domiciliar | Janeiro |
Oficina de vacinação | Fevereiro |
Formulário sobre saúde da família:
Nome do Responsável pela Família: _______________________________
Telefone: _______________________________
Endereço: _______________________________
- Você e sua família consomem alimentos saudáveis e equilibrados? ( ) Sim ( ) Não
- Sua família pratica atividades físicas regularmente? ( ) Sim ( ) Não
- Você e sua família têm histórico de doenças crônicas, como diabetes, hipertensão ou obesidade? ( ) Sim ( ) Não
- Sua família tem acesso a atendimento médico regular? ( ) Sim ( ) Não
- Sua família está em dia com as vacinas recomendadas para a idade? ( ) Sim ( ) Não
Comentários adicionais:
Planejamento de ensino para saúde da família:
Disciplina: Saúde da Família
Ano/Série: Ensino Médio (2º ano)
Objetivos:
- Compreender a importância da saúde familiar e coletiva para a promoção da qualidade de vida;
- Identificar as principais doenças e condições de saúde que afetam as famílias e a comunidade em geral;
- Conhecer os principais métodos de prevenção e tratamento de doenças e condições de saúde;
- Desenvolver habilidades de comunicação e orientação sobre cuidados básicos com a saúde.
Competências a serem desenvolvidas:
- Identificar e interpretar informações relacionadas à saúde familiar e coletiva;
- Utilizar conhecimentos sobre saúde para tomar decisões conscientes e responsáveis;
- Comunicar-se de forma clara e objetiva sobre cuidados básicos com a saúde;
- Trabalhar em equipe para desenvolver projetos relacionados à promoção da saúde.
Conteúdos e Eixos Temáticos:
Conteúdo | Eixo Temático |
---|---|
A importância da saúde familiar e coletiva | Promoção da saúde |
Prevenção de doenças e condições de saúde | Cuidados com a saúde |
Doenças crônicas e condições de saúde | Promoção da qualidade de vida |
Saúde da mulher e da criança | Prevenção e tratamento de doenças |
Procedimentos Metodológicos:
- Aulas expositivas dialogadas;
- Discussões em grupo;
- Projetos em equipe;
- Dinâmicas de grupo;
- Simulações de situações reais de atendimento em saúde;
- Visitas a unidades de saúde da família e outras instituições de saúde.
Procedimentos Avaliativos/Estratégias de Avaliação:
- Avaliação contínua, por meio da participação dos estudantes nas atividades propostas;
- Trabalhos individuais e em grupo;
- Relatórios de visitas a unidades de saúde da família e outras instituições de saúde;
- Apresentação de projetos;
- Provas e testes escritos.
Planejamento para Saúde da Família
Objetivos:
- Compreender a importância da saúde familiar e seu impacto na saúde coletiva;
- Identificar os principais problemas de saúde que afetam as famílias;
- Desenvolver habilidades para cuidar da saúde da própria família e da comunidade;
- Conhecer as principais políticas públicas de saúde e como elas impactam a saúde da família.
Competências a serem desenvolvidas:
- Compreensão crítica sobre a saúde da família e seu papel na promoção da saúde coletiva;
- Capacidade de identificar problemas de saúde e propor soluções;
- Habilidade para cuidar da própria saúde e da saúde da família;
- Conhecimento das políticas públicas de saúde e como elas afetam a saúde da família.
Conteúdos e eixos temáticos:
Eixo Temático | Conteúdo |
---|---|
Saúde Familiar | - Conceitos básicos de saúde familiar;<br>- Principais problemas de saúde que afetam as famílias;<br>- Papel da família na promoção da saúde coletiva. |
Políticas Públicas de Saúde | - Sistema Único de Saúde (SUS);<br>- Estratégia de Saúde da Família;<br>- Programa Nacional de Imunização (PNI);<br>- Política Nacional de Alimentação e Nutrição. |
Prevenção de Doenças | - Importância da prevenção de doenças;<br>- Vacinação e prevenção de doenças infecciosas;<br>- Prevenção de doenças crônicas não transmissíveis;<br>- Cuidados com a saúde bucal e mental. |
Alimentação Saudável | - Conceitos básicos de alimentação saudável;<br>- Importância da alimentação saudável para a saúde da família;<br>- Principais problemas alimentares que afetam a saúde da família;<br>- Dicas para uma alimentação saudável. |
Procedimentos metodológicos:
- Aulas expositivas dialogadas;
- Debates em grupos;
- Pesquisas em grupo e individuais;
- Trabalhos em equipe;
- Simulações;
- Visitas técnicas.
Procedimentos avaliativos/ estratégias de avaliação:
- Provas escritas;
- Trabalhos em grupo e individuais;
- Apresentações orais;
- Participação em debates e discussões em grupo;
- Avaliação do desenvolvimento das habilidades e competências durante o processo de aprendizagem.
Planejamento de ensino para Saúde da Família:
Nível de Ensino: Ensino Médio
Disciplina: Saúde da Família
Objetivos Gerais:
- Desenvolver a compreensão sobre a importância da saúde da família como componente fundamental da saúde coletiva;
- Compreender os fatores que influenciam a saúde da família;
- Identificar e analisar os principais problemas de saúde da família, e as medidas de prevenção e tratamento;
- Desenvolver habilidades para atuar na prevenção de doenças e promoção da saúde da família.
Competências:
- Compreender as dimensões biológicas, psicológicas e sociais da saúde e das doenças;
- Identificar as características e necessidades de diferentes grupos familiares, considerando sua diversidade e peculiaridades;
- Analisar a relação entre os fatores socioeconômicos, culturais e ambientais na saúde da família;
- Planejar, implementar e avaliar estratégias de promoção da saúde e prevenção de doenças na família.
Conteúdos e Eixos Temáticos:
Eixo Temático | Conteúdos |
---|---|
Saúde da Família | Conceito e importância da saúde da família; Fatores que influenciam a saúde da família; Principais problemas de saúde da família; Políticas públicas de saúde da família. |
Promoção da Saúde | Conceito de promoção da saúde; Estratégias de promoção da saúde; Prevenção de doenças; Cuidados com a saúde da mulher, criança, idoso e grupos específicos. |
Interdisciplinaridade | Abordagens interdisciplinares em saúde da família; Atuação interdisciplinar na prevenção e tratamento de doenças. |
Procedimentos Metodológicos:
- Aulas expositivas dialogadas, com apresentação de conceitos e discussão em grupo;
- Estudos de casos, para análise de situações-problema e aplicação dos conhecimentos teóricos;
- Atividades práticas, como visitas domiciliares, para identificação de problemas de saúde e aplicação de medidas preventivas e de promoção da saúde;
- Trabalhos em grupo, para elaboração de estratégias de promoção da saúde e prevenção de doenças.
Procedimentos Avaliativos/ Estratégias de Avaliação:
- Provas escritas, para verificação dos conhecimentos teóricos adquiridos;
- Apresentação de trabalhos em grupo, para avaliação da habilidade de planejar e implementar estratégias de promoção da saúde e prevenção de doenças;
- Participação nas atividades práticas, para avaliação do desempenho na identificação de problemas de saúde e aplicação de medidas preventivas e de promoção da saúde.
Planejamento de aula sobre saúde da família:
Título: Saúde da Família: Cuidados básicos e prevenção de doenças
Objetivo Geral: Desenvolver competências e habilidades para cuidar da saúde da família, com base em informações sobre prevenção de doenças e hábitos saudáveis.
Objetivos Específicos:
- Conhecer os principais cuidados de saúde que devem ser adotados em casa;
- Compreender a importância de uma alimentação saudável para a saúde da família;
- Identificar os principais fatores de risco para o desenvolvimento de doenças;
- Desenvolver habilidades para prevenir doenças em casa.
Competências a serem desenvolvidas:
- Compreender os conceitos de saúde familiar e prevenção de doenças;
- Aplicar os conhecimentos adquiridos para cuidar da saúde da família e prevenir doenças;
- Desenvolver habilidades de comunicação e trabalho em equipe.
Conteúdos e Eixos Temáticos:
- Conceitos de saúde familiar e prevenção de doenças;
- Cuidados básicos de saúde em casa;
- Alimentação saudável;
- Fatores de risco para o desenvolvimento de doenças;
- Prevenção de doenças em casa.
Procedimentos Metodológicos:
- Aula expositiva dialogada sobre conceitos de saúde familiar e prevenção de doenças;
- Discussão em grupo sobre cuidados básicos de saúde em casa;
- Dinâmica em grupo sobre alimentação saudável;
- Discussão em grupo sobre fatores de risco para o desenvolvimento de doenças;
- Elaboração de um plano de ação para prevenção de doenças em casa.
Procedimentos Avaliativos/Estratégias de Avaliação:
- Observação direta dos estudantes durante a aula;
- Participação e envolvimento dos estudantes nas atividades propostas;
- Análise do plano de ação elaborado pelos estudantes.