Internet

Planejamento para Desenvolvimento de Competências na Utilização da Internet

Objetivos:

  • Desenvolver habilidades e competências para a utilização efetiva da internet como ferramenta de aprendizado, pesquisa e comunicação;
  • Conhecer e aplicar os recursos disponíveis na internet de forma crítica e consciente;
  • Promover a utilização da internet como meio para desenvolver a autonomia e a criatividade.

Competências a serem desenvolvidas:

  • Identificar e utilizar os recursos disponíveis na internet de forma crítica e ética;
  • Compreender e aplicar as normas de segurança na utilização da internet;
  • Desenvolver habilidades para buscar e avaliar informações na internet;
  • Utilizar a internet para comunicação, colaboração e produção de conteúdo;
  • Desenvolver habilidades para solucionar problemas na utilização da internet;
  • Utilizar a internet para a aprendizagem e o desenvolvimento pessoal e profissional.

Conteúdos e Eixos Temáticos:

  1. Segurança na utilização da internet
  • Normas de segurança na internet
  • Riscos e ameaças na internet
  • Como se proteger na internet
  1. Busca e avaliação de informações na internet
  • Fontes confiáveis de informação na internet
  • Técnicas de busca de informações na internet
  • Avaliação crítica de informações na internet
  1. Comunicação e colaboração na internet
  • Ferramentas de comunicação na internet
  • Redes sociais e sua utilização
  • Colaboração na internet: trabalhos em grupo, fóruns, blogs
  1. Produção de conteúdo na internet
  • Criação de páginas na internet
  • Edição de imagens e vídeos
  • Produção de textos para a internet
  1. Aprendizagem na internet
  • Recursos e ferramentas para a aprendizagem na internet
  • Metodologias e estratégias para a aprendizagem na internet
  • Desenvolvimento de projetos pessoais e profissionais na internet

Procedimentos Metodológicos:

  • Aulas expositivas e dialogadas;
  • Estudos de caso e exemplos práticos;
  • Trabalhos em grupo e individuais;
  • Utilização de ferramentas e recursos disponíveis na internet;
  • Discussões em fóruns e grupos de discussão.

Procedimentos Avaliativos/ Estratégias de Avaliação:

  • Observação do desempenho do aluno em atividades individuais e em grupo;
  • Apresentação de trabalhos e projetos;
  • Produção de conteúdos e utilização de recursos na internet;
  • Participação em fóruns e grupos de discussão;
  • Provas e testes escritos para avaliação do conhecimento teórico.

 

Planejamento de Ensino para Internet

Objetivos:

  • Desenvolver competências e habilidades para o uso seguro e crítico da Internet;
  • Compreender as características e potencialidades da Internet como meio de comunicação e fonte de informação;
  • Identificar e utilizar as ferramentas disponíveis na Internet para fins educativos, de pesquisa e de comunicação;
  • Refletir sobre questões éticas e legais relacionadas ao uso da Internet;
  • Produzir conteúdo digital com qualidade e pertinência para a web.

Competências a serem desenvolvidas:

  • Utilizar buscadores e outros recursos online para encontrar informações relevantes e confiáveis;
  • Compreender e analisar fontes de informação na Internet;
  • Identificar e avaliar as características de diferentes tipos de mídias na Internet (texto, imagem, vídeo, áudio);
  • Utilizar ferramentas de edição e produção de conteúdo digital;
  • Trabalhar em equipe para produzir conteúdo online;
  • Comunicar-se com clareza e objetividade através da Internet;
  • Compreender e aplicar conceitos relacionados à privacidade, segurança e direitos autorais na Internet.

Conteúdos e eixos temáticos:

  1. Introdução à Internet e suas características;
  2. Busca e seleção de informações na Internet;
  3. Comunicação online e redes sociais;
  4. Produção de conteúdo para a web;
  5. Direitos autorais e propriedade intelectual na Internet;
  6. Segurança e privacidade na Internet;
  7. Ética e cidadania na Internet.

Procedimentos metodológicos:

  • Aulas expositivas e dialogadas;
  • Discussão de textos e vídeos sobre temas relacionados à Internet;
  • Trabalho em grupo para produção de conteúdo digital;
  • Pesquisa individual ou em grupo sobre temas específicos relacionados à Internet;
  • Simulações de situações reais de uso da Internet;
  • Debates e reflexões sobre questões éticas e legais relacionadas à Internet.

Procedimentos avaliativos/ estratégias de avaliação:

  • Produção individual ou em grupo de conteúdo digital;
  • Participação em debates e discussões;
  • Trabalhos escritos e/ou apresentações orais;
  • Pesquisas individuais ou em grupo sobre temas específicos;
  • Avaliação de habilidades e competências relacionadas ao uso da Internet;
  • Observação e acompanhamento do desempenho dos alunos nas atividades propostas.

 

Planejamento de ensino para Internet

Objetivos:

  • Desenvolver competências para navegar e utilizar a Internet de forma segura e eficiente.
  • Compreender os principais conceitos relacionados à Internet, como navegação, busca de informações, comunicação online, privacidade e segurança.
  • Utilizar ferramentas e recursos online para produzir conteúdo, colaborar e interagir com outras pessoas.
  • Desenvolver habilidades de pesquisa e seleção de informações confiáveis na Internet.

Competências a serem desenvolvidas:

  • Navegação e pesquisa na Internet
  • Comunicação e colaboração online
  • Produção de conteúdo online
  • Gerenciamento de privacidade e segurança na Internet
  • Seleção e avaliação de informações na Internet

Conteúdos e eixos temáticos:

  1. Introdução à Internet e suas possibilidades
  • História e evolução da Internet
  • Principais serviços e ferramentas online
  • Eixos temáticos: comunicação, colaboração, produção de conteúdo, pesquisa e seleção de informações.
  1. Navegação e pesquisa na Internet
  • Navegação em sites e portais
  • Busca de informações online
  • Ferramentas de busca e pesquisa
  • Eixos temáticos: pesquisa e seleção de informações.
  1. Comunicação e colaboração online
  • Redes sociais
  • E-mail e mensagens instantâneas
  • Videoconferência e comunicação em tempo real
  • Eixos temáticos: comunicação, colaboração.
  1. Produção de conteúdo online
  • Ferramentas e recursos para produção de conteúdo online
  • Blogging e microblogging
  • Criação de vídeos, áudio e imagens
  • Eixos temáticos: produção de conteúdo.
  1. Gerenciamento de privacidade e segurança na Internet
  • Riscos e perigos online
  • Proteção de dados pessoais
  • Prevenção de fraudes e golpes online
  • Eixos temáticos: privacidade e segurança.

Procedimentos metodológicos:

  • Aulas expositivas e dialogadas
  • Atividades práticas em grupos
  • Discussões em fóruns e redes sociais
  • Pesquisas e apresentações de trabalhos
  • Análise e seleção de informações na Internet
  • Uso de ferramentas e recursos online para produção de conteúdo

Procedimentos avaliativos/ estratégias de avaliação:

  • Avaliação formativa durante as aulas
  • Trabalhos individuais e em grupo
  • Pesquisas e apresentações de trabalhos
  • Análise crítica de informações selecionadas na Internet
  • Participação em fóruns e debates online
  • Testes e avaliações escritas.