Justiça e Direitos humanos

A trilha de Justiça e Direitos Humanos é uma das cinco trilhas disponíveis no novo Ensino Médio, e sua implementação é fundamental para a formação de cidadãos mais críticos, conscientes e engajados em questões sociais e políticas.

Antes de começarmos, é importante entender que a trilha de justiça e direitos humanos engloba uma série de temas interconectados, incluindo direitos humanos, cidadania, igualdade racial e de gênero, justiça social, direito à saúde, educação e trabalho, entre outros.

Para começar, podemos discutir a importância dos direitos humanos e como eles são garantidos em diferentes contextos e países. Podemos também analisar casos de violação de direitos humanos e discutir como os indivíduos e as comunidades podem agir para promover a justiça e a proteção dos direitos humanos.

Também podemos explorar a questão da cidadania, discutindo o que significa ser um cidadão ativo e engajado em sua comunidade e como os indivíduos podem exercer seus direitos e deveres como cidadãos para promover mudanças positivas.

Outro tema importante é a igualdade racial e de gênero, que envolve a discussão sobre a discriminação e a desigualdade com base na raça, etnia e gênero, bem como as formas de combater esses problemas e promover a igualdade de oportunidades para todos.

Além disso, podemos explorar a questão da justiça social, que envolve a busca por uma sociedade mais justa e igualitária, em que todos tenham acesso aos mesmos direitos e oportunidades, independentemente de sua origem ou condição social.

Por fim, podemos discutir como as políticas públicas podem ser utilizadas para promover a justiça e os direitos humanos em diferentes áreas, como saúde, educação e trabalho.

Esses são apenas alguns dos temas que podemos abordar na trilha de justiça e direitos humanos. É importante lembrar que essa área é complexa e multifacetada, e que requer uma abordagem multidisciplinar e crítica para ser compreendida em sua totalidade.

A trilha de Justiça e Direitos Humanos busca proporcionar aos estudantes um entendimento mais profundo sobre os conceitos de justiça social, equidade e direitos humanos, bem como as diferentes formas de violação desses direitos e as lutas históricas por sua conquista e defesa.

Entre as disciplinas do Ensino Médio que podem contribuir para a trilha de Justiça e Direitos Humanos, podemos destacar:

  1. Sociologia: a sociologia pode ajudar a compreender as estruturas sociais e as desigualdades que permeiam a sociedade, além de discutir as diferentes formas de exclusão e violação de direitos.

  2. Filosofia: a filosofia pode contribuir para a reflexão crítica sobre conceitos como justiça, igualdade e liberdade, bem como para o debate sobre questões éticas e políticas.

  3. História: a história pode abordar as lutas sociais e políticas por direitos ao longo da história, desde as lutas por direitos civis até as lutas por direitos das minorias, incluindo o direito à igualdade de gênero, sexualidade e raça.

  4. Geografia: a geografia pode ajudar a compreender as dinâmicas sociais e econômicas que geram desigualdades, incluindo a desigualdade social e a exclusão territorial.

  5. Língua Portuguesa: a língua portuguesa pode ser utilizada para a discussão de textos e produção de textos relacionados aos temas de justiça e direitos humanos, além de ser uma ferramenta para o desenvolvimento da comunicação e expressão crítica.

Essas são apenas algumas sugestões de disciplinas que podem contribuir para a trilha de Justiça e Direitos Humanos no Ensino Médio. O importante é que haja uma integração entre as diferentes disciplinas para uma formação mais ampla e crítica dos estudantes.

 

Alguns projetos que podem ser desenvolvidos na trilha de Justiça e Direitos Humanos no Ensino Médio:

  1. Projeto de pesquisa sobre direitos humanos: esse projeto pode envolver a realização de pesquisas sobre os principais documentos e tratados internacionais de direitos humanos, como a Declaração Universal dos Direitos Humanos, a Convenção sobre a Eliminação de Todas as Formas de Discriminação contra as Mulheres, entre outros. Além disso, os estudantes podem investigar as violações de direitos humanos que ocorrem em sua comunidade ou em outras partes do mundo.

  2. Projeto de debate sobre justiça social: nesse projeto, os estudantes podem ser divididos em grupos e convidados a debater questões de justiça social, como a desigualdade de renda, a discriminação racial, a violência policial, entre outros. Eles podem realizar pesquisas para embasar seus argumentos e apresentar suas conclusões em um debate na sala de aula.

  3. Projeto de produção audiovisual sobre direitos humanos: nesse projeto, os estudantes podem ser desafiados a produzir um vídeo, um podcast ou um documentário sobre um tema relacionado aos direitos humanos, como a luta das mulheres por igualdade de gênero, a violência contra a população LGBTQIA+, a luta pela terra e pelos direitos dos povos indígenas, entre outros.

  4. Projeto de intervenção social: nesse projeto, os estudantes podem se organizar em grupos e planejar uma intervenção social em sua comunidade para promover os direitos humanos e a justiça social. Eles podem escolher um tema específico, como a violência contra as mulheres ou a falta de acesso à saúde, e buscar formas de sensibilizar a população e buscar soluções para o problema.

  5. Projeto de leitura e análise de obras literárias: nesse projeto, os estudantes podem ser convidados a ler e discutir obras literárias que abordam temas relacionados aos direitos humanos e à justiça social, como "Vidas Secas", de Graciliano Ramos, "Quarto de Despejo", de Carolina Maria de Jesus, "Um Defeito de Cor", de Ana Maria Gonçalves, entre outras.

Esses são apenas alguns exemplos de projetos que podem ser desenvolvidos na trilha de Justiça e Direitos Humanos no Ensino Médio. O importante é que os projetos sejam desafiadores e engajem os estudantes na reflexão crítica sobre esses temas tão importantes para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária.

Justiça

A justiça é um conceito central na filosofia política e na teoria do direito. Ela se refere à distribuição equitativa de bens e recursos na sociedade, bem como à aplicação das leis e normas de forma imparcial e justa.

Na sala de aula, o tema da justiça pode ser trabalhado de diversas maneiras, dependendo da disciplina e dos objetivos pedagógicos. Algumas sugestões são:

  1. História: discutir as diferentes formas de justiça que existiram ao longo da história e como elas se relacionaram com as estruturas políticas e sociais de cada época. Por exemplo, a justiça na Grécia Antiga, a justiça no feudalismo, a justiça na era das Revoluções.

  2. Filosofia: abordar as teorias da justiça desenvolvidas por pensadores como Platão, Aristóteles, Kant, Rawls, entre outros, e discutir como essas teorias podem ser aplicadas para pensar questões concretas da sociedade.

  3. Sociologia: analisar as desigualdades sociais e econômicas que existem na sociedade e discutir as formas de combater essas desigualdades. Isso pode incluir a análise de políticas públicas, movimentos sociais, e a reflexão sobre as relações de poder na sociedade.

  4. Literatura: discutir como a justiça é retratada em obras literárias, como "Crime e Castigo", de Dostoiévski, "O Mercador de Veneza", de Shakespeare, "Os Miseráveis", de Victor Hugo, entre outras.

  5. Atualidades: discutir as questões de justiça que estão presentes na atualidade, como a violência policial, a desigualdade de gênero, a discriminação racial, entre outras.

Independentemente da disciplina escolhida, é importante que os estudantes sejam desafiados a refletir criticamente sobre as questões de justiça e a buscar soluções para os problemas identificados. Além disso, é importante que o ensino seja inclusivo e representativo, garantindo que todas as vozes e perspectivas sejam ouvidas e consideradas na construção de uma sociedade mais justa e igualitária.

Projetos com o tema Justiça têm como objetivo explorar questões relacionadas à igualdade, direitos humanos, cidadania e participação social. A ideia é desenvolver atividades que incentivem a reflexão crítica sobre as desigualdades e injustiças presentes na sociedade e promover ações que possam contribuir para mudanças positivas.

Para aplicar o tema Justiça em sala de aula, é possível utilizar diversas metodologias e estratégias pedagógicas, tais como:

  1. Debates e discussões em grupo: uma boa maneira de explorar questões relacionadas à Justiça é promover debates em grupo sobre temas como desigualdade social, racismo, discriminação de gênero e direitos humanos. É importante que os alunos tenham a oportunidade de expressar suas opiniões e ouvir diferentes pontos de vista.

  2. Estudos de casos: outra forma interessante de abordar o tema Justiça é utilizar estudos de casos para ilustrar situações de injustiça e desigualdade. É possível utilizar casos reais ou fictícios para promover a reflexão crítica sobre o tema.

  3. Produção de textos e trabalhos escritos: atividades que envolvam a produção de textos e trabalhos escritos também podem ser úteis para trabalhar o tema Justiça. É possível propor redações, artigos, resenhas ou relatórios que abordem questões relacionadas aos direitos humanos e à cidadania.

  4. Projetos sociais: uma forma prática e concreta de aplicar o tema Justiça em sala de aula é por meio de projetos sociais. Os alunos podem se organizar em grupos e planejar ações que contribuam para a promoção da Justiça e da igualdade em sua comunidade. É importante que os projetos sejam bem planejados e realizados em parceria com organizações da sociedade civil e com a participação da comunidade.

  5. Filmes e documentários: assistir a filmes e documentários que abordem temas relacionados à Justiça pode ser uma forma interessante de estimular a reflexão crítica dos alunos. É possível utilizar a exibição de filmes como ponto de partida para discussões em grupo sobre os temas abordados na obra.

Em resumo, a aplicação do tema Justiça em sala de aula pode ser feita por meio de diversas estratégias pedagógicas, que visam estimular a reflexão crítica dos alunos e promover ações que contribuam para a promoção da Justiça e da igualdade em nossa sociedade.

Direitos Humanos:

Os direitos humanos são um conjunto de direitos que todas as pessoas devem ter, simplesmente por serem humanas. Esses direitos incluem, por exemplo, o direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança, à educação, à saúde, à liberdade de expressão, entre outros.

Na sala de aula, o tema dos direitos humanos pode ser trabalhado de diversas maneiras, dependendo da disciplina e dos objetivos pedagógicos. Algumas sugestões são:

  1. História: discutir a evolução dos direitos humanos ao longo da história, desde a Declaração de Direitos do Homem e do Cidadão, na Revolução Francesa, até a Declaração Universal dos Direitos Humanos, de 1948, e como esses direitos foram conquistados ao longo do tempo.

  2. Filosofia: abordar as teorias éticas que fundamentam os direitos humanos, como o utilitarismo, o deontologismo e a ética das virtudes, e discutir como essas teorias podem ser aplicadas para pensar questões concretas da sociedade.

  3. Sociologia: analisar as violações dos direitos humanos que ocorrem na sociedade atual e discutir as formas de combater essas violações. Isso pode incluir a análise de políticas públicas, movimentos sociais e a reflexão sobre as relações de poder na sociedade.

  4. Literatura: discutir como os direitos humanos são retratados em obras literárias, como "1984", de George Orwell, "O Diário de Anne Frank", de Anne Frank, "Um Defeito de Cor", de Ana Maria Gonçalves, entre outras.

  5. Atualidades: discutir as questões de direitos humanos que estão presentes na atualidade, como a violação de direitos de refugiados, a discriminação de minorias étnicas e sexuais, a exploração do trabalho infantil, entre outras.

Independentemente da disciplina escolhida, é importante que os estudantes sejam desafiados a refletir criticamente sobre as questões de direitos humanos e a buscar soluções para os problemas identificados. Além disso, é importante que o ensino seja inclusivo e representativo, garantindo que todas as vozes e perspectivas sejam ouvidas e consideradas na construção de uma sociedade mais justa e igualitária.

 

Aqui estão algumas sugestões que você pode considerar:

  1. Eletiva: "Introdução aos Direitos Humanos" Nesta eletiva, os estudantes podem aprender sobre os conceitos fundamentais dos direitos humanos, como a Declaração Universal dos Direitos Humanos e as convenções internacionais sobre o tema. Eles podem discutir casos reais de violações de direitos humanos e aprender sobre os diferentes mecanismos para proteger e promover esses direitos.

  2. Projeto: "Campanha de Conscientização sobre Direitos Humanos" Neste projeto, os estudantes podem trabalhar juntos para criar uma campanha de conscientização sobre os direitos humanos em sua comunidade escolar ou local. Eles podem usar diferentes meios de comunicação, como cartazes, vídeos ou redes sociais, para difundir informações sobre os direitos humanos e incentivar o respeito e a proteção desses direitos.

  3. Eletiva: "Direitos das Minorias" Nesta eletiva, os estudantes podem aprender sobre os direitos das minorias, incluindo questões como a discriminação, o racismo, a xenofobia e a homofobia. Eles podem discutir casos reais de violações de direitos de minorias e aprender sobre os diferentes mecanismos para proteger e promover esses direitos.

  4. Projeto: "Justiça Restaurativa" Neste projeto, os estudantes podem trabalhar em conjunto para implementar um programa de justiça restaurativa em sua escola ou comunidade. Eles podem aprender sobre os princípios da justiça restaurativa e como essa abordagem pode ser usada para resolver conflitos e promover a reconciliação entre as partes envolvidas.

  5. Eletiva: "Direitos Humanos e Meio Ambiente" Nesta eletiva, os estudantes podem aprender sobre a relação entre os direitos humanos e o meio ambiente. Eles podem discutir questões como a poluição, a degradação ambiental e as mudanças climáticas e como esses problemas afetam os direitos humanos. Eles podem também aprender sobre diferentes abordagens para proteger o meio ambiente e promover o desenvolvimento sustentável.

  6. Projeto: "Advocacia pelos Direitos Humanos" Neste projeto, os estudantes podem trabalhar em equipe para identificar uma questão de direitos humanos que lhes interessa e criar uma campanha de advocacia para promover mudanças nessa área. Eles podem aprender sobre como envolver as autoridades e a comunidade em sua campanha e criar estratégias eficazes para alcançar seus objetivos.

Essas são apenas algumas ideias que você pode considerar. Espero que elas sejam úteis para ajudar a inspirar você e seus alunos a se envolverem com a trilha de justiça e direitos humanos no novo ensino médio.

 

PLANEJAMENTOS:

 

  1. Objetivos/Competências a serem desenvolvidas:

    • Compreender os conceitos fundamentais dos direitos humanos e da justiça social.
    • Analisar casos reais de violações de direitos humanos e entender as consequências dessas violações.
    • Reconhecer a importância da diversidade e do respeito pelos direitos das minorias.
    • Identificar soluções para resolver conflitos e promover a reconciliação entre as partes envolvidas.
    • Desenvolver habilidades de advocacia e sensibilização para promover mudanças positivas na comunidade.
  2. Conteúdos/ Eixos temáticos:

    • Conceitos fundamentais dos direitos humanos e da justiça social.
    • Convenções e tratados internacionais sobre direitos humanos.
    • Questões relacionadas aos direitos das minorias, como a discriminação, o racismo, a xenofobia e a homofobia.
    • Justiça restaurativa e formas alternativas de resolução de conflitos.
    • Meio ambiente e direitos humanos.
    • Advocacia e sensibilização para a promoção de mudanças positivas.
  3. Procedimentos metodológicos:

    • Aulas expositivas dialogadas com utilização de recursos multimídia.
    • Discussões em grupo e debates sobre temas relacionados aos direitos humanos e justiça social.
    • Análise de casos reais de violações de direitos humanos.
    • Atividades práticas, como a criação de campanhas de conscientização ou programas de justiça restaurativa.
    • Visitas a organizações que trabalham com direitos humanos e justiça social.
  4. Procedimentos avaliativos/ Estratégias de avaliação:

    • Avaliação formativa durante as atividades em sala de aula.
    • Trabalhos individuais e em grupo sobre os temas abordados.
    • Participação em debates e discussões em sala de aula.
    • Apresentação de campanhas de conscientização ou programas de justiça restaurativa.
    • Avaliação somativa por meio de provas escritas ou orais.

 

 

Objetivos/Competências a serem desenvolvidas:

  • Compreender os conceitos fundamentais dos direitos humanos e da justiça social;
  • Identificar casos reais de violações de direitos humanos e discutir as diferentes formas de proteger e promover esses direitos;
  • Reconhecer a importância do respeito aos direitos das minorias e da diversidade cultural;
  • Desenvolver habilidades de advocacia e resolução pacífica de conflitos;
  • Compreender a relação entre direitos humanos e meio ambiente.

Conteúdos/ Eixos Temáticos:

  1. Introdução aos direitos humanos;
  2. Direitos das minorias;
  3. Justiça restaurativa;
  4. Direitos humanos e meio ambiente;
  5. Advocacia pelos direitos humanos.

Procedimentos Metodológicos:

  • Aulas expositivas dialogadas;
  • Discussões em grupo;
  • Análise de casos e estudos de situações reais;
  • Trabalhos em equipe;
  • Debates;
  • Simulações de situações de conflito;
  • Trabalhos individuais e em grupo.

Procedimentos Avaliativos/Estratégias de Avaliação:

  • Avaliação processual (acompanhamento contínuo do desempenho do aluno);
  • Trabalhos individuais e em grupo;
  • Debates e discussões em grupo;
  • Simulações e exercícios práticos;
  • Portfólio;
  • Participação em atividades extracurriculares relacionadas à temática da trilha;
  • Autoavaliação.

 

 

Objetivos/Competências a serem desenvolvidas:

  • Compreender os conceitos fundamentais de justiça e direitos humanos.
  • Reconhecer e analisar diferentes casos de violações de direitos humanos e questões de justiça social.
  • Conhecer os mecanismos internacionais, nacionais e locais para proteger e promover os direitos humanos.
  • Desenvolver habilidades de argumentação e debate sobre questões de justiça e direitos humanos.
  • Identificar formas de agir como agentes de mudança em questões de justiça e direitos humanos.

Conteúdos/Eixos Temáticos:

  1. Introdução aos direitos humanos e justiça social
  • Declaração Universal dos Direitos Humanos
  • Convenções internacionais de direitos humanos
  • Princípios da justiça social
  • Relação entre direitos humanos e justiça social
  1. Direitos das minorias e combate à discriminação
  • Conceito de minorias
  • Discriminação racial, étnica, sexual e de gênero
  • Homofobia e transfobia
  • Mecanismos de proteção contra discriminação
  1. Justiça Restaurativa e resolução de conflitos
  • Princípios da justiça restaurativa
  • Métodos alternativos de resolução de conflitos
  • O papel das partes envolvidas em um conflito
  • Implementação da justiça restaurativa em escolas e comunidades
  1. Direitos humanos e meio ambiente
  • Relação entre direitos humanos e meio ambiente
  • Mudanças climáticas e seus impactos nos direitos humanos
  • Poluição e degradação ambiental
  • Desenvolvimento sustentável e proteção ambiental
  1. Advocacia pelos direitos humanos
  • Estratégias para criar campanhas de advocacia
  • Envolvimento das autoridades e da comunidade em campanhas de advocacia
  • Identificação de questões de direitos humanos para ação
  • Formas de monitorar e avaliar o impacto de campanhas de advocacia

Procedimentos Metodológicos:

  • Aulas expositivas e debates
  • Discussão de casos práticos
  • Análise de textos e documentos relevantes
  • Trabalho em grupo e colaborativo
  • Desenvolvimento de projetos e campanhas
  • Atividades de pesquisa e produção de conteúdo

Procedimentos Avaliativos/Estratégias de avaliação:

  • Avaliação formativa através de atividades em sala de aula
  • Participação em debates e discussões em sala de aula
  • Avaliação dos projetos e campanhas desenvolvidos pelos estudantes
  • Avaliação do impacto das campanhas de advocacia
  • Produção de trabalhos escritos e orais sobre temas relacionados à trilha de justiça e direitos humanos.

 

 

Objetivos/competências a serem desenvolvidas:

  • Compreender os princípios dos direitos humanos e a importância da justiça social.
  • Analisar situações e casos concretos relacionados aos direitos humanos.
  • Desenvolver habilidades para argumentação, negociação e mediação em questões relacionadas à justiça e direitos humanos.
  • Conhecer diferentes mecanismos de proteção e promoção dos direitos humanos.

Conteúdos/eixos temáticos:

  1. Introdução aos direitos humanos: conceitos fundamentais e convenções internacionais.
  2. Direitos das minorias: discriminação, racismo, xenofobia e homofobia.
  3. Justiça restaurativa: princípios e aplicação.
  4. Direitos humanos e meio ambiente: poluição, degradação ambiental e mudanças climáticas.
  5. Advocacia pelos direitos humanos: estratégias para a promoção de mudanças sociais.

Procedimentos metodológicos:

  1. Aulas expositivas e dialogadas para apresentação dos conteúdos.
  2. Análise e discussão de casos reais para compreensão e aplicação dos conceitos.
  3. Debates e simulações para desenvolvimento de habilidades argumentativas e de negociação.
  4. Trabalhos em grupo para elaboração de projetos de advocacia pelos direitos humanos.
  5. Atividades práticas para vivência dos princípios da justiça restaurativa.

Procedimentos avaliativos/estratégias de avaliação:

  1. Avaliação escrita individual sobre os conceitos fundamentais dos direitos humanos.
  2. Avaliação em grupo sobre a elaboração de projetos de advocacia pelos direitos humanos.
  3. Simulações de debate para avaliar a habilidade dos alunos em argumentação e negociação.
  4. Avaliação da participação dos alunos nas atividades práticas relacionadas à justiça restaurativa.
  5. Avaliação da capacidade dos alunos em aplicar os conceitos aprendidos em situações reais relacionadas aos direitos humanos.

 

Objetivos/Competências a serem desenvolvidas:

  1. Compreender os conceitos de justiça e direitos humanos, bem como sua importância para a sociedade;
  2. Identificar situações de violações de direitos humanos em diferentes contextos;
  3. Compreender os mecanismos legais e institucionais para proteger e promover os direitos humanos;
  4. Desenvolver habilidades de análise crítica e reflexão sobre questões de justiça e direitos humanos;
  5. Identificar possibilidades de atuação na defesa e promoção dos direitos humanos em diferentes esferas.

Conteúdos/Eixos temáticos:

  1. Conceitos fundamentais de justiça e direitos humanos;
  2. Declaração Universal dos Direitos Humanos e convenções internacionais;
  3. Direitos humanos e a Constituição Federal;
  4. Mecanismos de proteção e promoção dos direitos humanos;
  5. Questões específicas de direitos humanos, como violência contra a mulher, racismo, homofobia, entre outras.

Procedimentos Metodológicos:

  1. Aulas expositivas com uso de recursos audiovisuais e materiais didáticos diversos;
  2. Debates e discussões em grupos para reflexão sobre casos concretos de violações de direitos humanos;
  3. Leitura de textos e artigos sobre o tema;
  4. Trabalhos individuais e em grupo para desenvolvimento de projetos de defesa e promoção dos direitos humanos;
  5. Visitas a instituições públicas e privadas ligadas à defesa dos direitos humanos.

Procedimentos Avaliativos/Estratégias de avaliação:

  1. Avaliação contínua através da participação nas atividades propostas;
  2. Trabalhos individuais e em grupo para desenvolvimento de projetos de defesa e promoção dos direitos humanos;
  3. Avaliação das visitas a instituições públicas e privadas ligadas à defesa dos direitos humanos;
  4. Produção de textos e artigos sobre temas relacionados a justiça e direitos humanos;
  5. Provas e avaliações escritas para verificação de conhecimentos específicos.

É importante ressaltar que as estratégias de avaliação devem ser condizentes com os objetivos/competências a serem desenvolvidas e os conteúdos/eixos temáticos propostos, e devem ser realizadas de forma contínua e formativa, visando ao desenvolvimento integral do aluno e não apenas a obtenção de notas.

 

 

Objetivos/Competências a serem desenvolvidas:

  • Compreender os conceitos fundamentais de justiça e direitos humanos
  • Identificar situações de violações de direitos humanos e formas de proteger e promover esses direitos
  • Compreender a relação entre justiça, direitos humanos e cidadania
  • Desenvolver habilidades de argumentação e debate sobre questões de justiça e direitos humanos
  • Desenvolver uma consciência crítica sobre questões de justiça e direitos humanos em diferentes contextos

Conteúdos/Eixos temáticos:

  1. Conceitos fundamentais de justiça e direitos humanos
  2. Declaração Universal dos Direitos Humanos e outras convenções internacionais sobre o tema
  3. Situações reais de violações de direitos humanos e formas de proteger e promover esses direitos
  4. Relação entre justiça, direitos humanos e cidadania
  5. Questões contemporâneas de justiça e direitos humanos em diferentes contextos, como direitos das minorias, questões ambientais, justiça restaurativa, entre outras

Procedimentos metodológicos:

  • Aulas expositivas para apresentação dos conceitos fundamentais de justiça e direitos humanos, utilizando recursos audiovisuais e leitura de textos de referência
  • Debates e discussões em sala de aula, estimulando a participação ativa dos alunos e a argumentação embasada em dados e informações relevantes
  • Realização de pesquisas individuais ou em grupo sobre questões de justiça e direitos humanos em diferentes contextos, com apresentação dos resultados em sala de aula
  • Realização de atividades práticas, como criação de campanhas de conscientização, implementação de programas de justiça restaurativa, entre outras, com acompanhamento e orientação do professor

Procedimentos avaliativos/Estratégias de avaliação:

  • Avaliação formativa, com feedback constante aos alunos sobre o desenvolvimento das competências e habilidades relacionadas à trilha de justiça e direitos humanos
  • Avaliação somativa, com a realização de provas escritas e trabalhos individuais ou em grupo, abordando os conceitos, situações e contextos estudados em sala de aula
  • Avaliação por meio de apresentação de projetos, como campanhas de conscientização e programas de justiça restaurativa, avaliando a criatividade, a originalidade e a efetividade das iniciativas propostas pelos alunos
  • Autoavaliação pelos próprios alunos, estimulando a reflexão sobre o próprio processo de aprendizagem e o desenvolvimento das competências e habilidades esperadas na trilha de justiça e direitos humanos.