Banco de Planejamentos

Banco de Planejamentos:

 

1. Disciplina Contribuição Negra no Mundo das Artes

Justificativa:

A disciplina "Contribuição Negra no Mundo das Artes" tem como objetivo central reconhecer e valorizar as expressões artísticas de indivíduos negros ao longo da história, enfatizando suas contribuições fundamentais em diversos campos da arte, como a música, literatura, pintura, dança, e cinema. Compreender essas contribuições é essencial para o desenvolvimento de uma visão crítica e inclusiva da história e cultura, combatendo estereótipos e promovendo a diversidade cultural. Além disso, a disciplina visa destacar a resistência e resiliência dos artistas negros em contextos de opressão e discriminação.


1º Bimestre

a) Habilidades Específicas a Serem Desenvolvidas:

  • Reconhecer e valorizar a contribuição de artistas negros na construção da cultura e da arte mundial.
  • Analisar criticamente obras de arte criadas por artistas negros, identificando elementos culturais e históricos.
  • Desenvolver a capacidade de interpretação e apreciação estética de diferentes manifestações artísticas.
  • Refletir sobre a importância da representatividade negra na arte e suas implicações sociais.

b) Objetivos de Conhecimento/Eixo/Campo de Atuação Social:

Eixo: História e Cultura Afro-Brasileira e Africana
Campo de Atuação Social: Educação para a Diversidade Cultural

  • Compreender o contexto histórico e social em que artistas negros criaram suas obras.
  • Explorar as diferentes formas de expressão artística e sua relação com a identidade negra.
  • Identificar e discutir a influência da cultura africana e afro-brasileira nas artes.

c) Procedimentos Metodológicos:

  1. Aulas Expositivas e Discussões:

    • Apresentação de conteúdos teóricos sobre a história da arte negra, contextualizando os movimentos artísticos e culturais.
    • Discussão em grupo sobre a representatividade negra na arte e suas implicações sociais.
  2. Análise de Obras:

    • Estudo de obras de artistas negros, como Jean-Michel Basquiat, Kara Walker, Abdias do Nascimento, entre outros.
    • Sessões de leitura e interpretação de poemas e textos de escritores negros, como Maya Angelou e Conceição Evaristo.
  3. Exibição de Documentários e Filmes:

    • Exibição de filmes e documentários sobre a vida e obra de artistas negros, seguido de debates.
  4. Trabalho em Grupo:

    • Desenvolvimento de um projeto em grupo sobre a influência da cultura africana e afro-brasileira nas artes, com apresentação em sala.

d) Procedimentos Avaliativos/Estratégias de Avaliação:

  • Participação e Engajamento: Avaliação contínua da participação dos alunos em discussões e atividades propostas (20%).
  • Análise de Obras: Produção de textos críticos sobre as obras analisadas em sala, avaliando a capacidade de interpretação e análise crítica (30%).
  • Projeto em Grupo: Avaliação do projeto em grupo, considerando a pesquisa, a qualidade da apresentação e a profundidade da análise (30%).
  • Autoavaliação: Reflexão individual sobre o aprendizado adquirido ao longo do bimestre (20%).

2º Bimestre

a) Habilidades Específicas a Serem Desenvolvidas:

  • Aprofundar a compreensão sobre a resistência e resiliência dos artistas negros em contextos de opressão.
  • Desenvolver habilidades de pesquisa e análise crítica relacionadas à contribuição negra no mundo das artes.
  • Produzir textos analíticos e criativos a partir das obras estudadas.
  • Trabalhar em equipe para desenvolver projetos que integrem diferentes formas de expressão artística.

b) Objetivos de Conhecimento/Eixo/Campo de Atuação Social:

Eixo: Lutas e Resistências
Campo de Atuação Social: Educação para os Direitos Humanos

  • Analisar como os artistas negros utilizaram a arte como forma de resistência contra a opressão e o racismo.
  • Compreender a interseção entre arte, política e direitos humanos na produção artística de indivíduos negros.
  • Explorar a produção artística negra contemporânea e suas influências na sociedade atual.

c) Procedimentos Metodológicos:

  1. Estudo de Casos:

    • Análise de casos específicos de artistas que utilizaram sua arte como forma de resistência, como Nina Simone, James Baldwin e Abdias do Nascimento.
    • Discussão sobre o impacto social e político dessas obras.
  2. Laboratório de Criação:

    • Atividades práticas de criação artística inspiradas nas obras estudadas (pintura, poesia, música), promovendo a expressão individual dos alunos.
    • Oficinas de escrita criativa focadas em temas de resistência e identidade.
  3. Debates Temáticos:

    • Realização de debates sobre a representação negra nas artes contemporâneas e o papel da arte na luta por direitos humanos.
  4. Projetos Interdisciplinares:

    • Desenvolvimento de projetos que integrem a arte e outras disciplinas, como História, Sociologia e Filosofia, para explorar a contribuição negra nas artes.

d) Procedimentos Avaliativos/Estratégias de Avaliação:

  • Laboratório de Criação: Avaliação das produções artísticas realizadas nas oficinas, considerando a criatividade, a expressividade e a conexão com os temas estudados (30%).
  • Debates e Participação: Avaliação da participação dos alunos nos debates e discussões temáticas, considerando a capacidade de argumentação e a relevância das contribuições (20%).
  • Produção Escrita: Avaliação de textos analíticos e criativos produzidos ao longo do bimestre, focando na profundidade da análise e na originalidade (30%).
  • Projeto Interdisciplinar: Avaliação do projeto interdisciplinar, considerando a integração dos conhecimentos e a relevância do tema escolhido (20%).

 

 

2. Disciplina: A Dança: Uma Herança Negra

Justificativa:

A disciplina "A Dança: Uma Herança Negra" tem como objetivo principal reconhecer, valorizar e preservar a contribuição da cultura afro-brasileira e africana na dança. Através desse estudo, busca-se não apenas o aprendizado técnico das danças de matriz africana, mas também a compreensão de sua importância histórica, social e cultural. A dança, como manifestação artística e cultural, é um veículo de identidade, resistência e celebração para a comunidade negra, sendo essencial sua inclusão no currículo escolar para promover a diversidade e a equidade racial.

1 Bimestre:

A) Habilidades Específicas a Serem Desenvolvidas:

  1. Identificação e Valorização Cultural:

    • Reconhecer e valorizar as influências africanas na dança brasileira e mundial.
    • Identificar elementos das danças de matriz africana e sua importância cultural.
  2. Expressão Corporal e Criatividade:

    • Desenvolver habilidades motoras e expressão corporal através das danças afro-brasileiras.
    • Incentivar a criatividade e a improvisação a partir das danças estudadas.
  3. Reflexão Crítica:

    • Analisar o papel da dança como forma de resistência e expressão cultural no contexto da diáspora africana.
    • Discutir questões relacionadas à identidade racial, preconceito e empoderamento através da dança.
  4. Trabalho em Equipe e Cooperação:

    • Trabalhar de forma colaborativa em coreografias e apresentações.
    • Estimular o respeito e a inclusão nas atividades em grupo.

B) Objetivos de Conhecimento/Eixo/Campo de Atuação Social:

  1. Objetivos de Conhecimento:

    • Compreender as origens e a evolução das danças de matriz africana.
    • Explorar a relação entre a dança e a identidade cultural afro-brasileira.
    • Estudar a influência das danças africanas na formação das danças populares brasileiras, como o samba, maracatu e afoxé.
  2. Eixo Temático:

    • Cultura e Identidade: A dança como expressão cultural e resistência afro-brasileira.
  3. Campo de Atuação Social:

    • Cultura e Arte: Aplicar o conhecimento das danças afro-brasileiras em contextos artísticos e culturais, promovendo a valorização da cultura negra na sociedade.

C) Procedimentos Metodológicos:

  1. Aulas Teóricas e Expositivas:

    • Apresentação de conteúdos históricos e culturais sobre a herança africana na dança.
    • Uso de vídeos, documentários e textos para ilustrar as manifestações artísticas afro-brasileiras.
  2. Oficinas Práticas de Dança:

    • Realização de oficinas de dança, onde os alunos irão aprender e praticar ritmos como o samba, jongo, capoeira e maracatu.
    • Aulas de expressão corporal e improvisação, incentivando a criação de movimentos próprios baseados nas danças estudadas.
  3. Debates e Discussões em Grupo:

    • Promover discussões sobre a importância da dança como forma de resistência e identidade para a comunidade negra.
    • Reflexões sobre a relação entre dança, preconceito e empoderamento.
  4. Projetos Interdisciplinares:

    • Desenvolvimento de projetos que integrem outras disciplinas, como História, Literatura e Educação Artística, para uma compreensão mais ampla do tema.

D) Procedimentos Avaliativos/Estratégias de Avaliação:

  1. Avaliação Contínua:

    • Observação e registro da participação e envolvimento dos alunos durante as aulas práticas e teóricas.
    • Análise da evolução técnica e expressiva dos alunos ao longo das oficinas de dança.
  2. Trabalhos e Apresentações:

    • Produção de trabalhos escritos ou multimídia sobre as danças afro-brasileiras estudadas.
    • Avaliação de apresentações coreográficas, considerando a técnica, expressão e criatividade dos alunos.
  3. Autoavaliação e Avaliação entre Pares:

    • Incentivo à autoavaliação, onde os alunos refletem sobre seu próprio desenvolvimento.
    • Avaliação entre pares para fomentar a crítica construtiva e o trabalho colaborativo.
  4. Projeto Final:

    • Elaboração de um projeto final, que pode ser uma apresentação de dança, um documentário, ou uma exposição, integrando todos os conhecimentos adquiridos ao longo dos dois bimestres.

 

Objetivos do 2º Bimestre

  1. Desenvolvimento Técnico e Expressivo:

    • Aprimorar habilidades técnicas nas danças afro-brasileiras.
    • Explorar a expressão corporal e a improvisação em contextos específicos das danças estudadas.
  2. Integração Cultural e Reflexiva:

    • Refletir sobre a influência das danças afro-brasileiras na formação da cultura brasileira contemporânea.
    • Discutir a importância da dança como ferramenta de resistência e afirmação cultural.
  3. Preparação para o Projeto Final:

    • Iniciar o desenvolvimento do projeto final que integrará os conhecimentos e habilidades adquiridos durante o bimestre.

Conteúdos e Atividades

Semana 1: Revisão e Aperfeiçoamento Técnico

Conteúdos:

  • Revisão dos estilos de dança afro-brasileiros estudados anteriormente, com foco em detalhes técnicos e estilísticos.
  • Análise de vídeos e performances de danças afro-brasileiras.

Atividades:

  • Aulas práticas focadas na revisão e aperfeiçoamento das técnicas de dança.
  • Discussão em grupo sobre os aspectos técnicos observados nos vídeos.
  • Correção de erros e feedback individualizado.

Semana 2: Expressão Corporal e Improvisação

Conteúdos:

  • Técnicas de expressão corporal e improvisação nas danças afro-brasileiras.
  • Exploração dos movimentos em contextos de criação e performance.

Atividades:

  • Oficinas práticas de expressão corporal, onde os alunos criarão e explorarão movimentos inspirados nas danças afro-brasileiras.
  • Exercícios de improvisação em grupo, incentivando a criação de coreografias espontâneas.
  • Apresentação e discussão dos exercícios de improvisação, destacando a criatividade e a expressão pessoal.

Semana 3: Integração Cultural e Reflexiva

Conteúdos:

  • A influência das danças afro-brasileiras na cultura brasileira contemporânea.
  • A dança como ferramenta de resistência cultural e social.

Atividades:

  • Discussão sobre a importância da dança nas manifestações culturais e sociais.
  • Leitura e análise de textos sobre a dança como resistência e afirmação cultural.
  • Debate sobre a relevância da dança afro-brasileira na atualidade e seu impacto na identidade cultural.

Semana 4: Preparação para o Projeto Final

Conteúdos:

  • Estrutura e planejamento do projeto final.
  • Desenvolvimento e ensaio das apresentações finais.

Atividades:

  • Orientação para a elaboração do projeto final, incluindo definição de temas, criação de coreografias e planejamento da apresentação.
  • Ensaios das coreografias e preparativos finais para o projeto.
  • Apresentação preliminar do projeto final para feedback e ajustes.

Procedimentos Metodológicos

  1. Aulas Práticas e Oficinas:

    • Continuar com as aulas práticas focadas na técnica e expressão corporal.
    • Realizar oficinas práticas de improvisação e criação coreográfica.
  2. Discussões e Reflexões:

    • Promover debates e reflexões sobre a importância cultural da dança.
    • Utilizar textos e vídeos para enriquecer a compreensão dos alunos sobre o impacto cultural da dança.
  3. Preparação e Ensaios:

    • Orientar os alunos na elaboração e execução do projeto final.
    • Organizar ensaios e revisões para garantir a qualidade das apresentações finais.

Procedimentos Avaliativos/Estratégias de Avaliação

  1. Avaliação Contínua:

    • Monitorar o progresso técnico e expressivo dos alunos durante as aulas práticas e oficinas.
    • Avaliar a participação e o envolvimento dos alunos nas discussões e atividades reflexivas.
  2. Avaliação do Projeto Final:

    • Avaliar a qualidade e a criatividade das apresentações finais.
    • Considerar a integração dos conhecimentos técnicos e culturais no projeto final.
    • Fornecer feedback detalhado para aprimoramento contínuo.
  3. Autoavaliação e Avaliação entre Pares:

    • Incentivar os alunos a refletirem sobre seu próprio progresso e o dos colegas.
    • Realizar avaliações entre pares para fomentar a crítica construtiva e o aprendizado colaborativo.

 

3. Disciplina: Riquezas da Cultura Negra

Justificativa

A disciplina "Riquezas da Cultura Negra" visa explorar e valorizar as contribuições da cultura negra na formação da identidade brasileira, destacando sua importância histórica, social, e cultural. Dada a negligência histórica dessas contribuições em muitos currículos tradicionais, esta disciplina propõe uma abordagem crítica e reflexiva, que não apenas reconheça, mas celebre a influência africana e afro-brasileira nas artes, na música, na literatura, na culinária, nas religiões, e nas lutas sociais. Através dessa disciplina, espera-se fortalecer o respeito à diversidade, combater o racismo estrutural, e promover uma compreensão mais profunda e inclusiva da cultura brasileira.

a) Habilidades Específicas a serem Desenvolvidas

  1. Análise Crítica: Desenvolver a capacidade de analisar e criticar textos, obras de arte, e outros materiais culturais a partir de uma perspectiva que valorize as contribuições da cultura negra.

  2. Pesquisa e Investigação: Aprimorar habilidades de pesquisa, incentivando os alunos a explorar as raízes e influências africanas em diversas manifestações culturais.

  3. Expressão Oral e Escrita: Fortalecer a capacidade de argumentação e expressão de ideias de forma clara e fundamentada, tanto oralmente quanto por escrito.

  4. Empatia e Respeito pela Diversidade: Estimular o respeito e a empatia pela diversidade étnico-racial, promovendo um ambiente de inclusão e respeito mútuo.

  5. Colaboração e Trabalho em Equipe: Fomentar a capacidade de trabalhar colaborativamente, valorizando diferentes perspectivas e contribuindo para a construção coletiva do conhecimento.

b) Objetivos de Conhecimento/Eixo/Campo de Atuação Social

  1. Objetivos de Conhecimento:

    • Compreender as origens e influências da cultura negra na formação da identidade brasileira.
    • Identificar as principais manifestações culturais afro-brasileiras e sua relevância histórica.
    • Reconhecer e valorizar as contribuições da cultura negra em áreas como arte, música, literatura, e religião.
  2. Eixo Temático:

    • Cultura e Identidade.
    • Resistência e Resiliência: A Luta contra o Racismo.
    • Religião e Espiritualidade Afro-Brasileira.
    • Arte e Expressão Negra.
  3. Campo de Atuação Social:

    • Educação para a Diversidade.
    • Combate ao Racismo.
    • Preservação do Patrimônio Cultural Afro-Brasileiro.
    • Participação Cidadã e Direitos Humanos.

c) Procedimentos Metodológicos

  1. Aulas Expositivas e Dialogadas:

    • Apresentação de conteúdos históricos e culturais, seguida de discussões em grupo para reflexão e aprofundamento dos temas.
  2. Estudos de Caso:

    • Análise de figuras históricas e movimentos sociais que exemplificam a resistência negra e suas contribuições culturais.
  3. Oficinas Práticas:

    • Oficinas de dança, música, e arte afro-brasileira, onde os alunos possam vivenciar e reproduzir as manifestações culturais discutidas em sala.
  4. Exibição e Análise de Documentários/Filmes:

    • Uso de recursos audiovisuais para ilustrar as temáticas abordadas, seguido de debates e reflexões.
  5. Trabalhos em Grupo:

    • Projetos colaborativos onde os alunos pesquisem e apresentem temas específicos relacionados à cultura negra.
  6. Visitas Técnicas e Palestras:

    • Visitas a museus, centros culturais, e participação em palestras de especialistas sobre cultura e história afro-brasileira.

d) Procedimentos Avaliativos/Estratégias de Avaliação

  1. Provas Escritas:

    • Avaliação dos conhecimentos teóricos adquiridos sobre a cultura negra e suas contribuições.
  2. Trabalhos Escritos:

    • Redação de ensaios críticos sobre temas abordados em sala, com foco na análise e interpretação de conteúdos.
  3. Apresentações Orais:

    • Apresentação de projetos de pesquisa, onde os alunos deverão expor seus conhecimentos e defender suas ideias perante a turma.
  4. Relatórios de Visitas Técnicas:

    • Relatórios críticos sobre as visitas a museus e centros culturais, destacando as reflexões e aprendizagens decorrentes dessas experiências.
  5. Participação em Debates e Discussões:

    • Avaliação da participação ativa e fundamentada dos alunos nas discussões em sala, valorizando a capacidade de argumentação e respeito pelas diferentes opiniões.
  6. Autoavaliação e Avaliação entre Pares:

    • Reflexão individual e coletiva sobre o processo de aprendizagem, incentivando a autocrítica e o reconhecimento das contribuições dos colegas.

 

Planejamento do 2º Bimestre para a Disciplina: Riquezas da Cultura Negra

Objetivos do 2º Bimestre

  1. Aprofundar o conhecimento sobre as manifestações culturais afro-brasileiras.
  2. Explorar a influência da cultura negra nas artes e na literatura.
  3. Entender o impacto da resistência e das contribuições afro-brasileiras na sociedade contemporânea.

Conteúdos Programáticos

  1. Manifestação Cultural Afro-Brasileira:

    • Cultura Popular e Tradicional: Culinária, festas, e rituais afro-brasileiros.
    • Música e Dança: Samba, capoeira, maracatu, e outras manifestações.
  2. Influência nas Artes:

    • Artes Visuais: Artistas afro-brasileiros e suas contribuições para a arte moderna e contemporânea.
    • Literatura: Escritores afro-brasileiros e suas obras, explorando temas de identidade e resistência.
  3. Resistência e Contribuições:

    • Histórias de Luta e Resistência: Movimentos sociais e figuras históricas importantes.
    • Contribuições Sociais e Culturais: Impacto das contribuições afro-brasileiras na sociedade atual.

Procedimentos Metodológicos

  1. Aulas Expositivas e Dialogadas:

    • Apresentação detalhada dos temas propostos com ênfase em debates e discussões.
  2. Oficinas Práticas e Visitas:

    • Oficinas de Arte e Música: Atividades práticas para vivenciar as expressões culturais afro-brasileiras.
    • Visitas a Centros Culturais e Museus: Exploração de exposições relacionadas à cultura afro-brasileira.
  3. Estudo de Casos e Análise de Textos:

    • Casos de Artistas e Escritores: Análise de obras e biografias de figuras proeminentes.
    • Textos Literários e Críticos: Leitura e discussão de textos relacionados à literatura afro-brasileira.
  4. Projetos de Pesquisa e Apresentação:

    • Pesquisa Temática: Desenvolvimento de projetos sobre temas específicos, com apresentação para a turma.
    • Exposição de Resultados: Compartilhamento dos resultados das pesquisas realizadas, incentivando debates.
  5. Discussões e Debates:

    • Debates Temáticos: Discussão sobre o impacto das contribuições afro-brasileiras e a importância da resistência cultural.

Procedimentos Avaliativos/Estratégias de Avaliação

  1. Provas Escritas:

    • Avaliação do conhecimento adquirido sobre os temas abordados, com questões dissertativas e objetivas.
  2. Trabalhos e Projetos:

    • Trabalhos Escritos: Análise crítica de temas relacionados à arte e literatura afro-brasileira.
    • Projetos de Pesquisa: Avaliação da pesquisa realizada, criatividade, e qualidade da apresentação.
  3. Participação em Oficinas e Atividades Práticas:

    • Avaliação da participação e envolvimento nas oficinas de arte e música, bem como nas visitas culturais.
  4. Relatórios de Visitas e Análises de Textos:

    • Relatórios: Produção de relatórios sobre visitas a centros culturais e museus, e análises críticas dos textos lidos.
  5. Debates e Discussões:

    • Avaliação da contribuição nas discussões e debates, considerando a argumentação e a capacidade de reflexão crítica.

 

 

4. Disciplina "Como Lidar com as Emoções"

Justificativa:

A disciplina "Como Lidar com as Emoções" tem como objetivo principal capacitar os alunos a reconhecer, compreender e gerenciar suas emoções de maneira saudável e construtiva. Em um mundo cada vez mais complexo, onde as interações sociais e os desafios emocionais são constantes, é essencial que os estudantes desenvolvam habilidades socioemocionais que lhes permitam enfrentar situações adversas, melhorar suas relações interpessoais e aumentar seu bem-estar geral. Este curso busca criar um ambiente de aprendizagem seguro e acolhedor, onde os alunos possam explorar suas emoções e aprender estratégias práticas para a autorregulação emocional.

a) Habilidades Específicas a Serem Desenvolvidas:

  1. Reconhecimento Emocional: Identificar e nomear diferentes emoções em si mesmos e nos outros.
  2. Empatia: Desenvolver a capacidade de compreender e compartilhar os sentimentos dos outros.
  3. Autorregulação: Aprender técnicas para gerenciar emoções fortes e manter o autocontrole.
  4. Comunicação Assertiva: Expressar sentimentos e necessidades de maneira clara e respeitosa.
  5. Resolução de Conflitos: Aplicar estratégias para resolver conflitos interpessoais de forma pacífica.
  6. Autoestima e Autocuidado: Promover uma imagem positiva de si mesmo e práticas de autocuidado.

b) Objetivos de Conhecimento/Eixo/Campo de Atuação Social:

  • Conhecimento: Compreender a natureza das emoções e o papel que desempenham na vida cotidiana. Conhecer estratégias de autorregulação e comunicação que promovem a saúde mental e o bem-estar.
  • Eixo Temático: Desenvolvimento pessoal e social, com ênfase no bem-estar emocional e nas habilidades de vida.
  • Campo de Atuação Social: Promoção da saúde mental e emocional, prevenção de conflitos e promoção de um ambiente escolar mais harmonioso.

c) Procedimentos Metodológicos:

  1. Aulas Expositivas e Dialogadas: Introdução teórica sobre os conceitos fundamentais das emoções e sua importância.
  2. Dinâmicas de Grupo: Atividades práticas que permitem aos alunos vivenciar situações emocionais e discutir em grupo como lidar com elas.
  3. Role-Playing (Dramatização): Simulação de situações de conflito ou desafios emocionais para prática de habilidades de resolução e comunicação.
  4. Diários Emocionais: Incentivo à prática de registros diários onde os alunos anotam suas emoções, reflexões e estratégias usadas ao longo do dia.
  5. Meditação e Técnicas de Relaxamento: Sessões de meditação guiada e exercícios de respiração para ensinar técnicas de autocontrole emocional.
  6. Debates e Rodas de Conversa: Discussões em grupo sobre temas relacionados às emoções, como o impacto das redes sociais no bem-estar emocional.

d) Procedimentos Avaliativos/Estratégias de Avaliação:

  1. Autoavaliação: Reflexão individual sobre o progresso no reconhecimento e manejo das próprias emoções.
  2. Participação nas Atividades: Avaliação contínua da participação dos alunos em dinâmicas de grupo, role-playing e debates.
  3. Diários Emocionais: Análise dos registros dos diários emocionais quanto à profundidade das reflexões e à aplicação das estratégias aprendidas.
  4. Projeto Final: Desenvolvimento de um projeto que integre as habilidades aprendidas, como uma apresentação, vídeo ou campanha de conscientização sobre saúde emocional.
  5. Feedback dos Pares: Atividades em que os alunos avaliam as habilidades emocionais e sociais dos colegas, promovendo uma auto-reflexão e feedback construtivo.

Planejamento para o 2º Bimestre da Disciplina "Como Lidar com as Emoções"

Justificativa:

No segundo bimestre, o foco será aprofundar as habilidades emocionais desenvolvidas no primeiro bimestre, com ênfase em aplicação prática e reflexão crítica sobre as experiências emocionais. Este período visa consolidar as técnicas aprendidas, ampliar a capacidade de empatia e desenvolver estratégias mais sofisticadas para o manejo de emoções em diferentes contextos. A abordagem será mais orientada à prática e ao aprimoramento das habilidades sociais e emocionais dos alunos.

a) Habilidades Específicas a Serem Desenvolvidas:

  1. Resolução de Conflitos Avançada: Aplicar técnicas de mediação e negociação para resolver conflitos complexos.
  2. Gestão do Estresse: Desenvolver estratégias mais profundas para lidar com o estresse e a pressão.
  3. Inteligência Emocional: Aumentar a consciência emocional e a capacidade de ajustar o comportamento com base no entendimento das emoções.
  4. Comunicação Empática: Aperfeiçoar a habilidade de ouvir ativamente e responder com empatia.
  5. Autocuidado Avançado: Implementar práticas de autocuidado em situações de alta demanda emocional.
  6. Reflexão Crítica sobre Emoções: Analisar e refletir sobre como as emoções influenciam decisões e comportamentos.

b) Objetivos de Conhecimento/Eixo/Campo de Atuação Social:

  • Conhecimento: Explorar técnicas avançadas de manejo emocional, resolução de conflitos e autocuidado. Compreender o impacto das emoções em situações complexas e em tomadas de decisão.
  • Eixo Temático: Desenvolvimento pessoal avançado, com foco na aplicação prática de habilidades emocionais.
  • Campo de Atuação Social: Melhoria das relações interpessoais e do ambiente escolar, além da promoção de um comportamento emocionalmente inteligente em situações desafiadoras.

c) Procedimentos Metodológicos:

  1. Estudos de Caso: Análise de situações reais ou hipotéticas que exigem habilidades avançadas de manejo emocional e resolução de conflitos.
  2. Simulações e Jogos de Papéis: Atividades práticas para a aplicação de técnicas de mediação e negociação.
  3. Workshops sobre Gestão do Estresse: Sessões práticas que introduzem técnicas avançadas de gerenciamento do estresse, como mindfulness e técnicas de relaxamento profundo.
  4. Entrevistas e Palestras: Convidar especialistas em psicologia e saúde emocional para compartilhar conhecimentos e experiências.
  5. Reflexões Escritas: Atividades de escrita para refletir sobre experiências pessoais e aprender com elas.
  6. Grupo de Apoio: Formação de grupos de apoio onde os alunos podem compartilhar desafios emocionais e receber feedback construtivo.

d) Procedimentos Avaliativos/Estratégias de Avaliação:

  1. Relatórios de Estudos de Caso: Avaliação dos relatórios escritos pelos alunos sobre a aplicação das habilidades de resolução de conflitos e manejo emocional em estudos de caso.
  2. Observação em Simulações: Avaliação das habilidades dos alunos durante simulações e jogos de papéis, focando na aplicação prática das técnicas aprendidas.
  3. Diários de Reflexão: Análise dos diários de reflexão quanto à profundidade da autoanálise e à implementação de estratégias de manejo emocional.
  4. Projeto de Gestão do Estresse: Desenvolvimento e apresentação de um projeto sobre técnicas pessoais de gestão do estresse, incluindo um plano de ação para sua aplicação.
  5. Feedback dos Especialistas: Avaliação do feedback fornecido por especialistas convidados e a capacidade dos alunos de integrar esse feedback em suas práticas emocionais.
  6. Autoavaliação e Avaliação pelos Pares: Reflexão crítica sobre o próprio desenvolvimento emocional e avaliação das habilidades emocionais dos colegas.