Novo Ensino Médio

BNCC: 

A BNCC (Base Nacional Comum Curricular) é um documento normativo que estabelece os conhecimentos, competências e habilidades que todos os alunos devem adquirir na Educação Básica (Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio), em todo o território nacional. Ela foi aprovada em 2017 pelo Conselho Nacional de Educação (CNE) e é referência para a elaboração dos currículos das escolas públicas e privadas de todo o país.

A BNCC é composta por um conjunto de competências gerais, que são comuns a todas as etapas e áreas de conhecimento da Educação Básica, e por competências específicas para cada uma das áreas de conhecimento, como Linguagens, Matemática, Ciências Humanas, Ciências da Natureza, entre outras. Além disso, a BNCC define também as habilidades e objetivos de aprendizagem que devem ser desenvolvidos pelos alunos em cada uma das etapas da Educação Básica.

A elaboração da BNCC foi um processo colaborativo, que envolveu a participação de especialistas, educadores, gestores, estudantes e sociedade civil em geral, por meio de consultas públicas, seminários e debates. Ela foi criada com o objetivo de garantir a qualidade da educação oferecida no Brasil, promovendo uma formação integral e que desenvolva habilidades e competências necessárias para a vida pessoal, profissional e social dos estudantes.

 

O Novo Ensino Médio:

é uma reforma educacional proposta pelo Ministério da Educação do Brasil com o objetivo de tornar o ensino médio mais atualizado e adequado às necessidades dos estudantes, do mercado de trabalho e da sociedade em geral. A reforma foi aprovada em 2017 e está sendo gradualmente implementada em todas as escolas do país.

Entre as principais mudanças propostas pelo Novo Ensino Médio, estão a flexibilização do currículo, que passa a permitir que os estudantes escolham parte das disciplinas que vão estudar de acordo com seus interesses e objetivos; a ampliação da carga horária de 800 para 1.000 horas anuais; e a criação de itinerários formativos, que permitirão aos estudantes escolher entre diferentes áreas de conhecimento (Linguagens, Matemática, Ciências da Natureza, Ciências Humanas e Ensino Técnico).

A ideia por trás da reforma é que o Novo Ensino Médio seja mais atrativo para os estudantes, oferecendo uma formação mais completa e atualizada, que os prepare melhor para o mercado de trabalho e para a vida em sociedade.

Estrututa:

O Novo Ensino Médio está estruturado em duas partes: a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e os itinerários formativos.

A BNCC é a parte comum do currículo que deve ser ensinada em todas as escolas do país e é composta pelas áreas de conhecimento de Linguagens e suas Tecnologias, Matemática e suas Tecnologias, Ciências da Natureza e suas Tecnologias e Ciências Humanas e Sociais Aplicadas. Essas áreas incluem disciplinas como Língua Portuguesa, Matemática, Biologia, Física, Química, História, Geografia, Filosofia e Sociologia.

Já os itinerários formativos são a parte flexível do currículo, que permite aos estudantes escolherem as áreas de conhecimento que mais lhes interessam e se aprofundarem em assuntos que estão mais relacionados aos seus objetivos de vida e carreira. Os itinerários podem ser escolhidos pelos estudantes a partir do segundo ano do ensino médio e incluem as seguintes áreas: Linguagens e suas Tecnologias, Matemática e suas Tecnologias, Ciências da Natureza e suas Tecnologias, Ciências Humanas e Sociais Aplicadas, e Ensino Técnico.

Os estudantes devem escolher pelo menos um itinerário formativo, que deve ser cursado juntamente com a BNCC. Os itinerários podem ser cursados em até três anos e incluem disciplinas específicas, projetos, estágios e atividades práticas que permitem aos estudantes desenvolver habilidades e competências necessárias para a vida e o mercado de trabalho.

Ou seja:

O Novo Ensino Médio está estruturado em três partes: a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que é obrigatória para todas as escolas e define o que deve ser ensinado em comum a todos os estudantes; os itinerários formativos, que são escolhidos pelos estudantes e oferecem disciplinas e projetos específicos de acordo com suas preferências e objetivos; e a formação técnica e profissional, que é opcional e pode ser oferecida tanto dentro dos itinerários formativos quanto em cursos separados.

A BNCC do Novo Ensino Médio é composta por áreas de conhecimento que abrangem Linguagens e suas Tecnologias, Matemática e suas Tecnologias, Ciências da Natureza e suas Tecnologias, Ciências Humanas e Sociais Aplicadas e Formação Técnica e Profissional. Cada área é composta por competências e habilidades que os estudantes devem desenvolver ao longo do Ensino Médio.

Os itinerários formativos permitem que os estudantes escolham entre diferentes áreas de conhecimento para aprofundar seus estudos e desenvolver suas habilidades. Os itinerários podem incluir disciplinas específicas, projetos, estágios e outras atividades que ajudem os estudantes a se preparar para a universidade, para o mercado de trabalho ou para empreender.

A formação técnica e profissional é opcional e pode ser oferecida dentro dos itinerários formativos ou em cursos separados. Ela tem como objetivo preparar os estudantes para o mercado de trabalho, oferecendo conhecimentos e habilidades técnicas em diferentes áreas, como agricultura, indústria, serviços, tecnologia, entre outras.

Ideia:

A ideia por trás da reforma do Novo Ensino Médio é justamente tornar o ensino mais atrativo para os estudantes, tornando-o mais conectado com a realidade atual e as demandas do mundo do trabalho. Para isso, a reforma propõe uma maior flexibilização do currículo, com a oferta de itinerários formativos que permitam aos estudantes escolherem as disciplinas que desejam estudar, de acordo com seus interesses e objetivos de vida.

Além disso, a reforma busca atualizar os conteúdos e metodologias de ensino, incorporando novas tecnologias, novas formas de aprendizagem e novas competências e habilidades que são cada vez mais valorizadas pelo mercado de trabalho. Isso significa que o Novo Ensino Médio deve estar mais alinhado com as necessidades do mundo contemporâneo, preparando os estudantes não apenas para a continuidade dos estudos, mas também para a vida em sociedade e para o mercado de trabalho.

Dessa forma, espera-se que o Novo Ensino Médio ofereça uma formação mais completa e atualizada, que atenda às demandas dos estudantes e da sociedade como um todo, preparando-os melhor para enfrentar os desafios do futuro. Isso pode ajudar a reduzir a evasão escolar e aumentar a qualidade da educação no país.

De que forma o novo ensino médio pode se tornar mais atrativo para os alunos?

Existem diversas formas de tornar o novo ensino médio mais atrativo para os alunos. Algumas ideias incluem:

  1. Oferecer itinerários formativos que estejam alinhados aos interesses e habilidades dos estudantes, permitindo que eles escolham áreas de estudo que despertem sua curiosidade e motivação.

  2. Proporcionar atividades práticas e mão na massa, como projetos, experimentos e atividades de pesquisa, que possam integrar teoria e prática, estimular a criatividade e o raciocínio crítico dos alunos.

  3. Incentivar a participação dos alunos em eventos extracurriculares, como feiras de ciências, festivais de arte e competições esportivas, que possam ampliar seu repertório cultural, social e pessoal.

  4. Utilizar recursos tecnológicos e mídias digitais em sala de aula, como jogos educativos, plataformas de ensino a distância, vídeos e animações, para tornar o aprendizado mais interativo e dinâmico.

  5. Promover a integração entre as diferentes áreas de conhecimento, por meio de projetos interdisciplinares, que estimulem a colaboração e a troca de experiências entre os estudantes.

  6. Oferecer atividades de orientação profissional, que possam auxiliar os alunos na escolha da carreira e no desenvolvimento de habilidades relevantes para o mercado de trabalho.

  7. Valorizar a diversidade cultural e social, promovendo o respeito às diferenças e a inclusão de todos os estudantes, independentemente de sua origem, raça, gênero ou orientação sexual.

Essas são algumas ideias que podem contribuir para tornar o novo ensino médio mais atrativo e engajador para os alunos, estimulando seu interesse pelo aprendizado e promovendo sua formação integral.

O que é a flexibilização do currículo?

A flexibilização do currículo é uma mudança na estrutura curricular que permite uma maior adaptação dos conteúdos e metodologias de ensino às necessidades e interesses dos estudantes. Isso significa que o currículo se torna mais aberto, permitindo a inclusão de atividades práticas, projetos interdisciplinares, estudos de casos, entre outros, que possam integrar diferentes áreas do conhecimento e estimular a criatividade e o raciocínio crítico dos alunos.

A flexibilização do currículo é uma das principais propostas do novo ensino médio, que busca oferecer aos estudantes uma formação mais integral e adequada às suas expectativas e demandas. Ela permite que os alunos possam escolher itinerários formativos que estejam mais alinhados aos seus interesses e objetivos de vida, e que possam contribuir para o desenvolvimento de habilidades e competências relevantes para o mercado de trabalho e para a vida pessoal e social.

Essa flexibilização pode ser implementada por meio de mudanças na carga horária das disciplinas, na organização das atividades curriculares, na inclusão de novas disciplinas eletivas, na oferta de atividades complementares, entre outras estratégias. A ideia é que o currículo possa ser ajustado de forma a atender às demandas e necessidades dos estudantes, sem perder de vista os objetivos de aprendizagem e as competências previstas na BNCC (Base Nacional Comum Curricular).

O que são itinerários formativos?

Os itinerários formativos são uma das principais características do Novo Ensino Médio no Brasil. Eles são uma forma de flexibilizar o currículo do Ensino Médio, permitindo que os estudantes escolham entre diferentes áreas de conhecimento para aprofundar seus estudos e desenvolver suas habilidades.

Os itinerários formativos são compostos por disciplinas específicas, projetos, estágios e outras atividades que ajudam os estudantes a se preparar para a universidade, para o mercado de trabalho ou para empreender. Eles são escolhidos pelos estudantes de acordo com seus interesses e objetivos pessoais, e podem ser organizados de diferentes maneiras, dependendo da escola.

Atualmente, existem cinco áreas de itinerários formativos no Brasil: Linguagens e suas Tecnologias, Matemática e suas Tecnologias, Ciências da Natureza e suas Tecnologias, Ciências Humanas e Sociais Aplicadas, e Formação Técnica e Profissional. Cada área oferece disciplinas e projetos específicos para ajudar os estudantes a desenvolver suas habilidades e se preparar para o futuro.

Os itinerários formativos são uma forma de personalizar o ensino, permitindo que os estudantes escolham o que querem estudar e como querem se preparar para o futuro. Isso torna o Ensino Médio mais atrativo e relevante para os estudantes, ajudando-os a desenvolver as habilidades e competências necessárias para enfrentar os desafios do mundo contemporâneo.

Quais são os itinerários formativos do novo ensino médio?
Os itinerários formativos do novo ensino médio são:
  1. Linguagens e suas Tecnologias: este itinerário formativo enfoca o estudo da língua portuguesa, língua estrangeira moderna, literatura, artes, educação física e tecnologias da informação e comunicação.

  2. Matemática e suas Tecnologias: neste itinerário formativo, o foco é o estudo da matemática, além de tecnologias da informação e comunicação, ciências da natureza e ciências humanas.

  3. Ciências da Natureza e suas Tecnologias: este itinerário formativo enfoca o estudo da física, química e biologia, além de tecnologias da informação e comunicação, matemática e ciências humanas.

  4. Ciências Humanas e Sociais Aplicadas: neste itinerário formativo, o foco é o estudo de história, geografia, filosofia, sociologia, tecnologias da informação e comunicação, além de matemática e ciências da natureza.

 

Parte diversificada:

A parte diversificada pode ser estruturada em trilhas, que são conjuntos de disciplinas e atividades voltadas para áreas específicas do conhecimento ou para o desenvolvimento de habilidades e competências específicas. As trilhas podem variar de acordo com as características e necessidades das escolas e dos estudantes, mas algumas possibilidades incluem:

  1. Trilha Técnica: voltada para a formação técnica e profissionalizante, com disciplinas como Administração, Contabilidade, Marketing, entre outras.

  2. Trilha Empreendedorismo: voltada para o desenvolvimento de habilidades empreendedoras e de gestão de negócios, com disciplinas como Economia, Empreendedorismo, Gestão de Pessoas, entre outras.

  3. Trilha Ciências: voltada para a formação em ciências naturais e exatas, com disciplinas como Física, Química, Biologia, entre outras.

  4. Trilha Humanidades: voltada para a formação em ciências humanas e sociais, com disciplinas como História, Geografia, Sociologia, entre outras.

  5. Trilha Arte: voltada para a formação em artes e cultura, com disciplinas como Teatro, Dança, Música, entre outras.

Cada escola terá autonomia para definir quais trilhas oferecerá aos estudantes, levando em conta a realidade local e as demandas do mercado de trabalho.

 

Disciplinas obrigatórias X Eletivas: Como aplicar?

As disciplinas obrigatórias no novo ensino médio são aquelas que fazem parte da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e que todos os estudantes devem cursar, independentemente do itinerário formativo escolhido. Essas disciplinas são: língua portuguesa, matemática, ciências da natureza, ciências humanas e sociais, arte, educação física e língua estrangeira moderna.

Já as disciplinas eletivas são aquelas que os estudantes podem escolher a partir dos itinerários formativos, de acordo com seus interesses e objetivos. Essas disciplinas são opcionais e não fazem parte da BNCC. Elas podem incluir projetos, atividades práticas, estágios e outras experiências de aprendizado que permitam ao estudante aprofundar seus conhecimentos em áreas específicas, como tecnologia, empreendedorismo, meio ambiente, entre outras.

Para aplicar as disciplinas obrigatórias, é preciso seguir as diretrizes da BNCC e do novo currículo do ensino médio. Para aplicar as disciplinas eletivas, as escolas precisam oferecer opções relevantes e atualizadas de acordo com as demandas do mundo contemporâneo e as necessidades dos estudantes. As escolas podem também contar com a ajuda de especialistas, professores e profissionais de diferentes áreas para planejar e executar essas disciplinas de forma eficiente e atrativa para os estudantes.

Como os itinerários formativos podem flexibilizar o novo ensino médio?

Os itinerários formativos são uma das principais formas de flexibilização do Novo Ensino Médio. Eles permitem que os estudantes escolham entre diferentes áreas de conhecimento para aprofundar seus estudos e desenvolver suas habilidades, personalizando assim a sua formação de acordo com seus interesses e objetivos pessoais.

Os itinerários formativos oferecem disciplinas específicas, projetos, estágios e outras atividades que ajudam os estudantes a se preparar para a universidade, para o mercado de trabalho ou para empreender. Eles são escolhidos pelos estudantes de acordo com suas preferências, o que os torna mais motivados e envolvidos com o aprendizado.

Além disso, os itinerários formativos também permitem que as escolas se adaptem às necessidades dos estudantes e da sociedade em geral. Isso é importante porque as demandas do mercado de trabalho e as necessidades da sociedade mudam ao longo do tempo, e o Ensino Médio precisa ser capaz de se adaptar a essas mudanças para formar estudantes mais preparados e competentes.

Os itinerários formativos também permitem que as escolas experimentem novas metodologias de ensino e aprendizagem, integrando tecnologias, inovações e práticas pedagógicas mais modernas e eficientes.

Em resumo, os itinerários formativos são uma forma importante de flexibilizar o Novo Ensino Médio, permitindo que os estudantes personalizem sua formação de acordo com suas preferências e objetivos, e que as escolas se adaptem às necessidades dos estudantes e da sociedade em geral.

Como Os itinerários podem incluir disciplinas específicas, projetos, estágios e outras atividades?

Os itinerários formativos permitem incluir disciplinas específicas, projetos, estágios e outras atividades de diferentes formas, dependendo da estrutura curricular adotada pela escola.

Uma possibilidade é que os itinerários sejam compostos por disciplinas eletivas, que permitem aos estudantes escolherem as disciplinas que desejam estudar de acordo com seus interesses e objetivos de vida. Essas disciplinas podem ser oferecidas pelos próprios professores da escola, por especialistas externos ou por meio de parcerias com outras instituições.

Outra forma de incluir atividades nos itinerários formativos é por meio de projetos interdisciplinares, que envolvem a participação de professores de diferentes áreas do conhecimento e promovem uma aprendizagem mais integrada e contextualizada. Esses projetos podem incluir a realização de pesquisas, produção de trabalhos, apresentações, debates, entre outras atividades.

Os estágios e outras atividades práticas também podem ser incluídos nos itinerários formativos, proporcionando aos estudantes a oportunidade de vivenciar experiências profissionais e desenvolver habilidades e competências relevantes para o mercado de trabalho. Essas atividades podem ser realizadas em empresas, organizações não governamentais, instituições de ensino superior ou em outros locais que estejam relacionados aos objetivos de aprendizagem dos estudantes.

Em resumo, os itinerários formativos oferecem uma ampla gama de possibilidades para a inclusão de disciplinas, projetos, estágios e outras atividades que possam contribuir para uma formação mais completa e adequada aos interesses e objetivos dos estudantes. A escolha das atividades e disciplinas a serem incluídas nos itinerários formativos deve levar em conta as necessidades e demandas dos estudantes e as competências previstas na BNCC (Base Nacional Comum Curricular).

Quais as disciplinas específicas que compõem os itinerários formativos ?

Os itinerários formativos do Novo Ensino Médio são compostos por disciplinas específicas que permitem aos estudantes aprofundar seus estudos em áreas de seu interesse e desenvolver habilidades para seu futuro profissional ou acadêmico. As disciplinas específicas podem variar dependendo da escola e do itinerário escolhido pelo estudante, mas algumas áreas comuns são:
  1. Linguagens e suas Tecnologias: inclui disciplinas como Língua Portuguesa, Língua Estrangeira, Literatura, Artes, Comunicação e outras áreas que envolvem linguagem e tecnologia.

  2. Matemática e suas Tecnologias: inclui disciplinas como Matemática, Estatística, Geometria, Cálculo e outras áreas que envolvem números e tecnologia.

  3. Ciências da Natureza e suas Tecnologias: inclui disciplinas como Biologia, Física, Química, Geologia, Meio Ambiente e outras áreas que envolvem a compreensão da natureza e da tecnologia.

  4. Ciências Humanas e Sociais Aplicadas: inclui disciplinas como História, Geografia, Sociologia, Filosofia, Economia, Política e outras áreas que envolvem a compreensão das sociedades e suas aplicações.

  5. Formação Técnica e Profissional: inclui disciplinas específicas para a formação técnica e profissional, como cursos técnicos em áreas como Administração, Agricultura, Informática, Saúde, entre outras.

Além disso, os itinerários formativos também podem incluir projetos interdisciplinares, estágios, atividades extracurriculares e outras atividades que ajudam os estudantes a desenvolver habilidades e competências em áreas específicas. Essas disciplinas específicas são escolhidas pelos estudantes de acordo com seus interesses e objetivos pessoais, tornando a formação do Ensino Médio mais personalizada e relevante para cada estudante.

Como Os itinerários podem incluir disciplinas específicas, projetos, estágios e outras atividades?

Os itinerários formativos permitem incluir disciplinas específicas, projetos, estágios e outras atividades de diferentes formas, dependendo da estrutura curricular adotada pela escola.

Uma possibilidade é que os itinerários sejam compostos por disciplinas eletivas, que permitem aos estudantes escolherem as disciplinas que desejam estudar de acordo com seus interesses e objetivos de vida. Essas disciplinas podem ser oferecidas pelos próprios professores da escola, por especialistas externos ou por meio de parcerias com outras instituições.

Outra forma de incluir atividades nos itinerários formativos é por meio de projetos interdisciplinares, que envolvem a participação de professores de diferentes áreas do conhecimento e promovem uma aprendizagem mais integrada e contextualizada. Esses projetos podem incluir a realização de pesquisas, produção de trabalhos, apresentações, debates, entre outras atividades.

Os estágios e outras atividades práticas também podem ser incluídos nos itinerários formativos, proporcionando aos estudantes a oportunidade de vivenciar experiências profissionais e desenvolver habilidades e competências relevantes para o mercado de trabalho. Essas atividades podem ser realizadas em empresas, organizações não governamentais, instituições de ensino superior ou em outros locais que estejam relacionados aos objetivos de aprendizagem dos estudantes.

Em resumo, os itinerários formativos oferecem uma ampla gama de possibilidades para a inclusão de disciplinas, projetos, estágios e outras atividades que possam contribuir para uma formação mais completa e adequada aos interesses e objetivos dos estudantes. A escolha das atividades e disciplinas a serem incluídas nos itinerários formativos deve levar em conta as necessidades e demandas dos estudantes e as competências previstas na BNCC (Base Nacional Comum Curricular).

 

BNCC x Itinerários formativos:
A BNCC (Base Nacional Comum Curricular) é um documento que estabelece as aprendizagens essenciais que todos os alunos da educação básica devem desenvolver ao longo de sua trajetória escolar. A BNCC é composta por um conjunto de habilidades e competências que os estudantes devem adquirir em cada etapa da educação básica, incluindo o ensino médio.

Os itinerários formativos, por sua vez, são uma das formas de flexibilização do currículo propostas pelo novo ensino médio. Eles consistem em conjuntos de disciplinas e atividades que os estudantes podem escolher para complementar a formação básica prevista na BNCC. Os itinerários formativos são divididos em áreas de conhecimento, como Ciências Humanas e Sociais, Ciências da Natureza, Linguagens e suas Tecnologias, e Matemática e suas Tecnologias.

Portanto, a BNCC estabelece as competências e habilidades que devem ser desenvolvidas pelos estudantes, enquanto os itinerários formativos oferecem opções de disciplinas e atividades complementares que permitem aos alunos aprofundar seus conhecimentos em áreas específicas. Juntas, a BNCC e os itinerários formativos buscam oferecer uma formação mais completa e atualizada, que prepare melhor os estudantes para o mercado de trabalho e para a vida em sociedade.