Planejamento para Conhecendo a Comunidade:
Objetivos:
- Conhecer a comunidade local e sua história;
- Identificar as principais características e particularidades da comunidade;
- Reconhecer as diferentes culturas e grupos sociais presentes na comunidade;
- Desenvolver a empatia e o respeito pela diversidade presente na comunidade;
- Estimular o senso de pertencimento e a responsabilidade social.
Competências a serem desenvolvidas:
- Observação e análise crítica;
- Compreensão de diferentes culturas e grupos sociais;
- Empatia e respeito pela diversidade;
- Comunicação oral e escrita;
- Senso de pertencimento e responsabilidade social.
Conteúdos e eixos temáticos:
- História da comunidade local;
- Geografia e urbanismo da região;
- Aspectos culturais, econômicos e sociais da comunidade;
- Diversidade cultural e social;
- Sustentabilidade e responsabilidade social.
Procedimentos metodológicos:
- Visitas à comunidade para observação e coleta de informações;
- Entrevistas com moradores e líderes comunitários;
- Pesquisa em fontes históricas e documentais;
- Realização de atividades práticas, como mutirões, campanhas e eventos culturais;
- Apresentações orais e produções textuais.
Procedimentos avaliativos/ estratégias de avaliação:
- Observação direta das atividades realizadas pelos alunos;
- Análise das produções textuais e orais;
- Verificação da compreensão dos conteúdos trabalhados;
- Feedbacks individuais e coletivos;
- Autoavaliação dos alunos.
Planejamento: Conhecendo a Comunidade
Objetivos:
- Identificar os aspectos socioeconômicos, culturais e históricos da comunidade;
- Reconhecer as principais problemáticas e potencialidades da comunidade;
- Desenvolver uma visão crítica sobre a realidade social e política da comunidade;
- Estimular a empatia e a solidariedade entre os participantes do projeto e a comunidade.
Competências a serem desenvolvidas:
- Conhecimento da realidade social e histórica da comunidade;
- Capacidade de análise crítica da realidade;
- Habilidade de comunicação e expressão oral e escrita;
- Habilidade de trabalhar em equipe;
- Empatia e solidariedade.
Conteúdos e eixos temáticos:
- História e formação da comunidade;
- Aspectos socioeconômicos e culturais da comunidade;
- Problemas e desafios enfrentados pela comunidade;
- Potencialidades e projetos desenvolvidos na comunidade;
- Relação entre a comunidade e as políticas públicas.
Procedimentos metodológicos:
- Pesquisa bibliográfica e documental sobre a história e formação da comunidade;
- Levantamento de dados e informações sobre os aspectos socioeconômicos e culturais da comunidade, por meio de entrevistas com moradores e líderes comunitários;
- Observação participante e registro de imagens sobre a rotina e dinâmica da comunidade;
- Discussões em grupo e debates sobre as problemáticas e potencialidades da comunidade;
- Visitas a projetos e iniciativas desenvolvidas na comunidade;
- Elaboração de um relatório final sobre as principais conclusões e reflexões do projeto.
Procedimentos avaliativos/ estratégias de avaliação:
- Participação ativa nas atividades propostas;
- Qualidade das contribuições e participação nos debates e discussões em grupo;
- Apresentação de um relatório final individual ou em grupo, que demonstre o conhecimento adquirido sobre a comunidade e as reflexões críticas sobre os desafios e potencialidades da mesma.
Planejamento: Conhecendo a Comunidade:
Objetivos:
- Conhecer e compreender a dinâmica da comunidade onde os participantes estão inseridos;
- Identificar as principais necessidades e demandas da comunidade;
- Estimular a participação ativa dos participantes na vida da comunidade;
- Desenvolver competências de pesquisa, análise e comunicação.
Competências a serem desenvolvidas:
- Capacidade de pesquisa e análise de informações;
- Habilidade de comunicação oral e escrita;
- Pensamento crítico e reflexivo;
- Capacidade de trabalhar em equipe;
- Conhecimento da dinâmica social e cultural da comunidade.
Conteúdos e eixos temáticos:
- Introdução à comunidade
- Histórico e origem da comunidade
- Características geográficas e demográficas
- Principais atividades econômicas
- Organizações e instituições presentes na comunidade
- Identificação das necessidades e demandas da comunidade
- Levantamento das principais demandas sociais e econômicas
- Identificação de problemas e soluções para a comunidade
- Análise das políticas públicas voltadas para a comunidade
- Participação ativa na vida da comunidade
- Estímulo à participação em atividades e eventos locais
- Identificação de oportunidades de engajamento comunitário
- Desenvolvimento de projetos comunitários
Procedimentos metodológicos:
- Aulas expositivas e dialogadas;
- Dinâmicas de grupo;
- Pesquisa de campo;
- Entrevistas com membros da comunidade;
- Análise de dados e informações;
- Apresentação de trabalhos individuais e em grupo.
Procedimentos avaliativos/estratégias de avaliação:
- Participação e envolvimento nas atividades propostas;
- Trabalhos individuais e em grupo;
- Apresentação de seminários;
- Relatórios e resenhas de leitura;
- Observação do desenvolvimento das competências e habilidades propostas.
Planejamento: Conhecendo a Comunidade:
Objetivos:
- Conhecer a comunidade em que os alunos estão inseridos;
- Desenvolver a empatia e a compreensão da diversidade cultural;
- Identificar problemas e necessidades da comunidade;
- Propor soluções e ações para contribuir com a comunidade.
Competências a serem desenvolvidas:
- Compreensão da diversidade cultural;
- Empatia;
- Pensamento crítico;
- Resolução de problemas;
- Trabalho em equipe;
- Comunicação oral e escrita.
Conteúdos e eixos temáticos:
- História e cultura da comunidade;
- Geografia e aspectos urbanos e rurais da região;
- Política e economia local;
- Problemas sociais e ambientais da comunidade;
- Ações e projetos de transformação social.
Procedimentos metodológicos:
-
Levantamento de informações sobre a comunidade: pesquisa em fontes diversas, entrevistas com moradores, visitas a locais de interesse, entre outros.
-
Análise e discussão das informações coletadas: organização de debates, atividades em grupo, produção de mapas mentais e outros recursos para ajudar na compreensão das informações.
-
Identificação de problemas e necessidades: a partir das informações coletadas e discutidas, os alunos devem identificar os principais problemas e necessidades da comunidade.
-
Proposição de soluções e ações: com base nas informações coletadas e nos problemas identificados, os alunos devem propor soluções e ações para contribuir com a comunidade. Isso pode envolver a elaboração de projetos, ações de voluntariado, campanhas de conscientização, entre outras iniciativas.
Procedimentos avaliativos/estratégias de avaliação:
- Participação nas atividades propostas;
- Qualidade das informações coletadas e analisadas;
- Identificação correta dos problemas e necessidades da comunidade;
- Qualidade das propostas de soluções e ações;
- Envolvimento nas ações propostas e capacidade de mobilização da comunidade;
- Habilidade de comunicação oral e escrita.
Planejamento de Conhecendo a Comunidade:
Objetivos:
- Compreender as principais características da comunidade local e sua cultura;
- Identificar os principais problemas e desafios enfrentados pela comunidade;
- Desenvolver habilidades de pesquisa e análise de dados;
- Fomentar o espírito de cidadania e participação social.
Competências a serem desenvolvidas:
- Capacidade de observação e análise crítica;
- Habilidade de pesquisa e coleta de informações;
- Capacidade de síntese e elaboração de relatórios;
- Habilidade de trabalho em equipe;
- Conhecimento e valorização da diversidade cultural.
Conteúdos e Eixos temáticos:
- Características gerais da comunidade (história, geografia, economia, cultura, etc.)
- Aspectos sociodemográficos da comunidade (população, educação, saúde, renda, etc.)
- Problemas e desafios enfrentados pela comunidade (violência, desigualdade, meio ambiente, etc.)
- Atuação das organizações sociais e governamentais na comunidade
- Participação cidadã e engajamento social
Procedimentos metodológicos:
- Pesquisa bibliográfica e documental sobre a comunidade;
- Entrevistas e conversas com moradores, líderes comunitários, representantes de organizações sociais e governamentais;
- Observação direta do ambiente físico e social da comunidade;
- Elaboração de questionários e realização de pesquisas de campo;
- Análise de dados e elaboração de relatórios.
Procedimentos avaliativos/ estratégias de avaliação:
- Participação ativa em todas as etapas do processo;
- Elaboração de relatórios parciais e finais;
- Apresentação de resultados para a comunidade;
- Avaliação individual e em grupo da experiência;
- Feedback dos participantes sobre o processo e o produto final.