Imagens do cotidiano

Planejamento de Ensino em Imagens do Cotidiano

Objetivos:

  • Compreender o papel da imagem na construção e representação da realidade cotidiana;
  • Identificar as principais técnicas e linguagens utilizadas na produção de imagens;
  • Desenvolver habilidades para a leitura crítica e análise de imagens do cotidiano;
  • Estimular a produção de imagens como forma de expressão e reflexão sobre a realidade.

Competências a serem desenvolvidas:

  • Compreensão do papel da imagem na construção e representação da realidade cotidiana;
  • Identificação das principais técnicas e linguagens utilizadas na produção de imagens;
  • Habilidade para a leitura crítica e análise de imagens do cotidiano;
  • Capacidade de produzir imagens como forma de expressão e reflexão sobre a realidade.

Conteúdos e eixos temáticos:

  • A imagem como forma de representação da realidade cotidiana;
  • Técnicas e linguagens utilizadas na produção de imagens;
  • Análise e interpretação de imagens do cotidiano;
  • Produção de imagens como forma de expressão e reflexão sobre a realidade.

Procedimentos metodológicos:

  • Aulas expositivas dialogadas;
  • Discussão de textos e estudos de caso;
  • Análise de imagens e produção de trabalhos em grupo e individuais;
  • Apresentação de filmes e documentários;
  • Visitas a exposições e galerias de arte.

Procedimentos avaliativos/ estratégias de avaliação:

  • Provas escritas;
  • Trabalhos individuais e em grupo;
  • Seminários;
  • Participação em debates e discussões em sala de aula;
  • Produção de imagens e análise crítica das mesmas.

 

 

Planejamento de Ensino em Imagens do Cotidiano

Objetivos:

  • Desenvolver a percepção crítica em relação às imagens presentes no cotidiano;
  • Compreender os elementos estéticos, culturais e históricos presentes nas imagens;
  • Identificar e analisar as diferentes formas de representação presentes nas imagens;
  • Desenvolver habilidades para produção de imagens que representem o cotidiano.

Competências a serem desenvolvidas:

  • Percepção crítica em relação às imagens;
  • Compreensão dos elementos estéticos, culturais e históricos presentes nas imagens;
  • Capacidade de análise das diferentes formas de representação presentes nas imagens;
  • Habilidade para produção de imagens que representem o cotidiano.

Conteúdos e eixos temáticos:

  • As imagens do cotidiano e sua influência na sociedade contemporânea;
  • Elementos estéticos e culturais presentes nas imagens;
  • História da fotografia e sua relação com o cotidiano;
  • Análise das diferentes formas de representação presentes nas imagens;
  • Produção de imagens que representem o cotidiano.

Procedimentos metodológicos:

  • Aulas expositivas dialogadas;
  • Discussão de textos e análise de imagens;
  • Trabalhos em grupo e debates;
  • Saídas fotográficas;
  • Oficinas de produção de imagens.

Procedimentos avaliativos/ estratégias de avaliação:

  • Provas escritas;
  • Trabalhos individuais e em grupo;
  • Análise de imagens produzidas pelos alunos;
  • Participação em debates e discussões em sala de aula;
  • Elaboração de projetos de produção de imagens que representem o cotidiano.

 

Planejamento de Ensino em Imagens do Cotidiano

Objetivos:

  • Compreender a relação entre imagem e cotidiano;
  • Analisar e interpretar imagens que retratam o cotidiano;
  • Desenvolver a capacidade crítica e reflexiva sobre as imagens do cotidiano;
  • Identificar as representações sociais e culturais presentes nas imagens do cotidiano;
  • Produzir imagens que retratem o cotidiano.

Competências a serem desenvolvidas:

  • Capacidade de análise e interpretação de imagens;
  • Capacidade crítica e reflexiva sobre as imagens do cotidiano;
  • Conhecimento das representações sociais e culturais presentes nas imagens do cotidiano;
  • Habilidade para produzir imagens que retratem o cotidiano.

Conteúdos e eixos temáticos:

  • Relação entre imagem e cotidiano;
  • Tipos de imagens do cotidiano;
  • Análise e interpretação de imagens;
  • Representações sociais e culturais nas imagens do cotidiano;
  • Produção de imagens que retratem o cotidiano.

Procedimentos metodológicos:

  • Aulas expositivas dialogadas;
  • Análise e interpretação de imagens;
  • Discussão em grupo e debates;
  • Produção de imagens por meio de fotografia, vídeo e outras técnicas;
  • Exposição e apresentação das imagens produzidas.

Procedimentos avaliativos/ estratégias de avaliação:

  • Provas escritas;
  • Trabalhos individuais e em grupo;
  • Participação em debates e discussões em sala de aula;
  • Produção de imagens que retratem o cotidiano;
  • Análise e interpretação de imagens produzidas pelos alunos.

 

Planejamento de Ensino em Imagens do Cotidiano

Objetivos:

  • Compreender o papel das imagens na construção da percepção do cotidiano;
  • Analisar criticamente as representações visuais presentes no cotidiano;
  • Desenvolver habilidades de leitura e interpretação de imagens;
  • Produzir imagens que expressem a realidade do cotidiano;
  • Explorar a relação entre imagem e narrativa.

Competências a serem desenvolvidas:

  • Compreensão do papel das imagens na construção da percepção do cotidiano;
  • Capacidade de analisar criticamente as representações visuais presentes no cotidiano;
  • Habilidade para ler e interpretar imagens;
  • Competência para produzir imagens que expressem a realidade do cotidiano;
  • Exploração da relação entre imagem e narrativa.

Conteúdos e eixos temáticos:

  • A imagem como representação do cotidiano;
  • A leitura crítica de imagens;
  • A produção de imagens que expressem a realidade do cotidiano;
  • A relação entre imagem e narrativa;
  • O papel da imagem na construção da memória.

Procedimentos metodológicos:

  • Aulas expositivas dialogadas;
  • Análise de imagens presentes no cotidiano;
  • Oficinas de produção de imagens;
  • Discussão de textos teóricos;
  • Atividades práticas de leitura e interpretação de imagens.

Procedimentos avaliativos/ estratégias de avaliação:

  • Participação em discussões e debates em sala de aula;
  • Trabalhos individuais e em grupo;
  • Produção de imagens que expressem a realidade do cotidiano;
  • Análise crítica de imagens presentes no cotidiano;
  • Elaboração de projetos de intervenção social que envolvam a produção e/ou análise de imagens.

 

Planejamento de Ensino em Imagens do Cotidiano

Objetivos:

  • Analisar imagens do cotidiano e compreender como elas refletem aspectos da sociedade em que vivemos;
  • Desenvolver habilidades críticas de interpretação de imagens;
  • Reconhecer a importância da imagem na construção da nossa percepção do mundo;
  • Estimular a produção de imagens do cotidiano como forma de expressão e comunicação.

Competências a serem desenvolvidas:

  • Habilidade para analisar imagens do cotidiano e compreender os aspectos sociais que elas refletem;
  • Capacidade de interpretar criticamente imagens e compreender sua função na construção da percepção do mundo;
  • Habilidade para produzir imagens do cotidiano como forma de expressão e comunicação.

Conteúdos e eixos temáticos:

  • Imagem e sociedade: conceitos e reflexões;
  • Análise crítica de imagens do cotidiano;
  • A função da imagem na construção da percepção do mundo;
  • Produção de imagens do cotidiano como forma de expressão e comunicação.

Procedimentos metodológicos:

  • Aulas expositivas dialogadas;
  • Discussão de imagens e estudos de caso;
  • Oficinas de produção de imagens;
  • Apresentação de trabalhos em grupo e individuais;
  • Saídas de campo para registro de imagens.

Procedimentos avaliativos/ estratégias de avaliação:

  • Provas escritas;
  • Trabalhos individuais e em grupo;
  • Participação em debates e discussões em sala de aula;
  • Avaliação da produção de imagens do cotidiano;
  • Elaboração de projetos de comunicação visual.