Planejamento: Tecnologias Digitais
Objetivos/Competências para serem aprimorados:
- Compreender o papel das tecnologias digitais na sociedade contemporânea;
- Desenvolver habilidades de uso de ferramentas digitais para comunicação, produção e colaboração;
- Aprender a programar em linguagem de programação de alto nível;
- Desenvolvedor de habilidades de pensamento crítico e solução de problemas.
Conteúdos/Eixos Temáticos:
- Introdução às Tecnologias Digitais
- Ferramentas Digitais para Comunicação e Produção
- Introdução à Programação em Linguagem de Alto Nível
- Pensamento Crítico e Solução de Problemas
Procedimentos Metodológicos:
- Aulas expositivas dialogadas;
- Atividades práticas em laboratório de informática;
- Trabalhos em grupo;
- Debates e discussões em sala de aula;
- Leituras complementares.
Procedimentos Avaliativos/Estratégias de Avaliação:
- Avaliação formativa por meio de feedback durante as atividades práticas em laboratório;
- Avaliação somativa por meio de provas teóricas e práticas em linguagem de programação;
- Avaliação por meio de apresentações e trabalhos em grupo;
- Avaliação por meio de relatório e resenhas de leituras complementares.
Cronograma:
Semana 1: Introdução às Tecnologias Digitais
- Conceitos básicos sobre tecnologias digitais;
- O papel das tecnologias na sociedade contemporânea.
Semana 2-3: Ferramentas Digitais para Comunicação e Produção
- Ferramentas digitais para comunicação e colaboração;
- Ferramentas digitais para produção de conteúdo.
Semana 4-7: Introdução à Programação em Linguagem de Alto Nível
- Introdução a uma linguagem de programação de alto nível;
- Estruturas de controle de fluxo;
- Estruturas de dados;
- Funções.
Semana 8-10: Pensamento Crítico e Solução de Problemas
- Pensamento crítico;
- Resolução de problemas utilizando programação;
- Desenvolvimento de projetos.
Observação: Este é apenas um exemplo de planejamento e pode ser adaptado às necessidades específicas de cada instituição de ensino e seus alunos.
Planejamento de Tecnologias Digitais
Objetivos/Competências a serem desenvolvidas:
- Compreender as diferentes tecnologias digitais e suas aplicações;
- Desenvolver habilidades técnicas para lidar com ferramentas digitais;
- Utilizar tecnologias digitais para solucionar problemas;
- Compreender a influência das tecnologias digitais na sociedade e na cultura;
- Desenvolver habilidades de comunicação e colaboração usando tecnologias digitais.
Conteúdos/Eixos temáticos:
- Introdução às tecnologias digitais e sua evolução;
- Ferramentas digitais e seus usos (como processadores de texto, planilhas eletrônicas, softwares de edição de imagem e vídeo, redes sociais, entre outros);
- Tecnologias digitais aplicadas à resolução de problemas;
- Impacto das tecnologias digitais na sociedade e na cultura;
- Comunicação e colaboração usando tecnologias digitais.
Procedimentos metodológicos:
- Aulas expositivas e dialogadas para apresentação dos conceitos;
- Demonstração de ferramentas digitais;
- Trabalhos práticos em grupo para desenvolvimento de projetos digitais;
- Debates e discussões sobre o impacto das tecnologias digitais na sociedade e na cultura;
- Palestras e seminários com profissionais da área.
Procedimentos avaliativos/Estratégias de avaliação:
- Avaliação formativa através de acompanhamento de trabalhos práticos em grupo;
- Apresentação de trabalhos finais;
- Provas escritas para avaliar o conhecimento teórico;
- Avaliação do desempenho nas atividades de colaboração e comunicação usando tecnologias digitais.
Planejamento de Tecnologias Digitais
Objetivos/competências para serem aprimorados:
- Desenvolvedor de habilidades de pensamento crítico e resolução de problemas relacionados à tecnologia digital;
- Compreender e aplicar os princípios básicos de programação;
- Desenvolver habilidades de comunicação e colaboração em projetos de tecnologia digital;
- Desenvolvedor de habilidades de pesquisa e análise de informações relacionadas a tecnologia digital;
- Compreender o impacto da tecnologia digital na sociedade e na economia global.
Conteúdos/eixos temáticos:
- Introdução à programação e desenvolvimento de software;
- Desenvolvimento de aplicativos para dispositivos móveis;
- Design de interfaces de usuário e experiência do usuário (UX/UI);
- Desenvolvimento de jogos digitais;
- Análise de dados e inteligência artificial;
- Segurança da informação e privacidade;
- Ética e responsabilidade social na tecnologia.
Procedimentos metodológicos:
- Aulas expositivas com características de software;
- Exercícios práticos de programação em sala de aula;
- Projetos em equipe para desenvolvimento de aplicativos, jogos ou outras soluções de tecnologia digital;
- Debates e discussões em grupo sobre questões éticas e sociais relacionadas à tecnologia digital;
- Leituras e análises de estudos de caso sobre tecnologia digital;
- Palestras e workshops com profissionais da indústria de tecnologia.
Procedimentos avaliativos/estratégias de avaliação:
- Participação em sala de aula e contribuição para discussões em grupo;
- Desenvolvimento de projetos em equipe com apresentação e defesa de soluções de tecnologia digital;
- Exercícios de programação e análise de fonte de código;
- Trabalhos escritos e pesquisas sobre materiais relacionados à tecnologia digital;
- Avaliações escritas e orais sobre conceitos e teorias relacionadas à tecnologia digital.
Observação: As estratégias de avaliação podem variar de acordo com a natureza da disciplina e a metodologia de ensino adotada.
Planejamento: Linguagem e Programação
Objetivos/competências para serem avançados:
- Desenvolver habilidades de programação em linguagens de alto nível;
- Entender os conceitos de estrutura de dados e algoritmos para resolução de problemas;
- Aplicar princípios de engenharia de software em projetos de programação;
- Desenvolver soluções de software eficientes e escaláveis para problemas complexos;
- Trabalhe em equipe para desenvolvimento de projetos de programação.
Conteúdos/eixos temáticos:
- Conceitos básicos de programação em linguagens de alto nível (Java, Python, C++, etc.);
- Estruturas de dados (listas, árvores, gráficos, etc.);
- Algoritmos (ordenamento, busca, recursão, etc.);
- Engenharia de software (ciclo de vida do software, teste de software, arquitetura de software, etc.);
- Desenvolvimento de projetos de programação em equipe.
Procedimentos metodológicos:
- Aulas expositivas sobre conceitos de programação e algoritmos;
- Exercícios práticos de programação em sala de aula;
- Desenvolvimento de projetos individuais e em equipe, com acompanhamento do professor;
- Debates e discussões em grupo sobre questões relacionadas à engenharia de software;
- Leituras e análises de códigos fonte de projetos de programação;
- Palestras e workshops com profissionais da indústria de programação.
Procedimentos avaliativos/estratégias de avaliação:
- Participação em sala de aula e contribuição para discussões em grupo;
- Desenvolvimento de projetos em equipe com apresentação e defesa de soluções de programação;
- Exercícios de programação e análise de fonte de código;
- Trabalhos escritos e pesquisas sobre recursos relacionados à programação;
- Avaliações escritas e orais sobre conceitos e teorias relacionadas à programação.
Observação: As estratégias de avaliação podem variar de acordo com a natureza da disciplina e a metodologia de ensino adotada. Além disso, é importante que o planejamento seja adaptado ao nível de conhecimento prévio dos alunos, de forma a garantir que os objetivos sejam alcançados.
Planejamento de Linguagem e Programação
Objetivos/competências para serem avançados:
- Desenvolver habilidades avançadas em programação e lógica de programação;
- Compreender e aplicar diferentes linguagens de programação;
- Desenvolvedor com habilidades de resolução de problemas complexos por meio de programação;
- Habilidades de desenvolvedor de planejamento e execução de projetos de software;
- Compreender a importância de padrões e boas práticas em programação.
Conteúdos/eixos temáticos:
- Algoritmos e estruturas de dados avançados;
- Linguagens de programação, incluindo linguagens orientadas a objetos, funcionais e de script;
- Desenvolvimento de aplicações web;
- Desenvolvimento de aplicativos móveis;
- Análise e visualização de dados;
- Testes e depuração de código;
- Gerenciamento de projetos de software.
Procedimentos metodológicos:
- Aulas expositivas com práticas práticas de programação;
- Exercícios práticos de programação em sala de aula;
- Projetos individuais e em equipe para desenvolvimento de aplicações de software;
- Análise de código fonte e revisão de código em equipe;
- Palestras e workshops com profissionais da indústria de software.
Procedimentos avaliativos/estratégias de avaliação:
- Participação em sala de aula e contribuição para discussões em grupo;
- Desenvolvimento de projetos individuais e em equipe com apresentação e defesa de soluções de software;
- Exercícios de programação e análise de fonte de código;
- Avaliações escritas e orais sobre conceitos e teorias relacionadas à programação;
- Revisão de código fonte e avaliação do desempenho de soluções de desenvolvimento de software.
Observação: As estratégias de avaliação podem variar de acordo com a natureza da disciplina e a metodologia de ensino adotada.
Planejamento: Linguagem e Programação
Objetivos/competências para serem avançados:
- Aprofundar o conhecimento em linguagens de programação;
- Desenvolvedor de habilidades avançadas de programação;
- Compreender e aplicar técnicas de desenvolvimento de software;
- Desenvolvedor com habilidades de resolução de problemas complexos em programação;
- Compreender como alcoólicas éticas e sociais da programação e tecnologia.
Conteúdos/eixos temáticos:
- Programação orientada a objetos;
- Estruturas de dados e algoritmos;
- Programação para a web;
- Programação de sistemas distribuídos;
- Introdução à programação funcional;
- Segurança em programação;
- Ética e responsabilidade social na programação.
Procedimentos metodológicos:
- Aulas expositivas com características de software;
- Exercícios práticos em sala de aula e em casa;
- Desenvolvimento de projetos de programação em equipe;
- Leituras e análises de estudos de caso em programação e tecnologia;
- Debates e discussões em grupo sobre questões éticas e sociais relacionadas à programação;
- Palestras e workshops com profissionais da indústria de tecnologia.
Procedimentos avaliativos/estratégias de avaliação:
- Participação em sala de aula e contribuição para discussões em grupo;
- Desenvolvimento de projetos de programação em equipe com apresentação e defesa de soluções de tecnologia;
- Exercícios de programação e análise de fonte de código;
- Trabalhos escritos e pesquisas sobre avançados em programação e tecnologia;
- Avaliações escritas e orais sobre conceitos e teorias avançadas em programação.
Observação: As estratégias de avaliação podem variar de acordo com a natureza da disciplina e a metodologia de ensino adotada.
Planejamento de Tecnologias Digitais, Linguagem e Programação
Objetivos/competências para serem avançados:
- Desenvolver habilidades avançadas em tecnologias digitais, linguagem e programação;
- Compreender e aplicar as principais técnicas de programação para desenvolvimento de software e aplicações;
- Conhecer as principais tecnologias digitais utilizadas na indústria de tecnologia;
- Compreender como médicas éticas e sociais da tecnologia e programação;
- Desenvolver habilidades de trabalho em equipe e comunicação.
Conteúdos/eixos temáticos:
- Fundamentos de programação e linguagem de programação;
- Desenvolvimento de software e aplicações;
- Banco de dados e programação de banco de dados;
- Programação para web;
- Segurança em programação;
- Ética e responsabilidade social na tecnologia.
Procedimentos metodológicos:
- Aulas expositivas com características de software;
- Exercícios práticos em sala de aula e em casa;
- Desenvolvimento de projetos de programação em equipe;
- Leituras e análises de estudos de caso em tecnologia;
- Debates e discussões em grupo sobre questões éticas e sociais relacionadas à tecnologia;
- Palestras e workshops com profissionais da indústria de tecnologia.
Procedimentos avaliativos/estratégias de avaliação:
- Participação em sala de aula e contribuição para discussões em grupo;
- Desenvolvimento de projetos de programação em equipe com apresentação e defesa de soluções de tecnologia;
- Exercícios de programação e análise de fonte de código;
- Trabalhos escritos e pesquisas sobre avançados em tecnologia e programação;
- Avaliações escritas e orais sobre conceitos e teorias avançadas em tecnologia.
Observação: As estratégias de avaliação podem variar de acordo com a natureza da disciplina e a metodologia de ensino adotada.
Planejamento de Tecnologias Digitais, Linguagem e Programação
Objetivos/competências para serem avançados:
- Desenvolver habilidades avançadas de programação em diferentes linguagens;
- Compreender os conceitos de tecnologias digitais e sua aplicação em diferentes contextos;
- utilizando técnicas e ferramentas para desenvolver projetos digitais;
- Desenvolver habilidades de trabalho em equipe e comunicação eficaz em projetos digitais;
- Compreender as éticas e sociais da tecnologia e programação.
Conteúdos/eixos temáticos:
- Fundamentos de tecnologias digitais;
- Linguagens de programação para web e mobile;
- Desenvolvimento de aplicativos web e mobile;
- Banco de dados e gerenciamento de informações;
- Projeto e desenvolvimento de software;
- Análise de dados e inteligência artificial;
- Ética e responsabilidade social na tecnologia.
Procedimentos metodológicos:
- Aulas expositivas com tolerância de software e técnicas de programação;
- Desenvolvimento de projetos de programação em equipe;
- Leituras e análises de estudos de caso em tecnologia;
- Debates e discussões em grupo sobre questões éticas e sociais relacionadas à tecnologia;
- Palestras e workshops com profissionais da indústria de tecnologia;
- Exercícios práticos em sala de aula e em casa.
Procedimentos avaliativos/estratégias de avaliação:
- Participação em sala de aula e contribuição para discussões em grupo;
- Desenvolvimento de projetos digitais em equipe com apresentação e defesa de soluções de tecnologia;
- Exercícios de programação e análise de fonte de código;
- Trabalhos escritos e pesquisas sobre tecnologia avançada;
- Avaliações escritas e orais sobre conceitos e teorias avançadas em tecnologia.
Observação: As estratégias de avaliação podem variar de acordo com a natureza da disciplina e a metodologia de ensino adotada.
Planejamento de Tecnologias Digitais, Linguagem e Programação
Objetivos/competências para serem avançados:
- Desenvolvedor de habilidades de programação em diferentes linguagens;
- Compreender os fundamentos das tecnologias digitais e suas aplicações;
- Aprender a criar e desenvolver projetos de software e web;
- Desenvolvedor de habilidades de trabalho em equipe;
- Compreender como psicólogos éticas e sociais da tecnologia.
Conteúdos/eixos temáticos:
- Fundamentos de programação em diferentes linguagens;
- Tecnologias e suas aplicações digitais;
- Desenvolvimento de projetos de software e web;
- Trabalho em equipe e metodologias ágeis;
- Ética e responsabilidade social na tecnologia.
Procedimentos metodológicos:
- Aulas expositivas com aparência de software e exemplos práticos;
- Desenvolvimento de projetos em equipe com uso de metodologias ágeis;
- Laboratórios para prática e desenvolvimento de habilidades em programação;
- Leituras e análises de estudos de caso em tecnologia;
- Debates e discussões em grupo sobre questões éticas e sociais relacionadas à tecnologia;
- Palestras e workshops com profissionais da indústria de tecnologia.
Procedimentos avaliativos/estratégias de avaliação:
- Participação em sala de aula e contribuição para discussões em grupo;
- Desenvolvimento de projetos em equipe com apresentação e defesa de soluções de tecnologia;
- Exercícios de programação e análise de fonte de código;
- Trabalhos escritos e pesquisas sobre tecnologia avançada;
- Avaliações escritas e orais sobre conceitos e teorias avançadas em programação e tecnologia.
Observação: As estratégias de avaliação podem variar de acordo com a natureza da disciplina e a metodologia de ensino adotada.
Planejamento de Tecnologias Digitais, Linguagem e Programação
Objetivos/competências para serem avançados:
- Compreender e aplicar conceitos avançados em tecnologias digitais, linguagem e programação;
- Desenvolvedor com habilidades de resolução de problemas complexos em programação;
- utilizando as melhores práticas de programação e tecnologia;
- Trabalhe em equipe no desenvolvimento de projetos digitais.
Conteúdos/eixos temáticos:
- Linguagens de programação: sintaxe, semântica e estrutura de dados;
- Desenvolvimento web: HTML, CSS, JavaScript, frameworks de desenvolvimento web;
- Desenvolvimento de aplicativos móveis: Android, iOS;
- Programação orientada a objetos: conceitos e práticas avançadas;
- Bancos de dados: SQL, modelagem e gerenciamento de dados;
- Inteligência artificial e aprendizado de máquina: conceitos e aplicações;
- Implicações éticas e sociais da tecnologia.
Procedimentos metodológicos:
- Aulas expositivas e tolerantes de software;
- Exercícios práticos em sala de aula e em casa;
- Desenvolvimento de projetos digitais em equipe;
- Leituras e análises de estudos de caso em tecnologia e programação;
- Debates e discussões em grupo sobre questões éticas e sociais relacionadas à tecnologia;
- Palestras e workshops com profissionais da indústria de tecnologia.
Procedimentos avaliativos/estratégias de avaliação:
- Participação em sala de aula e contribuição para discussões em grupo;
- Desenvolvimento de projetos digitais em equipe com apresentação e defesa de soluções tecnológicas;
- Exercícios de programação e análise de fonte de código;
- Trabalhos escritos e pesquisas sobre avançados em tecnologia e programação;
- Avaliações escritas e orais sobre conceitos e teorias avançadas em tecnologia.
Observação: As estratégias de avaliação podem variar de acordo com a natureza da disciplina e a metodologia de ensino adotada.