Boas Práticas no Trânsito:
01. Você está dirigindo em uma rodovia com limite de velocidade de 80 km/h e percebe que um carro à sua frente está andando a 60 km/h. O que você deve fazer?
A) Ultrapassar o carro pela direita, buzinando para alertá-lo.
B) Colar na traseira do carro e piscar o farol alto para que ele saia da frente.
C) Manter uma distância segura do carro e ultrapassá-lo pela esquerda quando houver condições favoráveis.
D) Reduzir a velocidade e seguir o carro até que ele aumente a velocidade ou saia da rodovia.
E) Acelerar e ultrapassar o carro pelo acostamento, evitando o congestionamento.
Resposta: A alternativa correta é a letra C. Ultrapassar pela direita, colar na traseira, piscar o farol alto e usar o acostamento são atitudes perigosas e infrações de trânsito que podem causar acidentes graves. O correto é manter uma distância segura do carro à frente e ultrapassá-lo pela esquerda quando houver condições favoráveis, respeitando o limite de velocidade e a sinalização.
02. Você está dirigindo em uma via urbana com duas faixas de rolamento em cada sentido e semáforos nos cruzamentos. Você pretende virar à esquerda no próximo cruzamento. O que você deve fazer?
A) Posicionar-se na faixa da direita e sinalizar a intenção de virar à esquerda com a seta.
B) Posicionar-se na faixa da esquerda e sinalizar a intenção de virar à esquerda com a seta.
C) Posicionar-se na faixa da esquerda e sinalizar a intenção de virar à esquerda com o braço.
D) Posicionar-se na faixa da direita e sinalizar a intenção de virar à esquerda com o braço.
E) Posicionar-se na faixa central e sinalizar a intenção de virar à esquerda com a seta ou o braço.
Resposta: A alternativa correta é a letra B. Para virar à esquerda em um cruzamento, o condutor deve posicionar-se na faixa da esquerda e sinalizar a intenção de virar à esquerda com a seta. Sinalizar com o braço só deve ser feito em caso de defeito no sistema elétrico do veículo. Posicionar-se na faixa da direita ou na faixa central pode confundir os outros condutores e pedestres, além de dificultar a manobra.
03. Você está dirigindo em uma via urbana com três faixas de rolamento em cada sentido, sendo que a faixa da direita é exclusiva para ônibus. Você pretende seguir em frente no próximo cruzamento. O que você deve fazer?
A) Seguir pela faixa da direita, pois ela é mais rápida e tem menos congestionamento.
B) Seguir pela faixa da esquerda, pois ela é mais segura e tem menos obstáculos.
C) Seguir pela faixa do meio, pois ela é mais adequada para quem vai seguir em frente.
D) Seguir pela faixa que estiver mais livre, pois todas elas permitem seguir em frente.
E) Seguir pela faixa da direita até chegar perto do cruzamento, e então mudar para a faixa do meio ou da esquerda.
Resposta: A alternativa correta é a letra C. Seguir pela faixa do meio é mais adequado para quem vai seguir em frente, pois evita conflitos com os veículos que vão virar à direita ou à esquerda no cruzamento. Seguir pela faixa da direita é proibido, pois ela é exclusiva para ônibus. Seguir pela faixa da esquerda pode ser perigoso, pois ela é usada para ultrapassagens e pode ter veículos em alta velocidade. Mudar de faixa perto do cruzamento é arriscado, pois pode surpreender os outros condutores e causar colisões.
04. Você está dirigindo em uma via rural com pista simples e sem acostamento. Você percebe que um caminhão está se aproximando na direção contrária. O que você deve fazer?
A) Aumentar a velocidade e passar pelo caminhão o mais rápido possível, evitando o choque frontal.
B) Reduzir a velocidade e desviar para a direita o máximo possível, mantendo-se na pista.
C) Reduzir a velocidade e desviar para a esquerda o máximo possível, invadindo a contramão.
D) Manter a velocidade e a posição na pista, pois você tem a preferência sobre o caminhão.
E) Manter a velocidade e a posição na pista, mas acender o farol alto para alertar o caminhão.
Resposta: A alternativa correta é a letra B. Reduzir a velocidade e desviar para a direita o máximo possível, mantendo-se na pista, é a atitude mais segura para evitar o choque frontal com o caminhão. Aumentar a velocidade e desviar para a esquerda são atitudes imprudentes que podem causar acidentes graves. Manter a velocidade e a posição na pista é uma atitude arrogante que desrespeita o princípio da direção defensiva. Acender o farol alto pode ofuscar a visão do caminhoneiro e dificultar a sua reação.
05. Você está dirigindo em uma via urbana com duas faixas de rolamento em cada sentido e semáforos nos cruzamentos. Você percebe que o semáforo à sua frente está vermelho. O que você deve fazer?
A) Acelerar e passar pelo semáforo antes que ele fique vermelho, aproveitando o tempo de segurança.
B) Reduzir a velocidade e parar antes da faixa de pedestres, respeitando o sinal vermelho.
C) Reduzir a velocidade e parar sobre a faixa de pedestres, ocupando o espaço vazio.
D) Reduzir a velocidade e parar depois da faixa de pedestres, ganhando alguns metros de vantagem.
E) Acelerar e passar pelo semáforo vermelho, buzinando para alertar os outros veículos e pedestres.
Resposta: A alternativa correta é a letra B. Reduzir a velocidade e parar antes da faixa de pedestres, respeitando o sinal vermelho, é a atitude correta e obrigatória para garantir a segurança no trânsito. Acelerar e passar pelo semáforo vermelho é uma infração gravíssima que pode causar acidentes fatais. Parar sobre ou depois da faixa de pedestres é uma infração média que prejudica a circulação dos pedestres e dos veículos que vão virar à direita ou à esquerda no cruzamento. Buzinar é desnecessário e pode atrapalhar os outros condutores e pedestres.
06. Você está dirigindo em uma via urbana com uma faixa de rolamento em cada sentido e uma ciclovia à direita. Você pretende virar à direita no próximo cruzamento. O que você deve fazer?
A) Seguir pela faixa de rolamento e virar à direita, sem se preocupar com os ciclistas.
B) Seguir pela faixa de rolamento e virar à direita, mas dando a preferência aos ciclistas que seguem pela ciclovia.
C) Seguir pela faixa de rolamento e virar à direita, mas sinalizando a intenção de virar com a seta ou o braço.
D) Seguir pela ciclovia e virar à direita, pois ela é mais próxima do destino.
E) Seguir pela ciclovia e virar à direita, mas sinalizando a intenção de virar com a seta ou o braço.
Resposta: A alternativa correta é a letra C. Seguir pela faixa de rolamento e virar à direita, mas sinalizando a intenção de virar com a seta ou o braço, é a atitude correta e obrigatória para garantir a segurança dos ciclistas e dos outros veículos. Seguir pela faixa de rolamento e virar à direita sem se preocupar ou dar a preferência aos ciclistas é uma atitude imprudente e infração de trânsito que pode causar acidentes graves. Seguir pela ciclovia é proibido, pois ela é exclusiva para os ciclistas.
07. Você está dirigindo em uma via rural com pista dupla e acostamento. Você percebe que um veículo está com o pneu furado no acostamento. O que você deve fazer?
A) Aumentar a velocidade e passar pelo veículo o mais rápido possível, evitando o perigo.
B) Reduzir a velocidade e passar pelo veículo com cuidado, mantendo-se na mesma faixa.
C) Reduzir a velocidade e passar pelo veículo com cuidado, mudando para a faixa da esquerda.
D) Parar no acostamento e oferecer ajuda ao condutor do veículo com o pneu furado.
E) Parar na faixa de rolamento e oferecer ajuda ao condutor do veículo com o pneu furado.
Resposta: A alternativa correta é a letra C. Reduzir a velocidade e passar pelo veículo com cuidado, mudando para a faixa da esquerda, é a atitude mais segura e recomendada para evitar o choque lateral com o veículo parado no acostamento. Aumentar a velocidade e passar pelo veículo na mesma faixa são atitudes perigosas que podem causar acidentes graves. Parar no acostamento ou na faixa de rolamento é uma atitude solidária, mas arriscada, pois pode atrapalhar a circulação dos outros veículos e causar colisões.
08. Você está dirigindo em uma via urbana com uma faixa de rolamento em cada sentido e uma faixa de pedestres no meio da quadra. Você percebe que um pedestre está atravessando a faixa de pedestres. O que você deve fazer?
A) Acelerar e passar pelo pedestre antes que ele chegue ao meio da faixa, evitando o atraso.
B) Reduzir a velocidade e parar antes da faixa de pedestres, respeitando o direito do pedestre de atravessar.
C) Reduzir a velocidade e parar sobre a faixa de pedestres, reduzindo o espaço para o pedestre atravessar.
D) Manter a velocidade e a posição na faixa de rolamento, pois o pedestre deve esperar o fluxo de veículos diminuir.
E) Manter a velocidade e a posição na faixa de rolamento, mas buzinando para alertar o pedestre.
Resposta: A alternativa correta é a letra B. Reduzir a velocidade e parar antes da faixa de pedestres, respeitando o direito do pedestre de atravessar, é a atitude correta e obrigatória para garantir a segurança no trânsito. Acelerar e passar pelo pedestre é uma infração gravíssima que pode causar atropelamento. Parar sobre a faixa de pedestres é uma infração média que prejudica a circulação dos pedestres. Manter a velocidade e a posição na faixa de rolamento é uma atitude imprudente e infração de trânsito que pode causar acidentes graves. Buzinar é desnecessário e pode assustar o pedestre.
09. Você está dirigindo em uma via urbana com duas faixas de rolamento em cada sentido e uma faixa exclusiva para motocicletas entre as faixas. Você pretende mudar de faixa. O que você deve fazer?
A) Olhar pelo retrovisor e mudar de faixa rapidamente, aproveitando a brecha entre os veículos.
B) Olhar pelo retrovisor e mudar de faixa lentamente, esperando que os outros veículos abram espaço.
C) Olhar pelo retrovisor e pelo espelho lateral, sinalizar a intenção de mudar de faixa com a seta e mudar de faixa com cuidado, respeitando a faixa exclusiva para motocicletas.
D) Olhar pelo retrovisor e pelo espelho lateral, sinalizar a intenção de mudar de faixa com o braço e mudar de faixa com cuidado, respeitando a faixa exclusiva para motocicletas.
E) Olhar pelo retrovisor e pelo espelho lateral, sinalizar a intenção de mudar de faixa com a seta ou o braço e mudar de faixa com cuidado, invadindo a faixa exclusiva para motocicletas.
Resposta: A alternativa correta é a letra C. Olhar pelo retrovisor e pelo espelho lateral, sinalizar a intenção de mudar de faixa com a seta e mudar de faixa com cuidado, respeitando a faixa exclusiva para motocicletas, é a atitude correta e obrigatória para garantir a segurança no trânsito. Olhar pelo retrovisor e mudar de faixa rapidamente ou lentamente são atitudes imprudentes e infrações de trânsito que podem causar acidentes graves. Sinalizar com o braço só deve ser feito em caso de defeito no sistema elétrico do veículo. Invadir a faixa exclusiva para motocicletas é proibido, pois ela é exclusiva para os motociclistas.
10. Você está dirigindo em uma via urbana com uma faixa de rolamento em cada sentido e uma lombada eletrônica que indica o limite de velocidade de 40 km/h. Você percebe que o seu velocímetro está marcando 50 km/h. O que você deve fazer?
A) Aumentar a velocidade e passar pela lombada eletrônica antes que ela registre a infração, evitando a multa.
B) Reduzir a velocidade e passar pela lombada eletrônica dentro do limite de velocidade, evitando a infração e a multa.
C) Reduzir a velocidade e passar pela lombada eletrônica abaixo do limite de velocidade, evitando a infração e a multa.
D) Manter a velocidade e passar pela lombada eletrônica acima do limite de velocidade, assumindo a infração e a multa.
E) Manter a velocidade e passar pela lombada eletrônica acima do limite de velocidade, mas desviando para o acostamento, evitando a infração e a multa.
Resposta: A alternativa correta é a letra B. Reduzir a velocidade e passar pela lombada eletrônica dentro do limite de velocidade, evitando a infração e a multa, é a atitude correta e obrigatória para garantir a segurança no trânsito. Aumentar a velocidade e passar pela lombada eletrônica é uma atitude perigosa e infração de trânsito que pode causar acidentes graves. Passar pela lombada eletrônica abaixo do limite de velocidade é uma atitude desnecessária e que pode atrapalhar o fluxo de veículos.
11. Você está dirigindo em uma via urbana com uma faixa de rolamento em cada sentido e uma ciclovia à direita. Você pretende virar à direita no próximo cruzamento. O que você deve fazer?
A) Seguir pela faixa de rolamento e virar à direita, sem se preocupar com os ciclistas.
B) Seguir pela faixa de rolamento e virar à direita, mas dando a preferência aos ciclistas que seguem pela ciclovia.
C) Seguir pela faixa de rolamento e virar à direita, mas sinalizando a intenção de virar com a seta ou o braço.
D) Seguir pela ciclovia e virar à direita, pois ela é mais próxima do destino.
E) Seguir pela ciclovia e virar à direita, mas sinalizando a intenção de virar com a seta ou o braço.
Resposta: A alternativa correta é a letra C. Seguir pela faixa de rolamento e virar à direita, mas sinalizando a intenção de virar com a seta ou o braço, é a atitude correta e obrigatória para garantir a segurança dos ciclistas e dos outros veículos. Seguir pela faixa de rolamento e virar à direita sem se preocupar ou dar a preferência aos ciclistas é uma atitude imprudente e infração de trânsito que pode causar acidentes graves. Seguir pela ciclovia é proibido, pois ela é exclusiva para os ciclistas.
12. Você está dirigindo em uma via rural com pista dupla e acostamento. Você percebe que um veículo está com o pneu furado no acostamento. O que você deve fazer?
A) Aumentar a velocidade e passar pelo veículo o mais rápido possível, evitando o perigo.
B) Reduzir a velocidade e passar pelo veículo com cuidado, mantendo-se na mesma faixa.
C) Reduzir a velocidade e passar pelo veículo com cuidado, mudando para a faixa da esquerda.
D) Parar no acostamento e oferecer ajuda ao condutor do veículo com o pneu furado.
E) Parar na faixa de rolamento e oferecer ajuda ao condutor do veículo com o pneu furado.
Resposta: A alternativa correta é a letra C. Reduzir a velocidade e passar pelo veículo com cuidado, mudando para a faixa da esquerda, é a atitude mais segura e recomendada para evitar o choque lateral com o veículo parado no acostamento. Aumentar a velocidade e passar pelo veículo na mesma faixa são atitudes perigosas que podem causar acidentes graves. Parar no acostamento ou na faixa de rolamento é uma atitude solidária, mas arriscada, pois pode atrapalhar a circulação dos outros veículos e causar colisões.
13. Você está dirigindo em uma via urbana com uma faixa de rolamento em cada sentido e uma faixa de pedestres no meio da quadra. Você percebe que um pedestre está atravessando a faixa de pedestres. O que você deve fazer?
A) Acelerar e passar pelo pedestre antes que ele chegue ao meio da faixa, evitando o atraso.
B) Reduzir a velocidade e parar antes da faixa de pedestres, respeitando o direito do pedestre de atravessar.
C) Reduzir a velocidade e parar sobre a faixa de pedestres, reduzindo o espaço para o pedestre atravessar.
D) Manter a velocidade e a posição na faixa de rolamento, pois o pedestre deve esperar o fluxo de veículos diminuir.
E) Manter a velocidade e a posição na faixa de rolamento, mas buzinando para alertar o pedestre.
Resposta: A alternativa correta é a letra B. Reduzir a velocidade e parar antes da faixa de pedestres, respeitando o direito do pedestre de atravessar, é a atitude correta e obrigatória para garantir a segurança no trânsito. Acelerar e passar pelo pedestre é uma infração gravíssima que pode causar atropelamento. Parar sobre a faixa de pedestres é uma infração média que prejudica a circulação dos pedestres. Manter a velocidade e a posição na faixa de rolamento é uma atitude imprudente e infração de trânsito que pode causar acidentes graves. Buzinar é desnecessário e pode assustar o pedestre.
14. Você está dirigindo em uma via urbana com duas faixas de rolamento em cada sentido e uma faixa exclusiva para motocicletas entre as faixas. Você pretende mudar de faixa. O que você deve fazer?
A) Olhar pelo retrovisor e mudar de faixa rapidamente, aproveitando a brecha entre os veículos.
B) Olhar pelo retrovisor e mudar de faixa lentamente, esperando que os outros veículos abram espaço.
C) Olhar pelo retrovisor e pelo espelho lateral, sinalizar a intenção de mudar de faixa com a seta e mudar de faixa com cuidado, respeitando a faixa exclusiva para motocicletas.
D) Olhar pelo retrovisor e pelo espelho lateral, sinalizar a intenção de mudar de faixa com o braço e mudar de faixa com cuidado, respeitando a faixa exclusiva para motocicletas.
E) Olhar pelo retrovisor e pelo espelho lateral, sinalizar a intenção de mudar de faixa com a seta ou o braço e mudar de faixa com cuidado, invadindo a faixa exclusiva para motocicletas.
Resposta: A alternativa correta é a letra C. Olhar pelo retrovisor e pelo espelho lateral, sinalizar a intenção de mudar de faixa com a seta e mudar de faixa com cuidado, respeitando a faixa exclusiva para motocicletas, é a atitude correta e obrigatória para garantir a segurança no trânsito. Olhar pelo retrovisor e mudar de faixa rapidamente ou lentamente são atitudes imprudentes e infrações de trânsito que podem causar acidentes graves. Sinalizar com o braço só deve ser feito em caso de defeito no sistema elétrico do veículo. Invadir a faixa exclusiva para motocicletas é proibido, pois ela é exclusiva para os motociclistas.
15. Você está dirigindo em uma via urbana com uma faixa de rolamento em cada sentido e uma lombada eletrônica que indica o limite de velocidade de 40 km/h. Você percebe que o seu velocímetro está marcando 50 km/h. O que você deve fazer?
A) Aumentar a velocidade e passar pela lombada eletrônica antes que ela registre a infração, evitando a multa.
B) Reduzir a velocidade e passar pela lombada eletrônica dentro do limite de velocidade, evitando a infração e a multa.
C) Reduzir a velocidade e passar pela lombada eletrônica abaixo do limite de velocidade, evitando a infração e a multa.
D) Manter a velocidade e passar pela lombada eletrônica acima do limite de velocidade, assumindo a infração e a multa.
E) Manter a velocidade e passar pela lombada eletrônica acima do limite de velocidade, mas desviando para o acostamento, evitando a infração e a multa.
Resposta: A alternativa correta é a letra B. Reduzir a velocidade e passar pela lombada eletrônica dentro do limite de velocidade, evitando a infração e a multa, é a atitude correta e obrigatória para garantir a segurança no trânsito. Aumentar a velocidade e passar pela lombada eletrônica é uma atitude perigosa e infração de trânsito que pode causar acidentes graves. Passar pela lombada eletrônica abaixo do limite de velocidade é uma atitude desnecessária e que pode atrapalhar o fluxo de veículos.
16. Qual é a velocidade máxima permitida nas vias urbanas, segundo o Código de Trânsito Brasileiro (CTB)?
a) 40 km/h
b) 50 km/h
c) 60 km/h
d) 70 km/h
e) 80 km/h
Resposta: B. A velocidade máxima permitida nas vias urbanas é de 50 km/h, salvo sinalização em contrário. Essa regra visa garantir a segurança dos pedestres e dos demais veículos que circulam na cidade. O artigo 61 do CTB estabelece as velocidades máximas para cada tipo de via.
17. O que significa a placa de sinalização R-6a, que indica “Proibido Estacionar”?
a) Que é proibido parar o veículo, mesmo por um breve período, com ou sem o motor ligado.
b) Que é proibido deixar o veículo imobilizado na via por tempo indeterminado, com ou sem o motor ligado.
c) Que é proibido deixar o veículo imobilizado na via por tempo superior ao necessário para embarque ou desembarque de passageiros, com ou sem o motor ligado.
d) Que é proibido deixar o veículo imobilizado na via para fins de carga ou descarga, com ou sem o motor ligado.
e) Que é proibido deixar o veículo imobilizado na via por qualquer motivo, com ou sem o motor ligado.
Resposta: B. A placa de sinalização R-6a indica que é proibido estacionar o veículo naquele local, ou seja, deixá-lo imobilizado na via por tempo indeterminado, com ou sem o motor ligado. Essa proibição visa evitar que o veículo ocupe um espaço que poderia ser utilizado por outros veículos em circulação ou por pedestres. O artigo 181 do CTB define as infrações e as penalidades para quem estaciona em local proibido.
18. O que é uma faixa de pedestres?
a) Uma faixa pintada na pista de rolamento, destinada à travessia de pedestres.
b) Uma faixa pintada na calçada, destinada à circulação de pedestres.
c) Uma faixa pintada no meio-fio, destinada à sinalização de pedestres.
d) Uma faixa pintada no acostamento, destinada à proteção de pedestres.
e) Uma faixa pintada na ciclovia, destinada à integração de pedestres e ciclistas.
Resposta: A. Uma faixa de pedestres é uma faixa pintada na pista de rolamento, destinada à travessia de pedestres. Ela indica o local onde os pedestres têm preferência sobre os veículos para atravessar a via. Os condutores devem reduzir a velocidade e parar o veículo quando necessário para dar passagem aos pedestres que estejam na faixa ou que nela adentrem. O artigo 70 do CTB determina os direitos e os deveres dos pedestres.
19. O que é uma rotatória?
a) Uma interseção circular onde os veículos devem seguir um sentido único de circulação.
b) Uma interseção em forma de cruz onde os veículos devem seguir uma ordem de preferência.
c) Uma interseção em forma de T onde os veículos devem seguir uma direção obrigatória.
d) Uma interseção em forma de Y onde os veículos devem seguir uma via principal ou uma via secundária.
e) Uma interseção em forma de X onde os veículos devem seguir uma sinalização específica.
Resposta: A. Uma rotatória é uma interseção circular onde os veículos devem seguir um sentido único de circulação, geralmente horário. Ela tem como objetivo facilitar o fluxo e a segurança dos veículos que se cruzam na interseção. Os condutores devem reduzir a velocidade ao se aproximar da rotatória e ceder a preferência aos veículos que já estejam circulando por ela. O artigo 29 do CTB estabelece as normas gerais de circulação e conduta.
Observações:
IPVA:
O IPVA é o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores, que é um imposto estadual que deve ser pago anualmente por quem é dono de veículo. O valor do IPVA é calculado com base no valor venal do veículo, que é o seu preço de mercado, e na alíquota, que é a porcentagem que varia de acordo com o tipo, a potência e o ano do veículo. O valor do IPVA é destinado para melhorias na saúde, educação, segurança pública e infraestrutura. O pagamento do IPVA pode ser feito à vista, com desconto, ou parcelado, sem desconto, de acordo com o calendário de vencimento que é definido pela placa do veículo. Para consultar os débitos do veículo, emitir a guia de pagamento ou solicitar o parcelamento do IPVA, o contribuinte pode acessar os sites das Secretarias da Fazenda e Planejamento dos estados, como por exemplo, o site da Secretaria da Fazenda e Planejamento do Estado de São Paulo ou o site da Secretaria da Economia do Estado de Goiás.
CRLV:
O licenciamento do veículo é um procedimento anual que se obtém, por meio de documento específico (CRLV), licença para um veículo trafegar nas vias públicas. O CRLV é um documento de porte obrigatório, que tem todas as informações do veículo e do proprietário, e a mesma validade jurídica do CRLV físico. Para obter o licenciamento do veículo, o proprietário precisa ter quitado o IPVA, o DPVAT e as multas do veículo do ano em curso, expedido pelo Departamento de Trânsito de Jurisdição do veículo (Detran do seu Estado). O valor do licenciamento varia de acordo com o estado e o tipo do veículo. O pagamento do licenciamento pode ser feito à vista, com desconto, ou parcelado, sem desconto, de acordo com o calendário de vencimento que é definido pela placa do veículo. Para consultar os débitos do veículo, emitir a guia de pagamento ou solicitar o parcelamento do licenciamento, o contribuinte pode acessar os sites das Secretarias da Fazenda e Planejamento dos estados, como por exemplo, o site da Secretaria da Fazenda e Planejamento do Estado de São Paulo ou o site da Secretaria da Economia do Estado de Goiás.
As penalidades previstas no Código de Trânsito Brasileiro (CTB) são as seguintes:
Advertência por escrito: é uma penalidade educativa que pode ser aplicada em substituição à multa, quando a infração for de natureza leve ou média, não for reincidente nos últimos 12 meses e o infrator não tiver cometido nenhuma infração grave ou gravíssima.
Multa: é uma penalidade pecuniária que varia de acordo com a gravidade da infração, que pode ser leve, média, grave ou gravíssima. O valor da multa é atualizado periodicamente pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran).
Suspensão do direito de dirigir: é uma penalidade que impede o condutor de dirigir por um período determinado, que pode variar de 2 meses a 2 anos, dependendo da infração cometida. A suspensão pode ser aplicada quando o condutor acumular 20 pontos ou mais na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) em 12 meses, ou quando cometer alguma infração que preveja essa penalidade de forma específica, como dirigir sob efeito de álcool ou praticar racha.
Cassação da Carteira Nacional de Habilitação (CNH): é uma penalidade que cancela definitivamente a CNH do condutor, que só poderá obter uma nova habilitação após 2 anos da cassação. A cassação pode ser aplicada quando o condutor for reincidente em infrações que prevejam a suspensão do direito de dirigir, como dirigir sob efeito de álcool ou praticar racha, ou quando for flagrado dirigindo com a CNH suspensa.
Cassação da Permissão para Dirigir: é uma penalidade que cancela definitivamente a Permissão para Dirigir do condutor, que é o documento provisório que habilita o condutor a dirigir nos primeiros 12 meses após a obtenção da CNH. A cassação pode ser aplicada quando o condutor cometer alguma infração de natureza grave ou gravíssima, ou for reincidente em infração média, durante o período da permissão.
Frequência obrigatória em curso de reciclagem: é uma penalidade que obriga o condutor a realizar um curso de atualização e aperfeiçoamento das normas de trânsito, com carga horária e conteúdo definidos pelo Contran. A frequência obrigatória em curso de reciclagem pode ser aplicada quando o condutor for flagrado dirigindo com a CNH suspensa ou cassada, ou quando for condenado judicialmente por crime de trânsito.
Licenciamento:
O licenciamento do veículo é um procedimento anual que se obtém, por meio de documento específico (CRLV), licença para um veículo trafegar nas vias públicas. O CRLV é um documento de porte obrigatório, que tem todas as informações do veículo e do proprietário, e a mesma validade jurídica do CRLV físico. Para obter o licenciamento do veículo, o proprietário precisa ter quitado o IPVA, o DPVAT e as multas do veículo do ano em curso, expedido pelo Departamento de Trânsito de Jurisdição do veículo (Detran do seu Estado). O valor do licenciamento varia de acordo com o estado e o tipo do veículo. O pagamento do licenciamento pode ser feito à vista, com desconto, ou parcelado, sem desconto, de acordo com o calendário de vencimento que é definido pela placa do veículo. Para consultar os débitos do veículo, emitir a guia de pagamento ou solicitar o parcelamento do licenciamento, o contribuinte pode acessar os sites das Secretarias da Fazenda e Planejamento dos estados, como por exemplo, o site da Secretaria da Fazenda e Planejamento do Estado de São Paulo ou o site da Secretaria da Economia do Estado de Goiás.