Robôs na Ficção

 

R. Daneel Olivaw

É um robô fictício criado porISAAC ASIMOV, escritor de ficção cientifica russo, naturalizado norte-americano com mais de 260 livros publicados.

R. Daneel Olivaw é um dos personagens das histórias de Isaac Asimov. Ele é um robô dotado de grande lógica computacional em seu cérebro positrônico, e foi construído com aparência idêntica aos seres humanos, não sendo possível a distinção entre homem ou máquina em um primeiro momento.

Origem

Daneel é um Robô construído por Roj Nemennuh Sarton e Han Fastlfe, que eram roboticistas espaciais do planeta Aurora. Diferentemente de outros robôs da época, Daneel é construido para ser virtualmente indistinguivel de um ser humano e foi o primeiro dos robôs humanóides (as histórias sobre Stephen Byerley, primeiro administrador da Terra, na época de Susan Calvin, e Andrew Martin, o protagonista robô de O Homem Bicentenário, sugerem outros robôs humaniformes).

Dannel, assim como os outros robôs de Asimov, segue as Leis da Robótica:

  1. Primeira lei: Um robô não deve ferir um humano ou deixar que este se fira;
  2. Segunda lei: Um robô deve obedecer as ordens de um humano, a nao ser que entre     em conflito com a primeira lei;
  3. Terceira lei: Um robô deve proteger a sua própria existência, a não ser que     entre em conflito com a primeira ou segunda lei;

Daneel aparece em vários livros e alguns contos isolados de Asimov, muitas vezes ao lado de Elijah Baley, um detetive da Terra, além de outro robô, R. Giskard Reventlov, que possui a habilidade de ler pensamentos. Daneel e Giskard desenvolvem a Lei Zero:

Lei zero: Um robô não deve permitir que a humanidade sofra algum mal.

Após a destruição da Terra, pela radiatividade, que Daneel e Giskard tentaram impedir e que depois acabaram provocando, Daneel fica em Aurora, mas acaba levando os Auroreanos a se refugiarem em Trantor, quando a ecologia do planeta entra em colapso.

Império

Alguns livros sugerem que Daneel teve uma participação decisiva na construção do Império Galático. Nesta época, Daneel inicia a criação de Gaia.

Fundação

Daneel aparece em Crônicas da Fundação, como o primeiro ministro do Imperador Cleon I, utilizando o nome de Eto Demerzel para que não seja reconhecido como um robô, ao qual a população Trantoriana jamais aceitaria como Primeiro Ministro. Após várias tentativas de deposição acaba entregando seu cargo para Hari Seldon, personagem tratado por Asimov como praticamente seu alter-ego nas histórias da Fundação.

Ele também aparece nos livros da trilogia Foundation and Robots, de Gregory Benford, Greg Bear e David Brin, e no último livro (pela cronologia interna da série), Foundation and Earth.

Bender B. Rodriguez

É um personagem do desenho animado Futurama e apesar de não ser o personagem principal, é geralmente o mais lembrado pelos fãs da série.

Ele é um robô que trabalha no Planeta Expresso, sua função é "ficar sentado no sofá o dia todo sem fazer nada", porém em um episódio ele vira o cozinheiro da nave. Bender foi construído em Tijuana, no México e é o irmão gêmeo malígno de Flexo, ele odeia todos os humanos, apesar de ter uma certa afinidade com Fry e Leela. Também podemos fazer uma exceção aos outros membros da nave, porém, nem por eles Bender parece ter muita afeição, por exemplo, num episódio de ficção, quando ele encontra o cabelo e o braço de Hermes dentro do triturador de lixo e percebe que foi Leela que o matou diz apenas "Leela, eu estou chocado! Comida vai no triturador, cabelo e carne no lixo!" Bender é mulherengo, alcoólatra e cleptomaníaco,frequentemente rouba a carteira e jóias de outros personagens.

Marvin, o Andróide Paranóide

Marvin é dos mais famosos personagens da série O Guia do Mochileiro das Galáxias, criada pelo escritor e radialista Douglas Adams.

Robô de bordo da espaçonave Coração de Ouro, Marvin é um dos protótipos da Companhia Cibernética Sirius, projetado com a revolucionária tecnologia de Personalidade Humana Genuína (PHG). A PHG proporciona a esses protótipos as reações e emoções humanas mais variadas.

Marvin tem um "cérebro" do tamanho de um planeta, cujo QI é pelo menos 30 bilhões de vezes maior que o de um ser humano. Entretanto, as funções para a quais é designado são das mais banais (como abrir portas, escoltar visitantes e sentar a um canto de uma sala e ser ignorado por todos). Essas tarefas tão absurdamente simples para seu intelecto superior resultam no PHG do andróide uma profunda e prolongada depressão, além de um sentimento de completo desprezo pela vida.

WALL·E

É a nona longa-metragem de animação da Pixar, dirigido por Andrew Stanton, que dirigiu anteriormente Procurando Nemo. O filme é protagonizado pelo  robô WALL·E, que foi deixado no poluído planeta Terra, 700 anos atrás, no futuro, enquanto a população mundial se translada temporariamente para uma nave no espaço, a Axiom. Ele eventualmente se apaixona por uma robô de traço feminino, EVA, enviada pela Axiom para sondar as condições do planeta, seguindo-a pelo espaço quando esta retorna à nave. WALL·E estreou mundialmente em 27 de Junho de 2008.