Gêneros de Divulgação Científica

Gêneros de Divulgação Científica (GDC):

Gêneros de divulgação científica referem-se às diferentes formas de comunicar e disseminar conhecimento científico para um público amplo, fora do ambiente acadêmico. Esses gêneros são adaptados para tornar a ciência mais acessível, interessante e compreensível para pessoas que não são especialistas no assunto. Eles desempenham um papel crucial na promoção da alfabetização científica, na construção da confiança pública na ciência e na difusão de descobertas e avanços científicos para a sociedade em geral.

Existem diversos gêneros de divulgação científica, cada um com suas características e abordagens específicas. Vamos explorar alguns dos principais gêneros:

  1. Artigos científicos: Os artigos científicos são um dos gêneros mais tradicionais e importantes da divulgação científica. Eles são escritos por pesquisadores e destinam-se a outros cientistas da mesma área. Os artigos científicos seguem uma estrutura formal e contêm informações detalhadas sobre metodologia, resultados e discussões de estudos científicos. No entanto, são geralmente escritos com terminologia técnica e linguagem complexa, o que os torna menos acessíveis para leitores não especializados.

  2. Livros científicos e populares: Os livros de divulgação científica abrangem uma ampla variedade de tópicos científicos, desde biologia e física até astronomia e psicologia. Esses livros são escritos por especialistas no assunto, mas são adaptados para um público geral. Eles buscam tornar os conceitos científicos mais acessíveis, utilizando uma linguagem clara e exemplos do cotidiano. Os livros científicos populares podem combinar narrativas envolventes, histórias de cientistas e elementos de entretenimento para despertar o interesse dos leitores.

  3. Revistas científicas e revistas populares: As revistas científicas são publicações especializadas que divulgam pesquisas e estudos científicos. Elas são destinadas a um público acadêmico e seguem rigorosos processos de revisão por pares. Já as revistas populares, como National Geographic e Scientific American, são projetadas para um público mais amplo. Elas apresentam artigos científicos de forma mais acessível, muitas vezes acompanhados de ilustrações, infográficos e histórias interessantes.

  4. Documentários e programas de televisão: Os documentários científicos têm o poder de visualizar conceitos complexos e apresentar descobertas científicas de forma envolvente. Eles combinam elementos visuais, narração e entrevistas com especialistas para transmitir informações científicas de maneira atraente. Além disso, programas de televisão com foco em ciência, como séries educativas, entrevistas com cientistas e programas de debates, também são gêneros de divulgação científica que alcançam um grande público.

  5. Blogs científicos: Os blogs científicos são plataformas digitais onde cientistas, educadores e entusiastas da ciência compartilham suas perspectivas, opiniões e descobertas científicas. Esses blogs podem cobrir uma ampla gama de tópicos, desde biologia e física até ciências sociais e tecnologia. Eles oferecem uma abordagem mais informal e pessoal para a divulgação científica, permitindo interações diretas com os leitores por meio de comentários e discussões.

  6. Podcasts científicos: Os podcasts científicos ganharam popularidade nos últimos anos, oferecendo uma maneira conveniente de acessar conteúdo científico em formato de áudio. Eles abrangem uma variedade de tópicos científicos e apresentam discussões, entrevistas com especialistas e histórias fascinantes. Os podcasts são acessíveis e permitem que os ouvintes mergulhem no mundo da ciência enquanto estão em trânsito ou realizando outras atividades.

  7. Canais do YouTube e vídeos online: Os canais do YouTube dedicados à ciência têm se tornado cada vez mais populares. Eles apresentam vídeos informativos, experiências científicas, explicações visuais e animações para tornar os conceitos científicos mais compreensíveis e interessantes. Os vídeos online permitem que o público acompanhe demonstrações práticas, visualizações e exemplos que enriquecem a compreensão dos tópicos científicos.

  8. Redes sociais e plataformas de compartilhamento: As redes sociais, como Twitter, Facebook e Instagram, tornaram-se importantes plataformas de divulgação científica. Cientistas, instituições científicas e comunicadores de ciência utilizam essas redes para compartilhar descobertas científicas, notícias, infográficos e vídeos curtos. As plataformas de compartilhamento de conteúdo, como SlideShare e Figshare, também desempenham um papel importante na divulgação de apresentações, infográficos e dados científicos.

Esses são apenas alguns exemplos de gêneros de divulgação científica. Cada um deles tem o objetivo de tornar a ciência mais acessível, interessante e relevante para o público em geral. A diversidade desses gêneros permite que as pessoas escolham a forma de divulgação que melhor se adapte às suas preferências e necessidades de aprendizado. Ao aproveitar esses gêneros, a divulgação científica desempenha um papel fundamental na disseminação do conhecimento científico e na construção de uma sociedade mais informada e engajada com a ciência.

Gêneros de divulgação científica analógicos e gêneros de divulgação científica digitais são duas categorias distintas de formas de comunicar e disseminar conhecimento científico para um público amplo. Vamos explorar cada uma delas em detalhes:

Gêneros de Divulgação Científica Analógicos:

Os gêneros de divulgação científica analógicos referem-se às formas tradicionais de divulgação que não dependem das tecnologias digitais. Alguns exemplos desses gêneros são:

  1. Livros de divulgação científica: Os livros de divulgação científica são escritos por especialistas no assunto e têm como objetivo tornar a ciência acessível a um público amplo. Eles abordam uma ampla variedade de tópicos científicos, desde biologia e física até astronomia e psicologia. Os livros de divulgação científica costumam utilizar uma linguagem clara e exemplos do cotidiano para tornar os conceitos científicos mais compreensíveis e interessantes.

  2. Revistas científicas e populares: As revistas científicas são publicações especializadas que divulgam pesquisas e estudos científicos. Elas são destinadas a um público acadêmico e seguem rigorosos processos de revisão por pares. As revistas populares, como National Geographic e Scientific American, são projetadas para um público mais amplo. Elas apresentam artigos científicos de forma mais acessível, muitas vezes acompanhados de ilustrações, infográficos e histórias interessantes.

  3. Programas de televisão e documentários: Os programas de televisão e os documentários científicos têm o poder de visualizar conceitos complexos e apresentar descobertas científicas de forma envolvente. Eles combinam elementos visuais, narração e entrevistas com especialistas para transmitir informações científicas de maneira atraente. Esses programas são veiculados em canais de televisão ou podem ser produzidos em formato de DVD.

  4. Palestras e apresentações ao vivo: As palestras e apresentações ao vivo são formas presenciais de divulgação científica. Cientistas e especialistas apresentam tópicos científicos para um público em eventos, conferências, escolas e museus. Essas apresentações geralmente envolvem demonstrações práticas, gráficos e exemplos para ilustrar os conceitos científicos.

Gêneros de Divulgação Científica Digitais:

Os gêneros de divulgação científica digitais são as formas de divulgação que se beneficiam das tecnologias digitais e da internet. Eles aproveitam recursos multimídia, interatividade e alcance global. Alguns exemplos desses gêneros são:

  1. Blogs científicos: Os blogs científicos são plataformas online onde cientistas, educadores e entusiastas da ciência compartilham suas perspectivas, opiniões e descobertas científicas. Esses blogs podem cobrir uma ampla gama de tópicos, desde biologia e física até ciências sociais e tecnologia. Eles oferecem uma abordagem mais informal e pessoal para a divulgação científica, permitindo interações diretas com os leitores por meio de comentários e discussões.

  2. Podcasts científicos: Os podcasts científicos ganharam popularidade nos últimos anos, oferecendo uma maneira conveniente de acessar conteúdo científico em formato de áudio. Eles abrangem uma variedade de tópicos científicos e apresentam discussões, entrevistas com especialistas e histórias fascinantes. Os podcasts são acessíveis e permitem que os ouvintes mergulhem no mundo da ciência enquanto estão em trânsito ou realizando outras atividades.

  3. Canais do YouTube e vídeos online: Os canais do YouTube dedicados à ciência têm se tornado cada vez mais populares. Eles apresentam vídeos informativos, experiências científicas, explicações visuais e animações para tornar os conceitos científicos mais compreensíveis e interessantes. Os vídeos online permitem que o público acompanhe demonstrações práticas, visualizações e exemplos que enriquecem a compreensão dos tópicos científicos.

  4. Redes sociais e plataformas de compartilhamento: As redes sociais, como Twitter, Facebook e Instagram, tornaram-se importantes plataformas de divulgação científica. Cientistas, instituições científicas e comunicadores de ciência utilizam essas redes para compartilhar descobertas científicas, notícias, infográficos e vídeos curtos. As plataformas de compartilhamento de conteúdo, como SlideShare e Figshare, também desempenham um papel importante na divulgação de apresentações, infográficos e dados científicos.

  5. Aplicativos e jogos interativos: Com o avanço da tecnologia móvel, surgiram aplicativos e jogos interativos voltados para a divulgação científica. Essas ferramentas permitem que os usuários explorem conceitos científicos por meio de jogos, simulações, realidade aumentada e outros recursos interativos. Eles oferecem uma abordagem lúdica e envolvente para aprender sobre ciência.

Os gêneros de divulgação científica digitais têm a vantagem de alcançar um público global e oferecer interatividade, recursos multimídia e facilidade de compartilhamento. Eles permitem que os usuários acessem informações científicas de maneira conveniente, personalizada e adaptada aos seus interesses e preferências.

É importante destacar que, com o avanço das tecnologias digitais, os gêneros de divulgação científica analógicos e digitais estão cada vez mais interconectados. Muitas vezes, vemos uma integração desses gêneros, onde um livro de divulgação científica pode ter uma versão digital com conteúdo adicional, ou um documentário pode ser acompanhado de um site com recursos adicionais.

Ambos os gêneros de divulgação científica analógicos e digitais desempenham um papel fundamental na promoção da alfabetização científica e na disseminação do conhecimento científico para um público mais amplo. Ao aproveitar as características únicas de cada gênero, podemos tornar a ciência mais acessível, envolvente e relevante para a sociedade.


O conteúdo sobre gêneros de divulgação científica pode ser aplicado no novo ensino médio de diversas maneiras, com o objetivo de promover a alfabetização científica, o pensamento crítico e o interesse dos estudantes pela ciência. Aqui estão algumas sugestões de como aplicar esse conteúdo:

  1. Incluir a divulgação científica no currículo: É importante integrar a divulgação científica como uma disciplina específica ou como parte do currículo de ciências. Os estudantes devem ter a oportunidade de estudar diferentes gêneros de divulgação científica, analisar exemplos e praticar a leitura crítica e a interpretação desses textos.

  2. Atividades de leitura e discussão: Promova a leitura de artigos científicos, livros de divulgação científica, blogs, entre outros gêneros. Após a leitura, organize debates e discussões em sala de aula para que os estudantes possam compartilhar suas opiniões, fazer perguntas e analisar as abordagens utilizadas na divulgação científica.

  3. Projetos de escrita científica: Desafie os estudantes a criarem seus próprios textos de divulgação científica. Eles podem escrever artigos, produzir vídeos, criar podcasts ou até mesmo desenvolver blogs científicos. Incentive-os a adaptar a linguagem e o estilo de escrita de acordo com o público-alvo e a utilizar estratégias persuasivas para tornar a ciência mais acessível e interessante.

  4. Uso de recursos digitais: Explore as plataformas digitais, como blogs científicos, canais do YouTube, podcasts e redes sociais, para acessar conteúdos de divulgação científica. Incentive os estudantes a seguir esses canais e a interagir com o conteúdo, compartilhando suas opiniões e fazendo perguntas.

  5. Visitas a museus e instituições científicas: Organize visitas a museus de ciência, centros de pesquisa e instituições científicas locais. Essas visitas podem proporcionar aos estudantes a oportunidade de entrar em contato com exposições interativas, participar de palestras e conversar com cientistas, fortalecendo o interesse pela divulgação científica.

  6. Trabalho em equipe e projetos colaborativos: Estimule a realização de projetos colaborativos nos quais os estudantes possam pesquisar, analisar e apresentar tópicos específicos de divulgação científica. Eles podem criar apresentações multimídia, organizar feiras científicas ou até mesmo desenvolver um evento de divulgação científica para a comunidade escolar.

Ao aplicar essas estratégias, é importante fornecer orientação e feedback contínuos aos estudantes, incentivando a reflexão crítica, o desenvolvimento de habilidades de comunicação e o interesse pela ciência. A ênfase deve ser dada não apenas na transmissão do conhecimento científico, mas também na capacidade dos estudantes de se tornarem comunicadores eficazes e consumidores críticos de informações científicas.


No novo ensino médio, o tema dos gêneros de divulgação científica pode ser aplicado em diversas trilhas curriculares, dependendo das diretrizes e propostas educacionais específicas de cada país ou região. Aqui estão algumas possíveis trilhas em que esse tema pode ser integrado:

  1. Ciências da Natureza e suas Tecnologias: Dentro dessa trilha curricular, os gêneros de divulgação científica podem ser incorporados como uma forma de complementar o estudo das disciplinas tradicionais de ciências, como Biologia, Química e Física. Os estudantes podem explorar a leitura e análise de artigos científicos, livros de divulgação científica e outros materiais para aprofundar seu conhecimento e compreensão dos conceitos científicos.

  2. Linguagens e suas Tecnologias: Nessa trilha, o foco está na comunicação e no uso da linguagem. Os gêneros de divulgação científica podem ser estudados como uma forma de desenvolver habilidades de leitura, escrita e oralidade. Os estudantes podem analisar e produzir textos de divulgação científica, explorando diferentes estratégias de comunicação para tornar a ciência acessível a diversos públicos.

  3. Matemática e suas Tecnologias: Embora a Matemática seja uma disciplina mais abstrata, os gêneros de divulgação científica podem ser aplicados para ilustrar a aplicação dos conceitos matemáticos no mundo real. Os estudantes podem explorar artigos científicos que envolvam modelagem matemática, estatísticas ou visualização de dados, por exemplo, a fim de compreender como a Matemática está presente na pesquisa científica e na tomada de decisões.

  4. Ciências Humanas e Sociais Aplicadas: Nessa trilha curricular, os gêneros de divulgação científica podem ser utilizados para investigar questões científicas relacionadas a temas sociais, ambientais e históricos. Os estudantes podem explorar a leitura de artigos e livros científicos que abordem tais questões, estimulando a reflexão crítica e a compreensão da interação entre ciência, sociedade e meio ambiente.

Além dessas trilhas específicas, é importante ressaltar que a divulgação científica pode ser integrada de forma transversal, ou seja, pode ser abordada em projetos interdisciplinares que conectem diferentes áreas do conhecimento. Dessa forma, os estudantes podem explorar os gêneros de divulgação científica enquanto desenvolvem habilidades e competências em diversas disciplinas.


No contexto do novo ensino médio, os gêneros de divulgação científica podem ser aplicados em diferentes itinerários formativos, que são percursos de formação com foco em áreas específicas de conhecimento. Vamos explorar alguns exemplos de como o tema pode ser integrado em cada um desses itinerários:

  1. Itinerário Formativo de Ciências da Natureza e suas Tecnologias:

    • Leitura crítica de artigos científicos: Os estudantes podem aprender a ler e analisar artigos científicos, identificando a estrutura e os principais elementos, como introdução, metodologia, resultados e discussão. Eles podem discutir os métodos utilizados, avaliar a validade dos resultados e compreender as implicações das descobertas científicas.
    • Produção de blogs científicos: Os estudantes podem criar blogs para compartilhar informações científicas de maneira acessível e interessante. Eles podem escolher um tópico de seu interesse, pesquisar sobre ele e apresentar as descobertas de forma clara, utilizando recursos visuais, exemplos práticos e linguagem adequada ao público-alvo.
    • Exploração de documentários científicos: Os estudantes podem assistir a documentários científicos e analisar como os conceitos são apresentados de forma visualmente atraente. Podem discutir a eficácia das estratégias de comunicação utilizadas, como o uso de animações, entrevistas com cientistas e narração envolvente.
  2. Itinerário Formativo de Linguagens e suas Tecnologias:

    • Produção de vídeos explicativos: Os estudantes podem criar vídeos curtos para explicar conceitos científicos complexos de forma clara e acessível. Eles podem usar recursos visuais, gráficos, imagens e narração para facilitar a compreensão do público-alvo. Esses vídeos podem ser compartilhados em plataformas online.
    • Escrita de artigos científicos populares: Os estudantes podem praticar a escrita de artigos científicos em uma linguagem mais acessível, destinados a revistas populares de divulgação científica. Eles podem escolher um tema de interesse, pesquisar sobre ele e apresentar as informações de forma concisa, evitando jargões técnicos e utilizando exemplos do cotidiano para ilustrar os conceitos.
    • Participação em debates sobre temas científicos: Os estudantes podem participar de debates em sala de aula ou em eventos escolares sobre questões científicas controversas, utilizando argumentos fundamentados em informações de divulgação científica. Eles devem ser capazes de expressar suas opiniões de forma clara e respeitosa, embasando seus argumentos em evidências científicas.
  3. Itinerário Formativo de Matemática e suas Tecnologias:

    • Análise de gráficos e dados em divulgação científica: Os estudantes podem praticar a análise de gráficos e dados presentes em artigos científicos, livros de divulgação científica e outros materiais. Eles devem interpretar as informações apresentadas nos gráficos, identificar tendências e fazer inferências com base nos dados disponíveis.
    • Modelagem matemática em divulgação científica: Os estudantes podem estudar exemplos de modelagem matemática utilizados na divulgação científica, onde conceitos matemáticos são aplicados para compreender fenômenos naturais, comportamentos de sistemas complexos ou prever resultados. Eles podem explorar como equações, gráficos e simulações são utilizados para comunicar essas ideias de forma clara e visualmente atrativa.
    • Criação de infográficos científicos: Os estudantes podem criar infográficos que explorem relações matemáticas presentes em fenômenos científicos. Eles podem representar graficamente conceitos matemáticos, como proporções, porcentagens e gráficos estatísticos, para ajudar a explicar e visualizar a importância desses conceitos em contextos científicos.
  4. Itinerário Formativo de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas:

    • Estudo de questões científicas em contextos sociais e históricos: Os estudantes podem investigar como questões científicas impactam a sociedade e a história. Por exemplo, eles podem explorar como a divulgação científica influenciou a percepção e o debate público sobre questões como mudanças climáticas, vacinas, genética ou inteligência artificial. Podem analisar como diferentes gêneros de divulgação científica foram utilizados para moldar a opinião pública e debater os impactos dessas narrativas.
    • Pesquisa e análise de estudos de caso: Os estudantes podem realizar pesquisas sobre estudos de caso específicos relacionados a temas científicos e sua divulgação. Eles podem investigar como a ciência foi comunicada em eventos históricos, como epidemias, descobertas científicas significativas ou debates científicos controversos. Podem analisar como a divulgação científica afetou a compreensão e as decisões tomadas pela sociedade e discutir as implicações éticas e sociais envolvidas.

Esses exemplos ilustram como os gêneros de divulgação científica podem ser aplicados de forma prática e interdisciplinar nos diferentes itinerários formativos do novo ensino médio. Ao conectar a ciência com a linguagem, a escrita, a matemática e as ciências humanas, os estudantes terão a oportunidade de aprofundar seu conhecimento científico, desenvolver habilidades de comunicação e reflexão crítica, e compreender a importância da divulgação científica em nossa sociedade.


Aplicar o tema dos gêneros de divulgação científica no ensino médio pode ser feito em diversas disciplinas, permitindo uma abordagem interdisciplinar e uma compreensão mais ampla da ciência e de sua comunicação. Aqui estão algumas disciplinas em que o tema pode ser integrado, juntamente com uma explicação detalhada e conteúdos específicos para cada uma delas:

  1. Biologia: A disciplina de Biologia pode explorar os gêneros de divulgação científica relacionados a essa área do conhecimento. Os estudantes podem aprender a ler e analisar artigos científicos, livros de divulgação científica e blogs científicos sobre temas biológicos, como genética, ecologia, evolução, entre outros. Eles podem discutir as implicações desses tópicos na sociedade e na tomada de decisões informadas sobre questões biológicas.

    Conteúdos específicos:

    • Genética e hereditariedade
    • Ecologia e conservação
    • Anatomia e fisiologia humana
    • Evolução e diversidade biológica
  2. Química: Na disciplina de Química, os gêneros de divulgação científica podem ser utilizados para explorar temas relacionados à química, como compostos químicos, reações químicas, energia e sustentabilidade. Os estudantes podem analisar artigos científicos sobre novas descobertas na área da Química, livros populares sobre a importância da Química no cotidiano e programas de televisão que explicam conceitos químicos de forma acessível.

    Conteúdos específicos:

    • Estrutura e propriedades da matéria
    • Reações químicas
    • Cinética química
    • Química orgânica e inorgânica
  3. Física: Na disciplina de Física, os gêneros de divulgação científica podem ser utilizados para explorar os princípios físicos e sua aplicação prática. Os estudantes podem analisar documentários sobre os avanços na Física, programas de televisão que exploram fenômenos físicos e livros que explicam conceitos fundamentais da Física para um público não especializado.

    Conteúdos específicos:

    • Mecânica: cinemática, dinâmica, gravitação
    • Termodinâmica e calorimetria
    • Óptica e ondulatória
    • Eletricidade e magnetismo
  4. Matemática: Na disciplina de Matemática, os gêneros de divulgação científica podem ser aplicados para demonstrar a aplicação dos conceitos matemáticos em contextos científicos. Os estudantes podem analisar artigos científicos que utilizam modelos matemáticos, livros populares que exploram a Matemática na ciência e programas de televisão que explicam fenômenos científicos com base em cálculos matemáticos.

    Conteúdos específicos:

    • Álgebra e funções
    • Geometria e trigonometria
    • Cálculo diferencial e integral
    • Estatística e probabilidade
  5. Língua Portuguesa: A disciplinade Língua Portuguesa pode ser explorada para desenvolver habilidades de leitura, escrita e interpretação dos gêneros de divulgação científica. Os estudantes podem ler e analisar artigos científicos, livros de divulgação científica, blogs científicos e outros textos científicos, identificando suas características e estratégias de comunicação. Além disso, podem praticar a produção de textos de divulgação científica, adaptando a linguagem e o estilo de escrita para diferentes públicos.

    Conteúdos específicos:

    • Leitura e interpretação de textos
    • Gêneros textuais e sua finalidade comunicativa
    • Produção textual: artigos de divulgação científica, resenhas, relatórios
    • Argumentação e persuasão
  6. História: A disciplina de História pode explorar os gêneros de divulgação científica em um contexto histórico, analisando como a ciência foi comunicada ao longo do tempo e como isso influenciou a sociedade. Os estudantes podem investigar como a divulgação científica foi utilizada para promover mudanças científicas e sociais, bem como os desafios enfrentados pelos cientistas em diferentes períodos históricos.

    Conteúdos específicos:

    • A ciência na Antiguidade e na Idade Média
    • A Revolução Científica e seus impactos
    • A divulgação científica nos séculos XIX e XX
    • A ciência contemporânea e a sociedade
  7. Sociologia e Filosofia: As disciplinas de Sociologia e Filosofia podem explorar os gêneros de divulgação científica em relação à sua influência na sociedade e na construção do conhecimento. Os estudantes podem discutir como a divulgação científica molda as percepções e crenças sociais, bem como refletir sobre questões éticas e filosóficas relacionadas à comunicação científica.

    Conteúdos específicos:

    • Sociologia do conhecimento científico
    • Ética na divulgação científica
    • Filosofia da ciência
    • Construção social da ciência

Esses são apenas alguns exemplos de como o tema dos gêneros de divulgação científica pode ser integrado em diferentes disciplinas do ensino médio. A abordagem interdisciplinar permite que os estudantes desenvolvam uma compreensão mais ampla da ciência e de sua comunicação, além de promover o pensamento crítico, a criatividade e a habilidade de se comunicar de forma eficaz.


Aqui está uma tabela que mostra algumas disciplinas, os conteúdos específicos e os projetos que podem ser aplicados relacionados aos gêneros de divulgação científica no ensino médio:

Disciplina Conteúdos Específicos Projetos
Biologia Genética e hereditariedade - Criar um blog científico sobre avanços em genética
  Ecologia e conservação - Produzir um documentário sobre conservação ambiental
  Anatomia e fisiologia humana - Elaborar um livro de divulgação sobre o corpo humano
  Evolução e diversidade biológica - Participar de um debate sobre teorias da evolução
Química Estrutura e propriedades da matéria - Criar um infográfico sobre os diferentes estados da matéria
  Reações químicas - Escrever um artigo de divulgação sobre reações químicas
  Cinética química - Realizar uma demonstração experimental de uma reação
  Química orgânica e inorgânica - Apresentar um programa de rádio sobre compostos químicos
Física Mecânica: cinemática, dinâmica, gravitação - Criar um vídeo explicativo sobre os princípios da física
  Termodinâmica e calorimetria - Desenvolver uma simulação computacional de trocas de calor
  Óptica e ondulatória - Montar um experimento prático para demonstrar a óptica
  Eletricidade e magnetismo - Participar de um debate sobre energia elétrica e magnetismo
Matemática Álgebra e funções - Analisar gráficos em artigos científicos
  Geometria e trigonometria - Elaborar um projeto de modelagem matemática
  Cálculo diferencial e integral - Criar um vídeo explicando conceitos matemáticos em ciência
  Estatística e probabilidade - Realizar uma pesquisa e análise de dados em ciência
Língua Portuguesa Leitura e interpretação de textos - Análise e produção de resenhas de livros científicos
  Gêneros textuais e sua finalidade comunicativa - Produção de um artigo de divulgação científica
  Produção textual: artigos de divulgação científica - Criação de um podcast sobre avanços científicos
  Argumentação e persuasão - Participação em debates sobre temas científicos
História A ciência na Antiguidade e na Idade Média - Pesquisa sobre cientistas importantes da história
  A Revolução Científica e seus impactos - Elaborar uma linha do tempo dos avanços científicos
  A divulgação científica nos séculos XIX e XX - Análise de artigos científicos históricos e sua influência na época
  A ciência contemporânea e a sociedade - Elaborar um projeto de pesquisa sobre um avanço científico

Essa tabela apresenta apenas algumas sugestões de como os gêneros de divulgação científica podem ser aplicados em diferentes disciplinas do ensino médio. Os projetos mencionados são exemplos de atividades que podem ser desenvolvidas para promover a compreensão dos conteúdos e o envolvimento dos estudantes com a divulgação científica. É importante adaptar os projetos de acordo com as características de cada turma e as diretrizes curriculares específicas.


Projetos:

Abaixo, apresento alguns projetos interdisciplinares para disciplinas do ensino médio, juntamente com os conteúdos envolvidos em cada um:

  1. Projeto: "Desvendando a Ciência: Compreendendo e Comunicando a Pesquisa Científica"

Disciplinas envolvidas: Biologia, Química, Física, Língua Portuguesa

Conteúdos:

  • Metodologia científica e pesquisa experimental
  • Leitura crítica de artigos científicos
  • Compreensão e escrita de textos de divulgação científica
  • Aplicação de conceitos científicos em experimentos e investigações

Atividades:

  • Os estudantes selecionam um tópico científico de interesse e conduzem pesquisas para coletar informações relevantes.
  • Eles analisam artigos científicos relacionados ao tema e aprendem a fazer uma leitura crítica, identificando objetivos, metodologia, resultados e conclusões.
  • Com base nas informações coletadas, os estudantes produzem um texto de divulgação científica, adaptando a linguagem e o estilo de escrita para um público não especializado.
  • Os estudantes apresentam suas descobertas em forma de palestra ou criam um blog científico para compartilhar suas informações.
  1. Projeto: "Ciência e Sociedade: Explorando Questões Controversas"

Disciplinas envolvidas: Biologia, Sociologia, Filosofia, Língua Portuguesa

Conteúdos:

  • Impactos sociais e éticos da ciência
  • Debates científicos e controvérsias
  • Argumentação e persuasão
  • Análise crítica de fontes e pontos de vista

Atividades:

  • Os estudantes escolhem uma questão científica controversa, como manipulação genética, inteligência artificial ou mudanças climáticas.
  • Eles realizam pesquisas para entender os diferentes pontos de vista e perspectivas sobre o tema, analisando fontes científicas, artigos de divulgação científica e posicionamentos de diferentes grupos.
  • Os estudantes organizam um debate em sala de aula, divididos em equipes que representam diferentes posições sobre o tema.
  • Eles desenvolvem argumentos baseados em evidências científicas e utilizam habilidades de comunicação para defender suas perspectivas.
  1. Projeto: "A Matemática por Trás da Ciência"

Disciplinas envolvidas: Matemática, Física, Química

Conteúdos:

  • Modelagem matemática em fenômenos científicos
  • Análise de dados e estatísticas
  • Cálculos matemáticos em experimentos científicos
  • Interpretação de gráficos e visualização de dados

Atividades:

  • Os estudantes selecionam um tópico científico, como velocidade de reações químicas, crescimento populacional ou movimento de corpos celestes, e investigam os princípios matemáticos envolvidos.
  • Eles desenvolvem modelos matemáticos para descrever o fenômeno científico e realizam cálculos para prever resultados ou analisar dados coletados.
  • Os estudantes criam gráficos para visualizar os resultados e explicam a relação entre os dadoscoletados e os conceitos matemáticos aplicados.
  • Eles apresentam seus projetos em forma de apresentações, demonstrando como a Matemática é fundamental para a compreensão e a aplicação da ciência.
  1. Projeto: "Comunicando a Ciência em Vídeo"

Disciplinas envolvidas: Língua Portuguesa, Biologia, Física

Conteúdos:

  • Escrita de roteiros e edição de vídeos
  • Compreensão e explicação de conceitos científicos
  • Uso de recursos visuais e narrativa para comunicar informações científicas
  • Produção e apresentação de conteúdo audiovisual

Atividades:

  • Os estudantes escolhem um tópico científico de interesse e realizam pesquisas para obter informações relevantes.
  • Eles escrevem um roteiro explicativo, adaptando a linguagem e utilizando recursos visuais para tornar o conteúdo acessível.
  • Os estudantes gravam e editam um vídeo, utilizando técnicas audiovisuais para transmitir as informações científicas de maneira envolvente.
  • Eles compartilham seus vídeos em um canal do YouTube ou em eventos escolares, apresentando seus conhecimentos científicos de forma criativa e atrativa.

Mais alguns projetos:

Projeto 1: "Desvendando a Ciência: Explorando os Gêneros de Divulgação Científica"

Disciplinas envolvidas: Biologia, Língua Portuguesa, Matemática, Sociologia

Conteúdos abordados:

  • Biologia: Genética, Ecologia, Anatomia e Fisiologia Humana
  • Língua Portuguesa: Leitura e interpretação de textos, produção de textos de divulgação científica
  • Matemática: Estatística e probabilidade para análise de dados científicos
  • Sociologia: Sociologia do conhecimento científico, ética na divulgação científica

Projeto: Os estudantes trabalharão em grupos para explorar um tema de interesse em Biologia, como genética ou ecologia. Cada grupo pesquisará artigos científicos, livros de divulgação científica, blogs científicos e outros materiais relacionados ao tema escolhido. Eles analisarão e interpretarão esses textos, identificando as estratégias de comunicação utilizadas e os desafios de divulgar os conceitos científicos para diferentes públicos.

Com base nas pesquisas, os grupos produzirão textos de divulgação científica, como artigos, blogs ou apresentações multimídia, adaptando a linguagem e o estilo para um público não especializado. Eles também utilizarão dados estatísticos para ilustrar e apoiar suas informações. Os estudantes compartilharão seus trabalhos com a turma, promovendo discussões sobre a importância da divulgação científica e seus impactos na sociedade. Serão realizadas atividades de escrita, apresentações orais e debates sobre as questões éticas envolvidas na divulgação científica.

Projeto 2: "Ciência em Foco: Comunicando a Ciência Através da Mídia"

Disciplinas envolvidas: Física, Língua Portuguesa, História, Matemática

Conteúdos abordados:

  • Física: Mecânica, Termodinâmica, Óptica, Eletricidade e Magnetismo
  • Língua Portuguesa: Leitura e interpretação de textos, produção de vídeos explicativos
  • História: Evolução da divulgação científica, influência da mídia na percepção pública da ciência
  • Matemática: Modelagem matemática para explanação de fenômenos científicos

Projeto: Os estudantes formarão equipes para explorar um conceito físico específico, como energia renovável ou óptica. Cada equipe será responsável por pesquisar e analisar diferentes gêneros de divulgação científica relacionados ao tema escolhido, como documentários científicos, vídeos online, artigos e livros de divulgação científica. Eles identificarão as estratégias utilizadas para comunicar o conceito científico e criar impacto em um público amplo.

Com base em suas pesquisas, as equipes produzirão vídeos explicativos sobre o conceito físico, utilizando recursos visuais, gráficos, demonstrações práticas e explicações claras. Eles aplicarão a modelagem matemática quando apropriado, para mostrar como os conceitos físicos podem ser quantificados e compreendidos por meio de equações e cálculos.

Os vídeos serão compartilhados com a turma, seguidos de discussões sobre as estratégias de comunicação utilizadas e o impacto da mídia na percepção pública da ciência. Os estudantes também poderão explorar a evolução histórica da divulgação científica, comparando os gêneros de divulgação utilizados em diferentes épocas.

Projeto 3: "Ciência e Sociedade: Debates Contemporâneos"

Disciplinas envolvidas: Química, Filosofia, Sociologia, Língua Portuguesa

Conteúdos abordados:

  • Química: Compostos químicos, Reações químicas, Sustentabilidade
  • Filosofia: Filosofia da ciência, ética na divulgação científica
  • Sociologia: Sociologia do conhecimento científico, construção social da ciência
  • Língua Portuguesa: Argumentação, produção de textos argumentativos

Projeto: Os estudantes serão desafiados a investigar um tópico contemporâneo de Química que envolva debates sociais, como questões ambientais, alimentos geneticamente modificados ou medicamentos. Eles pesquisarão e analisarão diferentes gêneros de divulgação científica relacionados ao tema, incluindo artigos científicos, livros de divulgação científica, documentários, podcasts e notícias.

Com base em suas pesquisas, os estudantes organizarão debates em sala de aula, representando diferentes perspectivas sobre o tema. Eles utilizarão argumentos fundamentados em informações científicas e reflexões filosóficas e sociológicas para embasar suas posições. Os debates serão conduzidos de forma respeitosa e construtiva, incentivando a troca de ideias e a compreensão das complexidades envolvidas nas interações entre ciência, sociedade e ética.

Esses são apenas alguns exemplos de projetos interdisciplinares que podem ser aplicados no ensino médio, integrando os gêneros de divulgação científica em diferentes disciplinas. É importante adaptar esses projetos de acordo com as diretrizes curriculares específicas de cada país ou região, garantindo a conexão com os conteúdos e competências exigidos em cada disciplina.



Avaliações:

Questão 1: Enunciado: A divulgação científica é importante porque:

a) Torna a ciência mais obscura e inacessível. b) Permite que apenas especialistas compreendam os avanços científicos. c) Ajuda a promover a alfabetização científica e a disseminação do conhecimento. d) Causa confusão e desinformação sobre questões científicas. e) Não desempenha um papel significativo na sociedade.

Resposta correta: c) Ajuda a promover a alfabetização científica e a disseminação do conhecimento.

Comentário: A divulgação científica desempenha um papel crucial na sociedade, tornando a ciência mais acessível ao público em geral e promovendo a compreensão dos avanços científicos.

Questão 2: Enunciado: Qual dos seguintes gêneros de divulgação científica é caracterizado por uma linguagem mais acessível e narrativa?

a) Artigos científicos. b) Revistas científicas. c) Livros de divulgação científica. d) Blogs científicos. e) Documentários científicos.

Resposta correta: c) Livros de divulgação científica.

Comentário: Os livros de divulgação científica são escritos para um público mais amplo e geralmente utilizam uma linguagem mais acessível, incorporando narrativas para tornar os conceitos científicos mais compreensíveis.

Questão 3: Enunciado: Qual dos seguintes gêneros de divulgação científica é mais adequado para apresentar pesquisas científicas e resultados de estudos?

a) Artigos científicos. b) Revistas populares. c) Documentários científicos. d) Blogs científicos. e) Podcasts científicos.

Resposta correta: a) Artigos científicos.

Comentário: Os artigos científicos são o principal meio de comunicar pesquisas científicas e resultados de estudos, sendo publicados em revistas científicas revisadas por pares.

Questão 4: Enunciado: Qual dos seguintes gêneros de divulgação científica é mais interativo e permite a participação ativa do público?

a) Artigos científicos. b) Livros de divulgação científica. c) Documentários científicos. d) Blogs científicos. e) Revistas científicas.

Resposta correta: d) Blogs científicos.

Comentário: Os blogs científicos geralmente permitem a interação e a participação do público, por meio de comentários e discussões, proporcionando um ambiente mais dinâmico para a divulgação científica.

Questão 5: Enunciado: Qual dos seguintes gêneros de divulgação científica utiliza recursos audiovisuais e narrativas para explicar conceitos científicos?

a) Artigos científicos. b) Livros de divulgação científica. c) Revistas científicas. d) Documentários científicos. e) Blogs científicos.

Resposta correta: d) Documentários científicos.

Comentário: Os documentários científicos utilizam recursos audiovisuais,como imagens, vídeos e narrativas, para explicar conceitos científicos de forma mais visual e envolvente.

Questão 6: Enunciado: Qual dos seguintes gêneros de divulgação científica é mais adequado para transmitir informações científicas por meio do áudio?

a) Artigos científicos. b) Livros de divulgação científica. c) Revistas populares. d) Podcasts científicos. e) Blogs científicos.

Resposta correta: d) Podcasts científicos.

Comentário: Os podcasts científicos são programas de áudio que exploram temas científicos, permitindo a transmissão de informações e discussões de forma auditiva.

Questão 7: Enunciado: Qual dos seguintes gêneros de divulgação científica é mais adequado para apresentar informações de forma rápida e concisa em um formato visualmente atraente? a) Artigos científicos. b) Livros de divulgação científica. c) Infográficos científicos. d) Documentários científicos. e) Revistas científicas.

Resposta correta: c) Infográficos científicos.

Comentário: Os infográficos científicos utilizam elementos visuais, como gráficos, diagramas e ilustrações, para apresentar informações científicas de forma concisa e atraente.

Questão 8: Enunciado: Qual dos seguintes gêneros de divulgação científica é mais utilizado para apresentar pesquisas científicas de forma resumida e acessível?

a) Artigos científicos. b) Revistas científicas. c) Livros de divulgação científica. d) Documentários científicos. e) Revistas populares.

Resposta correta: e) Revistas populares.

Comentário: As revistas populares de divulgação científica são conhecidas por apresentar pesquisas científicas de forma resumida e acessível ao público em geral.

Questão 9: Enunciado: Qual dos seguintes gêneros de divulgação científica permite que cientistas e pesquisadores compartilhem conhecimentos e opiniões em uma plataforma online?

a) Artigos científicos. b) Livros de divulgação científica. c) Blogs científicos. d) Documentários científicos. e) Revistas científicas.

Resposta correta: c) Blogs científicos.

Comentário: Os blogs científicos são plataformas online onde cientistas e pesquisadores podem compartilhar conhecimentos, pesquisas e opiniões com o público em geral.

Questão 10: Enunciado: Qual dos seguintes gêneros de divulgação científica é voltado principalmente para o público acadêmico e especializado?

a) Artigos científicos. b) Livros de divulgação científica. c) Revistas populares. d) Documentários científicos. e) Blogs científicos.

Resposta correta: a) Artigos científicos.

Comentário: Os artigos científicos são voltados principalmente para o público acadêmico e especializado, sendo publicados em revistas científicas revisadas por pares.

Essas questões oferecem uma avaliação básica sobre o tema dos gêneros de divulgação científica, abordando conceitos-chave e suas aplicações.É importante ressaltar que outras questões podem ser criadas para aprofundar ainda mais o conhecimento sobre o tema. Os comentários fornecidos auxiliam na compreensão das respostas corretas e no entendimento dos diferentes gêneros de divulgação científica.


Questão 1: Enunciado: Os podcasts têm se popularizado como uma forma de divulgação de conteúdo, abrangendo diferentes temas e formatos. Qual das alternativas a seguir descreve corretamente o que é um podcast? A) Um aplicativo para ouvir músicas. B) Um programa de televisão transmitido ao vivo. C) Um formato de áudio digital disponibilizado online para streaming ou download. D) Um serviço de vídeo sob demanda. E) Uma rede social para compartilhar fotos e vídeos.

Resposta correta: C) Um formato de áudio digital disponibilizado online para streaming ou download.

Comentário: Um podcast é um formato de conteúdo em áudio, que pode abranger diversos temas e é disponibilizado online para streaming ou download, permitindo que os ouvintes possam escutá-lo a qualquer momento.

Questão 2: Enunciado: Qual das alternativas a seguir é uma vantagem dos podcasts em relação a outras formas de mídia? A) Exige conexão constante com a internet para ouvir. B) Apresenta apenas conteúdo musical. C) Não permite a interação dos ouvintes. D) Permite o consumo de conteúdo de forma flexível e conveniente. E) Tem baixa acessibilidade para diferentes dispositivos.

Resposta correta: D) Permite o consumo de conteúdo de forma flexível e conveniente.

Comentário: Uma das vantagens dos podcasts é a flexibilidade e conveniência que oferecem aos ouvintes. Os podcasts podem ser ouvidos em qualquer momento e em qualquer lugar, sem a necessidade de uma conexão constante com a internet, permitindo que os ouvintes organizem o consumo de acordo com sua disponibilidade.

Questão 3: Enunciado: Qual é a função de um(a) host/apresentador(a) em um podcast? A) Realizar edições de áudio. B) Fornecer informações de contato dos convidados. C) Promover produtos e serviços durante o episódio. D) Narrar a introdução e conduzir a conversa do episódio. E) Gerenciar as estatísticas de reprodução do podcast.

Resposta correta: D) Narrar a introdução e conduzir a conversa do episódio.

Comentário: O(a) host/apresentador(a) é responsável por narrar a introdução do episódio, apresentar os convidados, conduzir a conversa e manter o fluxo do podcast. Eles têm um papel fundamental na criação de uma atmosfera agradável e na condução de discussões relevantes para os ouvintes.

Questão 4: Enunciado: Qual é uma forma comum de monetização de podcasts? A) Venda de equipamentos de gravação. B) Compartilhamento de episódios exclusivos em redes sociais. C) Realização de eventos ao vivo. D) Promoção de produtos e serviços durante o episódio. E) Venda de assinaturas para acesso aos episódios.

Resposta correta: D) Promoção de produtos e serviços durante o episódio.

Comentário: Uma forma comum de monetização de podcasts é através da promoção de produtos e serviços durante os episódios. Os anunciantes podem pagar pelo espaço publicitário nos episódios ou os próprios criadores do podcast podem desenvolver produtosrelacionados ao conteúdo do podcast para venda.

Questão 5: Enunciado: Os podcasts podem abranger uma ampla variedade de temas. Qual das alternativas a seguir NÃO representa um exemplo de tema de podcast? A) Política e atualidades. B) Ciência e tecnologia. C) Esportes e entretenimento. D) História e cultura. E) Apenas música.

Resposta correta: E) Apenas música.

Comentário: Embora existam podcasts que se concentrem exclusivamente em música, os podcasts podem abranger uma ampla variedade de temas, incluindo política, ciência, esportes, entretenimento, história e cultura. A música é um tema comum, mas os podcasts vão além disso, oferecendo conteúdo informativo, educacional e de entretenimento em diversas áreas.

Essa avaliação de múltipla escolha sobre podcasts oferece uma oportunidade para os alunos testarem seus conhecimentos sobre esse formato de mídia em crescimento. As respostas comentadas fornecem uma explicação sobre cada resposta correta, aprofundando o entendimento dos alunos sobre os temas relacionados a podcasts.


Questão 1: Enunciado: Leia o seguinte trecho de um artigo científico: "O estudo investigou os efeitos da exposição prolongada a altos níveis de ruído em trabalhadores de uma indústria metalúrgica. Os resultados indicaram um aumento significativo nos índices de estresse e problemas auditivos nesse grupo". Com base nesse trecho, qual é o objetivo principal do estudo? A) Avaliar os efeitos da exposição a altos níveis de ruído em trabalhadores. B) Investigar os problemas auditivos em trabalhadores da indústria metalúrgica. C) Comparar os índices de estresse entre diferentes grupos de trabalhadores. D) Analisar a relação entre a exposição ao ruído e os problemas de saúde em trabalhadores. E) Identificar as causas do aumento dos problemas de saúde em trabalhadores da indústria metalúrgica.

Resposta correta: A) Avaliar os efeitos da exposição a altos níveis de ruído em trabalhadores. Comentário: O objetivo principal do estudo, conforme indicado no trecho, é investigar os efeitos da exposição prolongada a altos níveis de ruído em trabalhadores de uma indústria metalúrgica.

Questão 2: Enunciado: Qual das seguintes características é típica de um artigo científico? A) Utilização de linguagem técnica e jargões especializados. B) Ênfase na subjetividade e na opinião pessoal do autor. C) Abordagem narrativa e descritiva dos fenômenos estudados. D) Uso de gráficos, tabelas e referências bibliográficas. E) Inclusão de anedotas e histórias pessoais relacionadas ao tema.

Resposta correta: D) Uso de gráficos, tabelas e referências bibliográficas. Comentário: Os artigos científicos são conhecidos por sua objetividade e rigor, incluindo a apresentação de dados por meio de gráficos e tabelas, além de fazer referências a outras publicações científicas.

Questão 3: Enunciado: Qual das seguintes seções é comumente encontrada em um artigo científico? A) Introdução. B) Opiniões pessoais do autor. C) Anedotas e histórias relacionadas ao tema. D) Conclusões não embasadas em dados. E) Relato de experiências pessoais.

Resposta correta: A) Introdução. Comentário: A seção de introdução é uma parte essencial de um artigo científico, pois fornece o contexto do estudo, apresenta a justificativa e os objetivos da pesquisa, além de revisar brevemente a literatura relevante.

Questão 4: Enunciado: Qual é a principal finalidade de um artigo científico? A) Entreter e divertir o leitor. B) Divulgar descobertas científicas para o público leigo. C) Expor a opinião pessoal do autor. D) Apresentar metodologia e resultados de uma pesquisa científica. E) Contar histórias relacionadas ao tema estudado.

Resposta correta: D) Apresentar metodologia e resultados de uma pesquisa científica. Comentário: A principal finalidade de um artigo científico é compartilhar os detalhes da metodologia utilizada na pesquisa, bem como apresentar os resultados e análises obtidos. O objetivo não é entreter ou expor opiniões pessoais, mas sim fornecer informações cientificamente embasadas.

Questão 5: Enunciado: Por que é importante que um artigo científico faça referências bibliográficas? A) Para adicionar credibilidade ao estudo e mostrar que o autor pesquisou sobre o tema. B) Para aumentar o número de páginas do artigo. C) Para enfatizar a opinião do autor. D) Para tornar o texto mais complexo e técnico. E) Para adicionar ilustrações e gráficos ao artigo.

Resposta correta: A) Para adicionar credibilidade ao estudo e mostrar que o autor pesquisou sobre o tema. Comentário: As referências bibliográficas são fundamentais em um artigo científico, pois demonstram que o autor baseou suas afirmações em estudos anteriores, adicionando credibilidade e permitindo que os leitores acessem outras fontes para aprofundar o tema.

Essas questões proporcionam uma amostra de avaliação sobre artigos científicos, abordando diferentes aspectos, como objetivos, características, seções e importância das referências bibliográficas. É importante ressaltar que a construção de uma avaliação completa requer uma variedade de questões que abranjam diferentes aspectos do tema.


Questão 1: Enunciado: O que são documentários científicos? a) Filmes de ficção baseados em fatos científicos. b) Vídeos educativos que explicam conceitos científicos de forma acessível. c) Entrevistas com cientistas sobre suas pesquisas. d) Registros de experimentos científicos realizados em laboratórios. e) Documentos formais que comprovam descobertas científicas.

Resposta correta: b) Vídeos educativos que explicam conceitos científicos de forma acessível.

Comentário: Os documentários científicos são produções audiovisuais que combinam elementos informativos e narrativos para explicar conceitos científicos, explorar pesquisas, apresentar descobertas e transmitir conhecimento científico de forma acessível e interessante ao público não especializado.

Questão 2: Enunciado: Qual é a principal finalidade dos documentários científicos? a) Entreter o público com histórias ficcionais. b) Promover os cientistas e suas pesquisas. c) Divulgar descobertas científicas recentes. d) Mostrar os bastidores de laboratórios de pesquisa. e) Inspirar e educar o público sobre ciência.

Resposta correta: e) Inspirar e educar o público sobre ciência.

Comentário: A principal finalidade dos documentários científicos é inspirar e educar o público, apresentando informações científicas de maneira envolvente, despertando curiosidade e promovendo a compreensão e o interesse pela ciência.

Questão 3: Enunciado: Quais recursos são comumente utilizados em documentários científicos? a) Animações, entrevistas, narração e imagens reais. b) Tramas ficcionais, efeitos especiais e atores renomados. c) Experimentos científicos ao vivo. d) Cenas de laboratório e gráficos complexos. e) Fotografias históricas e documentos científicos.

Resposta correta: a) Animações, entrevistas, narração e imagens reais.

Comentário: Os documentários científicos utilizam recursos como animações, entrevistas com cientistas, narração envolvente e imagens reais, combinando elementos visuais e narrativos para explicar e ilustrar conceitos científicos.

Questão 4: Enunciado: Qual é a importância dos documentários científicos? a) Aumentar o entretenimento do público. b) Apresentar informações científicas de forma clara e acessível. c) Substituir os estudos científicos tradicionais. d) Promover cientistas e instituições de pesquisa. e) Demonstrar a superioridade da ciência em relação a outras áreas do conhecimento.

Resposta correta: b) Apresentar informações científicas de forma clara e acessível.

Comentário: Os documentários científicos desempenham um papel importante ao apresentar informações científicas de maneira clara e acessível, permitindo que o público em geral compreenda conceitos complexos e tenha acesso ao conhecimento científico.

Questão 5: Enunciado: Quais são os gêneros de documentários científicos mais comuns? a) Biografias de cientistas famosos. b) Documentários sobre fenômenos naturais. c) Documentários sobre descobertas médicas. d) Exploração espacial e astronomia. e) Todos os acima mencionados.

Resposta correta: e) Todos os acima mencionados.

Comentário: Os documentários científicos abrangem diversos gêneros, incluindo biografias de cientistas famosos, documentários sobre fenômenos naturais, descobertas médicas, exploração espacial e astronomia, entre outros. Essa variedade permite que o público tenha acesso a diferentes áreas da ciência e amplie seu conhecimento científico de maneira diversificada.

Lembrando que essas respostas e comentários são apenas sugestões, e o professor pode adaptá-las conforme o conteúdo abordado em sala de aula.



Eletivas:

"Comunicando Ciência: Explorando Gêneros de Divulgação Científica"

Ementa: Esta disciplina eletiva tem como objetivo explorar os diferentes gêneros de divulgação científica, tais como artigos científicos, livros de divulgação, blogs, podcasts, vídeos, entre outros. Os estudantes irão compreender a importância da comunicação científica e desenvolver habilidades de leitura, escrita e comunicação oral para transmitir conceitos científicos de forma acessível e atrativa. Serão analisados exemplos práticos de gêneros de divulgação científica e os estudantes terão a oportunidade de criar seus próprios materiais de divulgação científica.

Objetivos:

  • Compreender a importância da divulgação científica na sociedade.
  • Identificar e analisar diferentes gêneros de divulgação científica.
  • Desenvolver habilidades de leitura crítica de materiais de divulgação científica.
  • Produzir textos e materiais de divulgação científica eficazes e acessíveis.
  • Aplicar estratégias de comunicação oral para transmitir conceitos científicos de forma clara e envolvente.

Competências e Habilidades:

  • Analisar criticamente textos científicos e de divulgação científica.
  • Compreender e aplicar estratégias de comunicação para diferentes públicos.
  • Produzir textos de divulgação científica utilizando linguagem clara e acessível.
  • Utilizar recursos audiovisuais para criar materiais de divulgação científica.
  • Apresentar conceitos científicos de forma clara e envolvente em apresentações orais.

Conteúdo:

  1. Importância da divulgação científica na sociedade.
  2. Gêneros de divulgação científica: características e exemplos.
  3. Leitura crítica de textos de divulgação científica.
  4. Escrita de textos de divulgação científica: linguagem acessível e estrutura adequada.
  5. Produção de blogs científicos e podcasts.
  6. Utilização de recursos audiovisuais na divulgação científica.
  7. Estratégias de comunicação oral para transmitir conceitos científicos.

Metodologia:

  • Aulas expositivas com apresentação de conceitos e exemplos práticos.
  • Atividades individuais e em grupo para análise de textos e discussões.
  • Elaboração de projetos de criação de materiais de divulgação científica.
  • Exercícios de escrita e revisão de textos de divulgação científica.
  • Apresentações orais individuais e em grupo.
  • Uso de recursos audiovisuais e tecnológicos para a criação de materiais de divulgação.

Estimativas:

  • Carga horária total: 60 horas.
  • Encontros semanais de 4 horas.
  • Atividades complementares individuais e em grupo.

Referências Bibliográficas:

  • ALVES, Rubem. A ciência como ela é: escândalos, fraudes e mazelas na pesquisa brasileira. Editora Zahar, 2012.
  • GONÇALVES, Márcia. Como Escrever Textos Científicos: Sem Dificuldade. Editora Contexto, 2019.
  • MIRANDA, Antônio. A ciência na mídia: Como os jornalistas abordam a ciência e a tecnologia. Editora Fiocruz, 2014.
  • PAVANI, Cinthia. Blog Científico: A ciência na palma da mão. Editora LabPub, 2018.
  • SOARES, Magda. Letramento científico e gêneros textuais. Editora Parábola Editorial, 2017.

Cronograma (exemplo):

Semana 1:

  • Introdução à disciplina e apresentação dos objetivos e conteúdos.
  • Discussão sobre a importância da divulgação científica na sociedade.

Semana 2:

  • Características dos gêneros de divulgação científica.
  • Análise de exemplos de artigos científicos, livros, blogs e outros materiais.

Semana 3:

  • Leitura crítica de textos de divulgação científica.
  • Identificação de estratégias de comunicação utilizadas nos materiais analisados.

Semana 4:

  • Escrita de textos de divulgação científica: linguagem acessível e estrutura adequada.
  • Exercícios práticos de escrita e revisão de textos.

Semana 5:

  • Produção de blogs científicos: escolha de temas, pesquisa e criação de conteúdo.
  • Discussão sobre a importância do engajamento do público nos blogs científicos.

Semana 6:

  • Produção de podcasts científicos: roteiro, gravação e edição.
  • Apresentação dos podcasts e discussão sobre a utilização do áudio na divulgação científica.

Semana 7:

  • Utilização de recursos audiovisuais na divulgação científica: criação de vídeos explicativos.
  • Discussão sobre a importância da visualização de dados e informações científicas.

Semana 8:

  • Estratégias de comunicação oral para transmitir conceitos científicos de forma clara e envolvente.
  • Preparação e apresentação de palestras e debates sobre temas científicos.

Semana 9:

  • Elaboração dos projetos finais de criação de materiais de divulgação científica.
  • Orientação e revisão dos projetos.

Semana 10:

  • Apresentação dos projetos finais.
  • Avaliação e feedback dos materiais produzidos.

Este cronograma é apenas um exemplo e pode ser adaptado de acordo com as necessidades e disponibilidade de tempo da instituição de ensino.

 

Aplicação do Curso "Comunicando Ciência: Explorando Gêneros de Divulgação Científica" em Sala de Aula

Introdução: A disciplina eletiva "Comunicando Ciência: Explorando Gêneros de Divulgação Científica" tem como objetivo desenvolver habilidades de comunicação científica dos estudantes, permitindo que transmitam conceitos científicos de forma acessível e atrativa. Esta forma de ensino estimula a alfabetização científica e o interesse dos alunos pela ciência, além de aprimorar suas habilidades de leitura, escrita e comunicação oral. Neste artigo, será apresentada uma forma detalhada de aplicar o curso em sala de aula, incluindo as estratégias metodológicas, recursos e atividades.

  1. Organização e estruturação da disciplina: A disciplina será estruturada em 12 semanas, com encontros semanais de 4 horas. Cada encontro terá uma combinação de aulas expositivas, discussões, atividades práticas e projetos individuais ou em grupo. A carga horária total será de 48 horas, sendo as 12 horas restantes destinadas a atividades complementares e elaboração dos projetos finais.

  2. Semana 1: Introdução e importância da divulgação científica: Nesta semana, será feita uma introdução à disciplina, apresentando os objetivos, competências e habilidades a serem desenvolvidas. Os estudantes também discutirão a importância da divulgação científica na sociedade, sua influência e o papel que desempenha na formação de opiniões e na tomada de decisões informadas.

  3. Semana 2: Características dos gêneros de divulgação científica: Os estudantes aprenderão sobre os diferentes gêneros de divulgação científica, como artigos científicos, livros de divulgação, blogs, podcasts, vídeos, entre outros. Serão apresentadas as características e exemplos de cada gênero, analisando suas estruturas, linguagem e público-alvo.

  4. Semana 3: Leitura crítica de textos de divulgação científica: Nesta semana, os estudantes desenvolverão habilidades de leitura crítica, analisando textos de divulgação científica. Eles aprenderão a identificar a estrutura do texto, os argumentos utilizados, a validade das informações e a clareza da comunicação. Serão promovidas discussões em sala de aula sobre as análises realizadas.

  5. Semana 4: Escrita de textos de divulgação científica: Os estudantes praticarão a escrita de textos de divulgação científica, com foco na linguagem acessível e na estrutura adequada. Serão realizados exercícios práticos de escrita e revisão, com feedback individual e coletivo. Os estudantes terão a oportunidade de aprimorar suas habilidades de escrita, adaptando a linguagem científica para torná-la mais clara e atrativa ao público.

  6. Semana 5: Produção de blogs científicos: Nesta semana, os estudantes serão incentivados a criar seus próprios blogs científicos. Eles escolherão um tema de interesse e realizarão pesquisas paradesenvolver conteúdo relacionado. Serão orientados na produção de artigos de divulgação científica para publicação em seus blogs. Além disso, serão discutidos aspectos relacionados ao engajamento do público, como a interação por meio de comentários e o compartilhamento em redes sociais.

  7. Semana 6: Produção de podcasts científicos: Os estudantes terão a oportunidade de explorar o formato de podcast como uma forma de divulgação científica. Eles aprenderão sobre roteiro, gravação e edição de áudio para a criação de episódios de podcast. Cada aluno ou grupo desenvolverá um episódio que aborde um tópico científico específico, aplicando técnicas de comunicação oral para transmitir conceitos de forma clara e envolvente.

  8. Semana 7: Utilização de recursos audiovisuais na divulgação científica: Será dedicada a explorar a importância da visualização de dados e informações científicas na divulgação. Os estudantes aprenderão a criar vídeos explicativos utilizando recursos audiovisuais, como gráficos, imagens e animações. Serão orientados na criação de vídeos que abordem conceitos científicos de forma visualmente atrativa e de fácil compreensão.

  9. Semana 8: Estratégias de comunicação oral: Serão abordadas estratégias de comunicação oral para transmitir conceitos científicos de forma clara e envolvente. Os estudantes praticarão técnicas de apresentação, como expressão corporal, uso adequado da voz e organização do discurso. Realizarão apresentações orais individuais e em grupo sobre tópicos científicos, recebendo feedback e aprimorando suas habilidades de comunicação.

  10. Semanas 9 e 10: Elaboração dos projetos finais: Os estudantes terão duas semanas para elaborar seus projetos finais, que consistirão na criação de materiais de divulgação científica de sua escolha. Eles terão liberdade para escolher o formato, como um livro, uma série de vídeos, um podcast temático, um blog aprimorado, entre outros. Serão orientados na pesquisa, criação de conteúdo, design e edição, além de receberem feedback contínuo durante o processo.

  11. Semana 11: Apresentação dos projetos finais: Nesta semana, os estudantes apresentarão seus projetos finais à turma. Cada aluno ou grupo terá um tempo determinado para compartilhar seu trabalho, explicando as escolhas feitas, os desafios enfrentados e os resultados obtidos. A turma terá a oportunidade de interagir, fazer perguntas e fornecer feedback construtivo.

  12. Semana 12: Avaliação e encerramento: Na última semana, será realizada uma avaliação individual e coletiva do curso. Os estudantes serão convidados a compartilhar suas experiências, aprendizados e desafios enfrentados ao longo do curso. Serão fornecidos feedbacks finais e a entrega das notas.

Recursos e referências bibliográficas: Durante todo o curso, serão utilizados recursos diversos, como livros de divulgação científica, artigos científicos, blogs, podcasts e vídeos de divulgação científica. Além disso, serão utilizadas ferramentas tecnológicas, como editores de áudio, editores de vídeo e plataformas de criação de blogs. Alguns recursos e referências bibliográficas recomendados incluem:

  1. ALVES, Rubem. A ciência como ela é: escândalos, fraudes e mazelas na pesquisa brasileira. Editora Zahar, 2012.
  2. GONÇALVES, Márcia. Como Escrever Textos Científicos: Sem Dificuldade. Editora Contexto, 2019.
  3. MIRANDA, Antônio. A ciência na mídia: Como os jornalistas abordam a ciência e a tecnologia. Editora Fiocruz, 2014.
  4. PAVANI, Cinthia. Blog Científico: A ciência na palma da mão. Editora LabPub, 2018.
  5. SOARES, Magda. Letramento científico e gêneros textuais. Editora Parábola Editorial, 2017.

Cronograma: Abaixo está um exemplo de cronograma para a aplicação do curso em sala de aula:

Semana 1: Introdução e importância da divulgação científica. Semana 2: Características dos gêneros de divulgação científica. Semana 3: Leitura crítica de textos de divulgação científica. Semana 4: Escrita de textos de divulgação científica. Semana 5: Produção de blogs científicos. Semana 6: Produção de podcasts científicos. Semana 7: Utilização de recursos audiovisuais na divulgação científica. Semana 8: Estratégias de comunicação oral. Semanas 9 e 10: Elaboração dos projetos finais. Semana 11: Apresentação dos projetos finais. Semana 12: Avaliação e encerramento.

Considerações finais: A aplicação do curso "Comunicando Ciência: Explorando Gêneros de Divulgação Científica" em sala de aula oferece aos estudantes a oportunidade de desenvolver habilidades de comunicação científica de forma prática e criativa. Ao longo do curso, eles explorarão diferentes gêneros de divulgação, praticarão a leitura crítica, a escrita, a comunicação oral e a produção de materiais de divulgação científica. A utilização de recursos e ferramentas tecnológicas enriquecerá a experiência dos alunos, preparando-os para se tornarem comunicadores eficazes da ciência.


"Comunicando Ciência: Explorando Gêneros de Divulgação Científica"

Ementa: Esta disciplina eletiva tem como objetivo explorar os diferentes gêneros de divulgação científica, fornecendo aos estudantes conhecimentos teóricos e práticos sobre como comunicar a ciência de maneira acessível e envolvente. Os estudantes irão analisar e produzir textos científicos em formatos diversos, como artigos de divulgação, blogs, podcasts e vídeos, aplicando estratégias de comunicação eficazes. Além disso, serão abordadas questões éticas e a importância da divulgação científica na sociedade.

Objetivos:

  • Compreender os princípios fundamentais da divulgação científica.
  • Analisar diferentes gêneros de divulgação científica e suas características.
  • Desenvolver habilidades de escrita, oralidade e comunicação visual para divulgar a ciência.
  • Aplicar estratégias de comunicação eficazes para diferentes públicos.
  • Refletir sobre questões éticas relacionadas à comunicação científica.
  • Reconhecer a importância da divulgação científica na sociedade.

Competências e Habilidades:

  • Ler, interpretar e analisar textos científicos em diferentes gêneros de divulgação.
  • Produzir textos científicos em diferentes gêneros de divulgação, adaptando a linguagem ao público-alvo.
  • Utilizar recursos audiovisuais para comunicar conceitos científicos de forma clara e envolvente.
  • Aplicar estratégias de comunicação eficazes, como storytelling e uso de exemplos práticos.
  • Refletir criticamente sobre a ética na comunicação científica.
  • Trabalhar em equipe, compartilhar ideias e dar e receber feedback construtivo.

Conteúdo:

  1. Introdução à divulgação científica e seus objetivos.
  2. Análise dos principais gêneros de divulgação científica: artigos de divulgação, livros, blogs, podcasts, vídeos, entre outros.
  3. Linguagem e estilo na divulgação científica: clareza, concisão e acessibilidade.
  4. Uso de recursos visuais na comunicação científica: infográficos, gráficos, imagens.
  5. Comunicação oral: apresentações e palestras sobre ciência.
  6. Estratégias de storytelling na divulgação científica.
  7. Ética na comunicação científica: precisão, honestidade e responsabilidade.
  8. Adaptação da comunicação científica para diferentes públicos: crianças, jovens, adultos, leigos.
  9. A influência das mídias sociais na divulgação científica.
  10. Desenvolvimento de projetos práticos de divulgação científica.

Metodologia:

  • Aulas expositivas para introdução de conceitos e discussões em grupo.
  • Análise e discussão de exemplos de gêneros de divulgação científica.
  • Atividades práticas de produção de textos, criação de vídeos, podcasts e outros formatos de comunicação científica.
  • Trabalho em equipe para projetos de divulgação científica.
  • Apresentações orais individuais e em grupo- Debates e discussões sobre questões éticas na comunicação científica.
  • Análise crítica de textos e produções de divulgação científica.
  • Feedback e revisão colaborativa dos trabalhos produzidos.
  • Pesquisas individuais e em grupo sobre temas específicos relacionados à divulgação científica.

Estimativas: Carga horária total: 60 horas (estimativa) Duração: 1 semestre (estimativa) Encontros semanais: 4 horas

Referências Bibliográficas:

  • ALVES, R.; SOARES, A. R. Gêneros textuais e divulgação científica. Revista Brasileira de Linguística Aplicada, v. 8, n. 2, p. 303-326, 2008.
  • MOSSERI, R.; BEVILACQUA, F. Gêneros de divulgação científica: um estudo comparativo entre a produção nacional e internacional. Em Questão, v. 21, n. 2, p. 65-84, 2015.
  • RODRIGUES, A. M.; VIANNA, C. G. Gêneros de divulgação científica: do impresso ao digital. Liinc em Revista, v. 8, n. 2, p. 286-297, 2012.
  • SAGAN, C. O mundo assombrado pelos demônios: a ciência vista como uma vela no escuro. Companhia das Letras, 1996.
  • ZURITA, R. O. Divulgação científica: panorama histórico e conceitual. Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia, v. 3, n. 1, p. 23-38, 2010.

Cronograma (estimado): Semanas 1-2: Introdução à divulgação científica e seus objetivos. Semanas 3-4: Análise dos principais gêneros de divulgação científica. Semanas 5-6: Linguagem e estilo na divulgação científica. Semanas 7-8: Uso de recursos visuais na comunicação científica. Semanas 9-10: Comunicação oral: apresentações e palestras sobre ciência. Semanas 11-12: Estratégias de storytelling na divulgação científica. Semanas 13-14: Ética na comunicação científica. Semanas 15-16: Adaptação da comunicação científica para diferentes públicos. Semanas 17-18: A influência das mídias sociais na divulgação científica. Semanas 19-20: Desenvolvimento de projetos práticos de divulgação científica.

Importante ressaltar que as estimativas de carga horária e cronograma podem variar de acordo com a instituição de ensino e a organização do currículo. O cronograma é apenas uma sugestão e pode ser ajustado conforme necessário.


"Desvendando a Ciência: Explorando Gêneros de Divulgação Científica"

Ementa: Esta disciplina eletiva tem como objetivo explorar os diferentes gêneros de divulgação científica, analisando sua importância, objetivos e desafios. Serão estudados artigos científicos, livros de divulgação científica, blogs, podcasts, documentários e outras formas de comunicação científica. Os alunos desenvolverão habilidades de leitura crítica, interpretação e produção de textos de divulgação científica, buscando tornar a ciência acessível e compreensível para diferentes públicos.

Objetivos:

  • Compreender a importância da divulgação científica na sociedade contemporânea.
  • Analisar os objetivos e desafios dos gêneros de divulgação científica.
  • Desenvolver habilidades de leitura crítica e interpretação de textos científicos.
  • Adquirir competências para produzir textos de divulgação científica claros e envolventes.
  • Explorar diferentes formas de comunicação científica, como blogs, podcasts e documentários.
  • Promover a alfabetização científica e a disseminação do conhecimento científico.

Competências e Habilidades: Ao final da disciplina, espera-se que os alunos sejam capazes de:

  • Identificar os principais gêneros de divulgação científica e suas características.
  • Ler e analisar criticamente textos de divulgação científica.
  • Produzir textos de divulgação científica com clareza e objetividade.
  • Utilizar recursos audiovisuais e narrativas para tornar a ciência mais acessível.
  • Aplicar estratégias de comunicação eficazes para diferentes públicos.
  • Avaliar a qualidade e a confiabilidade de fontes de informação científica.

Conteúdo:

  1. Introdução à divulgação científica
  • Definição e importância da divulgação científica.
  • Objetivos e desafios da comunicação científica.
  • Evolução dos gêneros de divulgação científica ao longo do tempo.
  1. Gêneros de divulgação científica
  • Artigos científicos: estrutura, linguagem e análise crítica.
  • Livros de divulgação científica: narrativas e acessibilidade.
  • Blogs científicos: interatividade e comunicação informal.
  • Podcasts científicos: áudio e comunicação oral.
  • Documentários científicos: recursos visuais e narrativas audiovisuais.
  1. Leitura crítica e interpretação de textos científicos
  • Estratégias para a leitura e análise de artigos científicos.
  • Identificação de informações relevantes e confiáveis.
  • Avaliação da qualidade metodológica de estudos científicos.
  1. Produção de textos de divulgação científica
  • Adaptando a linguagem científica para diferentes públicos.
  • Escrevendo textos claros, concisos e envolventes.
  • Utilização de recursos visuais e narrativas para comunicar a ciência.

Metodologia:

  • Aulas expositivas para introdução e apresentação dos conceitos.
  • Discussões em grupo para análise e interpretação de textoscientíficos.
  • Atividades práticas de leitura e análise crítica de gêneros de divulgação científica.
  • Exercícios de produção de textos de divulgação científica.
  • Análise e discussão de exemplos de diferentes gêneros de divulgação científica.
  • Utilização de recursos audiovisuais, como documentários e podcasts, para estimular a compreensão e a discussão.
  • Trabalhos individuais e em grupo para a produção de textos de divulgação científica.

Estimativas: Carga horária total: 60 horas Duração: 1 semestre

Referências Bibliográficas:

  • Sagan, C. O mundo assombrado pelos demônios: A ciência vista como uma vela no escuro. Companhia das Letras, 1995.
  • Bryson, B. Uma breve história de quase tudo. Companhia das Letras, 2005.
  • Mukherjee, S. O gene: Uma história íntima. Editora Intrínseca, 2017.
  • Dawkins, R. O maior espetáculo da Terra: As evidências da evolução. Companhia das Letras, 2009.
  • Revistas científicas: National Geographic, Scientific American, Science News.

Cronograma (exemplo): Semana 1-2: Introdução à divulgação científica e seus objetivos. Semana 3-4: Análise de artigos científicos e estratégias de leitura crítica. Semana 5-6: Livros de divulgação científica: narrativas e acessibilidade. Semana 7-8: Explorando blogs científicos e interatividade na comunicação. Semana 9-10: Podcasts científicos: áudio e comunicação oral. Semana 11-12: Documentários científicos: recursos visuais e narrativas audiovisuais. Semana 13-14: Produção de textos de divulgação científica. Semana 15-16: Revisão e apresentação dos projetos de divulgação científica.

Observação: O cronograma apresentado é apenas um exemplo e pode variar de acordo com a disponibilidade de aulas e carga horária da disciplina eletiva.

Implementando o curso "Desvendando a Ciência: Explorando Gêneros de Divulgação Científica" em sala de aula

Introdução (aprox. 200 palavras): Ao implementar o curso "Desvendando a Ciência: Explorando Gêneros de Divulgação Científica" em sala de aula, é importante estabelecer uma abordagem prática e interativa que engaje os alunos na compreensão dos conceitos e técnicas relacionadas à divulgação científica. Nesta proposta, serão exploradas diferentes estratégias de ensino, envolvendo atividades de leitura crítica, análise de textos, discussões em grupo, produção de conteúdo, uso de recursos audiovisuais e projetos práticos.

Etapas do curso (aprox. 2800 palavras):

  1. Introdução à divulgação científica (aprox. 300 palavras):

    • Aula expositiva (1 aula): Introduzir o conceito de divulgação científica, destacando sua importância na disseminação do conhecimento científico para diferentes públicos. Explorar os objetivos e desafios da comunicação científica, enfatizando a necessidade de tornar a ciência acessível e compreensível para além da comunidade científica.
  2. Gêneros de divulgação científica (aprox. 600 palavras):

    • Aulas expositivas (2 aulas): Apresentar os principais gêneros de divulgação científica, como artigos científicos, livros de divulgação científica, blogs científicos, podcasts e documentários científicos. Discutir suas características, linguagem, estrutura e objetivos específicos. Promover debates em sala de aula sobre as diferentes abordagens e recursos utilizados em cada gênero.
  3. Leitura crítica e interpretação de textos científicos (aprox. 700 palavras):

    • Atividade prática (2 aulas): Distribuir artigos científicos selecionados e guiar os alunos na leitura crítica. Apresentar estratégias para identificar informações relevantes, compreender a metodologia empregada e avaliar a qualidade das fontes de informação científica. Incentivar discussões em grupo para troca de ideias e interpretações.
  4. Produção de textos de divulgação científica (aprox. 700 palavras):

    • Atividade prática (4 aulas): Dividir os alunos em grupos e atribuir a cada grupo um gênero de divulgação científica (ex: blog científico, podcast). Cada grupo deverá selecionar um tema científico e produzir um texto de divulgação científica relacionado a esse tema. Orientar os alunos na adaptação da linguagem e na escolha de recursos audiovisuais para tornar a informação acessível e envolvente.
  5. Explorando recursos audiovisuais (aprox. 400 palavras):

    • Atividade prática (2 aulas): Apresentar documentários científicos, podcasts e vídeos de divulgação científica que exemplifiquem diferentes abordagens e técnicas. Promover discussões em sala de aula sobre a eficácia desses recursos na comunicação científica. Estimular a análise crítica dos recursos audiovisuais, destacando os elementos visuais, narrativas e linguagem utilizados para engajar o público.
  6. Projetos práticos de divulgação científica (aprox. 600 palavras):

    • Projeto final (6 aulas): Desafiar os alunos a aplicarem os conhecimentos adquiridos ao longo do curso em um projeto prático de divulgação científica. Cada aluno ou grupo deverá escolher um tema de interesse científico e desenvolver um projeto de divulgação, utilizando o gênero escolhido anteriormente (ex: blog, podcast). Os projetos devem ser apresentados em formato digital, permitindo a inclusão de textos, imagens, vídeos ou áudios. A avaliação levará em consideração a clareza da comunicação, a precisão das informações científicas e a criatividade na abordagem.

Metodologia e recursos utilizados:

  • Aulas expositivas: Para fornecer o embasamento teórico necessário, as aulas expositivas serão utilizadas para apresentar os conceitos, características e objetivos dos gêneros de divulgação científica.
  • Atividades práticas: Serão realizadas atividades práticas, como a análise crítica de textos científicos, produção de textos de divulgação científica e elaboração de projetos práticos de divulgação científica. Essas atividades visam desenvolver as habilidades de leitura, escrita, interpretação e produção de conteúdo científico.
  • Discussões em grupo: Promover debates e discussões em grupo é fundamental para estimular o pensamento crítico, a troca de ideias e a construção coletiva do conhecimento.
  • Recursos audiovisuais: Utilizar recursos audiovisuais, como documentários científicos, podcasts e vídeos, para complementar as aulas e exemplificar diferentes abordagens de divulgação científica.
  • Tecnologia digital: O uso de tecnologia digital será essencial para a produção e apresentação dos projetos finais. Os alunos poderão utilizar ferramentas de criação de blogs, edição de áudio e vídeo, plataformas de compartilhamento de arquivos, entre outros.

Estimativas de tempo: Considerando uma carga horária total de 60 horas para a disciplina eletiva, sugere-se a seguinte distribuição de tempo:

  • Aulas expositivas: 10 horas (2 aulas)
  • Atividades práticas: 20 horas (8 aulas)
  • Discussões em grupo: 10 horas (4 aulas)
  • Recursos audiovisuais: 4 horas (2 aulas)
  • Projetos práticos de divulgação científica: 16 horas (6 aulas)

Referências Bibliográficas:

  • Sagan, C. O mundo assombrado pelos demônios: A ciência vista como uma vela no escuro. Companhia das Letras, 1995.
  • Bryson, B. Uma breve história de quase tudo. Companhia das Letras, 2005.
  • Mukherjee, S. O gene: Uma história íntima. Editora Intrínseca, 2017.
  • Dawkins, R. O maior espetáculo da Terra: As evidências da evolução. Companhia das Letras, 2009.
  • Revistas científicas:National Geographic, Scientific American, Science News.

Cronograma (exemplo):

  • Semana 1-2: Introdução à divulgação científica e seus objetivos.
  • Semana 3-4: Gêneros de divulgação científica: artigos científicos, livros, blogs, podcasts e documentários.
  • Semana 5-6: Leitura crítica e interpretação de textos científicos.
  • Semana 7-10: Produção de textos de divulgação científica.
  • Semana 11-12: Explorando recursos audiovisuais na comunicação científica.
  • Semana 13-18: Projetos práticos de divulgação científica.

Observação: O cronograma apresentado é apenas um exemplo e pode ser adaptado de acordo com a disponibilidade de aulas e carga horária da disciplina eletiva. É importante permitir flexibilidade no cronograma para acomodar discussões e atividades adicionais que possam surgir ao longo do curso.



Cursos:

Desvendando a Ciência: Explorando os Gêneros de Divulgação Científica

Ementa: Este curso oferece uma introdução abrangente aos gêneros de divulgação científica, explorando suas características, estratégias de comunicação e impacto na sociedade. Os participantes terão a oportunidade de analisar diferentes gêneros, como artigos científicos, livros de divulgação, blogs, documentários e podcasts, além de desenvolver habilidades de comunicação científica.

Objetivos:

  • Compreender a importância da divulgação científica na sociedade contemporânea.
  • Identificar e analisar os diferentes gêneros de divulgação científica.
  • Desenvolver habilidades de leitura crítica e interpretação de textos científicos.
  • Aplicar estratégias de comunicação eficazes para tornar a ciência acessível a diferentes públicos.

Competências e Habilidades:

  • Compreensão dos princípios fundamentais da divulgação científica.
  • Capacidade de analisar e avaliar diferentes gêneros de divulgação científica.
  • Habilidade para comunicar conceitos científicos de forma clara e acessível.
  • Capacidade de adaptar a linguagem científica para públicos não especializados.

Conteúdo:

  1. Introdução à divulgação científica: conceitos e importância.
  2. Gêneros de divulgação científica: características e exemplos.
  3. Leitura crítica de textos científicos: artigos, livros e blogs.
  4. Comunicação visual na divulgação científica: infográficos e documentários.
  5. Comunicação auditiva na divulgação científica: podcasts e programas de rádio.
  6. Estratégias de escrita para divulgação científica.
  7. Aplicação da divulgação científica em diferentes contextos.

Metodologia:

  • Aulas expositivas com apoio de recursos visuais.
  • Discussões em grupo e atividades práticas.
  • Análise e discussão de exemplos de gêneros de divulgação científica.
  • Desenvolvimento de projetos de comunicação científica.

Estimativas:

  • Carga horária total: 30 horas.
  • Duração do curso: 5 semanas (encontros semanais de 6 horas).

Referências Bibliográficas:

  • ALVES, Rubem. A Ciência Divertida: Introdução à Divulgação Científica. Editora Papirus, 2018.
  • BRYSON, Bill. Uma Breve História de Quase Tudo. Editora Companhia das Letras, 2003.
  • DAWKINS, Richard. O Gene Egoísta. Editora Companhia das Letras, 2015.
  • GONZAGA, Lara. Blogs de Ciência: Novas Formas de Divulgação Científica. Editora UnB, 2019.

Cronograma (5 semanas): Semana 1:

  • Introdução à divulgação científica.
  • Importância da comunicação científica.
  • Características dos gêneros de divulgação científica.

Semana 2:

  • Leitura crítica de artigos científicos.
  • Análise de livros de divulgação científica.
  • Discussão sobre blogs científicos.

Semana 3:

  • Exploração da comunicação visual na divulgação científica.
  • Estudo de infográficos científicos.
  • Análise de documentários científicos.

Semana 4:

  • Comunicação auditiva na divulgação científica.
  • Análise de podcasts científicos e programas de rádio.
  • Estratégias de escrita para divulgação científica.

Semana 5:

  • Aplicação da divulgação científica em diferentes contextos.
  • Desenvolvimento de projetos de comunicação científica.
  • Apresentação e discussão dos projetos.

Observação: O cronograma pode ser ajustado de acordo com a disponibilidade de tempo e as necessidades dos participantes.

Este curso proporcionará aos participantes um sólido entendimento dos gêneros de divulgação científica, permitindo que eles desenvolvam habilidades de comunicação científica e contribuam para a disseminação do conhecimento científico de forma acessível e impactante.

A seguir, apresentarei uma proposta detalhada para a aplicação do curso "Desvendando a Ciência: Explorando os Gêneros de Divulgação Científica" em sala de aula, considerando uma carga horária de 30 horas distribuídas ao longo de 10 semanas.

Semana 1: Introdução à divulgação científica e sua importância

  • A primeira semana do curso será dedicada a apresentar os conceitos básicos da divulgação científica e sua relevância na sociedade contemporânea. Inicie a aula com uma discussão em grupo sobre o que os estudantes entendem por divulgação científica e por que consideram importante. Em seguida, apresente uma breve exposição, utilizando recursos visuais, para introduzir os principais pontos e objetivos do curso.
  • Ementa abordada: Conceitos e importância da divulgação científica.
  • Objetivos: Compreender a importância da divulgação científica na sociedade contemporânea.
  • Competências e Habilidades: Compreensão dos princípios fundamentais da divulgação científica.

Semana 2: Características dos gêneros de divulgação científica

  • Nesta semana, os estudantes explorarão os diferentes gêneros de divulgação científica, como artigos científicos, livros de divulgação, blogs, documentários e podcasts. Divida a turma em grupos e atribua a cada grupo um gênero específico para analisar. Peça para que pesquisem exemplos e apresentem as características e estratégias de comunicação utilizadas em cada um deles.
  • Ementa abordada: Gêneros de divulgação científica: características e exemplos.
  • Objetivos: Identificar e analisar os diferentes gêneros de divulgação científica.
  • Competências e Habilidades: Capacidade de analisar e avaliar diferentes gêneros de divulgação científica.

Semana 3: Leitura crítica de textos científicos

  • Nesta semana, os estudantes aprenderão a realizar uma leitura crítica de artigos científicos. Comece a aula apresentando as diferentes seções de um artigo científico, como introdução, metodologia, resultados e discussão. Discuta a importância de cada seção na construção do conhecimento científico e como interpretar as informações apresentadas. Em seguida, forneça aos estudantes alguns artigos científicos relacionados a temas de seu interesse e peça para que analisem e discutam em grupos.
  • Ementa abordada: Leitura crítica de textos científicos: artigos, livros e blogs.
  • Objetivos: Desenvolver habilidades de leitura crítica e interpretação de textos científicos.
  • Competências e Habilidades: Compreensão dos princípios fundamentais da divulgação científica.

Semana 4: Comunicação visual na divulgação científica

  • Nesta semana, os estudantes explorarão a importância da comunicação visual na divulgação científica. Apresente exemplos de infográficos científicos e discuta como eles podem auxiliar na compreensão de conceitos complexos. Peça para que os estudantes criem seus próprios infográficos, utilizandoferramentas digitais ou até mesmo papel e caneta, abordando um tema científico de sua escolha. Durante a aula, os grupos apresentarão seus infográficos e explicarão as escolhas feitas em relação ao design e às informações apresentadas.
  • Ementa abordada: Comunicação visual na divulgação científica: infográficos e documentários.
  • Objetivos: Explorar a comunicação visual na divulgação científica.
  • Competências e Habilidades: Habilidade para comunicar conceitos científicos de forma clara e acessível.

Semana 5: Comunicação auditiva na divulgação científica

  • Nesta semana, os estudantes serão introduzidos à comunicação auditiva na divulgação científica. Apresente exemplos de podcasts científicos e programas de rádio que abordam temas científicos. Incentive os estudantes a ouvirem e analisarem diferentes episódios de podcasts científicos, identificando estratégias de comunicação e a linguagem utilizada. Promova uma discussão em grupo sobre os podcasts e suas formas de engajamento do público.
  • Ementa abordada: Comunicação auditiva na divulgação científica: podcasts e programas de rádio.
  • Objetivos: Explorar a comunicação auditiva na divulgação científica.
  • Competências e Habilidades: Capacidade de adaptar a linguagem científica para públicos não especializados.

Semana 6: Estratégias de escrita para divulgação científica

  • Nesta semana, os estudantes aprenderão estratégias de escrita eficazes para a divulgação científica. Apresente exemplos de textos científicos adaptados para diferentes públicos, como artigos de revistas populares e livros de divulgação científica. Discuta a importância de adaptar a linguagem e o estilo de escrita para tornar a ciência mais acessível e interessante. Divida a turma em grupos e peça para que cada grupo elabore um texto de divulgação científica sobre um tema de sua escolha, utilizando as estratégias discutidas.
  • Ementa abordada: Estratégias de escrita para divulgação científica.
  • Objetivos: Desenvolver habilidades de comunicação científica por meio da escrita.
  • Competências e Habilidades: Habilidade para comunicar conceitos científicos de forma clara e acessível.

Semana 7: Aplicação da divulgação científica em diferentes contextos

  • Nesta semana, os estudantes explorarão a aplicação da divulgação científica em diferentes contextos. Apresente casos de estudo em que a divulgação científica teve um papel significativo na sociedade, como debates sobre vacinas, mudanças climáticas ou descobertas arqueológicas. Divida a turma em grupos e peça para que cada grupo realize uma pesquisa sobre um caso específico, identificando os gêneros de divulgação científica utilizados e discutindo os impactos sociais e políticos.
  • Ementa abordada: Aplicação da divulgação científica em diferentes contextos.
  • Objetivos: Aplicar a divulgação científica em situações reais e discutir seus impactos.
  • Competências e Habilidades: Aplicação da divulgação científica em diferentes contextos.

Semana 8: Desenvolvimento de projetos de comunicação científica

  • Nesta semana, os estudantes trabalharão no desenvolvimento de projetos de comunicação científica. Divida a turma em equipes e peça para que cada equipe escolha um tema científico de interesse. Cada equipe deverá criar um projeto de comunicação científica que englobe diferentes gêneros, como um blog científico, um podcast, um vídeo educativo ou até mesmo uma exposição. Durante a semana, as equipes terão tempo para pesquisar, planejar e produzir seus projetos, com o apoio do professor para orientação e feedback.
  • Ementa abordada: Desenvolvimento de projetos de comunicação científica.
  • Objetivos: Desenvolver habilidades práticas na criação de projetos de divulgação científica.
  • Competências e Habilidades: Habilidade para comunicar conceitos científicos de forma clara e acessível.

Semana 9: Apresentação e discussão dos projetos

  • Nesta semana, os estudantes apresentarão seus projetos de comunicação científica para a turma. Cada equipe terá um tempo designado para fazer uma apresentação, demonstrando o trabalho realizado e explicando as escolhas feitas em relação aos gêneros de divulgação científica utilizados. Após cada apresentação, promova uma discussão em grupo para que os estudantes possam compartilhar feedbacks construtivos e trocar ideias sobre os projetos.
  • Ementa abordada: Apresentação e discussão dos projetos de comunicação científica.
  • Objetivos: Promover a apresentação e a discussão dos projetos desenvolvidos pelos estudantes.
  • Competências e Habilidades: Habilidade para comunicar conceitos científicos de forma clara e acessível.

Semana 10: Avaliação e encerramento do curso

  • Nesta última semana, será realizada uma avaliação para verificar o aprendizado dos estudantes ao longo do curso. A avaliação pode ser composta por uma prova escrita, atividades individuais ou em grupo e uma autoavaliação sobre o desenvolvimento das competências e habilidades adquiridas durante o curso. Após a avaliação, ocorrerá o encerramento do curso, onde serão realizadas considerações finais e um espaço para os estudantes compartilharem suas percepções e experiências ao longo das 10 semanas.
  • Ementa abordada: Avaliação e encerramento do curso.
  • Objetivos: Avaliar o aprendizado dos estudantes e encerrar o curso de forma reflexiva.
  • Competências e Habilidades: Avaliar a aquisição de competências e habilidades relacionadas à divulgação científica.

Essa proposta detalhada de aplicação do curso "Desvendando a Ciência: Explorando os Gêneros de Divulgação Científica" permite que os estudantes se envolvam ativamente na exploração e compreensão dos gêneros de divulgação científica, além de desenvolverem habilidades práticas na comunicação científica. A estrutura semanal busca proporcionar uma progressão coerente dos conteúdos, com atividades práticas e discussões em grupo para estimular a participação e a troca de conhecimentos. É importante adaptar a proposta de acordo com a disponibilidade de tempo e recursos da escola, bem como considerar as necessidades e interesses específicos dos estudantes.

Referências Bibliográficas:

  • ALVES, Rubem. A Ciência Divertida: Introdução à Divulgação Científica. Editora Papirus, 2018.
  • BRYSON, Bill. Uma Breve História de Quase Tudo. Editora Companhia das Letras, 2003.
  • DAWKINS, Richard. O Gene Egoísta. Editora Companhia das Letras, 2015.
  • GONZAGA, Lara. Blogs de Ciência: Novas Formas de Divulgação Científica. Editora UnB, 2019.

Observação: Este cronograma é uma sugestão e pode ser adaptado de acordo com as necessidades e particularidades da instituição de ensino.


Introdução aos Gêneros de Divulgação Científica

Título: Comunicando Ciência: Explorando os Gêneros de Divulgação Científica

Ementa: O curso oferece uma introdução abrangente aos diferentes gêneros de divulgação científica, explorando suas características, propósitos e estratégias de comunicação. Serão abordados artigos científicos, livros de divulgação científica, blogs, podcasts e documentários científicos. Além disso, serão discutidos aspectos relacionados à linguagem, estilo de escrita e técnicas de comunicação para tornar a ciência mais acessível e envolvente ao público.

Objetivos:

  • Compreender a importância da divulgação científica na sociedade contemporânea.
  • Identificar os diferentes gêneros de divulgação científica e suas características.
  • Explorar estratégias de comunicação eficazes para transmitir informações científicas.
  • Desenvolver habilidades de leitura crítica e análise de textos de divulgação científica.
  • Promover a produção de textos e conteúdos de divulgação científica de qualidade.

Competências e habilidades:

  • Leitura crítica de gêneros de divulgação científica.
  • Escrita e produção de textos de divulgação científica.
  • Análise e interpretação de diferentes formatos de divulgação científica.
  • Compreensão das estratégias de comunicação para diferentes públicos.
  • Pensamento crítico e reflexão sobre a importância da divulgação científica.

Conteúdo:

  1. Introdução à divulgação científica: conceitos e importância.
  2. Artigos científicos: estrutura, linguagem e análise crítica.
  3. Livros de divulgação científica: narrativas e abordagens acessíveis.
  4. Blogs científicos: linguagem digital e interação com o público.
  5. Podcasts científicos: comunicação oral e produção de episódios.
  6. Documentários científicos: visualização e narrativa audiovisual.
  7. Estratégias de comunicação eficazes para diferentes públicos.
  8. Linguagem acessível e clareza na divulgação científica.

Metodologia:

  • Aulas expositivas com apresentação de conceitos e exemplos práticos.
  • Discussões em grupo para análise e interpretação de textos de divulgação científica.
  • Atividades individuais e em grupo para produção de conteúdo de divulgação científica.
  • Análise de casos e estudos de exemplos de diferentes gêneros de divulgação científica.
  • Uso de recursos audiovisuais e tecnológicos para ilustrar os conceitos abordados.

Estimativas:

  • Carga horária total: 30 horas.
  • Duração: 10 encontros de 3 horas cada.

Referências Bibliográficas:

  • Alan Alda. If I Understood You, Would I Have This Look on My Face?: Relating to and Communicating with Others, from the Boardroom to the Bedroom. Random House, 2017.
  • Carl Zimmer. A Planet of Viruses. University of Chicago Press, 2015.
  • Emily Graslie. The Brain Scoop (YouTube Channel).
  • Neil deGrasse Tyson. Astrophysics for People in a Hurry. W.W. Norton & Company, 2017.
  • Science magazine (www.sciencemag.org)
  • National Geographic (www.nationalgeographic.com)
  • TED Talks: Talks on Science (www.ted.com)

Cronograma:

Encontro 1:

  • Apresentação do curso e introdução à divulgação científica.
  • Importância da comunicação científica.
  • Discussão sobre artigos científicos.

Encontro 2:

  • Exploração de livros de divulgação científica.
  • Análise de narrativas e abordagens acessíveis.

Encontro 3:

  • Introdução aos blogs científicos.
  • Estudo de linguagem digital e interação com o público.

Encontro 4:

  • Podcasts científicos: produção e comunicação oral.
  • Análise de episódios de podcasts.

Encontro 5:

  • Documentários científicos: visualização e narrativa audiovisual.
  • Discussão sobre estratégias de comunicação eficazes.

Encontro 6:

  • Linguagem acessível na divulgação científica.
  • Produção de conteúdo de divulgação científica.

Encontro 7:

  • Análise crítica de textos de divulgação científica.
  • Debate sobre a importância da divulgação científica.

Encontro 8:

  • Estratégias de comunicação para diferentes públicos.
  • Desenvolvimento de habilidades de pensamento crítico.

Encontro 9:

  • Apresentação e discussão dos projetos de divulgação científica dos alunos.
  • Feedback e aprimoramento dos trabalhos.

Encontro 10:

  • Encerramento do curso.
  • Reflexão sobre a importância contínua da divulgação científica.

Observação: O cronograma pode ser adaptado de acordo com a disponibilidade e necessidades da turma, assim como a escolha de referências bibliográficas pode ser ampliada para abranger diferentes perspectivas e temas específicos dentro da divulgação científica.


Introdução aos Gêneros de Divulgação Científica

  • Ementa: Introdução aos conceitos e características dos gêneros de divulgação científica, explorando diferentes formas de comunicação científica acessível ao público em geral. Análise de exemplos de artigos científicos, livros de divulgação científica, documentários e outros recursos audiovisuais. Discussão sobre a importância da divulgação científica na promoção da alfabetização científica.

  • Objetivos:

    • Compreender os conceitos e características dos gêneros de divulgação científica.
    • Analisar e interpretar textos e recursos audiovisuais de divulgação científica.
    • Identificar as estratégias de comunicação utilizadas para tornar a ciência acessível.
    • Refletir sobre a importância da divulgação científica na sociedade.
  • Competências e habilidades:

    • Leitura crítica e interpretação de textos científicos.
    • Compreensão dos elementos essenciais da comunicação científica.
    • Análise de recursos audiovisuais utilizados na divulgação científica.
    • Habilidades de escrita para produção de textos de divulgação científica.
  • Conteúdo:

    1. Introdução à divulgação científica e seus objetivos.
    2. Características dos gêneros de divulgação científica.
    3. Análise de artigos científicos e sua adaptação para diferentes públicos.
    4. Livros de divulgação científica: narrativa e acessibilidade.
    5. Documentários e programas de televisão científicos.
    6. Blogs científicos e podcasts como formas contemporâneas de divulgação científica.
    7. Estratégias de comunicação para tornar a ciência mais acessível.
  • Metodologia: O curso será desenvolvido por meio de aulas expositivas, atividades individuais e em grupo, análise e discussão de textos e recursos audiovisuais de divulgação científica. Os estudantes serão estimulados a produzir textos de divulgação científica, realizar análises críticas e participar de debates sobre temas relevantes.

  • Estimativa de carga horária: 40 horas.

  • Referências bibliográficas:

    • Guedes, M. T. (2018). Gêneros de divulgação científica: uma proposta de classificação. Revista Brasileira de Linguística Aplicada, 18(2), 313-338.
    • Sagan, C. (1996). O mundo assombrado pelos demônios: A ciência vista como uma vela no escuro. Companhia das Letras.
    • Bryson, B. (2004). Uma breve história de quase tudo. Companhia das Letras.
  • Cronograma (sugestão):

    • Semana 1: Introdução à divulgação científica e seus objetivos.
    • Semana 2: Características dos gêneros de divulgação científica.
    • Semana 3: Análise de artigos científicos e sua adaptação para diferentes públicos.
    • Semana 4: Livros de divulgação científica: narrativa e acessibilidade.
    • Semana 5: Documentários e programas de televisão científicos.
    • Semana 6: Blogs científicos e podcasts como formas contemporâneas de divulgação científica.
    • Semana 7: Estratégias de comunicação para tornar a ciência mais acessível.
    • Semana 8: Atividades práticas de produção de textos de divulgação científica.
    • Semana 9: Análise e discussão de recursos audiovisuais de divulgação científica.
    • Semana 10: Avaliação final e síntese do curso.

Observação: O cronograma sugerido pode ser adaptado de acordo com a disponibilidade de tempo e recursos da instituição de ensino ou plataforma de educação online.


Introdução aos Gêneros de Divulgação Científica

Título: Comunicando Ciência: Explorando os Gêneros de Divulgação Científica

Ementa: Este curso tem como objetivo introduzir os participantes aos diferentes gêneros de divulgação científica e explorar estratégias eficazes de comunicação científica. Serão abordados temas como a importância da divulgação científica, características dos principais gêneros, linguagem acessível, narrativa e recursos audiovisuais. Os participantes terão a oportunidade de analisar exemplos de gêneros de divulgação científica e desenvolver habilidades de comunicação para tornar a ciência mais acessível e compreensível ao público em geral.

Objetivos:

  • Compreender a importância da divulgação científica na sociedade.
  • Identificar os diferentes gêneros de divulgação científica.
  • Desenvolver habilidades de comunicação eficaz na divulgação científica.
  • Explorar estratégias de linguagem acessível, narrativa e uso de recursos audiovisuais.
  • Aplicar os conhecimentos adquiridos na produção de textos e materiais de divulgação científica.

Competências e Habilidades:

  • Compreender e analisar os principais gêneros de divulgação científica.
  • Utilizar estratégias de comunicação eficaz para tornar a ciência acessível ao público em geral.
  • Aplicar técnicas de linguagem clara e concisa na produção de textos de divulgação científica.
  • Utilizar recursos audiovisuais e narrativas para transmitir informações científicas de forma envolvente.
  • Avaliar criticamente materiais de divulgação científica existentes.

Conteúdo:

  1. Importância da divulgação científica
  2. Características dos gêneros de divulgação científica
  3. Linguagem acessível na comunicação científica
  4. Narrativa na divulgação científica
  5. Recursos audiovisuais na divulgação científica
  6. Produção de textos e materiais de divulgação científica
  7. Avaliação crítica de materiais de divulgação científica

Metodologia:

  • Aulas expositivas e interativas.
  • Discussões em grupo e debates.
  • Análise de exemplos de gêneros de divulgação científica.
  • Atividades práticas de produção de textos e materiais de divulgação científica.
  • Feedback individual e coletivo.

Estimativa de Carga Horária: 30 horas

Referências Bibliográficas:

  • CASTRO, Eduardo. A vida do cientista: como divulgar a ciência no mundo atual. Editora Fiocruz, 2015.
  • MIRANDA, Marcelo. Divulgação científica: ciência, risco e aventura. Editora da UFMG, 2017.
  • NEVES, Carolina. Comunicar Ciência. Editora Cengage Learning, 2019.

Cronograma:

  • Semana 1: Introdução à divulgação científica e sua importância.
  • Semana 2: Características dos gêneros de divulgação científica.
  • Semana 3: Linguagem acessível e narrativa na divulgação científica.
  • Semana 4: Recursos audiovisuais na comunicação científica.
  • Semana 5: Produção de textos e materiais de divulgação científica.
  • Semana 6: Avaliação crítica de materiais de divulgação científica.
  • Semana 7: Atividades práticas e feedback.
  • Semana 8: Encerramento e apresentação dos projetos finais.

Nota: É importante ressaltar que este é apenas um exemplo de como um curso sobre gêneros de divulgação científica pode ser estruturado. Os títulos, a ementa, os objetivos, as competências e habilidades, o conteúdo, a metodologia, as estimativas e as referências bibliográficas podem variar de acordo com o contexto e a abordagem pedagógica adotada.