Inglês no cotidiano

"Inglês no Cotidiano"

refere-se ao uso do idioma inglês nas situações e atividades diárias. Isso inclui a comunicação oral e escrita em inglês em contextos como conversas informais, interações sociais, transações comerciais, interações no local de trabalho, viagens, compras, leitura de materiais em inglês, entre outros.

No cotidiano, o inglês pode ser utilizado para realizar tarefas básicas, como fazer compras, pedir informações, dar direções, fazer reservas, encomendar comida, cumprimentar pessoas e socializar em geral. Além disso, é comum encontrar o inglês sendo usado em ambientes profissionais, como reuniões de negócios, apresentações, redação de e-mails e relatórios, entre outros.

Dominar o inglês no cotidiano pode trazer uma série de benefícios, como facilitar a comunicação em viagens internacionais, ampliar as oportunidades de carreira, permitir o acesso a uma ampla gama de recursos educacionais e culturais em inglês, e aumentar a capacidade de se conectar com pessoas de diferentes partes do mundo.

Portanto, o inglês no cotidiano abrange todas as habilidades linguísticas necessárias para se comunicar efetivamente em diversas situações do dia a dia, tanto em um contexto pessoal quanto profissional.

 

Aprender tudo sobre a língua inglesa é um processo contínuo que requer tempo, prática e dedicação. No entanto, posso fornecer uma visão geral dos principais elementos e áreas de estudo que você pode explorar ao aprender inglês. Aqui estão alguns pontos fundamentais:

  1. Vocabulário: Comece a aprender palavras e expressões em inglês. Concentre-se em categorias como cores, números, alimentos, roupas, objetos domésticos e assim por diante. Use aplicativos de vocabulário, flashcards ou listas de palavras para praticar.

  2. Gramática: Estude as regras gramaticais básicas, como tempos verbais (presente, passado, futuro), substantivos, pronomes, adjetivos e advérbios. Compreender a estrutura das frases em inglês é essencial para a comunicação correta.

  3. Pronúncia: Pratique a pronúncia correta dos sons e fonemas em inglês. Ouça nativos falando e tente imitar. Assista a filmes, séries e vídeos em inglês para se familiarizar com o ritmo e entonação da língua.

  4. Leitura: Leia textos em inglês, como livros, revistas, artigos de notícias e blogs. Comece com material mais simples e vá progredindo para textos mais complexos à medida que seu nível de proficiência aumenta. Faça anotações e busque o significado de palavras desconhecidas.

  5. Escrita: Pratique a escrita em inglês, desde simples frases até textos mais elaborados. Tente manter um diário em inglês ou escrever pequenos ensaios sobre tópicos de seu interesse. Revise e corrija seus textos para aprimorar a gramática e o vocabulário.

  6. Compreensão auditiva: Ouça áudios e pratique a compreensão auditiva. Comece com diálogos simples e, gradualmente, passe para conteúdos mais complexos, como podcasts, músicas e filmes em inglês. Use legendas para ajudar na compreensão.

  7. Conversação: Pratique a fala regularmente, seja com falantes nativos ou por meio de exercícios de conversação. Isso ajudará você a ganhar confiança e fluência ao se comunicar em inglês.

  8. Aulas e cursos: Considere fazer aulas de inglês com um professor qualificado ou participar de cursos online. Eles podem fornecer orientação especializada, materiais de estudo estruturados e oportunidades de prática.

  9. Imersão: Se possível, crie um ambiente de imersão no idioma. Assista a filmes e programas de TV em inglês, ouça músicas, leia livros e converse com pessoas que falam inglês. Quanto mais você se expuser à língua, mais natural se tornará para você.

Lembre-se de que o aprendizado de inglês é um processo contínuo e gradual. Defina metas realistas, pratique regularmente e não tenha medo de cometer erros. A prática consistente e a perseverança são essenciais para alcançar a fluência no idioma.

 

No ensino médio, o tema "Inglês no Cotidiano" pode ser abordado de várias maneiras para ajudar os alunos a desenvolverem habilidades comunicativas em inglês e prepará-los para situações do mundo real. Aqui estão algumas ideias:

  1. Conversação: Promova atividades de conversação em inglês em sala de aula, onde os alunos possam praticar a comunicação oral em situações do cotidiano, como fazer pedidos em um restaurante, dar direções, fazer compras, entre outros.

  2. Leitura e interpretação: Forneça aos alunos textos autênticos em inglês, como artigos de jornais, blogs ou trechos de livros, que abordem situações do cotidiano. Peça aos alunos que leiam e interpretem esses textos, identificando vocabulário relevante e compreendendo o contexto.

  3. Escrita: Incentive os alunos a escreverem redações, cartas ou e-mails em inglês, simulando situações do cotidiano. Por exemplo, eles podem escrever um e-mail para um amigo estrangeiro, fazer um diário de viagem ou redigir uma reclamação sobre um serviço.

  4. Atividades de simulação: Crie atividades de simulação em sala de aula para que os alunos possam praticar situações reais do cotidiano, como simular uma compra em uma loja, realizar um diálogo entre um turista e um morador local, ou fazer uma apresentação sobre um tópico relacionado à vida cotidiana.

  5. Recursos audiovisuais: Utilize recursos audiovisuais, como vídeos, músicas e filmes que retratem situações do cotidiano em inglês. Isso pode ajudar os alunos a se familiarizarem com a linguagem e os contextos de uso da língua.

  6. Projetos temáticos: Divida a turma em grupos e atribua a cada grupo um projeto relacionado ao tema "Inglês no Cotidiano". Pode ser a criação de um guia turístico, a produção de um podcast sobre a cultura de países de língua inglesa, ou até mesmo a organização de uma feira cultural onde os alunos apresentem diferentes aspectos do cotidiano em países anglófonos.

  7. Intercâmbio cultural: Incentive os alunos a se envolverem em intercâmbios culturais, seja por meio de correspondência com estudantes estrangeiros que falam inglês, participação em programas de intercâmbio estudantil ou eventos culturais internacionais.

Essas são apenas algumas sugestões para abordar o tema "Inglês no Cotidiano" no ensino médio. O objetivo é proporcionar aos alunos a oportunidade de praticar a língua inglesa em contextos reais e desenvolver habilidades comunicativas que serão úteis em suas vidas pessoais e profissionais.

Outras formas de abordar o tema "Inglês no Cotidiano" no ensino médio para ajudar os alunos a desenvolverem suas habilidades linguísticas e culturais em inglês:

  1. Aulas práticas: Realize atividades interativas em sala de aula que simulem situações cotidianas em que os alunos precisam se comunicar em inglês. Por exemplo, simule uma ida a um restaurante, um diálogo em uma loja, uma conversa telefônica ou uma troca de e-mails profissionais. Isso permite que os alunos pratiquem a expressão oral e escrita em um contexto real.

  2. Jogos de role-play: Divida os alunos em pares ou grupos e atribua a eles papéis e cenários para atuarem em inglês. Por exemplo, podem representar um encontro entre amigos, uma entrevista de emprego ou uma visita ao médico. Isso ajuda os alunos a ganharem confiança na comunicação em inglês enquanto aplicam o vocabulário e as estruturas gramaticais aprendidas.

  3. Projeto de pesquisa: Peça aos alunos que realizem pesquisas sobre costumes, tradições e hábitos cotidianos em países de língua inglesa. Eles podem apresentar suas descobertas em inglês, criando oportunidades para aprimorar a leitura, a escrita e a apresentação oral.

  4. Leitura autêntica: Integre textos autênticos em inglês ao currículo, como artigos de notícias, blogs, poemas, letras de músicas ou trechos de livros. Os alunos podem discutir e analisar esses textos, além de expandir seu vocabulário e compreensão de leitura.

  5. Atividades de escuta: Utilize recursos de áudio, como podcasts, entrevistas ou gravações autênticas, para desenvolver as habilidades de compreensão auditiva dos alunos. Eles podem responder a perguntas, fazer anotações ou participar de discussões com base no conteúdo ouvindo.

  6. Intercâmbio cultural: Promova oportunidades de intercâmbio cultural com estudantes de países de língua inglesa. Isso pode ser feito por meio de parcerias com escolas estrangeiras, programas de intercâmbio virtual ou até mesmo convidando falantes nativos de inglês para visitar a sala de aula. Essas interações ajudam a enriquecer a compreensão cultural dos alunos e a praticar a comunicação em inglês autêntica.

  7. Recursos tecnológicos: Faça uso de recursos digitais, como aplicativos, plataformas online e ferramentas de aprendizado de idiomas, que ofereçam atividades interativas para melhorar as habilidades linguísticas dos alunos no cotidiano em inglês. Eles podem praticar vocabulário, gramática, pronúncia e compreensão auditiva por meio de jogos, exercícios e quizzes.

Ao incorporar essas abordagens, você pode ajudar os alunos a desenvolverem habilidades práticas de comunicação em inglês, além de aumentar sua consciência cultural e sua capacidade de se envolverem com o idioma em contextos reais.

Conteúdos:

Aqui está um exemplo de um conteúdo programático para o tema "Inglês no Cotidiano" no ensino médio. Este é apenas um exemplo e pode ser adaptado de acordo com as necessidades e recursos disponíveis:

Unidade 1: Introdução ao Inglês no Cotidiano

  • Apresentação do tema "Inglês no Cotidiano" e sua importância
  • Alfabeto e pronúncia correta das letras em inglês
  • Vocabulário básico para situações cotidianas: cumprimentos, números, cores, alimentos, partes do corpo, etc.
  • Habilidades de comunicação: saudações, apresentações, fazer perguntas simples

Unidade 2: Conversas no Cotidiano

  • Conversação em situações do cotidiano: pedir direções, fazer compras, fazer pedidos em um restaurante, ir ao médico, etc.
  • Diálogos simulados: praticar conversas em pares ou em grupos sobre situações cotidianas
  • Vocabulário específico para cada contexto e expressões idiomáticas comuns

Unidade 3: Leitura e Interpretação

  • Leitura de textos autênticos em inglês relacionados ao cotidiano: notícias, blogs, artigos, etc.
  • Compreensão de vocabulário em contexto
  • Discussões e debates baseados na leitura dos textos

Unidade 4: Escrita no Cotidiano

  • Redação de e-mails, cartas, diários, anotações e outros formatos de escrita relacionados a situações do cotidiano
  • Uso adequado de vocabulário, gramática e expressões em diferentes contextos escritos

Unidade 5: Simulações e Projetos Temáticos

  • Atividades de simulação de situações do cotidiano: compras, reservas de viagem, interações sociais, etc.
  • Criação de projetos temáticos relacionados ao cotidiano em países de língua inglesa: guias turísticos, apresentações culturais, vídeos, entre outros

Unidade 6: Recursos Audiovisuais e Cultura

  • Uso de recursos audiovisuais, como vídeos, músicas e filmes, para explorar situações do cotidiano e aspectos culturais
  • Discussões sobre diferenças culturais e como elas influenciam a vida cotidiana em países anglófonos

Unidade 7: Intercâmbio Cultural e Aplicação Prática

  • Incentivo à participação em intercâmbios culturais, correspondência com estudantes estrangeiros ou eventos culturais internacionais
  • Prática da língua inglesa em situações reais fora da sala de aula

Este conteúdo programático serve como base para um curso sobre "Inglês no Cotidiano" no ensino médio. É importante adaptá-lo às necessidades dos alunos e à carga horária disponível, bem como complementá-lo com atividades práticas, avaliações formativas e recursos didáticos relevantes, como livros didáticos, materiais de áudio e vídeo, e acesso a recursos online.

 

Algumas ideias adicionais para complementar o conteúdo programático do tema "Inglês no Cotidiano" no ensino médio:

  1. Habilidades de escuta: Inclua atividades de compreensão oral em situações cotidianas, como ouvir diálogos, entrevistas, podcasts ou trechos de filmes. Os alunos podem responder a perguntas de compreensão, preencher lacunas ou discutir o que ouviram.

  2. Jogos e atividades interativas: Use jogos de tabuleiro, jogos online, quizzes e atividades interativas para praticar vocabulário, gramática e situações cotidianas. Isso tornará o aprendizado mais divertido e envolvente.

  3. Uso de tecnologia: Aproveite as ferramentas digitais disponíveis, como aplicativos de aprendizado de idiomas, sites educacionais, vídeos do YouTube e recursos online para oferecer práticas interativas e recursos adicionais aos alunos.

  4. Conexões culturais: Explore a cultura de países de língua inglesa por meio de projetos de pesquisa, apresentações e debates em sala de aula. Isso permitirá que os alunos entendam melhor as tradições, costumes e valores dos falantes nativos de inglês.

  5. Aprendizado baseado em tarefas: Crie tarefas autênticas baseadas em situações reais, como planejar uma viagem, fazer um orçamento, preparar uma receita, organizar um evento, etc. Isso incentivará os alunos a aplicar suas habilidades em inglês de maneira prática.

  6. Experiências culturais imersivas: Organize visitas a eventos culturais em que o inglês seja utilizado, como peças de teatro, palestras, exposições ou workshops. Isso proporcionará aos alunos a oportunidade de vivenciar o inglês em um ambiente autêntico.

  7. Avaliação formativa: Realize avaliações regulares para monitorar o progresso dos alunos, oferecendo feedback individualizado para ajudá-los a aprimorar suas habilidades em inglês. Além de provas escritas, inclua também avaliações orais e projetos práticos.

  8. Parcerias com escolas estrangeiras: Estabeleça parcerias com escolas em países de língua inglesa para troca de correspondência entre os alunos. Isso permitirá que eles pratiquem a escrita e estabeleçam conexões reais com estudantes de outros países.

Lembre-se de que o ensino de inglês no cotidiano deve ser flexível e adaptável, levando em consideração as necessidades e interesses dos alunos. Ao tornar as aulas interativas, práticas e culturalmente relevantes, você ajudará os estudantes a se sentirem mais motivados e envolvidos com a língua inglesa.

 

Aqui está um exemplo de um conteúdo programático detalhado para um curso sobre "Inglês no Cotidiano" no ensino médio. Lembre-se de que este é apenas um exemplo e pode ser adaptado de acordo com as necessidades específicas da turma e recursos disponíveis:

Unidade 1: Introdução ao Inglês no Cotidiano

  • Apresentação do curso e dos objetivos de aprendizagem
  • Introdução à importância do inglês no cotidiano
  • Alfabeto e pronúncia correta das letras em inglês
  • Vocabulário básico para situações cotidianas: cumprimentos, números, cores, alimentos, partes do corpo, etc.
  • Habilidades de comunicação: saudações, apresentações, fazer perguntas simples

Unidade 2: Conversação em Situações do Cotidiano

  • Diálogos em situações cotidianas: fazer pedidos em um restaurante, ir às compras, pedir direções, etc.
  • Expressões idiomáticas e vocabulário específico para cada contexto
  • Prática de conversação em pares e em grupos
  • Desenvolvimento da fluência e confiança na comunicação oral

Unidade 3: Leitura e Interpretação

  • Leitura de textos autênticos em inglês relacionados ao cotidiano: artigos de notícias, blogs, trechos de livros, etc.
  • Compreensão de vocabulário em contexto
  • Identificação de ideias principais e detalhes relevantes
  • Discussões e debates baseados na leitura dos textos

Unidade 4: Escrita no Cotidiano

  • Redação de e-mails, cartas, diários, anotações e outros formatos de escrita relacionados a situações do cotidiano
  • Uso adequado de vocabulário, gramática e expressões em diferentes contextos escritos
  • Prática de escrita criativa em situações do cotidiano: histórias, descrições, narrativas pessoais, etc.

Unidade 5: Simulações e Projetos Temáticos

  • Atividades de simulação de situações do cotidiano: reservas de viagem, interações sociais, transações comerciais, etc.
  • Criação de projetos temáticos relacionados ao cotidiano em países de língua inglesa: guias turísticos, apresentações culturais, vídeos, etc.
  • Desenvolvimento de habilidades de pesquisa, organização e apresentação de informações em inglês

Unidade 6: Cultura e Compreensão Intercultural

  • Exploração da cultura de países de língua inglesa: tradições, costumes, valores, festivais, etc.
  • Discussões sobre diferenças culturais e como elas influenciam a vida cotidiana em países anglófonos
  • Comparação entre diferentes culturas e reflexão sobre a própria cultura

Unidade 7: Prática Autônoma e Imersão

  • Uso de recursos audiovisuais (vídeos, músicas, filmes) para praticar a compreensão oral e visual
  • Estímulo à prática autônoma: leitura de livros, revistas ou artigos em inglês, assistir a programas de TV ou filmes em inglês, entre outros
  • Integração da língua inglesa em atividades cotidianas fora da sala de aula

Unidade 8: Avaliação e Feedback

  • Avaliação formativa ao longo do curso: testes escritos, tarefas de compreensão oral, apresentações orais, projetos escritos, etc.
  • Feedback individualizado para auxiliar os alunos a aprimorar suas habilidades em inglês
  • Revisão e consolidação dos principais tópicos e habilidades abordados durante o curso

Lembre-se de que esse é apenas um exemplo e você pode adaptar o conteúdo programático de acordo com as necessidades dos seus alunos e a carga horária disponível. Além disso, você pode incorporar recursos adicionais, como materiais didáticos, atividades online, jogos e outras estratégias de ensino que sejam adequadas para a sua turma.

 

Planejamentos:

Planejamento: Inglês no Cotidiano no Ensino Médio

Objetivos:

  1. Desenvolver as habilidades comunicativas dos alunos em situações cotidianas em inglês.
  2. Ampliar o vocabulário relacionado a diferentes contextos do cotidiano.
  3. Aprimorar a compreensão oral e escrita em inglês em diversos tipos de texto autêntico.
  4. Promover a consciência intercultural e a compreensão das práticas sociais em países de língua inglesa.
  5. Fomentar a confiança dos alunos na expressão oral em inglês e na realização de tarefas comunicativas.

Competências a serem desenvolvidas:

  1. Compreensão oral: capacidade de compreender e extrair informações de diálogos, entrevistas, áudios autênticos e apresentações em inglês.
  2. Expressão oral: habilidade de se comunicar oralmente em situações cotidianas, aplicando vocabulário e estruturas gramaticais adequadas.
  3. Compreensão de leitura: capacidade de compreender textos autênticos em inglês, como artigos de notícias, blogs, e-mails e anúncios, e extrair informações relevantes.
  4. Expressão escrita: habilidade de escrever textos claros e coerentes em inglês, como e-mails, cartas informais e descrições de eventos cotidianos.
  5. Competência intercultural: consciência e compreensão das práticas sociais, valores e costumes em países de língua inglesa.

Conteúdos e Eixos Temáticos:

  1. Vocabulário relacionado ao cotidiano: alimentos e restaurantes, compras, transporte, viagens, saúde, trabalho, lazer, entre outros.
  2. Estruturas gramaticais relevantes para situações cotidianas, como tempos verbais (presente, passado e futuro), modais, imperativos e expressões idiomáticas comuns.
  3. Textos autênticos: artigos de notícias, blogs, e-mails, diálogos, descrições de eventos, instruções, entre outros, relacionados a temas do cotidiano.

Procedimentos Metodológicos:

  1. Aulas expositivas e interativas para apresentação de vocabulário, estruturas gramaticais e estratégias de comunicação em situações cotidianas.
  2. Atividades de role-play e simulações, onde os alunos praticam diálogos e interações em inglês em contextos do cotidiano.
  3. Leitura e análise de textos autênticos em inglês, seguidas de discussões em grupo sobre o conteúdo e a compreensão dos alunos.
  4. Atividades de escrita, como redação de e-mails, cartas informais, descrições de eventos e resumos de textos lidos.
  5. Uso de recursos audiovisuais, como vídeos, músicas e podcasts, para melhorar a compreensão oral e a familiarização com diferentes sotaques e entonações.
  6. Trabalho em grupo, debates e projetos de pesquisa para promover a competência intercultural e a troca de informações sobre práticas sociais em países de língua inglesa.

Procedimentos de Avaliação:

  1. Avaliação formativa: observação contínua do desempenho dos alunos nas atividades em sala de aula, incluindo participação oral, interação em atividades de grupo e realização de tarefas escritas.
  2. Avaliação somativa: testes escritos para avaliar a compreensão de leitura e a aplicação de estruturas gramaticais em contexto, bem como a produção escrita em inglês.
  3. Avaliação de apresentações orais e atividades de role-play para avaliar a capacidade dos alunos de se comunicarem efetivamente em inglês em situações cotidianas.
  4. Projetos individuais ou em grupo, nos quais os alunos pesquisam e apresentam informações sobre práticas sociais em países de língua inglesa, com base em critérios pré-estabelecidos.

Essa é apenas uma sugestão de planejamento para abordar o tema "Inglês no Cotidiano" no ensino médio. É importante adaptar as atividades e estratégias de ensino de acordo com as necessidades e características específicas dos alunos.

 

Planejamento de Ensino - Inglês no Cotidiano

Nível: Ensino Médio

Objetivos Gerais:

  1. Desenvolver habilidades de comunicação em inglês em situações do cotidiano.
  2. Ampliar o vocabulário relacionado a diferentes contextos sociais e profissionais.
  3. Aprimorar a compreensão auditiva e a expressão oral em inglês.
  4. Promover a compreensão de textos escritos em inglês e a produção escrita.
  5. Explorar aspectos culturais de países de língua inglesa e desenvolver a consciência intercultural.

Competências a serem desenvolvidas:

  1. Comunicação oral: Capacidade de se expressar e interagir em situações do cotidiano em inglês.
  2. Compreensão auditiva: Habilidade de compreender informações e detalhes em inglês por meio de áudios autênticos.
  3. Leitura: Capacidade de compreender textos escritos em inglês e extrair informações relevantes.
  4. Escrita: Habilidade de produzir textos escritos coerentes e adequados em inglês.
  5. Consciência intercultural: Desenvolver a compreensão e apreciação de diferentes culturas de países de língua inglesa.

Conteúdos e Eixos Temáticos:

  1. Vida Cotidiana:

    • Vocabulário relacionado a atividades diárias, rotinas e hábitos.
    • Diálogos e situações de interação social, como cumprimentos, apresentações pessoais e conversas informais.
    • Compras e serviços: vocabulário relacionado a compras, restaurantes, hotéis e transporte.
  2. Trabalho e Carreira:

    • Vocabulário profissional e termos relacionados ao ambiente de trabalho.
    • Habilidades de entrevista de emprego: perguntas e respostas típicas.
    • Escrita de currículos e cartas de apresentação.
  3. Viagens e Turismo:

    • Vocabulário relacionado a viagens, turismo e transporte.
    • Conversas e diálogos sobre reservas de hotéis, roteiros de viagem, atividades turísticas e pedidos de informações.

Procedimentos Metodológicos:

  1. Atividades em sala de aula:

    • Diálogos e simulações de situações cotidianas para praticar a comunicação oral.
    • Leitura e discussão de textos autênticos em inglês relacionados aos eixos temáticos.
    • Atividades de compreensão auditiva, como ouvir áudios autênticos e responder a perguntas.
    • Jogos e atividades interativas para praticar vocabulário e gramática.
  2. Trabalho em grupo e projetos:

    • Trabalhos em grupo para criar diálogos, apresentações e vídeos relacionados aos eixos temáticos.
    • Pesquisas sobre aspectos culturais de países de língua inglesa, culminando em apresentações.
  3. Recursos tecnológicos:

    • Uso de recursos digitais, como aplicativos de aprendizado de idiomas, sites educacionais e vídeos online para prática de habilidades linguísticas.

Procedimentos de Avaliação:

  1. Participação em sala de aula: Observação do engajamento e participação dos alunos nas atividades em sala.
  2. Atividades escritas: Avaliação de tarefas escritas, como produção de textos, cartas, diários, entre outros.
  3. Atividades orais: Avaliação da comunicação oral em diálogos, apresentações e simulações.
  4. Compreensão auditiva: Avaliação da compreensão de áudios autênticos e resposta a perguntas relacionadas.
  5. Projetos e trabalhos em grupo: Avaliação das apresentações e colaboração em projetos.
  6. Autoavaliação: Encorajamento dos alunos a refletir sobre seu próprio progresso e identificar áreas de melhoria.

Observação: Este planejamento é uma estrutura básica e pode ser adaptado de acordo com as necessidades específicas da turma e as diretrizes curriculares da escola.

 

Planejamento: Inglês no Cotidiano

Objetivos:

  1. Desenvolver a proficiência dos alunos em comunicação oral e escrita em situações cotidianas em inglês.
  2. Expandir o vocabulário e a compreensão de estruturas gramaticais relacionadas ao inglês no cotidiano.
  3. Promover a consciência cultural dos países de língua inglesa e suas práticas cotidianas.
  4. Aprimorar as habilidades de compreensão auditiva em inglês.
  5. Fomentar a confiança dos alunos na comunicação em inglês em diversas situações da vida real.

Competências a serem desenvolvidas:

  1. Comunicação oral: Os alunos serão capazes de se expressar oralmente em inglês, utilizando vocabulário e estruturas gramaticais apropriadas.
  2. Compreensão auditiva: Os alunos serão capazes de compreender e extrair informações de textos orais em inglês relacionados ao cotidiano.
  3. Leitura: Os alunos serão capazes de compreender textos em inglês sobre temas cotidianos e extrair informações relevantes.
  4. Escrita: Os alunos serão capazes de produzir textos escritos em inglês sobre tópicos do cotidiano, aplicando vocabulário e estruturas gramaticais adequadas.
  5. Consciência cultural: Os alunos desenvolverão a compreensão e a apreciação das diferenças culturais presentes nos países de língua inglesa.

Conteúdos e Eixos Temáticos:

  1. Vocabulário relacionado ao cotidiano: cumprimentos, alimentos, compras, transporte, trabalho, lazer, saúde, entre outros.
  2. Estruturas gramaticais relevantes para a comunicação cotidiana: tempos verbais, expressões idiomáticas, frases interrogativas e negativas, modais, entre outros.
  3. Textos autênticos sobre temas cotidianos: artigos de notícias, diálogos, blogs, trechos de livros, músicas, etc.
  4. Cultura e práticas cotidianas de países de língua inglesa: tradições, costumes, etiqueta social, celebrações, hábitos alimentares, entre outros.

Procedimentos Metodológicos:

  1. Aulas interativas e comunicativas com foco na prática da expressão oral em situações cotidianas, como jogos de role-play, simulações e debates.
  2. Atividades de compreensão auditiva, utilizando áudios autênticos, podcasts, vídeos e entrevistas para desenvolver a habilidade de entender o inglês falado em contextos reais.
  3. Leitura e discussão de textos autênticos para ampliar o vocabulário, a compreensão e a análise de estruturas gramaticais relacionadas ao cotidiano.
  4. Produção escrita de textos, como diários, e-mails, cartas, relatórios, redações, relacionados a situações cotidianas.
  5. Integração de recursos tecnológicos, como aplicativos de aprendizado de idiomas, plataformas online e ferramentas interativas para praticar vocabulário, gramática e compreensão auditiva.

Procedimentos de Avaliação:

  1. Avaliação formativa: Observação contínua do desempenho dos alunos durante as atividades em sala de aula, verificando a participação, a expressão oral, a compreensão e a produção escrita.
  2. Avaliação somativa: Testes escritos para verificar o conhecimento de vocabulário, gramática e compreensão de leitura, bem como avaliação da capacidade dos alunos de se comunicarem em situações cotidianas.
  3. Projetos de pesquisa e apresentações orais sobre práticas culturais cotidianas de países de língua inglesa.
  4. Atividades de compreensão auditiva, como resposta a perguntas, preenchimento de lacunas e resumo de informações ouvidas.
  5. Portfólios de escrita que demonstrem o progresso dos alunos na produção escrita de textos relacionados a situações cotidianas em inglês.

Lembre-se de adaptar o planejamento às necessidades e características dos seus alunos, promovendo um ambiente de aprendizado estimulante e motivador.

 

Eletivas:

Disciplina Eletiva: Inglês no Cotidiano

Ementa: A disciplina de Inglês no Cotidiano tem como objetivo desenvolver as habilidades linguísticas e culturais dos alunos para se comunicarem de forma eficaz em situações cotidianas em inglês. Os alunos terão a oportunidade de praticar a expressão oral e escrita, a compreensão auditiva e a leitura, além de explorar aspectos culturais de países de língua inglesa.

Objetivos:

  1. Desenvolver habilidades comunicativas em inglês para situações cotidianas, como fazer compras, pedir informações, socializar, entre outras.
  2. Ampliar o vocabulário relacionado a temas do cotidiano, como alimentos, transporte, lazer, trabalho, entre outros.
  3. Aprimorar a compreensão auditiva em inglês em contextos autênticos.
  4. Explorar aspectos culturais de países de língua inglesa e aprimorar a consciência intercultural.
  5. Desenvolver a confiança e a fluência na expressão oral e escrita em inglês em situações práticas.

Competências a serem desenvolvidas:

  1. Comunicação oral e escrita em situações cotidianas em inglês.
  2. Compreensão auditiva de materiais autênticos em inglês.
  3. Leitura de textos relacionados ao cotidiano em inglês.
  4. Interação cultural com países de língua inglesa.
  5. Autonomia e confiança na utilização da língua inglesa em situações práticas.

Conteúdos e Eixos Temáticos:

  1. Vocabulário relacionado a situações cotidianas (compras, alimentação, lazer, transporte, trabalho, entre outros).
  2. Estruturas gramaticais relevantes para a comunicação no cotidiano (presente simples, presente contínuo, verbos modais, imperativos, entre outros).
  3. Expressões idiomáticas e gírias comuns em inglês.
  4. Leitura de textos autênticos sobre temas do cotidiano.
  5. Cultura de países de língua inglesa: tradições, costumes, eventos culturais, entre outros.

Procedimentos Metodológicos:

  1. Atividades práticas em sala de aula para simular situações do cotidiano, como diálogos em lojas, restaurantes, aeroportos, entre outros.
  2. Uso de recursos audiovisuais, como vídeos, músicas e podcasts, para melhorar a compreensão auditiva e a familiarização com o ritmo e entonação da língua.
  3. Atividades de leitura e discussão de textos autênticos relacionados a temas do cotidiano.
  4. Jogos de role-play para praticar a comunicação oral em situações reais.
  5. Pesquisas individuais ou em grupo sobre aspectos culturais de países de língua inglesa, seguidas de apresentações.

Procedimentos de Avaliação:

  1. Participação ativa em atividades em sala de aula, como diálogos, discussões e exercícios.
  2. Realização de tarefas individuais ou em grupo, como apresentações orais, produção de textos e pesquisas.
  3. Avaliação do desenvolvimento das habilidades linguísticas, como vocabulário, gramática, pronúncia e compreensão.
  4. Avaliação da capacidade de aplicar as habilidades em situações cotidianas autênticas.
  5. Autoavaliação do progresso individual ao longo do curso.

Observação: Os conteúdos e as atividades podem ser adaptados e complementados de acordo com o nível de proficiência dos alunos e recursos disponíveis.

 

Disciplina Eletiva: Inglês no Cotidiano

Ementa: A disciplina "Inglês no Cotidiano" tem como objetivo desenvolver as habilidades de comunicação oral e escrita dos alunos em situações do dia a dia, promovendo a fluência e a compreensão da língua inglesa. Os estudantes serão expostos a uma variedade de tópicos, cenários e contextos, capacitando-os a interagir efetivamente em inglês em situações cotidianas, tanto pessoais quanto profissionais.

Objetivos:

  • Desenvolver a capacidade dos alunos de se comunicarem de forma eficaz em inglês em situações cotidianas.
  • Ampliar o vocabulário relacionado a diferentes áreas temáticas do cotidiano.
  • Aprimorar as habilidades de compreensão auditiva em inglês.
  • Aperfeiçoar a capacidade de expressão escrita em inglês.
  • Promover a consciência cultural e a compreensão dos costumes e tradições de países de língua inglesa.

Competências a serem desenvolvidas:

  1. Comunicação oral: Os alunos serão capazes de se expressar e interagir em inglês em situações cotidianas, como fazer compras, pedir informações, falar sobre interesses pessoais, entre outros.
  2. Compreensão auditiva: Os alunos serão capazes de compreender falantes nativos de inglês em diversos contextos do cotidiano.
  3. Expressão escrita: Os alunos serão capazes de redigir textos em inglês relacionados a situações e temas do cotidiano.
  4. Vocabulário: Os alunos ampliarão seu vocabulário em inglês, adquirindo terminologias específicas relacionadas a diferentes áreas temáticas do cotidiano.
  5. Consciência cultural: Os alunos desenvolverão a compreensão das diferenças culturais e dos costumes de países de língua inglesa, bem como a capacidade de se adaptar a essas diversidades.

Conteúdos e Eixos Temáticos:

  1. Vocabulário para situações cotidianas:

    • Alimentos e restaurantes
    • Transporte e viagens
    • Compras e negociações
    • Saúde e bem-estar
    • Atividades de lazer e entretenimento
  2. Gramática e estruturas linguísticas relacionadas ao cotidiano:

    • Tempos verbais (presente, passado, futuro)
    • Pronomes e pronomes possessivos
    • Preposições de lugar e tempo
    • Expressões idiomáticas comuns
  3. Compreensão auditiva:

    • Diálogos e conversações autênticas
    • Gravações de situações do cotidiano, como telefonemas, instruções e interações sociais
  4. Expressão escrita:

    • Cartas e e-mails informais
    • Descrição de rotinas diárias
    • Redação de pequenos textos sobre temas do cotidiano

Procedimentos Metodológicos:

  • Aulas expositivas com exploração de vocabulário e estruturas gramaticais.
  • Atividades de escuta com diálogos e gravações autênticas.
  • Atividades de conversação em pares ou grupos para praticar situações cotidianas.
  • Leituras de textos autênticos sobre temas do cotidiano.
  • Realização de projetos de pesquisa sobre costumes e tradições em países de língua inglesa.
  • Uso de recursos digitais, como aplicativos e plataformas online, para prática adicional e reforço de conteúdo.

Procedimentos de Avaliação:

  • Participação ativa em atividades em sala de aula.
  • Desempenho em atividades escritas, como redações e respostas a perguntas.
  • Avaliação da comunicação oral em situações simuladas.
  • Projetos de pesquisa e apresentações sobre aspectos culturais do cotidiano em países de língua inglesa.
  • Avaliação contínua do progresso do aluno ao longo do semestre, considerando seu desenvolvimento de vocabulário, gramática, compreensão auditiva e expressão escrita.

Observação: Os conteúdos, os eixos temáticos, os procedimentos metodológicos e os procedimentos de avaliação podem ser adaptados e ajustados de acordo com as necessidades e recursos disponíveis na instituição de ensino.

 

Disciplina Eletiva: Inglês no Cotidiano

Ementa: A disciplina "Inglês no Cotidiano" tem como objetivo desenvolver habilidades práticas de comunicação em inglês para uso em situações do dia a dia. Os alunos irão aprimorar suas habilidades de fala, audição, leitura e escrita, por meio de atividades interativas e contextos autênticos, a fim de se tornarem comunicadores eficazes em inglês em diferentes situações cotidianas.

Objetivos:

  • Desenvolver habilidades de comunicação em inglês para uso em situações cotidianas.
  • Ampliar o vocabulário relacionado a diferentes aspectos do cotidiano.
  • Aperfeiçoar a compreensão auditiva em inglês em contextos autênticos.
  • Melhorar a capacidade de leitura e interpretação de textos em inglês relacionados ao cotidiano.
  • Aprimorar a escrita em inglês em diferentes formatos utilizados no cotidiano.
  • Promover a consciência cultural e intercultural em relação ao uso do inglês no cotidiano.

Competências a serem desenvolvidas:

  1. Competência comunicativa em inglês: Desenvolver a capacidade de se expressar e compreender mensagens em inglês em situações cotidianas.
  2. Competência intercultural: Desenvolver a consciência e a capacidade de se adaptar a diferentes culturas e contextos de uso do inglês no cotidiano.
  3. Competência linguística: Aperfeiçoar as habilidades gramaticais, vocabulário e pronúncia para uso eficaz do inglês no cotidiano.

Conteúdos e Eixos Temáticos:

  1. Vocabulário cotidiano: Cores, números, alimentos, transporte, compras, roupas, rotina diária, entre outros.
  2. Expressões idiomáticas e gírias: Compreensão e uso de expressões e gírias comumente utilizadas no cotidiano em inglês.
  3. Situações sociais e de interação: Cumprimentos, apresentações, conversas informais, eventos sociais, entre outros.
  4. Transações comerciais: Compras, serviços, pedidos em restaurantes, hotéis, bancos, entre outros.
  5. Ambiente de trabalho: Vocabulário e situações relacionadas ao ambiente profissional, reuniões, e-mails, apresentações, entre outros.
  6. Viagens e turismo: Vocabulário e situações relacionadas a viagens, turismo, reservas, passeios, entre outros.
  7. Mídia e cultura: Leitura e discussão de textos autênticos, como notícias, artigos, blogs, músicas, filmes e séries relacionados ao cotidiano.

Procedimentos Metodológicos:

  • Aulas expositivas e interativas com foco na prática da comunicação oral em inglês.
  • Atividades de compreensão auditiva por meio de diálogos, gravações autênticas e vídeos relacionados ao cotidiano.
  • Leitura e análise de textos autênticos em inglês, seguidas de discussões em grupo.
  • Atividades práticas de escrita em diferentes formatos, como e-mails, mensagens instantâneas, cartas informais, entre outros.
  • Jogos de role-play para simular situações cotidianas em inglês.
  • Uso de recursos tecnológicos, como aplicativos, plataformas online e ferramentas interativas para o aprendizado do inglês no cotidiano.

Procedimentos de Avaliação:

  • Participação ativa nas atividades em sala de aula, demonstrando envolvimento e esforço.
  • Apresentações orais de diálogos, role-plays e discussões em grupo.
  • Avaliação escrita de compreensão de leitura e escrita em diferentes formatos.
  • Projetos individuais ou em grupo, que envolvam pesquisa e aplicação dos conhecimentos adquiridos no contexto do inglês no cotidiano.
  • Exames orais e escritos para avaliar o progresso geral dos alunos na compreensão e produção oral e escrita em situações cotidianas em inglês.

Essa disciplina eletiva oferecerá aos alunos a oportunidade de desenvolver habilidades práticas de comunicação em inglês, com foco na aplicação do idioma no cotidiano. Os alunos serão incentivados a se envolverem ativamente nas atividades propostas, a fim de se tornarem comunicadores confiantes e competentes em inglês em diferentes contextos do dia a dia.