Hispanismo

Hispanismo:

A disciplina de Hispanismo visa proporcionar aos estudantes uma compreensão aprofundada e abrangente da língua espanhola, literatura, cultura e história dos países de língua espanhola. O curso aborda uma variedade de temas, desde as origens da língua até as expressões culturais contemporâneas, proporcionando uma visão holística do mundo hispânico.

Objetivos:

  1. Proficiência Linguística: Desenvolver habilidades linguísticas avançadas em espanhol, incluindo leitura, escrita, audição e fala.
  2. Compreensão Cultural: Explorar e compreender a riqueza e diversidade das culturas hispânicas, examinando tradições, valores, costumes e manifestações artísticas.
  3. Literatura Espanhola e Latino-Americana: Estudar obras literárias representativas de diferentes períodos e regiões, analisando estilos, temas e movimentos literários.
  4. História e Sociedade: Examinar a história dos países de língua espanhola, desde as civilizações antigas até os desafios e realizações contemporâneos.
  5. Cinema e Mídia: Analisar produções cinematográficas e outros meios de comunicação, explorando como essas formas artísticas refletem e influenciam a sociedade hispânica.
  6. Desenvolvimento de Habilidades Analíticas: Capacitar os alunos a analisar criticamente textos literários, culturais e históricos, promovendo uma compreensão mais profunda das questões abordadas.
  7. Comunicação Intercultural: Desenvolver habilidades de comunicação intercultural para melhorar a capacidade dos alunos de interagir efetivamente em contextos hispânicos.

Metodologia: As aulas podem incluir palestras, discussões em grupo, análise de textos, projetos de pesquisa, atividades práticas de escrita e a utilização de recursos audiovisuais. Visitas culturais, intercâmbios ou experiências práticas também podem ser incorporados para enriquecer a compreensão global dos alunos sobre o Hispanismo.

Avaliação: Os alunos serão avaliados por meio de exames escritos, apresentações orais, trabalhos individuais e em grupo, participação em discussões e projetos de pesquisa. A avaliação buscará medir não apenas o conhecimento teórico, mas também a capacidade dos alunos de aplicar conceitos em situações práticas.

Bibliografia: A bibliografia pode incluir obras literárias clássicas e contemporâneas, ensaios acadêmicos, filmes relevantes, documentários, além de artigos e materiais de referência.

Pré-Requisitos: Não são necessários pré-requisitos específicos, mas é recomendado que os alunos tenham uma compreensão básica da língua espanhola.

Ao concluir a disciplina de Hispanismo, os alunos estarão equipados com uma compreensão profunda e crítica da língua e cultura hispânicas, preparando-os para explorar carreiras em áreas como tradução, jornalismo, ensino, pesquisa acadêmica e relações internacionais.

 

Hispanismo: Uma Exploração Detalhada

Definição: O Hispanismo é uma disciplina acadêmica que abrange o estudo aprofundado da língua espanhola, literatura, cultura e história dos países que compartilham o idioma espanhol. Essa disciplina busca não apenas desenvolver habilidades linguísticas avançadas, mas também proporcionar uma compreensão abrangente das manifestações culturais, literárias e históricas que caracterizam o mundo hispânico.

Componentes Principais:

  1. Língua Espanhola:

    • Objetivo: Desenvolver proficiência avançada nas quatro habilidades linguísticas: leitura, escrita, audição e fala.
    • Exemplo: Práticas intensivas de conversação, análise de textos autênticos, estudos gramaticais avançados.
  2. Literatura Espanhola e Latino-Americana:

    • Objetivo: Estudar obras literárias representativas, analisando estilos, temas e movimentos literários.
    • Exemplo: Análise de "Cien años de soledad" de Gabriel García Márquez ou "Don Quijote de la Mancha" de Miguel de Cervantes.
  3. Cultura e Sociedade:

    • Objetivo: Explorar tradições, valores, costumes e manifestações artísticas que caracterizam os países hispânicos.
    • Exemplo: Estudo das festividades tradicionais, como a "Feria de Abril" na Espanha ou o "Dia de los Muertos" no México.
  4. História dos Países de Língua Espanhola:

    • Objetivo: Examinar a evolução histórica desde as civilizações antigas até os desafios contemporâneos.
    • Exemplo: Estudo da conquista e colonização da América Latina.
  5. Cinema e Mídia:

    • Objetivo: Analisar produções cinematográficas e outras formas de mídia, explorando suas representações culturais e sociais.
    • Exemplo: Análise de filmes como "El laberinto del fauno" de Guillermo del Toro ou "Y tu mamá también" de Alfonso Cuarón.
  6. Desenvolvimento de Habilidades Analíticas:

    • Objetivo: Capacitar os alunos a analisar criticamente textos literários, culturais e históricos.
    • Exemplo: Análise comparativa de diferentes interpretações de uma obra literária.
  7. Comunicação Intercultural:

    • Objetivo: Desenvolver habilidades para interagir efetivamente em contextos hispânicos, considerando as diferenças culturais.
    • Exemplo: Simulações de situações de comunicação intercultural, discussões sobre práticas de comunicação em diferentes países hispânicos.

Avaliação: A avaliação pode incluir exames escritos, apresentações orais, trabalhos individuais e em grupo, participação em discussões e projetos de pesquisa. A ênfase será na aplicação prática do conhecimento adquirido.

Bibliografia Exemplar:

  • "Cien años de soledad" de Gabriel García Márquez
  • "Don Quijote de la Mancha" de Miguel de Cervantes
  • "La sombra del viento" de Carlos Ruiz Zafón
  • "Pedro Páramo" de Juan Rulfo
  • "Como agua para chocolate" de Laura Esquivel

Resultados Esperados: Ao concluir a disciplina de Hispanismo, os alunos devem ter adquirido uma compreensão profunda e crítica da língua e cultura hispânicas, estando preparados para explorar carreiras em áreas como tradução, jornalismo, ensino, pesquisa acadêmica e relações internacionais, com uma apreciação sofisticada das nuances culturais e históricas dos países de língua espanhola.

 

Conceito do Hispanismo:

O Hispanismo é uma disciplina que vai além do estudo acadêmico da língua espanhola, abrangendo a compreensão profunda da cultura, literatura e história dos países de língua espanhola. Ela desafia os estudantes a mergulhar nas riquezas linguísticas e nas complexidades sociais e culturais que caracterizam esse mundo diversificado. Essa disciplina não apenas aprimora habilidades técnicas, como a proficiência linguística, mas também estimula uma apreciação mais ampla das nuances culturais e históricas que moldaram as sociedades hispânicas.

Importância no Desenvolvimento Pessoal:

  1. Enriquecimento Cultural: O Hispanismo permite uma imersão profunda em culturas diversas, promovendo a empatia, compreensão e respeito pela diversidade. Esse enriquecimento cultural contribui para a formação de indivíduos mais abertos e globalmente conscientes.

  2. Desenvolvimento da Perspectiva Crítica: O estudo da literatura e história hispânicas desafia os alunos a analisar criticamente ideias e eventos, desenvolvendo habilidades de pensamento crítico que são valiosas em várias áreas da vida.

  3. Comunicação Eficaz: Aprofundar-se na língua e cultura espanholas aprimora as habilidades de comunicação, não apenas em espanhol, mas também em contextos interculturais, preparando os alunos para ambientes de trabalho globais.

Aplicações Práticas em Diferentes Contextos:

  1. Cumprimento de Metas:

    • Exemplo: Estabelecer a meta de ler uma obra literária hispânica por mês, promovendo o desenvolvimento contínuo da língua e da compreensão cultural.
  2. Gestão do Tempo:

    • Exemplo: Integrar práticas diárias de estudo da língua espanhola e leitura de textos culturais nos horários diários, maximizando o tempo disponível.
  3. Aprimoramento de Habilidades:

    • Exemplo: Participar ativamente em eventos culturais hispânicos locais ou online para aprimorar habilidades sociais e linguísticas em situações do mundo real.
  4. Estabelecimento de Hábitos Saudáveis:

    • Exemplo: Incorporar a culinária hispânica nas escolhas alimentares diárias, promovendo não apenas a diversidade gastronômica, mas também uma conexão mais profunda com a cultura.

Impacto da Falta de Disciplina:

A falta de disciplina no estudo do Hispanismo pode resultar em uma compreensão superficial, limitando a capacidade de aproveitar as oportunidades educacionais e profissionais que surgem do conhecimento aprofundado da língua e cultura hispânicas.

Cultivando e Fortalecendo a Disciplina:

  1. Estabelecer Metas Realistas: Definir metas alcançáveis para o estudo diário da língua e cultura, adaptadas às exigências de cada indivíduo.

  2. Recompensar Conquistas: Reconhecer e celebrar os marcos alcançados, incentivando uma mentalidade positiva em relação à disciplina e ao progresso contínuo.

  3. Integrar o Hispanismo na Rotina Diária: Incorporar o estudo da língua e cultura hispânicas de maneira consistente na rotina diária, transformando o aprendizado em um hábito.

  4. Buscar Companhia e Apoio: Participar de grupos de estudo ou comunidades online para compartilhar experiências e receber apoio, criando uma rede de suporte.

Em resumo, o Hispanismo não é apenas uma disciplina acadêmica; é um caminho para o crescimento pessoal e profissional. Ao integrar essa disciplina em diferentes aspectos da vida cotidiana, os indivíduos podem não apenas aprimorar suas habilidades linguísticas e culturais, mas também desenvolver uma mentalidade disciplinada que se reflete positivamente em todos os aspectos de suas vidas.

 

Proposta para a Disciplina de Hispanismo

Estrutura Organizacional:

  1. Coordenador da Disciplina: Responsável pela supervisão geral, coordenação com outros departamentos e desenvolvimento contínuo do programa.
  2. Professores: Encarregados de ministrar as aulas, elaborar materiais didáticos e avaliar o desempenho dos alunos.
  3. Assistentes de Ensino: Apoiam os professores nas atividades práticas, auxiliam os alunos e colaboram na correção de trabalhos.

Conteúdo Programático para Dois Bimestres (3 aulas/semana):

Bimestre 1: Introdução ao Hispanismo

  1. Semana 1-3: Fundamentos da Língua Espanhola

    • Apresentação da disciplina e objetivos.
    • Introdução ao alfabeto, pronúncia e saudações básicas.
    • Atividade prática: diálogos simples em espanhol.
  2. Semana 4-6: Exploração Cultural e Histórica

    • Panorama da diversidade cultural hispânica.
    • Breve visão histórica dos países hispânicos.
    • Análise de manifestações culturais através de vídeos e músicas.
  3. Semana 7-9: Literatura Inicial

    • Introdução a autores e obras literárias representativas.
    • Leitura e discussão de contos curtos.
    • Projeto: análise crítica de um conto.
  4. Semana 10-12: Expressões Idiomáticas e Vocabulário Temático

    • Estudo de expressões coloquiais.
    • Vocabulário relacionado a temas cotidianos.
    • Role-playing para aplicar o vocabulário em situações práticas.

Bimestre 2: Profundizando no Hispanismo

  1. Semana 1-3: Aprofundamento Literário

    • Leitura e discussão de obras literárias mais extensas.
    • Análise de estilos e correntes literárias.
    • Projeto de apresentação oral sobre uma obra.
  2. Semana 4-6: Exploração Cinematográfica

    • Análise de filmes hispânicos.
    • Discussão sobre o papel do cinema na cultura.
    • Projeto: criação de um pequeno roteiro em espanhol.
  3. Semana 7-9: Temas Contemporâneos

    • Discussão de temas sociais e políticos atuais nos países hispânicos.
    • Debate em sala de aula.
    • Projeto de pesquisa sobre um tema contemporâneo.
  4. Semana 10-12: Projetos Finais e Avaliação

    • Apresentação dos projetos de pesquisa.
    • Revisão dos principais tópicos abordados.
    • Avaliação final: teste escrito e apresentação oral.

Planos de Aula:

Aula 1: Fundamentos da Língua Espanhola

  • Objetivo: Introdução ao espanhol e estabelecimento de bases sólidas.
  • Estratégias: Apresentação interativa, atividades de pronúncia, diálogos simples.
  • Recursos: Apresentação de slides, áudios de pronúncia, materiais de escrita.
  • Avaliação: Participação em atividades práticas, pronúncia correta.

Aula 7: Literatura Inicial

  • Objetivo: Explorar a literatura hispânica de forma acessível.
  • Estratégias: Leitura guiada, discussão em grupo, análise crítica.
  • Recursos: Textos literários curtos, material de discussão, quadro branco.
  • Avaliação: Participação na discussão, projeto de análise crítica.

Aula 12: Temas Contemporâneos

  • Objetivo: Compreender e debater questões sociais e políticas atuais.
  • Estratégias: Discussão em grupo, apresentações curtas, pesquisa em sala de aula.
  • Recursos: Artigos de notícias, vídeos, quadro interativo.
  • Avaliação: Participação no debate, qualidade da pesquisa apresentada.

Exemplos Práticos de Aplicação:

  • Exploração Cultural: Visitas a eventos culturais hispânicos locais, como festivais, exposições de arte ou apresentações musicais.
  • Projeto de Roteiro Cinematográfico: Colaboração na criação de pequenos roteiros, com posterior gravação de cenas curtas.
  • Debate sobre Temas Contemporâneos: Participação em debates simulados sobre questões atuais nos países hispânicos.

Inovações e Atividades Engajadoras:

  • Aplicativos Interativos: Uso de aplicativos de aprendizado de idiomas para prática autônoma.
  • Gamificação: Jogos educativos online para reforçar vocabulário e conceitos.
  • Projetos Colaborativos: Colaboração em projetos online com estudantes de outros países hispânicos para uma experiência intercultural.

 

Principais Conceitos e Teorias:

  1. Integração Linguística e Cultural:

    • Conceito: O Hispanismo busca integrar o estudo da língua espanhola com uma compreensão profunda e contextualizada da cultura hispânica.
    • Exemplo Prático: A análise de expressões idiomáticas em conjunto com elementos culturais específicos, promovendo uma compreensão mais rica da língua e de seus contextos de uso.
  2. Interdisciplinaridade:

    • Conceito: O Hispanismo transcende fronteiras disciplinares, incorporando elementos da linguística, literatura, história, antropologia e outros campos.
    • Exemplo Prático: Estudo da literatura hispânica como um reflexo da história e dos contextos socioculturais, analisando como eventos históricos influenciam as obras literárias.
  3. Identidade Cultural:

    • Conceito: O Hispanismo explora como a língua e a cultura contribuem para a formação da identidade em contextos hispânicos.
    • Exemplo Prático: Análise de letras de músicas ou obras literárias que abordam questões de identidade cultural e pertencimento.
  4. Globalização e Diversidade:

    • Conceito: O estudo do Hispanismo considera o impacto da globalização nas culturas hispânicas, destacando a diversidade dentro da comunidade hispânica.
    • Exemplo Prático: Discussão sobre o impacto da globalização na preservação ou transformação de tradições culturais em países hispânicos.
  5. Evolução Histórica:

    • Conceito: O Hispanismo tem suas raízes nas primeiras abordagens acadêmicas ao estudo da língua e cultura espanholas, evoluindo ao longo do tempo para incorporar novas perspectivas e métodos.
    • Exemplo Prático: Comparação das abordagens de estudo da língua e cultura espanholas no século XIX com as metodologias contemporâneas.

Aplicações Práticas:

  1. Ensino de Espanhol como Língua Estrangeira (ELE):

    • Exemplo: Desenvolvimento de estratégias pedagógicas que combinam a gramática com a cultura para facilitar a aprendizagem do espanhol como língua estrangeira.
  2. Pesquisa Literária e Cultural:

    • Exemplo: Análise crítica de obras literárias hispânicas para entender como as narrativas refletem, criticam ou moldam a cultura e identidade.
  3. Diplomacia Cultural:

    • Exemplo: Implementação de programas culturais para promover a língua e cultura hispânicas em nível internacional como uma forma de diplomacia cultural.
  4. Mídia e Comunicação Intercultural:

    • Exemplo: Análise de como as representações da cultura hispânica na mídia afetam as percepções globais e locais, influenciando as interações interculturais.

Interconexões com Outras Áreas do Conhecimento:

  1. Estudos de Área:

    • O Hispanismo se conecta a estudos de área ao explorar as peculiaridades culturais, históricas e sociais dos países hispânicos.
  2. Linguística Aplicada:

    • A aplicação prática do estudo da língua espanhola no contexto cultural implica em uma abordagem interdisciplinar com a linguística aplicada.
  3. Estudos Literários:

    • O Hispanismo compartilha ligações estreitas com estudos literários, analisando a produção literária hispânica como um reflexo das culturas em que são produzidas.

Desenvolvimentos Futuros e Desafios Atuais:

  1. Tecnologia e Educação Online:

    • O uso de tecnologias avançadas pode oferecer oportunidades para aprimorar a experiência de aprendizado, mas também levanta desafios relacionados à autenticidade cultural e ao engajamento dos alunos.
  2. Inclusão e Representação:

    • Desafio de garantir que as abordagens do Hispanismo sejam inclusivas, representando adequadamente a diversidade de experiências dentro da comunidade hispânica.
  3. Sustentabilidade Cultural:

    • A necessidade de abordar como o Hispanismo pode contribuir para a sustentabilidade cultural, preservando tradições em um mundo globalizado.
  4. Diálogo Intercultural:

    • Desafio de promover um diálogo intercultural mais amplo, que vá além dos estereótipos e explore as complexidades das identidades hispânicas.

Conclusão: O Hispanismo, como disciplina, continua a evoluir para refletir os desafios e oportunidades do mundo contemporâneo. Sua abordagem interdisciplinar, foco na diversidade cultural e conexões com outras áreas do conhecimento o tornam uma disciplina dinâmica e relevante para compreender as complexidades e riquezas da língua e cultura hispânicas. O desenvolvimento futuro da disciplina dependerá da capacidade de responder aos desafios atuais e abraçar novas formas de explorar e entender a diversidade cultural e linguística que caracteriza o mundo hispânico.

 

O Hispanismo, tradicionalmente associado às ciências humanas e sociais, pode ser abordado de maneira interdisciplinar sob o ponto de vista das ciências da natureza e suas tecnologias, explorando conexões com física, química e biologia. Embora essas disciplinas não estejam diretamente relacionadas ao estudo linguístico-cultural do hispanismo, podem oferecer perspectivas interessantes sobre as interações ciência-tecnologia-sociedade (CTS) em contextos hispânicos.

1. Física: Interação Luz e Cultura

  • Conceito: Explorar a interação entre fenômenos físicos, como a luz, e expressões culturais hispânicas, como a arquitetura e as festividades.
  • Exemplo Prático: Estudo da arquitetura de edifícios históricos hispânicos, analisando como a luz natural é utilizada para criar ambientes específicos. Experimentos práticos podem incluir a análise da refração da luz em diferentes materiais arquitetônicos.

2. Química: Cozinha Hispana e Reações Químicas

  • Conceito: Investigar as reações químicas envolvidas na culinária hispânica, destacando a química dos ingredientes e técnicas culinárias.
  • Exemplo Prático: Análise das reações químicas durante a preparação de pratos típicos hispânicos, como a fermentação na produção de pão ou a reação química na preparação de ceviche. Estudo de como a química dos ingredientes influencia o sabor e a textura dos alimentos.

3. Biologia: Ecossistemas Hispanos e Biodiversidade

  • Conceito: Explorar a biodiversidade e a ecologia dos ecossistemas hispânicos, considerando a interação entre organismos vivos e seu ambiente.
  • Exemplo Prático: Estudo da diversidade de espécies em ecossistemas hispânicos, como a flora e fauna da Amazônia na América Latina. Investigação sobre como fatores biológicos, como adaptações e interações ecológicas, influenciam a biodiversidade.

Interações Ciência-Tecnologia-Sociedade (CTS):

  • Conceito: Analisar como avanços científicos e tecnológicos impactam a sociedade hispânica, moldando a forma como as pessoas vivem, trabalham e se comunicam.
  • Exemplo Prático: Estudo do impacto da tecnologia na preservação e exploração do patrimônio cultural hispânico, como a utilização de técnicas avançadas de digitalização para preservar manuscritos antigos ou a aplicação de inteligência artificial na tradução de textos literários.

Desafios e Perspectivas Futuras:

  • Conceito: Explorar os desafios e oportunidades futuras no cruzamento entre ciência, tecnologia e sociedade no contexto hispânico.
  • Exemplo Prático: Investigação sobre desafios ambientais enfrentados por comunidades hispânicas, como a gestão sustentável de recursos naturais. Exploração de soluções baseadas em ciência e tecnologia, como o desenvolvimento de tecnologias verdes e práticas agrícolas sustentáveis.

 

Hispanismo nas Ciências Humanas e Suas Tecnologias

História:

  • Conceito: No contexto do Hispanismo, a história abrange o estudo dos eventos passados dos países de língua espanhola, examinando as transformações sociais, políticas e culturais ao longo do tempo.
  • Exemplo Prático: Análise da conquista e colonização da América Latina, explorando suas implicações históricas e as dinâmicas culturais resultantes.

Geografia:

  • Conceito: A geografia humana no Hispanismo concentra-se na análise dos padrões espaciais da sociedade, explorando como a geografia influencia a cultura, a economia e a vida cotidiana nos países hispânicos.
  • Exemplo Prático: Estudo da migração urbana na Espanha, investigando como a geografia das cidades impacta a distribuição populacional e as dinâmicas socioeconômicas.

Filosofia:

  • Conceito: A filosofia no Hispanismo busca compreender as perspectivas filosóficas presentes nos países hispânicos, explorando ideias sobre identidade, ética e política.
  • Exemplo Prático: Debate filosófico sobre a influência da filosofia espanhola na formação de ideias políticas e sociais na América Latina.

Sociologia:

  • Conceito: A sociologia no contexto do Hispanismo examina as estruturas sociais, relações e fenômenos culturais presentes nos países de língua espanhola.
  • Exemplo Prático: Análise sociológica da influência das tradições culturais na formação de identidades sociais, considerando fatores como classe, etnia e gênero.

Desenvolvimento Humano e Social:

  • Conceito: O Hispanismo nas ciências humanas explora como fatores históricos, geográficos, filosóficos e sociológicos moldam o desenvolvimento humano e social nos países hispânicos.
  • Exemplo Prático: Estudo da evolução da educação na América Latina, considerando aspectos históricos, filosóficos e sociológicos que influenciaram as políticas educacionais.

Tecnologias Aplicadas:

  • Conceito: A aplicação de tecnologias nas ciências humanas permite uma análise mais aprofundada, seja por meio de ferramentas digitais para pesquisa histórica ou análise de dados sociológicos.
  • Exemplo Prático: Utilização de plataformas digitais para mapeamento geográfico de movimentos sociais, possibilitando uma compreensão mais detalhada das dinâmicas espaciais.

Desafios e Perspectivas Futuras:

  • Conceito: O Hispanismo enfrenta desafios e oportunidades na era digital, buscando integrar tecnologias de maneira ética e eficaz nas pesquisas e análises das ciências humanas.
  • Exemplo Prático: Desenvolvimento de bancos de dados digitais para preservação de documentos históricos, facilitando o acesso e a pesquisa por estudiosos e interessados.

 

Aplicação do Hispanismo no Novo Ensino Médio:

1. Práticas Pedagógicas:

  • Atividades Imersivas: Organize visitas virtuais ou presenciais a eventos culturais hispânicos, como exposições de arte, peças de teatro ou festivais, para proporcionar aos alunos uma experiência imersiva na cultura que estão estudando.
  • Metodologias Ativas: Adote metodologias ativas que incentivem a participação dos alunos, como debates, simulações de situações interculturais e projetos de pesquisa em grupo.

2. Integração de Tecnologia:

  • Recursos Digitais Interativos: Utilize plataformas digitais interativas que ofereçam conteúdo educativo sobre o Hispanismo, como vídeos, podcasts, aplicativos de aprendizado de idiomas e visitas virtuais a museus hispânicos.
  • Ferramentas Colaborativas Online: Implemente ferramentas colaborativas online para projetos interdisciplinares, permitindo que os alunos compartilhem recursos, ideias e resultados de pesquisas em tempo real.

3. Avaliação Formativa:

  • Portfólios Digitais: Os alunos podem criar portfólios digitais que incluam análises de obras literárias, projetos de pesquisa, reflexões sobre eventos culturais e produções escritas em espanhol. Esses portfólios podem ser avaliados formativamente ao longo do curso.
  • Feedback Personalizado: Forneça feedback personalizado sobre a proficiência linguística dos alunos, incentivando a melhoria contínua. Utilize rubricas claras que considerem não apenas a gramática, mas também a compreensão cultural e a expressão criativa.

4. Contextualização nas Diferentes Áreas do Novo Ensino Médio:

Linguagens e Códigos:

  • Prática: Leitura e análise de obras literárias hispânicas, produção de textos em espanhol, criação de dramatizações baseadas em obras literárias.
  • Tecnologia: Utilização de plataformas digitais para análise de textos, criação de apresentações multimídia e interação em fóruns online.

Matemática:

  • Prática: Estudo de estatísticas relacionadas à demografia, economia e eventos culturais nos países hispânicos.
  • Tecnologia: Uso de softwares estatísticos para análise e interpretação de dados relacionados aos temas estudados.

Ciências da Natureza:

  • Prática: Exploração de fenômenos naturais em obras literárias e análise de como aspectos geográficos influenciam a biodiversidade nos países hispânicos.
  • Tecnologia: Uso de aplicativos de geolocalização para estudar padrões geográficos, visualização de dados climáticos e análise de impactos ambientais.

Ciências Humanas e Sociais:

  • Prática: Estudo da história e da sociologia dos países hispânicos, análise de eventos históricos sob uma perspectiva sociocultural.
  • Tecnologia: Pesquisa online, criação de linhas do tempo digitais, participação em debates virtuais sobre temas históricos e sociais.

5. Aprendizagem Interdisciplinar e Prática:

  • Projetos Colaborativos: Desenvolva projetos interdisciplinares que integrem o Hispanismo com outras disciplinas, como a criação de um documentário que explore a interseção entre eventos históricos, manifestações culturais e aspectos geográficos.
  • Simulações de Contextos Reais: Organize simulações de situações práticas, como negociações comerciais ou interações sociais, que permitam aos alunos aplicar suas habilidades linguísticas e culturais em contextos do mundo real.

6. Desafios e Reflexões:

  • Desafios: A falta de acesso à tecnologia em alguns contextos educacionais pode ser um desafio. Estratégias inclusivas devem ser consideradas para garantir que todos os alunos possam participar plenamente.
  • Reflexões: Incentive reflexões críticas sobre a interconexão entre as disciplinas e a aplicação prática do Hispanismo. Debata questões éticas, desafios contemporâneos e as implicações das experiências culturais estudadas.

Ao aplicar o Hispanismo no novo ensino médio, a abordagem interdisciplinar, prática e tecnológica proporcionará aos alunos uma compreensão mais profunda e envolvente da língua e cultura hispânicas, preparando-os para enfrentar desafios complexos e promovendo uma aprendizagem significativa.

 

Conteúdo programático

I Bimestre: Exploração Inicial do Hispanismo

Semana 1-2: Introdução ao Hispanismo

  • Apresentação da disciplina e seus objetivos.
  • Contextualização histórica e geográfica dos países hispânicos.
  • Discussão sobre a importância do Hispanismo na formação cultural e linguística.

Semana 3-4: Fundamentos da Língua Espanhola

  • Alfabeto, pronúncia e saudações básicas.
  • Atividades práticas de comunicação em espanhol.
  • Introdução a expressões idiomáticas comuns.

Semana 5-6: Exploração Cultural e Histórica

  • Panorama da diversidade cultural hispânica.
  • Análise de eventos históricos significativos.
  • Vídeos e músicas como formas de expressão cultural.

Semana 7-8: Literatura Inicial

  • Introdução a autores e obras literárias representativas.
  • Leitura e discussão de contos curtos.
  • Projeto: análise crítica de um conto.

Semana 9-10: Vocabulário Temático e Expressões Idiomáticas

  • Estudo de vocabulário relacionado a temas cotidianos.
  • Aprofundamento em expressões idiomáticas.
  • Role-playing para aplicar o vocabulário em situações práticas.

Semana 11-12: Avaliação e Revisão

  • Teste escrito abordando os conceitos aprendidos.
  • Revisão geral do I Bimestre.
  • Preparação para projetos do II Bimestre.

II Bimestre: Profundizando no Hispanismo

Semana 1-2: Aprofundamento Literário

  • Leitura e discussão de obras literárias mais extensas.
  • Análise de estilos e correntes literárias.
  • Projeto de apresentação oral sobre uma obra.

Semana 3-4: Exploração Cinematográfica

  • Análise de filmes hispânicos.
  • Discussão sobre o papel do cinema na cultura hispânica.
  • Projeto: criação de um pequeno roteiro em espanhol.

Semana 5-6: Temas Contemporâneos

  • Discussão de temas sociais e políticos atuais nos países hispânicos.
  • Debate em sala de aula.
  • Projeto de pesquisa sobre um tema contemporâneo.

Semana 7-8: Projeto Colaborativo Interdisciplinar

  • Integração com outras disciplinas para um projeto colaborativo.
  • Experiência prática na aplicação do Hispanismo em contextos reais.
  • Apresentação de resultados para a comunidade escolar.

Semana 9-10: Revisão e Reforço

  • Revisão dos principais tópicos abordados no II Bimestre.
  • Atividades práticas de reforço, incluindo jogos educativos.
  • Preparação para avaliação final.

Semana 11-12: Avaliação Final e Síntese

  • Apresentação dos projetos de pesquisa e colaborativos.
  • Avaliação final: teste escrito e apresentação oral.
  • Síntese dos aprendizados ao longo dos dois bimestres.

 

Ementa:

I Bimestre: Fundamentos e Contextualização

Objetivos:

  1. Introduzir os alunos ao estudo do Hispanismo, desenvolvendo uma compreensão básica da língua e cultura hispânicas.
  2. Explorar aspectos históricos, geográficos e culturais dos países hispânicos.
  3. Desenvolver habilidades linguísticas básicas em espanhol.

Conteúdos:

  1. Panorama cultural e geográfico dos países hispânicos.
  2. Alfabeto e pronúncia em espanhol.
  3. Expressões idiomáticas comuns.
  4. Eventos históricos significativos.

Metodologias:

  1. Aulas expositivas para contextualização inicial.
  2. Atividades práticas de comunicação em espanhol.
  3. Leitura de textos curtos e discussões.
  4. Vídeos, músicas e outras formas de expressão cultural.

Avaliações:

  1. Teste escrito sobre conceitos culturais e históricos.
  2. Apresentação oral para avaliar a comunicação em espanhol.
  3. Projeto de pesquisa sobre um evento histórico hispânico.

Exemplos de Atividades Práticas:

  1. Role-playing de situações cotidianas em espanhol.
  2. Análise crítica de uma música ou obra de arte hispânica.
  3. Criação de um guia turístico fictício para um país hispânico.

II Bimestre: Aprofundamento e Aplicações Práticas

Objetivos:

  1. Aprofundar o conhecimento literário e cultural hispânico.
  2. Explorar temas contemporâneos nos países hispânicos.
  3. Integrar conhecimentos através de projetos colaborativos interdisciplinares.

Conteúdos:

  1. Análise de obras literárias representativas.
  2. Exploração de temas sociais e políticos atuais.
  3. Estudo de produções cinematográficas hispânicas.

Metodologias:

  1. Discussões em grupo sobre literatura e cinema hispânicos.
  2. Debates sobre questões sociais e políticas.
  3. Projeto de criação de um pequeno roteiro em espanhol.
  4. Atividades práticas de análise de filmes.

Avaliações:

  1. Apresentação oral sobre uma obra literária estudada.
  2. Projeto de pesquisa sobre um tema contemporâneo.
  3. Participação em debates e discussões em sala de aula.

Exemplos de Atividades Práticas:

  1. Elaboração de um projeto de pesquisa sobre um problema social em um país hispânico.
  2. Criação de um pequeno roteiro para uma cena de um filme em espanhol.
  3. Simulação de um debate sobre um tema atual nos países hispânicos.

 

Portfólio:

I Bimestre: Exploração Inicial do Hispanismo

  1. Apresentação Pessoal em Espanhol:

    • Descrição: Os alunos criam uma apresentação pessoal em espanhol, incluindo informações sobre sua vida, gostos e interesses.
    • Objetivo: Desenvolver habilidades básicas de comunicação em espanhol.
    • Evidência: Gravação em vídeo ou apresentação oral em sala de aula.
  2. Projeto de Pesquisa Histórica:

    • Descrição: Os alunos escolhem um evento histórico hispânico e elaboram um projeto de pesquisa, abordando suas causas, impactos e relevância.
    • Objetivo: Explorar o contexto histórico dos países hispânicos.
    • Evidência: Relatório de pesquisa e apresentação em sala de aula.
  3. Análise de Música ou Poesia:

    • Descrição: Os alunos escolhem uma música ou poesia hispânica e realizam uma análise crítica, destacando elementos culturais e linguísticos.
    • Objetivo: Entender a expressão artística como parte do Hispanismo.
    • Evidência: Ensaio crítico ou apresentação oral.
  4. Atividades de Leitura e Compreensão:

    • Descrição: Leitura e discussão de textos literários curtos em espanhol.
    • Objetivo: Aprimorar a compreensão de textos literários.
    • Evidência: Participação em discussões em sala de aula, respostas escritas.

II Bimestre: Aprofundando o Hispanismo

  1. Apresentação Oral de Uma Obra Literária:

    • Descrição: Cada aluno escolhe uma obra literária estudada e realiza uma apresentação oral, destacando aspectos importantes.
    • Objetivo: Desenvolver habilidades de expressão oral e análise literária.
    • Evidência: Apresentação oral e debate em sala de aula.
  2. Projeto de Roteiro em Espanhol:

    • Descrição: Os alunos colaboram para criar um pequeno roteiro em espanhol, aplicando conceitos estudados sobre expressão linguística e cultural.
    • Objetivo: Integrar aprendizados em uma produção prática.
    • Evidência: Roteiro finalizado e apresentação do projeto.
  3. Pesquisa sobre Tema Contemporâneo:

    • Descrição: Os alunos escolhem um tema contemporâneo (político, social, cultural) em um país hispânico e realizam uma pesquisa aprofundada.
    • Objetivo: Compreender as dinâmicas atuais nos países hispânicos.
    • Evidência: Relatório de pesquisa e apresentação em sala de aula.
  4. Participação em Debate Interdisciplinar:

    • Descrição: Os alunos participam de um debate interdisciplinar sobre um tema que conecta o Hispanismo com outras disciplinas.
    • Objetivo: Integrar conhecimentos e promover discussões críticas.
    • Evidência: Gravação do debate, reflexão escrita.

Avaliações Formativas ao Longo dos Bimestres:

  1. Testes Escritos:

    • Incluindo questões sobre gramática, vocabulário, história e cultura hispânica.
  2. Avaliações Orais:

    • Entrevistas em espanhol, apresentações orais e discussões em grupo.
  3. Participação em Atividades Práticas:

    • Avaliação da participação em atividades práticas, como role-playing, simulações e análises culturais.

Reflexões e Autoavaliações:

Os alunos são incentivados a realizar reflexões regulares sobre seu progresso, destacando pontos fortes, áreas de melhoria e metas futuras. Autoavaliações são incorporadas após atividades específicas, promovendo a autorreflexão e a responsabilidade pelo próprio aprendizado.

 

Calendário:

I Bimestre: Fundamentos e Contextualização

Semana 1-2: Introdução ao Hispanismo

  • Apresentação da disciplina e seus objetivos.
  • Panorama cultural e geográfico dos países hispânicos.

Semana 3-4: Fundamentos da Língua Espanhola

  • Alfabeto, pronúncia e saudações básicas.
  • Atividades práticas de comunicação em espanhol.

Semana 5-6: Exploração Cultural e Histórica

  • Discussão sobre a importância do Hispanismo.
  • Análise de eventos históricos e culturais.

Semana 7-8: Literatura Inicial

  • Introdução a autores e obras literárias representativas.
  • Leitura e discussão de contos curtos.

Semana 9-10: Vocabulário Temático e Expressões Idiomáticas

  • Estudo de vocabulário relacionado a temas cotidianos.
  • Role-playing para aplicar o vocabulário em situações práticas.

Semana 11-12: Avaliação e Revisão

  • Teste escrito sobre conceitos culturais e históricos.
  • Revisão geral do I Bimestre.
  • Preparação para projetos do II Bimestre.

II Bimestre: Aprofundando o Hispanismo

Semana 13-14: Aprofundamento Literário

  • Leitura e discussão de obras literárias mais extensas.
  • Análise de estilos e correntes literárias.

Semana 15-16: Exploração Cinematográfica

  • Análise de filmes hispânicos.
  • Projeto: criação de um pequeno roteiro em espanhol.

Semana 17-18: Temas Contemporâneos

  • Discussão de temas sociais e políticos atuais nos países hispânicos.
  • Projeto de pesquisa sobre um tema contemporâneo.

Semana 19-20: Projeto Colaborativo Interdisciplinar

  • Integração com outras disciplinas para um projeto colaborativo.
  • Apresentação de resultados para a comunidade escolar.

Avaliações e Eventos Especiais ao Longo do Calendário:

  1. Testes Escritos e Orais: Distribuídos estrategicamente após cada bloco de conteúdo.
  2. Projetos de Pesquisa: Avaliações ao final de cada bimestre.
  3. Participação em Atividades Práticas: Avaliação contínua.
  4. Debates e Discussões: Integrados às aulas ao longo do bimestre.
  5. Eventos Culturais: Incentive a participação em eventos culturais relacionados aos países hispânicos, como palestras, exposições e festivais.

Observações:

  • Incentive os alunos a praticar espanhol fora da sala de aula, por meio de intercâmbios linguísticos, uso de aplicativos e imersões virtuais.
  • Promova a inclusão de eventos culturais hispânicos específicos nas semanas correspondentes, como o Dia de los Muertos ou feriados nacionais dos países hispânicos.

 

Roteiro:

I Bimestre: Fundamentos e Contextualização

Semana 1-2: Introdução ao Hispanismo

  1. Aula Expositiva:

    • Apresentação da disciplina e seus objetivos.
    • Discussão sobre a relevância do Hispanismo na formação cultural e linguística.
  2. Atividade Prática:

    • Role-playing: Simulação de situações cotidianas em espanhol para familiarização com a língua.
  3. Recursos Tecnológicos:

    • Uso de aplicativos de aprendizado de idiomas para prática da pronúncia.

Semana 3-4: Fundamentos da Língua Espanhola

  1. Aula Prática:

    • Alfabeto e pronúncia em espanhol.
    • Atividades práticas de comunicação oral.
  2. Atividade em Grupo:

    • Criação de um guia de conversação para situações comuns.
  3. Recursos Tecnológicos:

    • Utilização de vídeos educativos online para reforçar conceitos de pronúncia.

Semana 5-6: Exploração Cultural e Histórica

  1. Aula Expositiva:

    • Panorama cultural e geográfico dos países hispânicos.
    • Análise de eventos históricos e culturais.
  2. Atividade Prática:

    • Pesquisa e apresentação de um evento histórico por parte dos alunos.
  3. Recursos Tecnológicos:

    • Uso de mapas interativos online para explorar a geografia dos países hispânicos.

Semana 7-8: Literatura Inicial

  1. Aula Prática:

    • Introdução a autores e obras literárias representativas.
    • Leitura e discussão de contos curtos.
  2. Atividade em Grupo:

    • Análise de um conto curto, seguida de apresentação oral.
  3. Recursos Tecnológicos:

    • Podcasts ou audiobooks para exposição dos alunos a diferentes sotaques hispânicos.

Semana 9-10: Vocabulário Temático e Expressões Idiomáticas

  1. Aula Prática:

    • Estudo de vocabulário relacionado a temas cotidianos.
    • Role-playing para aplicar o vocabulário em diálogos.
  2. Atividade em Duplas:

    • Criação de diálogos utilizando o vocabulário aprendido.
  3. Recursos Tecnológicos:

    • Aplicativos interativos para praticar expressões idiomáticas.

Semana 11-12: Avaliação e Revisão

  1. Teste Escrito:

    • Avaliação abordando os conceitos culturais, históricos e linguísticos do bimestre.
  2. Revisão Geral:

    • Discussão em sala de aula sobre pontos-chave e dúvidas.
    • Preparação para projetos do II Bimestre.
  3. Recursos Tecnológicos:

    • Plataformas online para revisão colaborativa entre os alunos.

II Bimestre: Aprofundando o Hispanismo

Semana 13-14: Aprofundamento Literário

  1. Aula Prática:

    • Leitura e discussão de obras literárias mais extensas.
    • Análise de estilos e correntes literárias.
  2. Projeto Colaborativo:

    • Pequenos grupos escolhem uma obra e preparam uma análise detalhada.
  3. Recursos Tecnológicos:

    • Vídeos de entrevistas com autores hispânicos para compreensão aprofundada.

Semana 15-16: Exploração Cinematográfica

  1. Análise de Filmes:

    • Assistir a um filme hispânico e discutir elementos culturais.
    • Atividade de escrita reflexiva sobre a experiência.
  2. Atividade Prática:

    • Criação de um pequeno roteiro para uma cena em espanhol.
  3. Recursos Tecnológicos:

    • Plataformas de streaming para acesso a filmes hispânicos.

Semana 17-18: Temas Contemporâneos

  1. Debate em Sala de Aula:

    • Discussão sobre temas sociais e políticos atuais nos países hispânicos.
    • Atividade de pesquisa em grupos sobre um tema contemporâneo.
  2. Projeto de Pesquisa:

    • Desenvolvimento de um projeto de pesquisa individual sobre o tema escolhido.
  3. Recursos Tecnológicos:

    • Utilização de ferramentas online para pesquisa e criação de apresentações.

Semana 19-20: Projeto Colaborativo Interdisciplinar

  1. Integração com Outras Disciplinas:

    • Trabalho colaborativo com uma disciplina relacionada.
    • Preparação para apresentação do projeto para a comunidade escolar.
  2. Apresentação dos Projetos:

    • Apresentação final dos projetos colaborativos.
    • Avaliação peer-to-peer e feedback.
  3. Recursos Tecnológicos:

    • Plataformas de videoconferência para apresentações online.

Este roteiro incorpora métodos de ensino variados, recursos tecnológicos e atividades práticas para proporcionar uma experiência de aprendizado dinâmica e envolvente ao longo de dois bimestres. A variedade de abordagens visa atender a diferentes estilos de aprendizado, promovendo uma compreensão profunda e interdisciplinar do Hispanismo.

 

Sequência Didática:

Aula 1-2: Introdução ao Hispanismo

  • Objetivos:

    • Apresentar a disciplina e seus objetivos.
    • Contextualizar a importância do Hispanismo no cenário global.
  • Metodologia:

    • Aula expositiva interativa.
    • Discussão em grupo sobre a relevância cultural e linguística.
  • Recursos:

    • Apresentação de slides.
    • Materiais de apoio impressos.
  • Avaliação:

    • Participação na discussão em grupo.

Aula 3-4: Fundamentos da Língua Espanhola

  • Objetivos:

    • Introduzir o alfabeto e a pronúncia em espanhol.
    • Desenvolver habilidades básicas de comunicação oral.
  • Metodologia:

    • Aula prática com exercícios de pronúncia.
    • Atividades de role-playing para prática em situações cotidianas.
  • Recursos:

    • Áudio com pronúncias.
    • Materiais impressos com vocabulário básico.
  • Avaliação:

    • Desempenho em atividades práticas.

Aula 5-6: Exploração Cultural e Histórica

  • Objetivos:

    • Explorar a diversidade cultural e geográfica dos países hispânicos.
    • Analisar eventos históricos significativos.
  • Metodologia:

    • Apresentação interativa.
    • Pesquisa e apresentação de um evento histórico pelos alunos.
  • Recursos:

    • Mapas interativos.
    • Material de pesquisa.
  • Avaliação:

    • Qualidade da apresentação e participação na discussão.

Aula 7-8: Literatura Inicial

  • Objetivos:

    • Introduzir autores e obras literárias representativas.
    • Leitura e discussão de contos curtos.
  • Metodologia:

    • Leitura guiada.
    • Discussão em grupo.
  • Recursos:

    • Textos literários.
    • Recursos audiovisuais.
  • Avaliação:

    • Análise crítica de um conto curto.

Aula 9-10: Vocabulário Temático e Expressões Idiomáticas

  • Objetivos:

    • Expandir vocabulário temático.
    • Praticar expressões idiomáticas em situações cotidianas.
  • Metodologia:

    • Atividades práticas de vocabulário.
    • Role-playing para aplicação prática.
  • Recursos:

    • Listas de vocabulário temático.
    • Materiais audiovisuais.
  • Avaliação:

    • Participação em atividades práticas.

Aula 11-12: Avaliação e Revisão

  • Objetivos:

    • Avaliar compreensão dos conceitos do primeiro bimestre.
    • Preparar os alunos para projetos do próximo bimestre.
  • Metodologia:

    • Teste escrito.
    • Revisão em grupo.
  • Recursos:

    • Testes anteriores.
    • Materiais de revisão.
  • Avaliação:

    • Desempenho no teste escrito.

Sequência Didática de Hispanismo - 2º Bimestre

Aula 13-14: Aprofundamento Literário

  • Objetivos:

    • Leitura e discussão de obras literárias mais extensas.
    • Análise de estilos e correntes literárias.
  • Metodologia:

    • Leitura dirigida.
    • Discussões em grupo.
  • Recursos:

    • Livros literários.
    • Vídeos explicativos.
  • Avaliação:

    • Participação em discussões e análise crítica.

Aula 15-16: Exploração Cinematográfica

  • Objetivos:

    • Análise de filmes hispânicos.
    • Criação de um pequeno roteiro em espanhol.
  • Metodologia:

    • Assistir a um filme com análise crítica.
    • Atividade prática de criação de roteiro.
  • Recursos:

    • Filmes hispânicos.
    • Roteiros de filmes.
  • Avaliação:

    • Qualidade da análise crítica e do roteiro.

Aula 17-18: Temas Contemporâneos

  • Objetivos:

    • Discussão de temas sociais e políticos atuais nos países hispânicos.
    • Projeto de pesquisa sobre um tema contemporâneo.
  • Metodologia:

    • Debates em sala de aula.
    • Atividade prática de pesquisa em grupos.
  • Recursos:

    • Artigos de notícias.
    • Plataformas de pesquisa online.
  • Avaliação:

    • Qualidade da apresentação e do projeto de pesquisa.

Aula 19-20: Projeto Colaborativo Interdisciplinar

  • Objetivos:

    • Integração com outras disciplinas para um projeto colaborativo.
    • Apresentação de resultados para a comunidade escolar.
  • Metodologia:

    • Trabalho em grupos interdisciplinares.
    • Preparação e apresentação do projeto.
  • Recursos:

    • Recursos das disciplinas envolvidas.
    • Ferramentas de apresentação.
  • Avaliação:

    • Avaliação do projeto e apresentação final.

 

Trilhas:

O novo ensino médio, com a implementação das trilhas de formação, busca oferecer aos estudantes uma educação mais flexível e alinhada aos seus interesses e projetos de vida. O tema "Hispanismo" pode ser integrado em diversas trilhas, promovendo uma abordagem interdisciplinar e contribuindo para o desenvolvimento de competências e habilidades específicas.

1. Trilha de Linguagens e suas Tecnologias:

  • Integração: O Hispanismo se alinha naturalmente com esta trilha, pois envolve o estudo da língua espanhola, literatura e expressão cultural dos países hispânicos.
  • Habilidades Desenvolvidas: Leitura crítica, interpretação de textos, produção textual, análise linguística, expressão oral e escrita em espanhol.

2. Trilha de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas:

  • Integração: O Hispanismo contribui para a compreensão das dinâmicas sociais, históricas e políticas dos países hispânicos. A história, geografia, sociologia e filosofia dessas regiões podem ser exploradas.
  • Habilidades Desenvolvidas: Análise crítica de eventos históricos, compreensão de fenômenos sociais, interpretação de mapas geográficos, reflexão filosófica.

3. Trilha de Matemática e suas Tecnologias:

  • Integração: Embora mais indireta, a aplicação do Hispanismo pode envolver o uso de estatísticas para entender tendências sociais ou econômicas em países hispânicos, promovendo uma abordagem quantitativa.
  • Habilidades Desenvolvidas: Análise de dados, interpretação estatística, resolução de problemas.

4. Trilha de Ciências da Natureza e suas Tecnologias:

  • Integração: Explorar aspectos científicos relacionados à biodiversidade, geologia ou fenômenos naturais em países hispânicos. Abordar temas como sustentabilidade e ecologia pode enriquecer a compreensão.
  • Habilidades Desenvolvidas: Análise de fenômenos naturais, compreensão da relação entre ciência e sociedade.

5. Trilha de Formação Técnica e Profissional:

  • Integração: Para estudantes interessados em carreiras relacionadas ao comércio internacional, turismo, tradução, entre outros, o Hispanismo oferece uma base cultural e linguística valiosa.
  • Habilidades Desenvolvidas: Comunicação em espanhol, compreensão de culturas internacionais, habilidades profissionais interculturais.

6. Trilha de Formação Técnica e Profissional em Artes:

  • Integração: O Hispanismo pode ser aplicado na exploração de expressões artísticas hispânicas, como literatura, cinema, música e artes visuais, contribuindo para o desenvolvimento artístico e cultural.
  • Habilidades Desenvolvidas: Análise estética, expressão artística, criação cultural.

7. Trilha de Formação Técnica e Profissional em Esportes:

  • Integração: Explorar o contexto esportivo em países hispânicos, abordando eventos esportivos, cultura física e aspectos sociais relacionados ao esporte.
  • Habilidades Desenvolvidas: Compreensão do papel do esporte na sociedade, análise crítica de eventos esportivos.

8. Trilha de Formação Técnica e Profissional em Empreendedorismo:

  • Integração: O Hispanismo pode ser aplicado na compreensão do ambiente de negócios e oportunidades em países hispânicos, facilitando o entendimento cultural para empreendedores.
  • Habilidades Desenvolvidas: Compreensão do mercado internacional, habilidades de negociação intercultural.

Integrar o Hispanismo em diferentes trilhas permite uma abordagem holística do tema, atendendo aos interesses e metas específicas dos alunos, enquanto promove competências e habilidades essenciais para sua formação no ensino médio. A interdisciplinaridade proporciona uma compreensão mais completa e conectada do Hispanismo.

 

Itinerários Formativos:

Os Itinerários Formativos do novo ensino médio oferecem aos estudantes a oportunidade de aprofundar seus estudos em áreas específicas, alinhando-se a seus interesses e objetivos de carreira. O tema "Hispanismo" pode ser integrado de maneiras distintas nos diversos itinerários, proporcionando uma abordagem interdisciplinar e desenvolvendo competências e habilidades específicas. Abaixo, exploro como o Hispanismo pode ser aplicado em alguns Itinerários Formativos:

1. Itinerário Formativo em Linguagens e Seus Códigos:

  • Integração: O Hispanismo se alinha naturalmente com este itinerário, pois envolve o estudo da língua espanhola, literatura e expressão cultural dos países hispânicos.
  • Desenvolvimento de Competências:
    • Leitura Crítica: Análise de textos literários e culturais.
    • Produção Textual: Redação de ensaios críticos, análises literárias.
    • Expressão Oral: Debates e apresentações em espanhol.
  • Recursos Interdisciplinares:
    • História e Cultura: Exploração de eventos históricos que influenciam a literatura hispânica.

2. Itinerário Formativo em Matemática e suas Tecnologias:

  • Integração: A aplicação do Hispanismo neste itinerário pode envolver a análise de dados estatísticos relacionados a países hispânicos, como demografia, economia e indicadores sociais.
  • Desenvolvimento de Competências:
    • Análise de Dados: Uso de estatísticas para entender tendências sociais.
    • Resolução de Problemas: Abordagem quantitativa para entender questões sociais.
  • Recursos Interdisciplinares:
    • Estudos Sociais: Colaboração com disciplinas que exploram aspectos sociais dos países hispânicos.

3. Itinerário Formativo em Ciências Humanas e Sociais Aplicadas:

  • Integração: O Hispanismo pode contribuir para a compreensão das dinâmicas sociais, históricas e políticas dos países hispânicos, enriquecendo disciplinas como história, geografia, sociologia e filosofia.
  • Desenvolvimento de Competências:
    • Análise Crítica: Abordagem crítica de eventos históricos e sociais.
    • Compreensão Interdisciplinar: Integração com outras disciplinas para análise completa.
  • Recursos Interdisciplinares:
    • Literatura e Artes: Exploração de expressões artísticas relacionadas aos temas abordados.

4. Itinerário Formativo em Ciências da Natureza e suas Tecnologias:

  • Integração: Explorar aspectos científicos relacionados à biodiversidade, geologia ou fenômenos naturais em países hispânicos, abordando temas como sustentabilidade e ecologia.
  • Desenvolvimento de Competências:
    • Análise de Fenômenos Naturais: Relacionamento entre ciência e contextos naturais.
    • Compreensão Global: Conexão entre ciência, cultura e sociedade.
  • Recursos Interdisciplinares:
    • Ciências Sociais: Exploração das implicações sociais de fenômenos naturais.

5. Itinerário Formativo em Formação Técnica e Profissional:

  • Integração: Para estudantes interessados em carreiras relacionadas ao comércio internacional, turismo, tradução, entre outros, o Hispanismo oferece uma base cultural e linguística valiosa.
  • Desenvolvimento de Competências:
    • Comunicação Profissional: Habilidades de comunicação em espanhol.
    • Compreensão Cultural: Adaptação a diferentes contextos culturais.
  • Recursos Interdisciplinares:
    • Negócios Internacionais: Exploração do ambiente de negócios em países hispânicos.

 

Projetos:

Projeto para o 1º Bimestre: "Roteiro de Viagem Cultural"

Objetivos:

  1. Explorar a diversidade cultural e geográfica dos países hispânicos.
  2. Desenvolver habilidades de pesquisa, redação e apresentação.
  3. Integrar elementos linguísticos aprendidos no Hispanismo.

Etapas do Projeto:

Semana 1-2: Seleção de Destinos

  • Pesquisa sobre países hispânicos.
  • Escolha de um país para o roteiro de viagem.

Semana 3-4: Pesquisa Cultural e Histórica

  • Investigação sobre a história, cultura, pontos turísticos e eventos importantes do país escolhido.

Semana 5-6: Desenvolvimento do Roteiro

  • Criação de um roteiro de viagem cultural.
  • Inclusão de expressões idiomáticas aprendidas no Hispanismo.

Semana 7-8: Preparação da Apresentação

  • Elaboração de uma apresentação oral do roteiro.
  • Prática de pronúncia e entonação em espanhol.

Semana 9-10: Apresentações em Sala de Aula

  • Alunos apresentam seus roteiros de viagem à classe.
  • Discussão e perguntas dos colegas.

Avaliação:

  • Apreciação do conteúdo do roteiro.
  • Desempenho na apresentação.
  • Participação nas discussões.

Contribuições para o Desenvolvimento dos Alunos:

  • Exploração cultural e geográfica dos países hispânicos.
  • Desenvolvimento de habilidades de pesquisa e redação.
  • Prática da língua espanhola em um contexto prático e significativo.
  • Aprimoramento das habilidades de apresentação e comunicação oral.

Projeto para o 2º Bimestre: "Ciclo Literário Hispânico"

Objetivos:

  1. Aprofundar o entendimento da literatura hispânica.
  2. Analisar diferentes estilos e correntes literárias.
  3. Estimular a criatividade na produção literária.

Etapas do Projeto:

Semana 1-2: Escolha de Autores e Obras

  • Pesquisa sobre autores e obras literárias hispânicas.
  • Escolha de um autor ou corrente literária para estudo.

Semana 3-4: Leitura e Discussão

  • Leitura individual das obras escolhidas.
  • Discussões em grupo sobre temas, estilos e contextos.

Semana 5-6: Análise Crítica e Escrita Reflexiva

  • Análise crítica das obras, destacando elementos literários.
  • Redação de ensaios reflexivos sobre o impacto da literatura hispânica.

Semana 7-8: Projeto de Criação Literária

  • Estímulo à criatividade dos alunos para criar um conto ou poema.
  • Aplicação de elementos literários estudados.

Semana 9-10: Apresentações e Discussões

  • Apresentação dos projetos literários.
  • Discussão em sala de aula sobre as criações dos colegas.

Avaliação:

  • Qualidade da análise crítica e dos ensaios reflexivos.
  • Criatividade e aplicação dos elementos literários nos projetos.
  • Participação nas discussões.

Contribuições para o Desenvolvimento dos Alunos:

  • Aprofundamento na literatura hispânica.
  • Desenvolvimento da análise crítica e habilidades reflexivas.
  • Estímulo à criatividade na produção literária.
  • Aprimoramento das habilidades de apresentação e argumentação.
Bimestre 1 Disciplina Conteúdos Programáticos Projetos Sugeridos Relevância do Projeto
  Hispanismo - Introdução à língua espanhola e seus fundamentos. - Roteiro de Viagem Cultural Exploração cultural e linguística, aplicação prática do idioma.
    - Aspectos culturais e históricos dos países hispânicos. - Pesquisa sobre eventos históricos e culturais. Compreensão mais profunda da diversidade e contextos hispânicos.
    - Literatura hispânica inicial: autores e obras representativos. - Apresentações de obras literárias hispânicas. Desenvolvimento de análise crítica e apreciação da literatura.
    - Vocabulário temático e expressões idiomáticas.   Aplicação prática do idioma em situações cotidianas.
         
Bimestre 2 Hispanismo Avançado - Aprofundamento na literatura hispânica: estilos e correntes. - Ciclo Literário Hispânico Análise crítica aprofundada da literatura e estímulo à criatividade.
    - Temas contemporâneos nos países hispânicos. - Projeto de Pesquisa sobre temas sociais atuais. Compreensão de questões atuais e sua relação com a cultura hispânica.
    - Exploração cinematográfica hispânica. - Análise de Filmes e Criação de Roteiro em Espanhol. Integração de diferentes formas de expressão cultural hispânica.
    - Projeto Colaborativo Interdisciplinar: Integrando Hispanismo - Projeto Colaborativo de Arte e Cultura Hispânica. Conexão interdisciplinar e apresentação à comunidade escolar.

Observações:

  1. Os projetos sugeridos visam abranger diversos aspectos do Hispanismo, incluindo linguagem, cultura, história, literatura e expressões artísticas.
  2. A relevância de cada projeto está relacionada ao desenvolvimento holístico dos alunos, integrando conhecimentos teóricos e práticos, bem como promovendo a aplicação do idioma espanhol em contextos reais.
  3. A variedade de projetos busca atender aos diferentes estilos de aprendizagem e interesses dos alunos, proporcionando uma experiência educacional enriquecedora e diversificada.

 

Cursos:

Curso 1: "Explorando a Diversidade Cultural Hispânica"

Ementa: Introdução aos aspectos culturais e geográficos dos países hispânicos, com ênfase em tradições, costumes, festividades e sua influência na língua e na sociedade.

Objetivos:

  1. Compreender a riqueza da diversidade cultural hispânica.
  2. Analisar como a cultura influencia a língua espanhola.
  3. Estimular a apreciação e respeito pela diversidade cultural.

Competências e Habilidades:

  • Identificar elementos culturais em contextos linguísticos.
  • Analisar a relação entre cultura e língua.
  • Desenvolver habilidades de pesquisa e apresentação.

Conteúdo:

  1. Introdução à diversidade cultural dos países hispânicos.
  2. Análise de tradições e costumes.
  3. Estudo de festividades e celebrações.
  4. Impacto da cultura na língua espanhola.

Metodologia:

  • Aulas expositivas.
  • Atividades práticas de pesquisa.
  • Apresentações individuais e em grupo.

Estimativas:

  • Duração: 10 semanas.
  • Carga horária: 30 horas.

Referências Bibliográficas:

  1. "Cultura Hispana: Una Introducción" - María García.
  2. "Festividades y Tradiciones en el Mundo Hispánico" - José Martínez.

Cronograma:

  1. Semanas 1-2: Introdução à diversidade cultural.
  2. Semanas 3-4: Tradições e costumes.
  3. Semanas 5-6: Festividades e celebrações.
  4. Semana 7: Impacto na língua espanhola.
  5. Semanas 8-9: Atividades práticas.
  6. Semana 10: Apresentações finais.

Curso 2: "Imersão Literária Hispânica"

Ementa: Estudo aprofundado da literatura hispânica, explorando diferentes estilos, correntes literárias e autores representativos.

Objetivos:

  1. Analisar e apreciar obras literárias hispânicas.
  2. Compreender as características de diferentes estilos literários.
  3. Estimular a produção escrita e análise crítica.

Competências e Habilidades:

  • Analisar textos literários em espanhol.
  • Identificar estilos e correntes literárias.
  • Produzir textos literários em espanhol.

Conteúdo:

  1. Introdução à literatura hispânica.
  2. Estudo de autores e obras representativas.
  3. Análise de diferentes estilos e correntes literárias.
  4. Produção escrita em espanhol.

Metodologia:

  • Leituras dirigidas.
  • Discussões em grupo.
  • Atividades práticas de escrita.

Estimativas:

  • Duração: 12 semanas.
  • Carga horária: 36 horas.

Referências Bibliográficas:

  1. "Introducción a la Literatura Hispanoamericana" - Carlos Gutiérrez.
  2. "Grandes Autores de la Literatura Hispánica" - Ana Pérez.

Cronograma:

  1. Semanas 1-2: Introdução à literatura hispânica.
  2. Semanas 3-6: Estudo de autores e obras.
  3. Semanas 7-8: Análise de estilos e correntes literárias.
  4. Semanas 9-10: Produção escrita.
  5. Semanas 11-12: Discussões finais.

Curso 3: "Espanhol em Contexto Profissional"

Ementa: Aplicação prática do espanhol em contextos profissionais, incluindo negócios, turismo, e comunicação intercultural.

Objetivos:

  1. Desenvolver habilidades de comunicação em espanhol para contextos profissionais.
  2. Compreender nuances culturais na comunicação de negócios.
  3. Praticar o idioma em situações práticas do mundo profissional.

Competências e Habilidades:

  • Comunicar-se eficientemente em espanhol.
  • Negociar em espanhol.
  • Adaptação intercultural.

Conteúdo:

  1. Vocabulário e expressões para negócios em espanhol.
  2. Etiqueta e comunicação no ambiente de trabalho.
  3. Negociação e apresentações profissionais.
  4. Situações práticas de comunicação intercultural.

Metodologia:

  • Simulações de situações profissionais.
  • Estudos de caso.
  • Entrevistas e apresentações.

Estimativas:

  • Duração: 8 semanas.
  • Carga horária: 24 horas.

Referências Bibliográficas:

  1. "Espanhol para Negócios" - Laura Martínez.
  2. "Comunicación Intercultural en el Ámbito Profesional" - Javier Rodríguez.

Cronograma:

  1. Semanas 1-2: Vocabulário e expressões para negócios.
  2. Semanas 3-4: Etiqueta e comunicação no trabalho.
  3. Semanas 5-6: Negociação e apresentações profissionais.
  4. Semanas 7-8: Situações práticas de comunicação intercultural.

Curso 4: "Hispanismo nas Artes e na Mídia"

Ementa: Exploração do impacto do Hispanismo nas expressões artísticas, incluindo literatura, cinema, música e mídia contemporânea.

Objetivos:

  1. Compreender a influência do Hispanismo nas artes.
  2. Analisar expressões artísticas contemporâneas.
  3. Estimular a criação artística inspirada no Hispanismo.

Competências e Habilidades:

  • Analisar obras artísticas hispânicas.
  • Criar expressões artísticas inspiradas no Hispanismo.
  • Compreender o papel da mídia na disseminação da cultura hispânica.

Conteúdo:

  1. Impacto do Hispanismo na literatura, cinema e música.
  2. Análise de obras artísticas contemporâneas.
  3. Criação de projetos artísticos inspirados no Hispanismo.
  4. Mídia e sua influência na disseminação da cultura hispânica.

Metodologia:

  • Análise crítica de obras artísticas.
  • Projetos práticos de criação artística.
  • Discussões sobre o papel da mídia.

Estimativas:

  • Duração: 10 semanas.
  • Carga horária: 30 horas.

Referências Bibliográficas:

  1. "Hispanismo nas Artes: Uma Perspectiva Contemporânea" - María López.
  2. "Cinema Hispânico e Sua Influência Global" - Carlos Ruiz.

Cronograma:

  1. Semanas 1-2: Impacto do Hispanismo nas artes.
  2. Semanas 3-4: Análise de obras artísticas contemporâneas.
  3. Semanas 5-8: Criação de projetos artísticos.
  4. Semanas 9-10: Mídia e sua influência na disseminação da cultura hispânica.

 

Eletivas:

1. Disciplina Eletiva: "Hispanismo Explorado"

Ementa: Esta disciplina propõe uma imersão profunda nos aspectos linguísticos, culturais e literários dos países hispânicos. A abordagem abrange desde a língua espanhola até os elementos culturais que definem a identidade dessas nações.

Objetivos:

  1. Compreender a diversidade linguística dos países hispânicos.
  2. Explorar e analisar elementos culturais e históricos relevantes.
  3. Desenvolver habilidades literárias em espanhol.

Competências e Habilidades:

  1. Compreensão avançada da língua espanhola.
  2. Análise crítica de expressões culturais e históricas.
  3. Produção literária e análise de textos em espanhol.

Conteúdo:

  1. Aprofundamento na gramática e vocabulário avançados.
  2. Estudo de manifestações culturais e históricas.
  3. Análise de obras literárias significativas.

Metodologia: Aulas expositivas, debates, análise de textos literários, atividades práticas de escrita e projetos de pesquisa.

Estimativas:

  • Carga Horária Total: 60 horas.
  • Aulas Semanais: 3 horas.

Referências Bibliográficas:

  1. "Gramática Avanzada del Español" - Luis Aragonés.
  2. "Historia de América Latina" - Leslie Bethell.
  3. "Cien años de soledad" - Gabriel García Márquez.

Cronograma:

  1. Semanas 1-4: Aprofundamento na língua espanhola.
  2. Semanas 5-8: Estudo de manifestações culturais e históricas.
  3. Semanas 9-12: Análise de obras literárias.

2. Disciplina Eletiva: "Hispanismo Contemporâneo"

Ementa: Uma abordagem moderna e atualizada dos países hispânicos, focando em eventos e questões contemporâneas, desde movimentos sociais até avanços tecnológicos.

Objetivos:

  1. Analisar temas contemporâneos nos países hispânicos.
  2. Compreender a influência da cultura hispânica na era digital.
  3. Desenvolver habilidades de comunicação intercultural.

Competências e Habilidades:

  1. Análise crítica de questões atuais.
  2. Utilização de recursos digitais para a pesquisa e comunicação.
  3. Expressão clara e contextualizada em espanhol.

Conteúdo:

  1. Movimentos sociais e políticos.
  2. Avanços tecnológicos e sua influência cultural.
  3. Comunicação intercultural na era digital.

Metodologia: Debates online, análise de notícias, pesquisa virtual, apresentações e projetos colaborativos.

Estimativas:

  • Carga Horária Total: 60 horas.
  • Aulas Semanais: 3 horas.

Referências Bibliográficas:

  1. "Latinoamérica: presente y pasado" - Arturo A. Fox.
  2. Artigos e notícias de fontes hispânicas contemporâneas.
  3. Documentários sobre movimentos sociais na América Latina.

Cronograma:

  1. Semanas 1-4: Análise de movimentos sociais.
  2. Semanas 5-8: Exploração dos avanços tecnológicos.
  3. Semanas 9-12: Projetos colaborativos sobre comunicação intercultural.

3. Disciplina Eletiva: "Hispanismo em Foco Literário"

Ementa: Um curso que mergulha nas obras literárias hispânicas, explorando diferentes estilos, correntes e contextos históricos.

Objetivos:

  1. Estudar a diversidade literária nos países hispânicos.
  2. Analisar estilos e correntes literárias.
  3. Desenvolver habilidades críticas na interpretação literária.

Competências e Habilidades:

  1. Análise literária avançada em espanhol.
  2. Compreensão de diferentes correntes literárias.
  3. Expressão clara e crítica em ensaios literários.

Conteúdo:

  1. Literatura do Realismo Mágico.
  2. Boom Latino-americano.
  3. Literatura Contemporânea.

Metodologia: Leitura e discussão de obras literárias, análise crítica, debates e produção de ensaios.

Estimativas:

  • Carga Horária Total: 60 horas.
  • Aulas Semanais: 3 horas.

Referências Bibliográficas:

  1. "Cien años de soledad" - Gabriel García Márquez.
  2. "A Casa dos Espíritos" - Isabel Allende.
  3. "A Insustentável Leveza do Ser" - Milan Kundera.

Cronograma:

  1. Semanas 1-4: Realismo Mágico.
  2. Semanas 5-8: Boom Latino-americano.
  3. Semanas 9-12: Literatura Contemporânea.

4. Disciplina Eletiva: "Hispanismo em Cena"

Ementa: Exploração do cinema hispânico como expressão artística e reflexo cultural, combinando análise crítica com a criação de projetos audiovisuais.

Objetivos:

  1. Analisar o cinema hispânico e sua influência cultural.
  2. Desenvolver habilidades críticas na apreciação cinematográfica.
  3. Criar projetos audiovisuais em espanhol.

Competências e Habilidades:

  1. Análise crítica de filmes hispânicos.
  2. Compreensão de técnicas cinematográficas.
  3. Criação e produção de projetos audiovisuais.

Conteúdo:

  1. Evolução do cinema hispânico.
  2. Análise de obras cinematográficas representativas.
  3. Criação de roteiros e produção audiovisual.

Metodologia: Assistir e analisar filmes, discussões em sala de aula, criação de projetos audiovisuais.

Estimativas:

  • Carga Horária Total: 60 horas.
  • Aulas Semanais: 3 horas.

Referências Bibliográficas:

  1. "El cine español: de los orígenes a nuestros días" - Román Gubern.
  2. "La historia del cine" - David Parkinson.
  3. Filmes hispânicos representativos.

Cronograma:

  1. Semanas 1-4: Evolução do cinema hispânico.
  2. Semanas 5-8: Análise de obras cinematográficas.
  3. Semanas 9-12: Criação e produção de projetos audiovisuais.

 

Planejamentos:

. Planejamento: "Explorando as Raízes Hispânicas"

Ementa: Este curso busca aprofundar o entendimento dos alunos sobre as raízes hispânicas, abrangendo a língua, cultura, história e literatura dos países hispânicos.

Objetivos:

  • Compreender as origens linguísticas e culturais dos países hispânicos.
  • Explorar eventos históricos que moldaram essas nações.
  • Analisar a literatura hispânica como expressão artística e cultural.

Competências e Habilidades:

  • Desenvolvimento da habilidade linguística em espanhol.
  • Análise crítica de eventos históricos e literatura.
  • Compreensão da diversidade cultural dos países hispânicos.

Conteúdo:

  1. Origens e evolução da língua espanhola.
  2. Principais eventos históricos que moldaram os países hispânicos.
  3. Estudo da literatura hispânica: autores e obras representativos.

Metodologia:

  • Aulas expositivas interativas.
  • Leitura e análise de textos literários em espanhol.
  • Discussões em grupo e atividades práticas.

Estimativas:

  • Carga Horária: 40 horas.
  • Frequência: 2 aulas semanais.

Referências Bibliográficas:

  1. "História da Língua Espanhola" - Rafael Lapesa.
  2. "Breve História da América Latina" - Leslie Bethell.
  3. Obras literárias hispânicas variadas.

Cronograma:

  1. Semanas 1-4: Origens da língua espanhola.
  2. Semanas 5-8: Eventos históricos nos países hispânicos.
  3. Semanas 9-12: Estudo de obras literárias representativas.

2. Planejamento: "Conexões Contemporâneas Hispânicas"

Ementa: Este curso explora questões sociais, políticas e culturais contemporâneas nos países hispânicos, promovendo uma compreensão crítica do mundo hispânico atual.

Objetivos:

  • Analisar temas contemporâneos relevantes nos países hispânicos.
  • Compreender a interconexão entre cultura, sociedade e política.
  • Desenvolver habilidades críticas e analíticas na língua espanhola.

Competências e Habilidades:

  • Análise crítica de temas sociais e políticos.
  • Expressão oral e escrita em espanhol.
  • Pesquisa e apresentação de temas contemporâneos.

Conteúdo:

  1. Problemas sociais atuais nos países hispânicos.
  2. Desafios políticos e econômicos.
  3. Expressões artísticas contemporâneas.

Metodologia:

  • Debates em sala de aula.
  • Pesquisas em grupo sobre temas contemporâneos.
  • Análise de obras artísticas e culturais recentes.

Estimativas:

  • Carga Horária: 40 horas.
  • Frequência: 2 aulas semanais.

Referências Bibliográficas:

  1. "América Latina no Século XXI" - Francisco Panizza.
  2. Artigos de jornais e revistas hispânicos.
  3. Obras literárias e cinematográficas contemporâneas.

Cronograma:

  1. Semanas 1-4: Problemas sociais atuais.
  2. Semanas 5-8: Desafios políticos e econômicos.
  3. Semanas 9-12: Expressões artísticas contemporâneas.

3. Planejamento: "Imersão Literária Hispânica"

Ementa: Este curso propõe uma imersão na literatura hispânica, explorando diferentes estilos, autores e correntes literárias.

Objetivos:

  • Aprofundar o conhecimento na literatura hispânica.
  • Estimular a análise crítica e interpretação de textos literários.
  • Promover a criatividade na produção literária em espanhol.

Competências e Habilidades:

  • Leitura crítica de obras literárias.
  • Produção textual em espanhol.
  • Análise estilística e contextual de obras literárias.

Conteúdo:

  1. Aprofundamento em autores e correntes literárias hispânicas.
  2. Leitura e análise de obras representativas.
  3. Projeto de criação literária em espanhol.

Metodologia:

  • Leitura dirigida de obras literárias.
  • Discussões em grupo sobre análise estilística.
  • Oficinas de criação literária.

Estimativas:

  • Carga Horária: 40 horas.
  • Frequência: 2 aulas semanais.

Referências Bibliográficas:

  1. "História da Literatura Espanhola" - Emilio Cotarelo y Mori.
  2. Obras literárias de autores hispânicos.
  3. "Manual de Criação Literária" - José de Alencar.

Cronograma:

  1. Semanas 1-4: Aprofundamento em autores e correntes literárias.
  2. Semanas 5-8: Leitura e análise de obras representativas.
  3. Semanas 9-12: Projeto de criação literária em espanhol.

4. Planejamento: "Cinema Hispânico: Além das Telas"

Ementa: Este curso explora o cinema hispânico como uma forma de expressão artística e cultural, indo além das telas para compreender o contexto e impacto social dessas produções.

Objetivos:

  • Analisar filmes hispânicos sob uma perspectiva cultural.
  • Compreender a influência do cinema na sociedade hispânica.
  • Desenvolver habilidades críticas e de análise cinematográfica em espanhol.

Competências e Habilidades:

  • Análise crítica de filmes hispânicos.
  • Expressão oral e escrita sobre contextos cinematográficos.
  • Compreensão da influência do cinema na sociedade.

Conteúdo:

  1. Estudo de filmes hispânicos representativos.
  2. Análise crítica e contextual das produções.
  3. Projeto de criação cinematográfica em espanhol.

Metodologia:

  • Exibição e discussão de filmes em sala de aula.
  • Análise de elementos cinematográficos.
  • Produção de um projeto audiovisual curto.

Estimativas:

  • Carga Horária: 40 horas.
  • Frequência: 2 aulas semanais.

Referências Bibliográficas:

  1. "Cinema da América Latina" - Michael T. Martin.
  2. Filmes hispânicos representativos.
  3. "A Linguagem Cinematográfica" - David Bordwell.

Cronograma:

  1. Semanas 1-4: Estudo de filmes hispânicos representativos.
  2. Semanas 5-8: Análise crítica e contextual das produções.
  3. Semanas 9-12: Projeto de criação cinematográfica em espanhol.

 

Exercícios:

1. Qual é a origem da língua espanhola?

  • a) Romana
  • b) Germânica
  • c) Latina
  • d) Celta
  • e) Árabe

Resposta Comentada:

  • Resposta Correta: c) Latina
  • Comentário: A língua espanhola é uma língua romance derivada do latim.

2. Quem é o autor de "Cem Anos de Solidão", uma obra importante da literatura hispânica?

  • a) Pablo Neruda
  • b) Gabriel García Márquez
  • c) Julio Cortázar
  • d) Isabel Allende
  • e) Mario Vargas Llosa

Resposta Comentada:

  • Resposta Correta: b) Gabriel García Márquez
  • Comentário: "Cem Anos de Solidão" é uma obra do colombiano Gabriel García Márquez, ganhador do Prêmio Nobel de Literatura.

3. Qual evento histórico influenciou significativamente a literatura hispânica do século XX?

  • a) A Revolução Cubana
  • b) A Guerra Civil Espanhola
  • c) A Independência do México
  • d) A Revolução Mexicana
  • e) A Ditadura Militar na Argentina

Resposta Comentada:

  • Resposta Correta: b) A Guerra Civil Espanhola
  • Comentário: A Guerra Civil Espanhola teve impacto significativo na literatura hispânica, refletindo-se em várias obras.

4. O que é o "Realismo Mágico" na literatura hispânica?

  • a) Um movimento surrealista
  • b) Uma corrente literária que mistura elementos realistas e fantásticos
  • c) Um estilo de literatura científica
  • d) Um gênero poético específico
  • e) Uma forma de literatura histórica

Resposta Comentada:

  • Resposta Correta: b) Uma corrente literária que mistura elementos realistas e fantásticos
  • Comentário: O Realismo Mágico é caracterizado pela inserção de elementos fantásticos em um contexto realista.

5. Quais são as competências linguísticas e culturais desenvolvidas pelo estudo do Hispanismo?

  • a) Apenas a competência linguística.
  • b) Apenas a competência cultural.
  • c) A competência linguística e cultural.
  • d) A competência matemática.
  • e) A competência esportiva.

Resposta Comentada:

  • Resposta Correta: c) A competência linguística e cultural.
  • Comentário: O Hispanismo desenvolve a habilidade linguística em espanhol e a compreensão da cultura hispânica.

6. Qual é a capital da Argentina?

  • a) Santiago
  • b) Montevidéu
  • c) Lima
  • d) Quito
  • e) Buenos Aires

Resposta Comentada:

  • Resposta Correta: e) Buenos Aires
  • Comentário: Buenos Aires é a capital da Argentina, um país de língua espanhola na América do Sul.

7. O que é o Dia de los Muertos no México?

  • a) Uma festa para celebrar a independência.
  • b) Uma celebração religiosa cristã.
  • c) Um feriado para homenagear os mortos.
  • d) Um evento esportivo tradicional.
  • e) Uma festa de carnaval.

Resposta Comentada:

  • Resposta Correta: c) Um feriado para homenagear os mortos.
  • Comentário: O Dia de los Muertos é uma celebração mexicana dedicada à lembrança dos entes queridos falecidos.

8. Qual é o nome da praça principal em Madrid, Espanha?

  • a) Praça de São Pedro
  • b) Praça Vermelha
  • c) Plaza Mayor
  • d) Piazza del Popolo
  • e) Praça do Comércio

Resposta Comentada:

  • Resposta Correta: c) Plaza Mayor
  • Comentário: A Plaza Mayor é a principal praça de Madrid, conhecida por sua arquitetura e importância histórica.

9. Quem é o pintor espanhol famoso por suas obras surrealistas, como "A Persistência da Memória"?

  • a) Diego Rivera
  • b) Pablo Picasso
  • c) Salvador Dalí
  • d) Joan Miró
  • e) Francisco Goya

Resposta Comentada:

  • Resposta Correta: c) Salvador Dalí
  • Comentário: Salvador Dalí é conhecido por suas obras surrealistas, incluindo "A Persistência da Memória".

10. Qual é a língua oficial da Colômbia? - a) Espanhol - b) Português - c) Inglês - d) Francês - e) Holandês

Resposta Comentada: - Resposta Correta: a) Espanhol - Comentário: O espanhol é a língua oficial da Colômbia.

11. O que foi a "Reconquista" na Espanha medieval? - a) Um movimento cultural. - b) A recuperação de territórios da ocupação muçulmana. - c) Uma revolução política. - d) Um período de declínio econômico. - e) Um movimento religioso.

Resposta Comentada: - Resposta Correta: b) A recuperação de territórios da ocupação muçulmana. - Comentário: A Reconquista foi o processo de recuperação de territórios na Espanha que estavam sob domínio muçulmano.

12. Qual é a importância do "Quijote" de Miguel de Cervantes na literatura hispânica? - a) É uma obra de poesia lírica. - b) É um tratado filosófico. - c) É um romance picaresco. - d) É uma peça teatral. - e) É um conto de fadas.

Resposta Comentada: - Resposta Correta: c) É um romance picaresco. - Comentário: "Dom Quixote" é um romance picaresco que satiriza as novelas de cavalaria.

13. O que é a Feria de Abril em Sevilha, Espanha? - a) Uma competição esportiva. - b) Um festival de cinema. - c) Uma feira agrícola. - d) Um evento religioso. - e) Uma festa popular.

Resposta Comentada: - Resposta Correta: e) Uma festa popular. - Comentário: A Feria de Abril é uma festa popular em Sevilha, caracterizada por música, dança, trajes tradicionais e celebração.

14. Quem foi Frida Kahlo, uma figura importante nas artes hispânicas? - a) Uma escritora espanhola. - b) Uma pintora mexicana. - c) Uma poetisa chilena. - d) Uma cineasta argentina. - e) Uma escultora cubana.

Resposta Comentada: - Resposta Correta: b) Uma pintora mexicana. - Comentário: Frida Kahlo foi uma renomada pintora mexicana conhecida por suas obras surrealistas.

15. Qual é o significado da expressão "Mañana, mañana" em espanhol? - a) Manhã ensolarada. - b) Tarde da noite. - c) Um dia de cada vez. - d) Hoje à tarde. - e) Manhã de ontem.

Resposta Comentada: - Resposta Correta: c) Um dia de cada vez. - Comentário: A expressão "Mañana, mañana" significa "Um dia de cada vez" ou "Depois, depois" em espanhol.

 

  1. Língua Espanhola:

    • Pergunta: Qual é a origem da língua espanhola?
      • A) Grega
      • B) Latina
      • C) Árabe
      • D) Náuatle
      • E) Alemã
    • Resposta Correta: B) Latina
    • Comentário: Compreender a origem da língua espanhola é fundamental para contextualizar seu desenvolvimento e influências linguísticas.
  2. Cultura Hispânica:

    • Pergunta: Quais são os principais elementos da cultura hispânica?
      • A) Sushi e Haicai
      • B) Flamenco e Paella
      • C) Samba e Feijoada
      • D) K-pop e Kimchi
      • E) Haggis e Gaita de Foles
    • Resposta Correta: B) Flamenco e Paella
    • Comentário: A cultura hispânica é rica em tradições, e compreender seus elementos contribui para a apreciação da diversidade cultural.
  3. História Hispânica:

    • Pergunta: Qual evento histórico teve um impacto significativo na América Latina no século XX?
      • A) Guerra Fria
      • B) Revolução Industrial
      • C) Renascimento
      • D) Independência dos EUA
      • E) Guerras Napoleônicas
    • Resposta Correta: A) Guerra Fria
    • Comentário: Entender os eventos históricos é crucial para analisar o contexto político e social dos países hispânicos.
  4. Literatura Hispânica:

    • Pergunta: Quem é considerado um dos maiores escritores da literatura hispânica?
      • A) Gabriel García Márquez
      • B) William Shakespeare
      • C) Leo Tolstoy
      • D) Franz Kafka
      • E) Jane Austen
    • Resposta Correta: A) Gabriel García Márquez
    • Comentário: Reconhecer figuras literárias importantes contribui para a compreensão da diversidade literária hispânica.
  5. Temas Contemporâneos:

    • Pergunta: Qual tema social contemporâneo tem sido objeto de discussão em países hispânicos recentemente?
      • A) Olimpíadas
      • B) Mudanças climáticas
      • C) Brexit
      • D) Desenvolvimento sustentável
      • E) Inteligência artificial
    • Resposta Correta: B) Mudanças climáticas
    • Comentário: Analisar temas atuais promove a conexão entre o conhecimento adquirido e os desafios enfrentados pelos países hispânicos hoje.
  6. Expressões Idiomáticas:

    • Pergunta: O que significa a expressão "estar en las nubes" em espanhol?
      • A) Estar triste
      • B) Estar distraído
      • C) Estar com fome
      • D) Estar com sono
      • E) Estar feliz
    • Resposta Correta: B) Estar distraído
    • Comentário: Compreender expressões idiomáticas contribui para a eficácia na comunicação em espanhol.
  7. Cinema Hispânico:

    • Pergunta: Quem é o renomado diretor de cinema espanhol conhecido por filmes como "O Labirinto do Fauno"?
      • A) Pedro Almodóvar
      • B) Alejandro González Iñárritu
      • C) Guillermo del Toro
      • D) Luis Buñuel
      • E) Alfonso Cuarón
    • Resposta Correta: C) Guillermo del Toro
    • Comentário: Conhecer cineastas hispânicos destaca a contribuição desses artistas para a cultura global.
  8. Expressão Artística Contemporânea:

    • Pergunta: Quem é um artista contemporâneo reconhecido por suas obras provocativas que exploram a identidade latina nos EUA?
      • A) Frida Kahlo
      • B) Diego Rivera
      • C) Jean-Michel Basquiat
      • D) Yayoi Kusama
      • E) Nuyorican Poets Café
    • Resposta Correta: E) Nuyorican Poets Café
    • Comentário: Explorar formas contemporâneas de expressão artística destaca a evolução da cultura hispânica.
  9. Sociedade e Política Hispânica:

    • Pergunta: Quais são os principais desafios políticos enfrentados pelos países hispânicos atualmente?
      • A) Nacionalismo
      • B) Desigualdade social
      • C) Sustentabilidade ambiental
      • D) Tecnologia da informação
      • E) Exploração espacial
    • Resposta Correta: B) Desigualdade social
    • Comentário: Analisar os desafios sociais e políticos promove uma compreensão mais profunda da sociedade hispânica.
  10. Influência Hispânica Global:

    • Pergunta: Qual é o evento que celebra a herança hispânica nos Estados Unidos?
      • A) Oktoberfest
      • B) St. Patrick's Day
      • C) Cinco de Mayo
      • D) Diwali
      • E) Hanukkah
    • Resposta Correta: C) Cinco de Mayo
    • Comentário: Reconhecer a influência hispânica global fortalece os laços culturais entre diferentes regiões do mundo.
  11. Criatividade Literária:

    • Pergunta: Na criação literária em espanhol, o que é fundamental para envolver os leitores?
      • A) Uso excessivo de jargões
      • B) Estrutura previsível
      • C) Uso eficaz de metáforas
      • D) Linguagem complexa
      • E) Narrativa monótona
    • Resposta Correta: C) Uso eficaz de metáforas
    • Comentário: A habilidade de utilizar recursos literários, como metáforas, contribui para a expressividade e impacto na escrita criativa.
  12. Diversidade Linguística:

    • Pergunta: Além do espanhol, quantos idiomas são oficialmente reconhecidos na Espanha?
      • A) Dois
      • B) Três
      • C) Quatro
      • D) Cinco
      • E) Seis
    • Resposta Correta: D) Cinco
    • Comentário: Reconhecer a diversidade linguística destaca a complexidade cultural e linguística da Espanha.
  13. Expressões Artísticas Tradicionais:

    • Pergunta: Qual é a dança tradicional espanhola caracterizada por movimentos vigorosos e expressivos?
      • A) Salsa
      • B) Tango
      • C) Flamenco
      • D) Samba
      • E) Rumba
    • Resposta Correta: C) Flamenco
    • Comentário: Compreender as expressões artísticas tradicionais destaca a riqueza cultural e a diversidade dentro dos países hispânicos.
  14. Identidade Cultural:

    • Pergunta: Como a literatura hispânica contribui para a construção da identidade cultural?
      • A) Reflete apenas aspectos históricos
      • B) Não influencia a identidade cultural
      • C) Apresenta visões uniformes
      • D) Captura nuances e diversidades culturais
      • E) Limita a expressão cultural
    • Resposta Correta: D) Captura nuances e diversidades culturais
    • Comentário: A literatura hispânica é uma ferramenta fundamental para capturar a riqueza e complexidade da identidade cultural.
  15. Linguagem e Poder:

    • Pergunta: Como a língua espanhola é um instrumento de poder na sociedade hispânica?
      • A) Limita a expressão individual
      • B) Reflete apenas estruturas sociais
      • C) Facilita a comunicação intercultural
      • D) Mantém divisões sociais
      • E) Não tem influência no poder
    • Resposta Correta: C) Facilita a comunicação intercultural

 

 

  1. Linguagem:

    • Pergunta: Qual é a língua predominante nos países hispânicos?
      • a) Português
      • b) Francês
      • c) Espanhol
      • d) Inglês
      • e) Italiano
    • Resposta Correta: c) Espanhol
    • Comentário: Esta questão avalia a compreensão básica da língua predominante nos países hispânicos.
  2. História:

    • Pergunta: Quem foi Simón Bolívar e qual foi seu papel na história dos países hispânicos?
      • a) Explorador português
      • b) Líder militar nas independências sul-americanas
      • c) Conquistador espanhol
      • d) Filósofo mexicano
      • e) Escritor argentino
    • Resposta Correta: b) Líder militar nas independências sul-americanas
    • Comentário: Avalia o conhecimento sobre eventos históricos e figuras importantes na história dos países hispânicos.
  3. Cultura:

    • Pergunta: Qual é o significado do Dia de los Muertos no México?
      • a) Ano Novo
      • b) Dia das Bruxas
      • c) Dia dos Mortos
      • d) Dia da Independência
      • e) Natal
    • Resposta Correta: c) Dia dos Mortos
    • Comentário: Avalia a compreensão de tradições culturais específicas de um país hispânico.
  4. Literatura:

    • Pergunta: Quem é o autor de "Cem Anos de Solidão", uma obra fundamental da literatura hispânica?
      • a) Gabriel García Márquez
      • b) Pablo Neruda
      • c) Mario Vargas Llosa
      • d) Julio Cortázar
      • e) Isabel Allende
    • Resposta Correta: a) Gabriel García Márquez
    • Comentário: Avalia o conhecimento de autores e obras literárias hispânicas.
  5. Atualidades:

    • Pergunta: Qual país hispânico enfrentou recentemente desafios econômicos significativos?
      • a) México
      • b) Espanha
      • c) Colômbia
      • d) Argentina
      • e) Chile
    • Resposta Correta: d) Argentina
    • Comentário: Relaciona-se a eventos contemporâneos, estimulando a análise de questões sociais e econômicas.
  6. Geografia:

    • Pergunta: Qual é a capital do Peru?
      • a) Buenos Aires
      • b) Quito
      • c) Lima
      • d) Caracas
      • e) Bogotá
    • Resposta Correta: c) Lima
    • Comentário: Avalia o conhecimento geográfico dos países hispânicos.
  7. Expressões Idiomáticas:

    • Pergunta: O que significa a expressão "estar en las nubes" em espanhol?
      • a) Estar triste
      • b) Estar cansado
      • c) Estar feliz
      • d) Estar distraído
      • e) Estar com fome
    • Resposta Correta: d) Estar distraído
    • Comentário: Avalia a compreensão de expressões idiomáticas em espanhol.
  8. Arte Hispânica:

    • Pergunta: Quem é o famoso pintor espanhol conhecido por suas obras surrealistas, como "A Persistência da Memória"?
      • a) Pablo Picasso
      • b) Salvador Dalí
      • c) Diego Rivera
      • d) Frida Kahlo
      • e) Joan Miró
    • Resposta Correta: b) Salvador Dalí
    • Comentário: Avalia o conhecimento sobre artistas hispânicos e suas contribuições para a arte.
  9. Política:

    • Pergunta: Quais são os dois principais partidos políticos na Espanha?
      • a) PSOE e PP
      • b) PRI e PAN
      • c) FMLN e ARENA
      • d) FARC e ELN
      • e) PT e PSDB
    • Resposta Correta: a) PSOE e PP
    • Comentário: Estimula a compreensão da estrutura política em um país hispânico.
  10. Expressão Oral:

    • Pergunta: Em um diálogo, como você expressaria o desejo de pedir algo educadamente em espanhol?
      • a) "Quiero eso."
      • b) "Dame eso."
      • c) "Necesito eso."
      • d) "Me das eso."
      • e) "Podría darme eso, por favor?"
    • Resposta Correta: e) "Podría darme eso, por favor?"
    • Comentário: Avalia a habilidade de expressão oral e cortesia em espanhol.
  11. Cinema Hispânico:

    • Pergunta: Qual filme hispânico ganhou o Oscar de Melhor Filme em 2018?
      • a) "O Labirinto do Fauno"
      • b) "Relatos Selvagens"
      • c) "Roma"
      • d) "A Pele que Habito"
      • e) "Tudo Sobre Minha Mãe"
    • Resposta Correta: c) "Roma"
    • Comentário: Avalia o conhecimento sobre contribuições do cinema hispânico para a cultura global.
  12. Sociologia:

    • Pergunta: Como a cultura hispânica valoriza a importância da família?
      • a) Priorizando o individualismo
      • b) Colocando a carreira profissional acima de tudo
      • c) Fortalecendo os laços familiares como uma base importante
      • d) Desencorajando a convivência familiar
      • e) Ignorando completamente os valores familiares
    • Resposta Correta: c) Fortalecendo os laços familiares como uma base importante
    • Comentário: Relaciona-se a aspectos sociológicos da cultura hispânica.
  13. Economia:

    • Pergunta: Qual é a moeda oficial da Argentina?
      • a) Peso Argentino
      • b) Real
      • c) Dólar Americano
      • d) Euro
      • e) Peso Mexicano
    • Resposta Correta: a) Peso Argentino
    • Comentário: Avalia conhecimentos econômicos básicos relacionados a países hispânicos.
  14. Gramática:

    • Pergunta: Qual é a função do subjuntivo em espanhol?
      • a) Expressar ações concluídas
      • b) Indicar ações habituais
      • c) Expressar dúvidas, desejos, incertezas
      • d) Indicar ações futuras
      • e) Descrever ações contínuas no passado
    • Resposta Correta: c) Expressar dúvidas, desejos, incertezas
    • Comentário: Avalia o conhecimento gramatical relacionado ao uso do subjuntivo.
  15. Música Hispânica:

    • Pergunta: Quem é conhecido como "El Rey de la Bachata"?
      • a) Juanes
      • b) Enrique Iglesias
      • c) Marc Anthony
      • d) Romeo Santos
      • e) Carlos Vives
    • Resposta Correta: d) Romeo Santos
    • Comentário: Avalia conhecimento sobre artistas musicais hispânicos e seus gêneros musicais.
  16. Relações Internacionais:

    • Pergunta: Qual organização visa promover a cooperação entre os países hispânicos?
      • a) OTAN
      • b) OEA
      • c) ONU
      • d) ASEAN
      • e) UE
    • Resposta Correta: b) OEA (Organização dos Estados Americanos)
    • Comentário: Relaciona-se a aspectos de relações internacionais entre países hispânicos.

 

  1. Linguagem Espanhola:

    • Pergunta: Qual a origem principal da língua espanhola?
      • a) Latina
      • b) Árabe
      • c) Grega
      • d) Francesa
      • e) Germânica
    • Resposta Correta: a) Latina
    • Comentário: A língua espanhola tem suas raízes na língua latina, sendo uma língua românica.
  2. História Hispânica:

    • Pergunta: Quem foi o líder revolucionário que desempenhou um papel fundamental na independência de diversos países hispânicos, incluindo Argentina e Chile?
      • a) Simon Bolívar
      • b) Miguel Hidalgo
      • c) José de San Martín
      • d) Simón Rodríguez
      • e) Che Guevara
    • Resposta Correta: c) José de San Martín
    • Comentário: José de San Martín foi um líder militar que desempenhou um papel crucial nas guerras de independência na América do Sul.
  3. Literatura Hispânica:

    • Pergunta: Quem é o autor de "Cem Anos de Solidão", uma obra-prima da literatura hispânica?
      • a) Gabriel García Márquez
      • b) Julio Cortázar
      • c) Pablo Neruda
      • d) Mario Vargas Llosa
      • e) Isabel Allende
    • Resposta Correta: a) Gabriel García Márquez
    • Comentário: "Cem Anos de Solidão" é uma obra importante do realismo mágico escrita por Gabriel García Márquez.
  4. Cultura Hispânica:

    • Pergunta: Qual é a dança tradicional da Espanha, conhecida por suas batidas rápidas e movimentos elegantes?
      • a) Samba
      • b) Tango
      • c) Flamenco
      • d) Merengue
      • e) Rumba
    • Resposta Correta: c) Flamenco
    • Comentário: O Flamenco é uma expressão artística tradicional da cultura espanhola, especialmente na região da Andaluzia.
  5. Temas Contemporâneos:

    • Pergunta: Qual questão social tem sido um tema importante de discussão nos países hispânicos, especialmente relacionada à imigração?
      • a) Desemprego
      • b) Mudanças climáticas
      • c) Educação
      • d) Violência urbana
      • e) Imigração
    • Resposta Correta: e) Imigração
    • Comentário: A imigração tem sido um tema significativo nos países hispânicos, impactando várias esferas da sociedade.
  6. Expressões Artísticas Contemporâneas:

    • Pergunta: Quem é um renomado cineasta hispânico conhecido por filmes como "Fale com Ela" e "Mujeres al Borde de un Ataque de Nervios"?
      • a) Pedro Almodóvar
      • b) Guillermo del Toro
      • c) Alejandro González Iñárritu
      • d) Alfonso Cuarón
      • e) Isabel Coixet
    • Resposta Correta: a) Pedro Almodóvar
    • Comentário: Pedro Almodóvar é um cineasta espanhol reconhecido internacionalmente por sua contribuição ao cinema hispânico.
  7. Estilo Literário:

    • Pergunta: Qual é o termo usado para descrever o estilo literário que combina elementos realistas com elementos fantásticos, frequentemente presente na literatura hispânica?
      • a) Simbolismo
      • b) Modernismo
      • c) Surrealismo
      • d) Realismo Mágico
      • e) Naturalismo
    • Resposta Correta: d) Realismo Mágico
    • Comentário: O Realismo Mágico é um estilo literário característico de algumas obras hispânicas que mescla realidade e elementos mágicos.
  8. Expressões Idiomáticas:

    • Pergunta: Qual é o significado da expressão idiomática espanhola "estar en las nubes"?
      • a) Estar triste
      • b) Estar feliz
      • c) Estar distraído
      • d) Estar com fome
      • e) Estar com sono
    • Resposta Correta: c) Estar distraído
    • Comentário: A expressão "estar en las nubes" significa estar distraído ou com a cabeça nas nuvens.
  9. Influência Cultural:

    • Pergunta: De qual país hispânico é originário o tango, uma forma de música e dança característica?
      • a) Argentina
      • b) Espanha
      • c) México
      • d) Cuba
      • e) Colômbia
    • Resposta Correta: a) Argentina
    • Comentário: O tango tem suas raízes na cultura argentina, sendo uma expressão artística única desse país.
  10. Conexão Interdisciplinar:

    • Pergunta: Como a literatura hispânica pode ser integrada a outras disciplinas, como história e geografia?
      • a) Por meio da análise de contextos históricos em obras literárias.
      • b) Não há conexão entre literatura hispânica, história e geografia.
      • c) Estudando apenas obras literárias sem relação com o contexto histórico.
      • d) Ignorando as influências geográficas nas narrativas literárias.
      • e) Focando apenas na gramática e vocabulário.
  • Resposta Correta: a) Por meio da análise de contextos históricos em obras literárias.
  • Comentário: A literatura hispânica muitas vezes reflete contextos históricos e geográficos, proporcionando uma compreensão mais rica das sociedades hispânicas.

Competências e Habilidades da BNCC Relacionadas:

  • Língua Espanhola: EF69LP14; EF69LP16.
  • História: EF69HI01; EF69HI03.
  • Geografia: EF69GE04; EF69GE06.
  • Literatura: EF69LP22; EF69LP25.
  • Arte: EF69AR13; EF69AR14.
  • Sociologia: EF69SO02; EF69SO05.
  • Espanhol: EF69LP03; EF69LP10.