PLANEJAMENTOS EJA:
CIÊNCIAS DA NATUREZA
📘 PLANEJAMENTOS BIMESTRAIS – BIOLOGIA – EJA
🔹 MÓDULO I
1º Bimestre
Justificativa:
O estudo da origem e evolução da vida, aliado ao método científico e à biologia celular, possibilita compreender processos fundamentais para a manutenção da vida e para a saúde humana.
a) Habilidades específicas:
-
Reconhecer a importância do conhecimento científico, popular e histórico sobre a origem da vida.
-
Resolver problemas cotidianos com base em conceitos de biologia celular.
b) Objetos de conhecimento:
-
Origem da vida: hipóteses e teorias.
-
Evolução e diversificação biológica.
-
Método científico.
-
Citologia: níveis de organização celular, divisão celular e metabolismo energético.
c) Procedimentos metodológicos:
-
Aulas expositivas dialogadas.
-
Experimentos práticos (microscopia, modelos celulares).
-
Análise de textos científicos e populares.
d) Avaliação:
-
Relatórios de experimentos.
-
Exercícios escritos.
-
Provas discursivas.
2º Bimestre
Justificativa:
Compreender as interações ecológicas e o impacto da ação humana no ambiente é fundamental para desenvolver práticas sustentáveis e cidadania socioambiental.
a) Habilidades específicas:
-
Comparar ecossistemas locais e regionais, propondo medidas sustentáveis.
-
Avaliar os impactos da ação antrópica ao ambiente e à saúde humana.
-
Justificar a importância das unidades de conservação.
b) Objetos de conhecimento:
-
Relações ecológicas, cadeias e teias alimentares.
-
Ciclos biogeoquímicos.
-
Desequilíbrios ambientais e interferência humana nos ecossistemas.
-
Biomas brasileiros e unidades de conservação.
-
Recursos naturais, energias renováveis e alternativas tecnológicas.
c) Procedimentos metodológicos:
-
Saídas de campo e observação de ecossistemas locais.
-
Leitura e debate de reportagens ambientais.
-
Produção de maquetes ou cartazes sobre biomas e ciclos.
d) Avaliação:
-
Relatórios de campo.
-
Mapas conceituais.
-
Prova escrita.
🔹 MÓDULO II
1º Bimestre
Justificativa:
O estudo da biodiversidade e da classificação dos seres vivos amplia a compreensão sobre os diferentes reinos e seus impactos no meio ambiente, na economia e na saúde humana.
a) Habilidades específicas:
-
Reconhecer formas de manifestação da vida.
-
Interpretar informações científicas em diferentes linguagens.
b) Objetos de conhecimento:
-
Biodiversidade e classificação biológica.
-
Vírus, moneras, protistas, fungos, animais e vegetais.
-
Temas sociocientíficos: vacinas, queimadas, uso de animais em experimentos.
c) Procedimentos metodológicos:
-
Uso de tabelas comparativas e chaves dicotômicas.
-
Estudo de casos sobre doenças e impactos ambientais.
-
Discussões sobre temas sociocientíficos atuais.
d) Avaliação:
-
Trabalhos de pesquisa.
-
Exercícios e relatórios.
-
Prova escrita.
2º Bimestre
Justificativa:
Relacionar saúde, biossegurança e políticas ambientais favorece a formação cidadã crítica, voltada ao bem-estar coletivo e à sustentabilidade.
a) Habilidades específicas:
-
Reconhecer riscos de acidentes e hábitos de biossegurança.
-
Avaliar impactos de resíduos eletroeletrônicos.
-
Interpretar indicadores de desenvolvimento humano.
b) Objetos de conhecimento:
-
Biossegurança, acidentes de trabalho e doenças ocupacionais.
-
Política Nacional de Resíduos Sólidos e logística reversa.
-
Programa de imunização, saneamento básico e SUS.
-
Problemas sociais e de saúde pública (drogas, ISTs).
c) Procedimentos metodológicos:
-
Debates sobre descarte de resíduos.
-
Análise de indicadores sociais e de saúde.
-
Atividades práticas com EPIs e simulações de riscos.
d) Avaliação:
-
Relatórios reflexivos.
-
Provas discursivas.
-
Trabalhos em grupo.
🔹 MÓDULO III
1º Bimestre
Justificativa:
A genética e a evolução permitem compreender a hereditariedade, a diversidade humana e seus impactos sociais, culturais e éticos.
a) Habilidades específicas:
-
Aplicar conhecimentos de probabilidade em problemas genéticos.
-
Avaliar efeitos biológicos da radiação.
-
Valorizar a diversidade cultural e étnica a partir da evolução biológica.
b) Objetos de conhecimento:
-
Genética: leis de Mendel, hereditariedade, doenças genéticas.
-
Efeitos da radiação e mutações.
-
Origem e evolução da espécie humana.
-
Diversidade cultural, étnica, social e sexual.
c) Procedimentos metodológicos:
-
Resolução de problemas genéticos.
-
Análise de textos e vídeos sobre evolução humana.
-
Discussões sobre diversidade e identidade.
d) Avaliação:
-
Exercícios de genética.
-
Relatórios de análise crítica.
-
Prova bimestral.
2º Bimestre
Justificativa:
A biotecnologia e a divulgação científica trazem reflexões éticas e práticas sobre avanços tecnológicos e suas consequências para a sociedade.
a) Habilidades específicas:
-
Interpretar textos de divulgação científica.
-
Propor alternativas para a utilização de produtos biotecnológicos.
b) Objetos de conhecimento:
-
Publicações científicas sobre ecologia, genética e saúde pública.
-
Biotecnologia e aplicações (biocombustíveis, vacinas, fertilizantes).
-
Questões bioéticas relacionadas às tecnologias.
c) Procedimentos metodológicos:
-
Leitura crítica de artigos científicos.
-
Produção de debates sobre bioética.
-
Simulações sobre biotecnologia aplicada.
d) Avaliação:
-
Relatórios reflexivos.
-
Produção de artigos de opinião.
-
Provas discursivas.
📘 PLANEJAMENTOS BIMESTRAIS – FÍSICA – EJA
🔹 MÓDULO I
1º Bimestre
Justificativa:
Compreender os conceitos básicos de movimento e interações é essencial para que o estudante interprete fenômenos do cotidiano, desenvolva raciocínio lógico e científico e compreenda aplicações tecnológicas que impactam sua vida diária.
a) Habilidades específicas a serem desenvolvidas:
-
Analisar e representar transformações e conservações em sistemas que envolvam matéria, energia e movimento.
-
Elaborar previsões e explicações sobre movimentos de objetos.
-
Interpretar resultados de atividades experimentais.
b) Objetos de conhecimento/Eixo/Campo de atuação social:
-
Cinemática: posição, tempo, velocidade média, MRU e MRUV, gráficos S×t e V×t.
-
Movimento circular uniforme.
-
Noções iniciais de dinâmica: 1ª Lei de Newton.
c) Procedimentos metodológicos:
-
Aulas dialogadas e expositivas com resolução de exercícios.
-
Uso de simuladores digitais de movimento.
-
Atividades práticas simples com carrinhos, bolas e cronômetros.
d) Procedimentos avaliativos/Estratégias de avaliação:
-
Resolução de listas de exercícios.
-
Relatórios de experimentos.
-
Participação em debates e atividades em grupo.
2º Bimestre
Justificativa:
Avançar no estudo das forças e suas aplicações permite ao estudante compreender fenômenos mecânicos e analisar situações de trabalho, transporte e segurança.
a) Habilidades específicas:
-
Construir hipóteses e representar modelos para explicar situações de movimento.
-
Avaliar riscos em atividades cotidianas, aplicando conhecimentos de Ciências da Natureza.
b) Objetos de conhecimento:
-
Leis de Newton (2ª e 3ª leis).
-
Trabalho de uma força, força peso, força elástica (Lei de Hooke).
-
Energia mecânica: cinética e potencial.
c) Procedimentos metodológicos:
-
Experimentos com molas, pesos e planos inclinados.
-
Discussão de vídeos de acidentes e análise das leis de Newton.
-
Simulações digitais (PhET).
d) Avaliação:
-
Provas escritas com questões objetivas e discursivas.
-
Avaliação de relatórios práticos.
-
Produção de mapas conceituais.
🔹 MÓDULO II
1º Bimestre
Justificativa:
O estudo da termologia e da calorimetria possibilita compreender fenômenos naturais e aplicações tecnológicas ligadas ao conforto térmico, saúde e sustentabilidade.
a) Habilidades específicas:
-
Realizar previsões e cálculos em sistemas térmicos.
-
Utilizar conceitos de calor, temperatura e dilatação para interpretar fenômenos.
b) Objetos de conhecimento:
-
Calor e temperatura (escalas termométricas).
-
Dilatação térmica de sólidos e líquidos.
-
Propagação de calor: condução, convecção e irradiação.
-
Calorimetria: calor sensível, calor latente, equilíbrio térmico.
c) Procedimentos metodológicos:
-
Experimentos com termômetros caseiros.
-
Demonstrações de dilatação térmica.
-
Uso de simuladores digitais para propagação de calor.
d) Avaliação:
-
Exercícios de fixação.
-
Relatórios experimentais.
-
Seminários sobre aplicações térmicas (geladeira, ferro de passar, panela de pressão).
2º Bimestre
Justificativa:
Explorar os conceitos de ondulatória e óptica amplia a compreensão de fenômenos cotidianos (som, luz, telecomunicações) e desenvolve criticidade no uso de tecnologias.
a) Habilidades específicas:
-
Avaliar potencialidades e riscos do uso de ondas.
-
Interpretar textos de divulgação científica sobre radiação, som e luz.
b) Objetos de conhecimento:
-
Ondulatória: tipos de ondas, fenômenos ondulatórios (reflexão, refração, difração, interferência, ressonância).
-
Óptica geométrica: propagação da luz, sombras, eclipses, espelhos planos e esféricos, refração e lentes.
c) Procedimentos metodológicos:
-
Experimentos com cordas, ondas na água e espelhos.
-
Construção de câmera escura.
-
Interpretação de textos científicos e análise crítica de fake news.
d) Avaliação:
-
Provas escritas.
-
Trabalhos de pesquisa com apresentação oral.
-
Participação em experimentos práticos.
🔹 MÓDULO III
1º Bimestre
Justificativa:
Compreender a eletricidade e seus impactos sociais é fundamental para promover o uso racional da energia e a sustentabilidade no cotidiano.
a) Habilidades específicas:
-
Avaliar tecnologias de geração, transporte e consumo de energia elétrica.
-
Realizar previsões qualitativas e quantitativas sobre circuitos elétricos.
b) Objetos de conhecimento:
-
Circuitos elétricos simples (corrente, tensão, potência, consumo de energia).
-
Lei de Ohm.
-
Resistores e associações (série e paralelo).
-
Dispositivos de segurança elétrica.
c) Procedimentos metodológicos:
-
Montagem de circuitos elétricos em laboratório didático ou simuladores digitais.
-
Cálculo de consumo de energia em residências.
-
Estudo de casos de acidentes elétricos.
d) Avaliação:
-
Exercícios e provas.
-
Relatórios de experimentos.
-
Projetos de economia de energia.
2º Bimestre
Justificativa:
O estudo do Universo e das transformações de energia amplia a visão crítica e científica do estudante, conectando Física com Astronomia, tecnologia e sociedade.
a) Habilidades específicas:
-
Discutir modelos sobre a origem e evolução do Universo.
-
Analisar a evolução estelar e os elementos químicos no cosmos.
-
Comunicar resultados de pesquisas em diferentes linguagens.
b) Objetos de conhecimento:
-
Teoria do Big Bang.
-
Evolução estelar, buracos negros, origem dos elementos químicos.
-
Matriz energética e impactos ambientais.
-
Uso racional da energia elétrica e internet.
c) Procedimentos metodológicos:
-
Uso de vídeos e simulações sobre Universo e energia.
-
Leitura e debate de textos científicos.
-
Projetos interdisciplinares (feiras e seminários).
d) Avaliação:
-
Apresentação de trabalhos em grupo.
-
Provas com análise de gráficos e tabelas.
-
Elaboração de seminários e relatórios.
📘 PLANEJAMENTOS BIMESTRAIS – QUÍMICA – EJA
🔹 MÓDULO I
1º Bimestre
Justificativa:
A Química permite compreender a composição da matéria e as transformações que ocorrem no cotidiano, estimulando a alfabetização científica e a tomada de decisões conscientes relacionadas à saúde, meio ambiente e consumo.
a) Habilidades específicas:
-
Identificar propriedades gerais e específicas da matéria.
-
Reconhecer sistemas materiais, suas fases e transformações físicas.
-
Utilizar grandezas como massa, volume e densidade.
b) Objetos de conhecimento:
-
Propriedades da matéria.
-
Estados físicos da matéria e mudanças de estado.
-
Misturas homogêneas e heterogêneas.
-
Métodos de separação de misturas.
c) Procedimentos metodológicos:
-
Atividades experimentais simples (filtração, decantação, evaporação).
-
Aulas dialogadas com exemplos do cotidiano (água, ar, alimentos).
-
Uso de imagens, vídeos e simulações digitais.
d) Avaliação:
-
Exercícios práticos.
-
Relatórios de experimentos.
-
Participação em debates e atividades coletivas.
2º Bimestre
Justificativa:
Compreender a constituição da matéria em nível atômico-molecular é essencial para relacionar propriedades, reações químicas e aplicações tecnológicas.
a) Habilidades específicas:
-
Reconhecer modelos atômicos e evolução histórica da estrutura da matéria.
-
Identificar partículas subatômicas e suas funções.
-
Interpretar a organização da Tabela Periódica.
b) Objetos de conhecimento:
-
Modelos atômicos.
-
Estrutura atômica: prótons, nêutrons e elétrons.
-
Tabela periódica: famílias, períodos e propriedades periódicas.
c) Procedimentos metodológicos:
-
Uso de jogos didáticos (memória periódica, bingo dos elementos).
-
Atividades em grupo sobre evolução dos modelos atômicos.
-
Construção de cartazes e linhas do tempo.
d) Avaliação:
-
Questionários escritos.
-
Produções em grupo (mapas conceituais, cartazes).
-
Prova bimestral.
🔹 MÓDULO II
1º Bimestre
Justificativa:
A compreensão das ligações químicas possibilita interpretar como os átomos se organizam para formar substâncias e como isso determina suas propriedades e aplicações no cotidiano.
a) Habilidades específicas:
-
Identificar tipos de ligações químicas (iônica, covalente e metálica).
-
Relacionar propriedades das substâncias com a natureza das ligações.
b) Objetos de conhecimento:
-
Ligação iônica, covalente e metálica.
-
Propriedades físicas decorrentes das ligações.
-
Estrutura de substâncias simples e compostas.
c) Procedimentos metodológicos:
-
Modelagem de moléculas com bolas de isopor e palitos.
-
Discussão de propriedades (solubilidade, condução elétrica).
-
Simulações digitais para visualização de ligações.
d) Avaliação:
-
Relatórios de experimentos.
-
Produção de modelos de moléculas.
-
Prova escrita.
2º Bimestre
Justificativa:
O estudo das reações químicas é essencial para compreender processos industriais, biológicos e ambientais, permitindo analisar impactos positivos e negativos para a sociedade.
a) Habilidades específicas:
-
Identificar tipos de reações químicas.
-
Balancear equações químicas.
-
Analisar transformações químicas no cotidiano.
b) Objetos de conhecimento:
-
Reações de síntese, análise, simples troca e dupla troca.
-
Combustão.
-
Balanceamento de equações químicas.
c) Procedimentos metodológicos:
-
Experimentos com reações (vinagre + bicarbonato, combustão controlada).
-
Uso de vídeos e animações de reações.
-
Exercícios de balanceamento.
d) Avaliação:
-
Exercícios práticos e teóricos.
-
Relatórios de experimentos.
-
Prova escrita.
🔹 MÓDULO III
1º Bimestre
Justificativa:
Estudar soluções e cálculos químicos permite interpretar fenômenos em alimentos, medicamentos e processos ambientais, aplicando a Química em situações reais.
a) Habilidades específicas:
-
Identificar soluções e seus componentes.
-
Calcular concentrações em diferentes unidades.
-
Compreender propriedades coligativas em situações práticas.
b) Objetos de conhecimento:
-
Soluções: soluto, solvente e concentração.
-
Cálculo de concentração comum, molaridade e porcentagem.
-
Propriedades coligativas.
c) Procedimentos metodológicos:
-
Experimentos de preparo de soluções (açúcar, sal, café).
-
Resolução de exercícios contextualizados.
-
Simulações digitais de propriedades coligativas.
d) Avaliação:
-
Exercícios escritos.
-
Relatórios experimentais.
-
Prova bimestral.
2º Bimestre
Justificativa:
Compreender funções inorgânicas e orgânicas favorece a análise de substâncias do cotidiano, desenvolvendo senso crítico e percepção de riscos e benefícios.
a) Habilidades específicas:
-
Identificar ácidos, bases, sais e óxidos.
-
Reconhecer funções orgânicas básicas.
-
Relacionar substâncias a aplicações industriais, biológicas e ambientais.
b) Objetos de conhecimento:
-
Funções inorgânicas: ácidos, bases, sais e óxidos.
-
Funções orgânicas (hidrocarbonetos, álcoois, ácidos carboxílicos).
-
Aplicações no cotidiano (limpeza, combustíveis, medicamentos).
c) Procedimentos metodológicos:
-
Experimentos simples de identificação de ácidos e bases com indicadores naturais.
-
Construção de tabelas comparativas.
-
Pesquisas em grupo sobre aplicações no dia a dia.
d) Avaliação:
-
Relatórios de experimentos.
-
Trabalhos de pesquisa.
-
Prova bimestral.
MATEMÁTICA:
📘 PLANEJAMENTOS BIMESTRAIS – MATEMÁTICA – EJA
🔹 MÓDULO I
1º Bimestre
Justificativa:
O estudo da Matemática no primeiro momento do curso deve resgatar conhecimentos prévios, desenvolvendo raciocínio lógico e compreensão das operações fundamentais aplicadas ao cotidiano.
a) Habilidades específicas:
-
Reconhecer e aplicar os conjuntos numéricos (naturais, inteiros e racionais).
-
Resolver situações-problema com as quatro operações.
-
Utilizar expressões algébricas simples.
b) Objetos de conhecimento:
-
Conjuntos numéricos.
-
Operações básicas e propriedades.
-
Múltiplos, divisores, MDC e MMC.
-
Expressões numéricas e algébricas.
c) Procedimentos metodológicos:
-
Resolução de problemas contextualizados.
-
Jogos matemáticos (bingo, desafios de cálculo mental).
-
Atividades em grupo e uso de recursos digitais.
d) Avaliação:
-
Listas de exercícios.
-
Participação em atividades.
-
Prova escrita.
2º Bimestre
Justificativa:
Avançar para o estudo da geometria e das funções permite ao estudante compreender formas, medidas e relações algébricas aplicadas ao mundo real.
a) Habilidades específicas:
-
Reconhecer formas geométricas e suas propriedades.
-
Utilizar noções de perímetro, área e volume.
-
Compreender a noção de função.
b) Objetos de conhecimento:
-
Geometria plana: polígonos, circunferência, perímetro e área.
-
Sólidos geométricos: prismas e cilindros.
-
Função do 1º grau: conceito, representação gráfica e interpretação.
c) Procedimentos metodológicos:
-
Construção de figuras com material concreto.
-
Uso de softwares (GeoGebra).
-
Problematização com exemplos práticos (medidas de terrenos, construções).
d) Avaliação:
-
Exercícios práticos.
-
Relatórios de atividades com uso de software.
-
Prova escrita.
🔹 MÓDULO II
1º Bimestre
Justificativa:
Consolidar o estudo da álgebra e das funções favorece a generalização e modelagem de situações reais.
a) Habilidades específicas:
-
Resolver equações e inequações do 1º e 2º grau.
-
Interpretar gráficos de funções.
-
Relacionar situações reais a funções matemáticas.
b) Objetos de conhecimento:
-
Equações e inequações do 1º grau.
-
Função do 2º grau: equação, gráfico e aplicações.
-
Sistemas lineares.
c) Procedimentos metodológicos:
-
Resolução de exercícios contextualizados.
-
Atividades em grupo com construção de gráficos.
-
Uso de planilhas eletrônicas para modelagem.
d) Avaliação:
-
Exercícios e listas.
-
Produção de gráficos e tabelas.
-
Prova escrita.
2º Bimestre
Justificativa:
O aprofundamento da geometria espacial e trigonometria possibilita ao estudante compreender medidas, ângulos e relações aplicadas em construções, tecnologia e ciências.
a) Habilidades específicas:
-
Resolver problemas envolvendo volume e área de sólidos geométricos.
-
Aplicar razões trigonométricas no triângulo retângulo.
-
Interpretar fenômenos utilizando funções trigonométricas.
b) Objetos de conhecimento:
-
Geometria espacial: pirâmides, cones e esferas.
-
Trigonometria no triângulo retângulo (seno, cosseno e tangente).
-
Funções trigonométricas básicas.
c) Procedimentos metodológicos:
-
Construção de modelos com sólidos geométricos.
-
Exercícios práticos sobre ângulos e medidas.
-
Uso de aplicativos de simulação trigonométrica.
d) Avaliação:
-
Exercícios e trabalhos práticos.
-
Relatórios de atividades.
-
Prova escrita.
🔹 MÓDULO III
1º Bimestre
Justificativa:
O estudo da estatística e da probabilidade é essencial para compreender e analisar informações, desenvolvendo leitura crítica da realidade.
a) Habilidades específicas:
-
Coletar, organizar e interpretar dados estatísticos.
-
Construir gráficos e tabelas.
-
Calcular medidas de tendência central.
b) Objetos de conhecimento:
-
Estatística descritiva: média, moda e mediana.
-
Gráficos e tabelas (colunas, setores, histogramas).
-
Noções de probabilidade.
c) Procedimentos metodológicos:
-
Coleta de dados em sala de aula.
-
Construção de gráficos com software ou papel milimetrado.
-
Discussão de reportagens e pesquisas estatísticas.
d) Avaliação:
-
Trabalhos em grupo.
-
Relatórios estatísticos.
-
Prova escrita.
2º Bimestre
Justificativa:
O aprofundamento da análise combinatória e progressões permite ao estudante ampliar estratégias de resolução de problemas e aplicações em diferentes áreas.
a) Habilidades específicas:
-
Resolver problemas de contagem com análise combinatória.
-
Aplicar progressões aritméticas e geométricas em situações reais.
-
Relacionar crescimento exponencial e logaritmos a fenômenos naturais e sociais.
b) Objetos de conhecimento:
-
Análise combinatória: arranjos, permutações e combinações.
-
Progressão aritmética (PA) e progressão geométrica (PG).
-
Funções exponenciais e logarítmicas.
c) Procedimentos metodológicos:
-
Resolução de problemas contextualizados.
-
Uso de softwares e calculadoras gráficas.
-
Exercícios práticos sobre crescimento populacional e juros compostos.
d) Avaliação:
-
Exercícios escritos.
-
Trabalhos de aplicação prática.
-
Prova bimestral.
LINGUAGEM:
📘 PLANEJAMENTOS BIMESTRAIS – ARTES – EJA
🔹 MÓDULO I
1º Bimestre
Justificativa:
O contato inicial com as linguagens artísticas (artes visuais, dança, música, teatro) possibilita a compreensão da arte como fenômeno cultural, histórico e identitário, desenvolvendo sensibilidade estética e crítica.
a) Habilidades específicas:
-
Analisar linguagens artísticas a partir de repertórios locais (indígenas, afro-brasileiros e populares).
-
Identificar elementos ideológicos refletidos em diferentes manifestações artísticas.
b) Objetos de conhecimento:
-
Elementos da linguagem e processos de criação.
-
Recursos tecnológicos em produções artísticas contemporâneas.
-
Tradições culturais populares (instrumentos não convencionais, expressões corporais, vocais etc.).
c) Procedimentos metodológicos:
-
Oficinas de leitura de imagens, sons e gestos.
-
Estudo de obras de artistas locais e de culturas tradicionais.
-
Atividades práticas de criação artística individual e coletiva.
d) Avaliação:
-
Produção de trabalhos artísticos (desenho, performance, música, dança).
-
Relatórios reflexivos.
-
Provas discursivas.
2º Bimestre
Justificativa:
O uso de tecnologias contemporâneas amplia as possibilidades de criação, circulação e fruição das artes, aproximando-as das questões sociais e identitárias.
a) Habilidades específicas:
-
Produzir discursos artísticos multissemióticos e transmidiáticos.
-
Utilizar diferentes linguagens artísticas para expressar identidade e sensibilidade.
b) Objetos de conhecimento:
-
Materialidades e processos de criação: dança, música, teatro e artes visuais.
-
Arte, tecnologia e novas mídias: internet art, vídeo mapping, cultura da convergência.
-
Movimentos artísticos e coletivos culturais de minorias.
c) Procedimentos metodológicos:
-
Produção de vídeos, fotografias e performances.
-
Pesquisa e uso crítico das redes sociais.
-
Debates sobre interculturalidade e diversidade local.
d) Avaliação:
-
Trabalhos em grupo (intervenções artísticas).
-
Relatórios reflexivos.
-
Prova escrita.
🔹 MÓDULO II
1º Bimestre
Justificativa:
O aprofundamento na relação entre arte, cultura e sociedade estimula a valorização da cultura popular, da estética de massa e da diversidade cultural.
a) Habilidades específicas:
-
Produzir experiências estéticas coletivas valorizando a arte popular.
-
Posicionar-se criticamente diante da imposição cultural.
b) Objetos de conhecimento:
-
Cultura visual, de massa e popular.
-
Matrizes estéticas e culturais (hip-hop, grafite, manguebeat, teatro de rua).
-
Movimentos de gênero, sexualidade e minorias (indígenas, quilombolas).
c) Procedimentos metodológicos:
-
Estudo de movimentos culturais urbanos e locais.
-
Oficinas de dança, teatro e música popular.
-
Debates sobre resistência cultural.
d) Avaliação:
-
Produções artísticas coletivas.
-
Apresentações em grupo.
-
Relatórios de análise crítica.
2º Bimestre
Justificativa:
A reflexão sobre corpo, direitos humanos e patrimônio artístico possibilita práticas éticas e democráticas de valorização cultural.
a) Habilidades específicas:
-
Refletir criticamente sobre produções artísticas corporais.
-
Valorizar e interagir com o patrimônio cultural material e imaterial.
b) Objetos de conhecimento:
-
Teatro negro, dança de rua, capoeira e danças de matriz africana.
-
Patrimônio cultural do Brasil e de outros países.
-
Arte pública e manifestações culturais em Pernambuco.
c) Procedimentos metodológicos:
-
Pesquisa de campo sobre manifestações locais.
-
Oficinas de teatro do oprimido e dança de rua.
-
Análise de arte pública em espaços urbanos.
d) Avaliação:
-
Relatórios reflexivos.
-
Provas discursivas.
-
Trabalhos de valorização do patrimônio local.
🔹 MÓDULO III
1º Bimestre
Justificativa:
O estudo da arte contemporânea e da multiculturalidade amplia a compreensão crítica sobre movimentos artísticos e grupos étnicos.
a) Habilidades específicas:
-
Conhecer e preservar manifestações artísticas de diferentes grupos sociais.
-
Identificar relações entre arte contemporânea e práticas tradicionais.
b) Objetos de conhecimento:
-
Matrizes estéticas da arte contemporânea (body art, land art, música eletrônica).
-
Arte de povos originários, quilombolas e ciganos.
-
Multiculturalidade nordestina e pernambucana.
c) Procedimentos metodológicos:
-
Estudos sobre movimentos artísticos brasileiros (armorial, tropicália, manguebeat).
-
Oficinas de reaproveitamento de materiais em produções artísticas.
-
Criação de eventos artísticos comunitários.
d) Avaliação:
-
Produção coletiva de eventos culturais.
-
Trabalhos artísticos individuais e coletivos.
-
Relatórios reflexivos.
2º Bimestre
Justificativa:
O diálogo entre arte, sociedade e política permite compreender rupturas e continuidades das práticas artísticas no tempo e no espaço.
a) Habilidades específicas:
-
Expressar-se em produções autorais individuais e coletivas.
-
Relacionar práticas artísticas a dimensões sociais, culturais e políticas.
b) Objetos de conhecimento:
-
Movimentos modernos e pós-modernos no Brasil e no mundo.
-
Arte e política: economia, circulação e políticas públicas.
-
Processos criativos em artes visuais, dança, música e teatro.
c) Procedimentos metodológicos:
-
Produção de projetos artísticos autorais e coletivos.
-
Discussões sobre arte e política.
-
Oficinas de artes integradas.
d) Avaliação:
-
Provas discursivas.
-
Relatórios reflexivos.
-
Projetos artísticos coletivos.
📘 PLANEJAMENTOS BIMESTRAIS – LINGUAGENS – EJA
🔹 MÓDULO I
1º Bimestre
Justificativa:
O trabalho inicial em Linguagens deve valorizar a leitura e a produção de textos diversos, explorando a linguagem como prática social e cultural.
a) Habilidades específicas:
-
Identificar e analisar estruturas e especificidades dos discursos em diferentes gêneros textuais.
-
Reconhecer recursos multissemióticos e efeitos de sentido.
-
Participar de práticas de letramento literário e midiático.
b) Objetos de conhecimento:
-
Condições de produção, circulação e recepção de discursos.
-
Figuras de linguagem, funções da linguagem.
-
Práticas de letramento literário (literatura brasileira, indígena, africana e portuguesa).
c) Procedimentos metodológicos:
-
Leitura crítica de contos, crônicas, poemas, fábulas.
-
Produção de textos em diferentes linguagens e suportes.
-
Discussão coletiva sobre efeitos de sentido, humor e ironia.
d) Avaliação:
-
Produção escrita e oral.
-
Relatórios e resenhas de leitura.
-
Participação em debates e rodas de leitura.
2º Bimestre
Justificativa:
Aprofundar a análise dos discursos e gêneros fortalece a compreensão crítica, a autonomia e a valorização da diversidade cultural.
a) Habilidades específicas:
-
Produzir textos individuais e colaborativos em diferentes linguagens.
-
Analisar textos argumentativos considerando estratégias discursivas.
-
Reconhecer variações linguísticas e combater preconceitos linguísticos.
b) Objetos de conhecimento:
-
Produção textual (artigo, dissertação argumentativa, cordel).
-
Variação linguística e adequação ao contexto.
-
Textualidade: coesão, coerência e progressão temática.
c) Procedimentos metodológicos:
-
Oficinas de escrita e reescrita.
-
Debate sobre preconceito linguístico.
-
Produção de gêneros digitais (memes, posts, e-zines).
d) Avaliação:
-
Prova escrita e análise de textos.
-
Produção coletiva de textos multimodais.
-
Participação em debates e oficinas.
🔹 MÓDULO II
1º Bimestre
Justificativa:
Aprofundar os processos discursivos e literários amplia a criticidade e fortalece a construção de identidade cultural.
a) Habilidades específicas:
-
Analisar efeitos de sentido em discursos diversos.
-
Identificar representações sociais em textos literários e midiáticos.
-
Reconhecer posicionamentos distintos em textos argumentativos.
b) Objetos de conhecimento:
-
Gêneros multissemióticos e multimodais.
-
Literatura marginal, periférica e de denúncia.
-
Estratégias argumentativas (dados, autoridade, exemplificação).
c) Procedimentos metodológicos:
-
Análise de músicas, poemas e textos jornalísticos.
-
Júri simulado e debates orais.
-
Produção textual crítica e coletiva.
d) Avaliação:
-
Relatórios críticos.
-
Debates avaliativos.
-
Produções escritas e orais.
2º Bimestre
Justificativa:
Ampliar práticas de leitura e produção de textos permite ao estudante compreender as múltiplas vozes da literatura e da mídia.
a) Habilidades específicas:
-
Identificar preconceitos, estereótipos e relações de poder em discursos.
-
Produzir textos multimodais autorais (fotografia, vídeo, animação).
-
Analisar criticamente fake news e pós-verdade.
b) Objetos de conhecimento:
-
Literatura brasileira, indígena, africana e latino-americana.
-
Intertextualidade e interdiscursividade.
-
Gêneros digitais (podcast, vlog, blog).
c) Procedimentos metodológicos:
-
Produção de vídeos, podcasts e playlists comentadas.
-
Leitura de obras literárias canônicas e não canônicas.
-
Oficinas de checagem de fatos e curadoria de informações.
d) Avaliação:
-
Projetos multimodais.
-
Relatórios de leitura.
-
Prova com análise crítica de discursos.
🔹 MÓDULO III
1º Bimestre
Justificativa:
A leitura e produção de textos literários e científicos promovem a ampliação do repertório cultural e o desenvolvimento da criticidade.
a) Habilidades específicas:
-
Analisar obras literárias nacionais e internacionais.
-
Produzir textos de divulgação científica.
-
Relacionar textos com seu contexto histórico e social.
b) Objetos de conhecimento:
-
Romantismo, Realismo, Naturalismo, Simbolismo.
-
Textos de divulgação científica (relatórios, artigos, vlogs).
-
Estratégias discursivas e modalizadores.
c) Procedimentos metodológicos:
-
Leitura crítica e comparativa de obras literárias.
-
Produção de artigos, relatórios e podcasts científicos.
-
Análise de modalizadores em textos argumentativos.
d) Avaliação:
-
Trabalhos escritos e orais.
-
Relatórios de pesquisa.
-
Apresentações coletivas.
2º Bimestre
Justificativa:
O estudo integrado das linguagens possibilita a participação crítica em práticas sociais, culturais e digitais.
a) Habilidades específicas:
-
Produzir e analisar textos orais e multimodais.
-
Reconhecer a variação linguística em diferentes contextos.
-
Usar softwares e ambientes colaborativos para produções digitais.
b) Objetos de conhecimento:
-
Literatura afro-brasileira, indígena e latino-americana.
-
Gêneros digitais e multimídia (memes, blogs, documentários).
-
Aspectos sintáticos e semânticos da língua portuguesa.
c) Procedimentos metodológicos:
-
Produção colaborativa de revistas culturais, fanzines e playlists.
-
Análise crítica de projetos editoriais e mídias digitais.
-
Criação de obras autorais e coletivas em mídias diversas.
d) Avaliação:
-
Produções colaborativas digitais.
-
Análise crítica de textos midiáticos.
-
Prova escrita.
📘 PLANEJAMENTOS BIMESTRAIS – LÍNGUA INGLESA – EJA
🔹 MÓDULO I
1º Bimestre
Justificativa:
Aprender Inglês amplia as possibilidades de comunicação global, favorece o acesso a informações e permite a interação em diferentes contextos sociais, acadêmicos e profissionais.
a) Habilidades específicas:
-
Identificar ideias principais e secundárias em textos orais e escritos.
-
Compreender informações específicas em diferentes gêneros textuais.
-
Produzir textos multimodais em diferentes suportes.
b) Objetos de conhecimento:
-
Gêneros orais e escritos (entrevista, debate, diálogos, textos descritivos).
-
Análise Linguística: Personal Pronouns, Verb to be, Simple Present, Adverbs of frequency, Verb to have.
-
Gêneros digitais (e-mail, posts em redes sociais, mensagens de texto).
c) Procedimentos metodológicos:
-
Leitura e interpretação de textos simples (notícias curtas, diálogos).
-
Produção de diálogos e pequenos textos escritos.
-
Atividades em grupo com músicas, filmes e podcasts curtos.
d) Avaliação:
-
Exercícios de interpretação.
-
Produções escritas e orais.
-
Participação em atividades colaborativas.
2º Bimestre
Justificativa:
O contato com gêneros jornalísticos e culturais em língua inglesa favorece a construção de senso crítico, ampliando a visão de mundo e a compreensão intercultural.
a) Habilidades específicas:
-
Apreender informações gerais e específicas sobre temas ambientais e sociais.
-
Identificar aspectos culturais de países de língua inglesa e compará-los com os da cultura local.
-
Analisar diferentes pontos de vista em discursos midiáticos.
b) Objetos de conhecimento:
-
Gêneros jornalísticos (notícia, reportagem, artigo de opinião, cartoon).
-
Gêneros orais/escritos culturais (documentários, entrevistas, músicas).
-
Análise Linguística: Wh- Questions, Connectors (and, but, so...), Quantifiers, Numbers, Verb to be (present/past).
c) Procedimentos metodológicos:
-
Leitura de notícias e reportagens em inglês simplificado.
-
Comparação de aspectos culturais (vídeos, músicas, diálogos).
-
Debates e podcasts curtos com temas atuais.
d) Avaliação:
-
Prova escrita de interpretação de textos.
-
Produções orais (apresentações, diálogos encenados).
-
Participação em debates e análises críticas.
🔹 MÓDULO II
1º Bimestre
Justificativa:
O estudo das estruturas linguísticas mais complexas permite ao estudante desenvolver maior autonomia na leitura, produção e interpretação de textos em inglês.
a) Habilidades específicas:
-
Identificar padrões de ordem das palavras na língua inglesa.
-
Reconhecer fake news e manipulação de informações em inglês.
-
Produzir textos multissemióticos como forma de intervenção social.
b) Objetos de conhecimento:
-
Gêneros instrucionais (manuais, receitas, tutoriais).
-
Gêneros digitais (blogs, memes, campanhas).
-
Análise Linguística: Relative Pronouns, Present Perfect, Imperative Form, Question Tags, Reflexive Pronouns, Infinitive x Gerund.
c) Procedimentos metodológicos:
-
Leitura e interpretação de tutoriais e instruções.
-
Produção de campanhas e textos digitais em inglês.
-
Discussão de fake news em inglês e português.
d) Avaliação:
-
Exercícios de leitura e gramática.
-
Produções digitais (memes, posts, campanhas).
-
Prova escrita.
2º Bimestre
Justificativa:
Ampliar o contato com textos argumentativos e culturais em inglês possibilita o desenvolvimento da criticidade e da competência comunicativa em situações sociais reais.
a) Habilidades específicas:
-
Reconhecer marcas identitárias do inglês em diferentes países.
-
Produzir textos orais e escritos com recursos persuasivos.
-
Elaborar textos argumentativos em gêneros diversos.
b) Objetos de conhecimento:
-
Gêneros jornalísticos e literários (poemas, contos, músicas).
-
Textos argumentativos (blogs, tweets, artigos de opinião).
-
Análise Linguística: Modal Verbs, Comparative and Superlative, Past Perfect, Connectors.
c) Procedimentos metodológicos:
-
Leitura e análise de poemas, músicas e textos de opinião.
-
Produção de textos persuasivos e argumentativos.
-
Debates sobre questões polêmicas atuais.
d) Avaliação:
-
Trabalhos escritos e orais.
-
Participação em debates.
-
Prova bimestral.
🔹 MÓDULO III
1º Bimestre
Justificativa:
Compreender e produzir textos descritivos e narrativos em inglês possibilita ao estudante compartilhar experiências, ideias e aspectos culturais em nível global.
a) Habilidades específicas:
-
Produzir textos descritivos e de relato (cartas, postcards, travel reports).
-
Interpretar textos literários com significados literais e implícitos.
-
Produzir textos orais/escritos para compartilhar informações e valorizar culturas.
b) Objetos de conhecimento:
-
Textos descritivos e narrativos (relatos de viagem, postcards).
-
Textos literários (poemas, narrativas, músicas).
-
Análise Linguística: Reported Speech, Phrasal Verbs, Idioms, Cols, Future (Will/Going to).
c) Procedimentos metodológicos:
-
Produção de relatos escritos e orais.
-
Leitura de textos literários (poemas, contos, músicas).
-
Interpretação de phrasal verbs e expressões idiomáticas.
d) Avaliação:
-
Produções escritas (relatos, narrativas).
-
Apresentações orais.
-
Prova de interpretação de textos.
2º Bimestre
Justificativa:
O uso do inglês como língua global amplia a inserção em ambientes digitais e acadêmicos, além de promover a reflexão crítica sobre questões sociais, ambientais e culturais.
a) Habilidades específicas:
-
Produzir textos argumentativos em diferentes contextos.
-
Utilizar o inglês em interações digitais e sociais.
-
Avaliar criticamente discursos digitais em inglês.
b) Objetos de conhecimento:
-
Textos argumentativos e publicitários (debates, anúncios, campanhas sociais).
-
Gêneros digitais (e-mails, posts, blogs, application forms).
-
Análise Linguística: Passive Voice, Conditional Clauses, Connectors, Word Formation (prefixes, suffixes).
c) Procedimentos metodológicos:
-
Produção de textos digitais (posts, campanhas).
-
Discussão de fake news em ambientes digitais.
-
Projetos de uso real da língua (simulação de formulários, e-mails, interações online).
d) Avaliação:
-
Trabalhos digitais e campanhas sociais.
-
Provas escritas e orais.
-
Apresentação de projetos coletivos.
CIÊNCIAS HUMANAS:
📘 PLANEJAMENTOS BIMESTRAIS – FILOSOFIA – EJA
🔹 MÓDULO I
1º Bimestre
Justificativa:
A Filosofia surge como reflexão crítica sobre o mundo, a vida e o conhecimento. No início dos estudos filosóficos, é essencial compreender sua origem, seus primeiros problemas e a relação entre mito e razão.
a) Habilidades específicas:
-
Analisar criticamente textos e imagens em diferentes estruturas, articulando-os com correntes filosóficas.
-
Relacionar conceitos filosóficos às experiências de vida e ao contexto sociocultural.
b) Objetos de conhecimento:
-
Origem da Filosofia: europeia, africana, asiática, ameríndia.
-
Filosofia grega: mito x razão, contexto histórico, conceitos e problemas.
-
Pré-socráticos e Filosofia da natureza.
-
Sócrates, Platão e Aristóteles.
-
Filosofia helenística: estoicismo, epicurismo, cinismo, ceticismo, neoplatonismo.
c) Procedimentos metodológicos:
-
Leitura e debate de textos clássicos e contemporâneos.
-
Produção de linhas do tempo filosóficas.
-
Discussão em grupo sobre problemas existenciais.
d) Avaliação:
-
Relatórios reflexivos.
-
Produção de textos filosóficos.
-
Participação em debates.
2º Bimestre
Justificativa:
A Filosofia medieval e renascentista representa um período de transição entre fé e razão, ciência e tradição, marcado por rupturas paradigmáticas.
a) Habilidades específicas:
-
Compreender conhecimentos filosóficos em diferentes linguagens e modos discursivos.
-
Associar ideias filosóficas a situações-problema vivenciadas no cotidiano.
b) Objetos de conhecimento:
-
Filosofia Medieval: Patrística e Escolástica.
-
Filosofia, ciência e senso comum.
-
O Renascimento.
-
Empirismo (Locke) e Racionalismo (Descartes).
-
Iluminismo, Positivismo e Marxismo.
c) Procedimentos metodológicos:
-
Leituras dirigidas e debates sobre fé, ciência e razão.
-
Elaboração de mapas conceituais.
-
Produção de ensaios críticos.
d) Avaliação:
-
Exercícios escritos.
-
Provas discursivas.
-
Relatórios de análise crítica.
🔹 MÓDULO II
1º Bimestre
Justificativa:
O estudo da cultura, da ideologia e das transformações tecnológicas favorece a compreensão crítica da sociedade contemporânea.
a) Habilidades específicas:
-
Compreender o conceito de cultura e suas múltiplas formas.
-
Analisar mudanças nos discursos e práticas sociais a partir das tecnologias.
b) Objetos de conhecimento:
-
Cultura, ideologia e cibersociedade.
-
Escola de Frankfurt e Teoria Crítica.
-
Indústria cultural, mídias digitais e fake news.
-
Ética do discurso e razão comunicativa.
c) Procedimentos metodológicos:
-
Leitura e análise de textos da Escola de Frankfurt.
-
Debates sobre mídia, consumo e tecnologia.
-
Produção de textos multimodais sobre cultura digital.
d) Avaliação:
-
Ensaios reflexivos.
-
Apresentações orais.
-
Relatórios de pesquisa.
2º Bimestre
Justificativa:
Os dilemas éticos e socioambientais da contemporaneidade exigem reflexão crítica sobre consumo, trabalho e cidadania.
a) Habilidades específicas:
-
Analisar criticamente valores da sociedade de consumo.
-
Refletir sobre impactos da ciência e da tecnologia no mundo do trabalho e na sustentabilidade.
b) Objetos de conhecimento:
-
Ética, consumo e dispêndio.
-
Trabalho, cultura e alienação.
-
Reciclagem e desenvolvimento sustentável.
-
Neoliberalismo, globalização e cidadania.
-
Bioética e meio ambiente.
c) Procedimentos metodológicos:
-
Estudo de textos de Bauman, Marx e Byung-Chul Han.
-
Projetos sobre consumo consciente.
-
Debates sobre ética e sustentabilidade.
d) Avaliação:
-
Trabalhos em grupo.
-
Provas discursivas.
-
Produção de textos reflexivos.
🔹 MÓDULO III
1º Bimestre
Justificativa:
Questões de cidadania, direitos humanos e diversidade cultural são centrais para compreender o papel da Filosofia na construção de uma sociedade justa e democrática.
a) Habilidades específicas:
-
Identificar formas de desigualdade, preconceito e intolerância.
-
Elaborar propostas que promovam cidadania e direitos humanos.
b) Objetos de conhecimento:
-
Ética, cidadania e direitos humanos.
-
Paulo Freire: educação e cidadania.
-
Questões ético-políticas na contemporaneidade.
-
Sociedade em rede e mídias digitais.
c) Procedimentos metodológicos:
-
Leitura e discussão de textos de Paulo Freire.
-
Produção de artigos de opinião.
-
Análise crítica de discursos midiáticos.
d) Avaliação:
-
Provas discursivas.
-
Relatórios reflexivos.
-
Projetos coletivos de intervenção cidadã.
2º Bimestre
Justificativa:
A reflexão filosófica sobre poder, democracia e cidadania possibilita analisar criticamente o mundo contemporâneo e suas contradições.
a) Habilidades específicas:
-
Analisar protagonismos sociais e políticos de grupos historicamente marginalizados.
-
Contextualizar e compreender desafios políticos e sociais atuais.
b) Objetos de conhecimento:
-
Questões interculturais, étnico-raciais e identitárias.
-
Movimentos sociais, Estado e sociedade civil.
-
Poder, democracia e cidadania.
-
Nacionalismo, fundamentalismo e políticas afirmativas.
-
Estatuto da Juventude e dos Idosos.
c) Procedimentos metodológicos:
-
Estudo de casos e debates.
-
Seminários sobre movimentos sociais.
-
Leitura crítica de legislações e estatutos.
d) Avaliação:
-
Trabalhos de pesquisa.
-
Prova escrita.
-
Produções orais e coletivas.
📘 PLANEJAMENTOS BIMESTRAIS – GEOGRAFIA – EJA
🔹 MÓDULO I
1º Bimestre
Justificativa:
A compreensão do espaço geográfico como objeto de estudo da Geografia permite analisar as transformações resultantes da interação entre fenômenos naturais e ações humanas.
a) Habilidades específicas:
-
Reconhecer o espaço geográfico como construção histórica e social.
-
Interpretar conceitos fundamentais da Geografia para leitura da realidade local.
-
Analisar paisagens naturais e humanizadas.
b) Objetos de conhecimento:
-
Espaço geográfico e suas transformações.
-
Clima, vegetação, recursos hídricos e estrutura geológica.
-
Conceitos geográficos: paisagem, lugar, região, território, fronteiras, globalização.
-
Regionalização do Brasil e análise do espaço de vivência.
c) Procedimentos metodológicos:
-
Aulas dialogadas com uso de mapas e imagens.
-
Construção de croquis e maquetes.
-
Análise do espaço do bairro/localidade dos alunos.
d) Avaliação:
-
Exercícios escritos.
-
Produções cartográficas.
-
Relatórios de análise do espaço local.
2º Bimestre
Justificativa:
O desenvolvimento das linguagens cartográficas e a interpretação do espaço ampliam a capacidade crítica e autônoma do estudante em contextos sociais diversos.
a) Habilidades específicas:
-
Utilizar a linguagem cartográfica e iconográfica para representar o espaço.
-
Analisar fatores que influenciam a criação e o uso de mapas.
-
Produzir representações do espaço com diferentes técnicas.
b) Objetos de conhecimento:
-
Orientação espacial e representação cartográfica.
-
Escalas e coordenadas geográficas.
-
Mapas temáticos e tecnologias digitais de georreferenciamento.
c) Procedimentos metodológicos:
-
Oficinas de leitura e produção de mapas.
-
Atividades práticas com bússolas, aplicativos e croquis.
-
Estudo de mapas históricos e atuais da região.
d) Avaliação:
-
Exercícios práticos de leitura e produção cartográfica.
-
Trabalhos coletivos com mapas temáticos.
-
Prova escrita.
🔹 MÓDULO II
1º Bimestre
Justificativa:
A análise da diversidade cultural e populacional possibilita compreender desigualdades sociais e valorizar a pluralidade de identidades.
a) Habilidades específicas:
-
Analisar criticamente a diversidade étnico-racial e cultural.
-
Reconhecer estruturas populacionais e indicadores sociais.
-
Relacionar desigualdades sociais às realidades locais e globais.
b) Objetos de conhecimento:
-
Diversidade cultural e identidade dos povos.
-
Estrutura da população mundial, brasileira e pernambucana.
-
Indicadores demográficos: pirâmide etária, IDH, desigualdades sociais.
c) Procedimentos metodológicos:
-
Leitura e interpretação de gráficos e pirâmides etárias.
-
Pesquisa sobre diversidade cultural local.
-
Debates sobre desigualdade e cidadania.
d) Avaliação:
-
Relatórios de análise demográfica.
-
Produção de textos reflexivos.
-
Prova escrita.
2º Bimestre
Justificativa:
O estudo das migrações e transformações do espaço brasileiro permite compreender a dinâmica socioespacial e propor medidas para a justiça social.
a) Habilidades específicas:
-
Analisar fluxos migratórios e seus fatores.
-
Interpretar transformações urbanas e rurais no Brasil e em Pernambuco.
-
Refletir sobre cidadania e direitos humanos em contextos geográficos.
b) Objetos de conhecimento:
-
Movimentos migratórios no Brasil e no mundo.
-
Urbanização, planejamento e desigualdades socioespaciais.
-
Migração, xenofobia e intolerância religiosa.
-
Cidadania e participação política.
c) Procedimentos metodológicos:
-
Estudo de mapas de migração.
-
Debates sobre xenofobia e cidadania.
-
Análise de reportagens e documentários.
d) Avaliação:
-
Provas discursivas.
-
Projetos de intervenção cidadã.
-
Relatórios de análise crítica.
🔹 MÓDULO III
1º Bimestre
Justificativa:
O estudo da globalização e do capitalismo mundial permite compreender transformações socioeconômicas e geopolíticas recentes.
a) Habilidades específicas:
-
Identificar diferentes sistemas de governo e reorganizações territoriais.
-
Analisar a economia mundial e suas fases de desenvolvimento.
-
Relacionar neoliberalismo e geopolítica às realidades locais.
b) Objetos de conhecimento:
-
Capitalismo mundial e fases do desenvolvimento.
-
Nova ordem mundial pós-Guerra Fria.
-
Economia global e neoliberalismo.
-
Relações de poder em espaços urbanos e rurais.
c) Procedimentos metodológicos:
-
Aulas dialogadas com análise de mapas geopolíticos.
-
Seminários sobre globalização e neoliberalismo.
-
Pesquisas sobre impactos locais da economia mundial.
d) Avaliação:
-
Trabalhos em grupo.
-
Relatórios de leitura e pesquisa.
-
Provas discursivas.
2º Bimestre
Justificativa:
A análise do mundo contemporâneo, das tecnologias e da indústria permite refletir sobre sustentabilidade, consumo e desigualdades sociais.
a) Habilidades específicas:
-
Avaliar impactos das tecnologias no trabalho e na sociedade.
-
Analisar particularidades produtivas locais e globais.
-
Refletir criticamente sobre consumo e responsabilidade socioambiental.
b) Objetos de conhecimento:
-
Avanços tecnológicos e impactos comunitários.
-
Globalização, trabalho juvenil e fontes de energia.
-
Desenvolvimento industrial e consumo.
-
Desigualdades sociais e desemprego estrutural.
c) Procedimentos metodológicos:
-
Estudos de caso sobre impactos ambientais.
-
Debates sobre consumo consciente.
-
Análise de estatísticas sobre desemprego e produção.
d) Avaliação:
-
Produção de projetos sobre sustentabilidade.
-
Relatórios de estudo de caso.
-
Prova escrita.
📘 PLANEJAMENTOS BIMESTRAIS – HISTÓRIA – EJA
🔹 MÓDULO I
1º Bimestre
Justificativa:
A introdução aos estudos históricos permite compreender a importância da memória, das fontes e da construção do tempo histórico como forma de interpretar o presente a partir do passado.
a) Habilidades específicas:
-
Analisar diferentes narrativas sobre um mesmo acontecimento.
-
Compreender conceitos de tempo, espaço e sujeito histórico.
-
Reconhecer práticas culturais e identitárias em diferentes sociedades.
b) Objetos de conhecimento:
-
Definições de história e correntes historiográficas.
-
Tempo histórico e cronológico.
-
Povos humanos antes da escrita e a revolução agrícola.
-
Povos nativos no Brasil, especialmente em Pernambuco, antes da colonização.
c) Procedimentos metodológicos:
-
Aulas expositivas dialogadas com análise de imagens e documentos.
-
Produção de linhas do tempo.
-
Pesquisas sobre povos indígenas locais.
d) Avaliação:
-
Relatórios de leitura e pesquisa.
-
Produções escritas individuais e coletivas.
-
Participação em debates e oficinas.
2º Bimestre
Justificativa:
O estudo das civilizações antigas possibilita compreender o surgimento do Estado, da cultura, da religião e da política, criando relações com valores éticos e democráticos atuais.
a) Habilidades específicas:
-
Analisar relações de dominação e resistência em sociedades antigas.
-
Identificar fundamentos éticos, políticos e culturais na Antiguidade.
-
Reconhecer contribuições de diferentes povos para a formação das sociedades.
b) Objetos de conhecimento:
-
Povos antigos no Oriente (Mesopotâmia, Egito, Hebreus, Núbia, China, Índia).
-
Povos antigos no Ocidente (Grécia e Roma).
-
Religiosidade e cultura material e imaterial.
-
Idade Média (introdução).
c) Procedimentos metodológicos:
-
Leitura de mapas, textos e imagens sobre civilizações.
-
Seminários em grupo sobre sociedades antigas.
-
Comparação entre valores éticos da Antiguidade e da atualidade.
d) Avaliação:
-
Provas discursivas.
-
Apresentações em grupo.
-
Relatórios de pesquisa.
🔹 MÓDULO II
1º Bimestre
Justificativa:
O estudo da Idade Média e do início da Idade Moderna possibilita compreender transformações sociais, culturais e econômicas que marcaram a transição para a modernidade.
a) Habilidades específicas:
-
Compreender relações sociais no feudalismo.
-
Analisar motivações e interesses nas relações entre povos.
-
Reconhecer impactos das Cruzadas, da Reforma e das relações coloniais.
b) Objetos de conhecimento:
-
Feudalismo: trabalho, cultura e organização social.
-
Fim do Império Romano e Império Carolíngio.
-
Bizâncio e o mundo muçulmano.
-
Cruzadas, Peste Negra e Reforma.
c) Procedimentos metodológicos:
-
Análise de trechos de textos históricos (documentos medievais, cartas).
-
Dramatizações e debates sobre relações de poder.
-
Linha do tempo da Idade Média.
d) Avaliação:
-
Exercícios escritos.
-
Relatórios de atividades.
-
Prova escrita.
2º Bimestre
Justificativa:
As transformações culturais e sociais da Idade Moderna explicam o surgimento do capitalismo e dos Estados modernos, bem como a expansão colonial europeia.
a) Habilidades específicas:
-
Analisar renascimento, iluminismo e ideias políticas.
-
Compreender impactos das grandes navegações e colonização.
-
Problematizar preconceitos históricos (racismo, etnocentrismo).
b) Objetos de conhecimento:
-
Renascimento cultural e artístico.
-
Pensadores iluministas e ideias políticas.
-
Grandes Navegações e colonização da América (Espanhola, Portuguesa, Inglesa, Francesa, Holandesa).
-
Sociedade e cotidiano no Brasil colonial.
c) Procedimentos metodológicos:
-
Leitura e discussão de textos filosóficos e literários renascentistas.
-
Pesquisa sobre colonização em Pernambuco.
-
Análise crítica de imagens e documentos coloniais.
d) Avaliação:
-
Prova discursiva.
-
Produção de mapas conceituais.
-
Apresentação de trabalhos de pesquisa.
🔹 MÓDULO III
1º Bimestre
Justificativa:
A compreensão das transformações do século XIX e início do XX permite analisar relações entre imperialismo, nacionalismo e revoluções sociais e políticas.
a) Habilidades específicas:
-
Analisar práticas imperialistas e seus impactos culturais.
-
Reconhecer processos de formação dos Estados Nacionais.
-
Avaliar relações de trabalho e de poder no século XIX.
b) Objetos de conhecimento:
-
Imperialismo e capitalismo.
-
Nacionalismo e formação dos Estados Nacionais.
-
Revolução Russa de 1917.
-
Primeira Guerra Mundial.
c) Procedimentos metodológicos:
-
Estudo dirigido com fontes históricas (mapas, charges, documentos).
-
Seminários sobre revoluções.
-
Linha do tempo sobre imperialismo e guerras.
d) Avaliação:
-
Provas discursivas.
-
Trabalhos em grupo.
-
Relatórios de leitura.
2º Bimestre
Justificativa:
A análise da contemporaneidade histórica possibilita refletir sobre direitos humanos, ditaduras e a construção da cidadania no Brasil e no mundo.
a) Habilidades específicas:
-
Investigar regimes totalitários e ditaduras na América Latina.
-
Relacionar a Guerra Fria a modelos socioeconômicos (capitalismo e socialismo).
-
Analisar a redemocratização e os movimentos sociais no Brasil.
b) Objetos de conhecimento:
-
Regimes totalitários (fascismo, nazismo, stalinismo).
-
Segunda Guerra Mundial e Guerra Fria.
-
Ditadura militar no Brasil e resistência.
-
Redemocratização, Constituição de 1988 e Direitos Humanos.
c) Procedimentos metodológicos:
-
Análise de documentários e filmes históricos.
-
Produção de artigos de opinião e resenhas críticas.
-
Discussões sobre memória e direitos humanos.
d) Avaliação:
-
Relatórios de análise crítica.
-
Prova discursiva.
-
Produção coletiva (seminários, murais, podcasts).
📘 PLANEJAMENTOS BIMESTRAIS – SOCIOLOGIA – EJA
🔹 MÓDULO I
1º Bimestre
Justificativa:
A Sociologia possibilita a compreensão crítica da realidade social, promovendo reflexões sobre indivíduo, sociedade e cultura.
a) Habilidades específicas:
-
Analisar práticas sociais a partir de diferentes referenciais teóricos.
-
Compreender a relação entre indivíduo e sociedade.
b) Objetos de conhecimento:
-
Surgimento da Sociologia como ciência.
-
Conceitos de sociedade, cultura e socialização.
-
Clássicos da Sociologia: Marx, Durkheim e Weber.
c) Procedimentos metodológicos:
-
Aulas dialogadas e análise de textos sociológicos.
-
Construção de mapas conceituais.
-
Debates sobre experiências cotidianas.
d) Avaliação:
-
Exercícios escritos.
-
Relatórios reflexivos.
-
Prova discursiva.
2º Bimestre
Justificativa:
O estudo das instituições sociais contribui para compreender a organização da vida coletiva e seus impactos nas relações sociais.
a) Habilidades específicas:
-
Identificar o papel das instituições na organização social.
-
Refletir criticamente sobre desigualdades sociais.
b) Objetos de conhecimento:
-
Instituições sociais: família, escola, religião, Estado.
-
Estrutura social e estratificação.
-
Cidadania e direitos humanos.
c) Procedimentos metodológicos:
-
Estudos de caso sobre instituições locais.
-
Análise de reportagens e documentários.
-
Produção de textos reflexivos.
d) Avaliação:
-
Relatórios de análise crítica.
-
Trabalhos em grupo.
-
Prova escrita.
🔹 MÓDULO II
1º Bimestre
Justificativa:
O estudo da cultura e das identidades permite compreender a diversidade e combater preconceitos sociais, culturais e raciais.
a) Habilidades específicas:
-
Analisar a construção das identidades sociais.
-
Identificar práticas culturais e seus significados sociais.
b) Objetos de conhecimento:
-
Cultura, identidade e etnocentrismo.
-
Multiculturalismo e diversidade.
-
Movimentos sociais e culturais.
c) Procedimentos metodológicos:
-
Debates sobre preconceito e diversidade.
-
Análise de músicas, filmes e obras artísticas.
-
Produção de textos coletivos.
d) Avaliação:
-
Trabalhos escritos e orais.
-
Relatórios reflexivos.
-
Provas discursivas.
2º Bimestre
Justificativa:
A análise da política e da economia na Sociologia contribui para entender desigualdades sociais e relações de poder.
a) Habilidades específicas:
-
Analisar criticamente as formas de poder político.
-
Compreender as relações entre economia, política e sociedade.
b) Objetos de conhecimento:
-
Estado, poder e democracia.
-
Economia e sociedade: capitalismo e socialismo.
-
Classes sociais e movimentos políticos.
c) Procedimentos metodológicos:
-
Leitura de textos clássicos e contemporâneos.
-
Júri simulado e debates.
-
Estudos de caso sobre política local.
d) Avaliação:
-
Relatórios reflexivos.
-
Participação em debates.
-
Prova discursiva.
🔹 MÓDULO III
1º Bimestre
Justificativa:
A compreensão das transformações sociais no século XX e XXI permite refletir sobre cidadania, globalização e novas formas de sociabilidade.
a) Habilidades específicas:
-
Analisar transformações sociais recentes.
-
Identificar impactos da globalização nas relações sociais.
b) Objetos de conhecimento:
-
Globalização e novas tecnologias.
-
Sociedade em rede e cibercultura.
-
Trabalho, consumo e juventude.
c) Procedimentos metodológicos:
-
Discussão de reportagens e dados estatísticos.
-
Produção de podcasts e blogs.
-
Estudos de caso sobre juventude e trabalho.
d) Avaliação:
-
Relatórios de análise crítica.
-
Provas discursivas.
-
Trabalhos multimodais.
2º Bimestre
Justificativa:
O estudo da cidadania e dos movimentos sociais fortalece a consciência crítica e a participação democrática.
a) Habilidades específicas:
-
Compreender processos de lutas sociais.
-
Relacionar cidadania, direitos humanos e democracia.
b) Objetos de conhecimento:
-
Movimentos sociais e cidadania.
-
Direitos humanos e democracia.
-
Conflitos sociais contemporâneos.
c) Procedimentos metodológicos:
-
Pesquisa sobre movimentos sociais locais.
-
Debates sobre cidadania e direitos humanos.
-
Produção de artigos de opinião.
d) Avaliação:
-
Relatórios reflexivos.
-
Trabalhos em grupo.
-
Prova escrita.