PLANEJAMENTOS EJA

PLANEJAMENTOS EJA:

 

CIÊNCIAS DA NATUREZA

📘 PLANEJAMENTOS BIMESTRAIS – BIOLOGIA – EJA


🔹 MÓDULO I

1º Bimestre

Justificativa:
O estudo da origem e evolução da vida, aliado ao método científico e à biologia celular, possibilita compreender processos fundamentais para a manutenção da vida e para a saúde humana.

a) Habilidades específicas:

  • Reconhecer a importância do conhecimento científico, popular e histórico sobre a origem da vida.

  • Resolver problemas cotidianos com base em conceitos de biologia celular.

b) Objetos de conhecimento:

  • Origem da vida: hipóteses e teorias.

  • Evolução e diversificação biológica.

  • Método científico.

  • Citologia: níveis de organização celular, divisão celular e metabolismo energético.

c) Procedimentos metodológicos:

  • Aulas expositivas dialogadas.

  • Experimentos práticos (microscopia, modelos celulares).

  • Análise de textos científicos e populares.

d) Avaliação:

  • Relatórios de experimentos.

  • Exercícios escritos.

  • Provas discursivas.


2º Bimestre

Justificativa:
Compreender as interações ecológicas e o impacto da ação humana no ambiente é fundamental para desenvolver práticas sustentáveis e cidadania socioambiental.

a) Habilidades específicas:

  • Comparar ecossistemas locais e regionais, propondo medidas sustentáveis.

  • Avaliar os impactos da ação antrópica ao ambiente e à saúde humana.

  • Justificar a importância das unidades de conservação.

b) Objetos de conhecimento:

  • Relações ecológicas, cadeias e teias alimentares.

  • Ciclos biogeoquímicos.

  • Desequilíbrios ambientais e interferência humana nos ecossistemas.

  • Biomas brasileiros e unidades de conservação.

  • Recursos naturais, energias renováveis e alternativas tecnológicas.

c) Procedimentos metodológicos:

  • Saídas de campo e observação de ecossistemas locais.

  • Leitura e debate de reportagens ambientais.

  • Produção de maquetes ou cartazes sobre biomas e ciclos.

d) Avaliação:

  • Relatórios de campo.

  • Mapas conceituais.

  • Prova escrita.


🔹 MÓDULO II

1º Bimestre

Justificativa:
O estudo da biodiversidade e da classificação dos seres vivos amplia a compreensão sobre os diferentes reinos e seus impactos no meio ambiente, na economia e na saúde humana.

a) Habilidades específicas:

  • Reconhecer formas de manifestação da vida.

  • Interpretar informações científicas em diferentes linguagens.

b) Objetos de conhecimento:

  • Biodiversidade e classificação biológica.

  • Vírus, moneras, protistas, fungos, animais e vegetais.

  • Temas sociocientíficos: vacinas, queimadas, uso de animais em experimentos.

c) Procedimentos metodológicos:

  • Uso de tabelas comparativas e chaves dicotômicas.

  • Estudo de casos sobre doenças e impactos ambientais.

  • Discussões sobre temas sociocientíficos atuais.

d) Avaliação:

  • Trabalhos de pesquisa.

  • Exercícios e relatórios.

  • Prova escrita.


2º Bimestre

Justificativa:
Relacionar saúde, biossegurança e políticas ambientais favorece a formação cidadã crítica, voltada ao bem-estar coletivo e à sustentabilidade.

a) Habilidades específicas:

  • Reconhecer riscos de acidentes e hábitos de biossegurança.

  • Avaliar impactos de resíduos eletroeletrônicos.

  • Interpretar indicadores de desenvolvimento humano.

b) Objetos de conhecimento:

  • Biossegurança, acidentes de trabalho e doenças ocupacionais.

  • Política Nacional de Resíduos Sólidos e logística reversa.

  • Programa de imunização, saneamento básico e SUS.

  • Problemas sociais e de saúde pública (drogas, ISTs).

c) Procedimentos metodológicos:

  • Debates sobre descarte de resíduos.

  • Análise de indicadores sociais e de saúde.

  • Atividades práticas com EPIs e simulações de riscos.

d) Avaliação:

  • Relatórios reflexivos.

  • Provas discursivas.

  • Trabalhos em grupo.


🔹 MÓDULO III

1º Bimestre

Justificativa:
A genética e a evolução permitem compreender a hereditariedade, a diversidade humana e seus impactos sociais, culturais e éticos.

a) Habilidades específicas:

  • Aplicar conhecimentos de probabilidade em problemas genéticos.

  • Avaliar efeitos biológicos da radiação.

  • Valorizar a diversidade cultural e étnica a partir da evolução biológica.

b) Objetos de conhecimento:

  • Genética: leis de Mendel, hereditariedade, doenças genéticas.

  • Efeitos da radiação e mutações.

  • Origem e evolução da espécie humana.

  • Diversidade cultural, étnica, social e sexual.

c) Procedimentos metodológicos:

  • Resolução de problemas genéticos.

  • Análise de textos e vídeos sobre evolução humana.

  • Discussões sobre diversidade e identidade.

d) Avaliação:

  • Exercícios de genética.

  • Relatórios de análise crítica.

  • Prova bimestral.


2º Bimestre

Justificativa:
A biotecnologia e a divulgação científica trazem reflexões éticas e práticas sobre avanços tecnológicos e suas consequências para a sociedade.

a) Habilidades específicas:

  • Interpretar textos de divulgação científica.

  • Propor alternativas para a utilização de produtos biotecnológicos.

b) Objetos de conhecimento:

  • Publicações científicas sobre ecologia, genética e saúde pública.

  • Biotecnologia e aplicações (biocombustíveis, vacinas, fertilizantes).

  • Questões bioéticas relacionadas às tecnologias.

c) Procedimentos metodológicos:

  • Leitura crítica de artigos científicos.

  • Produção de debates sobre bioética.

  • Simulações sobre biotecnologia aplicada.

d) Avaliação:

  • Relatórios reflexivos.

  • Produção de artigos de opinião.

  • Provas discursivas.


 

📘 PLANEJAMENTOS BIMESTRAIS – FÍSICA – EJA


🔹 MÓDULO I

1º Bimestre

Justificativa:
Compreender os conceitos básicos de movimento e interações é essencial para que o estudante interprete fenômenos do cotidiano, desenvolva raciocínio lógico e científico e compreenda aplicações tecnológicas que impactam sua vida diária.

a) Habilidades específicas a serem desenvolvidas:

  • Analisar e representar transformações e conservações em sistemas que envolvam matéria, energia e movimento.

  • Elaborar previsões e explicações sobre movimentos de objetos.

  • Interpretar resultados de atividades experimentais.

b) Objetos de conhecimento/Eixo/Campo de atuação social:

  • Cinemática: posição, tempo, velocidade média, MRU e MRUV, gráficos S×t e V×t.

  • Movimento circular uniforme.

  • Noções iniciais de dinâmica: 1ª Lei de Newton.

c) Procedimentos metodológicos:

  • Aulas dialogadas e expositivas com resolução de exercícios.

  • Uso de simuladores digitais de movimento.

  • Atividades práticas simples com carrinhos, bolas e cronômetros.

d) Procedimentos avaliativos/Estratégias de avaliação:

  • Resolução de listas de exercícios.

  • Relatórios de experimentos.

  • Participação em debates e atividades em grupo.


2º Bimestre

Justificativa:
Avançar no estudo das forças e suas aplicações permite ao estudante compreender fenômenos mecânicos e analisar situações de trabalho, transporte e segurança.

a) Habilidades específicas:

  • Construir hipóteses e representar modelos para explicar situações de movimento.

  • Avaliar riscos em atividades cotidianas, aplicando conhecimentos de Ciências da Natureza.

b) Objetos de conhecimento:

  • Leis de Newton (2ª e 3ª leis).

  • Trabalho de uma força, força peso, força elástica (Lei de Hooke).

  • Energia mecânica: cinética e potencial.

c) Procedimentos metodológicos:

  • Experimentos com molas, pesos e planos inclinados.

  • Discussão de vídeos de acidentes e análise das leis de Newton.

  • Simulações digitais (PhET).

d) Avaliação:

  • Provas escritas com questões objetivas e discursivas.

  • Avaliação de relatórios práticos.

  • Produção de mapas conceituais.


🔹 MÓDULO II

1º Bimestre

Justificativa:
O estudo da termologia e da calorimetria possibilita compreender fenômenos naturais e aplicações tecnológicas ligadas ao conforto térmico, saúde e sustentabilidade.

a) Habilidades específicas:

  • Realizar previsões e cálculos em sistemas térmicos.

  • Utilizar conceitos de calor, temperatura e dilatação para interpretar fenômenos.

b) Objetos de conhecimento:

  • Calor e temperatura (escalas termométricas).

  • Dilatação térmica de sólidos e líquidos.

  • Propagação de calor: condução, convecção e irradiação.

  • Calorimetria: calor sensível, calor latente, equilíbrio térmico.

c) Procedimentos metodológicos:

  • Experimentos com termômetros caseiros.

  • Demonstrações de dilatação térmica.

  • Uso de simuladores digitais para propagação de calor.

d) Avaliação:

  • Exercícios de fixação.

  • Relatórios experimentais.

  • Seminários sobre aplicações térmicas (geladeira, ferro de passar, panela de pressão).


2º Bimestre

Justificativa:
Explorar os conceitos de ondulatória e óptica amplia a compreensão de fenômenos cotidianos (som, luz, telecomunicações) e desenvolve criticidade no uso de tecnologias.

a) Habilidades específicas:

  • Avaliar potencialidades e riscos do uso de ondas.

  • Interpretar textos de divulgação científica sobre radiação, som e luz.

b) Objetos de conhecimento:

  • Ondulatória: tipos de ondas, fenômenos ondulatórios (reflexão, refração, difração, interferência, ressonância).

  • Óptica geométrica: propagação da luz, sombras, eclipses, espelhos planos e esféricos, refração e lentes.

c) Procedimentos metodológicos:

  • Experimentos com cordas, ondas na água e espelhos.

  • Construção de câmera escura.

  • Interpretação de textos científicos e análise crítica de fake news.

d) Avaliação:

  • Provas escritas.

  • Trabalhos de pesquisa com apresentação oral.

  • Participação em experimentos práticos.


🔹 MÓDULO III

1º Bimestre

Justificativa:
Compreender a eletricidade e seus impactos sociais é fundamental para promover o uso racional da energia e a sustentabilidade no cotidiano.

a) Habilidades específicas:

  • Avaliar tecnologias de geração, transporte e consumo de energia elétrica.

  • Realizar previsões qualitativas e quantitativas sobre circuitos elétricos.

b) Objetos de conhecimento:

  • Circuitos elétricos simples (corrente, tensão, potência, consumo de energia).

  • Lei de Ohm.

  • Resistores e associações (série e paralelo).

  • Dispositivos de segurança elétrica.

c) Procedimentos metodológicos:

  • Montagem de circuitos elétricos em laboratório didático ou simuladores digitais.

  • Cálculo de consumo de energia em residências.

  • Estudo de casos de acidentes elétricos.

d) Avaliação:

  • Exercícios e provas.

  • Relatórios de experimentos.

  • Projetos de economia de energia.


2º Bimestre

Justificativa:
O estudo do Universo e das transformações de energia amplia a visão crítica e científica do estudante, conectando Física com Astronomia, tecnologia e sociedade.

a) Habilidades específicas:

  • Discutir modelos sobre a origem e evolução do Universo.

  • Analisar a evolução estelar e os elementos químicos no cosmos.

  • Comunicar resultados de pesquisas em diferentes linguagens.

b) Objetos de conhecimento:

  • Teoria do Big Bang.

  • Evolução estelar, buracos negros, origem dos elementos químicos.

  • Matriz energética e impactos ambientais.

  • Uso racional da energia elétrica e internet.

c) Procedimentos metodológicos:

  • Uso de vídeos e simulações sobre Universo e energia.

  • Leitura e debate de textos científicos.

  • Projetos interdisciplinares (feiras e seminários).

d) Avaliação:

  • Apresentação de trabalhos em grupo.

  • Provas com análise de gráficos e tabelas.

  • Elaboração de seminários e relatórios.


📘 PLANEJAMENTOS BIMESTRAIS – QUÍMICA – EJA


🔹 MÓDULO I

1º Bimestre

Justificativa:
A Química permite compreender a composição da matéria e as transformações que ocorrem no cotidiano, estimulando a alfabetização científica e a tomada de decisões conscientes relacionadas à saúde, meio ambiente e consumo.

a) Habilidades específicas:

  • Identificar propriedades gerais e específicas da matéria.

  • Reconhecer sistemas materiais, suas fases e transformações físicas.

  • Utilizar grandezas como massa, volume e densidade.

b) Objetos de conhecimento:

  • Propriedades da matéria.

  • Estados físicos da matéria e mudanças de estado.

  • Misturas homogêneas e heterogêneas.

  • Métodos de separação de misturas.

c) Procedimentos metodológicos:

  • Atividades experimentais simples (filtração, decantação, evaporação).

  • Aulas dialogadas com exemplos do cotidiano (água, ar, alimentos).

  • Uso de imagens, vídeos e simulações digitais.

d) Avaliação:

  • Exercícios práticos.

  • Relatórios de experimentos.

  • Participação em debates e atividades coletivas.


2º Bimestre

Justificativa:
Compreender a constituição da matéria em nível atômico-molecular é essencial para relacionar propriedades, reações químicas e aplicações tecnológicas.

a) Habilidades específicas:

  • Reconhecer modelos atômicos e evolução histórica da estrutura da matéria.

  • Identificar partículas subatômicas e suas funções.

  • Interpretar a organização da Tabela Periódica.

b) Objetos de conhecimento:

  • Modelos atômicos.

  • Estrutura atômica: prótons, nêutrons e elétrons.

  • Tabela periódica: famílias, períodos e propriedades periódicas.

c) Procedimentos metodológicos:

  • Uso de jogos didáticos (memória periódica, bingo dos elementos).

  • Atividades em grupo sobre evolução dos modelos atômicos.

  • Construção de cartazes e linhas do tempo.

d) Avaliação:

  • Questionários escritos.

  • Produções em grupo (mapas conceituais, cartazes).

  • Prova bimestral.


🔹 MÓDULO II

1º Bimestre

Justificativa:
A compreensão das ligações químicas possibilita interpretar como os átomos se organizam para formar substâncias e como isso determina suas propriedades e aplicações no cotidiano.

a) Habilidades específicas:

  • Identificar tipos de ligações químicas (iônica, covalente e metálica).

  • Relacionar propriedades das substâncias com a natureza das ligações.

b) Objetos de conhecimento:

  • Ligação iônica, covalente e metálica.

  • Propriedades físicas decorrentes das ligações.

  • Estrutura de substâncias simples e compostas.

c) Procedimentos metodológicos:

  • Modelagem de moléculas com bolas de isopor e palitos.

  • Discussão de propriedades (solubilidade, condução elétrica).

  • Simulações digitais para visualização de ligações.

d) Avaliação:

  • Relatórios de experimentos.

  • Produção de modelos de moléculas.

  • Prova escrita.


2º Bimestre

Justificativa:
O estudo das reações químicas é essencial para compreender processos industriais, biológicos e ambientais, permitindo analisar impactos positivos e negativos para a sociedade.

a) Habilidades específicas:

  • Identificar tipos de reações químicas.

  • Balancear equações químicas.

  • Analisar transformações químicas no cotidiano.

b) Objetos de conhecimento:

  • Reações de síntese, análise, simples troca e dupla troca.

  • Combustão.

  • Balanceamento de equações químicas.

c) Procedimentos metodológicos:

  • Experimentos com reações (vinagre + bicarbonato, combustão controlada).

  • Uso de vídeos e animações de reações.

  • Exercícios de balanceamento.

d) Avaliação:

  • Exercícios práticos e teóricos.

  • Relatórios de experimentos.

  • Prova escrita.


🔹 MÓDULO III

1º Bimestre

Justificativa:
Estudar soluções e cálculos químicos permite interpretar fenômenos em alimentos, medicamentos e processos ambientais, aplicando a Química em situações reais.

a) Habilidades específicas:

  • Identificar soluções e seus componentes.

  • Calcular concentrações em diferentes unidades.

  • Compreender propriedades coligativas em situações práticas.

b) Objetos de conhecimento:

  • Soluções: soluto, solvente e concentração.

  • Cálculo de concentração comum, molaridade e porcentagem.

  • Propriedades coligativas.

c) Procedimentos metodológicos:

  • Experimentos de preparo de soluções (açúcar, sal, café).

  • Resolução de exercícios contextualizados.

  • Simulações digitais de propriedades coligativas.

d) Avaliação:

  • Exercícios escritos.

  • Relatórios experimentais.

  • Prova bimestral.


2º Bimestre

Justificativa:
Compreender funções inorgânicas e orgânicas favorece a análise de substâncias do cotidiano, desenvolvendo senso crítico e percepção de riscos e benefícios.

a) Habilidades específicas:

  • Identificar ácidos, bases, sais e óxidos.

  • Reconhecer funções orgânicas básicas.

  • Relacionar substâncias a aplicações industriais, biológicas e ambientais.

b) Objetos de conhecimento:

  • Funções inorgânicas: ácidos, bases, sais e óxidos.

  • Funções orgânicas (hidrocarbonetos, álcoois, ácidos carboxílicos).

  • Aplicações no cotidiano (limpeza, combustíveis, medicamentos).

c) Procedimentos metodológicos:

  • Experimentos simples de identificação de ácidos e bases com indicadores naturais.

  • Construção de tabelas comparativas.

  • Pesquisas em grupo sobre aplicações no dia a dia.

d) Avaliação:

  • Relatórios de experimentos.

  • Trabalhos de pesquisa.

  • Prova bimestral.


 

MATEMÁTICA:

📘 PLANEJAMENTOS BIMESTRAIS – MATEMÁTICA – EJA


🔹 MÓDULO I

1º Bimestre

Justificativa:
O estudo da Matemática no primeiro momento do curso deve resgatar conhecimentos prévios, desenvolvendo raciocínio lógico e compreensão das operações fundamentais aplicadas ao cotidiano.

a) Habilidades específicas:

  • Reconhecer e aplicar os conjuntos numéricos (naturais, inteiros e racionais).

  • Resolver situações-problema com as quatro operações.

  • Utilizar expressões algébricas simples.

b) Objetos de conhecimento:

  • Conjuntos numéricos.

  • Operações básicas e propriedades.

  • Múltiplos, divisores, MDC e MMC.

  • Expressões numéricas e algébricas.

c) Procedimentos metodológicos:

  • Resolução de problemas contextualizados.

  • Jogos matemáticos (bingo, desafios de cálculo mental).

  • Atividades em grupo e uso de recursos digitais.

d) Avaliação:

  • Listas de exercícios.

  • Participação em atividades.

  • Prova escrita.


2º Bimestre

Justificativa:
Avançar para o estudo da geometria e das funções permite ao estudante compreender formas, medidas e relações algébricas aplicadas ao mundo real.

a) Habilidades específicas:

  • Reconhecer formas geométricas e suas propriedades.

  • Utilizar noções de perímetro, área e volume.

  • Compreender a noção de função.

b) Objetos de conhecimento:

  • Geometria plana: polígonos, circunferência, perímetro e área.

  • Sólidos geométricos: prismas e cilindros.

  • Função do 1º grau: conceito, representação gráfica e interpretação.

c) Procedimentos metodológicos:

  • Construção de figuras com material concreto.

  • Uso de softwares (GeoGebra).

  • Problematização com exemplos práticos (medidas de terrenos, construções).

d) Avaliação:

  • Exercícios práticos.

  • Relatórios de atividades com uso de software.

  • Prova escrita.


🔹 MÓDULO II

1º Bimestre

Justificativa:
Consolidar o estudo da álgebra e das funções favorece a generalização e modelagem de situações reais.

a) Habilidades específicas:

  • Resolver equações e inequações do 1º e 2º grau.

  • Interpretar gráficos de funções.

  • Relacionar situações reais a funções matemáticas.

b) Objetos de conhecimento:

  • Equações e inequações do 1º grau.

  • Função do 2º grau: equação, gráfico e aplicações.

  • Sistemas lineares.

c) Procedimentos metodológicos:

  • Resolução de exercícios contextualizados.

  • Atividades em grupo com construção de gráficos.

  • Uso de planilhas eletrônicas para modelagem.

d) Avaliação:

  • Exercícios e listas.

  • Produção de gráficos e tabelas.

  • Prova escrita.


2º Bimestre

Justificativa:
O aprofundamento da geometria espacial e trigonometria possibilita ao estudante compreender medidas, ângulos e relações aplicadas em construções, tecnologia e ciências.

a) Habilidades específicas:

  • Resolver problemas envolvendo volume e área de sólidos geométricos.

  • Aplicar razões trigonométricas no triângulo retângulo.

  • Interpretar fenômenos utilizando funções trigonométricas.

b) Objetos de conhecimento:

  • Geometria espacial: pirâmides, cones e esferas.

  • Trigonometria no triângulo retângulo (seno, cosseno e tangente).

  • Funções trigonométricas básicas.

c) Procedimentos metodológicos:

  • Construção de modelos com sólidos geométricos.

  • Exercícios práticos sobre ângulos e medidas.

  • Uso de aplicativos de simulação trigonométrica.

d) Avaliação:

  • Exercícios e trabalhos práticos.

  • Relatórios de atividades.

  • Prova escrita.


🔹 MÓDULO III

1º Bimestre

Justificativa:
O estudo da estatística e da probabilidade é essencial para compreender e analisar informações, desenvolvendo leitura crítica da realidade.

a) Habilidades específicas:

  • Coletar, organizar e interpretar dados estatísticos.

  • Construir gráficos e tabelas.

  • Calcular medidas de tendência central.

b) Objetos de conhecimento:

  • Estatística descritiva: média, moda e mediana.

  • Gráficos e tabelas (colunas, setores, histogramas).

  • Noções de probabilidade.

c) Procedimentos metodológicos:

  • Coleta de dados em sala de aula.

  • Construção de gráficos com software ou papel milimetrado.

  • Discussão de reportagens e pesquisas estatísticas.

d) Avaliação:

  • Trabalhos em grupo.

  • Relatórios estatísticos.

  • Prova escrita.


2º Bimestre

Justificativa:
O aprofundamento da análise combinatória e progressões permite ao estudante ampliar estratégias de resolução de problemas e aplicações em diferentes áreas.

a) Habilidades específicas:

  • Resolver problemas de contagem com análise combinatória.

  • Aplicar progressões aritméticas e geométricas em situações reais.

  • Relacionar crescimento exponencial e logaritmos a fenômenos naturais e sociais.

b) Objetos de conhecimento:

  • Análise combinatória: arranjos, permutações e combinações.

  • Progressão aritmética (PA) e progressão geométrica (PG).

  • Funções exponenciais e logarítmicas.

c) Procedimentos metodológicos:

  • Resolução de problemas contextualizados.

  • Uso de softwares e calculadoras gráficas.

  • Exercícios práticos sobre crescimento populacional e juros compostos.

d) Avaliação:

  • Exercícios escritos.

  • Trabalhos de aplicação prática.

  • Prova bimestral.


LINGUAGEM:

 

📘 PLANEJAMENTOS BIMESTRAIS – ARTES – EJA


🔹 MÓDULO I

1º Bimestre

Justificativa:
O contato inicial com as linguagens artísticas (artes visuais, dança, música, teatro) possibilita a compreensão da arte como fenômeno cultural, histórico e identitário, desenvolvendo sensibilidade estética e crítica.

a) Habilidades específicas:

  • Analisar linguagens artísticas a partir de repertórios locais (indígenas, afro-brasileiros e populares).

  • Identificar elementos ideológicos refletidos em diferentes manifestações artísticas.

b) Objetos de conhecimento:

  • Elementos da linguagem e processos de criação.

  • Recursos tecnológicos em produções artísticas contemporâneas.

  • Tradições culturais populares (instrumentos não convencionais, expressões corporais, vocais etc.).

c) Procedimentos metodológicos:

  • Oficinas de leitura de imagens, sons e gestos.

  • Estudo de obras de artistas locais e de culturas tradicionais.

  • Atividades práticas de criação artística individual e coletiva.

d) Avaliação:

  • Produção de trabalhos artísticos (desenho, performance, música, dança).

  • Relatórios reflexivos.

  • Provas discursivas.


2º Bimestre

Justificativa:
O uso de tecnologias contemporâneas amplia as possibilidades de criação, circulação e fruição das artes, aproximando-as das questões sociais e identitárias.

a) Habilidades específicas:

  • Produzir discursos artísticos multissemióticos e transmidiáticos.

  • Utilizar diferentes linguagens artísticas para expressar identidade e sensibilidade.

b) Objetos de conhecimento:

  • Materialidades e processos de criação: dança, música, teatro e artes visuais.

  • Arte, tecnologia e novas mídias: internet art, vídeo mapping, cultura da convergência.

  • Movimentos artísticos e coletivos culturais de minorias.

c) Procedimentos metodológicos:

  • Produção de vídeos, fotografias e performances.

  • Pesquisa e uso crítico das redes sociais.

  • Debates sobre interculturalidade e diversidade local.

d) Avaliação:

  • Trabalhos em grupo (intervenções artísticas).

  • Relatórios reflexivos.

  • Prova escrita.


🔹 MÓDULO II

1º Bimestre

Justificativa:
O aprofundamento na relação entre arte, cultura e sociedade estimula a valorização da cultura popular, da estética de massa e da diversidade cultural.

a) Habilidades específicas:

  • Produzir experiências estéticas coletivas valorizando a arte popular.

  • Posicionar-se criticamente diante da imposição cultural.

b) Objetos de conhecimento:

  • Cultura visual, de massa e popular.

  • Matrizes estéticas e culturais (hip-hop, grafite, manguebeat, teatro de rua).

  • Movimentos de gênero, sexualidade e minorias (indígenas, quilombolas).

c) Procedimentos metodológicos:

  • Estudo de movimentos culturais urbanos e locais.

  • Oficinas de dança, teatro e música popular.

  • Debates sobre resistência cultural.

d) Avaliação:

  • Produções artísticas coletivas.

  • Apresentações em grupo.

  • Relatórios de análise crítica.


2º Bimestre

Justificativa:
A reflexão sobre corpo, direitos humanos e patrimônio artístico possibilita práticas éticas e democráticas de valorização cultural.

a) Habilidades específicas:

  • Refletir criticamente sobre produções artísticas corporais.

  • Valorizar e interagir com o patrimônio cultural material e imaterial.

b) Objetos de conhecimento:

  • Teatro negro, dança de rua, capoeira e danças de matriz africana.

  • Patrimônio cultural do Brasil e de outros países.

  • Arte pública e manifestações culturais em Pernambuco.

c) Procedimentos metodológicos:

  • Pesquisa de campo sobre manifestações locais.

  • Oficinas de teatro do oprimido e dança de rua.

  • Análise de arte pública em espaços urbanos.

d) Avaliação:

  • Relatórios reflexivos.

  • Provas discursivas.

  • Trabalhos de valorização do patrimônio local.


🔹 MÓDULO III

1º Bimestre

Justificativa:
O estudo da arte contemporânea e da multiculturalidade amplia a compreensão crítica sobre movimentos artísticos e grupos étnicos.

a) Habilidades específicas:

  • Conhecer e preservar manifestações artísticas de diferentes grupos sociais.

  • Identificar relações entre arte contemporânea e práticas tradicionais.

b) Objetos de conhecimento:

  • Matrizes estéticas da arte contemporânea (body art, land art, música eletrônica).

  • Arte de povos originários, quilombolas e ciganos.

  • Multiculturalidade nordestina e pernambucana.

c) Procedimentos metodológicos:

  • Estudos sobre movimentos artísticos brasileiros (armorial, tropicália, manguebeat).

  • Oficinas de reaproveitamento de materiais em produções artísticas.

  • Criação de eventos artísticos comunitários.

d) Avaliação:

  • Produção coletiva de eventos culturais.

  • Trabalhos artísticos individuais e coletivos.

  • Relatórios reflexivos.


2º Bimestre

Justificativa:
O diálogo entre arte, sociedade e política permite compreender rupturas e continuidades das práticas artísticas no tempo e no espaço.

a) Habilidades específicas:

  • Expressar-se em produções autorais individuais e coletivas.

  • Relacionar práticas artísticas a dimensões sociais, culturais e políticas.

b) Objetos de conhecimento:

  • Movimentos modernos e pós-modernos no Brasil e no mundo.

  • Arte e política: economia, circulação e políticas públicas.

  • Processos criativos em artes visuais, dança, música e teatro.

c) Procedimentos metodológicos:

  • Produção de projetos artísticos autorais e coletivos.

  • Discussões sobre arte e política.

  • Oficinas de artes integradas.

d) Avaliação:

  • Provas discursivas.

  • Relatórios reflexivos.

  • Projetos artísticos coletivos.


 

📘 PLANEJAMENTOS BIMESTRAIS – LINGUAGENS – EJA


🔹 MÓDULO I

1º Bimestre

Justificativa:
O trabalho inicial em Linguagens deve valorizar a leitura e a produção de textos diversos, explorando a linguagem como prática social e cultural.

a) Habilidades específicas:

  • Identificar e analisar estruturas e especificidades dos discursos em diferentes gêneros textuais.

  • Reconhecer recursos multissemióticos e efeitos de sentido.

  • Participar de práticas de letramento literário e midiático.

b) Objetos de conhecimento:

  • Condições de produção, circulação e recepção de discursos.

  • Figuras de linguagem, funções da linguagem.

  • Práticas de letramento literário (literatura brasileira, indígena, africana e portuguesa).

c) Procedimentos metodológicos:

  • Leitura crítica de contos, crônicas, poemas, fábulas.

  • Produção de textos em diferentes linguagens e suportes.

  • Discussão coletiva sobre efeitos de sentido, humor e ironia.

d) Avaliação:

  • Produção escrita e oral.

  • Relatórios e resenhas de leitura.

  • Participação em debates e rodas de leitura.


2º Bimestre

Justificativa:
Aprofundar a análise dos discursos e gêneros fortalece a compreensão crítica, a autonomia e a valorização da diversidade cultural.

a) Habilidades específicas:

  • Produzir textos individuais e colaborativos em diferentes linguagens.

  • Analisar textos argumentativos considerando estratégias discursivas.

  • Reconhecer variações linguísticas e combater preconceitos linguísticos.

b) Objetos de conhecimento:

  • Produção textual (artigo, dissertação argumentativa, cordel).

  • Variação linguística e adequação ao contexto.

  • Textualidade: coesão, coerência e progressão temática.

c) Procedimentos metodológicos:

  • Oficinas de escrita e reescrita.

  • Debate sobre preconceito linguístico.

  • Produção de gêneros digitais (memes, posts, e-zines).

d) Avaliação:

  • Prova escrita e análise de textos.

  • Produção coletiva de textos multimodais.

  • Participação em debates e oficinas.


🔹 MÓDULO II

1º Bimestre

Justificativa:
Aprofundar os processos discursivos e literários amplia a criticidade e fortalece a construção de identidade cultural.

a) Habilidades específicas:

  • Analisar efeitos de sentido em discursos diversos.

  • Identificar representações sociais em textos literários e midiáticos.

  • Reconhecer posicionamentos distintos em textos argumentativos.

b) Objetos de conhecimento:

  • Gêneros multissemióticos e multimodais.

  • Literatura marginal, periférica e de denúncia.

  • Estratégias argumentativas (dados, autoridade, exemplificação).

c) Procedimentos metodológicos:

  • Análise de músicas, poemas e textos jornalísticos.

  • Júri simulado e debates orais.

  • Produção textual crítica e coletiva.

d) Avaliação:

  • Relatórios críticos.

  • Debates avaliativos.

  • Produções escritas e orais.


2º Bimestre

Justificativa:
Ampliar práticas de leitura e produção de textos permite ao estudante compreender as múltiplas vozes da literatura e da mídia.

a) Habilidades específicas:

  • Identificar preconceitos, estereótipos e relações de poder em discursos.

  • Produzir textos multimodais autorais (fotografia, vídeo, animação).

  • Analisar criticamente fake news e pós-verdade.

b) Objetos de conhecimento:

  • Literatura brasileira, indígena, africana e latino-americana.

  • Intertextualidade e interdiscursividade.

  • Gêneros digitais (podcast, vlog, blog).

c) Procedimentos metodológicos:

  • Produção de vídeos, podcasts e playlists comentadas.

  • Leitura de obras literárias canônicas e não canônicas.

  • Oficinas de checagem de fatos e curadoria de informações.

d) Avaliação:

  • Projetos multimodais.

  • Relatórios de leitura.

  • Prova com análise crítica de discursos.


🔹 MÓDULO III

1º Bimestre

Justificativa:
A leitura e produção de textos literários e científicos promovem a ampliação do repertório cultural e o desenvolvimento da criticidade.

a) Habilidades específicas:

  • Analisar obras literárias nacionais e internacionais.

  • Produzir textos de divulgação científica.

  • Relacionar textos com seu contexto histórico e social.

b) Objetos de conhecimento:

  • Romantismo, Realismo, Naturalismo, Simbolismo.

  • Textos de divulgação científica (relatórios, artigos, vlogs).

  • Estratégias discursivas e modalizadores.

c) Procedimentos metodológicos:

  • Leitura crítica e comparativa de obras literárias.

  • Produção de artigos, relatórios e podcasts científicos.

  • Análise de modalizadores em textos argumentativos.

d) Avaliação:

  • Trabalhos escritos e orais.

  • Relatórios de pesquisa.

  • Apresentações coletivas.


2º Bimestre

Justificativa:
O estudo integrado das linguagens possibilita a participação crítica em práticas sociais, culturais e digitais.

a) Habilidades específicas:

  • Produzir e analisar textos orais e multimodais.

  • Reconhecer a variação linguística em diferentes contextos.

  • Usar softwares e ambientes colaborativos para produções digitais.

b) Objetos de conhecimento:

  • Literatura afro-brasileira, indígena e latino-americana.

  • Gêneros digitais e multimídia (memes, blogs, documentários).

  • Aspectos sintáticos e semânticos da língua portuguesa.

c) Procedimentos metodológicos:

  • Produção colaborativa de revistas culturais, fanzines e playlists.

  • Análise crítica de projetos editoriais e mídias digitais.

  • Criação de obras autorais e coletivas em mídias diversas.

d) Avaliação:

  • Produções colaborativas digitais.

  • Análise crítica de textos midiáticos.

  • Prova escrita.


 

 

📘 PLANEJAMENTOS BIMESTRAIS – LÍNGUA INGLESA – EJA


🔹 MÓDULO I

1º Bimestre

Justificativa:
Aprender Inglês amplia as possibilidades de comunicação global, favorece o acesso a informações e permite a interação em diferentes contextos sociais, acadêmicos e profissionais.

a) Habilidades específicas:

  • Identificar ideias principais e secundárias em textos orais e escritos.

  • Compreender informações específicas em diferentes gêneros textuais.

  • Produzir textos multimodais em diferentes suportes.

b) Objetos de conhecimento:

  • Gêneros orais e escritos (entrevista, debate, diálogos, textos descritivos).

  • Análise Linguística: Personal Pronouns, Verb to be, Simple Present, Adverbs of frequency, Verb to have.

  • Gêneros digitais (e-mail, posts em redes sociais, mensagens de texto).

c) Procedimentos metodológicos:

  • Leitura e interpretação de textos simples (notícias curtas, diálogos).

  • Produção de diálogos e pequenos textos escritos.

  • Atividades em grupo com músicas, filmes e podcasts curtos.

d) Avaliação:

  • Exercícios de interpretação.

  • Produções escritas e orais.

  • Participação em atividades colaborativas.


2º Bimestre

Justificativa:
O contato com gêneros jornalísticos e culturais em língua inglesa favorece a construção de senso crítico, ampliando a visão de mundo e a compreensão intercultural.

a) Habilidades específicas:

  • Apreender informações gerais e específicas sobre temas ambientais e sociais.

  • Identificar aspectos culturais de países de língua inglesa e compará-los com os da cultura local.

  • Analisar diferentes pontos de vista em discursos midiáticos.

b) Objetos de conhecimento:

  • Gêneros jornalísticos (notícia, reportagem, artigo de opinião, cartoon).

  • Gêneros orais/escritos culturais (documentários, entrevistas, músicas).

  • Análise Linguística: Wh- Questions, Connectors (and, but, so...), Quantifiers, Numbers, Verb to be (present/past).

c) Procedimentos metodológicos:

  • Leitura de notícias e reportagens em inglês simplificado.

  • Comparação de aspectos culturais (vídeos, músicas, diálogos).

  • Debates e podcasts curtos com temas atuais.

d) Avaliação:

  • Prova escrita de interpretação de textos.

  • Produções orais (apresentações, diálogos encenados).

  • Participação em debates e análises críticas.


🔹 MÓDULO II

1º Bimestre

Justificativa:
O estudo das estruturas linguísticas mais complexas permite ao estudante desenvolver maior autonomia na leitura, produção e interpretação de textos em inglês.

a) Habilidades específicas:

  • Identificar padrões de ordem das palavras na língua inglesa.

  • Reconhecer fake news e manipulação de informações em inglês.

  • Produzir textos multissemióticos como forma de intervenção social.

b) Objetos de conhecimento:

  • Gêneros instrucionais (manuais, receitas, tutoriais).

  • Gêneros digitais (blogs, memes, campanhas).

  • Análise Linguística: Relative Pronouns, Present Perfect, Imperative Form, Question Tags, Reflexive Pronouns, Infinitive x Gerund.

c) Procedimentos metodológicos:

  • Leitura e interpretação de tutoriais e instruções.

  • Produção de campanhas e textos digitais em inglês.

  • Discussão de fake news em inglês e português.

d) Avaliação:

  • Exercícios de leitura e gramática.

  • Produções digitais (memes, posts, campanhas).

  • Prova escrita.


2º Bimestre

Justificativa:
Ampliar o contato com textos argumentativos e culturais em inglês possibilita o desenvolvimento da criticidade e da competência comunicativa em situações sociais reais.

a) Habilidades específicas:

  • Reconhecer marcas identitárias do inglês em diferentes países.

  • Produzir textos orais e escritos com recursos persuasivos.

  • Elaborar textos argumentativos em gêneros diversos.

b) Objetos de conhecimento:

  • Gêneros jornalísticos e literários (poemas, contos, músicas).

  • Textos argumentativos (blogs, tweets, artigos de opinião).

  • Análise Linguística: Modal Verbs, Comparative and Superlative, Past Perfect, Connectors.

c) Procedimentos metodológicos:

  • Leitura e análise de poemas, músicas e textos de opinião.

  • Produção de textos persuasivos e argumentativos.

  • Debates sobre questões polêmicas atuais.

d) Avaliação:

  • Trabalhos escritos e orais.

  • Participação em debates.

  • Prova bimestral.


🔹 MÓDULO III

1º Bimestre

Justificativa:
Compreender e produzir textos descritivos e narrativos em inglês possibilita ao estudante compartilhar experiências, ideias e aspectos culturais em nível global.

a) Habilidades específicas:

  • Produzir textos descritivos e de relato (cartas, postcards, travel reports).

  • Interpretar textos literários com significados literais e implícitos.

  • Produzir textos orais/escritos para compartilhar informações e valorizar culturas.

b) Objetos de conhecimento:

  • Textos descritivos e narrativos (relatos de viagem, postcards).

  • Textos literários (poemas, narrativas, músicas).

  • Análise Linguística: Reported Speech, Phrasal Verbs, Idioms, Cols, Future (Will/Going to).

c) Procedimentos metodológicos:

  • Produção de relatos escritos e orais.

  • Leitura de textos literários (poemas, contos, músicas).

  • Interpretação de phrasal verbs e expressões idiomáticas.

d) Avaliação:

  • Produções escritas (relatos, narrativas).

  • Apresentações orais.

  • Prova de interpretação de textos.


2º Bimestre

Justificativa:
O uso do inglês como língua global amplia a inserção em ambientes digitais e acadêmicos, além de promover a reflexão crítica sobre questões sociais, ambientais e culturais.

a) Habilidades específicas:

  • Produzir textos argumentativos em diferentes contextos.

  • Utilizar o inglês em interações digitais e sociais.

  • Avaliar criticamente discursos digitais em inglês.

b) Objetos de conhecimento:

  • Textos argumentativos e publicitários (debates, anúncios, campanhas sociais).

  • Gêneros digitais (e-mails, posts, blogs, application forms).

  • Análise Linguística: Passive Voice, Conditional Clauses, Connectors, Word Formation (prefixes, suffixes).

c) Procedimentos metodológicos:

  • Produção de textos digitais (posts, campanhas).

  • Discussão de fake news em ambientes digitais.

  • Projetos de uso real da língua (simulação de formulários, e-mails, interações online).

d) Avaliação:

  • Trabalhos digitais e campanhas sociais.

  • Provas escritas e orais.

  • Apresentação de projetos coletivos.


CIÊNCIAS HUMANAS: 

📘 PLANEJAMENTOS BIMESTRAIS – FILOSOFIA – EJA


🔹 MÓDULO I

1º Bimestre

Justificativa:
A Filosofia surge como reflexão crítica sobre o mundo, a vida e o conhecimento. No início dos estudos filosóficos, é essencial compreender sua origem, seus primeiros problemas e a relação entre mito e razão.

a) Habilidades específicas:

  • Analisar criticamente textos e imagens em diferentes estruturas, articulando-os com correntes filosóficas.

  • Relacionar conceitos filosóficos às experiências de vida e ao contexto sociocultural.

b) Objetos de conhecimento:

  • Origem da Filosofia: europeia, africana, asiática, ameríndia.

  • Filosofia grega: mito x razão, contexto histórico, conceitos e problemas.

  • Pré-socráticos e Filosofia da natureza.

  • Sócrates, Platão e Aristóteles.

  • Filosofia helenística: estoicismo, epicurismo, cinismo, ceticismo, neoplatonismo.

c) Procedimentos metodológicos:

  • Leitura e debate de textos clássicos e contemporâneos.

  • Produção de linhas do tempo filosóficas.

  • Discussão em grupo sobre problemas existenciais.

d) Avaliação:

  • Relatórios reflexivos.

  • Produção de textos filosóficos.

  • Participação em debates.


2º Bimestre

Justificativa:
A Filosofia medieval e renascentista representa um período de transição entre fé e razão, ciência e tradição, marcado por rupturas paradigmáticas.

a) Habilidades específicas:

  • Compreender conhecimentos filosóficos em diferentes linguagens e modos discursivos.

  • Associar ideias filosóficas a situações-problema vivenciadas no cotidiano.

b) Objetos de conhecimento:

  • Filosofia Medieval: Patrística e Escolástica.

  • Filosofia, ciência e senso comum.

  • O Renascimento.

  • Empirismo (Locke) e Racionalismo (Descartes).

  • Iluminismo, Positivismo e Marxismo.

c) Procedimentos metodológicos:

  • Leituras dirigidas e debates sobre fé, ciência e razão.

  • Elaboração de mapas conceituais.

  • Produção de ensaios críticos.

d) Avaliação:

  • Exercícios escritos.

  • Provas discursivas.

  • Relatórios de análise crítica.


🔹 MÓDULO II

1º Bimestre

Justificativa:
O estudo da cultura, da ideologia e das transformações tecnológicas favorece a compreensão crítica da sociedade contemporânea.

a) Habilidades específicas:

  • Compreender o conceito de cultura e suas múltiplas formas.

  • Analisar mudanças nos discursos e práticas sociais a partir das tecnologias.

b) Objetos de conhecimento:

  • Cultura, ideologia e cibersociedade.

  • Escola de Frankfurt e Teoria Crítica.

  • Indústria cultural, mídias digitais e fake news.

  • Ética do discurso e razão comunicativa.

c) Procedimentos metodológicos:

  • Leitura e análise de textos da Escola de Frankfurt.

  • Debates sobre mídia, consumo e tecnologia.

  • Produção de textos multimodais sobre cultura digital.

d) Avaliação:

  • Ensaios reflexivos.

  • Apresentações orais.

  • Relatórios de pesquisa.


2º Bimestre

Justificativa:
Os dilemas éticos e socioambientais da contemporaneidade exigem reflexão crítica sobre consumo, trabalho e cidadania.

a) Habilidades específicas:

  • Analisar criticamente valores da sociedade de consumo.

  • Refletir sobre impactos da ciência e da tecnologia no mundo do trabalho e na sustentabilidade.

b) Objetos de conhecimento:

  • Ética, consumo e dispêndio.

  • Trabalho, cultura e alienação.

  • Reciclagem e desenvolvimento sustentável.

  • Neoliberalismo, globalização e cidadania.

  • Bioética e meio ambiente.

c) Procedimentos metodológicos:

  • Estudo de textos de Bauman, Marx e Byung-Chul Han.

  • Projetos sobre consumo consciente.

  • Debates sobre ética e sustentabilidade.

d) Avaliação:

  • Trabalhos em grupo.

  • Provas discursivas.

  • Produção de textos reflexivos.


🔹 MÓDULO III

1º Bimestre

Justificativa:
Questões de cidadania, direitos humanos e diversidade cultural são centrais para compreender o papel da Filosofia na construção de uma sociedade justa e democrática.

a) Habilidades específicas:

  • Identificar formas de desigualdade, preconceito e intolerância.

  • Elaborar propostas que promovam cidadania e direitos humanos.

b) Objetos de conhecimento:

  • Ética, cidadania e direitos humanos.

  • Paulo Freire: educação e cidadania.

  • Questões ético-políticas na contemporaneidade.

  • Sociedade em rede e mídias digitais.

c) Procedimentos metodológicos:

  • Leitura e discussão de textos de Paulo Freire.

  • Produção de artigos de opinião.

  • Análise crítica de discursos midiáticos.

d) Avaliação:

  • Provas discursivas.

  • Relatórios reflexivos.

  • Projetos coletivos de intervenção cidadã.


2º Bimestre

Justificativa:
A reflexão filosófica sobre poder, democracia e cidadania possibilita analisar criticamente o mundo contemporâneo e suas contradições.

a) Habilidades específicas:

  • Analisar protagonismos sociais e políticos de grupos historicamente marginalizados.

  • Contextualizar e compreender desafios políticos e sociais atuais.

b) Objetos de conhecimento:

  • Questões interculturais, étnico-raciais e identitárias.

  • Movimentos sociais, Estado e sociedade civil.

  • Poder, democracia e cidadania.

  • Nacionalismo, fundamentalismo e políticas afirmativas.

  • Estatuto da Juventude e dos Idosos.

c) Procedimentos metodológicos:

  • Estudo de casos e debates.

  • Seminários sobre movimentos sociais.

  • Leitura crítica de legislações e estatutos.

d) Avaliação:

  • Trabalhos de pesquisa.

  • Prova escrita.

  • Produções orais e coletivas.


📘 PLANEJAMENTOS BIMESTRAIS – GEOGRAFIA – EJA


🔹 MÓDULO I

1º Bimestre

Justificativa:
A compreensão do espaço geográfico como objeto de estudo da Geografia permite analisar as transformações resultantes da interação entre fenômenos naturais e ações humanas.

a) Habilidades específicas:

  • Reconhecer o espaço geográfico como construção histórica e social.

  • Interpretar conceitos fundamentais da Geografia para leitura da realidade local.

  • Analisar paisagens naturais e humanizadas.

b) Objetos de conhecimento:

  • Espaço geográfico e suas transformações.

  • Clima, vegetação, recursos hídricos e estrutura geológica.

  • Conceitos geográficos: paisagem, lugar, região, território, fronteiras, globalização.

  • Regionalização do Brasil e análise do espaço de vivência.

c) Procedimentos metodológicos:

  • Aulas dialogadas com uso de mapas e imagens.

  • Construção de croquis e maquetes.

  • Análise do espaço do bairro/localidade dos alunos.

d) Avaliação:

  • Exercícios escritos.

  • Produções cartográficas.

  • Relatórios de análise do espaço local.


2º Bimestre

Justificativa:
O desenvolvimento das linguagens cartográficas e a interpretação do espaço ampliam a capacidade crítica e autônoma do estudante em contextos sociais diversos.

a) Habilidades específicas:

  • Utilizar a linguagem cartográfica e iconográfica para representar o espaço.

  • Analisar fatores que influenciam a criação e o uso de mapas.

  • Produzir representações do espaço com diferentes técnicas.

b) Objetos de conhecimento:

  • Orientação espacial e representação cartográfica.

  • Escalas e coordenadas geográficas.

  • Mapas temáticos e tecnologias digitais de georreferenciamento.

c) Procedimentos metodológicos:

  • Oficinas de leitura e produção de mapas.

  • Atividades práticas com bússolas, aplicativos e croquis.

  • Estudo de mapas históricos e atuais da região.

d) Avaliação:

  • Exercícios práticos de leitura e produção cartográfica.

  • Trabalhos coletivos com mapas temáticos.

  • Prova escrita.


🔹 MÓDULO II

1º Bimestre

Justificativa:
A análise da diversidade cultural e populacional possibilita compreender desigualdades sociais e valorizar a pluralidade de identidades.

a) Habilidades específicas:

  • Analisar criticamente a diversidade étnico-racial e cultural.

  • Reconhecer estruturas populacionais e indicadores sociais.

  • Relacionar desigualdades sociais às realidades locais e globais.

b) Objetos de conhecimento:

  • Diversidade cultural e identidade dos povos.

  • Estrutura da população mundial, brasileira e pernambucana.

  • Indicadores demográficos: pirâmide etária, IDH, desigualdades sociais.

c) Procedimentos metodológicos:

  • Leitura e interpretação de gráficos e pirâmides etárias.

  • Pesquisa sobre diversidade cultural local.

  • Debates sobre desigualdade e cidadania.

d) Avaliação:

  • Relatórios de análise demográfica.

  • Produção de textos reflexivos.

  • Prova escrita.


2º Bimestre

Justificativa:
O estudo das migrações e transformações do espaço brasileiro permite compreender a dinâmica socioespacial e propor medidas para a justiça social.

a) Habilidades específicas:

  • Analisar fluxos migratórios e seus fatores.

  • Interpretar transformações urbanas e rurais no Brasil e em Pernambuco.

  • Refletir sobre cidadania e direitos humanos em contextos geográficos.

b) Objetos de conhecimento:

  • Movimentos migratórios no Brasil e no mundo.

  • Urbanização, planejamento e desigualdades socioespaciais.

  • Migração, xenofobia e intolerância religiosa.

  • Cidadania e participação política.

c) Procedimentos metodológicos:

  • Estudo de mapas de migração.

  • Debates sobre xenofobia e cidadania.

  • Análise de reportagens e documentários.

d) Avaliação:

  • Provas discursivas.

  • Projetos de intervenção cidadã.

  • Relatórios de análise crítica.


🔹 MÓDULO III

1º Bimestre

Justificativa:
O estudo da globalização e do capitalismo mundial permite compreender transformações socioeconômicas e geopolíticas recentes.

a) Habilidades específicas:

  • Identificar diferentes sistemas de governo e reorganizações territoriais.

  • Analisar a economia mundial e suas fases de desenvolvimento.

  • Relacionar neoliberalismo e geopolítica às realidades locais.

b) Objetos de conhecimento:

  • Capitalismo mundial e fases do desenvolvimento.

  • Nova ordem mundial pós-Guerra Fria.

  • Economia global e neoliberalismo.

  • Relações de poder em espaços urbanos e rurais.

c) Procedimentos metodológicos:

  • Aulas dialogadas com análise de mapas geopolíticos.

  • Seminários sobre globalização e neoliberalismo.

  • Pesquisas sobre impactos locais da economia mundial.

d) Avaliação:

  • Trabalhos em grupo.

  • Relatórios de leitura e pesquisa.

  • Provas discursivas.


2º Bimestre

Justificativa:
A análise do mundo contemporâneo, das tecnologias e da indústria permite refletir sobre sustentabilidade, consumo e desigualdades sociais.

a) Habilidades específicas:

  • Avaliar impactos das tecnologias no trabalho e na sociedade.

  • Analisar particularidades produtivas locais e globais.

  • Refletir criticamente sobre consumo e responsabilidade socioambiental.

b) Objetos de conhecimento:

  • Avanços tecnológicos e impactos comunitários.

  • Globalização, trabalho juvenil e fontes de energia.

  • Desenvolvimento industrial e consumo.

  • Desigualdades sociais e desemprego estrutural.

c) Procedimentos metodológicos:

  • Estudos de caso sobre impactos ambientais.

  • Debates sobre consumo consciente.

  • Análise de estatísticas sobre desemprego e produção.

d) Avaliação:

  • Produção de projetos sobre sustentabilidade.

  • Relatórios de estudo de caso.

  • Prova escrita.


📘 PLANEJAMENTOS BIMESTRAIS – HISTÓRIA – EJA


🔹 MÓDULO I

1º Bimestre

Justificativa:
A introdução aos estudos históricos permite compreender a importância da memória, das fontes e da construção do tempo histórico como forma de interpretar o presente a partir do passado.

a) Habilidades específicas:

  • Analisar diferentes narrativas sobre um mesmo acontecimento.

  • Compreender conceitos de tempo, espaço e sujeito histórico.

  • Reconhecer práticas culturais e identitárias em diferentes sociedades.

b) Objetos de conhecimento:

  • Definições de história e correntes historiográficas.

  • Tempo histórico e cronológico.

  • Povos humanos antes da escrita e a revolução agrícola.

  • Povos nativos no Brasil, especialmente em Pernambuco, antes da colonização.

c) Procedimentos metodológicos:

  • Aulas expositivas dialogadas com análise de imagens e documentos.

  • Produção de linhas do tempo.

  • Pesquisas sobre povos indígenas locais.

d) Avaliação:

  • Relatórios de leitura e pesquisa.

  • Produções escritas individuais e coletivas.

  • Participação em debates e oficinas.


2º Bimestre

Justificativa:
O estudo das civilizações antigas possibilita compreender o surgimento do Estado, da cultura, da religião e da política, criando relações com valores éticos e democráticos atuais.

a) Habilidades específicas:

  • Analisar relações de dominação e resistência em sociedades antigas.

  • Identificar fundamentos éticos, políticos e culturais na Antiguidade.

  • Reconhecer contribuições de diferentes povos para a formação das sociedades.

b) Objetos de conhecimento:

  • Povos antigos no Oriente (Mesopotâmia, Egito, Hebreus, Núbia, China, Índia).

  • Povos antigos no Ocidente (Grécia e Roma).

  • Religiosidade e cultura material e imaterial.

  • Idade Média (introdução).

c) Procedimentos metodológicos:

  • Leitura de mapas, textos e imagens sobre civilizações.

  • Seminários em grupo sobre sociedades antigas.

  • Comparação entre valores éticos da Antiguidade e da atualidade.

d) Avaliação:

  • Provas discursivas.

  • Apresentações em grupo.

  • Relatórios de pesquisa.


🔹 MÓDULO II

1º Bimestre

Justificativa:
O estudo da Idade Média e do início da Idade Moderna possibilita compreender transformações sociais, culturais e econômicas que marcaram a transição para a modernidade.

a) Habilidades específicas:

  • Compreender relações sociais no feudalismo.

  • Analisar motivações e interesses nas relações entre povos.

  • Reconhecer impactos das Cruzadas, da Reforma e das relações coloniais.

b) Objetos de conhecimento:

  • Feudalismo: trabalho, cultura e organização social.

  • Fim do Império Romano e Império Carolíngio.

  • Bizâncio e o mundo muçulmano.

  • Cruzadas, Peste Negra e Reforma.

c) Procedimentos metodológicos:

  • Análise de trechos de textos históricos (documentos medievais, cartas).

  • Dramatizações e debates sobre relações de poder.

  • Linha do tempo da Idade Média.

d) Avaliação:

  • Exercícios escritos.

  • Relatórios de atividades.

  • Prova escrita.


2º Bimestre

Justificativa:
As transformações culturais e sociais da Idade Moderna explicam o surgimento do capitalismo e dos Estados modernos, bem como a expansão colonial europeia.

a) Habilidades específicas:

  • Analisar renascimento, iluminismo e ideias políticas.

  • Compreender impactos das grandes navegações e colonização.

  • Problematizar preconceitos históricos (racismo, etnocentrismo).

b) Objetos de conhecimento:

  • Renascimento cultural e artístico.

  • Pensadores iluministas e ideias políticas.

  • Grandes Navegações e colonização da América (Espanhola, Portuguesa, Inglesa, Francesa, Holandesa).

  • Sociedade e cotidiano no Brasil colonial.

c) Procedimentos metodológicos:

  • Leitura e discussão de textos filosóficos e literários renascentistas.

  • Pesquisa sobre colonização em Pernambuco.

  • Análise crítica de imagens e documentos coloniais.

d) Avaliação:

  • Prova discursiva.

  • Produção de mapas conceituais.

  • Apresentação de trabalhos de pesquisa.


🔹 MÓDULO III

1º Bimestre

Justificativa:
A compreensão das transformações do século XIX e início do XX permite analisar relações entre imperialismo, nacionalismo e revoluções sociais e políticas.

a) Habilidades específicas:

  • Analisar práticas imperialistas e seus impactos culturais.

  • Reconhecer processos de formação dos Estados Nacionais.

  • Avaliar relações de trabalho e de poder no século XIX.

b) Objetos de conhecimento:

  • Imperialismo e capitalismo.

  • Nacionalismo e formação dos Estados Nacionais.

  • Revolução Russa de 1917.

  • Primeira Guerra Mundial.

c) Procedimentos metodológicos:

  • Estudo dirigido com fontes históricas (mapas, charges, documentos).

  • Seminários sobre revoluções.

  • Linha do tempo sobre imperialismo e guerras.

d) Avaliação:

  • Provas discursivas.

  • Trabalhos em grupo.

  • Relatórios de leitura.


2º Bimestre

Justificativa:
A análise da contemporaneidade histórica possibilita refletir sobre direitos humanos, ditaduras e a construção da cidadania no Brasil e no mundo.

a) Habilidades específicas:

  • Investigar regimes totalitários e ditaduras na América Latina.

  • Relacionar a Guerra Fria a modelos socioeconômicos (capitalismo e socialismo).

  • Analisar a redemocratização e os movimentos sociais no Brasil.

b) Objetos de conhecimento:

  • Regimes totalitários (fascismo, nazismo, stalinismo).

  • Segunda Guerra Mundial e Guerra Fria.

  • Ditadura militar no Brasil e resistência.

  • Redemocratização, Constituição de 1988 e Direitos Humanos.

c) Procedimentos metodológicos:

  • Análise de documentários e filmes históricos.

  • Produção de artigos de opinião e resenhas críticas.

  • Discussões sobre memória e direitos humanos.

d) Avaliação:

  • Relatórios de análise crítica.

  • Prova discursiva.

  • Produção coletiva (seminários, murais, podcasts).


📘 PLANEJAMENTOS BIMESTRAIS – SOCIOLOGIA – EJA


🔹 MÓDULO I

1º Bimestre

Justificativa:
A Sociologia possibilita a compreensão crítica da realidade social, promovendo reflexões sobre indivíduo, sociedade e cultura.

a) Habilidades específicas:

  • Analisar práticas sociais a partir de diferentes referenciais teóricos.

  • Compreender a relação entre indivíduo e sociedade.

b) Objetos de conhecimento:

  • Surgimento da Sociologia como ciência.

  • Conceitos de sociedade, cultura e socialização.

  • Clássicos da Sociologia: Marx, Durkheim e Weber.

c) Procedimentos metodológicos:

  • Aulas dialogadas e análise de textos sociológicos.

  • Construção de mapas conceituais.

  • Debates sobre experiências cotidianas.

d) Avaliação:

  • Exercícios escritos.

  • Relatórios reflexivos.

  • Prova discursiva.


2º Bimestre

Justificativa:
O estudo das instituições sociais contribui para compreender a organização da vida coletiva e seus impactos nas relações sociais.

a) Habilidades específicas:

  • Identificar o papel das instituições na organização social.

  • Refletir criticamente sobre desigualdades sociais.

b) Objetos de conhecimento:

  • Instituições sociais: família, escola, religião, Estado.

  • Estrutura social e estratificação.

  • Cidadania e direitos humanos.

c) Procedimentos metodológicos:

  • Estudos de caso sobre instituições locais.

  • Análise de reportagens e documentários.

  • Produção de textos reflexivos.

d) Avaliação:

  • Relatórios de análise crítica.

  • Trabalhos em grupo.

  • Prova escrita.


🔹 MÓDULO II

1º Bimestre

Justificativa:
O estudo da cultura e das identidades permite compreender a diversidade e combater preconceitos sociais, culturais e raciais.

a) Habilidades específicas:

  • Analisar a construção das identidades sociais.

  • Identificar práticas culturais e seus significados sociais.

b) Objetos de conhecimento:

  • Cultura, identidade e etnocentrismo.

  • Multiculturalismo e diversidade.

  • Movimentos sociais e culturais.

c) Procedimentos metodológicos:

  • Debates sobre preconceito e diversidade.

  • Análise de músicas, filmes e obras artísticas.

  • Produção de textos coletivos.

d) Avaliação:

  • Trabalhos escritos e orais.

  • Relatórios reflexivos.

  • Provas discursivas.


2º Bimestre

Justificativa:
A análise da política e da economia na Sociologia contribui para entender desigualdades sociais e relações de poder.

a) Habilidades específicas:

  • Analisar criticamente as formas de poder político.

  • Compreender as relações entre economia, política e sociedade.

b) Objetos de conhecimento:

  • Estado, poder e democracia.

  • Economia e sociedade: capitalismo e socialismo.

  • Classes sociais e movimentos políticos.

c) Procedimentos metodológicos:

  • Leitura de textos clássicos e contemporâneos.

  • Júri simulado e debates.

  • Estudos de caso sobre política local.

d) Avaliação:

  • Relatórios reflexivos.

  • Participação em debates.

  • Prova discursiva.


🔹 MÓDULO III

1º Bimestre

Justificativa:
A compreensão das transformações sociais no século XX e XXI permite refletir sobre cidadania, globalização e novas formas de sociabilidade.

a) Habilidades específicas:

  • Analisar transformações sociais recentes.

  • Identificar impactos da globalização nas relações sociais.

b) Objetos de conhecimento:

  • Globalização e novas tecnologias.

  • Sociedade em rede e cibercultura.

  • Trabalho, consumo e juventude.

c) Procedimentos metodológicos:

  • Discussão de reportagens e dados estatísticos.

  • Produção de podcasts e blogs.

  • Estudos de caso sobre juventude e trabalho.

d) Avaliação:

  • Relatórios de análise crítica.

  • Provas discursivas.

  • Trabalhos multimodais.


2º Bimestre

Justificativa:
O estudo da cidadania e dos movimentos sociais fortalece a consciência crítica e a participação democrática.

a) Habilidades específicas:

  • Compreender processos de lutas sociais.

  • Relacionar cidadania, direitos humanos e democracia.

b) Objetos de conhecimento:

  • Movimentos sociais e cidadania.

  • Direitos humanos e democracia.

  • Conflitos sociais contemporâneos.

c) Procedimentos metodológicos:

  • Pesquisa sobre movimentos sociais locais.

  • Debates sobre cidadania e direitos humanos.

  • Produção de artigos de opinião.

d) Avaliação:

  • Relatórios reflexivos.

  • Trabalhos em grupo.

  • Prova escrita.