A fotografia tem uma relação íntima com o cotidiano, pois ela nos permite registrar e documentar momentos e acontecimentos comuns do nosso dia a dia. Desde o surgimento da fotografia, ela tem sido usada para capturar cenas do cotidiano e proporcionar um registro histórico das sociedades em diferentes períodos.
Através da fotografia, podemos eternizar momentos e lembranças do nosso cotidiano, como reuniões de família, momentos de lazer, viagens, entre outros. Além disso, a fotografia pode ser utilizada como uma forma de expressão artística para registrar o cotidiano de maneira poética e sensível.
Nos dias de hoje, com a popularização dos smartphones com câmeras de alta qualidade, a fotografia se tornou ainda mais presente em nosso cotidiano. Com isso, as pessoas têm registrado cada vez mais momentos e compartilhado com suas redes sociais, o que amplia ainda mais o impacto da fotografia no cotidiano.
Em suma, a fotografia tem uma grande importância no cotidiano, seja como uma forma de registro histórico, de expressão artística ou como uma maneira de eternizar nossas memórias e momentos do dia a dia.
A relação entre fotografia e cotidiano é muito próxima, já que a fotografia é uma das principais formas de registrar e documentar momentos comuns do nosso dia a dia. Através da fotografia, é possível capturar a essência do cotidiano, mostrando a beleza e a simplicidade dos momentos comuns e rotineiros que muitas vezes passam despercebidos.
Para relacionar a fotografia e o cotidiano, é importante pensar na fotografia como uma forma de expressão que pode ser utilizada para registrar momentos significativos da nossa vida diária. Dessa forma, é possível criar imagens que contam histórias sobre a nossa rotina, nossas relações com as pessoas e o ambiente em que vivemos.
A fotografia também pode ser usada como uma ferramenta para documentar mudanças e transformações no nosso cotidiano, como o crescimento dos filhos, a evolução de uma paisagem ou a transformação de uma cidade ao longo do tempo.
Além disso, a fotografia pode ser uma forma de capturar a beleza dos pequenos detalhes do cotidiano, como uma flor em um jardim, um prato de comida bem preparado, ou um momento de tranquilidade em meio a correria do dia a dia.
Em resumo, a fotografia e o cotidiano estão intimamente ligados, pois a fotografia é uma ferramenta poderosa para registrar momentos significativos da nossa vida diária, capturar a beleza dos pequenos detalhes e documentar mudanças e transformações no nosso mundo ao nosso redor.
Dessa forma:
A fotografia e o cotidiano estão intrinsecamente relacionados, pois a fotografia é uma ferramenta poderosa para capturar e documentar momentos da vida cotidiana, tanto para uso pessoal quanto para fins artísticos, educacionais e documentais.
A fotografia pode ser usada para documentar atividades rotineiras, como ir ao trabalho, fazer compras no supermercado, cozinhar, caminhar na rua, ou ainda momentos especiais e significativos, como um aniversário, um casamento, uma formatura, ou uma viagem.
Além disso, a fotografia pode ser usada como uma forma de expressão artística para representar o cotidiano de maneira poética e sensível, capturando detalhes e nuances que muitas vezes passam despercebidos no dia a dia.
Nos dias de hoje, com a popularização das câmeras digitais e dos smartphones, a fotografia se tornou ainda mais presente no cotidiano das pessoas, possibilitando a produção e o compartilhamento de imagens em tempo real nas redes sociais.
Por meio da fotografia, podemos também registrar as transformações da sociedade, documentando costumes, tradições e modos de vida que mudam ao longo do tempo.
Portanto, a fotografia e o cotidiano estão interligados, proporcionando uma maneira de capturar e compartilhar momentos significativos da vida e documentar as transformações da sociedade ao longo do tempo.
No entanto, a imagem era bastante imperfeita e levou muitas horas para ser produzida. Niépce trabalhou em conjunto com o inventor francês Louis Daguerre para aprimorar o processo. Em 1839, Daguerre anunciou o Daguerreótipo, um processo de fotografia que utilizava uma placa de cobre revestida com prata e sensibilizada com vapores de iodo. Após a exposição da placa à luz, ela era revelada com vapores de mercúrio e fixada com uma solução de sal.
Niépce trabalhou em parceria com Louis Daguerre, que aprimorou a técnica de Niépce e criou um novo processo fotográfico conhecido como "daguerreótipo", que foi anunciado em 1839. Esse processo utilizava uma placa de cobre coberta com uma fina camada de prata e sensibilizada com vapor de iodo. Após a exposição à luz na câmara escura, a placa era revelada com vapores de mercúrio, formando uma imagem nítida e permanente.
A invenção da fotografia revolucionou a maneira como o mundo era visto e documentado, tornando possível registrar com precisão e fidelidade a aparência de pessoas, lugares e objetos. A partir desse momento, a fotografia passou a ter uma enorme importância na arte, na ciência, na documentação histórica e no cotidiano das pessoas. Desde então, houve uma evolução constante na tecnologia da fotografia, com o surgimento de novos processos, câmeras e lentes, tornando a fotografia mais acessível e popular em todo o mundo.
O processo do Daguerreótipo foi um grande sucesso e tornou a fotografia mais prática e acessível. Outros inventores continuaram a aprimorar o processo de fotografia, incluindo William Henry Fox Talbot, que criou um processo de negativo-positivo que permitiu a produção de múltiplas cópias de uma única imagem.
Desde então, a fotografia tem evoluído com a invenção de novas tecnologias, como a película fotográfica, as câmeras digitais e os smartphones com câmeras de alta qualidade. A fotografia tornou-se uma parte integral do nosso cotidiano e tem sido usada para registrar momentos significativos, documentar a história, e expressar a criatividade e a arte.
Como a fotografia evoluiu desde sua criação até a atualidade?
A fotografia evoluiu significativamente desde a sua criação no século XIX. No início, a fotografia era um processo lento e difícil, que exigia muita habilidade e paciência por parte dos fotógrafos. Com o passar do tempo, novas tecnologias foram sendo desenvolvidas, o que tornou a fotografia mais rápida, mais fácil e mais acessível.
Um dos primeiros avanços importantes na fotografia foi o Daguerreótipo, que foi inventado em 1839 por Louis Daguerre. Esse processo permitia que imagens fossem produzidas em uma placa de cobre revestida com prata e sensibilizada com vapores de iodo. O processo era mais rápido do que as técnicas anteriores, mas ainda exigia uma exposição prolongada à luz.
Em 1851, Frederick Scott Archer desenvolveu o processo de colódio úmido, que permitia que imagens fossem produzidas em placas de vidro sensibilizadas com colódio. Esse processo era mais rápido e mais fácil de usar do que o Daguerreótipo, e tornou a fotografia mais acessível a um público mais amplo.
No final do século XIX, a fotografia se tornou ainda mais popular com o desenvolvimento da película fotográfica. A película permitia que as imagens fossem produzidas em rolos, o que tornou a fotografia mais portátil e mais fácil de usar em diversas situações.
A fotografia digital surgiu nos anos 1970, mas foi apenas na década de 1990 que ela se tornou popular. Com a fotografia digital, as imagens podem ser armazenadas em cartões de memória ou outros dispositivos digitais, o que tornou a fotografia ainda mais acessível e fácil de usar. A partir daí, a fotografia se tornou ainda mais presente no cotidiano das pessoas, com a popularização de smartphones com câmeras de alta qualidade.
Atualmente, a fotografia continua a evoluir com o desenvolvimento de novas tecnologias, como as câmeras mirrorless, que são menores e mais leves do que as câmeras DSLR, e as câmeras de celular que estão cada vez mais avançadas. Além disso, a edição de imagem também evoluiu, com softwares de edição de imagem cada vez mais sofisticados e acessíveis. A fotografia é uma forma de arte e de registro histórico que continuará a evoluir e se adaptar às mudanças tecnológicas e sociais.
Podemos dizer que:
A fotografia evoluiu significativamente desde sua criação até os dias de hoje, com o surgimento de novas tecnologias e técnicas. Aqui estão algumas das principais etapas da evolução da fotografia:
-
Daguerreótipo: Em 1839, Louis Daguerre inventou o Daguerreótipo, um processo de fotografia que utilizava uma placa de cobre revestida com prata e sensibilizada com vapores de iodo. O processo foi uma grande inovação e tornou a fotografia mais prática e acessível.
-
Negativo-positivo: Em 1841, William Henry Fox Talbot inventou o processo de negativo-positivo, que permitia a produção de múltiplas cópias de uma única imagem.
-
Película fotográfica: Em 1888, a Kodak lançou a primeira câmera com filme, a Kodak No. 1. A película fotográfica permitiu que as pessoas pudessem registrar momentos e criar suas próprias fotografias de maneira mais prática e acessível.
-
Câmeras digitais: Na década de 1970, as primeiras câmeras digitais foram inventadas. No entanto, elas eram grandes e caras, e demorou algumas décadas para que as câmeras digitais se tornassem acessíveis e populares.
-
Smartphones: Com a popularização dos smartphones com câmeras de alta qualidade, a fotografia tornou-se ainda mais presente em nosso cotidiano. Hoje em dia, a maioria das pessoas tem uma câmera em seus smartphones e pode capturar e compartilhar momentos instantaneamente.
Além das inovações em equipamentos e tecnologia, a fotografia também evoluiu em termos de técnicas e estilos. Desde a fotografia documental e fotojornalismo até a fotografia de moda e arte, a fotografia é uma forma de expressão cada vez mais diversa e ampla.
Em outras palavras:
A fotografia evoluiu muito desde sua criação até os dias de hoje. Desde as primeiras imagens fixas criadas por Joseph Nicéphore Niépce e Louis Daguerre, a fotografia passou por várias transformações, incluindo o desenvolvimento de novas tecnologias e a expansão do uso da fotografia em diferentes campos.
Aqui estão algumas das principais evoluções da fotografia ao longo dos anos:
-
A popularização das câmeras fotográficas: após o desenvolvimento do Daguerreótipo, outras câmeras e processos fotográficos foram desenvolvidos, tornando a fotografia mais acessível para um público mais amplo.
-
O surgimento da película fotográfica: em 1888, a Kodak introduziu a primeira câmera fotográfica para uso doméstico, a Brownie, que utilizava a película fotográfica. A película fotográfica foi um avanço significativo, pois permitiu que as imagens fossem capturadas de maneira mais rápida e prática.
-
A invenção da câmera digital: a primeira câmera digital foi criada em 1975 por Steve Sasson, um engenheiro da Kodak. A câmera digital permitiu que as imagens fossem capturadas eletronicamente, o que revolucionou a fotografia e a tornou ainda mais acessível.
-
A popularização dos smartphones com câmeras: desde o lançamento do primeiro iPhone em 2007, a qualidade das câmeras dos smartphones tem melhorado constantemente. Hoje, os smartphones são uma das principais ferramentas para capturar imagens e compartilhá-las nas redes sociais.
Além disso, a fotografia evoluiu como uma forma de arte, com muitos fotógrafos renomados criando imagens impressionantes e expressivas. A fotografia também tem sido usada em muitos campos, como jornalismo, publicidade, ciência e medicina, ajudando a documentar eventos importantes e a avançar o conhecimento humano em várias áreas.
Em suma, a fotografia evoluiu muito desde sua invenção, tornando-se uma forma de arte, uma ferramenta essencial para documentar a história e um meio para capturar e compartilhar momentos importantes do cotidiano.
-
Fotografia de família e eventos: a fotografia é usada para registrar momentos importantes da vida cotidiana, como aniversários, casamentos, formaturas e outras celebrações em família.
-
Fotografia documental e fotojornalismo: a fotografia é usada para documentar a vida cotidiana das pessoas, capturando cenas de rua, situações de trabalho, retratos de indivíduos e comunidades, entre outros temas.
-
Fotografia de viagem: a fotografia é usada para registrar momentos e lugares especiais de viagens, como paisagens, monumentos, culturas e pessoas que encontramos pelo caminho.
-
Fotografia de moda e publicidade: a fotografia é usada para apresentar produtos e marcas, sendo comum em propagandas de roupas, acessórios, cosméticos e outros produtos.
-
Fotografia de arquitetura e paisagem urbana: a fotografia é usada para documentar a cidade e seus espaços urbanos, registrando edifícios, monumentos, ruas, praças e outros elementos da paisagem urbana.
Em resumo, a fotografia está presente em várias áreas do cotidiano, registrando momentos importantes e documentando a vida das pessoas.
-
História: A fotografia é uma ferramenta importante para documentar e estudar a história. Através das fotografias, os alunos podem ter acesso a imagens de momentos importantes da história, como guerras, revoluções, movimentos sociais e culturais. Além disso, a história da própria fotografia também pode ser estudada, incluindo a evolução da técnica e da tecnologia ao longo do tempo.
-
Artes: A fotografia é uma forma de expressão artística e pode ser estudada como uma das modalidades das artes visuais. Os alunos podem estudar a composição, a luz, a cor e a forma nas fotografias, bem como o impacto das imagens na sociedade.
-
Sociologia: A fotografia pode ser utilizada como ferramenta para estudar a sociedade e as relações sociais. Os alunos podem analisar como as fotografias representam diferentes grupos sociais, como a classe trabalhadora, os movimentos sociais, a comunidade LGBT e outros. Além disso, a fotografia também pode ser utilizada para estudar a questão da representação e do estereótipo.
-
Geografia: A fotografia pode ser utilizada para estudar as paisagens e as características geográficas de diferentes regiões do mundo. Os alunos podem analisar as fotografias de diferentes lugares para compreender as características climáticas, geológicas e culturais de cada região.
-
Literatura: A fotografia pode ser relacionada à literatura por meio de análises de livros que têm a fotografia como tema central ou como elemento de construção narrativa. Também podem ser estudadas as relações entre imagens e palavras, em obras que dialogam entre texto e imagem, como é o caso das histórias em quadrinhos.
-
Língua Portuguesa: A fotografia pode ser usada como inspiração para a escrita criativa. Os alunos podem escrever sobre as imagens que vêem nas fotografias, criando histórias ou poemas inspirados na imagem.
-
Filosofia: A fotografia pode ser relacionada a questões filosóficas, como a natureza da representação e a relação entre imagem e realidade. Os alunos podem discutir a teoria da fotografia e as diferentes maneiras pelas quais ela pode ser interpretada.
-
Biologia: A fotografia e o cotidiano podem ser relacionados à biologia de várias maneiras. Aqui estão algumas possíveis conexões entre as áreas:
-
Fotografia e anatomia: A fotografia pode ser usada para registrar imagens de tecidos, órgãos e sistemas do corpo humano e de outros seres vivos. Isso pode incluir imagens microscópicas de células, bem como imagens macroscópicas de órgãos inteiros. Essas imagens podem ser usadas para estudar a anatomia e a fisiologia de organismos vivos.
-
Fotografia e ecologia: A fotografia também pode ser usada para estudar ecossistemas e comunidades biológicas. Fotografias aéreas ou imagens de satélite podem ser usadas para estudar a distribuição de habitats naturais e a diversidade de espécies em uma região. Além disso, a fotografia pode ser usada para registrar comportamentos animais, como o acasalamento ou o comportamento de predadores.
-
Fotografia e evolução: A fotografia também pode ser usada para estudar a evolução de espécies ao longo do tempo. As fotografias podem ser comparadas para mostrar as mudanças morfológicas e comportamentais que ocorrem ao longo do tempo em uma determinada espécie ou grupo de espécies. Além disso, a fotografia pode ser usada para ilustrar conceitos relacionados à seleção natural e à adaptação.
-
Fotografia e biotecnologia: A fotografia também é usada em muitas áreas de biotecnologia, incluindo a biologia molecular e a genética. A fotografia pode ser usada para registrar imagens de geis de agarose ou poliacrilamida usados na eletroforese de DNA, ou para registrar imagens de células vistas sob um microscópio de fluorescência. Além disso, a fotografia pode ser usada para documentar o crescimento de culturas de células e para visualizar a expressão de proteínas.
Em resumo, a fotografia e o cotidiano podem ser relacionados à biologia de várias maneiras, desde a anatomia e fisiologia até a ecologia, evolução e biotecnologia. A fotografia pode ser usada como uma ferramenta para ilustrar conceitos importantes em aulas de biologia, além de permitir o desenvolvimento de habilidades visuais e interpretativas.
-
-
Matemática: A fotografia e o cotidiano têm uma relação intrínseca com a matemática, pois a fotografia envolve o uso de diversas técnicas e equipamentos que são baseados em princípios matemáticos. Aqui estão algumas maneiras de como a fotografia e o cotidiano se relacionam com a matemática:
-
Geometria: A geometria é fundamental na fotografia. A composição fotográfica, por exemplo, envolve a aplicação de conceitos de simetria, proporção e equilíbrio. Além disso, a geometria também é usada no cálculo da distância focal e do ângulo de visão das lentes, que são essenciais para a captura de imagens.
-
Proporção áurea: A proporção áurea é uma relação matemática que é amplamente utilizada em fotografia, arte e arquitetura. A proporção áurea é uma razão entre dois comprimentos que é considerada esteticamente agradável. Na fotografia, a proporção áurea é usada para criar imagens harmoniosas e equilibradas.
-
Medidas e escalas: A matemática também é fundamental na fotografia quando se trata de medições e escalas. As câmeras fotográficas possuem sistemas de medição que envolvem unidades de medida, como metros e centímetros. Além disso, a matemática é usada para o cálculo de escalas e proporções em fotografias de arquitetura e paisagem.
-
Velocidade do obturador e abertura do diafragma: A matemática também é utilizada na determinação da velocidade do obturador e da abertura do diafragma na fotografia. A velocidade do obturador é medida em frações de segundo, enquanto a abertura do diafragma é medida em números f. Ambas as medidas são importantes para o controle da quantidade de luz que entra na câmera e para o controle da profundidade de campo.
Em resumo, a fotografia e o cotidiano têm uma forte relação com a matemática, desde a geometria e proporção áurea até medidas e escalas, velocidade do obturador e abertura do diafragma. O conhecimento em matemática é fundamental para a compreensão e aplicação adequada desses conceitos na fotografia.
-
-
Química: A fotografia e o cotidiano têm uma forte relação com a química, uma vez que a fotografia é um processo químico que envolve a reação da luz com compostos químicos sensíveis à luz. Aqui estão algumas maneiras pelas quais a fotografia e o cotidiano se relacionam com a química:
-
Processo de revelação: O processo de revelação da fotografia é baseado na reação química entre compostos sensíveis à luz e os produtos químicos usados no processo de revelação. O uso de compostos químicos como reveladores, fixadores e solventes é essencial para a obtenção de uma imagem fotográfica.
-
Composição dos materiais fotográficos: As películas e papéis fotográficos são compostos de emulsões que contêm compostos químicos sensíveis à luz. A escolha desses compostos químicos e a forma como eles são combinados determinam as características e propriedades dos materiais fotográficos.
-
Fotografia analógica versus digital: A fotografia analógica usa processos químicos para registrar imagens, enquanto a fotografia digital usa tecnologia eletrônica. As câmeras digitais utilizam sensores eletrônicos para converter a luz em sinais digitais, enquanto as câmeras analógicas utilizam a reação química para registrar a imagem.
-
Fotografia forense: A química também é utilizada na análise forense de fotografias para determinar a autenticidade, datação e alterações nas imagens. A análise de tinta, papel e outros materiais utilizados na fotografia pode ser usada para determinar a origem e a autenticidade das fotografias.
Em resumo, a fotografia e o cotidiano estão fortemente relacionados à química, uma vez que o processo fotográfico é baseado na reação química entre compostos sensíveis à luz e produtos químicos de revelação. Além disso, a análise química também é utilizada na determinação da autenticidade e origem das fotografias.
-
- Física: A fotografia e o cotidiano podem ser relacionados com a física de várias maneiras. Aqui estão algumas possíveis conexões entre as áreas:
-
Ótica: A fotografia envolve o uso da luz para criar imagens. Em aulas de física, os alunos podem aprender sobre conceitos óticos, como a reflexão e a refração da luz, e como esses conceitos são aplicados na captura de imagens fotográficas. Além disso, a ótica também pode ser usada para analisar as propriedades de lentes e outras tecnologias fotográficas.
-
Eletricidade: A fotografia também envolve o uso de eletricidade, desde a alimentação de câmeras com baterias até a produção de flashes e outros dispositivos de iluminação. Os alunos podem aprender sobre conceitos de eletricidade e eletrônica em relação à fotografia, como voltagem, corrente e resistência.
-
Cinemática: A fotografia pode ser usada em aulas de física para discutir conceitos de movimento e cinemática. Por exemplo, as fotografias podem ser usadas para analisar a trajetória de objetos em movimento, como a bola em um jogo de futebol ou um carro em uma corrida. Além disso, a fotografia também pode ser usada para registrar eventos em alta velocidade, como colisões e explosões.
-
Acústica: A fotografia e o cotidiano também podem ser relacionados à acústica. A fotografia pode ser usada para registrar ondas sonoras, como o espectro de frequência de um instrumento musical ou a forma como as ondas sonoras se comportam em uma sala de concerto. Além disso, a fotografia pode ser usada para ilustrar conceitos de acústica, como a interferência e a ressonância de ondas sonoras.
Em resumo, a fotografia e o cotidiano podem ser relacionados à física de várias maneiras, desde a ótica e eletricidade até a cinemática e acústica. A fotografia pode ser usada como uma ferramenta para ilustrar conceitos importantes em aulas de física, além de permitir o desenvolvimento de habilidades visuais e interpretativas.
-
Em resumo, a fotografia pode ser relacionada a diversas disciplinas do ensino médio, permitindo aos alunos entenderem como ela pode ser usada para documentar e estudar a história, representar a sociedade, expressar emoções e sentimentos, entre outras possibilidades.
Planejamento de Química: Fotografia no Cotidiano
Objetivos:
- Compreender a relação entre a química e a fotografia no cotidiano;
- Analisar os princípios químicos envolvidos no processo fotográfico;
- Desenvolver habilidades de observação, registro e análise química através da fotografia;
- Estimular a criatividade e a sensibilidade para a arte da fotografia.
Metodologia:
- Aulas expositivas dialogadas para discutir a relação entre química e fotografia, abordando temas como a sensibilidade à luz, a formação de imagens e a revelação de filmes;
- Atividades práticas em laboratório para experimentação com a produção de filmes e a revelação de imagens fotográficas;
- Análise e discussão em grupo de fotografias produzidas pelos alunos, com ênfase na identificação dos componentes químicos envolvidos na produção das imagens;
- Elaboração de um projeto fotográfico com orientação individualizada, que permita aos alunos aplicar conceitos químicos na produção de imagens.
Competências e habilidades:
- Compreensão dos princípios químicos envolvidos no processo fotográfico;
- Conhecimento das técnicas de produção e revelação de filmes fotográficos;
- Habilidade para utilizar ferramentas tecnológicas como câmeras fotográficas e dispositivos móveis;
- Desenvolvimento da criatividade e sensibilidade para a arte da fotografia;
- Habilidade para analisar e interpretar imagens fotográficas sob o ponto de vista químico.
Referências Bibliográficas:
- JACOBSEN, R. E. Chemistry in the Photography of the 20th Century. New York: Wiley, 2010.
- JONES, M.; ATKINS, P. Princípios de Química: Questionando a Vida Moderna e o Meio Ambiente. Porto Alegre: Bookman, 2016.
- MARÇAL, M. L.; GUARALDO, T. T. Química na Fotografia. São Paulo: Editora Moderna, 2015.
- VAN DIEM, M. Chemistry and Technology of Printing and Imaging Systems. Hoboken: Wiley, 2017.
Planejamento de Matemática: Fotografia no Cotidiano
Objetivos:
- Compreender a relação entre a matemática e a fotografia no cotidiano;
- Analisar as propriedades geométricas presentes na formação de imagens fotográficas;
- Desenvolver habilidades de observação, registro e análise matemática através da fotografia;
- Estimular a criatividade e a sensibilidade para a arte da fotografia.
Metodologia:
- Aulas expositivas dialogadas para discutir a relação entre matemática e fotografia, abordando temas como a geometria, a proporção áurea, a perspectiva e a projeção;
- Atividades práticas em sala de aula para experimentação com ângulos, distâncias focais e composição fotográfica, utilizando câmeras fotográficas e dispositivos móveis;
- Análise e discussão em grupo de fotografias produzidas pelos alunos, com ênfase na identificação de elementos matemáticos presentes, como proporções, simetrias e formas geométricas;
- Elaboração de um projeto fotográfico com orientação individualizada, que permita aos alunos aplicar conceitos matemáticos na produção de imagens.
Competências e habilidades:
- Compreensão das propriedades geométricas presentes na formação de imagens fotográficas;
- Conhecimento das técnicas de composição fotográfica;
- Habilidade para utilizar ferramentas tecnológicas como câmeras fotográficas e dispositivos móveis;
- Desenvolvimento da criatividade e sensibilidade para a arte da fotografia;
- Habilidade para analisar e interpretar imagens fotográficas sob o ponto de vista matemático.
Referências Bibliográficas:
- FARHI, E. Matemática e fotografia. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2014.
- HONDA, H. Fundamentos da Geometria. São Paulo: Editora Ática, 2010.
- LOPES, J.; PINTO, A. Matemática, Arte e Criatividade. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2015.
- PAIVA, M. L. A.; CARVALHO, E. S. Fotografia e Geometria: Uma visão de ensino. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2016.
Planejamento de Física: Fotografia no Cotidiano
Objetivos:
- Compreender a relação entre fotografia e física no cotidiano;
- Analisar como a luz e a óptica estão presentes no processo de formação de imagens fotográficas;
- Compreender o funcionamento de câmeras fotográficas e seus componentes ópticos;
- Desenvolver habilidades de observação e registro através da fotografia;
- Estimular a criatividade e a sensibilidade para a arte da fotografia.
Metodologia:
- Aulas expositivas dialogadas para discutir a relação entre fotografia e física, abordando temas como a natureza da luz, a óptica geométrica, as lentes e suas propriedades, e o funcionamento de câmeras fotográficas;
- Atividades práticas em sala de aula para experimentação com luz e óptica, utilizando materiais simples como espelhos, lentes e papel fotográfico;
- Análise e discussão em grupo de fotografias produzidas pelos alunos, com ênfase na identificação de elementos ópticos presentes, como a formação de imagens, reflexões e refrações;
- Elaboração de um projeto fotográfico com orientação individualizada, que permita aos alunos aplicar conceitos físicos no processo de produção de imagens.
Competências e habilidades:
- Compreensão da natureza da luz e dos fenômenos ópticos;
- Conhecimento do funcionamento de câmeras fotográficas e seus componentes ópticos;
- Habilidade para utilizar ferramentas tecnológicas como câmeras fotográficas;
- Desenvolvimento da criatividade e sensibilidade para a arte da fotografia;
- Compreensão da aplicação de conceitos físicos na produção de imagens fotográficas.
Referências Bibliográficas:
- BAXANDALL, M. Padrões de intenção: a explicação histórica dos quadros. São Paulo: Companhia das Letras, 2006.
- FRASER, D. The Physics of Photography. New York: Institute of Physics Publishing, 2002.
- KINGSLEY, S. The Science of Photography. Boca Raton: CRC Press, 2000.
- LUK, R. K. The Physics of Optical Recording. Berlin: Springer-Verlag, 2004.
Planejamento de Biologia: Fotografia no Cotidiano
Objetivos:
- Compreender a relação entre fotografia e biologia no cotidiano;
- Analisar como a fotografia pode ser utilizada como ferramenta para documentação e análise de processos biológicos;
- Desenvolver habilidades de observação e registro através da fotografia;
- Estimular a criatividade e a sensibilidade para a beleza e diversidade da natureza;
- Promover a consciência ecológica e a importância da preservação da biodiversidade.
Metodologia:
- Aulas expositivas dialogadas para discutir a relação entre fotografia e biologia, abordando temas como a história da fotografia e sua evolução, a biologia da visão e da imagem, e as aplicações da fotografia na biologia;
- Atividades práticas em sala de aula e em campo para desenvolvimento de habilidades de observação e registro, utilizando câmeras fotográficas e celulares;
- Análise e discussão em grupo das fotografias produzidas, com ênfase na identificação de elementos biológicos presentes, como espécies de plantas e animais, características do ambiente e processos biológicos;
- Elaboração de um portfólio fotográfico com as melhores imagens produzidas, acompanhado de legendas que explicitem as características biológicas e ambientais presentes em cada imagem.
Competências e habilidades:
- Observação e registro de elementos biológicos presentes em ambientes naturais e urbanos;
- Compreensão das relações ecológicas entre espécies e seu ambiente;
- Conhecimento da biologia da visão e da imagem;
- Habilidade para utilizar ferramentas tecnológicas como câmeras fotográficas e celulares;
- Desenvolvimento da criatividade e sensibilidade para a beleza e diversidade da natureza;
- Consciência ecológica e importância da preservação da biodiversidade.
Referências Bibliográficas:
- BEATON, C. The Art of Natural History Photography. Chicago: University of Chicago Press, 1990.
- BURKE, J. P. The Origin of the Camera Obscura. The Journal of the British Photographic History Society, v. 13, n. 3, p. 127-131, 1993.
- LOPES, C. A. Fotografia e Biologia: Aprendendo com as imagens da natureza. Curitiba: Editora UFPR, 2016.
- MACHADO, A. R. Fotografia e Biologia: Uma proposta de ensino. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências) - Universidade Federal de São Paulo, São Paulo, 2014.