Fotografia e cotidiano

A fotografia tem uma relação íntima com o cotidiano, pois ela nos permite registrar e documentar momentos e acontecimentos comuns do nosso dia a dia. Desde o surgimento da fotografia, ela tem sido usada para capturar cenas do cotidiano e proporcionar um registro histórico das sociedades em diferentes períodos.

Através da fotografia, podemos eternizar momentos e lembranças do nosso cotidiano, como reuniões de família, momentos de lazer, viagens, entre outros. Além disso, a fotografia pode ser utilizada como uma forma de expressão artística para registrar o cotidiano de maneira poética e sensível.

Nos dias de hoje, com a popularização dos smartphones com câmeras de alta qualidade, a fotografia se tornou ainda mais presente em nosso cotidiano. Com isso, as pessoas têm registrado cada vez mais momentos e compartilhado com suas redes sociais, o que amplia ainda mais o impacto da fotografia no cotidiano.

Em suma, a fotografia tem uma grande importância no cotidiano, seja como uma forma de registro histórico, de expressão artística ou como uma maneira de eternizar nossas memórias e momentos do dia a dia.

A relação entre fotografia e cotidiano é muito próxima, já que a fotografia é uma das principais formas de registrar e documentar momentos comuns do nosso dia a dia. Através da fotografia, é possível capturar a essência do cotidiano, mostrando a beleza e a simplicidade dos momentos comuns e rotineiros que muitas vezes passam despercebidos.

Para relacionar a fotografia e o cotidiano, é importante pensar na fotografia como uma forma de expressão que pode ser utilizada para registrar momentos significativos da nossa vida diária. Dessa forma, é possível criar imagens que contam histórias sobre a nossa rotina, nossas relações com as pessoas e o ambiente em que vivemos.

A fotografia também pode ser usada como uma ferramenta para documentar mudanças e transformações no nosso cotidiano, como o crescimento dos filhos, a evolução de uma paisagem ou a transformação de uma cidade ao longo do tempo.

Além disso, a fotografia pode ser uma forma de capturar a beleza dos pequenos detalhes do cotidiano, como uma flor em um jardim, um prato de comida bem preparado, ou um momento de tranquilidade em meio a correria do dia a dia.

Em resumo, a fotografia e o cotidiano estão intimamente ligados, pois a fotografia é uma ferramenta poderosa para registrar momentos significativos da nossa vida diária, capturar a beleza dos pequenos detalhes e documentar mudanças e transformações no nosso mundo ao nosso redor.

Dessa forma:

A fotografia e o cotidiano estão intrinsecamente relacionados, pois a fotografia é uma ferramenta poderosa para capturar e documentar momentos da vida cotidiana, tanto para uso pessoal quanto para fins artísticos, educacionais e documentais.

A fotografia pode ser usada para documentar atividades rotineiras, como ir ao trabalho, fazer compras no supermercado, cozinhar, caminhar na rua, ou ainda momentos especiais e significativos, como um aniversário, um casamento, uma formatura, ou uma viagem.

Além disso, a fotografia pode ser usada como uma forma de expressão artística para representar o cotidiano de maneira poética e sensível, capturando detalhes e nuances que muitas vezes passam despercebidos no dia a dia.

Nos dias de hoje, com a popularização das câmeras digitais e dos smartphones, a fotografia se tornou ainda mais presente no cotidiano das pessoas, possibilitando a produção e o compartilhamento de imagens em tempo real nas redes sociais.

Por meio da fotografia, podemos também registrar as transformações da sociedade, documentando costumes, tradições e modos de vida que mudam ao longo do tempo.

Portanto, a fotografia e o cotidiano estão interligados, proporcionando uma maneira de capturar e compartilhar momentos significativos da vida e documentar as transformações da sociedade ao longo do tempo.

 

Como se deu a invenção da fotografia?
A invenção da fotografia é atribuída a várias pessoas, mas o crédito principal é dado ao francês Joseph Nicéphore Niépce. Em 1826, Niépce conseguiu fazer a primeira imagem permanente com a ajuda de uma placa de estanho coberta com betume da Judeia, que era sensível à luz. Ele expôs a placa à luz solar por várias horas e, em seguida, lavou a placa com óleo de lavanda, deixando apenas a imagem gravada no betume.

No entanto, a imagem era bastante imperfeita e levou muitas horas para ser produzida. Niépce trabalhou em conjunto com o inventor francês Louis Daguerre para aprimorar o processo. Em 1839, Daguerre anunciou o Daguerreótipo, um processo de fotografia que utilizava uma placa de cobre revestida com prata e sensibilizada com vapores de iodo. Após a exposição da placa à luz, ela era revelada com vapores de mercúrio e fixada com uma solução de sal.

Niépce trabalhou em parceria com Louis Daguerre, que aprimorou a técnica de Niépce e criou um novo processo fotográfico conhecido como "daguerreótipo", que foi anunciado em 1839. Esse processo utilizava uma placa de cobre coberta com uma fina camada de prata e sensibilizada com vapor de iodo. Após a exposição à luz na câmara escura, a placa era revelada com vapores de mercúrio, formando uma imagem nítida e permanente.

A invenção da fotografia revolucionou a maneira como o mundo era visto e documentado, tornando possível registrar com precisão e fidelidade a aparência de pessoas, lugares e objetos. A partir desse momento, a fotografia passou a ter uma enorme importância na arte, na ciência, na documentação histórica e no cotidiano das pessoas. Desde então, houve uma evolução constante na tecnologia da fotografia, com o surgimento de novos processos, câmeras e lentes, tornando a fotografia mais acessível e popular em todo o mundo.

O processo do Daguerreótipo foi um grande sucesso e tornou a fotografia mais prática e acessível. Outros inventores continuaram a aprimorar o processo de fotografia, incluindo William Henry Fox Talbot, que criou um processo de negativo-positivo que permitiu a produção de múltiplas cópias de uma única imagem.

Desde então, a fotografia tem evoluído com a invenção de novas tecnologias, como a película fotográfica, as câmeras digitais e os smartphones com câmeras de alta qualidade. A fotografia tornou-se uma parte integral do nosso cotidiano e tem sido usada para registrar momentos significativos, documentar a história, e expressar a criatividade e a arte.

 

Como a fotografia evoluiu desde sua criação até a atualidade?

A fotografia evoluiu significativamente desde a sua criação no século XIX. No início, a fotografia era um processo lento e difícil, que exigia muita habilidade e paciência por parte dos fotógrafos. Com o passar do tempo, novas tecnologias foram sendo desenvolvidas, o que tornou a fotografia mais rápida, mais fácil e mais acessível.

Um dos primeiros avanços importantes na fotografia foi o Daguerreótipo, que foi inventado em 1839 por Louis Daguerre. Esse processo permitia que imagens fossem produzidas em uma placa de cobre revestida com prata e sensibilizada com vapores de iodo. O processo era mais rápido do que as técnicas anteriores, mas ainda exigia uma exposição prolongada à luz.

Em 1851, Frederick Scott Archer desenvolveu o processo de colódio úmido, que permitia que imagens fossem produzidas em placas de vidro sensibilizadas com colódio. Esse processo era mais rápido e mais fácil de usar do que o Daguerreótipo, e tornou a fotografia mais acessível a um público mais amplo.

No final do século XIX, a fotografia se tornou ainda mais popular com o desenvolvimento da película fotográfica. A película permitia que as imagens fossem produzidas em rolos, o que tornou a fotografia mais portátil e mais fácil de usar em diversas situações.

A fotografia digital surgiu nos anos 1970, mas foi apenas na década de 1990 que ela se tornou popular. Com a fotografia digital, as imagens podem ser armazenadas em cartões de memória ou outros dispositivos digitais, o que tornou a fotografia ainda mais acessível e fácil de usar. A partir daí, a fotografia se tornou ainda mais presente no cotidiano das pessoas, com a popularização de smartphones com câmeras de alta qualidade.

Atualmente, a fotografia continua a evoluir com o desenvolvimento de novas tecnologias, como as câmeras mirrorless, que são menores e mais leves do que as câmeras DSLR, e as câmeras de celular que estão cada vez mais avançadas. Além disso, a edição de imagem também evoluiu, com softwares de edição de imagem cada vez mais sofisticados e acessíveis. A fotografia é uma forma de arte e de registro histórico que continuará a evoluir e se adaptar às mudanças tecnológicas e sociais.

Podemos dizer que:

A fotografia evoluiu significativamente desde sua criação até os dias de hoje, com o surgimento de novas tecnologias e técnicas. Aqui estão algumas das principais etapas da evolução da fotografia:

  • Daguerreótipo: Em 1839, Louis Daguerre inventou o Daguerreótipo, um processo de fotografia que utilizava uma placa de cobre revestida com prata e sensibilizada com vapores de iodo. O processo foi uma grande inovação e tornou a fotografia mais prática e acessível.

  • Negativo-positivo: Em 1841, William Henry Fox Talbot inventou o processo de negativo-positivo, que permitia a produção de múltiplas cópias de uma única imagem.

  • Película fotográfica: Em 1888, a Kodak lançou a primeira câmera com filme, a Kodak No. 1. A película fotográfica permitiu que as pessoas pudessem registrar momentos e criar suas próprias fotografias de maneira mais prática e acessível.

  • Câmeras digitais: Na década de 1970, as primeiras câmeras digitais foram inventadas. No entanto, elas eram grandes e caras, e demorou algumas décadas para que as câmeras digitais se tornassem acessíveis e populares.

  • Smartphones: Com a popularização dos smartphones com câmeras de alta qualidade, a fotografia tornou-se ainda mais presente em nosso cotidiano. Hoje em dia, a maioria das pessoas tem uma câmera em seus smartphones e pode capturar e compartilhar momentos instantaneamente.

Além das inovações em equipamentos e tecnologia, a fotografia também evoluiu em termos de técnicas e estilos. Desde a fotografia documental e fotojornalismo até a fotografia de moda e arte, a fotografia é uma forma de expressão cada vez mais diversa e ampla.

Em outras palavras:

A fotografia evoluiu muito desde sua criação até os dias de hoje. Desde as primeiras imagens fixas criadas por Joseph Nicéphore Niépce e Louis Daguerre, a fotografia passou por várias transformações, incluindo o desenvolvimento de novas tecnologias e a expansão do uso da fotografia em diferentes campos.

Aqui estão algumas das principais evoluções da fotografia ao longo dos anos:

  • A popularização das câmeras fotográficas: após o desenvolvimento do Daguerreótipo, outras câmeras e processos fotográficos foram desenvolvidos, tornando a fotografia mais acessível para um público mais amplo.

  • O surgimento da película fotográfica: em 1888, a Kodak introduziu a primeira câmera fotográfica para uso doméstico, a Brownie, que utilizava a película fotográfica. A película fotográfica foi um avanço significativo, pois permitiu que as imagens fossem capturadas de maneira mais rápida e prática.

  • A invenção da câmera digital: a primeira câmera digital foi criada em 1975 por Steve Sasson, um engenheiro da Kodak. A câmera digital permitiu que as imagens fossem capturadas eletronicamente, o que revolucionou a fotografia e a tornou ainda mais acessível.

  • A popularização dos smartphones com câmeras: desde o lançamento do primeiro iPhone em 2007, a qualidade das câmeras dos smartphones tem melhorado constantemente. Hoje, os smartphones são uma das principais ferramentas para capturar imagens e compartilhá-las nas redes sociais.

Além disso, a fotografia evoluiu como uma forma de arte, com muitos fotógrafos renomados criando imagens impressionantes e expressivas. A fotografia também tem sido usada em muitos campos, como jornalismo, publicidade, ciência e medicina, ajudando a documentar eventos importantes e a avançar o conhecimento humano em várias áreas.

Em suma, a fotografia evoluiu muito desde sua invenção, tornando-se uma forma de arte, uma ferramenta essencial para documentar a história e um meio para capturar e compartilhar momentos importantes do cotidiano.

 

Em que áreas teremos a relação entre fotografia e cotidiano?
A relação entre fotografia e cotidiano é bastante ampla, e pode ser encontrada em diversas áreas, tais como:
  1. Fotografia de família e eventos: a fotografia é usada para registrar momentos importantes da vida cotidiana, como aniversários, casamentos, formaturas e outras celebrações em família.

  2. Fotografia documental e fotojornalismo: a fotografia é usada para documentar a vida cotidiana das pessoas, capturando cenas de rua, situações de trabalho, retratos de indivíduos e comunidades, entre outros temas.

  3. Fotografia de viagem: a fotografia é usada para registrar momentos e lugares especiais de viagens, como paisagens, monumentos, culturas e pessoas que encontramos pelo caminho.

  4. Fotografia de moda e publicidade: a fotografia é usada para apresentar produtos e marcas, sendo comum em propagandas de roupas, acessórios, cosméticos e outros produtos.

  5. Fotografia de arquitetura e paisagem urbana: a fotografia é usada para documentar a cidade e seus espaços urbanos, registrando edifícios, monumentos, ruas, praças e outros elementos da paisagem urbana.

Em resumo, a fotografia está presente em várias áreas do cotidiano, registrando momentos importantes e documentando a vida das pessoas.

 

Com que disciplinas do ensino médio podemos relacionar fotografia e cotidiano? Como?
A fotografia pode ser relacionada a diversas disciplinas do ensino médio, tais como:
  1. História: A fotografia é uma ferramenta importante para documentar e estudar a história. Através das fotografias, os alunos podem ter acesso a imagens de momentos importantes da história, como guerras, revoluções, movimentos sociais e culturais. Além disso, a história da própria fotografia também pode ser estudada, incluindo a evolução da técnica e da tecnologia ao longo do tempo.

  2. Artes: A fotografia é uma forma de expressão artística e pode ser estudada como uma das modalidades das artes visuais. Os alunos podem estudar a composição, a luz, a cor e a forma nas fotografias, bem como o impacto das imagens na sociedade.

  3. Sociologia: A fotografia pode ser utilizada como ferramenta para estudar a sociedade e as relações sociais. Os alunos podem analisar como as fotografias representam diferentes grupos sociais, como a classe trabalhadora, os movimentos sociais, a comunidade LGBT e outros. Além disso, a fotografia também pode ser utilizada para estudar a questão da representação e do estereótipo.

  4. Geografia: A fotografia pode ser utilizada para estudar as paisagens e as características geográficas de diferentes regiões do mundo. Os alunos podem analisar as fotografias de diferentes lugares para compreender as características climáticas, geológicas e culturais de cada região.

  5. Literatura: A fotografia pode ser relacionada à literatura por meio de análises de livros que têm a fotografia como tema central ou como elemento de construção narrativa. Também podem ser estudadas as relações entre imagens e palavras, em obras que dialogam entre texto e imagem, como é o caso das histórias em quadrinhos.

  6. Língua Portuguesa: A fotografia pode ser usada como inspiração para a escrita criativa. Os alunos podem escrever sobre as imagens que vêem nas fotografias, criando histórias ou poemas inspirados na imagem.

  7. Filosofia: A fotografia pode ser relacionada a questões filosóficas, como a natureza da representação e a relação entre imagem e realidade. Os alunos podem discutir a teoria da fotografia e as diferentes maneiras pelas quais ela pode ser interpretada.

  8. Biologia: A fotografia e o cotidiano podem ser relacionados à biologia de várias maneiras. Aqui estão algumas possíveis conexões entre as áreas:

    1. Fotografia e anatomia: A fotografia pode ser usada para registrar imagens de tecidos, órgãos e sistemas do corpo humano e de outros seres vivos. Isso pode incluir imagens microscópicas de células, bem como imagens macroscópicas de órgãos inteiros. Essas imagens podem ser usadas para estudar a anatomia e a fisiologia de organismos vivos.

    2. Fotografia e ecologia: A fotografia também pode ser usada para estudar ecossistemas e comunidades biológicas. Fotografias aéreas ou imagens de satélite podem ser usadas para estudar a distribuição de habitats naturais e a diversidade de espécies em uma região. Além disso, a fotografia pode ser usada para registrar comportamentos animais, como o acasalamento ou o comportamento de predadores.

    3. Fotografia e evolução: A fotografia também pode ser usada para estudar a evolução de espécies ao longo do tempo. As fotografias podem ser comparadas para mostrar as mudanças morfológicas e comportamentais que ocorrem ao longo do tempo em uma determinada espécie ou grupo de espécies. Além disso, a fotografia pode ser usada para ilustrar conceitos relacionados à seleção natural e à adaptação.

    4. Fotografia e biotecnologia: A fotografia também é usada em muitas áreas de biotecnologia, incluindo a biologia molecular e a genética. A fotografia pode ser usada para registrar imagens de geis de agarose ou poliacrilamida usados ​​na eletroforese de DNA, ou para registrar imagens de células vistas sob um microscópio de fluorescência. Além disso, a fotografia pode ser usada para documentar o crescimento de culturas de células e para visualizar a expressão de proteínas.

    Em resumo, a fotografia e o cotidiano podem ser relacionados à biologia de várias maneiras, desde a anatomia e fisiologia até a ecologia, evolução e biotecnologia. A fotografia pode ser usada como uma ferramenta para ilustrar conceitos importantes em aulas de biologia, além de permitir o desenvolvimento de habilidades visuais e interpretativas.

  9. Matemática: A fotografia e o cotidiano têm uma relação intrínseca com a matemática, pois a fotografia envolve o uso de diversas técnicas e equipamentos que são baseados em princípios matemáticos. Aqui estão algumas maneiras de como a fotografia e o cotidiano se relacionam com a matemática:

    1. Geometria: A geometria é fundamental na fotografia. A composição fotográfica, por exemplo, envolve a aplicação de conceitos de simetria, proporção e equilíbrio. Além disso, a geometria também é usada no cálculo da distância focal e do ângulo de visão das lentes, que são essenciais para a captura de imagens.

    2. Proporção áurea: A proporção áurea é uma relação matemática que é amplamente utilizada em fotografia, arte e arquitetura. A proporção áurea é uma razão entre dois comprimentos que é considerada esteticamente agradável. Na fotografia, a proporção áurea é usada para criar imagens harmoniosas e equilibradas.

    3. Medidas e escalas: A matemática também é fundamental na fotografia quando se trata de medições e escalas. As câmeras fotográficas possuem sistemas de medição que envolvem unidades de medida, como metros e centímetros. Além disso, a matemática é usada para o cálculo de escalas e proporções em fotografias de arquitetura e paisagem.

    4. Velocidade do obturador e abertura do diafragma: A matemática também é utilizada na determinação da velocidade do obturador e da abertura do diafragma na fotografia. A velocidade do obturador é medida em frações de segundo, enquanto a abertura do diafragma é medida em números f. Ambas as medidas são importantes para o controle da quantidade de luz que entra na câmera e para o controle da profundidade de campo.

    Em resumo, a fotografia e o cotidiano têm uma forte relação com a matemática, desde a geometria e proporção áurea até medidas e escalas, velocidade do obturador e abertura do diafragma. O conhecimento em matemática é fundamental para a compreensão e aplicação adequada desses conceitos na fotografia.

  10. Química: A fotografia e o cotidiano têm uma forte relação com a química, uma vez que a fotografia é um processo químico que envolve a reação da luz com compostos químicos sensíveis à luz. Aqui estão algumas maneiras pelas quais a fotografia e o cotidiano se relacionam com a química:

    1. Processo de revelação: O processo de revelação da fotografia é baseado na reação química entre compostos sensíveis à luz e os produtos químicos usados no processo de revelação. O uso de compostos químicos como reveladores, fixadores e solventes é essencial para a obtenção de uma imagem fotográfica.

    2. Composição dos materiais fotográficos: As películas e papéis fotográficos são compostos de emulsões que contêm compostos químicos sensíveis à luz. A escolha desses compostos químicos e a forma como eles são combinados determinam as características e propriedades dos materiais fotográficos.

    3. Fotografia analógica versus digital: A fotografia analógica usa processos químicos para registrar imagens, enquanto a fotografia digital usa tecnologia eletrônica. As câmeras digitais utilizam sensores eletrônicos para converter a luz em sinais digitais, enquanto as câmeras analógicas utilizam a reação química para registrar a imagem.

    4. Fotografia forense: A química também é utilizada na análise forense de fotografias para determinar a autenticidade, datação e alterações nas imagens. A análise de tinta, papel e outros materiais utilizados na fotografia pode ser usada para determinar a origem e a autenticidade das fotografias.

    Em resumo, a fotografia e o cotidiano estão fortemente relacionados à química, uma vez que o processo fotográfico é baseado na reação química entre compostos sensíveis à luz e produtos químicos de revelação. Além disso, a análise química também é utilizada na determinação da autenticidade e origem das fotografias.

  11. Física: A fotografia e o cotidiano podem ser relacionados com a física de várias maneiras. Aqui estão algumas possíveis conexões entre as áreas:
    1. Ótica: A fotografia envolve o uso da luz para criar imagens. Em aulas de física, os alunos podem aprender sobre conceitos óticos, como a reflexão e a refração da luz, e como esses conceitos são aplicados na captura de imagens fotográficas. Além disso, a ótica também pode ser usada para analisar as propriedades de lentes e outras tecnologias fotográficas.

    2. Eletricidade: A fotografia também envolve o uso de eletricidade, desde a alimentação de câmeras com baterias até a produção de flashes e outros dispositivos de iluminação. Os alunos podem aprender sobre conceitos de eletricidade e eletrônica em relação à fotografia, como voltagem, corrente e resistência.

    3. Cinemática: A fotografia pode ser usada em aulas de física para discutir conceitos de movimento e cinemática. Por exemplo, as fotografias podem ser usadas para analisar a trajetória de objetos em movimento, como a bola em um jogo de futebol ou um carro em uma corrida. Além disso, a fotografia também pode ser usada para registrar eventos em alta velocidade, como colisões e explosões.

    4. Acústica: A fotografia e o cotidiano também podem ser relacionados à acústica. A fotografia pode ser usada para registrar ondas sonoras, como o espectro de frequência de um instrumento musical ou a forma como as ondas sonoras se comportam em uma sala de concerto. Além disso, a fotografia pode ser usada para ilustrar conceitos de acústica, como a interferência e a ressonância de ondas sonoras.

    Em resumo, a fotografia e o cotidiano podem ser relacionados à física de várias maneiras, desde a ótica e eletricidade até a cinemática e acústica. A fotografia pode ser usada como uma ferramenta para ilustrar conceitos importantes em aulas de física, além de permitir o desenvolvimento de habilidades visuais e interpretativas.

Em resumo, a fotografia pode ser relacionada a diversas disciplinas do ensino médio, permitindo aos alunos entenderem como ela pode ser usada para documentar e estudar a história, representar a sociedade, expressar emoções e sentimentos, entre outras possibilidades.

 

Planejamento de Química: Fotografia no Cotidiano

Objetivos:

  • Compreender a relação entre a química e a fotografia no cotidiano;
  • Analisar os princípios químicos envolvidos no processo fotográfico;
  • Desenvolver habilidades de observação, registro e análise química através da fotografia;
  • Estimular a criatividade e a sensibilidade para a arte da fotografia.

Metodologia:

  • Aulas expositivas dialogadas para discutir a relação entre química e fotografia, abordando temas como a sensibilidade à luz, a formação de imagens e a revelação de filmes;
  • Atividades práticas em laboratório para experimentação com a produção de filmes e a revelação de imagens fotográficas;
  • Análise e discussão em grupo de fotografias produzidas pelos alunos, com ênfase na identificação dos componentes químicos envolvidos na produção das imagens;
  • Elaboração de um projeto fotográfico com orientação individualizada, que permita aos alunos aplicar conceitos químicos na produção de imagens.

Competências e habilidades:

  • Compreensão dos princípios químicos envolvidos no processo fotográfico;
  • Conhecimento das técnicas de produção e revelação de filmes fotográficos;
  • Habilidade para utilizar ferramentas tecnológicas como câmeras fotográficas e dispositivos móveis;
  • Desenvolvimento da criatividade e sensibilidade para a arte da fotografia;
  • Habilidade para analisar e interpretar imagens fotográficas sob o ponto de vista químico.

Referências Bibliográficas:

  • JACOBSEN, R. E. Chemistry in the Photography of the 20th Century. New York: Wiley, 2010.
  • JONES, M.; ATKINS, P. Princípios de Química: Questionando a Vida Moderna e o Meio Ambiente. Porto Alegre: Bookman, 2016.
  • MARÇAL, M. L.; GUARALDO, T. T. Química na Fotografia. São Paulo: Editora Moderna, 2015.
  • VAN DIEM, M. Chemistry and Technology of Printing and Imaging Systems. Hoboken: Wiley, 2017.

 

Planejamento de Matemática: Fotografia no Cotidiano

Objetivos:

  • Compreender a relação entre a matemática e a fotografia no cotidiano;
  • Analisar as propriedades geométricas presentes na formação de imagens fotográficas;
  • Desenvolver habilidades de observação, registro e análise matemática através da fotografia;
  • Estimular a criatividade e a sensibilidade para a arte da fotografia.

Metodologia:

  • Aulas expositivas dialogadas para discutir a relação entre matemática e fotografia, abordando temas como a geometria, a proporção áurea, a perspectiva e a projeção;
  • Atividades práticas em sala de aula para experimentação com ângulos, distâncias focais e composição fotográfica, utilizando câmeras fotográficas e dispositivos móveis;
  • Análise e discussão em grupo de fotografias produzidas pelos alunos, com ênfase na identificação de elementos matemáticos presentes, como proporções, simetrias e formas geométricas;
  • Elaboração de um projeto fotográfico com orientação individualizada, que permita aos alunos aplicar conceitos matemáticos na produção de imagens.

Competências e habilidades:

  • Compreensão das propriedades geométricas presentes na formação de imagens fotográficas;
  • Conhecimento das técnicas de composição fotográfica;
  • Habilidade para utilizar ferramentas tecnológicas como câmeras fotográficas e dispositivos móveis;
  • Desenvolvimento da criatividade e sensibilidade para a arte da fotografia;
  • Habilidade para analisar e interpretar imagens fotográficas sob o ponto de vista matemático.

Referências Bibliográficas:

  • FARHI, E. Matemática e fotografia. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2014.
  • HONDA, H. Fundamentos da Geometria. São Paulo: Editora Ática, 2010.
  • LOPES, J.; PINTO, A. Matemática, Arte e Criatividade. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2015.
  • PAIVA, M. L. A.; CARVALHO, E. S. Fotografia e Geometria: Uma visão de ensino. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2016.

 

Planejamento de Física: Fotografia no Cotidiano

Objetivos:

  • Compreender a relação entre fotografia e física no cotidiano;
  • Analisar como a luz e a óptica estão presentes no processo de formação de imagens fotográficas;
  • Compreender o funcionamento de câmeras fotográficas e seus componentes ópticos;
  • Desenvolver habilidades de observação e registro através da fotografia;
  • Estimular a criatividade e a sensibilidade para a arte da fotografia.

Metodologia:

  • Aulas expositivas dialogadas para discutir a relação entre fotografia e física, abordando temas como a natureza da luz, a óptica geométrica, as lentes e suas propriedades, e o funcionamento de câmeras fotográficas;
  • Atividades práticas em sala de aula para experimentação com luz e óptica, utilizando materiais simples como espelhos, lentes e papel fotográfico;
  • Análise e discussão em grupo de fotografias produzidas pelos alunos, com ênfase na identificação de elementos ópticos presentes, como a formação de imagens, reflexões e refrações;
  • Elaboração de um projeto fotográfico com orientação individualizada, que permita aos alunos aplicar conceitos físicos no processo de produção de imagens.

Competências e habilidades:

  • Compreensão da natureza da luz e dos fenômenos ópticos;
  • Conhecimento do funcionamento de câmeras fotográficas e seus componentes ópticos;
  • Habilidade para utilizar ferramentas tecnológicas como câmeras fotográficas;
  • Desenvolvimento da criatividade e sensibilidade para a arte da fotografia;
  • Compreensão da aplicação de conceitos físicos na produção de imagens fotográficas.

Referências Bibliográficas:

  • BAXANDALL, M. Padrões de intenção: a explicação histórica dos quadros. São Paulo: Companhia das Letras, 2006.
  • FRASER, D. The Physics of Photography. New York: Institute of Physics Publishing, 2002.
  • KINGSLEY, S. The Science of Photography. Boca Raton: CRC Press, 2000.
  • LUK, R. K. The Physics of Optical Recording. Berlin: Springer-Verlag, 2004.

 

Planejamento de Biologia: Fotografia no Cotidiano

Objetivos:

  • Compreender a relação entre fotografia e biologia no cotidiano;
  • Analisar como a fotografia pode ser utilizada como ferramenta para documentação e análise de processos biológicos;
  • Desenvolver habilidades de observação e registro através da fotografia;
  • Estimular a criatividade e a sensibilidade para a beleza e diversidade da natureza;
  • Promover a consciência ecológica e a importância da preservação da biodiversidade.

Metodologia:

  • Aulas expositivas dialogadas para discutir a relação entre fotografia e biologia, abordando temas como a história da fotografia e sua evolução, a biologia da visão e da imagem, e as aplicações da fotografia na biologia;
  • Atividades práticas em sala de aula e em campo para desenvolvimento de habilidades de observação e registro, utilizando câmeras fotográficas e celulares;
  • Análise e discussão em grupo das fotografias produzidas, com ênfase na identificação de elementos biológicos presentes, como espécies de plantas e animais, características do ambiente e processos biológicos;
  • Elaboração de um portfólio fotográfico com as melhores imagens produzidas, acompanhado de legendas que explicitem as características biológicas e ambientais presentes em cada imagem.

Competências e habilidades:

  • Observação e registro de elementos biológicos presentes em ambientes naturais e urbanos;
  • Compreensão das relações ecológicas entre espécies e seu ambiente;
  • Conhecimento da biologia da visão e da imagem;
  • Habilidade para utilizar ferramentas tecnológicas como câmeras fotográficas e celulares;
  • Desenvolvimento da criatividade e sensibilidade para a beleza e diversidade da natureza;
  • Consciência ecológica e importância da preservação da biodiversidade.

Referências Bibliográficas:

  • BEATON, C. The Art of Natural History Photography. Chicago: University of Chicago Press, 1990.
  • BURKE, J. P. The Origin of the Camera Obscura. The Journal of the British Photographic History Society, v. 13, n. 3, p. 127-131, 1993.
  • LOPES, C. A. Fotografia e Biologia: Aprendendo com as imagens da natureza. Curitiba: Editora UFPR, 2016.
  • MACHADO, A. R. Fotografia e Biologia: Uma proposta de ensino. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências) - Universidade Federal de São Paulo, São Paulo, 2014.