Nordeste: um mergulho nas cores da cultura

Nordeste: um mergulho nas cores da cultura

 

Planejamentos:

Planejamento I

Justificativa:

A disciplina "Nordeste: Um Mergulho nas Cores da Cultura" foi elaborada para proporcionar aos estudantes uma imersão nas riquezas culturais, históricas e artísticas dessa região do Brasil. O Nordeste é um verdadeiro caldeirão de tradições, manifestações populares, literatura, música e arte, elementos fundamentais para a construção da identidade nacional. Ao explorar esses aspectos, buscamos não apenas ampliar o repertório cultural dos alunos, mas também promover a reflexão crítica sobre a diversidade do país e suas múltiplas expressões.

Objetivos/Competências a serem desenvolvidas:

  1. Compreender a diversidade cultural e histórica do Nordeste brasileiro.
  2. Reconhecer as principais manifestações artísticas e culturais da região.
  3. Analisar criticamente obras literárias, musicais e artísticas nordestinas.
  4. Desenvolver habilidades de pesquisa, análise e interpretação de textos e obras de arte.
  5. Valorizar a identidade cultural brasileira, especialmente a nordestina.
  6. Promover a integração entre diferentes linguagens artísticas, como literatura, música, artes visuais e audiovisual.

Conteúdos/Eixos Temáticos:

Bimestre 1: "Cores da Literatura e Arte Nordestina"
  1. O Modernismo Nordestino: Obras de Rachel de Queiroz, Jorge Amado e Graciliano Ramos.
  2. O Cordel e a Literatura de Cordel: História, características e principais autores.
  3. O Movimento Armorial: Ariano Suassuna e a valorização da cultura popular.
  4. A Poesia Nordestina: João Cabral de Melo Neto, Carlos Drummond de Andrade e a poesia concreta.
  5. A Arte Popular: Mestre Vitalino e outros artistas da cerâmica.
Bimestre 2: "Ritmos e Cores Musicais do Nordeste"
  1. O Forró: Origens, evolução e principais representantes.
  2. A Música de Luiz Gonzaga: O Rei do Baião e suas contribuições para a música brasileira.
  3. O Maracatu e as festas populares: História, características e elementos.
  4. A Tropicália: A influência nordestina no movimento cultural.
  5. A Música Contemporânea: Elba Ramalho, Alceu Valença, Zé Ramalho e a nova geração de artistas.

Procedimentos Metodológicos:

  1. Aulas expositivas dialogadas: Introdução dos temas, contextualização histórica e apresentação de obras.
  2. Leitura de textos e análise de obras: Análise crítica de trechos de livros, letras de músicas e obras de arte.
  3. Debates e discussões em grupo: Reflexão sobre aspectos culturais, históricos e sociais abordados.
  4. Atividades práticas: Produção de cordéis, criação de obras de arte inspiradas na cultura nordestina, apresentações musicais.
  5. Visitas virtuais e/ou presenciais: Museus, exposições, centros culturais (quando possível e seguro).

Procedimentos Avaliativos/Estratégias de Avaliação:

  1. Participação em debates e discussões: Avaliação da contribuição para os debates em sala de aula.
  2. Trabalhos individuais e em grupo: Produção de resenhas críticas, análise de obras, criação de cordéis e obras de arte.
  3. Apresentações práticas: Avaliação das apresentações musicais, teatrais ou exposições de trabalhos.
  4. Provas escritas: Verificação do conhecimento teórico, análise de textos literários e músicas.
  5. Portfólios: Coletânea de trabalhos, reflexões e produções ao longo do bimestre.
  6. Observação do engajamento e interesse: Acompanhamento contínuo do envolvimento dos alunos nas atividades propostas.

 


Planejamento II

Bimestre 1:

Justificativa: O estudo da cultura nordestina é fundamental para promover a valorização da diversidade cultural brasileira, desenvolvendo o respeito à identidade regional e ampliando o repertório sociocultural dos alunos. Por meio deste planejamento, busca-se explorar as cores vibrantes da cultura nordestina, compreendendo suas manifestações artísticas, históricas e sociais.

Objetivos/Competências a serem desenvolvidas:

  1. Compreender a diversidade cultural do Nordeste brasileiro.
  2. Reconhecer as principais manifestações artísticas nordestinas.
  3. Analisar as influências históricas e sociais na formação da identidade nordestina.
  4. Desenvolver o senso crítico e a expressão artística dos alunos.
  5. Valorizar e respeitar as diferenças culturais.

Conteúdos/Eixos Temáticos:

  1. Manifestações culturais: literatura de cordel, música, dança, culinária.
  2. História e formação social do Nordeste.
  3. Arte popular nordestina: xilogravura, artesanato, pintura.
  4. Identidade e diversidade cultural.

Procedimentos Metodológicos:

  1. Aulas expositivas dialogadas sobre os principais aspectos da cultura nordestina, utilizando recursos audiovisuais e materiais didáticos.
  2. Atividades práticas de criação artística, como a confecção de xilogravuras, a composição de músicas inspiradas na cultura nordestina e a preparação de pratos típicos.
  3. Realização de debates e seminários sobre temas relacionados à cultura nordestina, promovendo a reflexão e o compartilhamento de conhecimentos.
  4. Visitas culturais a espaços que valorizam a cultura nordestina, como museus, centros culturais e feiras de artesanato.

Procedimentos Avaliativos/Estratégias de Avaliação:

  1. Avaliação contínua, por meio da participação dos alunos nas atividades em sala de aula e do envolvimento nas discussões.
  2. Avaliação das produções artísticas dos alunos, considerando a originalidade, a criatividade e a conexão com os temas abordados.
  3. Realização de provas escritas para verificar o domínio dos conteúdos teóricos.
  4. Observação do desenvolvimento do senso crítico dos alunos, por meio de debates e análises de textos e obras de arte.

Bimestre 2:

Justificativa: O segundo bimestre dará continuidade ao estudo da cultura nordestina, aprofundando-se em aspectos específicos e explorando novas manifestações culturais, além de promover a interdisciplinaridade com outras áreas do conhecimento.

Objetivos/Competências a serem desenvolvidas:

  1. Ampliar o conhecimento sobre as diferentes expressões artísticas do Nordeste.
  2. Relacionar a cultura nordestina com outros contextos históricos e culturais.
  3. Desenvolver habilidades de pesquisa e análise crítica.
  4. Promover a interdisciplinaridade entre as áreas do conhecimento.
  5. Estimular a autonomia e a criatividade dos alunos na construção do conhecimento.

Conteúdos/Eixos Temáticos:

  1. Literatura regional: autores nordestinos e suas obras.
  2. Influências da cultura africana e indígena no Nordeste brasileiro.
  3. Relações entre a cultura nordestina e as questões sociais contemporâneas.
  4. Intersecções entre a cultura nordestina e outras manifestações culturais brasileiras.

Procedimentos Metodológicos:

  1. Leitura e análise de obras literárias de autores nordestinos, seguidas de debates e produção de resenhas críticas.
  2. Realização de pesquisas em grupo sobre temas específicos relacionados à cultura nordestina, com apresentações para a turma.
  3. Integração com outras disciplinas, como História, Geografia e Sociologia, por meio de projetos interdisciplinares.
  4. Utilização de recursos tecnológicos, como vídeos e sites especializados, para ampliar o repertório dos alunos sobre a cultura nordestina.

Procedimentos Avaliativos/Estratégias de Avaliação:

  1. Avaliação das apresentações de pesquisa, considerando a profundidade da abordagem, a clareza na exposição e a capacidade de articulação dos conceitos.
  2. Análise crítica das resenhas elaboradas pelos alunos, avaliando a capacidade de interpretação e argumentação.
  3. Avaliação da participação dos alunos nos debates e atividades em grupo, levando em conta o respeito às opiniões divergentes e a contribuição para a construção coletiva do conhecimento.
  4. Realização de provas escritas para verificar o domínio dos conteúdos teóricos abordados durante o bimestre.

Planejamento III

Bimestre 1:

Justificativa: O Nordeste do Brasil é uma região rica em história, cultura e tradições. Este planejamento busca imergir os alunos nesse universo vibrante, estimulando a apreciação e compreensão das diversas manifestações artísticas, folclóricas e culturais da região. Além disso, visa promover a valorização da identidade nordestina, contribuindo para a formação cultural e cidadã dos estudantes.

Objetivos/Competências a serem desenvolvidas:

  • Compreender a diversidade cultural do Nordeste brasileiro.
  • Reconhecer as principais manifestações artísticas, folclóricas e culturais da região.
  • Analisar a influência da cultura nordestina na formação da identidade brasileira.
  • Desenvolver o respeito e a valorização pela cultura e história do Nordeste.

Conteúdos/Eixos Temáticos:

  1. História e formação cultural do Nordeste.
  2. Literatura de cordel: história, características e importância.
  3. Arte popular nordestina: xilogravura, artesanato, música e dança.
  4. Festas e tradições populares: São João, Carnaval, Bumba Meu Boi, entre outros.

Procedimentos Metodológicos:

  1. Aulas expositivas dialogadas sobre a história do Nordeste e sua formação cultural.
  2. Análise e discussão de textos literários de cordel, com a criação de poemas pelos alunos.
  3. Exposição e análise de obras de artistas nordestinos renomados, como Mestre Vitalino e Cordel do Fogo Encantado.
  4. Realização de oficinas de xilogravura e artesanato, valorizando as técnicas tradicionais.
  5. Vivências culturais através de músicas e danças típicas, com aulas práticas e apresentações.

Procedimentos Avaliativos/Estratégias de Avaliação:

  1. Participação nas discussões em sala de aula.
  2. Produção de poemas de cordel, considerando criatividade e fidelidade ao estilo.
  3. Elaboração de trabalhos artísticos inspirados na xilogravura e no artesanato nordestino.
  4. Apresentação de danças ou músicas típicas em grupo, demonstrando conhecimento e habilidade.
  5. Avaliação escrita sobre os conteúdos abordados, com questões dissertativas e objetivas.

Bimestre 2:

Justificativa: No segundo bimestre, o objetivo é aprofundar o conhecimento dos alunos sobre a cultura nordestina, explorando suas nuances e influências na sociedade brasileira contemporânea. Pretende-se, assim, promover a reflexão crítica sobre a importância da preservação e valorização dessas tradições.

Objetivos/Competências a serem desenvolvidas:

  • Analisar as influências da cultura nordestina na música, na arte e na culinária brasileiras.
  • Compreender as questões sociais e políticas presentes na história do Nordeste.
  • Debater sobre a preservação do patrimônio cultural e a valorização das culturas locais.
  • Promover a interdisciplinaridade, relacionando os conteúdos com outras áreas do conhecimento.

Conteúdos/Eixos Temáticos:

  1. Música nordestina: forró, frevo, maracatu, baião, entre outros ritmos.
  2. Cinema e literatura contemporânea: obras que retratam o Nordeste e suas questões.
  3. Gastronomia nordestina: pratos típicos, ingredientes e influências.
  4. Movimentos sociais e políticos no Nordeste: cangaço, Canudos, movimentos de resistência.

Procedimentos Metodológicos:

  1. Exibição e análise de filmes e documentários que abordam a cultura e história do Nordeste.
  2. Leitura e discussão de obras literárias contemporâneas de autores nordestinos.
  3. Realização de pesquisas sobre a gastronomia nordestina, com preparação e degustação de pratos típicos.
  4. Estudo de casos dos principais movimentos sociais e políticos da região, com debates em grupo.
  5. Visita virtual a museus e centros culturais nordestinos, utilizando recursos tecnológicos.

Procedimentos Avaliativos/Estratégias de Avaliação:

  1. Apresentação de resenhas críticas sobre filmes e obras literárias estudados.
  2. Elaboração de um livro de receitas de pratos nordestinos, com pesquisa e argumentação sobre suas origens.
  3. Debates em grupo sobre os movimentos sociais do Nordeste, avaliando a participação e argumentação dos alunos.
  4. Trabalhos escritos sobre a influência da cultura nordestina na música e na arte brasileiras.
  5. Avaliação prática da pesquisa gastronômica, considerando sabor, originalidade e pesquisa histórica.

 


Planejamento IV:

Justificativa:

O estudo da cultura nordestina oferece uma rica oportunidade para os estudantes do ensino médio explorarem a diversidade cultural brasileira. Esta disciplina busca mergulhar nas tradições, arte, música e história do Nordeste, promovendo o entendimento e apreciação das contribuições dessa região para a identidade nacional. Ao mesmo tempo, visa desenvolver habilidades de análise crítica, expressão criativa e respeito à diversidade cultural.

Objetivos/Competências a serem Desenvolvidas:

  1. Compreender as influências históricas e culturais que moldaram a identidade do Nordeste.
  2. Analisar as manifestações artísticas, literárias e musicais da região.
  3. Reconhecer e valorizar a diversidade cultural nordestina.
  4. Desenvolver habilidades de pesquisa, interpretação e expressão escrita e oral.
  5. Fomentar o respeito às diferentes expressões culturais e étnicas presentes no Brasil.

Conteúdos/Eixos Temáticos:

Primeiro Bimestre:
  1. História e Formação Cultural do Nordeste:
    • Colonização e formação histórica.
    • Culturas indígenas e africanas.
    • Ciclos econômicos: cana-de-açúcar, cangaço, etc.
  2. Manifestações Artísticas:
    • Literatura de cordel.
    • Arte popular: cerâmica, xilogravura.
    • Música: frevo, forró, maracatu.
Segundo Bimestre:
  1. Identidade e Cultura Nordestina:
    • Regionalismos e estereótipos.
    • Festas e celebrações: São João, Carnaval.
    • Gastronomia típica.
  2. Expressões Contemporâneas:
    • Cinema nordestino.
    • Movimentos culturais atuais.
    • Impacto das novas tecnologias na cultura.

Procedimentos Metodológicos:

  1. Aulas Expositivas e Dialogadas:
    • Apresentação dos conteúdos históricos e culturais.
    • Discussões em sala sobre as influências e características da cultura nordestina.
  2. Atividades Práticas e Vivenciais:
    • Oficinas de xilogravura e artesanato.
    • Leitura e análise de literatura de cordel.
    • Exibição de filmes e documentários.
  3. Trabalhos em Grupo e Pesquisas:
    • Pesquisa sobre personalidades nordestinas.
    • Produção de textos literários inspirados na cultura nordestina.
    • Debates sobre temas contemporâneos relacionados à região.

Procedimentos Avaliativos/Estratégias de Avaliação:

  1. Avaliação Formativa:
    • Participação em debates e discussões.
    • Elaboração de resumos e sínteses de textos.
    • Apresentação de trabalhos em grupo.
  2. Avaliação Sumativa:
    • Provas escritas abordando os conteúdos históricos e culturais.
    • Produção de textos criativos sobre temas nordestinos.
    • Avaliação dos trabalhos práticos realizados durante o bimestre.

Estratégias Transversais:

  1. Interdisciplinaridade:
    • Conexão com disciplinas como História, Literatura e Artes.
    • Debates sobre questões sociais e políticas relacionadas à região.
  2. Uso de Tecnologias Educacionais:
    • Recursos audiovisuais para contextualização histórica.
    • Plataformas online para compartilhamento de materiais e discussões.
  3. Visitas Culturais e Palestras:
    • Possíveis visitas a museus, centros culturais ou feiras temáticas.
    • Palestras com artistas, escritores ou pesquisadores da cultura nordestina.

Referências Bibliográficas:

  • Série "Nordeste: Um Mergulho nas Cores da Cultura" - Secretaria de Educação do Estado.
  • LIMA, Hermilo Borba Filho. "Literatura de Cordel".
  • CALDAS, Geraldo Maia. "Arte Popular do Nordeste".
  • GONZAGA, Luiz. "Vida de Viajante" - Documentário.
  • FREYRE, Gilberto. "Casa-Grande & Senzala".