Ecologia urbana é o estudo das interações entre os seres humanos e o meio ambiente em ambientes urbanos. Ela se preocupa com a compreensão e a análise das relações ecológicas, sociais e econômicas que ocorrem nas cidades, bem como a busca por soluções sustentáveis para os desafios ambientais urbanos.
A ecologia urbana envolve a investigação de como as atividades humanas impactam os ecossistemas urbanos, incluindo a qualidade do ar, água e solo, bem como a biodiversidade e os ciclos de nutrientes. Além disso, a ecologia urbana estuda a forma como as pessoas vivem e interagem nas cidades, incluindo a distribuição de recursos e a organização do espaço urbano.
A abordagem da ecologia urbana é interdisciplinar, envolvendo a contribuição de diferentes áreas, como ecologia, geografia, planejamento urbano, arquitetura, sociologia, antropologia, entre outras. O objetivo da ecologia urbana é encontrar maneiras de promover a sustentabilidade ambiental nas cidades, protegendo a qualidade de vida das pessoas e dos ecossistemas urbanos.
Como usar no Novo Ensino Médio?
A ecologia urbana pode ser abordada no novo ensino médio de diversas maneiras, considerando as diversas possibilidades e objetivos educacionais que podem ser trabalhados. Algumas sugestões são:
-
Introdução ao conceito de ecologia urbana: o professor pode começar apresentando o conceito de ecologia urbana e discutir as principais questões ambientais que afetam as cidades.
-
Análise de casos: em seguida, pode-se realizar uma análise de casos concretos de cidades brasileiras e estrangeiras, discutindo as principais características e desafios ambientais enfrentados em cada uma delas.
-
Estudos de campo: os estudantes podem realizar visitas a áreas verdes urbanas, parques, praças e outros espaços públicos, a fim de identificar elementos da biodiversidade local e avaliar a qualidade ambiental desses espaços.
-
Discussão sobre políticas públicas: o professor pode estimular a discussão sobre políticas públicas que promovam a sustentabilidade urbana, como programas de reciclagem, incentivos para a utilização de transporte público, preservação de áreas verdes, entre outros.
-
Projetos interdisciplinares: a ecologia urbana pode ser trabalhada em projetos interdisciplinares, envolvendo as áreas de biologia, geografia, história, sociologia, entre outras, a fim de estimular uma visão ampla e integrada da questão ambiental.
-
Uso de tecnologias: é possível utilizar ferramentas tecnológicas para trabalhar a ecologia urbana, como softwares de simulação ambiental, aplicativos para monitoramento de qualidade do ar e da água, entre outros.
-
Debate sobre o futuro das cidades: o professor pode estimular o debate sobre o futuro das cidades, discutindo possíveis cenários de desenvolvimento urbano e as implicações ambientais dessas transformações.
Essas são apenas algumas sugestões de como abordar a ecologia urbana no novo ensino médio. O importante é que as atividades estejam alinhadas aos objetivos educacionais propostos, estimulando o pensamento crítico, a participação ativa dos estudantes e a reflexão sobre a importância da sustentabilidade ambiental nas cidades.
Ideias de planejamentos:
Disciplina: Ecologia Urbana
Ementa: A disciplina de Ecologia Urbana aborda as interações entre as populações humanas e o meio ambiente nas áreas urbanas, incluindo aspectos ecológicos, sociais e econômicos. Serão discutidas as principais questões ambientais urbanas, bem como soluções sustentáveis para enfrentar esses desafios.
Competências e habilidades:
- Compreender as interações entre as populações humanas e o meio ambiente nas áreas urbanas;
- Analisar os principais desafios ambientais urbanos, tais como poluição do ar, poluição sonora, contaminação do solo, entre outros;
- Identificar soluções sustentáveis para enfrentar os desafios ambientais urbanos;
- Avaliar o papel das políticas públicas na promoção da sustentabilidade urbana;
- Analisar as relações entre os processos sociais e econômicos e os impactos ambientais urbanos.
Conteúdos:
- Introdução à Ecologia Urbana;
- Questões ambientais urbanas: poluição do ar, poluição sonora, contaminação do solo, entre outros;
- Soluções sustentáveis para enfrentar os desafios ambientais urbanos: áreas verdes urbanas, reciclagem, uso de transporte público, entre outros;
- Políticas públicas para a promoção da sustentabilidade urbana;
- Relações entre os processos sociais e econômicos e os impactos ambientais urbanos;
- Estudos de casos de cidades brasileiras e estrangeiras.
Referências bibliográficas:
- Kostof, S. (1992). The City Shaped: Urban Patterns and Meanings Through History. Thames and Hudson.
- Newman, P., & Jennings, I. (2018). Cities as Sustainable Ecosystems: Principles and Practices. Island Press.
- Satterthwaite, D. (2013). The centrality of cities in climate change policy. The Yale Journal of Biology and Medicine, 86(3), 237-245.
- United Nations Environment Programme. (2019). Global Environment Outlook: Cities. United Nations.
- World Health Organization. (2016). Urban green spaces and health: A review of evidence. WHO Regional Office for Europe.
Disciplina: Ecologia Urbana
Ementa: Estudo das interações entre o ambiente urbano e a biodiversidade, considerando as relações ecológicas, sociais e econômicas que ocorrem nas cidades. Análise das questões ambientais urbanas e propostas de soluções sustentáveis.
Competências: Ao final da disciplina, o estudante deverá ser capaz de:
- Identificar as principais questões ambientais urbanas;
- Compreender as interações entre o ambiente urbano e a biodiversidade;
- Analisar e propor soluções sustentáveis para os desafios ambientais urbanos;
- Refletir criticamente sobre o desenvolvimento urbano e suas implicações socioambientais.
Habilidades: Ao final da disciplina, o estudante deverá ser capaz de:
- Descrever os principais elementos da biodiversidade urbana;
- Analisar a qualidade do ar, água e solo em áreas urbanas;
- Identificar as consequências ambientais do crescimento urbano;
- Propor soluções sustentáveis para os desafios ambientais urbanos.
Conteúdos:
- Introdução à ecologia urbana;
- Biodiversidade urbana;
- Qualidade do ar, água e solo em áreas urbanas;
- Crescimento urbano e consequências ambientais;
- Políticas públicas para a sustentabilidade urbana;
- Tecnologias para a promoção da sustentabilidade urbana.
Referências Bibliográficas:
- MONTAGNA, Marcelo. Ecologia Urbana: Reflexões sobre a Prática no Brasil. 1ª Ed. São Paulo: Annablume, 2010.
- BARROS, Leandro F. Ecologia urbana: práticas e reflexões. 1ª Ed. Curitiba: Juruá, 2015.
- SAITO, Carlos H. Ecologia Urbana. 1ª Ed. São Paulo: Escrituras, 2005.
- MARTINS, Juliana C. Ecologia urbana: um diálogo entre cidadania, ambiente e tecnologia. 1ª Ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2012.
- SILVA, Silvio C. Ecologia urbana e sustentabilidade. 1ª Ed. São Paulo: Senac, 2013.
Disciplina: Ecologia Urbana
Ementa: A disciplina tem como objetivo fornecer aos estudantes uma visão ampla e interdisciplinar sobre a ecologia urbana, com enfoque nas interações entre seres humanos e meio ambiente em ambientes urbanos, e a busca por soluções sustentáveis para os desafios ambientais nas cidades.
Competências e habilidades: Ao final da disciplina, espera-se que os estudantes sejam capazes de:
- Compreender os principais conceitos relacionados à ecologia urbana;
- Analisar as interações entre os seres humanos e o meio ambiente em ambientes urbanos;
- Avaliar a qualidade ambiental das cidades e identificar possíveis soluções sustentáveis para os desafios ambientais urbanos;
- Desenvolver habilidades para a pesquisa e coleta de dados sobre o meio ambiente urbano;
- Trabalhar em equipe e desenvolver projetos interdisciplinares relacionados à ecologia urbana.
Conteúdos:
- Introdução à ecologia urbana;
- Cidades e seus impactos ambientais;
- Biodiversidade e ecossistemas urbanos;
- Qualidade do ar, água e solo nas cidades;
- Planejamento urbano e políticas públicas para a sustentabilidade;
- Tecnologias e inovações para a ecologia urbana;
- Projetos interdisciplinares para a ecologia urbana.
Referências bibliográficas:
- BECKER, H. S.; STOLLER, P.; BESSEL, S. Urban Ecology: New Directions. Washington, D.C.: National Academy Press, 1978.
- KASPERSON, R. E. et al. Urban Futures: Critical Commentaries on Shaping Cities. Cambridge, MA: MIT Press, 1990.
- MARQUES, J. F.; PORTUGAL, A. C.; MENDONÇA, M. Ecologia urbana: um novo campo da ecologia? Revista Brasileira de Ecologia, v. 1, n. 1, p. 1-8, 2012.
- NEWMAN, P.; JENNINGS, I. Cities as Sustainable Ecosystems: Principles and Practices. Washington, D.C.: Island Press, 2008.
- ROMERO-LANKAO, P.; HUGHES, S. Urbanization and Sustainability: Linking Urban Ecology, Environmental Justice and Global Environmental Change. Nova Iorque: Springer, 2013.
Disciplina: Ecologia Urbana
Ementa: Estudo das interações entre os seres humanos e o meio ambiente em ambientes urbanos. Análise das relações ecológicas, sociais e econômicas que ocorrem nas cidades, bem como a busca por soluções sustentáveis para os desafios ambientais urbanos.
Competências e habilidades:
Ao final da disciplina, o estudante deverá ser capaz de:
-
Compreender as relações entre a urbanização e os desafios ambientais contemporâneos;
-
Identificar e avaliar as principais características e desafios ambientais enfrentados em cidades brasileiras e estrangeiras;
-
Analisar as implicações da urbanização sobre a biodiversidade e os ciclos de nutrientes;
-
Compreender a organização do espaço urbano e seus impactos sobre o meio ambiente e a qualidade de vida das pessoas;
-
Identificar políticas públicas que promovam a sustentabilidade ambiental nas cidades;
-
Propor soluções sustentáveis para os desafios ambientais urbanos.
Conteúdos:
-
Introdução à ecologia urbana: conceitos e abordagens;
-
Urbanização e meio ambiente: desafios e perspectivas;
-
Cidades brasileiras e estrangeiras: características e desafios ambientais;
-
Biodiversidade urbana: implicações e perspectivas;
-
Ciclos de nutrientes e gestão de resíduos em ambientes urbanos;
-
Organização do espaço urbano e qualidade de vida;
-
Políticas públicas para a sustentabilidade urbana;
-
Soluções sustentáveis para os desafios ambientais urbanos.
Referências bibliográficas:
-
MARQUES, R. (org.) Introdução à ecologia urbana. São Paulo: Annablume, 2011.
-
MARTINE, G.; GUEDES, G. Urbanização e meio ambiente no Brasil. São Paulo: Contexto, 2015.
-
LENCIONI, S. (org.) Meio ambiente urbano. São Paulo: Contexto, 2012.
-
KOWARICK, L. A espoliação urbana. São Paulo: Paz e Terra, 1979.
-
PÁDUA, J. A. Ecologia e história natural de uma cidade brasileira: São Paulo. São Paulo: Contexto, 2004.
-
RIBEIRO, W. Cidades e mudanças climáticas: desafios e perspectivas. São Paulo: Contexto, 2016.
-
SILVA, E. M. Cidades sustentáveis. São Paulo: Annablume, 2012.
-
WRIGHT, H. (org.) Meio ambiente urbano: uma leitura. São Paulo: Studio Nobel, 2005.