Ecologia Urbana

Ecologia urbana é o estudo das interações entre os seres humanos e o meio ambiente em ambientes urbanos. Ela se preocupa com a compreensão e a análise das relações ecológicas, sociais e econômicas que ocorrem nas cidades, bem como a busca por soluções sustentáveis para os desafios ambientais urbanos.

A ecologia urbana envolve a investigação de como as atividades humanas impactam os ecossistemas urbanos, incluindo a qualidade do ar, água e solo, bem como a biodiversidade e os ciclos de nutrientes. Além disso, a ecologia urbana estuda a forma como as pessoas vivem e interagem nas cidades, incluindo a distribuição de recursos e a organização do espaço urbano.

A abordagem da ecologia urbana é interdisciplinar, envolvendo a contribuição de diferentes áreas, como ecologia, geografia, planejamento urbano, arquitetura, sociologia, antropologia, entre outras. O objetivo da ecologia urbana é encontrar maneiras de promover a sustentabilidade ambiental nas cidades, protegendo a qualidade de vida das pessoas e dos ecossistemas urbanos.

 

Como usar no Novo Ensino Médio?

A ecologia urbana pode ser abordada no novo ensino médio de diversas maneiras, considerando as diversas possibilidades e objetivos educacionais que podem ser trabalhados. Algumas sugestões são:

  1. Introdução ao conceito de ecologia urbana: o professor pode começar apresentando o conceito de ecologia urbana e discutir as principais questões ambientais que afetam as cidades.

  2. Análise de casos: em seguida, pode-se realizar uma análise de casos concretos de cidades brasileiras e estrangeiras, discutindo as principais características e desafios ambientais enfrentados em cada uma delas.

  3. Estudos de campo: os estudantes podem realizar visitas a áreas verdes urbanas, parques, praças e outros espaços públicos, a fim de identificar elementos da biodiversidade local e avaliar a qualidade ambiental desses espaços.

  4. Discussão sobre políticas públicas: o professor pode estimular a discussão sobre políticas públicas que promovam a sustentabilidade urbana, como programas de reciclagem, incentivos para a utilização de transporte público, preservação de áreas verdes, entre outros.

  5. Projetos interdisciplinares: a ecologia urbana pode ser trabalhada em projetos interdisciplinares, envolvendo as áreas de biologia, geografia, história, sociologia, entre outras, a fim de estimular uma visão ampla e integrada da questão ambiental.

  6. Uso de tecnologias: é possível utilizar ferramentas tecnológicas para trabalhar a ecologia urbana, como softwares de simulação ambiental, aplicativos para monitoramento de qualidade do ar e da água, entre outros.

  7. Debate sobre o futuro das cidades: o professor pode estimular o debate sobre o futuro das cidades, discutindo possíveis cenários de desenvolvimento urbano e as implicações ambientais dessas transformações.

Essas são apenas algumas sugestões de como abordar a ecologia urbana no novo ensino médio. O importante é que as atividades estejam alinhadas aos objetivos educacionais propostos, estimulando o pensamento crítico, a participação ativa dos estudantes e a reflexão sobre a importância da sustentabilidade ambiental nas cidades.

 

Ideias de planejamentos:

Disciplina: Ecologia Urbana

Ementa: A disciplina de Ecologia Urbana aborda as interações entre as populações humanas e o meio ambiente nas áreas urbanas, incluindo aspectos ecológicos, sociais e econômicos. Serão discutidas as principais questões ambientais urbanas, bem como soluções sustentáveis para enfrentar esses desafios.

Competências e habilidades:

  • Compreender as interações entre as populações humanas e o meio ambiente nas áreas urbanas;
  • Analisar os principais desafios ambientais urbanos, tais como poluição do ar, poluição sonora, contaminação do solo, entre outros;
  • Identificar soluções sustentáveis para enfrentar os desafios ambientais urbanos;
  • Avaliar o papel das políticas públicas na promoção da sustentabilidade urbana;
  • Analisar as relações entre os processos sociais e econômicos e os impactos ambientais urbanos.

Conteúdos:

  • Introdução à Ecologia Urbana;
  • Questões ambientais urbanas: poluição do ar, poluição sonora, contaminação do solo, entre outros;
  • Soluções sustentáveis para enfrentar os desafios ambientais urbanos: áreas verdes urbanas, reciclagem, uso de transporte público, entre outros;
  • Políticas públicas para a promoção da sustentabilidade urbana;
  • Relações entre os processos sociais e econômicos e os impactos ambientais urbanos;
  • Estudos de casos de cidades brasileiras e estrangeiras.

Referências bibliográficas:

  • Kostof, S. (1992). The City Shaped: Urban Patterns and Meanings Through History. Thames and Hudson.
  • Newman, P., & Jennings, I. (2018). Cities as Sustainable Ecosystems: Principles and Practices. Island Press.
  • Satterthwaite, D. (2013). The centrality of cities in climate change policy. The Yale Journal of Biology and Medicine, 86(3), 237-245.
  • United Nations Environment Programme. (2019). Global Environment Outlook: Cities. United Nations.
  • World Health Organization. (2016). Urban green spaces and health: A review of evidence. WHO Regional Office for Europe.

 

Disciplina: Ecologia Urbana

Ementa: Estudo das interações entre o ambiente urbano e a biodiversidade, considerando as relações ecológicas, sociais e econômicas que ocorrem nas cidades. Análise das questões ambientais urbanas e propostas de soluções sustentáveis.

Competências: Ao final da disciplina, o estudante deverá ser capaz de:

  • Identificar as principais questões ambientais urbanas;
  • Compreender as interações entre o ambiente urbano e a biodiversidade;
  • Analisar e propor soluções sustentáveis para os desafios ambientais urbanos;
  • Refletir criticamente sobre o desenvolvimento urbano e suas implicações socioambientais.

Habilidades: Ao final da disciplina, o estudante deverá ser capaz de:

  • Descrever os principais elementos da biodiversidade urbana;
  • Analisar a qualidade do ar, água e solo em áreas urbanas;
  • Identificar as consequências ambientais do crescimento urbano;
  • Propor soluções sustentáveis para os desafios ambientais urbanos.

Conteúdos:

  • Introdução à ecologia urbana;
  • Biodiversidade urbana;
  • Qualidade do ar, água e solo em áreas urbanas;
  • Crescimento urbano e consequências ambientais;
  • Políticas públicas para a sustentabilidade urbana;
  • Tecnologias para a promoção da sustentabilidade urbana.

Referências Bibliográficas:

  • MONTAGNA, Marcelo. Ecologia Urbana: Reflexões sobre a Prática no Brasil. 1ª Ed. São Paulo: Annablume, 2010.
  • BARROS, Leandro F. Ecologia urbana: práticas e reflexões. 1ª Ed. Curitiba: Juruá, 2015.
  • SAITO, Carlos H. Ecologia Urbana. 1ª Ed. São Paulo: Escrituras, 2005.
  • MARTINS, Juliana C. Ecologia urbana: um diálogo entre cidadania, ambiente e tecnologia. 1ª Ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2012.
  • SILVA, Silvio C. Ecologia urbana e sustentabilidade. 1ª Ed. São Paulo: Senac, 2013.

 

Disciplina: Ecologia Urbana

Ementa: A disciplina tem como objetivo fornecer aos estudantes uma visão ampla e interdisciplinar sobre a ecologia urbana, com enfoque nas interações entre seres humanos e meio ambiente em ambientes urbanos, e a busca por soluções sustentáveis para os desafios ambientais nas cidades.

Competências e habilidades: Ao final da disciplina, espera-se que os estudantes sejam capazes de:

  • Compreender os principais conceitos relacionados à ecologia urbana;
  • Analisar as interações entre os seres humanos e o meio ambiente em ambientes urbanos;
  • Avaliar a qualidade ambiental das cidades e identificar possíveis soluções sustentáveis para os desafios ambientais urbanos;
  • Desenvolver habilidades para a pesquisa e coleta de dados sobre o meio ambiente urbano;
  • Trabalhar em equipe e desenvolver projetos interdisciplinares relacionados à ecologia urbana.

Conteúdos:

  • Introdução à ecologia urbana;
  • Cidades e seus impactos ambientais;
  • Biodiversidade e ecossistemas urbanos;
  • Qualidade do ar, água e solo nas cidades;
  • Planejamento urbano e políticas públicas para a sustentabilidade;
  • Tecnologias e inovações para a ecologia urbana;
  • Projetos interdisciplinares para a ecologia urbana.

Referências bibliográficas:

  • BECKER, H. S.; STOLLER, P.; BESSEL, S. Urban Ecology: New Directions. Washington, D.C.: National Academy Press, 1978.
  • KASPERSON, R. E. et al. Urban Futures: Critical Commentaries on Shaping Cities. Cambridge, MA: MIT Press, 1990.
  • MARQUES, J. F.; PORTUGAL, A. C.; MENDONÇA, M. Ecologia urbana: um novo campo da ecologia? Revista Brasileira de Ecologia, v. 1, n. 1, p. 1-8, 2012.
  • NEWMAN, P.; JENNINGS, I. Cities as Sustainable Ecosystems: Principles and Practices. Washington, D.C.: Island Press, 2008.
  • ROMERO-LANKAO, P.; HUGHES, S. Urbanization and Sustainability: Linking Urban Ecology, Environmental Justice and Global Environmental Change. Nova Iorque: Springer, 2013.

 

Disciplina: Ecologia Urbana

Ementa: Estudo das interações entre os seres humanos e o meio ambiente em ambientes urbanos. Análise das relações ecológicas, sociais e econômicas que ocorrem nas cidades, bem como a busca por soluções sustentáveis para os desafios ambientais urbanos.

Competências e habilidades:

Ao final da disciplina, o estudante deverá ser capaz de:

  1. Compreender as relações entre a urbanização e os desafios ambientais contemporâneos;

  2. Identificar e avaliar as principais características e desafios ambientais enfrentados em cidades brasileiras e estrangeiras;

  3. Analisar as implicações da urbanização sobre a biodiversidade e os ciclos de nutrientes;

  4. Compreender a organização do espaço urbano e seus impactos sobre o meio ambiente e a qualidade de vida das pessoas;

  5. Identificar políticas públicas que promovam a sustentabilidade ambiental nas cidades;

  6. Propor soluções sustentáveis para os desafios ambientais urbanos.

Conteúdos:

  1. Introdução à ecologia urbana: conceitos e abordagens;

  2. Urbanização e meio ambiente: desafios e perspectivas;

  3. Cidades brasileiras e estrangeiras: características e desafios ambientais;

  4. Biodiversidade urbana: implicações e perspectivas;

  5. Ciclos de nutrientes e gestão de resíduos em ambientes urbanos;

  6. Organização do espaço urbano e qualidade de vida;

  7. Políticas públicas para a sustentabilidade urbana;

  8. Soluções sustentáveis para os desafios ambientais urbanos.

Referências bibliográficas:

  1. MARQUES, R. (org.) Introdução à ecologia urbana. São Paulo: Annablume, 2011.

  2. MARTINE, G.; GUEDES, G. Urbanização e meio ambiente no Brasil. São Paulo: Contexto, 2015.

  3. LENCIONI, S. (org.) Meio ambiente urbano. São Paulo: Contexto, 2012.

  4. KOWARICK, L. A espoliação urbana. São Paulo: Paz e Terra, 1979.

  5. PÁDUA, J. A. Ecologia e história natural de uma cidade brasileira: São Paulo. São Paulo: Contexto, 2004.

  6. RIBEIRO, W. Cidades e mudanças climáticas: desafios e perspectivas. São Paulo: Contexto, 2016.

  7. SILVA, E. M. Cidades sustentáveis. São Paulo: Annablume, 2012.

  8. WRIGHT, H. (org.) Meio ambiente urbano: uma leitura. São Paulo: Studio Nobel, 2005.