A ética e qualidade de vida estão intimamente ligadas, já que uma vida de qualidade envolve a adoção de comportamentos éticos e o cumprimento de valores morais. A ética é uma disciplina filosófica que se preocupa em determinar o que é certo e errado, justo e injusto, bom e ruim em relação à conduta humana. Já a qualidade de vida é uma medida subjetiva que reflete o nível de satisfação e felicidade que uma pessoa sente em relação à sua vida.
A ética pode influenciar a qualidade de vida de várias maneiras. Em primeiro lugar, a adoção de comportamentos éticos pode reduzir o estresse e a ansiedade, já que as pessoas não precisam se preocupar com as consequências negativas de suas ações. Além disso, a ética pode aumentar a autoestima e a autoconfiança, já que as pessoas se sentem bem consigo mesmas quando agem de acordo com seus valores.
Por outro lado, a falta de ética pode afetar negativamente a qualidade de vida das pessoas. Quando as pessoas agem de forma desonesta, desrespeitando as normas sociais e as leis, elas podem enfrentar consequências negativas, como a perda de confiança e respeito dos outros, além de problemas legais e financeiros.
Além disso, a ética também é importante para promover a justiça social e a igualdade. Quando as pessoas agem de forma ética, elas tendem a tratar os outros de maneira justa e respeitosa, independentemente de sua raça, gênero, religião ou orientação sexual. Isso pode ajudar a criar uma sociedade mais justa e harmoniosa, onde todos têm a oportunidade de viver uma vida de qualidade.
Em resumo, a ética e qualidade de vida estão interligadas e influenciam a forma como as pessoas se sentem em relação à sua vida. A adoção de comportamentos éticos pode aumentar a autoestima, reduzir o estresse e promover a justiça social, enquanto a falta de ética pode levar a consequências negativas e afetar a qualidade de vida das pessoas.
A ética e a qualidade de vida são temas fundamentais para o desenvolvimento integral do indivíduo e devem ser abordados no novo ensino médio, já que este nível de ensino é um momento importante na formação dos estudantes como cidadãos conscientes e responsáveis.
A ética se refere ao conjunto de valores e princípios que orientam a conduta humana, e a qualidade de vida diz respeito à busca por um bem-estar físico, emocional e social. Esses dois temas estão interligados, já que uma conduta ética pode contribuir para uma vida mais saudável e feliz.
No contexto do novo ensino médio, é importante que os estudantes compreendam a importância da ética em suas vidas pessoais e profissionais. Eles devem ser incentivados a refletir sobre a responsabilidade social e ambiental, a honestidade, a integridade, a empatia e o respeito pelos outros.
Além disso, é fundamental abordar a relação entre ética e qualidade de vida, mostrando como a busca pelo bem-estar pessoal pode estar relacionada ao cuidado com o meio ambiente, o respeito pelos direitos humanos, a valorização da diversidade cultural, entre outros aspectos.
Dessa forma, a ética e a qualidade de vida podem ser trabalhadas em diversas disciplinas do novo ensino médio, como filosofia, sociologia, biologia, educação física, entre outras. É importante que os estudantes tenham acesso a conteúdos que estimulem a reflexão e a discussão sobre esses temas, além de atividades práticas que permitam aplicar os conceitos aprendidos em situações reais.
Por fim, é preciso ressaltar que a ética e a qualidade de vida não devem ser tratadas apenas como conteúdos escolares, mas sim como valores a serem incorporados no cotidiano dos estudantes, para que possam se tornar cidadãos mais conscientes e comprometidos com o bem-estar de si mesmos e dos outros.
Com a implementação da Reforma do Ensino Médio em 2017, houve a introdução de uma nova estrutura curricular que propõe a formação integral do estudante, contemplando diversas áreas do conhecimento. Nesse contexto, algumas disciplinas foram modificadas e outras foram acrescentadas com o objetivo de abordar temas relevantes para a formação pessoal, social e profissional dos estudantes, como ética e qualidade de vida.
A seguir, apresento algumas das disciplinas do novo Ensino Médio que abordam esses temas:
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Filosofia: a disciplina de Filosofia é obrigatória em todo o Ensino Médio e tem como objetivo principal desenvolver no estudante a capacidade de pensar criticamente, analisar argumentos, identificar valores e discutir questões éticas e sociais relevantes. Dentre os temas abordados na disciplina de Filosofia, podemos citar a ética, a moral, a cidadania, a política, a justiça, entre outros.
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Sociologia: a disciplina de Sociologia também é obrigatória no Ensino Médio e tem como objetivo principal proporcionar ao estudante uma compreensão crítica da sociedade em que vive. Nesse sentido, a disciplina de Sociologia aborda temas como desigualdade social, diversidade cultural, violência, direitos humanos, saúde, meio ambiente e qualidade de vida.
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Educação Física: a disciplina de Educação Física, além de promover a prática de atividades físicas, também pode abordar temas relacionados à ética e à qualidade de vida. Dentre esses temas, podemos citar a importância da atividade física para a saúde e o bem-estar, os valores éticos relacionados ao esporte, a promoção da igualdade de gênero e diversidade, entre outros.
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Biologia: a disciplina de Biologia, por sua vez, pode abordar temas relacionados à saúde e à qualidade de vida. Dentre esses temas, podemos citar a importância da alimentação saudável, a prevenção de doenças, a promoção da saúde mental, a educação sexual e reprodutiva, entre outros.
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Química: a disciplina de Química também pode abordar temas relacionados à qualidade de vida, como a poluição do ar e da água, os impactos ambientais de determinadas substâncias químicas, a importância da química na produção de medicamentos e alimentos, entre outros.
Em resumo, diversas disciplinas do novo Ensino Médio podem abordar temas relacionados à ética e à qualidade de vida, permitindo que os estudantes desenvolvam uma formação integral e crítica sobre questões relevantes para a sociedade contemporânea.
Disciplinas do Novo Ensino Médio | Uso de Ética e Qualidade de Vida |
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Linguagens e suas Tecnologias | A disciplina pode abordar a importância da comunicação ética e da valorização da diversidade cultural como elementos para uma vida de qualidade. |
Matemática e suas Tecnologias | Pode ser abordada a importância da ética na resolução de problemas e no uso de tecnologias, além do uso da matemática para tomar decisões éticas. |
Ciências da Natureza e suas Tecnologias | A disciplina pode tratar de questões éticas e de qualidade de vida relacionadas ao meio ambiente, como a preservação da biodiversidade e a sustentabilidade. |
Ciências Humanas e Sociais Aplicadas | A disciplina pode abordar questões éticas e de qualidade de vida relacionadas a temas como a cidadania, os direitos humanos, a diversidade cultural e a igualdade de gênero e raça. |
Ensino Técnico e Profissional | Pode ser abordado o papel da ética e da qualidade de vida no ambiente de trabalho, além da importância da formação técnica para o desenvolvimento humano e social. |
Arte | A disciplina pode tratar da importância da ética e da qualidade de vida no desenvolvimento da sensibilidade artística e na promoção da cultura e da criatividade. |
Educação Física | Pode ser abordada a importância da ética no esporte e na atividade física, além da promoção da saúde e da qualidade de vida por meio da prática regular de exercícios físicos. |
Projeto de Vida | A disciplina pode ajudar os alunos a refletir sobre seus valores e objetivos de vida, incentivando a adoção de comportamentos éticos e a busca por uma vida de qualidade. |
Disciplinas do Ensino Médio | Ética e Qualidade de Vida | Conteúdos Aplicados | Possíveis Projetos |
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Língua Portuguesa | Ética na comunicação, valorização da diversidade | Comunicação ética, produção textual sobre temas sociais, debates sobre inclusão social | Projeto de rádio escolar, produção de vídeos sobre temas sociais, debate sobre bullying e preconceito |
Matemática | Ética na resolução de problemas, uso de tecnologias | Resolução de problemas éticos, uso de tecnologias para tomar decisões éticas | Projeto de gestão financeira pessoal, análise de dados éticos, uso da matemática para solucionar problemas sociais |
Ciências da Natureza | Ética ambiental, sustentabilidade | Preservação ambiental, desenvolvimento sustentável | Projeto de coleta seletiva na escola, criação de jardim sustentável, análise de impactos ambientais |
Ciências Humanas | Cidadania, direitos humanos, diversidade cultural, igualdade de gênero e raça | Direitos humanos, igualdade social, cidadania, diversidade cultural | Projeto de voluntariado, ações de inclusão social, discussões sobre igualdade de gênero e raça, visitas a instituições sociais |
Ensino Técnico e Profissional | Ética no trabalho, formação técnica para desenvolvimento humano e social | Ética no trabalho, formação profissional e técnica | Projeto de empreendedorismo social, análise de cases de sucesso empresarial com impacto social, feiras de profissões e oficinas profissionalizantes |
Artes | Ética e qualidade de vida no desenvolvimento da sensibilidade artística, promoção da cultura e criatividade | Valorização da cultura, ética no uso da arte, desenvolvimento pessoal | Projeto de arte urbana, exposições de arte com temas sociais, oficinas de teatro e música |
Educação Física | Ética no esporte, promoção da saúde e qualidade de vida | Ética no esporte, promoção da saúde e atividades físicas | Projeto de atividades físicas para pessoas com deficiência, campanhas de prevenção de doenças, jogos esportivos com ética e fair play |
Projeto de Vida | Ética e valores na busca por uma vida de qualidade | Autoconhecimento, escolha profissional, objetivos de vida | Projeto de orientação vocacional, palestras sobre valores e ética na escolha de carreira, atividades de autoconhecimento e desenvolvimento pessoal. |
Disciplinas do Ensino Médio | Ética e Qualidade de Vida | Conteúdos Aplicados | Possíveis Projetos |
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Linguagens e suas Tecnologias | Comunicação ética e diversidade cultural | Ética na produção e consumo de mídia, valorização da diversidade cultural | Projeto de produção de conteúdos éticos e inclusivos em mídias digitais. |
Matemática e suas Tecnologias | Tomada de decisões éticas | Ética na resolução de problemas, uso de tecnologias | Projeto de análise crítica de dados e algoritmos que possam afetar a vida das pessoas. |
Ciências da Natureza e suas Tecnologias | Sustentabilidade e preservação ambiental | Ética na relação do ser humano com o meio ambiente, impactos das ações humanas no ecossistema | Projeto de conscientização sobre sustentabilidade e preservação do meio ambiente em escolas e comunidades. |
Ciências Humanas e Sociais Aplicadas | Cidadania e direitos humanos | Ética na promoção da justiça social, igualdade de gênero e raça, direitos humanos | Projeto de mobilização social para defesa dos direitos humanos, promoção da igualdade de gênero e raça. |
Ensino Técnico e Profissional | Ética no ambiente de trabalho | Ética e responsabilidade social no ambiente profissional, formação técnica para o desenvolvimento humano e social | Projeto de criação de uma empresa socialmente responsável e ética. |
Arte | Promoção da cultura e criatividade | Ética na produção e apreciação artística, valorização da diversidade cultural | Projeto de produção artística com enfoque em diversidade cultural e valores éticos. |
Educação Física | Promoção da saúde e qualidade de vida | Ética no esporte e na atividade física, promoção da saúde e qualidade de vida | Projeto de promoção da saúde e qualidade de vida por meio da prática regular de atividade física. |
Projeto de Vida | Reflexão sobre valores e objetivos de vida | Adoção de comportamentos éticos e busca por uma vida de qualidade | Projeto de orientação vocacional e planejamento de carreira baseado em valores éticos. |
Disciplinas | Ética e Qualidade de Vida | Conteúdos Aplicados | Possíveis Projetos |
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Biologia | Ética animal, saúde e bem-estar humano | Saúde, alimentação saudável, ética animal, uso de medicamentos e drogas | Projeto de horta orgânica, campanha de conscientização sobre uso de medicamentos, visita a abrigos de animais |
História | Ética e cidadania | Direitos humanos, ditaduras, democracia, diversidade cultural, inclusão social | Projeto sobre direitos humanos, debates sobre ditaduras e democracia, eventos de valorização da cultura afro-brasileira |
Geografia | Ética ambiental, sustentabilidade | Preservação ambiental, mudanças climáticas, desenvolvimento sustentável | Projeto de coleta seletiva, análise de impactos ambientais, campanha de conscientização sobre o uso de plásticos descartáveis. |
Física | Ética na pesquisa científica e tecnológica, segurança e saúde no trabalho | Ética na pesquisa e desenvolvimento tecnológico, prevenção de acidentes e doenças no trabalho | Projeto de monitoramento da qualidade do ar, desenvolvimento de tecnologias sustentáveis, simulações de situações de segurança no trabalho |
Matemática | Ética na resolução de problemas, uso de tecnologias | Resolução de problemas éticos, uso de tecnologias para tomar decisões éticas | Projeto de gestão financeira pessoal, análise de dados éticos, uso da matemática para solucionar problemas sociais |
Química | Ética ambiental, segurança no laboratório | Preservação ambiental, segurança no manuseio de substâncias químicas | Projeto de reciclagem de resíduos químicos, análise de impactos ambientais, simulações de situações de segurança no laboratório |
Artes | Ética e qualidade de vida no desenvolvimento da sensibilidade artística, promoção da cultura e criatividade | Valorização da cultura, ética no uso da arte, desenvolvimento pessoal | Projeto de arte urbana, exposições de arte com temas sociais, oficinas de teatro e música |
Língua Portuguesa | Ética na comunicação, valorização da diversidade | Comunicação ética, produção textual sobre temas sociais, debates sobre inclusão social | Projeto de rádio escolar, produção de vídeos sobre temas sociais, debate sobre bullying e preconceito. |
O Novo Ensino Médio, como proposto pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC), prevê a abordagem de diversas temáticas relacionadas à ética e à qualidade de vida. Abaixo, apresento alguns exemplos de projetos que podem ser desenvolvidos dentro dessas disciplinas:
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Filosofia: Na disciplina de Filosofia, é possível trabalhar com temas como ética, moral, política e cidadania. Um projeto interessante seria a realização de um debate sobre os limites da liberdade de expressão na sociedade, levando em consideração questões como o respeito à diversidade e a proteção dos direitos humanos.
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Sociologia: Na disciplina de Sociologia, é possível trabalhar com temas como desigualdade social, violência, preconceito e discriminação. Um projeto interessante seria a realização de uma pesquisa sobre as formas de discriminação existentes na escola e a elaboração de um plano de ação para combater essas práticas.
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Educação Física: Na disciplina de Educação Física, é possível trabalhar com temas como saúde, qualidade de vida e bem-estar. Um projeto interessante seria a realização de uma campanha de conscientização sobre a importância da prática regular de atividades físicas para a prevenção de doenças e a melhoria da qualidade de vida.
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Biologia: Na disciplina de Biologia, é possível trabalhar com temas como alimentação saudável, sustentabilidade e meio ambiente. Um projeto interessante seria a realização de uma horta escolar, na qual os alunos poderiam aprender sobre os cuidados com as plantas e a importância de uma alimentação saudável e sustentável.
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Química: Na disciplina de Química, é possível trabalhar com temas como a relação entre química e meio ambiente, os impactos dos produtos químicos na saúde e no meio ambiente e a importância da reciclagem. Um projeto interessante seria a realização de uma campanha de conscientização sobre os impactos dos produtos químicos na vida cotidiana e a importância da reciclagem de materiais químicos.
Esses são apenas alguns exemplos de projetos que podem ser desenvolvidos dentro das disciplinas que abordam ética e qualidade de vida. É importante destacar que as temáticas relacionadas a esses temas podem ser abordadas de diversas maneiras e em diferentes disciplinas, de forma interdisciplinar, a fim de proporcionar uma formação integral aos alunos.
Com base nos objetivos e competências previstos pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC), apresento um planejamento de ética e qualidade de vida:
- Objetivos/competências a serem desenvolvidas:
- Desenvolver habilidades de pensamento crítico e reflexão sobre questões éticas e de qualidade de vida;
- Identificar e compreender as diversas dimensões da qualidade de vida e os fatores que podem influenciá-la;
- Analisar e refletir sobre as implicações éticas de diferentes situações, considerando diferentes perspectivas e valores;
- Compreender e aplicar normas e valores éticos em suas relações sociais e na tomada de decisões;
- Desenvolver habilidades para lidar com conflitos e dilemas éticos, respeitando a diversidade de opiniões e valores.
- Conteúdos/eixos temáticos:
- Ética e moralidade;
- Direitos humanos e cidadania;
- Diversidade cultural e tolerância;
- Saúde e qualidade de vida;
- Meio ambiente e sustentabilidade.
- Procedimentos metodológicos:
- Discussão em grupo: estimular a participação dos alunos em debates e discussões em grupo, promovendo a reflexão crítica sobre os temas propostos;
- Análise de casos: apresentar situações-problema que envolvam questões éticas e de qualidade de vida, para que os alunos possam identificar as implicações e refletir sobre as possíveis soluções;
- Trabalhos individuais e em grupo: propor atividades que envolvam a pesquisa, a análise e a reflexão crítica sobre temas relacionados à ética e à qualidade de vida, tanto de forma individual quanto em grupo;
- Leitura e análise de textos: promover a leitura e a análise de textos que abordem questões éticas e de qualidade de vida, estimulando a reflexão crítica sobre os temas.
- Procedimentos avaliativos/estratégias de avaliação:
- Avaliação escrita: aplicar avaliações escritas para avaliar o conhecimento teórico dos alunos sobre os temas abordados;
- Apresentação oral: propor atividades em que os alunos possam apresentar suas reflexões e análises sobre as questões éticas e de qualidade de vida, avaliando a capacidade de comunicação e argumentação;
- Trabalho em grupo: avaliar a capacidade dos alunos de trabalhar em grupo, considerando a organização e o envolvimento dos membros, bem como a qualidade do trabalho final;
- Participação em debates e discussões: avaliar a capacidade dos alunos de participar ativamente de debates e discussões em grupo, levando em consideração a argumentação e a capacidade de reflexão crítica sobre os temas propostos.
Com base nesse planejamento, é possível desenvolver atividades e projetos que estimulem a reflexão crítica sobre questões éticas e de qualidade de vida, promovendo uma formação integral e cidadã dos alunos.
Com base nos objetivos e competências previstos pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC), apresento um planejamento de ética e qualidade de vida:
- Objetivos e competências:
- Desenvolver a consciência crítica dos alunos sobre a importância da ética e da qualidade de vida para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária;
- Estimular a reflexão sobre os valores éticos e morais que norteiam as relações sociais e a convivência em sociedade;
- Promover a compreensão dos fatores que influenciam a qualidade de vida, incluindo a saúde física e mental, a alimentação saudável, o meio ambiente e o bem-estar emocional;
- Desenvolver habilidades de pesquisa, análise e síntese de informações, visando a compreensão crítica e a interpretação de dados e fatos relacionados à ética e à qualidade de vida.
- Conteúdos/eixos temáticos:
- Ética e moral: conceitos e valores éticos, dilemas morais, princípios éticos na convivência social;
- Saúde e qualidade de vida: fatores que influenciam a qualidade de vida, saúde física e mental, alimentação saudável, prevenção de doenças, atividade física e bem-estar emocional;
- Meio ambiente e sustentabilidade: impactos ambientais na qualidade de vida, desenvolvimento sustentável, práticas de consumo consciente, preservação do meio ambiente;
- Cidadania e direitos humanos: conceito de cidadania, direitos humanos, responsabilidade social, diversidade cultural e inclusão social.
- Procedimentos metodológicos:
- Aulas expositivas dialogadas, com participação ativa dos alunos;
- Discussões em grupos, debates e dinâmicas de grupo;
- Leitura e interpretação de textos e documentos relacionados aos temas propostos;
- Realização de pesquisas individuais ou em grupo, com apresentação oral ou produção de textos;
- Realização de atividades práticas, como jogos, simulações, campanhas e projetos.
- Procedimentos avaliativos/estratégias de avaliação:
- Avaliação formativa, com acompanhamento contínuo do processo de aprendizagem dos alunos;
- Produção de textos, resenhas, relatórios de pesquisa e outras atividades que permitam a avaliação da compreensão dos alunos sobre os temas abordados;
- Participação em debates, discussões em grupo e dinâmicas de grupo;
- Participação em atividades práticas, como jogos, simulações, campanhas e projetos;
- Avaliação dos processos e resultados dos projetos desenvolvidos pelos alunos.
Com esse planejamento, é possível trabalhar de forma integrada os conteúdos relacionados à ética e qualidade de vida, promovendo a reflexão crítica e a conscientização dos alunos sobre a importância desses temas para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária.
Planejamento de ética e qualidade de vida
Disciplina: Ética e Cidadania
Objetivos/competências a serem desenvolvidas:
- Compreender a importância da ética e da cidadania para a construção de uma sociedade mais justa e solidária;
- Desenvolver habilidades de reflexão crítica sobre as práticas sociais e políticas;
- Identificar e analisar situações de violação de direitos e propor soluções.
Conteúdos/eixos temáticos:
- Ética e moral;
- Direitos humanos e cidadania;
- Participação política e controle social;
- Justiça e equidade;
- Ética e responsabilidade social.
Procedimentos metodológicos:
- Debate de ideias e argumentação;
- Análise de textos e documentos;
- Estudos de caso;
- Dinâmicas em grupo;
- Pesquisas e trabalhos individuais e em grupo;
- Simulações e jogos educativos.
Procedimentos avaliativos/estratégias de avaliação:
- Participação nas atividades em sala de aula;
- Realização de trabalhos e atividades individuais e em grupo;
- Produção de textos e relatórios;
- Realização de pesquisas e apresentações orais;
- Avaliação de competências, habilidades e atitudes desenvolvidas ao longo do processo de ensino-aprendizagem.
Cronograma:
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Primeiro bimestre: Ética e moral
- Conceitos básicos de ética e moral;
- Dilemas éticos e suas implicações na vida pessoal e coletiva.
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Segundo bimestre: Direitos humanos e cidadania
- Histórico dos direitos humanos;
- Cidadania e participação política;
- Controle social e ações coletivas.
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Terceiro bimestre: Justiça e equidade
- Noções de justiça e equidade;
- Desigualdades sociais e políticas públicas;
- Racismo e discriminação.
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Quarto bimestre: Ética e responsabilidade social
- Responsabilidade social e empresarial;
- Sustentabilidade e meio ambiente;
- Ética e tecnologia.
Esse planejamento busca integrar as temáticas de ética e qualidade de vida, bem como trabalhar de forma interdisciplinar os temas propostos pela BNCC. Dessa forma, busca-se promover um ambiente de reflexão crítica e propositiva, fomentando habilidades e competências para a construção de uma sociedade mais justa e solidária. As estratégias avaliativas buscam valorizar o processo de ensino-aprendizagem e o desenvolvimento das habilidades e competências propostas.
Com base nas diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), segue um exemplo de planejamento para a disciplina de Ética e Qualidade de Vida:
Objetivos/Competências a serem desenvolvidas:
- Compreender a importância da ética e da qualidade de vida para a formação integral do indivíduo;
- Identificar e analisar situações que envolvem questões éticas e de qualidade de vida, relacionando-as aos valores e princípios universais;
- Refletir criticamente sobre as próprias escolhas e atitudes em relação à ética e à qualidade de vida, buscando o desenvolvimento pessoal e coletivo.
Conteúdos/Eixos temáticos:
- Ética e valores universais;
- Qualidade de vida e bem-estar;
- Direitos humanos e cidadania;
- Meio ambiente e sustentabilidade;
- Responsabilidade social e solidariedade.
Procedimentos metodológicos:
- Aulas expositivas dialogadas, com uso de recursos audiovisuais para ilustrar exemplos e conceitos;
- Debates e discussões em grupo, para promover a reflexão crítica e o diálogo sobre temas polêmicos;
- Leitura e análise de textos e notícias, para identificar situações que envolvem questões éticas e de qualidade de vida;
- Trabalhos em grupo, para desenvolver a habilidade de trabalhar em equipe e compartilhar ideias e opiniões.
Procedimentos avaliativos/Estratégias de avaliação:
- Participação e envolvimento nas discussões em grupo;
- Apresentação de trabalhos em grupo, com a utilização de recursos audiovisuais;
- Produção de textos reflexivos sobre as temáticas abordadas;
- Avaliação individual escrita, com questões objetivas e discursivas, para avaliar o conhecimento teórico adquirido ao longo do curso.
É importante destacar que este é apenas um exemplo de planejamento, que pode ser adaptado e personalizado de acordo com as necessidades e especificidades de cada escola e turma. O mais importante é que o planejamento seja estruturado de forma coerente e consistente, buscando sempre estimular o desenvolvimento integral dos alunos e promover o diálogo e a reflexão crítica sobre questões éticas e de qualidade de vida.