Ética e Qualidade de vida

A ética e qualidade de vida estão intimamente ligadas, já que uma vida de qualidade envolve a adoção de comportamentos éticos e o cumprimento de valores morais. A ética é uma disciplina filosófica que se preocupa em determinar o que é certo e errado, justo e injusto, bom e ruim em relação à conduta humana. Já a qualidade de vida é uma medida subjetiva que reflete o nível de satisfação e felicidade que uma pessoa sente em relação à sua vida.

A ética pode influenciar a qualidade de vida de várias maneiras. Em primeiro lugar, a adoção de comportamentos éticos pode reduzir o estresse e a ansiedade, já que as pessoas não precisam se preocupar com as consequências negativas de suas ações. Além disso, a ética pode aumentar a autoestima e a autoconfiança, já que as pessoas se sentem bem consigo mesmas quando agem de acordo com seus valores.

Por outro lado, a falta de ética pode afetar negativamente a qualidade de vida das pessoas. Quando as pessoas agem de forma desonesta, desrespeitando as normas sociais e as leis, elas podem enfrentar consequências negativas, como a perda de confiança e respeito dos outros, além de problemas legais e financeiros.

Além disso, a ética também é importante para promover a justiça social e a igualdade. Quando as pessoas agem de forma ética, elas tendem a tratar os outros de maneira justa e respeitosa, independentemente de sua raça, gênero, religião ou orientação sexual. Isso pode ajudar a criar uma sociedade mais justa e harmoniosa, onde todos têm a oportunidade de viver uma vida de qualidade.

Em resumo, a ética e qualidade de vida estão interligadas e influenciam a forma como as pessoas se sentem em relação à sua vida. A adoção de comportamentos éticos pode aumentar a autoestima, reduzir o estresse e promover a justiça social, enquanto a falta de ética pode levar a consequências negativas e afetar a qualidade de vida das pessoas.

 

A ética e a qualidade de vida são temas fundamentais para o desenvolvimento integral do indivíduo e devem ser abordados no novo ensino médio, já que este nível de ensino é um momento importante na formação dos estudantes como cidadãos conscientes e responsáveis.

A ética se refere ao conjunto de valores e princípios que orientam a conduta humana, e a qualidade de vida diz respeito à busca por um bem-estar físico, emocional e social. Esses dois temas estão interligados, já que uma conduta ética pode contribuir para uma vida mais saudável e feliz.

No contexto do novo ensino médio, é importante que os estudantes compreendam a importância da ética em suas vidas pessoais e profissionais. Eles devem ser incentivados a refletir sobre a responsabilidade social e ambiental, a honestidade, a integridade, a empatia e o respeito pelos outros.

Além disso, é fundamental abordar a relação entre ética e qualidade de vida, mostrando como a busca pelo bem-estar pessoal pode estar relacionada ao cuidado com o meio ambiente, o respeito pelos direitos humanos, a valorização da diversidade cultural, entre outros aspectos.

Dessa forma, a ética e a qualidade de vida podem ser trabalhadas em diversas disciplinas do novo ensino médio, como filosofia, sociologia, biologia, educação física, entre outras. É importante que os estudantes tenham acesso a conteúdos que estimulem a reflexão e a discussão sobre esses temas, além de atividades práticas que permitam aplicar os conceitos aprendidos em situações reais.

Por fim, é preciso ressaltar que a ética e a qualidade de vida não devem ser tratadas apenas como conteúdos escolares, mas sim como valores a serem incorporados no cotidiano dos estudantes, para que possam se tornar cidadãos mais conscientes e comprometidos com o bem-estar de si mesmos e dos outros.

 

Com a implementação da Reforma do Ensino Médio em 2017, houve a introdução de uma nova estrutura curricular que propõe a formação integral do estudante, contemplando diversas áreas do conhecimento. Nesse contexto, algumas disciplinas foram modificadas e outras foram acrescentadas com o objetivo de abordar temas relevantes para a formação pessoal, social e profissional dos estudantes, como ética e qualidade de vida.

A seguir, apresento algumas das disciplinas do novo Ensino Médio que abordam esses temas:

  1. Filosofia: a disciplina de Filosofia é obrigatória em todo o Ensino Médio e tem como objetivo principal desenvolver no estudante a capacidade de pensar criticamente, analisar argumentos, identificar valores e discutir questões éticas e sociais relevantes. Dentre os temas abordados na disciplina de Filosofia, podemos citar a ética, a moral, a cidadania, a política, a justiça, entre outros.

  2. Sociologia: a disciplina de Sociologia também é obrigatória no Ensino Médio e tem como objetivo principal proporcionar ao estudante uma compreensão crítica da sociedade em que vive. Nesse sentido, a disciplina de Sociologia aborda temas como desigualdade social, diversidade cultural, violência, direitos humanos, saúde, meio ambiente e qualidade de vida.

  3. Educação Física: a disciplina de Educação Física, além de promover a prática de atividades físicas, também pode abordar temas relacionados à ética e à qualidade de vida. Dentre esses temas, podemos citar a importância da atividade física para a saúde e o bem-estar, os valores éticos relacionados ao esporte, a promoção da igualdade de gênero e diversidade, entre outros.

  4. Biologia: a disciplina de Biologia, por sua vez, pode abordar temas relacionados à saúde e à qualidade de vida. Dentre esses temas, podemos citar a importância da alimentação saudável, a prevenção de doenças, a promoção da saúde mental, a educação sexual e reprodutiva, entre outros.

  5. Química: a disciplina de Química também pode abordar temas relacionados à qualidade de vida, como a poluição do ar e da água, os impactos ambientais de determinadas substâncias químicas, a importância da química na produção de medicamentos e alimentos, entre outros.

Em resumo, diversas disciplinas do novo Ensino Médio podem abordar temas relacionados à ética e à qualidade de vida, permitindo que os estudantes desenvolvam uma formação integral e crítica sobre questões relevantes para a sociedade contemporânea.

 

Ética e qualidade de vida:
 
Disciplinas do Novo Ensino Médio Uso de Ética e Qualidade de Vida
Linguagens e suas Tecnologias A disciplina pode abordar a importância da comunicação ética e da valorização da diversidade cultural como elementos para uma vida de qualidade.
Matemática e suas Tecnologias Pode ser abordada a importância da ética na resolução de problemas e no uso de tecnologias, além do uso da matemática para tomar decisões éticas.
Ciências da Natureza e suas Tecnologias A disciplina pode tratar de questões éticas e de qualidade de vida relacionadas ao meio ambiente, como a preservação da biodiversidade e a sustentabilidade.
Ciências Humanas e Sociais Aplicadas A disciplina pode abordar questões éticas e de qualidade de vida relacionadas a temas como a cidadania, os direitos humanos, a diversidade cultural e a igualdade de gênero e raça.
Ensino Técnico e Profissional Pode ser abordado o papel da ética e da qualidade de vida no ambiente de trabalho, além da importância da formação técnica para o desenvolvimento humano e social.
Arte A disciplina pode tratar da importância da ética e da qualidade de vida no desenvolvimento da sensibilidade artística e na promoção da cultura e da criatividade.
Educação Física Pode ser abordada a importância da ética no esporte e na atividade física, além da promoção da saúde e da qualidade de vida por meio da prática regular de exercícios físicos.
Projeto de Vida A disciplina pode ajudar os alunos a refletir sobre seus valores e objetivos de vida, incentivando a adoção de comportamentos éticos e a busca por uma vida de qualidade.

 

Disciplinas do Ensino Médio Ética e Qualidade de Vida Conteúdos Aplicados Possíveis Projetos
Língua Portuguesa Ética na comunicação, valorização da diversidade Comunicação ética, produção textual sobre temas sociais, debates sobre inclusão social Projeto de rádio escolar, produção de vídeos sobre temas sociais, debate sobre bullying e preconceito
Matemática Ética na resolução de problemas, uso de tecnologias Resolução de problemas éticos, uso de tecnologias para tomar decisões éticas Projeto de gestão financeira pessoal, análise de dados éticos, uso da matemática para solucionar problemas sociais
Ciências da Natureza Ética ambiental, sustentabilidade Preservação ambiental, desenvolvimento sustentável Projeto de coleta seletiva na escola, criação de jardim sustentável, análise de impactos ambientais
Ciências Humanas Cidadania, direitos humanos, diversidade cultural, igualdade de gênero e raça Direitos humanos, igualdade social, cidadania, diversidade cultural Projeto de voluntariado, ações de inclusão social, discussões sobre igualdade de gênero e raça, visitas a instituições sociais
Ensino Técnico e Profissional Ética no trabalho, formação técnica para desenvolvimento humano e social Ética no trabalho, formação profissional e técnica Projeto de empreendedorismo social, análise de cases de sucesso empresarial com impacto social, feiras de profissões e oficinas profissionalizantes
Artes Ética e qualidade de vida no desenvolvimento da sensibilidade artística, promoção da cultura e criatividade Valorização da cultura, ética no uso da arte, desenvolvimento pessoal Projeto de arte urbana, exposições de arte com temas sociais, oficinas de teatro e música
Educação Física Ética no esporte, promoção da saúde e qualidade de vida Ética no esporte, promoção da saúde e atividades físicas Projeto de atividades físicas para pessoas com deficiência, campanhas de prevenção de doenças, jogos esportivos com ética e fair play
Projeto de Vida Ética e valores na busca por uma vida de qualidade Autoconhecimento, escolha profissional, objetivos de vida Projeto de orientação vocacional, palestras sobre valores e ética na escolha de carreira, atividades de autoconhecimento e desenvolvimento pessoal.

 

Disciplinas do Ensino Médio Ética e Qualidade de Vida Conteúdos Aplicados Possíveis Projetos
Linguagens e suas Tecnologias Comunicação ética e diversidade cultural Ética na produção e consumo de mídia, valorização da diversidade cultural Projeto de produção de conteúdos éticos e inclusivos em mídias digitais.
Matemática e suas Tecnologias Tomada de decisões éticas Ética na resolução de problemas, uso de tecnologias Projeto de análise crítica de dados e algoritmos que possam afetar a vida das pessoas.
Ciências da Natureza e suas Tecnologias Sustentabilidade e preservação ambiental Ética na relação do ser humano com o meio ambiente, impactos das ações humanas no ecossistema Projeto de conscientização sobre sustentabilidade e preservação do meio ambiente em escolas e comunidades.
Ciências Humanas e Sociais Aplicadas Cidadania e direitos humanos Ética na promoção da justiça social, igualdade de gênero e raça, direitos humanos Projeto de mobilização social para defesa dos direitos humanos, promoção da igualdade de gênero e raça.
Ensino Técnico e Profissional Ética no ambiente de trabalho Ética e responsabilidade social no ambiente profissional, formação técnica para o desenvolvimento humano e social Projeto de criação de uma empresa socialmente responsável e ética.
Arte Promoção da cultura e criatividade Ética na produção e apreciação artística, valorização da diversidade cultural Projeto de produção artística com enfoque em diversidade cultural e valores éticos.
Educação Física Promoção da saúde e qualidade de vida Ética no esporte e na atividade física, promoção da saúde e qualidade de vida Projeto de promoção da saúde e qualidade de vida por meio da prática regular de atividade física.
Projeto de Vida Reflexão sobre valores e objetivos de vida Adoção de comportamentos éticos e busca por uma vida de qualidade Projeto de orientação vocacional e planejamento de carreira baseado em valores éticos.

 

Disciplinas Ética e Qualidade de Vida Conteúdos Aplicados Possíveis Projetos
Biologia Ética animal, saúde e bem-estar humano Saúde, alimentação saudável, ética animal, uso de medicamentos e drogas Projeto de horta orgânica, campanha de conscientização sobre uso de medicamentos, visita a abrigos de animais
História Ética e cidadania Direitos humanos, ditaduras, democracia, diversidade cultural, inclusão social Projeto sobre direitos humanos, debates sobre ditaduras e democracia, eventos de valorização da cultura afro-brasileira
Geografia Ética ambiental, sustentabilidade Preservação ambiental, mudanças climáticas, desenvolvimento sustentável Projeto de coleta seletiva, análise de impactos ambientais, campanha de conscientização sobre o uso de plásticos descartáveis.
Física Ética na pesquisa científica e tecnológica, segurança e saúde no trabalho Ética na pesquisa e desenvolvimento tecnológico, prevenção de acidentes e doenças no trabalho Projeto de monitoramento da qualidade do ar, desenvolvimento de tecnologias sustentáveis, simulações de situações de segurança no trabalho
Matemática Ética na resolução de problemas, uso de tecnologias Resolução de problemas éticos, uso de tecnologias para tomar decisões éticas Projeto de gestão financeira pessoal, análise de dados éticos, uso da matemática para solucionar problemas sociais
Química Ética ambiental, segurança no laboratório Preservação ambiental, segurança no manuseio de substâncias químicas Projeto de reciclagem de resíduos químicos, análise de impactos ambientais, simulações de situações de segurança no laboratório
Artes Ética e qualidade de vida no desenvolvimento da sensibilidade artística, promoção da cultura e criatividade Valorização da cultura, ética no uso da arte, desenvolvimento pessoal Projeto de arte urbana, exposições de arte com temas sociais, oficinas de teatro e música
Língua Portuguesa Ética na comunicação, valorização da diversidade Comunicação ética, produção textual sobre temas sociais, debates sobre inclusão social Projeto de rádio escolar, produção de vídeos sobre temas sociais, debate sobre bullying e preconceito.

 

O Novo Ensino Médio, como proposto pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC), prevê a abordagem de diversas temáticas relacionadas à ética e à qualidade de vida. Abaixo, apresento alguns exemplos de projetos que podem ser desenvolvidos dentro dessas disciplinas:

  1. Filosofia: Na disciplina de Filosofia, é possível trabalhar com temas como ética, moral, política e cidadania. Um projeto interessante seria a realização de um debate sobre os limites da liberdade de expressão na sociedade, levando em consideração questões como o respeito à diversidade e a proteção dos direitos humanos.

  2. Sociologia: Na disciplina de Sociologia, é possível trabalhar com temas como desigualdade social, violência, preconceito e discriminação. Um projeto interessante seria a realização de uma pesquisa sobre as formas de discriminação existentes na escola e a elaboração de um plano de ação para combater essas práticas.

  3. Educação Física: Na disciplina de Educação Física, é possível trabalhar com temas como saúde, qualidade de vida e bem-estar. Um projeto interessante seria a realização de uma campanha de conscientização sobre a importância da prática regular de atividades físicas para a prevenção de doenças e a melhoria da qualidade de vida.

  4. Biologia: Na disciplina de Biologia, é possível trabalhar com temas como alimentação saudável, sustentabilidade e meio ambiente. Um projeto interessante seria a realização de uma horta escolar, na qual os alunos poderiam aprender sobre os cuidados com as plantas e a importância de uma alimentação saudável e sustentável.

  5. Química: Na disciplina de Química, é possível trabalhar com temas como a relação entre química e meio ambiente, os impactos dos produtos químicos na saúde e no meio ambiente e a importância da reciclagem. Um projeto interessante seria a realização de uma campanha de conscientização sobre os impactos dos produtos químicos na vida cotidiana e a importância da reciclagem de materiais químicos.

Esses são apenas alguns exemplos de projetos que podem ser desenvolvidos dentro das disciplinas que abordam ética e qualidade de vida. É importante destacar que as temáticas relacionadas a esses temas podem ser abordadas de diversas maneiras e em diferentes disciplinas, de forma interdisciplinar, a fim de proporcionar uma formação integral aos alunos.

 

Com base nos objetivos e competências previstos pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC), apresento um planejamento de ética e qualidade de vida:

  1. Objetivos/competências a serem desenvolvidas:
  • Desenvolver habilidades de pensamento crítico e reflexão sobre questões éticas e de qualidade de vida;
  • Identificar e compreender as diversas dimensões da qualidade de vida e os fatores que podem influenciá-la;
  • Analisar e refletir sobre as implicações éticas de diferentes situações, considerando diferentes perspectivas e valores;
  • Compreender e aplicar normas e valores éticos em suas relações sociais e na tomada de decisões;
  • Desenvolver habilidades para lidar com conflitos e dilemas éticos, respeitando a diversidade de opiniões e valores.
  1. Conteúdos/eixos temáticos:
  • Ética e moralidade;
  • Direitos humanos e cidadania;
  • Diversidade cultural e tolerância;
  • Saúde e qualidade de vida;
  • Meio ambiente e sustentabilidade.
  1. Procedimentos metodológicos:
  • Discussão em grupo: estimular a participação dos alunos em debates e discussões em grupo, promovendo a reflexão crítica sobre os temas propostos;
  • Análise de casos: apresentar situações-problema que envolvam questões éticas e de qualidade de vida, para que os alunos possam identificar as implicações e refletir sobre as possíveis soluções;
  • Trabalhos individuais e em grupo: propor atividades que envolvam a pesquisa, a análise e a reflexão crítica sobre temas relacionados à ética e à qualidade de vida, tanto de forma individual quanto em grupo;
  • Leitura e análise de textos: promover a leitura e a análise de textos que abordem questões éticas e de qualidade de vida, estimulando a reflexão crítica sobre os temas.
  1. Procedimentos avaliativos/estratégias de avaliação:
  • Avaliação escrita: aplicar avaliações escritas para avaliar o conhecimento teórico dos alunos sobre os temas abordados;
  • Apresentação oral: propor atividades em que os alunos possam apresentar suas reflexões e análises sobre as questões éticas e de qualidade de vida, avaliando a capacidade de comunicação e argumentação;
  • Trabalho em grupo: avaliar a capacidade dos alunos de trabalhar em grupo, considerando a organização e o envolvimento dos membros, bem como a qualidade do trabalho final;
  • Participação em debates e discussões: avaliar a capacidade dos alunos de participar ativamente de debates e discussões em grupo, levando em consideração a argumentação e a capacidade de reflexão crítica sobre os temas propostos.

Com base nesse planejamento, é possível desenvolver atividades e projetos que estimulem a reflexão crítica sobre questões éticas e de qualidade de vida, promovendo uma formação integral e cidadã dos alunos.

 

Com base nos objetivos e competências previstos pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC), apresento um planejamento de ética e qualidade de vida:

  1. Objetivos e competências:
  • Desenvolver a consciência crítica dos alunos sobre a importância da ética e da qualidade de vida para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária;
  • Estimular a reflexão sobre os valores éticos e morais que norteiam as relações sociais e a convivência em sociedade;
  • Promover a compreensão dos fatores que influenciam a qualidade de vida, incluindo a saúde física e mental, a alimentação saudável, o meio ambiente e o bem-estar emocional;
  • Desenvolver habilidades de pesquisa, análise e síntese de informações, visando a compreensão crítica e a interpretação de dados e fatos relacionados à ética e à qualidade de vida.
  1. Conteúdos/eixos temáticos:
  • Ética e moral: conceitos e valores éticos, dilemas morais, princípios éticos na convivência social;
  • Saúde e qualidade de vida: fatores que influenciam a qualidade de vida, saúde física e mental, alimentação saudável, prevenção de doenças, atividade física e bem-estar emocional;
  • Meio ambiente e sustentabilidade: impactos ambientais na qualidade de vida, desenvolvimento sustentável, práticas de consumo consciente, preservação do meio ambiente;
  • Cidadania e direitos humanos: conceito de cidadania, direitos humanos, responsabilidade social, diversidade cultural e inclusão social.
  1. Procedimentos metodológicos:
  • Aulas expositivas dialogadas, com participação ativa dos alunos;
  • Discussões em grupos, debates e dinâmicas de grupo;
  • Leitura e interpretação de textos e documentos relacionados aos temas propostos;
  • Realização de pesquisas individuais ou em grupo, com apresentação oral ou produção de textos;
  • Realização de atividades práticas, como jogos, simulações, campanhas e projetos.
  1. Procedimentos avaliativos/estratégias de avaliação:
  • Avaliação formativa, com acompanhamento contínuo do processo de aprendizagem dos alunos;
  • Produção de textos, resenhas, relatórios de pesquisa e outras atividades que permitam a avaliação da compreensão dos alunos sobre os temas abordados;
  • Participação em debates, discussões em grupo e dinâmicas de grupo;
  • Participação em atividades práticas, como jogos, simulações, campanhas e projetos;
  • Avaliação dos processos e resultados dos projetos desenvolvidos pelos alunos.

Com esse planejamento, é possível trabalhar de forma integrada os conteúdos relacionados à ética e qualidade de vida, promovendo a reflexão crítica e a conscientização dos alunos sobre a importância desses temas para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária.

  

 

Planejamento de ética e qualidade de vida

Disciplina: Ética e Cidadania

Objetivos/competências a serem desenvolvidas:

  • Compreender a importância da ética e da cidadania para a construção de uma sociedade mais justa e solidária;
  • Desenvolver habilidades de reflexão crítica sobre as práticas sociais e políticas;
  • Identificar e analisar situações de violação de direitos e propor soluções.

Conteúdos/eixos temáticos:

  • Ética e moral;
  • Direitos humanos e cidadania;
  • Participação política e controle social;
  • Justiça e equidade;
  • Ética e responsabilidade social.

Procedimentos metodológicos:

  • Debate de ideias e argumentação;
  • Análise de textos e documentos;
  • Estudos de caso;
  • Dinâmicas em grupo;
  • Pesquisas e trabalhos individuais e em grupo;
  • Simulações e jogos educativos.

Procedimentos avaliativos/estratégias de avaliação:

  • Participação nas atividades em sala de aula;
  • Realização de trabalhos e atividades individuais e em grupo;
  • Produção de textos e relatórios;
  • Realização de pesquisas e apresentações orais;
  • Avaliação de competências, habilidades e atitudes desenvolvidas ao longo do processo de ensino-aprendizagem.

Cronograma:

  • Primeiro bimestre: Ética e moral

    • Conceitos básicos de ética e moral;
    • Dilemas éticos e suas implicações na vida pessoal e coletiva.
  • Segundo bimestre: Direitos humanos e cidadania

    • Histórico dos direitos humanos;
    • Cidadania e participação política;
    • Controle social e ações coletivas.
  • Terceiro bimestre: Justiça e equidade

    • Noções de justiça e equidade;
    • Desigualdades sociais e políticas públicas;
    • Racismo e discriminação.
  • Quarto bimestre: Ética e responsabilidade social

    • Responsabilidade social e empresarial;
    • Sustentabilidade e meio ambiente;
    • Ética e tecnologia.

Esse planejamento busca integrar as temáticas de ética e qualidade de vida, bem como trabalhar de forma interdisciplinar os temas propostos pela BNCC. Dessa forma, busca-se promover um ambiente de reflexão crítica e propositiva, fomentando habilidades e competências para a construção de uma sociedade mais justa e solidária. As estratégias avaliativas buscam valorizar o processo de ensino-aprendizagem e o desenvolvimento das habilidades e competências propostas.

 

Com base nas diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), segue um exemplo de planejamento para a disciplina de Ética e Qualidade de Vida:

Objetivos/Competências a serem desenvolvidas:

  • Compreender a importância da ética e da qualidade de vida para a formação integral do indivíduo;
  • Identificar e analisar situações que envolvem questões éticas e de qualidade de vida, relacionando-as aos valores e princípios universais;
  • Refletir criticamente sobre as próprias escolhas e atitudes em relação à ética e à qualidade de vida, buscando o desenvolvimento pessoal e coletivo.

Conteúdos/Eixos temáticos:

  • Ética e valores universais;
  • Qualidade de vida e bem-estar;
  • Direitos humanos e cidadania;
  • Meio ambiente e sustentabilidade;
  • Responsabilidade social e solidariedade.

Procedimentos metodológicos:

  • Aulas expositivas dialogadas, com uso de recursos audiovisuais para ilustrar exemplos e conceitos;
  • Debates e discussões em grupo, para promover a reflexão crítica e o diálogo sobre temas polêmicos;
  • Leitura e análise de textos e notícias, para identificar situações que envolvem questões éticas e de qualidade de vida;
  • Trabalhos em grupo, para desenvolver a habilidade de trabalhar em equipe e compartilhar ideias e opiniões.

Procedimentos avaliativos/Estratégias de avaliação:

  • Participação e envolvimento nas discussões em grupo;
  • Apresentação de trabalhos em grupo, com a utilização de recursos audiovisuais;
  • Produção de textos reflexivos sobre as temáticas abordadas;
  • Avaliação individual escrita, com questões objetivas e discursivas, para avaliar o conhecimento teórico adquirido ao longo do curso.

É importante destacar que este é apenas um exemplo de planejamento, que pode ser adaptado e personalizado de acordo com as necessidades e especificidades de cada escola e turma. O mais importante é que o planejamento seja estruturado de forma coerente e consistente, buscando sempre estimular o desenvolvimento integral dos alunos e promover o diálogo e a reflexão crítica sobre questões éticas e de qualidade de vida.