Construções Sustentáveis:
São aquelas que são projetadas, construídas e mantidas de maneira a minimizar seu impacto ambiental e social. Essas construções são projetadas para serem eficientes no uso de recursos naturais, encorajando o consumo de energia e água, minimizando a geração de resíduos e poluentes e maximizando a utilização de materiais renováveis e reciclados.
As estruturas projetadas podem ser aplicadas em diversos tipos de edifícios, desde residenciais, comerciais e institucionais. Elas podem incluir o uso de tecnologias avançadas de eficiência energética, como painéis solares, sistemas de recuperação de água da chuva, isolamento térmico e iluminação natural. Também podem incluir o uso de materiais de construção ecológica, como madeira certificada, tijolos de solo-cimento, telhados verdes, entre outros.
Além disso, as construções também levam em conta aspectos sociais, como a qualidade do ar interno, a acessibilidade para pessoas com deficiência e o uso de materiais não tóxicos. Elas também podem ser projetadas para incentivar a mobilidade sustentável, como o uso de bicicletas e transporte público.
Em resumo, os projetos projetados são projetados para serem mais eficientes e responsáveis em termos ambientais, sociais e biológicos, buscando um equilíbrio entre as necessidades humanas e a preservação do meio ambiente.
O tema construções sustentáveis pode ser aplicado no novo ensino médio de diversas maneiras, de acordo com as competências e habilidades previstas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Abaixo estão algumas sugestões de atividades que podem ser desenvolvidas:
Pesquisa: Os estudantes podem ser divididos em grupos e realizar pesquisas sobre exemplos de construções projetadas no mundo e no Brasil. Eles podem apresentar os resultados em sala de aula e discutir as vantagens e manter essas construções.
Projeto: Os estudantes podem ser desafiados a projetar uma construção sustentável, levando em consideração aspectos como eficiência energética, uso de materiais ecológicos, aproveitamento da água da chuva, entre outros. Eles podem apresentar os projetos em formato de maquetes, plantas ou modelos virtuais.
Análise crítica: Os estudantes podem ser convidados a analisar criticamente as construções que não são, apontando as consequências ambientais e sociais negativas dessas construções. Eles podem discutir soluções para tornar essas construções mais projetadas.
Debate: Os estudantes podem participar de debates sobre temas relacionados às construções ecológicas, como a importância da eficiência energética, o uso de materiais ecológicos, a preservação da biodiversidade, entre outros.
Visitas técnicas: Os estudantes podem fazer visitas técnicas a construções ecológicas, como prédios públicos, parques ecológicos e casas ecológicas. Essas visitas podem ser seguidas por especialistas que podem explicar o funcionamento dessas construções.
Essas são apenas algumas sugestões de atividades que podem ser desenvolvidas no novo ensino médio. O importante é que os estudantes sejam desafiados a pensar de forma crítica e criativa sobre soluções para se tornarem arquitetos mais responsáveis e responsáveis.
Exemplos:
Existem diversos exemplos de construções projetadas ao redor do mundo. Abaixo, apresentamos alguns exemplos de construções que utilizam tecnologias e práticas práticas:
One Angel Square (Reino Unido): Este edifício comercial é considerado um dos mais confortáveis do mundo, com um sistema de ventilação natural que reduz o consumo de energia em até 80%. Ele também utiliza painéis solares e um sistema de coleta de água da chuva para irrigação dos jardins.
Cidade Matarazzo (Brasil): Em São Paulo, está sendo construído um complexo de edifícios que utiliza tecnologias sustentáveis, como um sistema de reutilização de água, telhados verdes e uma central de tratamento de resíduos orgânicos.
Biblioteca Pública de Kansas City (Estados Unidos): Esta biblioteca possui um telhado verde que ajuda a regular a temperatura interna e reduz o consumo de energia. Ela também utiliza lâmpadas LED e um sistema de reciclagem de resíduos.
Torres Bosco Verticale (Itália): Essas torres residenciais em Milão possuem mais de 900 árvores e 20 mil plantas em suas fachadas, ajudando a reduzir o combustível e o aquecimento urbano. Além disso, elas usam painéis solares e um sistema de coleta de água da chuva.
Escola Primária de Tambacounda (Senegal): Esta escola utiliza materiais locais, como madeira e barro, e possui um sistema de ventilação natural que ajuda a manter uma temperatura interna agradável. Ela também utiliza energia solar para iluminação e ventilação.
Esses são apenas alguns exemplos de construções residenciais ao redor do mundo. Cada uma delas utiliza tecnologias e práticas específicas para minimizar seu impacto ambiental e social.
No Novo Ensino Médio:
O tema construções sustentáveis é bastante relevante e pode ser explorado de diversas formas no novo ensino médio. Abaixo estão algumas sugestões de como usar esse tema no ensino médio:
Discutir a importância da sustentabilidade nas construções: O primeiro passo é introduzir o tema e discutir a importância de construções sustentáveis para o meio ambiente e para a sociedade. Os estudantes podem aprender sobre conceitos como eficiência energética, uso de materiais ecológicos, reaproveitamento de água e resíduos, entre outros.
Pesquisa sobre exemplos de construções sustentáveis: Os estudantes podem pesquisar sobre exemplos de construções sustentáveis ao redor do mundo, identificando as tecnologias e práticas utilizadas para torná-las mais sustentáveis. Eles também podem pesquisar sobre construções que não são sustentáveis e analisar seus impactos ambientais e sociais.
Projetos de construção sustentável: Os alunos podem trabalhar em projetos de construção sustentável, utilizando conceitos aprendidos em sala de aula para criar soluções que sejam ecologicamente corretas e socialmente justas. Os projetos podem ser apresentados em formato de maquetes, plantas, modelos virtuais ou outros formatos.
Debates sobre questões ambientais e sociais relacionadas às construções: Os estudantes podem participar de debates e discussões sobre temas relacionados às construções ecológicas, como a importância da energia energética, a preservação da biodiversidade, a gestão de resíduos, entre outros. Essas discussões podem envolver especialistas convidados para trazer diferentes perspectivas sobre os temas em questão.
Visitas técnicas: Os estudantes podem visitar designs ecológicos em sua região, como edifícios públicos ou privados, parques ecológicos e casas ecológicas. Essas visitas podem ser seguidas por especialistas que podem explicar o funcionamento dessas construções e responder às perguntas dos alunos.
Essas são algumas sugestões de como usar o tema das construções projetadas no novo ensino médio. O importante é que os estudantes tenham a oportunidade de aprender sobre soluções inteligentes para problemas reais e desenvolver competências e habilidades relacionadas à sustentabilidade e ao meio ambiente.
Abaixo, apresento mais algumas ideias sobre como utilizar este tema no ensino médio:
Contextualização: O tema construções sustentáveis pode ser abordado no contexto de outras disciplinas, como Física, Química, Biologia, Geografia e Matemática, para mostrar como a utilização de materiais e tecnologias sustentáveis podem minimizar o impacto ambiental das construções.
Atividades práticas: Os estudantes podem ser convidados a realizar atividades práticas, como a elaboração de projetos de construções sustentáveis ou visitas técnicas a construções que utilizam tecnologias sustentáveis.
Debates: Os estudantes podem participar de debates sobre temas relacionados às construções ecológicas, como a importância da eficiência energética, o uso de materiais ecológicos, a preservação da biodiversidade, entre outros.
Pesquisas: Os estudantes podem realizar pesquisas sobre exemplos de construções atraentes no mundo e no Brasil, apresentando os resultados em sala de aula e discutindo as vantagens e relação dessas construções.
Projetos interdisciplinares: Os professores de diferentes disciplinas podem se unir para desenvolver projetos interdisciplinares que abordam o tema das construções, mostrando como a utilização de tecnologias pode contribuir para o desenvolvimento sustentável.
Eventos e feiras: Os estudantes podem participar de eventos e feiras que abordam o tema das construções sustentáveis, apresentando seus projetos e compartilhando suas ideias com outros estudantes e profissionais da área.
A utilização do tema das construções projetadas no ensino médio pode contribuir para uma formação mais consciente e crítica dos estudantes em relação ao meio ambiente e à responsabilidade social, além de estimular o desenvolvimento de soluções criativas e inovadoras para a construção de um mundo mais sustentável.
O tema construções sustentáveis pode ser seguido em diferentes disciplinas do novo ensino médio, de acordo com as competências e habilidades previstas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Abaixo, apresentamos algumas disciplinas em que o tema pode ser trabalhado:
Biologia: Na disciplina de Biologia, o tema construções ecológicas pode ser exatamente a partir do estudo dos ecossistemas e da biodiversidade, mostrando a importância de projetos ecológicos para a preservação desses elementos. Além disso, pode-se discutir o uso de materiais ecológicos na construção e a relação entre construções sustentáveis e a saúde dos seres vivos.
Física: Na disciplina de Física, o tema construções pode ser realista a partir do estudo da eficiência energética, mostrando como a utilização de tecnologias energéticas pode reduzir o consumo de energia e minimizar os impactos ambientais. Também pode ser discutido o uso de energia renovável, como a solar e a eólica.
Química: Na disciplina de Química, o tema da construção pode ser exatamente a partir do estudo dos materiais utilizados na construção, mostrando como a escolha de materiais pode reduzir o impacto ambiental e social. Também pode ser discutido o uso de materiais recicláveis e biodegradáveis.
Geografia: Na disciplina de Geografia, o tema construções sustentáveis pode ser exatamente a partir do estudo do espaço urbano e da relação entre projetos projetados e a qualidade de vida das pessoas. Também pode ser discutido o uso de tecnologias sustentáveis na construção e a relação entre as estruturas ecológicas e a preservação do meio ambiente.
História: Na disciplina de História, o tema arquiteturas pode ser satisfatório a partir do estudo da evolução das tecnologias na construção civil, mostrando como a preocupação com a sustentabilidade é uma tendência recente. Também pode ser discutido o papel das políticas públicas na promoção de construções elegantes e a relação entre construções inteligentes e a justiça social.
Essas são apenas algumas sugestões de disciplinas em que o tema de projetos arquitetônicos pode ser satisfatório no novo ensino médio. É importante ressaltar que o tema pode ser trabalhado de forma interdisciplinar, permitindo que os alunos possam compreender a complexidade do tema a partir de diferentes perspectivas.
Planejamento:
Objetivos/Competências:
Compreender os conceitos de arquitetura, linguagem e programação, bem como sua importância na sociedade atual;
Habilidades de desenvolvedor para projetar e construir edificações inteligentes, utilizando tecnologias avançadas;
Compreender a relação entre tecnologia, sustentabilidade e inovação;
Desenvolver habilidades em linguagem e programação para aplicação em projetos projetados;
Compreender a importância da ética e da responsabilidade social na construção de edificações ambientais.
Conteúdos/Eixos Temáticos:
Conceitos de construções ambientais;
Tecnologias avançadas aplicadas em edificações inteligentes;
Conceitos de linguagem e programação;
Uso de linguagem e programação em projetos projetados;
Ética e responsabilidade social na construção de edificações ambientais.
Procedimentos Metodológicos:
Aulas expositivas sobre os conceitos de construções avançadas, tecnologias avançadas e linguagem e programação;
Discussões em grupo sobre a aplicação desses conceitos em projetos de edificações projetadas;
Trabalhos em grupo para desenvolvimento de projetos de edificações competentes, utilizando tecnologias avançadas e linguagem e programação;
Laboratórios de informática para aplicação de linguagem e programação em projetos de edificações projetadas;
Visitas técnicas a obras aguardam observação de tecnologias avançadas e práticas práticas.
Procedimentos Avaliativos/Estratégias de Avaliação:
Avaliação formativa durante as aulas expositivas e discussões em grupo;
Avaliação das atividades em grupo e trabalhos seguidos pelos alunos, com foco na aplicação dos conceitos aprendidos e no uso de tecnologias avançadas e linguagem e programação em projetos projetados;
Avaliação do uso da ética e responsabilidade social na construção dos projetos;
Observação da participação e colaboração dos alunos nas atividades propostas;
Avaliação da compreensão geral dos conceitos observados, através de provas e testes de avaliação somativa.
Planejamento sobre Construções Sustentáveis, Linguagem e Programação
Objetivos/Competências:
Compreender os conceitos de projetos ambiciosos, linguagem e programação, e sua relação com o desenvolvimento sustentável.
Desenvolvedor de habilidades de pesquisa, análise crítica e reflexão sobre o tema.
Desenvolver habilidades de programação e aplicá-las na construção de projetos planejados.
Desenvolver habilidades de comunicação e linguagem, a fim de apresentar e explicar projetos e ideias relacionadas ao tema.
Conteúdos/Eixos Temáticos:
Conceitos de construções sustentáveis e suas aplicações na construção civil.
Conceitos básicos de linguagem e programação.
Tecnologias utilizadas na construção civil.
Uso de linguagem de programação para a construção de projetos projetados.
Análise crítica e reflexão sobre o impacto ambiental e social das construções ambientais.
Procedimentos Metodológicos:
Aulas expositivas e dialogadas para apresentação dos conceitos básicos sobre designers e linguagem de programação.
Utilização de vídeos, documentários e estudos de caso para ilustrar os conceitos apresentados.
Realização de debates em grupo para análise crítica e reflexão sobre o impacto ambiental e social das construções responsáveis.
Realização de exercícios práticos de programação, com foco na construção de projetos.
Desenvolvimento de projetos em grupo, utilizando linguagem de programação e tecnologias móveis.
Procedimentos Avaliativos / Estratégias de Avaliação:
Avaliação formativa, por meio da correção e análise dos exercícios e projetos desenvolvidos em sala de aula.
Avaliação somativa, por meio da apresentação dos projetos iniciados pelos grupos, com foco na aplicação dos conceitos de projetos e linguagem de programação.
Autoavaliação, por meio de reflexões e análises críticas sobre o próprio desempenho na disciplina e na realização dos trabalhos e projetos.
Avaliação dos conhecimentos adquiridos, por meio de provas teóricas sobre os conceitos e conteúdos abordados durante o curso.
Planejamento de aula sobre construções sustentáveis
Objetivos/competências:
Compreender a importância das construções sustentáveis na preservação do meio ambiente e na promoção da qualidade de vida das pessoas;
Identificar os principais materiais e tecnologias utilizados em construções sustentáveis;
Analisar os impactos ambientais, sociais e econômicos das construções sustentáveis;
Propor soluções sustentáveis para a construção de edificações.
Conteúdos/Eixos temáticos:
Materiais sustentáveis;
Eficiência energética;
Energias renováveis;
Sistemas de captação de água da chuva;
Reuso de água;
Tecnologias sustentáveis;
Impactos ambientais, sociais e econômicos das construções sustentáveis;
Políticas públicas para a promoção de construções sustentáveis.
Procedimentos metodológicos:
Pesquisa em grupo sobre materiais sustentáveis e tecnologias utilizadas em construções sustentáveis;
Debate em sala de aula sobre os impactos ambientais, sociais e econômicos das construções convencionais e das construções sustentáveis;
Análise de casos de sucesso de construções sustentáveis no Brasil e no mundo;
Proposição de soluções inteligentes para a construção de edificações;
Elaboração de maquete de uma edificação sustentável.
Procedimentos avaliativos/Estratégias de avaliação:
Participação nos debates em sala de aula;
Qualidade da pesquisa realizada em grupo;
Elaboração de relatório sobre os impactos ambientais, sociais e psicológicos das construções projetadas;
Qualidade da maquete elaborada;
Apresentação oral da proposta de edificação sustentável;
Participação na avaliação da proposta dos colegas.
Dessa forma, a aula sobre construções abrange diversos objetivos/competências avançadas, conteúdos/eixos temáticos, procedimentos metodológicos e procedimentos avaliativos/estratégias de avaliação, permitindo que os alunos possam compreender a complexidade do tema a partir de diferentes perspectivas e desenvolver habilidades para propor soluções projetadas para a construção de edificações.
Planejamento de Aula: Construções Sustentáveis
Nível de Ensino: Ensino Médio
Objetivos/Competências:
Compreender a importância das construções sustentáveis para a preservação do meio ambiente e a qualidade de vida das pessoas.
Analisar as diferentes tecnologias e materiais utilizados em construções sustentáveis e sua relação com a sustentabilidade ambiental, social e econômica.
Desenvolver habilidades e competências para projetar e construir edificações sustentáveis, utilizando critérios de eficiência energética, conservação de recursos naturais e gestão de resíduos.
Identificar as políticas públicas e os programas de incentivo às construções sustentáveis e seu impacto na sociedade e no meio ambiente.
Conteúdos/Eixos Temáticos:
Sustentabilidade e construção civil.
Tecnologias sustentáveis na construção.
Materiais sustentáveis na construção.
Eficiência energética em edificações.
Gestão de resíduos na construção civil.
Políticas públicas para a promoção de construções sustentáveis.
Procedimentos Metodológicos:
Aulas expositivas dialogadas.
Estudos de caso e análise de projetos sustentáveis.
Trabalhos em grupo e discussões em sala de aula.
Visitas técnicas a edificações sustentáveis.
Oficinas práticas de construção e aplicação de tecnologias sustentáveis.
Procedimentos Avaliativos/Estratégias de Avaliação:
Avaliação diagnóstica para verificar o conhecimento prévio dos alunos sobre o tema.
Trabalhos em grupo para análise e apresentação de projetos sustentáveis.
Participação nas discussões em sala de aula.
Relatórios de visitas técnicas e oficinas práticas.
Prova teórica para avaliar o conhecimento sobre os conteúdos abordados.
Cronograma:
Semana 1: Introdução ao tema construções sustentáveis.
Semana 2: Sustentabilidade e construção civil.
Semana 3: Tecnologias sustentáveis na construção.
Semana 4: Materiais sustentáveis na construção.
Semana 5: Eficiência energética em edificações.
Semana 6: Gestão de resíduos na construção civil.
Semana 7: Políticas públicas para a promoção de construções sustentáveis.
Semana 8: Trabalho em grupo para análise e apresentação de projetos sustentáveis.
Semana 9: Oficina prática de construção e aplicação de tecnologias sustentáveis.
Semana 10: Avaliação teórica.
Observação: O cronograma pode ser ajustado de acordo com as necessidades da turma e do professor.