Gêneros de divulgação científica
Gêneros de divulgação científica são formas específicas de comunicação utilizadas para compartilhar informações científicas com o público em geral. Eles visam tornar a ciência mais acessível, compreensível e interessante para pessoas que não possuem formação acadêmica na área científica.
Existem diferentes tipos de gêneros de divulgação científica, e cada um deles possui suas características distintas. Alguns exemplos comuns incluem:
-
Artigos populares: São textos escritos em linguagem acessível, que buscam explicar conceitos científicos complexos de maneira simplificada. Eles podem ser publicados em revistas, jornais, blogs ou sites especializados em ciência.
-
Livros populares de ciência: São obras literárias que tratam de temas científicos de forma mais ampla, apresentando descobertas, teorias e avanços científicos relevantes. Esses livros são escritos de maneira atraente e envolvente, destinados a um público não especializado.
-
Documentários e programas de televisão: São produções audiovisuais que exploram diferentes experiências científicas, apresentando entrevistas com especialistas, experiências práticas e animações visuais para facilitar a compreensão do assunto.
-
Palestras e conferências: Eventos nos quais cientistas e especialistas em determinadas áreas orientam seus conhecimentos e pesquisas com o público. Essas apresentações podem ocorrer em universidades, centros de pesquisa, museus ou eventos científicos.
-
Podcasts: São programas de áudio nos quais os apresentadores discutem e explicam pesquisas científicas, muitas vezes entrevistando especialistas no assunto. Os podcasts de ciência têm se tornado cada vez mais populares como uma forma acessível de divulgação científica.
-
Blogs científicos: São plataformas online nas quais pesquisadores, pesquisadores e entusiastas da ciência inspiraram seus conhecimentos, descobertas e opiniões sobre diversos assuntos científicos. Os blogs podem abordar desde temas específicos dentro de uma disciplina científica questões científicas mais amplas e atuais.
-
Revistas científicas de acesso aberto: São publicações online que disponibilizam artigos científicos de forma gratuita e aberta ao público. Essas revistas permitem que os pesquisadores compartilhem seus estudos e descobertas com a comunidade científica e com o público em geral, promovendo a transparência e o acesso ao conhecimento científico.
-
Vídeos educativos: São conteúdos audiovisuais que explicam conceitos científicos por meio de animações, experimentos práticos, ilustrações e ilustrações visuais. Esses vídeos podem ser encontrados em plataformas como o YouTube e podem ser produzidos por cientistas, instituições de pesquisa ou criadores de conteúdo especializado em ciência.
-
Exposições em museus de ciência: Os museus de ciência geralmente apresentam exposições interativas e educativas que abordam diversos temas científicos. Essas exposições incluem experimentos práticos, modelos em escala, simulações e outras formas de interação que permitem ao público explorar e compreender conceitos de maneira científica lúdica.
-
Redes sociais: Plataformas como o Twitter, Instagram e Facebook são utilizadas por cientistas, instituições de pesquisa e comunicadores de ciência para compartilhar descobertas, curiosidades científicas, notícias e atualizações relacionadas à ciência. As redes sociais são uma forma rápida e acessível de alcançar um público amplo e engajar-se em conversas sobre ciência.
Esses são apenas alguns exemplos, e a divulgação científica continua evoluindo à medida que novas formas de comunicação surgem. O objetivo principal é promover a alfabetização científica e estimular o interesse e a curiosidade em relação ao mundo científico, permitindo que mais pessoas compreendam e apreciem a importância da ciência em suas vidas.
Como aplicar no novo ensino médio?
Os gêneros de divulgação científica podem ser aplicados em várias disciplinas do currículo escolar, ajudando a enriquecer o aprendizado em diferentes áreas de conhecimento. Aqui estão algumas disciplinas e conteúdos nos quais os gêneros de divulgação científica podem ser utilizados:
-
Ciências da Natureza (Biologia, Química, Física): Os gêneros de divulgação científica podem ser aplicados para explicar conceitos científicos fundamentais nessas disciplinas, como a estrutura do DNA, as reações químicas, a teoria da evolução, o funcionamento do sistema solar, entre outros . Artigos populares, vídeos educativos e documentários podem ajudar os alunos a compreender melhor esses conceitos e suas aplicações práticas.
-
Geografia: Na disciplina de Geografia, os gêneros de divulgação científica podem ser usados para abordar como mudanças climáticas, desastres naturais, conservação ambiental, impactos da atividade humana nos ecossistemas, entre outros. Isso permite que os estudantes entendam a relação entre ciência e geografia, e como os processos naturais produziram o mundo em que vivemos.
-
Ciências Sociais (História, Sociologia, Psicologia): Os gêneros de divulgação científica também podem ser aplicados em disciplinas que exploram a relação entre ciência e sociedade. Por exemplo, em História, eles podem ajudar a contextualizar as descobertas científicas ao longo do tempo e seu impacto nas mudanças sociais. Na Sociologia e Psicologia, esses gêneros podem fornecer insights sobre estudos científicos sobre comportamento humano, processos sociais e fenômenos culturais.
-
Língua Portuguesa: A disciplina de Língua Portuguesa pode se beneficiar dos gêneros de divulgação científica ao trabalhar com leitura, escrita e interpretação de textos. Os alunos podem analisar e produzir artigos populares, blogs científicos, resenhas de livros de divulgação científica, entre outros. Isso ajuda a desenvolver habilidades de escrita acadêmica, capacidade de síntese e compreensão crítica de textos.
-
Educação Ambiental e Sustentabilidade: Os gêneros de divulgação científica são especialmente relevantes para disciplinas que abordam a educação ambiental e a sustentabilidade. Eles podem ser usados para trazer informações sobre conservação de recursos naturais, energias renováveis, impacto ambiental de atividades humanas, entre outros temas relacionados. Os estudantes podem aprender sobre a importância da ciência nesses assuntos e como podem contribuir para um futuro sustentável.
-
Matemática: Embora a Matemática seja uma disciplina mais abstrata, os gêneros de divulgação científica podem ser usados para contextualizar a importância da Matemática na ciência e na vida cotidiana. Pode-se explorar artigos e vídeos que explicam como a Matemática é usada em áreas como estatística, modelagem matemática, teoria dos jogos, criptografia, entre outros. Isso pode despertar o interesse dos alunos e destacar a aplicabilidade da Matemática em diferentes campos.
-
Educação em Saúde: Os gêneros de divulgação científica podem ser valiosos na educação em saúde, fornecendo informações claras e acessíveis sobre diversos temas relacionados à saúde e bem-estar. Artigos populares, vídeos educativos e documentários podem abordar doenças contagiosas, prevenção, alimentação saudável, exercícios físicos, saúde mental, entre outros. Esses recursos podem ajudar os alunos a compreender conceitos científicos à saúde e a tomar decisões decisivas sobre sua própria saúde.
-
Tecnologia e Informática: Os gêneros de divulgação científica são particularmente relevantes para disciplinas relacionadas à tecnologia e à informática. Eles podem ser usados para explorar temas como inteligência artificial, robótica, realidade virtual, segurança cibernética, desenvolvimento de aplicativos, entre outros. Artigos populares, vídeos educativos e palestras sobre esses assuntos podem ajudar os alunos a compreender o impacto da tecnologia na sociedade, bem como explorar possibilidades de carreira nessa área.
-
Educação Científica Integrada: Além de disciplinas específicas, os gêneros de divulgação científica também podem ser aplicados em programas de educação científica integrada, nos quais diferentes disciplinas se conectam para abordar questões científicas complexas. Por exemplo, um projeto interdisciplinar poderia envolver a pesquisa e a comunicação de um tema científico utilizando diferentes gêneros, como a escrita de um artigo popular, a produção de um vídeo educativo e a realização de uma apresentação oral.
Ao aplicar os gêneros de divulgação científica em disciplinas específicas, é importante estabelecer conexões claras entre os conhecimentos científicos e os gêneros utilizados. Isso ajuda os alunos a compreender a importância da ciência, a desenvolver habilidades de comunicação científica e a reconhecer a presença da ciência em diferentes áreas do conhecimento.
Aqui está uma tabela com exemplos de disciplinas e conteúdos nos quais os gêneros de divulgação científica podem ser aplicados:
Disciplina | Exemplos de conteúdo |
---|---|
Ciências da Natureza | - Biologia: genética, ecologia, biotecnologia |
- Química: reações químicas, tabela periódica | |
- Física: energia, movimento, eletricidade | |
Geografia | - Mudanças climáticas, desastres naturais |
- Conservação ambiental, sustentabilidade | |
Ciências sociais | - História da ciência, avanços científicos |
- Sociologia: comportamento humano, processos sociais | |
- Psicologia: fenômenos emocionais, comportamento | |
Língua Portuguesa | - Leitura e análise de artigos populares |
- Produção de blogs científicos, resenhas | |
- Compreensão crítica de textos científicos | |
Educação Ambiental | - Conservação de recursos naturais |
e Sustentabilidade | - Energias renováveis, impacto ambiental |
- Problemas ambientais atuais | |
Matemática | - Aplicações da Matemática na ciência e na vida cotidiana |
- Estatística, modelagem matemática, criptografia | |
Educação em Saúde | - Doenças contagiosas, prevenção |
- Alimentação saudável, exercícios físicos | |
- Saúde mental, promoção do bem-estar | |
Tecnologia e Informática | - Inteligência artificial, robótica |
- Segurança cibernética, desenvolvimento de aplicativos | |
- Impacto da tecnologia na sociedade | |
Educação Científica Integrada | - Projetos interdisciplinares que abordam questões científicas complexas |
Essa tabela é apenas um exemplo e pode ser expandida de acordo com as necessidades específicas do currículo escolar. A aplicação dos gêneros de divulgação científica em diferentes disciplinas contribui para uma compreensão mais ampla da ciência, estimula o interesse dos alunos e promove a integração entre os conhecimentos de diferentes áreas.
Onde podemos aplicar?
Os gêneros de divulgação científica podem ser aplicados em uma variedade de projetos educacionais. Aqui estão alguns exemplos de projetos nos quais você pode usar esses gêneros:
-
Jornal científico escolar: Os alunos podem colaborar na criação de um jornal científico escolar, no qual eles pesquisam, escrevem e publicam artigos populares sobre pesquisas científicas interessantes. Isso envolve a pesquisa de informações científicas, a escrita em linguagem acessível e a apresentação visual dos artigos. Os alunos podem explorar diferentes áreas da ciência e compartilhar suas descobertas com a comunidade escolar.
-
Vídeos educativos: Os alunos podem criar vídeos educativos curtos sobre conhecimentos científicos específicos, usando gêneros de divulgação científica, como vídeos explicativos, documentários ou entrevistas. Eles podem pesquisar, escrever roteiros, gravar e editar os vídeos, tornando-os acessíveis e interessantes para o público-alvo. Esses vídeos podem ser compartilhados em sala de aula, em plataformas online ou em eventos escolares.
-
Blogs científicos: Os alunos podem criar seus próprios blogs científicos, nos quais escrevem artigos populares sobre o conteúdo de seu interesse. Eles podem explorar diferentes áreas da ciência, compartilhar descobertas recentes, analisar notícias científicas e fornecer perspectivas pessoais sobre questões científicas. Esses blogs podem ser atualizados regularmente e servir como uma plataforma para os alunos aprimorarem suas habilidades de escrita e comunicação científica.
-
Feira de ciências: Em uma feira de ciências, os alunos podem apresentar projetos de pesquisa científica utilizando gêneros de divulgação científica para comunicar suas descobertas. Isso pode incluir pôsteres informativos, práticas práticas, apresentações orais ou até mesmo a criação de recursos interativos, como jogos educativos. Os alunos têm a oportunidade de compartilhar seu trabalho com colegas, professores e visitantes da feira, promovendo a divulgação científica e a troca de conhecimentos.
-
Podcasts científicos: Os alunos podem produzir podcasts nos quais discutem pesquisas científicas interessantes, entrevistam especialistas, analisam pesquisas recentes e histórias científicas. Isso permite que eles explorem a ciência de uma maneira auditiva, desenvolvam habilidades de pesquisa, narração e produção de áudio, além de alcançarem um público mais amplo.
-
Debates científicos: Os alunos podem participar de debates científicos sobre questões controversas ou atuais. Usando gêneros de divulgação científica, eles podem pesquisar e preparar argumentos baseados em evidências científicas, apresentando seus pontos de vista de forma clara e persuasiva. Esses debates promovem o pensamento crítico, a compreensão dos diferentes lados de uma questão e o uso efetivo da linguagem científica.
Aqui está uma tabela que combina o método de ensino, as disciplinas do ensino médio e alguns exemplos de conteúdos relacionados:
Método de Ensino | Disciplinas do Ensino Médio | Exemplos de conteúdo |
---|---|---|
Jornal Científico | Biologia, Química, Física | Genética, Reações Químicas, Energia, Astronomia |
Vídeos Educacionais | Biologia, Química, Física, | Ecossistemas, Tabela Periódica, Ondas, Eletricidade |
Geografia, Sociologia | Mudanças Climáticas, Movimentos Sociais | |
Blogs Científicos | Biologia, Química, Física, | Evolução, Equilíbrio Químico, Termodinâmica, |
Geografia, História | Desenvolvimento Sustentável, Revoluções, | |
Língua Portuguesa | Descobertas Científicas, História da Ciência | |
Feira de Ciências | Todas as disciplinas | Projetos de Pesquisa Científica em diferentes áreas |
Podcasts Científicos | Todas as disciplinas | Biotecnologia, Saúde, Tecnologia, Ciência Espacial |
Debates Científicos | Biologia, Química, Física, | Clonagem, Energias Renováveis, Mudanças Climáticas |
Sociologia, Filosofia | Ética na Ciência, Filosofia da Ciência |
Essa tabela é apenas um exemplo e pode ser adaptada de acordo com o currículo escolar e os conteúdos específicos examinados em cada disciplina. É importante destacar que os gêneros de divulgação científica podem ser aplicados em diferentes disciplinas, oferecendo uma abordagem multidisciplinar para a compreensão e comunicação da ciência.
Planejamentos:
Objetivos:
- Desenvolver habilidades de comunicação científica, incluindo a capacidade de transmitir informações científicas de forma clara e acessível.
- Promover o interesse e o engajamento dos alunos pela ciência, demonstrando sua relevância e aplicabilidade em diferentes áreas.
- Aprimorar a capacidade de pesquisa, seleção e análise de informações científicas confiáveis.
- Estimular o pensamento crítico e a capacidade de avaliar argumentos científicos.
- Fomentar a criatividade na produção de diferentes gêneros de divulgação científica, como artigos populares, vídeos educativos e podcasts.
- Integrar conhecimentos de diferentes disciplinas para abordar questões científicas complexas.
Competências a serem desenvolvidas:
- Comunicação científica clara e acessível.
- Pesquisa e seleção de informações científicas confiáveis.
- Análise crítica de conteúdos científicos.
- Uso adequado da linguagem científica e recursos multimídia.
- Trabalho em equipe e colaboração.
- Pensamento crítico e reflexão sobre questões científicas.
Conteúdos e Eixos Temáticos:
- Biologia: Genética, ecologia, evolução, biotecnologia.
- Química: Reações químicas, tabela periódica, equilíbrio químico.
- Física: Energia, movimento, eletricidade, ondas.
- Geografia: Mudanças climáticas, recursos naturais, sustentabilidade.
- Sociologia: Impacto social da ciência, ética na ciência.
- Língua Portuguesa: Escrita científica, análise de textos científicos, linguagem acessível.
Procedimentos Metodológicos:
- Pesquisa e seleção de informações científicas confiáveis.
- Análise e interpretação de conteúdos científicos.
- Produção de diferentes gêneros de divulgação científica, como artigos populares, vídeos educativos, blogs ou podcasts.
- Uso de recursos multimídia para aprimorar a comunicação científica.
- Discussões em grupo e debates sobre tópicos científicos.
- Apresentações individuais ou em grupo dos projetos de divulgação científica.
Procedimentos Avaliativos/Estratégias de Avaliação:
- Avaliação formativa durante o desenvolvimento dos projetos de divulgação científica, com feedback contínuo aos alunos.
- Avaliação da qualidade e clareza da comunicação científica nos gêneros produzidos.
- Avaliação da pesquisa e seleção de informações científicas confiáveis.
- Participação ativa em discussões e debates científicos.
- Apresentação e defesa oral dos projetos de divulgação científica.
- Autoavaliação e reflexão sobre o processo de criação dos gêneros de divulgação científica.
É importante adaptar esse planejamento de acordo com as características da turma, os recursos disponíveis e os objetivos específicos do currículo escolar. Além disso, é recomendado fornecer um ambiente de apoio e encorajamento para que os alunos se sintam confortáveis ao compartilhar suas descobertas e produções de divulgação científica.
Tema: Gêneros de Divulgação Científica
Objetivos:
- Compreender a importância dos gêneros de divulgação científica na comunicação e popularização da ciência.
- Desenvolver habilidades de pesquisa, análise crítica e síntese de informações científicas.
- Aprimorar a capacidade de produção de textos científicos acessíveis e atrativos.
- Promover a comunicação oral efetiva e clara de conceitos científicos.
- Estimular o interesse pela ciência e sua aplicação em diferentes áreas do conhecimento.
Competências a serem desenvolvidas:
- Compreensão da linguagem científica e sua adaptação para diferentes públicos.
- Habilidades de pesquisa, seleção e análise de fontes de informação científica confiáveis.
- Capacidade de síntese e organização de informações científicas complexas.
- Domínio de técnicas de redação e comunicação científica acessível.
- Competência para apresentar conceitos científicos de forma clara e persuasiva.
Conteúdos e Eixos Temáticos:
-
Fundamentos da comunicação científica
- Características dos gêneros de divulgação científica
- Linguagem científica vs. linguagem popular
- Ética na divulgação científica
-
Gêneros de divulgação científica
- Artigos populares
- Vídeos educativos
- Infográficos
- Podcasts científicos
- Blogs científicos
-
Aplicações dos gêneros de divulgação científica
- Ciências Naturais (Biologia, Química, Física)
- Ciências Sociais (Geografia, Sociologia)
- Língua Portuguesa
- Tecnologia e Informática
- Educação em Saúde
- Outras disciplinas e projetos interdisciplinares
Procedimentos Metodológicos:
- Pesquisa orientada: Os alunos realizarão pesquisas individuais ou em grupos sobre temas científicos de interesse, utilizando fontes confiáveis.
- Análise crítica de gêneros de divulgação científica: Os alunos analisarão exemplos de artigos populares, vídeos educativos, infográficos, podcasts e blogs científicos, identificando suas características e estratégias de comunicação.
- Produção de textos e materiais: Os alunos criarão seus próprios artigos populares, vídeos educativos, infográficos, podcasts e blogs científicos, aplicando as técnicas aprendidas.
- Apresentações orais: Os alunos farão apresentações orais sobre temas científicos usando gêneros de divulgação científica, desenvolvendo habilidades de comunicação verbal.
Procedimentos Avaliativos/Estratégias de Avaliação:
- Avaliação formativa: Feedback contínuo durante o processo de pesquisa, produção e apresentação dos materiais.
- Avaliação da pesquisa: Análise da seleção e qualidade das fontes de informação utilizadas pelos alunos.
- Avaliação dos materiais produzidos: Análise da clareza, organização, originalidade e adequação aos gêneros de divulgação científica.
- Avaliação das apresentações orais: Observação da clareza, fluência, capacidade de síntese e persuasão na comunicação dos conceitos científicos.
É importante adaptar esse planejamento de acordo com as especificidades do currículo escolar, os recursos disponíveis e as necessidades dos alunos. Ele serve como um guia para promover a compreensão e o uso dos gêneros de divulgação científica, incentivando a pesquisa, a comunicação efetiva e o interesse pela ciência.
Planejamento para Gêneros de Divulgação Científica:
Objetivos:
- Desenvolvedor o interesse e a curiosidade dos alunos pela ciência.
- Promova a compreensão e a comunicação de conceitos científicos de forma clara e acessível.
- Estimular a capacidade de pesquisa, análise crítica e síntese de informações científicas.
- Aprimorar as habilidades de escrita, oralidade e produção de materiais científicos.
- Fomentar a criatividade e o pensamento crítico na abordagem de temas científicos.
- Integrar diferentes disciplinas por meio de projetos e atividades relacionadas à divulgação científica.
Competências para serem qualificadas:
- Compreensão científica: Capacidade de compreender conceitos científicos e suas aplicações na sociedade.
- Comunicação científica: Habilidade de transmitir informações científicas de forma clara, precisa e acessível.
- Pensamento crítico: Capacidade de analisar e avaliar informações científicas, identificando evidências e argumentos válidos.
- Pesquisa investigação: capacidade de coletar, organizar e analisar dados científicos de fontes.
- Criatividade e inovação: Capacidade de abordar temas científicos de maneira criativa e desenvolver recursos e materiais inovadores para a divulgação científica.
Conteúdos e Eixos Temáticos:
- Biologia: Genética, Ecologia, Biotecnologia, Saúde e Bem-estar.
- Química: Reações químicas, Tabela periódica, Química orgânica e inorgânica.
- Física: Energia, Ondas, Eletricidade, Mecânica e Física moderna.
- Geografia: Mudanças climáticas, Desastres naturais, Sustentabilidade e Conservação ambiental.
- História e Sociologia: História da ciência, Avanços científicos, Movimentos sociais relacionados à ciência e Tecnologia.
- Língua Portuguesa: Leitura e análise de textos científicos, Produção de artigos populares, Blogs científicos e Podcasts científicos.
Procedimentos Metodológicos:
- Pesquisa orientada: Os alunos realizam pesquisas em fontes atraídas sobre os temas científicos selecionados.
- Produção de materiais científicos: Os alunos criam artigos populares, blogs, vídeos educacionais, podcasts, entre outros recursos, para divulgar os conhecimentos científicos de forma acessível e interessante.
- Trabalho colaborativo: Os alunos podem trabalhar em equipes para compartilhar conhecimentos, discutir ideias e aprimorar os materiais produzidos.
- Atividades práticas: Os alunos podem realizar experimentos, aprender ou simulações relacionadas aos temas científicos, registrando suas observações e resultados.
- Apresentações orais: Os alunos podem apresentar seus materiais e projetos para a turma, estimulando a oralidade e a capacidade de comunicação eficaz.
Procedimentos Avaliativos/Estratégias de Avaliação:
- Avaliação formativa: Feedback contínuo durante as etapas do projeto, fornecendo orientações para a melhoria dos materiais científicos produzidos pelos alunos.
- Avaliação das produções científicas: Avaliação dos artigos, blogs, vídeos, podcasts, etc., considerando a clareza, a precisão, a qualidade da pesquisa e a capacidade de comunicação dos conhecimentos científicos.
- Participação e colaboração: Avaliação do envolvimento dos alunos nas atividades em grupo, contribuições para discussões e cooperação com os colegas.
- Apresentações orais: Avaliação da capacidade de apresentar os materiais científicos de forma clara, utilizando uma linguagem adequada ao público-alvo e demonstrando o domínio dos conteúdos.
- Autoavaliação e reflexão: Estimular os alunos a refletir sobre o processo de aprendizagem, o desenvolvimento de habilidades e competências, e identificar áreas de melhoria.
Objetivos:
- Promova a compreensão dos conceitos científicos por meio da comunicação efetiva em diferentes gêneros de divulgação científica.
- Desenvolvedor de habilidades de pesquisa, análise crítica, escrita e apresentação oral.
- Estimular o interesse pela ciência e sua aplicação em diferentes áreas do conhecimento.
- Fomentar a capacidade de disseminar informações científicas de forma clara, acessível e atraente.
Competências para serem qualificadas:
- Compreensão de conceitos científicos.
- Pesquisa e seleção de informações científicas.
- Análise crítica de textos científicos.
- Escrita em linguagem acessível e adequada ao público-alvo.
- Apresentação oral clara e persuasiva.
- Uso de recursos visuais para enriquecer a comunicação científica.
- Trabalho em equipe e colaboração.
Conteúdos e Eixos Temáticos:
- Biologia: Genética, ecologia, biotecnologia.
- Química: Reações químicas, tabela regular, equilíbrio químico.
- Física: Energia, movimento, eletricidade, ondas.
- Geografia: Mudanças climáticas, sustentabilidade, recursos naturais.
- História da Ciência: Avanços científicos, descobertas importantes.
- Tecnologia e Informática: Inteligência artificial, robótica, segurança cibernética.
- Saúde: Doenças contagiosas, alimentação saudável, exercícios físicos.
Procedimentos Metodológicos:
- Pesquisa individual ou em grupos sobre um tema científico específico.
- Leitura e análise de artigos científicos e populares.
- Discussões em grupo sobre os conceitos científicos investigados.
- Produção de textos científicos em diferentes gêneros (artigos populares, blogs, entrevistas, etc.).
- Produção de recursos visuais, como infográficos e apresentações de slides.
- Gravação de vídeos educativos ou podcasts sobre os temas estudados.
- Apresentação oral dos trabalhos em sala de aula ou em eventos científicos.
Procedimentos Avaliativos/Estratégias de Avaliação:
- Avaliação da pesquisa realizada e seleção de fontes sentidas.
- Avaliação da qualidade dos textos produzidos em termos de clareza, organização e orientação ao público-alvo.
- Avaliação da apresentação oral, levando em consideração a comunicação, a argumentação e o uso de recursos visuais.
- Avaliação da participação e colaboração em atividades em grupo.
- Autoavaliação dos alunos sobre o processo de aprendizagem e o desenvolvimento de habilidades específicas.
- Feedback individual e coletivo para auxiliar no aprimoramento das habilidades de comunicação científica.