TDIC aplicadas às práticas corporais

TDIC aplicadas às práticas corporais:

 

TDIC é a sigla para Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação. Quando aplicadas às práticas corporais, as TDIC referem-se à utilização de dispositivos, softwares e recursos digitais para auxiliar ou aprimorar as atividades relacionadas ao corpo, ao movimento e ao exercício físico.

As TDIC aplicadas às práticas corporais podem englobar uma ampla variedade de ferramentas e aplicativos, tais como:

  1. Dispositivos wearables: São dispositivos eletrônicos vestíveis, como smartwatches, pulseiras fitness, monitores cardíacos e outros sensores que registram dados do corpo, como frequência cardíaca, passos dados, calorias queimadas, qualidade do sono, entre outros.

  2. Aplicativos móveis: Existem diversos aplicativos disponíveis para smartphones e tablets que auxiliam nas práticas corporais, desde aplicativos de treinamento físico e personal trainers virtuais até aplicativos de rastreamento de atividade física e planejamento de dieta.

  3. Plataformas de treinamento online: São sites ou aplicativos que oferecem programas de treinamento e exercícios em vídeo, permitindo que as pessoas realizem atividades físicas em casa, com acompanhamento virtual de instrutores.

  4. Realidade virtual (VR) e realidade aumentada (AR): Essas tecnologias podem ser usadas para criar experiências imersivas durante os exercícios, oferecendo simulações de ambientes virtuais ou sobrepondo elementos digitais ao ambiente real para tornar as práticas corporais mais envolventes e interativas.

  5. Gamificação: A gamificação é a aplicação de elementos de jogos, como pontuação, desafios e recompensas, nas práticas corporais. Isso pode estimular o engajamento e a motivação, tornando o exercício físico mais divertido e atraente.

  6. Redes sociais e comunidades online: Plataformas de redes sociais e comunidades online podem ser utilizadas para compartilhar experiências, obter suporte, encontrar parceiros de treino e se conectar com outras pessoas interessadas em práticas corporais semelhantes.

Essas são apenas algumas das maneiras pelas quais as TDIC podem ser aplicadas às práticas corporais. O objetivo principal é aproveitar os recursos digitais para melhorar o monitoramento, a motivação, a interação e a personalização das atividades físicas, proporcionando uma experiência mais rica e eficaz.

Exemplos para ilustrar como as TDIC são aplicadas às práticas corporais:

  1. Dispositivos wearables: São dispositivos eletrônicos que podem ser vestidos ou usados no corpo, como smartwatches, pulseiras fitness e monitores cardíacos. Esses dispositivos são capazes de coletar dados sobre a saúde e o desempenho do corpo. Por exemplo, um smartwatch pode monitorar a frequência cardíaca, registrar os passos dados ao longo do dia, calcular as calorias queimadas durante um exercício e até mesmo medir a qualidade do sono. Essas informações podem ser usadas para acompanhar o progresso, estabelecer metas e fazer ajustes nas práticas corporais.

  2. Aplicativos móveis: Existem inúmeros aplicativos móveis disponíveis para auxiliar nas práticas corporais. Alguns exemplos incluem aplicativos de treinamento físico, como o Nike Training Club e o Freeletics, que fornecem rotinas de exercícios e instruções em vídeo para diferentes níveis de condicionamento físico. Além disso, há aplicativos de rastreamento de atividade física, como o Strava e o Fitbit, que registram dados sobre corridas, caminhadas, ciclismo e outras atividades, permitindo monitorar o progresso, estabelecer metas e comparar desempenhos.

  3. Plataformas de treinamento online: Essas plataformas oferecem programas de treinamento e exercícios em vídeo, que podem ser acessados através de sites ou aplicativos. Um exemplo popular é o aplicativo e plataforma Fitness Blender, que disponibiliza uma ampla variedade de vídeos de treinamento, desde exercícios de alta intensidade até treinamento de força e yoga. Os usuários podem escolher os treinos de acordo com suas preferências e níveis de condicionamento físico, seguindo as instruções dos instrutores virtuais.

  4. Realidade virtual (VR) e realidade aumentada (AR): A realidade virtual e a realidade aumentada estão sendo cada vez mais utilizadas nas práticas corporais. Por exemplo, jogos de realidade virtual que envolvem atividades físicas, como boxe, tênis ou dança, proporcionam uma experiência imersiva e divertida, incentivando a prática de exercícios. Além disso, aplicativos de realidade aumentada podem sobrepor elementos digitais ao ambiente real. Por exemplo, um aplicativo de treinamento de corrida em AR pode mostrar um percurso virtual na rua em que você está correndo, dando a sensação de estar participando de uma competição real.

  5. Gamificação: A gamificação consiste em aplicar elementos de jogos nas práticas corporais para aumentar a motivação e o engajamento. Um exemplo é o uso de aplicativos de corrida que transformam o exercício em um jogo, onde você compete com amigos, ganha pontos e desbloqueia conquistas à medida que atinge metas específicas. Outro exemplo é a criação de desafios online, onde os participantes são incentivados a realizar determinados exercícios ou cumprir metas semanais, recebendo recompensas virtuais ou até mesmo prêmios reais.

  6. Redes sociais e comunidades online: As redes sociais e comunidades online desempenham um papel importante ao permitir que as pessoas compartilhem experiências, encontrem parceiros de treino e obtenham suporte mútuo. Por exemplo, grupos e páginas nas redes sociais dedicados a atividades físicas, como corrida ou musculação, permitem que os membros compartilhem suas conquistas, obtenham dicas e motivação dos outros participantes e até mesmo organizem treinos em grupo. Além disso, existem plataformas específicas para comunidades de praticantes de esportes ou atividades, onde é possível encontrar parceiros de treino com interesses semelhantes.

Esses exemplos ilustram como as TDIC podem ser aplicadas às práticas corporais, fornecendo recursos adicionais, monitoramento, personalização e interação para melhorar a experiência e os resultados das atividades físicas.

O tema das TDIC aplicadas às práticas corporais pode ser abordado em várias disciplinas do Novo Ensino Médio. Aqui estão algumas sugestões de disciplinas onde esse tema pode ser explorado:

  1. Educação Física: A disciplina de Educação Física é o espaço natural para abordar as TDIC aplicadas às práticas corporais. Os estudantes podem aprender sobre as diferentes tecnologias digitais utilizadas no contexto do exercício físico, como dispositivos wearables, aplicativos móveis e plataformas de treinamento online. Além disso, podem discutir os benefícios e desafios dessas tecnologias, explorar como elas podem auxiliar no monitoramento da saúde e desempenho físico, e refletir sobre a importância da atividade física na era digital.

  2. Biologia: Na disciplina de Biologia, é possível explorar os aspectos fisiológicos relacionados às TDIC aplicadas às práticas corporais. Os estudantes podem investigar como os dispositivos wearables medem a frequência cardíaca, a pressão arterial e outros parâmetros fisiológicos. Também podem explorar os efeitos do exercício físico no corpo humano, analisando como as tecnologias digitais podem auxiliar na monitorização desses efeitos e no estabelecimento de rotinas de treinamento personalizadas.

  3. Informática: A disciplina de Informática pode abordar as TDIC aplicadas às práticas corporais em diferentes aspectos. Os estudantes podem aprender sobre os princípios de funcionamento das tecnologias digitais utilizadas, como sensores, dispositivos móveis e realidade virtual/aumentada. Além disso, podem explorar a importância da segurança e privacidade dos dados gerados por essas tecnologias, bem como a ética no uso das informações coletadas.

  4. Sociologia: A disciplina de Sociologia pode abordar as implicações sociais e culturais das TDIC aplicadas às práticas corporais. Os estudantes podem discutir como essas tecnologias afetam as relações sociais, a percepção do corpo e a construção da identidade. Também podem analisar os aspectos de inclusão e acesso às TDIC, considerando as desigualdades socioeconômicas e digitais que podem influenciar o uso dessas tecnologias no contexto das práticas corporais.

  5. Educação para a Saúde: A disciplina de Educação para a Saúde pode explorar as TDIC aplicadas às práticas corporais no contexto da promoção da saúde. Os estudantes podem discutir como as tecnologias digitais podem ser utilizadas para incentivar a adoção de hábitos saudáveis, monitorar a atividade física, promover a alimentação equilibrada e garantir o bem-estar geral. Também podem analisar os desafios e oportunidades do uso dessas tecnologias na prevenção de doenças e na melhoria da qualidade de vida.

Essas são apenas algumas disciplinas onde o tema das TDIC aplicadas às práticas corporais pode ser explorado no contexto do Novo Ensino Médio. No entanto, é importante ressaltar que as abordagens podem variar de acordo com os currículos e propostas pedagógicas de cada instituição educacional.

Além das disciplinas mencionadas anteriormente, o tema das TDIC aplicadas às práticas corporais pode ser abordado em outras áreas do conhecimento no Novo Ensino Médio. Aqui estão algumas sugestões adicionais:

  1. Física: Na disciplina de Física, os estudantes podem explorar os princípios científicos por trás das tecnologias digitais utilizadas nas práticas corporais. Por exemplo, podem investigar os sensores e dispositivos usados para medir parâmetros físicos, como aceleração, movimento e força. Também podem analisar como as leis da física se aplicam aos movimentos humanos e como as TDIC podem auxiliar no aprimoramento do desempenho físico.

  2. Matemática: A disciplina de Matemática pode ser utilizada para explorar aspectos quantitativos das TDIC aplicadas às práticas corporais. Os estudantes podem coletar e analisar dados gerados por dispositivos wearables ou aplicativos de rastreamento de atividade física, utilizando conceitos matemáticos, como média, desvio padrão e gráficos, para interpretar e visualizar essas informações. Isso pode ajudar a compreender padrões de atividade física, estabelecer metas e realizar comparações ao longo do tempo.

  3. Língua Portuguesa: Na disciplina de Língua Portuguesa, os estudantes podem desenvolver habilidades de comunicação escrita e oral ao pesquisar, analisar e discutir textos relacionados às TDIC aplicadas às práticas corporais. Eles podem ler artigos científicos, reportagens, blogs e outros materiais que abordem a temática, identificando argumentos, opiniões e informações relevantes. Além disso, podem produzir textos argumentativos, resenhas ou apresentações orais sobre os impactos das TDIC na área das práticas corporais.

  4. História: A disciplina de História pode ser utilizada para explorar a evolução das práticas corporais ao longo do tempo, destacando como as TDIC têm influenciado e transformado essas práticas. Os estudantes podem investigar as mudanças nas tecnologias utilizadas para o exercício físico, desde as práticas antigas até as mais modernas. Também podem analisar os aspectos culturais, sociais e econômicos que moldaram a relação entre tecnologia e práticas corporais em diferentes períodos históricos.

  5. Artes: A disciplina de Artes pode ser explorada para refletir sobre as representações artísticas das práticas corporais e sua relação com as TDIC. Os estudantes podem pesquisar e analisar obras de arte, como pinturas, esculturas, fotografias e performances, que abordem o corpo, o movimento e a tecnologia. Podem discutir como os artistas retratam a interação entre o corpo humano e as tecnologias digitais, explorando conceitos estéticos e simbólicos relacionados às práticas corporais contemporâneas.

É importante lembrar que a abordagem dessas temáticas dependerá das orientações curriculares e propostas pedagógicas específicas de cada instituição de ensino, bem como das habilidades e competências a serem desenvolvidas em cada disciplina.

Com base nas informações fornecidas anteriormente, aqui está uma tabela resumindo a aplicação do tema das TDIC aplicadas às práticas corporais em diferentes disciplinas do Novo Ensino Médio:

Disciplina Abordagem
Educação Física Explorar as diferentes tecnologias digitais utilizadas no exercício físico, discutir benefícios e desafios, e refletir sobre a importância da atividade física na era digital.
Biologia Investigar os aspectos fisiológicos e os efeitos do exercício físico no corpo humano, bem como a utilização de dispositivos wearables para monitorização e rotinas personalizadas.
Informática Compreender o funcionamento das tecnologias digitais, como sensores e realidade virtual/aumentada, e abordar questões de segurança, privacidade e ética no uso das informações coletadas.
Sociologia Analisar as implicações sociais e culturais das TDIC nas práticas corporais, considerando as relações sociais, percepção do corpo e identidade, bem como desigualdades digitais e sociais.
Educação para a Saúde Explorar as aplicações das TDIC na promoção da saúde, incluindo monitorização da atividade física, alimentação equilibrada e bem-estar geral, e discutir desafios e oportunidades dessas tecnologias.
Física Investigar os princípios científicos por trás das tecnologias digitais utilizadas nas práticas corporais, relacionando-os a conceitos físicos e ao aprimoramento do desempenho físico.
Matemática Utilizar conceitos matemáticos para analisar e interpretar dados gerados por dispositivos wearables e aplicativos de rastreamento de atividade física, visualizando padrões e estabelecendo metas.
Língua Portuguesa Pesquisar, analisar e discutir textos sobre TDIC e práticas corporais, desenvolvendo habilidades de comunicação escrita e oral, como argumentação, resenhas e apresentações sobre o tema.
História Explorar a evolução das práticas corporais ao longo do tempo, destacando o papel das TDIC, analisando mudanças tecnológicas e refletindo sobre aspectos culturais e sociais envolvidos nesse contexto.
Artes Refletir sobre as representações artísticas do corpo, movimento e tecnologia, analisando obras de arte e performances que abordem as práticas corporais contemporâneas com o uso de TDIC.

É importante ressaltar que essa tabela é apenas um exemplo geral e que as abordagens podem variar de acordo com as orientações curriculares e propostas pedagógicas de cada instituição de ensino.



Projetos:

TDIC Aplicadas às Práticas Corporais

Ementa: Este projeto tem como objetivo explorar o uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) no contexto das práticas corporais, investigando suas aplicações, benefícios e desafios. Os estudantes serão incentivados a refletir sobre o impacto das TDIC na promoção da saúde, no monitoramento do desempenho físico, na personalização dos treinamentos e na interação social entre os praticantes. Além disso, serão abordadas questões éticas, de segurança e privacidade relacionadas ao uso das TDIC.

Objetivos:

  • Compreender as TDIC aplicadas às práticas corporais e suas principais aplicações.
  • Analisar os benefícios e desafios do uso das TDIC na promoção da saúde e no desempenho físico.
  • Refletir sobre as implicações sociais e culturais das TDIC nas práticas corporais.
  • Desenvolver habilidades de pesquisa, análise crítica e comunicação oral e escrita.
  • Promover a conscientização sobre questões éticas, de segurança e privacidade no uso das TDIC.

Competências e Habilidades:

  • Pesquisa e análise de informações relacionadas às TDIC aplicadas às práticas corporais.
  • Compreensão e interpretação de textos acadêmicos e científicos.
  • Análise crítica das aplicações e impactos das TDIC nas práticas corporais.
  • Utilização adequada das TDIC para monitorização, personalização e interação social nas atividades físicas.
  • Comunicação oral e escrita, apresentando resultados de forma clara e coerente.

Conteúdo:

  1. Introdução às TDIC aplicadas às práticas corporais.
  2. Benefícios e desafios do uso das TDIC na promoção da saúde e no desempenho físico.
  3. Implicações sociais e culturais das TDIC nas práticas corporais.
  4. Ética, segurança e privacidade no uso das TDIC.
  5. Estudo de casos de aplicação das TDIC em atividades físicas.
  6. Metodologias e recursos para o uso das TDIC nas práticas corporais.

Metodologia:

  • Aulas expositivas para introdução dos conceitos e discussão dos temas.
  • Atividades de pesquisa individual ou em grupo sobre aplicações específicas das TDIC.
  • Análise e discussão de artigos científicos, reportagens e materiais relacionados às TDIC e práticas corporais.
  • Realização de debates e seminários para discutir aspectos éticos, sociais e culturais das TDIC.
  • Utilização de tecnologias e recursos digitais, como aplicativos de rastreamento de atividades físicas e plataformas de treinamento online.
  • Apresentações orais e produção de textos argumentativos sobre o tema.

Estimativas: Duração total do projeto: 4 meses (16 semanas). Carga horária semanal: 2 horas.

Referências Bibliográficas:

  • Bortoli, L., & Moraes, L. (Eds.). (2021). Tecnologias digitais no esporte: desafios e oportunidades. Editora UFJF.
  • Cabral, D., & Ronquillo, C. (2020). As TDIC na Educação Física: ferramentas de trabalho docente e de aprendizagem. Revista Brasileira de Educação Física e Esporte, 34(4), 1329-1337.
  • Da Silva, D. S., Souza, M. A. F., & Silva, J. M. L. (2019). Aprendizagem híbrida e o uso das tecnologias digitais de informação e comunicação no ensino da Educação Física. Caderno de Educação Física e Esporte, 17(1), 95-109.
  • Santos, P. T., & Peixoto, M. R. (2020). Práticas corporais na era digital: novas tecnologias, velhas concepções?. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, 42(2), 232-242.

Cronograma: Semana 1-2: Introdução às TDIC aplicadas às práticas corporais, definição de objetivos e conteúdos. Semana 3-4: Pesquisa individual sobre aplicações das TDIC nas práticas corporais. Semana 5-6: Discussão em grupo sobre benefícios e desafios do uso das TDIC na promoção da saúde e no desempenho físico. Semana 7-8: Análise crítica de textos e materiais sobre implicações sociais e culturais das TDIC nas práticas corporais. Semana 9-10: Debates sobre ética, segurança e privacidade no uso das TDIC. Semana 11-12: Estudo de casos de aplicação das TDIC em atividades físicas. Semana 13-14: Exploração de metodologias e recursos para o uso das TDIC nas práticas corporais. Semana 15-16: Apresentações finais, produção de textos argumentativos e encerramento do projeto.

Observação: O cronograma pode ser adaptado de acordo com a carga horária disponível e as necessidades específicas da instituição de ensino.


TDIC Aplicadas às Práticas Corporais

Ementa: O projeto "TDIC Aplicadas às Práticas Corporais" tem como objetivo explorar o uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) no contexto das atividades físicas e práticas corporais. Serão abordadas as diferentes tecnologias disponíveis, seu impacto na saúde e desempenho físico, aspectos sociais e culturais, bem como questões éticas e de privacidade. O projeto também visa desenvolver competências e habilidades relacionadas à pesquisa, análise crítica e comunicação.

Objetivos:

  • Compreender as aplicações das TDIC nas práticas corporais;
  • Analisar o impacto das TDIC na saúde, desempenho e bem-estar físico;
  • Refletir sobre os aspectos sociais, culturais e éticos relacionados ao uso das TDIC;
  • Desenvolver competências de pesquisa, análise crítica e comunicação.

Competências e Habilidades:

  • Pesquisar e selecionar fontes de informação relevantes sobre TDIC e práticas corporais;
  • Analisar criticamente os impactos das TDIC nas atividades físicas;
  • Comunicar de forma clara e objetiva os resultados das pesquisas realizadas;
  • Trabalhar em equipe, compartilhando conhecimentos e experiências;
  • Refletir sobre questões éticas e de privacidade no uso das TDIC;
  • Utilizar ferramentas digitais para coleta, análise e visualização de dados relacionados às práticas corporais.

Conteúdo:

  1. Introdução às TDIC aplicadas às práticas corporais

    • Conceitos e definições
    • Evolução e tendências
  2. Tecnologias digitais utilizadas nas práticas corporais

    • Dispositivos wearables (smartwatches, rastreadores de atividade, etc.)
    • Aplicativos móveis e plataformas online
    • Realidade virtual/aumentada no exercício físico
  3. Impacto das TDIC na saúde e desempenho físico

    • Monitorização de parâmetros fisiológicos
    • Personalização de treinamentos
    • Estabelecimento de metas e acompanhamento de progresso
  4. Aspectos sociais e culturais das TDIC aplicadas às práticas corporais

    • Comunidades online e redes sociais
    • Influência da tecnologia na percepção do corpo e na construção da identidade
  5. Questões éticas e de privacidade no uso das TDIC

    • Proteção de dados pessoais
    • Segurança das informações coletadas

Metodologia:

  • Pesquisa bibliográfica e documental sobre TDIC e práticas corporais;
  • Análise crítica de artigos científicos, reportagens e materiais diversos;
  • Discussões em grupo para reflexão e compartilhamento de ideias;
  • Realização de atividades práticas utilizando tecnologias digitais;
  • Elaboração de relatórios, apresentações e produção de material audiovisual.

Estimativas: Duração do projeto: 3 meses (12 semanas) Carga horária estimada: 30 horas

Referências Bibliográficas:

  • Bessières, L., & Sallis, J. F. (2019). Use of new technologies to increase physical activity. Physical activity and public health practice, 75-84.
  • Gökalp, N. (2018). Health benefits of wearable technologies in physical activity: a systematic review. Journal of the American Medical Informatics Association, 25(9), 1152-1158.
  • Oinas-Kukkonen, H., & Harjumaa, M. (2018). Persuasive systems design: key issues, process model, and system features. Communications of the Association for Information Systems, 22(1), 485-500.

Cronograma (exemplo):

Semana 1-2:

  • Introdução às TDIC aplicadas às práticas corporais
  • Pesquisa bibliográfica sobre o tema

Semana 3-4:

  • Tecnologias digitais utilizadas nas práticas corporais
  • Análise crítica de dispositivos wearables e aplicativos móveis

Semana 5-6:

  • Impacto das TDIC na saúde e desempenho físico
  • Coleta e análise de dados fisiológicos e de desempenho

Semana 7-8:

  • Aspectos sociais e culturais das TDIC nas práticas corporais
  • Discussões em grupo sobre o tema

Semana 9-10:

  • Questões éticas e de privacidade no uso das TDIC
  • Elaboração de relatórios e apresentações sobre o tema

Semana 11-12:

  • Apresentação final do projeto
  • Avaliação e feedback dos participantes

Lembre-se de que esse cronograma é apenas um exemplo e pode ser adaptado de acordo com as necessidades e disponibilidade dos participantes e da instituição educacional.



Cursos:

TDIC Aplicadas às Práticas Corporais

Ementa: Este curso tem como objetivo explorar as aplicações das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) nas práticas corporais, abordando as possibilidades de monitoramento, personalização, interação social e aprimoramento do desempenho físico. Os participantes terão a oportunidade de compreender os benefícios e desafios do uso das TDIC nesse contexto, refletindo sobre questões éticas, de segurança e privacidade.

Objetivos:

  • Compreender as TDIC aplicadas às práticas corporais e suas principais aplicações.
  • Analisar os benefícios e desafios do uso das TDIC na promoção da saúde e no desempenho físico.
  • Refletir sobre as implicações sociais e culturais das TDIC nas práticas corporais.
  • Desenvolver habilidades práticas no uso das TDIC para monitorização, personalização e interação social nas atividades físicas.
  • Promover a conscientização sobre questões éticas, de segurança e privacidade no uso das TDIC.

Competências e Habilidades:

  • Compreensão das aplicações das TDIC nas práticas corporais.
  • Utilização adequada de dispositivos e aplicativos para monitoramento e personalização das atividades físicas.
  • Habilidades de comunicação e interação social utilizando as TDIC.
  • Análise crítica das implicações éticas, sociais e culturais do uso das TDIC.
  • Conhecimento sobre questões de segurança e privacidade relacionadas ao uso das TDIC.

Conteúdo: Módulo 1: Introdução às TDIC aplicadas às práticas corporais

  • Conceitos básicos das TDIC e sua evolução.
  • Benefícios e desafios do uso das TDIC nas práticas corporais.

Módulo 2: Aplicações das TDIC nas práticas corporais

  • Monitoramento do desempenho físico com dispositivos wearables.
  • Personalização dos treinamentos com aplicativos e plataformas digitais.
  • Interação social e comunidade virtual nas atividades físicas.

Módulo 3: Implicações éticas, sociais e culturais das TDIC nas práticas corporais

  • Questões éticas relacionadas ao uso das TDIC.
  • Impacto das TDIC nas relações sociais e percepção do corpo.
  • Aspectos culturais e sociais das práticas corporais mediadas pelas TDIC.

Metodologia:

  • Aulas expositivas para introdução dos conceitos e discussão dos temas.
  • Demonstração prática do uso de dispositivos e aplicativos relacionados às TDIC.
  • Discussões em grupo sobre os benefícios, desafios e implicações éticas e sociais das TDIC.
  • Atividades práticas para utilização de dispositivos e aplicativos de monitoramento e personalização das atividades físicas.
  • Estudo de casos e análise crítica de materiais e pesquisas relacionadas às TDIC aplicadas às práticas corporais.
  • Apresentação de trabalhos individuais ou em grupo sobre aplicações específicas das TDIC.

Estimativas: Duração total do curso: 40 horas (presenciais ou virtuais). Carga horária semanal: 4 horas (10 semanas).

Referências Bibliográficas:

  • Bortoli, L., & Moraes, L. (Eds.). (2021). Tecnologias digitais no esporte: desafios e oportunidades. Editora UFJF.
  • Cabral, D., & Ronquillo, C. (2020). As TDIC na Educação Física: ferramentas de trabalho docente e de aprendizagem. Revista Brasileira de Educação Física e Esporte, 34(4), 1329-1337.
  • Da Silva, D. S., Souza, M. A. F., & Silva, J. M. L. (2019). Aprendizagem híbrida e o uso das tecnologias digitais de informação e comunicação no ensino da Educação Física. Caderno de Educação Física e Esporte, 17(1), 95-109.

Cronograma: Semana 1-2: Introdução às TDIC aplicadas às práticas corporais, definição de objetivos e conteúdos. Semana 3-4: Aplicações das TDIC no monitoramento do desempenho físico. Semana 5-6: Personalização dos treinamentos com aplicativos e plataformas digitais. Semana 7-8: Interação social e comunidade virtual nas atividades físicas. Semana 9-10: Implicações éticas, sociais e culturais das TDIC nas práticas corporais. Semana 11-12: Estudo de casos e análise crítica de pesquisas e materiais relacionados às TDIC. Semana 13-14: Atividades práticas utilizando dispositivos e aplicativos relacionados às TDIC. Semana 15-16: Apresentação de trabalhos e encerramento do curso.

Observação: O cronograma pode ser adaptado de acordo com a carga horária disponível e as necessidades específicas da instituição de ensino.


TDIC Aplicadas às Práticas Corporais

Ementa: Este curso tem como objetivo aprofundar o conhecimento sobre as Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) aplicadas às práticas corporais, explorando suas diversas aplicações e o impacto no contexto da educação física, saúde e bem-estar. Serão abordadas questões relacionadas ao uso de dispositivos wearables, aplicativos de monitoramento e recursos digitais para personalização de treinamentos, análise de dados e interação social. Além disso, serão discutidas implicações éticas, de segurança e privacidade no contexto das TDIC.

Objetivos:

  • Compreender os fundamentos teóricos e conceituais das TDIC aplicadas às práticas corporais.
  • Analisar as aplicações das TDIC na promoção da saúde, monitoramento do desempenho físico e personalização dos treinamentos.
  • Refletir sobre as implicações sociais, culturais e éticas das TDIC nas práticas corporais.
  • Desenvolver competências para o uso adequado das TDIC, incluindo análise de dados, comunicação digital e interação social.
  • Aplicar os conhecimentos adquiridos na elaboração de projetos práticos envolvendo TDIC e práticas corporais.

Competências e Habilidades:

  • Compreender os conceitos e fundamentos das TDIC aplicadas às práticas corporais.
  • Utilizar dispositivos wearables e aplicativos de monitoramento de atividade física.
  • Analisar dados gerados pelas TDIC e interpretá-los para aprimorar o desempenho físico.
  • Comunicar-se efetivamente por meio de recursos digitais e interagir socialmente em ambientes virtuais.
  • Desenvolver projetos práticos envolvendo TDIC e práticas corporais.

Conteúdo: Módulo 1: Fundamentos das TDIC aplicadas às práticas corporais

  • Introdução às TDIC e suas aplicações nas práticas corporais.
  • Princípios teóricos e conceituais relacionados ao uso das TDIC.
  • Análise crítica das implicações sociais, culturais e éticas das TDIC.

Módulo 2: Aplicações das TDIC na promoção da saúde e monitoramento do desempenho físico

  • Utilização de dispositivos wearables e aplicativos de monitoramento de atividade física.
  • Análise de dados gerados pelas TDIC para aprimorar o desempenho físico.
  • Personalização dos treinamentos por meio das TDIC.

Módulo 3: Interação social e comunicação digital nas práticas corporais

  • Utilização de recursos digitais para interação social em ambientes virtuais.
  • Comunicação efetiva por meio de recursos digitais.
  • Análise crítica das interações sociais mediadas pelas TDIC.

Módulo 4: Projetos práticos envolvendo TDIC e práticas corporais

  • Elaboração de projetos práticos utilizando TDIC e práticas corporais.
  • Apresentação e discussão dos projetos desenvolvidos pelos participantes.

Metodologia:

  • Aulas expositivas para apresentação dos conteúdos teóricos.
  • Atividades práticas, como a utilização de dispositivos wearables e aplicativos de monitoramento de atividade física.
  • Discussões em grupo e análise crítica de estudos de caso e materiais relacionados às TDIC e práticas corporais.
  • Realização de projetos práticos envolvendo o uso das TDIC.
  • Utilização de recursos digitais e tecnologias para interação e comunicação entre os participantes.

Estimativas: Duração total do curso: 3 meses (12 semanas). Carga horária semanal: 4 horas.

Referências Bibliográficas:

  • Bortoli, L., & Moraes, L. (Eds.). (2021). Tecnologias digitais no esporte: desafios e oportunidades. Editora UFJF.
  • Cabral, D., & Ronquillo, C. (2020). As TDIC na Educação Física: ferramentas de trabalho docente e de aprendizagem. Revista Brasileira de Educação Física e Esporte, 34(4), 1329-1337.
  • Da Silva, D. S., Souza, M. A. F., & Silva, J. M. L. (2019). Aprendizagem híbrida e o uso das tecnologias digitais de informação e comunicação no ensino da Educação Física. Caderno de Educação Física e Esporte, 17(1), 95-109.

Cronograma: Semana 1-2: Módulo 1 - Fundamentos das TDIC aplicadas às práticas corporais. Semana 3-4: Módulo 2 - Aplicações das TDIC na promoção da saúde e monitoramento do desempenho físico. Semana 5-6: Módulo 3 - Interação social e comunicação digital nas práticas corporais. Semana 7-10: Módulo 4 - Projetos práticos envolvendo TDIC e práticas corporais. Semana 11-12: Apresentação e discussão dos projetos desenvolvidos pelos participantes. Encerramento do curso.

Observação: O cronograma pode ser adaptado de acordo com a carga horária disponível e as necessidades específicas da instituição de ensino.


TDIC Aplicadas às Práticas Corporais

Ementa: Este curso tem como objetivo capacitar os participantes a compreenderem e aplicarem as Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) no contexto das práticas corporais. Serão abordados temas como o uso de dispositivos wearables, aplicativos de monitoramento de atividades físicas, realidade virtual/aumentada, entre outros recursos tecnológicos. O curso visa desenvolver competências e habilidades para o uso das TDIC visando a promoção da saúde, o aprimoramento do desempenho físico e a personalização dos treinamentos.

Objetivos:

  • Compreender as TDIC aplicadas às práticas corporais e suas principais aplicações.
  • Analisar os benefícios e desafios do uso das TDIC na promoção da saúde e no desempenho físico.
  • Explorar diferentes recursos tecnológicos utilizados nas práticas corporais.
  • Desenvolver habilidades para a utilização adequada das TDIC no monitoramento e personalização dos treinamentos.
  • Refletir sobre as implicações éticas, de segurança e privacidade no uso das TDIC.

Competências e Habilidades:

  • Compreensão das TDIC e suas aplicações nas práticas corporais.
  • Seleção e utilização de dispositivos wearables e aplicativos de monitoramento de atividades físicas.
  • Integração de recursos tecnológicos, como realidade virtual/aumentada, no contexto das práticas corporais.
  • Análise crítica das informações e dados gerados pelas TDIC.
  • Consideração de aspectos éticos, de segurança e privacidade no uso das TDIC.

Conteúdo: Módulo 1: Introdução às TDIC aplicadas às práticas corporais

  • Conceitos e definições de TDIC
  • Benefícios e desafios do uso das TDIC nas práticas corporais
  • Implicações sociais e culturais das TDIC no contexto das atividades físicas

Módulo 2: Recursos tecnológicos para as práticas corporais

  • Dispositivos wearables: smartwatches, pulseiras fitness, monitores cardíacos, etc.
  • Aplicativos de monitoramento de atividades físicas e saúde
  • Realidade virtual/aumentada e gamificação nas práticas corporais

Módulo 3: Utilização das TDIC no monitoramento e personalização dos treinamentos

  • Coleta e análise de dados gerados pelas TDIC
  • Estabelecimento de metas e monitoramento do desempenho físico
  • Personalização dos treinamentos com base nos dados coletados

Módulo 4: Aspectos éticos, de segurança e privacidade no uso das TDIC

  • Considerações éticas no uso das TDIC nas práticas corporais
  • Proteção de dados e privacidade dos usuários
  • Segurança e integridade das informações geradas pelas TDIC

Metodologia:

  • Aulas expositivas para introdução dos conceitos e temas.
  • Discussões em grupo sobre os benefícios, desafios e implicações das TDIC nas práticas corporais.
  • Demonstração e utilização prática de dispositivos wearables e aplicativos de monitoramento.
  • Atividades práticas com recursos de realidade virtual/aumentada.
  • Análise crítica de estudos de caso e pesquisas científicas relacionadas às TDIC e práticas corporais.
  • Realização de exercícios práticos de coleta e análise de dados gerados pelas TDIC.
  • Debates sobre aspectos éticos, de segurança e privacidade no uso das TDIC.

Estimativas: Duração total do curso: 3 meses (12 semanas). Carga horária semanal: 4 horas.

Referências Bibliográficas:

  • Bortoli, L., & Moraes, L. (Eds.). (2021). Tecnologias digitais no esporte: desafios e oportunidades. Editora UFJF.
  • Cabral, D., & Ronquillo, C. (2020). As TDIC na Educação Física: ferramentas de trabalho docente e de aprendizagem. Revista Brasileira de Educação Física e Esporte, 34(4), 1329-1337.
  • Da Silva, D. S., Souza, M. A. F., & Silva, J. M. L. (2019). Aprendizagem híbrida e o uso das tecnologias digitais de informação e comunicação no ensino da Educação Física. Caderno de Educação Física e Esporte, 17(1), 95-109.
  • Santos, P. T., & Peixoto, M. R. (2020). Práticas corporais na era digital: novas tecnologias, velhas concepções?. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, 42(2), 232-242.

Cronograma: Semana 1-2: Introdução às TDIC aplicadas às práticas corporais. Semana 3-4: Recursos tecnológicos para as práticas corporais. Semana 5-6: Utilização das TDIC no monitoramento e personalização dos treinamentos. Semana 7-8: Aspectos éticos, de segurança e privacidade no uso das TDIC. Semana 9-10: Demonstração e utilização prática de dispositivos wearables e aplicativos de monitoramento. Semana 11-12: Atividades práticas com recursos de realidade virtual/aumentada, análise crítica de estudos de caso e debates sobre ética e privacidade.

Observação: O cronograma pode ser adaptado de acordo com a carga horária disponível e as necessidades específicas dos participantes.


TDIC Aplicadas às Práticas Corporais

Ementa: Este curso aborda o uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) no contexto das práticas corporais, explorando suas aplicações, benefícios e desafios. Os participantes serão capacitados a compreender e utilizar as TDIC para promover a saúde, melhorar o desempenho físico, personalizar treinamentos e facilitar a interação social. Questões éticas, de segurança e privacidade relacionadas ao uso das TDIC também serão abordadas.

Objetivos:

  • Compreender as TDIC aplicadas às práticas corporais e suas principais aplicações.
  • Analisar os benefícios e desafios do uso das TDIC na promoção da saúde e no desempenho físico.
  • Utilizar as TDIC para monitorização, personalização e interação social nas atividades físicas.
  • Desenvolver habilidades de pesquisa, análise crítica e comunicação relacionadas ao tema.
  • Promover a conscientização sobre questões éticas, de segurança e privacidade no uso das TDIC.

Competências e Habilidades:

  • Pesquisar e analisar informações relacionadas às TDIC aplicadas às práticas corporais.
  • Compreender e interpretar textos acadêmicos e científicos sobre o assunto.
  • Utilizar as TDIC de forma adequada para monitorar e aprimorar o desempenho físico.
  • Aplicar as TDIC na personalização de treinamentos e na interação social entre praticantes.
  • Comunicar resultados e reflexões de forma clara e coerente, oralmente e por escrito.

Conteúdo: Módulo 1: Introdução às TDIC aplicadas às práticas corporais

  • Conceitos básicos das TDIC e suas aplicações nas atividades físicas.
  • Tendências e avanços tecnológicos no campo das práticas corporais.

Módulo 2: Benefícios e desafios das TDIC na promoção da saúde e no desempenho físico

  • Monitorização da atividade física e análise de dados gerados pelas TDIC.
  • Personalização de treinamentos e adaptação às necessidades individuais.
  • Integração das TDIC em programas de promoção da saúde e qualidade de vida.

Módulo 3: Implicações éticas, de segurança e privacidade no uso das TDIC

  • Aspectos éticos relacionados à coleta, armazenamento e uso de dados pessoais.
  • Segurança digital e proteção de informações pessoais.
  • Privacidade e consentimento no contexto das TDIC aplicadas às práticas corporais.

Módulo 4: Aplicações práticas das TDIC nas atividades físicas

  • Utilização de aplicativos e dispositivos wearables para monitorização e avaliação do desempenho físico.
  • Realidade virtual e aumentada aplicadas às práticas corporais.
  • Plataformas digitais para personalização de treinamentos e interação social.

Metodologia:

  • Aulas expositivas com apresentação de conceitos teóricos.
  • Discussões em grupo sobre estudos de casos e aplicações práticas das TDIC.
  • Atividades práticas de utilização das TDIC, como a experimentação de aplicativos e dispositivos wearables.
  • Análise de artigos científicos e materiais relacionados às TDIC e práticas corporais.
  • Desenvolvimento de projetos individuais ou em grupo que envolvam o uso das TDIC nas práticas corporais.
  • Apresentações orais e produção de textos argumentativos sobre o tema.

Estimativas: Duração total do curso: 3 meses (12 semanas). Carga horária semanal: 4 horas.

Referências Bibliográficas:

  • Bortoli, L., & Moraes, L. (Eds.). (2021). Tecnologias digitais no esporte: desafios e oportunidades. Editora UFJF.
  • Cabral, D., & Ronquillo, C. (2020). As TDIC na Educação Física: ferramentas de trabalho docente e de aprendizagem. Revista Brasileira de Educação Física e Esporte, 34(4), 1329-1337.
  • Da Silva, D. S., Souza, M. A. F., & Silva, J. M. L. (2019). Aprendizagem híbrida e o uso das tecnologias digitais de informação e comunicação no ensino da Educação Física. Caderno de Educação Física e Esporte, 17(1), 95-109.
  • Santos, P. T., & Peixoto, M. R. (2020). Práticas corporais na era digital: novas tecnologias, velhas concepções?. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, 42(2), 232-242.

Cronograma: Semana 1-2: Introdução às TDIC aplicadas às práticas corporais e conceitos básicos. Semana 3-4: Benefícios e desafios das TDIC na promoção da saúde e no desempenho físico. Semana 5-6: Implicações éticas, de segurança e privacidade no uso das TDIC. Semana 7-8: Aplicações práticas das TDIC nas atividades físicas. Semana 9-10: Atividades práticas de utilização das TDIC e análise de estudos de casos. Semana 11-12: Desenvolvimento de projetos individuais ou em grupo e encerramento do curso.

Observação: O cronograma pode ser adaptado de acordo com a carga horária disponível e as necessidades dos participantes.



Eletivas:

TDIC Aplicadas às Práticas Corporais

Ementa: Esta disciplina eletiva tem como objetivo explorar as aplicações das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) nas práticas corporais, abordando seu potencial para o monitoramento, personalização, interação social e melhoria do desempenho físico. Os estudantes terão a oportunidade de compreender os benefícios e desafios do uso das TDIC nesse contexto, refletindo sobre questões éticas, de segurança e privacidade.

Objetivos:

  • Compreender as TDIC aplicadas às práticas corporais e suas principais aplicações.
  • Analisar os benefícios e desafios do uso das TDIC na promoção da saúde e no desempenho físico.
  • Refletir sobre as implicações sociais e culturais das TDIC nas práticas corporais.
  • Desenvolver habilidades práticas no uso das TDIC para monitorização, personalização e interação social nas atividades físicas.
  • Promover a conscientização sobre questões éticas, de segurança e privacidade no uso das TDIC.

Competências e Habilidades:

  • Compreensão das aplicações das TDIC nas práticas corporais.
  • Utilização adequada de dispositivos e aplicativos para monitoramento e personalização das atividades físicas.
  • Habilidades de comunicação e interação social utilizando as TDIC.
  • Análise crítica das implicações éticas, sociais e culturais do uso das TDIC.
  • Conhecimento sobre questões de segurança e privacidade relacionadas ao uso das TDIC.

Conteúdo: Módulo 1: Introdução às TDIC aplicadas às práticas corporais

  • Conceitos básicos das TDIC e sua evolução.
  • Benefícios e desafios do uso das TDIC nas práticas corporais.

Módulo 2: Aplicações das TDIC nas práticas corporais

  • Monitoramento do desempenho físico com dispositivos wearables.
  • Personalização dos treinamentos com aplicativos e plataformas digitais.
  • Interação social e comunidade virtual nas atividades físicas.

Módulo 3: Implicações éticas, sociais e culturais das TDIC nas práticas corporais

  • Questões éticas relacionadas ao uso das TDIC.
  • Impacto das TDIC nas relações sociais e percepção do corpo.
  • Aspectos culturais e sociais das práticas corporais mediadas pelas TDIC.

Metodologia:

  • Aulas expositivas para introdução dos conceitos e discussão dos temas.
  • Demonstração prática do uso de dispositivos e aplicativos relacionados às TDIC.
  • Discussões em grupo sobre os benefícios, desafios e implicações éticas e sociais das TDIC.
  • Atividades práticas para utilização de dispositivos e aplicativos de monitoramento e personalização das atividades físicas.
  • Estudo de casos e análise crítica de materiais e pesquisas relacionadas às TDIC aplicadas às práticas corporais.
  • Apresentação de trabalhos individuais ou em grupo sobre aplicações específicas das TDIC.

Estimativas: Carga horária total: 40 horas (presenciais ou virtuais). Carga horária semanal: 4 horas (10 semanas).

Referências Bibliográficas:

  • Bortoli, L., & Moraes, L. (Eds.). (2021). Tecnologias digitais no esporte: desafios e oportunidades. Editora UFJF.
  • Cabral, D., & Ronquillo, C. (2020). As TDIC na Educação Física: ferramentas de trabalho docente e de aprendizagem. Revista Brasileira de Educação Física e Esporte, 34(4), 1329-1337.
  • Da Silva, D. S., Souza, M. A. F., & Silva, J. M. L. (2019). Aprendizagem híbrida e o uso das tecnologias digitais de informação e comunicação no ensino da Educação Física. Caderno de Educação Física e Esporte, 17(1), 95-109.

Cronograma: Semana 1-2: Introdução às TDIC aplicadas às práticas corporais, definição de objetivos e conteúdos. Semana 3-4: Aplicações das TDIC no monitoramento do desempenho físico. Semana 5-6: Personalização dos treinamentos com aplicativos e plataformas digitais. Semana 7-8: Interação social e comunidade virtual nas atividades físicas. Semana 9-10: Implicações éticas, sociais e culturais das TDIC nas práticas corporais. Semana 11-12: Estudo de casos e análise crítica de pesquisas e materiais relacionados às TDIC. Semana 13-14: Atividades práticas utilizando dispositivos e aplicativos relacionados às TDIC. Semana 15-16: Apresentação de trabalhos e encerramento da disciplina.

Observação: O cronograma pode ser adaptado de acordo com a carga horária disponível e as necessidades específicas da instituição de ensino.


TDIC Aplicadas às Práticas Corporais

Ementa: Esta disciplina eletiva tem como objetivo explorar as aplicações das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) no contexto das práticas corporais, com foco no uso de dispositivos, aplicativos e plataformas digitais para monitoramento, personalização e interação social nas atividades físicas. Serão abordados aspectos éticos, sociais e culturais relacionados ao uso das TDIC, além de desenvolver habilidades práticas no manuseio e aplicação das tecnologias digitais.

Objetivos:

  • Compreender as TDIC aplicadas às práticas corporais e suas principais aplicações.
  • Analisar os benefícios e desafios do uso das TDIC na promoção da saúde e no desempenho físico.
  • Refletir sobre as implicações éticas, sociais e culturais do uso das TDIC nas práticas corporais.
  • Desenvolver habilidades práticas no uso de dispositivos, aplicativos e plataformas digitais para monitoramento, personalização e interação social nas atividades físicas.

Competências e Habilidades:

  • Compreensão das aplicações das TDIC nas práticas corporais.
  • Utilização adequada de dispositivos e aplicativos para monitoramento e personalização das atividades físicas.
  • Habilidades de comunicação e interação social utilizando as TDIC.
  • Análise crítica das implicações éticas, sociais e culturais do uso das TDIC.
  • Conhecimento sobre questões de segurança e privacidade relacionadas ao uso das TDIC.

Conteúdo:

  1. Introdução às TDIC aplicadas às práticas corporais.
  2. Dispositivos e aplicativos para monitoramento do desempenho físico.
  3. Personalização dos treinamentos com tecnologias digitais.
  4. Interação social e comunidade virtual nas atividades físicas.
  5. Questões éticas e sociais relacionadas ao uso das TDIC.
  6. Aspectos culturais das práticas corporais mediadas pelas TDIC.

Metodologia:

  • Aulas expositivas para introdução dos conceitos e discussão dos temas.
  • Demonstração prática do uso de dispositivos e aplicativos relacionados às TDIC.
  • Atividades práticas de utilização de dispositivos e aplicativos para monitoramento e personalização das atividades físicas.
  • Estudo de casos e análise crítica de pesquisas e materiais relacionados às TDIC aplicadas às práticas corporais.
  • Debates e discussões em grupo sobre as implicações éticas, sociais e culturais do uso das TDIC.
  • Desenvolvimento de projetos individuais ou em grupo que envolvam a aplicação das TDIC em práticas corporais.

Estimativas: Duração total da disciplina: 60 horas (presenciais ou virtuais). Carga horária semanal: 4 horas (15 semanas).

Referências Bibliográficas:

  • Bortoli, L., & Moraes, L. (Eds.). (2021). Tecnologias digitais no esporte: desafios e oportunidades. Editora UFJF.
  • Cabral, D., & Ronquillo, C. (2020). As TDIC na Educação Física: ferramentas de trabalho docente e de aprendizagem. Revista Brasileira de Educação Física e Esporte, 34(4), 1329-1337.
  • Da Silva, D. S., Souza, M. A. F., & Silva, J. M. L. (2019). Aprendizagem híbrida e o uso das tecnologias digitais de informação e comunicação no ensino da Educação Física. Caderno de Educação Física e Esporte, 17(1), 95-109.

Cronograma: Semana 1-2: Introdução às TDIC aplicadas às práticas corporais. Semana 3-4: Dispositivos e aplicativos para monitoramento do desempenho físico. Semana 5-6: Personalização dos treinamentos com tecnologias digitais. Semana 7-8: Interação social e comunidade virtual nas atividades físicas. Semana 9-10: Questões éticas e sociais relacionadas ao uso das TDIC. Semana 11-12: Aspectos culturais das práticas corporais mediadas pelas TDIC. Semana 13-14: Estudo de casos e análise crítica de pesquisas e materiais. Semana 15-16: Desenvolvimento de projetos e encerramento da disciplina.

Observação: O cronograma pode ser adaptado de acordo com a carga horária disponível e as necessidades específicas da instituição de ensino.


TDIC Aplicadas às Práticas Corporais

Ementa: Esta disciplina eletiva visa explorar as aplicações das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) no contexto das práticas corporais, abordando o uso de dispositivos e aplicativos para monitoramento, personalização, interação social e aprimoramento do desempenho físico. Serão discutidos os benefícios, desafios e implicações éticas e sociais do uso das TDIC nesse contexto.

Objetivos:

  • Compreender as TDIC aplicadas às práticas corporais e suas principais aplicações.
  • Analisar os benefícios e desafios do uso das TDIC na promoção da saúde e no desempenho físico.
  • Refletir sobre as implicações éticas, sociais e culturais das TDIC nas práticas corporais.
  • Desenvolver habilidades práticas no uso das TDIC para monitorização, personalização e interação social nas atividades físicas.
  • Aplicar os conhecimentos adquiridos na seleção e utilização adequada de dispositivos e aplicativos para as práticas corporais.

Competências e Habilidades:

  • Compreensão das aplicações das TDIC nas práticas corporais.
  • Utilização adequada de dispositivos e aplicativos para monitoramento e personalização das atividades físicas.
  • Habilidades de comunicação e interação social utilizando as TDIC.
  • Análise crítica das implicações éticas, sociais e culturais do uso das TDIC.
  • Seleção e aplicação das TDIC de forma adequada e eficaz nas práticas corporais.

Conteúdo:

  1. Introdução às TDIC aplicadas às práticas corporais.
  2. Dispositivos wearables e sua utilização no monitoramento do desempenho físico.
  3. Aplicativos e plataformas digitais para a personalização dos treinamentos.
  4. TDIC e interação social nas atividades físicas: comunidades virtuais e redes sociais.
  5. Questões éticas, sociais e culturais relacionadas ao uso das TDIC nas práticas corporais.

Metodologia:

  • Aulas expositivas para introdução dos conceitos e discussão dos temas.
  • Demonstração prática do uso de dispositivos e aplicativos relacionados às TDIC.
  • Discussões em grupo sobre os benefícios, desafios e implicações éticas e sociais das TDIC.
  • Atividades práticas para utilização de dispositivos e aplicativos de monitoramento e personalização das atividades físicas.
  • Estudo de casos e análise crítica de materiais e pesquisas relacionadas às TDIC aplicadas às práticas corporais.
  • Apresentação de trabalhos individuais ou em grupo sobre aplicações específicas das TDIC.

Estimativas: Carga horária total: 40 horas (presenciais ou virtuais). Duração do curso: 10 semanas, com 4 horas de aula por semana.

Referências Bibliográficas:

  • Bortoli, L., & Moraes, L. (Eds.). (2021). Tecnologias digitais no esporte: desafios e oportunidades. Editora UFJF.
  • Cabral, D., & Ronquillo, C. (2020). As TDIC na Educação Física: ferramentas de trabalho docente e de aprendizagem. Revista Brasileira de Educação Física e Esporte, 34(4), 1329-1337.
  • Da Silva, D. S., Souza, M. A. F., & Silva, J. M. L. (2019). Aprendizagem híbrida e o uso das tecnologias digitais de informação e comunicação no ensino da Educação Física. Caderno de Educação Física e Esporte, 17(1), 95-109.

Cronograma: Semana 1-2: Introdução às TDIC aplicadas às práticas corporais, definição de objetivos e conteúdos. Semana 3-4: Aplicações das TDIC no monitoramento do desempenho físico. Semana 5-6: Personalização dos treinamentos com aplicativos e plataformas digitais. Semana 7-8: Interação social e comunidade virtual nas atividades físicas. Semana 9-10: Implicações éticas, sociais e culturais das TDIC nas práticas corporais.

Observação: O cronograma pode ser adaptado de acordo com a carga horária disponível e as necessidades específicas da instituição de ensino.


TDIC Aplicadas às Práticas Corporais

Ementa: Esta disciplina eletiva tem como objetivo explorar as aplicações das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) nas práticas corporais, investigando seu impacto na promoção da saúde, no monitoramento do desempenho físico, na personalização dos treinamentos e na interação social entre os praticantes. Serão abordados também aspectos éticos, de segurança e privacidade relacionados ao uso das TDIC.

Objetivos:

  • Compreender as TDIC aplicadas às práticas corporais e suas principais aplicações.
  • Analisar os benefícios e desafios do uso das TDIC na promoção da saúde e no desempenho físico.
  • Refletir sobre as implicações sociais e culturais das TDIC nas práticas corporais.
  • Desenvolver habilidades práticas no uso das TDIC para monitorização, personalização e interação social nas atividades físicas.
  • Promover a conscientização sobre questões éticas, de segurança e privacidade no uso das TDIC.

Competências e Habilidades:

  • Compreensão das aplicações das TDIC nas práticas corporais.
  • Utilização adequada de dispositivos e aplicativos para monitoramento e personalização das atividades físicas.
  • Habilidades de comunicação e interação social utilizando as TDIC.
  • Análise crítica das implicações éticas, sociais e culturais do uso das TDIC.
  • Conhecimento sobre questões de segurança e privacidade relacionadas ao uso das TDIC.

Conteúdo:

  1. Introdução às TDIC aplicadas às práticas corporais.
  2. Benefícios e desafios do uso das TDIC na promoção da saúde e no desempenho físico.
  3. Implicações sociais e culturais das TDIC nas práticas corporais.
  4. Ética, segurança e privacidade no uso das TDIC.
  5. Aplicativos e dispositivos para monitoramento do desempenho físico.
  6. Personalização dos treinamentos utilizando TDIC.
  7. Interação social e comunidade virtual nas atividades físicas.

Metodologia:

  • Aulas expositivas para introdução dos conceitos e discussão dos temas.
  • Demonstração prática do uso de dispositivos e aplicativos relacionados às TDIC.
  • Discussões em grupo sobre os benefícios, desafios e implicações éticas e sociais das TDIC.
  • Atividades práticas para utilização de dispositivos e aplicativos de monitoramento e personalização das atividades físicas.
  • Análise crítica de pesquisas e materiais relacionados às TDIC aplicadas às práticas corporais.
  • Realização de projetos individuais ou em grupo explorando as aplicações das TDIC.
  • Apresentação oral dos projetos e discussão em sala de aula.

Estimativas: Duração total da disciplina: 40 horas (presenciais ou virtuais). Carga horária semanal: 4 horas (10 semanas).

Referências Bibliográficas:

  • Bortoli, L., & Moraes, L. (Eds.). (2021). Tecnologias digitais no esporte: desafios e oportunidades. Editora UFJF.
  • Cabral, D., & Ronquillo, C. (2020). As TDIC na Educação Física: ferramentas de trabalho docente e de aprendizagem. Revista Brasileira de Educação Física e Esporte, 34(4), 1329-1337.
  • Da Silva, D. S., Souza, M. A. F., & Silva, J. M. L. (2019). Aprendizagem híbrida e o uso das tecnologias digitais de informação e comunicação no ensino da Educação Física. Caderno de Educação Física e Esporte, 17(1), 95-109.

Cronograma: Semana 1-2: Introdução às TDIC aplicadas às práticas corporais, definição de objetivos e conteúdos. Semana 3-4: Benefícios e desafios do uso das TDIC na promoção da saúde e no desempenho físico. Semana 5-6: Implicações sociais e culturais das TDIC nas práticas corporais. Semana 7-8: Ética, segurança e privacidade no uso das TDIC. Semana 9-10: Aplicativos e dispositivos para monitoramento do desempenho físico. Semana 11-12: Personalização dos treinamentos utilizando TDIC. Semana 13-14: Interação social e comunidade virtual nas atividades físicas. Semana 15-16: Apresentação dos projetos e encerramento da disciplina.

Observação: O cronograma pode ser adaptado de acordo com a carga horária disponível e as necessidades específicas da instituição de ensino.



Planejamentos:

TDIC Aplicadas às Práticas Corporais

Ementa: Este planejamento tem como objetivo desenvolver e aplicar estratégias utilizando Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) nas práticas corporais. Serão exploradas as possibilidades de monitoramento, personalização, interação social e aprimoramento do desempenho físico, visando promover a saúde e o bem-estar dos praticantes.

Objetivos:

  • Compreender as TDIC aplicadas às práticas corporais e suas principais aplicações.
  • Analisar os benefícios e desafios do uso das TDIC na promoção da saúde e no desempenho físico.
  • Desenvolver habilidades práticas no uso das TDIC para monitorização, personalização e interação social nas atividades físicas.
  • Refletir sobre questões éticas, de segurança e privacidade relacionadas ao uso das TDIC.
  • Estimular a criatividade e o pensamento crítico na aplicação das TDIC nas práticas corporais.

Competências e Habilidades:

  • Compreensão das aplicações das TDIC nas práticas corporais.
  • Utilização adequada de dispositivos e aplicativos para monitoramento e personalização das atividades físicas.
  • Habilidades de comunicação e interação social utilizando as TDIC.
  • Análise crítica das implicações éticas, sociais e culturais do uso das TDIC.
  • Criatividade na aplicação das TDIC para promover a saúde e o desempenho físico.

Conteúdo:

  1. Introdução às TDIC aplicadas às práticas corporais.
  2. Benefícios e desafios do uso das TDIC na promoção da saúde e no desempenho físico.
  3. Dispositivos e aplicativos para monitoramento do desempenho físico.
  4. Personalização dos treinamentos utilizando TDIC.
  5. Interação social e comunidade virtual nas atividades físicas.
  6. Questões éticas, de segurança e privacidade no uso das TDIC.
  7. Aplicações práticas das TDIC nas práticas corporais.

Metodologia:

  • Aulas expositivas para introdução dos conceitos e discussão dos temas.
  • Demonstração prática do uso de dispositivos e aplicativos relacionados às TDIC.
  • Atividades práticas para utilização de dispositivos e aplicativos de monitoramento e personalização das atividades físicas.
  • Discussões em grupo sobre os benefícios, desafios e implicações éticas e sociais das TDIC.
  • Realização de projetos individuais ou em grupo aplicando as TDIC nas práticas corporais.
  • Apresentação dos projetos e discussão em sala de aula.

Estimativas: Duração total do planejamento: 10 semanas. Carga horária semanal: 4 horas.

Referências Bibliográficas:

  • Bortoli, L., & Moraes, L. (Eds.). (2021). Tecnologias digitais no esporte: desafios e oportunidades. Editora UFJF.
  • Cabral, D., & Ronquillo, C. (2020). As TDIC na Educação Física: ferramentas de trabalho docente e de aprendizagem. Revista Brasileira de Educação Física e Esporte, 34(4), 1329-1337.
  • Da Silva, D. S., Souza, M. A. F., & Silva, J. M. L. (2019). Aprendizagem híbrida e o uso das tecnologias digitais de informação e comunicação no ensino da Educação Física. Caderno de Educação Física e Esporte, 17(1), 95-109.

Cronograma: Semana 1: Introdução às TDIC aplicadas às práticas corporais, definição de objetivos e conteúdos. Semana 2: Benefícios e desafios do uso das TDIC na promoção da saúde e no desempenho físico. Semana 3: Dispositivos e aplicativos para monitoramento do desempenho físico. Semana 4: Personalização dos treinamentos utilizando TDIC. Semana 5: Interação social e comunidade virtual nas atividades físicas. Semana 6: Questões éticas, de segurança e privacidade no uso das TDIC. Semana 7: Aplicações práticas das TDIC nas práticas corporais. Semana 8: Desenvolvimento de projetos utilizando as TDIC. Semana 9: Apresentação dos projetos e discussão em grupo. Semana 10: Avaliação e encerramento do planejamento.

Observação: O cronograma pode ser adaptado de acordo com a carga horária disponível e as necessidades específicas da instituição de ensino.


TDIC Aplicadas às Práticas Corporais

Ementa: Esta aula tem como objetivo introduzir os conceitos das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) aplicadas às práticas corporais, explorando suas aplicações no monitoramento do desempenho físico, personalização dos treinamentos e interação social entre os praticantes. Serão abordados também aspectos éticos, de segurança e privacidade relacionados ao uso das TDIC.

Objetivos:

  • Compreender as TDIC aplicadas às práticas corporais e suas principais aplicações.
  • Analisar os benefícios e desafios do uso das TDIC na promoção da saúde e no desempenho físico.
  • Refletir sobre as implicações sociais e culturais das TDIC nas práticas corporais.
  • Desenvolver habilidades práticas no uso das TDIC para monitorização, personalização e interação social nas atividades físicas.
  • Promover a conscientização sobre questões éticas, de segurança e privacidade no uso das TDIC.

Competências e Habilidades:

  • Compreensão das aplicações das TDIC nas práticas corporais.
  • Utilização adequada de dispositivos e aplicativos para monitoramento e personalização das atividades físicas.
  • Habilidades de comunicação e interação social utilizando as TDIC.
  • Análise crítica das implicações éticas, sociais e culturais do uso das TDIC.
  • Conhecimento sobre questões de segurança e privacidade relacionadas ao uso das TDIC.

Conteúdo:

  1. Introdução às TDIC aplicadas às práticas corporais.
  2. Aplicações das TDIC no monitoramento do desempenho físico.
  3. Personalização dos treinamentos utilizando TDIC.
  4. Interação social e comunidade virtual nas atividades físicas.
  5. Questões éticas, de segurança e privacidade no uso das TDIC.

Metodologia:

  • Aula expositiva para introdução dos conceitos e discussão dos temas.
  • Demonstração prática do uso de dispositivos e aplicativos relacionados às TDIC.
  • Discussões em grupo sobre os benefícios, desafios e implicações éticas e sociais das TDIC.
  • Atividade prática de utilização de dispositivos e aplicativos de monitoramento e personalização das atividades físicas.
  • Análise crítica de casos e exemplos de aplicação das TDIC.
  • Debate em sala de aula sobre questões éticas, de segurança e privacidade.
  • Produção de reflexões individuais sobre o impacto das TDIC nas práticas corporais.

Estimativas: Duração da aula: 2 horas.

Referências Bibliográficas:

  • Bortoli, L., & Moraes, L. (Eds.). (2021). Tecnologias digitais no esporte: desafios e oportunidades. Editora UFJF.
  • Cabral, D., & Ronquillo, C. (2020). As TDIC na Educação Física: ferramentas de trabalho docente e de aprendizagem. Revista Brasileira de Educação Física e Esporte, 34(4), 1329-1337.
  • Da Silva, D. S., Souza, M. A. F., & Silva, J. M. L. (2019). Aprendizagem híbrida e o uso das tecnologias digitais de informação e comunicação no ensino da Educação Física. Caderno de Educação Física e Esporte, 17(1), 95-109.

Cronograma:

  • 0-15 minutos: Introdução às TDIC aplicadas às práticas corporais.
  • 15-30 minutos: Aplicações das TDIC no monitoramento do desempenho físico.
  • 30-45 minutos: Personalização dos treinamentos utilizando TDIC.
  • 45-60 minutos: Interação social e comunidade virtual nas atividades físicas.
  • 60-75 minutos: Questões éticas, de segurança e privacidade no uso das TDIC.
  • 75-120 minutos: Atividade prática e reflexão sobre o impacto das TDIC nas práticas corporais.

Observação: O cronograma pode ser adaptado de acordo com a disponibilidade de tempo e as necessidades específicas da aula.


TDIC Aplicadas às Práticas Corporais

Ementa: Este planejamento tem como objetivo explorar as aplicações das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) nas práticas corporais, abordando o uso de dispositivos e aplicativos para monitoramento do desempenho físico, personalização dos treinamentos e interação social entre os praticantes. Serão discutidos também aspectos éticos, de segurança e privacidade relacionados ao uso das TDIC.

Objetivos:

  • Compreender as TDIC aplicadas às práticas corporais e suas principais aplicações.
  • Analisar os benefícios e desafios do uso das TDIC na promoção da saúde e no desempenho físico.
  • Refletir sobre as implicações sociais e culturais das TDIC nas práticas corporais.
  • Desenvolver habilidades práticas no uso das TDIC para monitorização, personalização e interação social nas atividades físicas.
  • Promover a conscientização sobre questões éticas, de segurança e privacidade no uso das TDIC.

Competências e Habilidades:

  • Compreensão das aplicações das TDIC nas práticas corporais.
  • Utilização adequada de dispositivos e aplicativos para monitoramento e personalização das atividades físicas.
  • Habilidades de comunicação e interação social utilizando as TDIC.
  • Análise crítica das implicações éticas, sociais e culturais do uso das TDIC.
  • Conhecimento sobre questões de segurança e privacidade relacionadas ao uso das TDIC.

Conteúdo:

  1. Introdução às TDIC aplicadas às práticas corporais.
  2. Benefícios e desafios do uso das TDIC na promoção da saúde e no desempenho físico.
  3. Implicações sociais e culturais das TDIC nas práticas corporais.
  4. Ética, segurança e privacidade no uso das TDIC.
  5. Dispositivos e aplicativos para monitoramento do desempenho físico.
  6. Personalização dos treinamentos utilizando TDIC.
  7. Interação social e comunidade virtual nas atividades físicas.

Metodologia:

  • Aulas expositivas para introdução dos conceitos e discussão dos temas.
  • Demonstração prática do uso de dispositivos e aplicativos relacionados às TDIC.
  • Discussões em grupo sobre os benefícios, desafios e implicações éticas e sociais das TDIC.
  • Atividades práticas para utilização de dispositivos e aplicativos de monitoramento e personalização das atividades físicas.
  • Análise crítica de pesquisas e materiais relacionados às TDIC aplicadas às práticas corporais.
  • Realização de projetos individuais ou em grupo explorando as aplicações das TDIC.
  • Apresentação oral dos projetos e discussão em sala de aula.

Estimativas: Duração total: 20 horas (presenciais ou virtuais). Carga horária semanal: 4 horas (5 semanas).

Referências Bibliográficas:

  • Bortoli, L., & Moraes, L. (Eds.). (2021). Tecnologias digitais no esporte: desafios e oportunidades. Editora UFJF.
  • Cabral, D., & Ronquillo, C. (2020). As TDIC na Educação Física: ferramentas de trabalho docente e de aprendizagem. Revista Brasileira de Educação Física e Esporte, 34(4), 1329-1337.
  • Da Silva, D. S., Souza, M. A. F., & Silva, J. M. L. (2019). Aprendizagem híbrida e o uso das tecnologias digitais de informação e comunicação no ensino da Educação Física. Caderno de Educação Física e Esporte, 17(1), 95-109.

Cronograma: Semana 1: Introdução às TDIC aplicadas às práticas corporais e definição de objetivos. Semana 2: Benefícios e desafios do uso das TDIC na promoção da saúde e no desempenho físico. Semana 3: Implicações sociais e culturais das TDIC nas práticas corporais. Semana 4: Ética, segurança e privacidade no uso das TDIC. Semana 5: Dispositivos e aplicativos para monitoramento do desempenho físico. Semana 6: Personalização dos treinamentos utilizando TDIC. Semana 7: Interação social e comunidade virtual nas atividades físicas. Semana 8: Análise crítica de pesquisas e materiais relacionados às TDIC. Semana 9: Atividades práticas utilizando dispositivos e aplicativos relacionados às TDIC. Semana 10: Apresentação dos projetos e encerramento do planejamento.


TDIC Aplicadas às Práticas Corporais

Ementa: Este planejamento tem como objetivo apresentar as aplicações das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) nas práticas corporais, explorando o uso de dispositivos, aplicativos e plataformas digitais para monitoramento, personalização e interação social. Serão discutidos aspectos éticos, de segurança e privacidade relacionados ao uso das TDIC, bem como seu impacto nas áreas da saúde e do desempenho físico.

Objetivos:

  • Compreender as TDIC aplicadas às práticas corporais e suas principais aplicações.
  • Analisar os benefícios e desafios do uso das TDIC na promoção da saúde e no desempenho físico.
  • Refletir sobre as implicações sociais e culturais das TDIC nas práticas corporais.
  • Desenvolver habilidades práticas no uso das TDIC para monitorização, personalização e interação social nas atividades físicas.
  • Promover a conscientização sobre questões éticas, de segurança e privacidade no uso das TDIC.

Competências e Habilidades:

  • Compreensão das aplicações das TDIC nas práticas corporais.
  • Utilização adequada de dispositivos e aplicativos para monitoramento e personalização das atividades físicas.
  • Habilidades de comunicação e interação social utilizando as TDIC.
  • Análise crítica das implicações éticas, sociais e culturais do uso das TDIC.
  • Conhecimento sobre questões de segurança e privacidade relacionadas ao uso das TDIC.

Conteúdo:

  1. Introdução às TDIC aplicadas às práticas corporais.
  2. Benefícios e desafios do uso das TDIC na promoção da saúde e no desempenho físico.
  3. Implicações sociais e culturais das TDIC nas práticas corporais.
  4. Ética, segurança e privacidade no uso das TDIC.
  5. Dispositivos e aplicativos para monitoramento do desempenho físico.
  6. Personalização dos treinamentos utilizando TDIC.
  7. Interação social e comunidade virtual nas atividades físicas.

Metodologia:

  • Aulas expositivas para introdução dos conceitos e discussão dos temas.
  • Demonstração prática do uso de dispositivos e aplicativos relacionados às TDIC.
  • Discussões em grupo sobre os benefícios, desafios e implicações éticas e sociais das TDIC.
  • Atividades práticas para utilização de dispositivos e aplicativos de monitoramento e personalização das atividades físicas.
  • Análise crítica de pesquisas e materiais relacionados às TDIC aplicadas às práticas corporais.
  • Realização de projetos individuais ou em grupo explorando as aplicações das TDIC.
  • Apresentação oral dos projetos e discussão em sala de aula.

Estimativas: Duração total do planejamento: 10 semanas (20 horas no total). Carga horária semanal: 2 horas.

Referências Bibliográficas:

  • Bortoli, L., & Moraes, L. (Eds.). (2021). Tecnologias digitais no esporte: desafios e oportunidades. Editora UFJF.
  • Cabral, D., & Ronquillo, C. (2020). As TDIC na Educação Física: ferramentas de trabalho docente e de aprendizagem. Revista Brasileira de Educação Física e Esporte, 34(4), 1329-1337.
  • Da Silva, D. S., Souza, M. A. F., & Silva, J. M. L. (2019). Aprendizagem híbrida e o uso das tecnologias digitais de informação e comunicação no ensino da Educação Física. Caderno de Educação Física e Esporte, 17(1), 95-109.

Cronograma: Semana 1: Introdução às TDIC aplicadas às práticas corporais. Semana 2: Benefícios e desafios do uso das TDIC na promoção da saúde e no desempenho físico. Semana 3: Implicações sociais e culturais das TDIC nas práticas corporais. Semana 4: Ética, segurança e privacidade no uso das TDIC. Semana 5: Dispositivos e aplicativos para monitoramento do desempenho físico. Semana 6: Personalização dos treinamentos utilizando TDIC. Semana 7: Interação social e comunidade virtual nas atividades físicas. Semana 8: Atividades práticas com dispositivos e aplicativos relacionados às TDIC. Semana 9: Apresentação dos projetos. Semana 10: Encerramento e conclusões finais.