Filosofia
1º Ano
1º Trimestre
Justificativa:
O primeiro trimestre do curso de Filosofia visa proporcionar aos estudantes um entendimento da origem e do contexto histórico da Filosofia, introduzindo-os ao pensamento grego, que é fundamental para a construção do pensamento ocidental. Os conceitos de lógos, a transição do pensamento mítico para o racional e as principais contribuições dos pré-socráticos, Sócrates, Platão e Aristóteles serão trabalhados de maneira a estimular a reflexão crítica sobre o surgimento das primeiras questões filosóficas e sua relação com a construção da pólis grega e o debate público na ágora.
Objetivos/Competências a serem desenvolvidas:
- Compreender a origem e o contexto histórico da Filosofia.
- Refletir sobre a transição do pensamento mítico para o racional.
- Identificar e discutir os principais conceitos da Filosofia grega (lógos, pólis, ágora, metafísica e ontologia).
- Desenvolver o pensamento crítico por meio da análise das ideias dos filósofos pré-socráticos, Sócrates, Platão e Aristóteles.
- Relacionar os conceitos de Filosofia com o desenvolvimento da sociedade grega.
Conteúdos/Eixos Temáticos:
- Origem e contexto histórico da Filosofia.
- Pensamento mítico e tragédia grega.
- Os Pré-Socráticos e o conceito de lógos.
- Sócrates, Platão e Aristóteles: conceitos de pólis e ágora.
- Metafísica e ontologia.
Procedimentos Metodológicos:
- Aulas expositivas com leitura de textos filosóficos de Platão, Aristóteles e outros filósofos antigos.
- Discussões em sala de aula sobre as diferenças entre o pensamento mítico e racional.
- Análise de trechos de tragédias gregas para compreender o contexto cultural e filosófico da Grécia Antiga.
- Estudo de caso sobre a pólis e a ágora.
- Utilização de recursos audiovisuais (documentários, filmes e vídeos) sobre a Grécia Antiga.
- Atividades práticas, como debates e redações, para aprofundar a reflexão sobre os conceitos de metafísica e ontologia.
Procedimentos Avaliativos/Estratégias de Avaliação:
- Avaliação Formativa: Participação ativa nas discussões, reflexões orais e práticas em grupo.
- Avaliação Somativa: Redação individual sobre a transição do pensamento mítico para o racional e as contribuições dos filósofos pré-socráticos.
- Prova escrita: questões dissertativas e objetivas abordando os conteúdos trabalhados no trimestre.
2º Trimestre
Justificativa:
O segundo trimestre será dedicado ao estudo da Filosofia medieval, com ênfase na Escolástica e nas correntes filosóficas islâmicas e judaicas. Este período é fundamental para entender o papel da fé na razão, o conceito de cidadania e as relações de poder na Idade Média. Além disso, abordaremos a Filosofia do Sagrado, com um estudo sobre os conceitos de imanência e transcendência, ampliando a visão crítica dos estudantes sobre o papel da religião na filosofia medieval.
Objetivos/Competências a serem desenvolvidas:
- Compreender a relação entre fé e razão no pensamento medieval.
- Estudar as principais correntes filosóficas islâmicas e judaicas.
- Discutir o conceito de cidadania na Idade Média e as relações de poder na sociedade medieval.
- Desenvolver uma visão crítica sobre a Filosofia do Sagrado, a imanência e transcendência.
Conteúdos/Eixos Temáticos:
- Escolástica medieval: Tomás de Aquino e a relação entre fé e razão.
- Filosofia islâmica e judaica: Averróis, Avicena e Maimônides.
- O conceito de cidadania e relações de poder na Idade Média.
- Filosofia do sagrado: Rudolf Otto, imanência e transcendência.
Procedimentos Metodológicos:
- Aulas expositivas com leitura e análise de textos de Tomás de Aquino, Averróis, Avicena e Maimônides.
- Discussão sobre a relação entre fé e razão no contexto medieval e sua relevância para a filosofia ocidental.
- Debate sobre as noções de cidadania, poder e a organização social medieval.
- Estudo de textos de Rudolf Otto para compreender a filosofia do sagrado e as concepções de imanência e transcendência.
- Exibição de vídeos e documentários sobre a Filosofia medieval e islâmica.
- Atividades de pesquisa sobre a relação entre religião e razão no pensamento medieval.
Procedimentos Avaliativos/Estratégias de Avaliação:
- Avaliação Formativa: Discussões em sala de aula, participação em grupos de pesquisa e reflexões sobre textos filosóficos.
- Avaliação Somativa: Produção de um ensaio sobre a relação entre fé e razão no pensamento medieval, com base em textos de Tomás de Aquino e filósofos islâmicos/judaicos.
- Prova escrita: Questões sobre a Escolástica medieval, Filosofia islâmica e judaica e Filosofia do Sagrado.
3º Trimestre
Justificativa:
O terceiro trimestre aborda temas fundamentais para o entendimento do papel da Filosofia na análise das estruturas políticas, éticas e morais da sociedade. Compreender o conceito de cidadania, democracia, poder político e a relação entre ética e política proporcionará aos estudantes uma base sólida para analisar e refletir criticamente sobre a organização política e os sistemas de governo. Este trimestre visa desenvolver a capacidade crítica dos alunos em relação às diferentes formas de governo e ao papel da ética nas decisões políticas.
Objetivos/Competências a serem desenvolvidas:
- Compreender as principais correntes filosóficas relacionadas à cidadania, democracia e poder político.
- Refletir sobre a relação entre ética e política, e como isso se reflete nas práticas e sistemas de governo.
- Discutir as diferentes formas de Estado e sistemas de governo.
- Analisar a construção das dimensões éticas do sujeito na sociedade moderna.
Conteúdos/Eixos Temáticos:
- Cidadania, democracia e poder político.
- Ética e moral: relação entre ética e política.
- Estado e sistemas de governo.
- Construção das dimensões éticas do sujeito.
Procedimentos Metodológicos:
- Aulas expositivas com leitura de textos de filósofos como Platão, Aristóteles, Rousseau, Hobbes e outros pensadores políticos.
- Discussão de casos históricos que exemplificam a cidadania, democracia e poder político.
- Análise de diferentes tipos de sistemas de governo e suas implicações filosóficas.
- Debates sobre ética e política, com base em textos de filósofos contemporâneos e clássicos.
- Atividades práticas como simulações de sistemas de governo e análises de regimes políticos.
- Produção de textos críticos sobre a relação entre ética e política.
Procedimentos Avaliativos/Estratégias de Avaliação:
- Avaliação Formativa: Participação nos debates, análises críticas em grupo e resolução de questões ético-políticas.
- Avaliação Somativa: Redação sobre o conceito de cidadania e as implicações dos sistemas de governo.
- Prova escrita: Questões dissertativas sobre ética, moral, poder político e sistemas de governo.
Este planejamento proporciona uma abordagem completa e estruturada para o ensino de Filosofia no 1º ano do Ensino Médio, com foco na construção do pensamento crítico e na reflexão sobre os conceitos filosóficos fundamentais para a compreensão do mundo contemporâneo.
2º Ano
1º Trimestre
Justificativa:
O 1º trimestre será dedicado ao estudo da lógica, tanto formal quanto informal, com o objetivo de desenvolver no aluno a capacidade de raciocínio crítico e argumentação estruturada. A partir dos estudos sobre Aristóteles, serão abordadas as leis da lógica e sua aplicação no cotidiano. Também será introduzido o estudo da lógica simbólica e das falácias argumentativas, aspectos essenciais para o fortalecimento do pensamento crítico e da análise de argumentos. Além disso, a filosofia da ciência será explorada, com ênfase na relação entre o senso comum e o conhecimento científico.
Objetivos/Competências a serem desenvolvidas:
- Compreender as leis da lógica formal e informal.
- Desenvolver a capacidade de argumentação e análise crítica.
- Identificar falácias argumentativas e analisar a validade de argumentos.
- Explorar a filosofia da ciência e refletir sobre sua relação com o senso comum.
- Aplicar os conceitos de lógica no contexto científico e cotidiano.
Conteúdos/Eixos Temáticos:
- Lógica Formal e Informal:
- Definição de lógica e suas aplicações.
- Distinção entre lógica formal e lógica informal.
- Elementos da lógica formal (silogismos, proposições).
- Argumentos lógicos e sua validade.
- Aristóteles e as Leis da Lógica:
- Introdução à lógica aristotélica.
- As três leis fundamentais da lógica aristotélica (Lei da Identidade, Lei da Não Contradição, Lei do Terceiro Excluído).
- Lógica Simbólica e Falácias Argumentativas:
- Noções de lógica simbólica e seu uso.
- Identificação e análise de falácias argumentativas (ad hominem, falso dilema, apelo à autoridade, etc.).
- Filosofia da Ciência e o Senso Comum:
- A relação entre conhecimento científico e senso comum.
- A natureza da ciência e seus métodos.
- A crítica do senso comum à luz da filosofia da ciência.
Procedimentos Metodológicos:
- Aulas expositivas para explicação dos conceitos teóricos.
- Leitura e análise de textos filosóficos de Aristóteles e outros filósofos da lógica.
- Discussões em sala de aula sobre a aplicação da lógica em diferentes contextos.
- Atividades práticas de identificação de falácias argumentativas.
- Resolução de problemas de lógica simbólica.
- Estudo de casos reais que envolvam a relação entre ciência e senso comum.
Procedimentos Avaliativos/Estratégias de Avaliação:
- Avaliação diagnóstica: Questionário inicial sobre o conhecimento prévio dos alunos.
- Avaliação formativa: Observação da participação dos alunos nas discussões, realização de atividades em grupo sobre falácias e problemas de lógica.
- Avaliação somativa: Prova escrita sobre lógica formal e informal, falácias argumentativas e filosofia da ciência.
- Trabalho final: Análise crítica de um exemplo de falácia em um discurso público ou científico.
2º Trimestre
Justificativa:
Neste trimestre, o foco será a revolução científica e as teorias do conhecimento, com ênfase nas contribuições de Bacon, Descartes, Kant, e na relação entre razão, experiência e crítica. Será explorada a filosofia política moderna, abordando o pensamento de Maquiavel, os principais filósofos iluministas e o contratualismo, com atenção especial à liberdade e à tolerância, princípios fundamentais para a convivência em uma sociedade justa.
Objetivos/Competências a serem desenvolvidas:
- Compreender as transformações causadas pela revolução científica.
- Analisar as principais teorias do conhecimento (racionalismo, empirismo e criticismo kantiano).
- Estudar as ideias políticas de Maquiavel, o Iluminismo e o contratualismo.
- Refletir sobre a liberdade, a tolerância e os direitos humanos.
- Desenvolver uma postura crítica em relação às ideias filosóficas abordadas.
Conteúdos/Eixos Temáticos:
- Revolução Científica: Bacon e Descartes:
- O contexto histórico da revolução científica.
- As contribuições de Bacon para o método científico.
- Descartes e o método cartesiano.
- Teorias do Conhecimento:
- Racionalismo (René Descartes, Baruch Spinoza).
- Empirismo (John Locke, David Hume).
- Criticismo Kantiano: a síntese entre racionalismo e empirismo.
- Filosofia Política Moderna:
- Maquiavel e a política realista.
- O Iluminismo e seus principais pensadores (Voltaire, Rousseau, Montesquieu).
- O contratualismo de Hobbes, Locke e Rousseau.
- Liberdade e Tolerância:
- A liberdade individual e política.
- O conceito de tolerância na filosofia moderna.
- A liberdade como princípio fundamental das democracias modernas.
Procedimentos Metodológicos:
- Aulas expositivas e leitura de trechos dos filósofos estudados.
- Debate em sala de aula sobre as implicações das teorias do conhecimento.
- Análise crítica de textos sobre política moderna e liberdade.
- Pesquisa e apresentações sobre a Revolução Científica e suas consequências.
- Discussão sobre questões atuais relacionadas à liberdade e tolerância.
Procedimentos Avaliativos/Estratégias de Avaliação:
- Avaliação diagnóstica: Levantamento de conhecimentos prévios sobre a Revolução Científica e as teorias do conhecimento.
- Avaliação formativa: Discussões em grupo e produção de resumos sobre as ideias filosóficas.
- Avaliação somativa: Prova sobre as teorias do conhecimento, a revolução científica e filosofia política.
- Trabalho final: Redação sobre a relação entre liberdade e tolerância na sociedade contemporânea.
3º Trimestre
Justificativa:
O 3º trimestre será dedicado ao estudo da natureza humana, da cultura e de questões éticas e morais no contexto contemporâneo. A reflexão sobre a condição humana, o conceito de cultura e suas implicações filosóficas, e a ética no mundo digital serão abordadas de forma a proporcionar uma análise crítica dos desafios atuais. Além disso, a filosofia da linguagem e o pragmatismo serão discutidos como ferramentas para a compreensão das relações sociais e do conhecimento.
Objetivos/Competências a serem desenvolvidas:
- Refletir sobre a natureza humana e a condição humana.
- Compreender os sentidos filosóficos e antropológicos da cultura.
- Analisar questões éticas no contexto digital e suas implicações.
- Explorar a filosofia da linguagem e o pragmatismo como formas de interpretar o mundo.
- Desenvolver a capacidade de argumentar sobre temas contemporâneos de forma crítica.
Conteúdos/Eixos Temáticos:
- Natureza Humana x Condição Humana:
- O que é a natureza humana segundo os filósofos.
- A condição humana e as questões existenciais.
- O papel da razão, emoção e liberdade na compreensão da condição humana.
- Cultura e Seus Sentidos Filosóficos e Antropológicos:
- O conceito de cultura na filosofia.
- A relação entre cultura e identidade.
- A antropologia filosófica e o entendimento da sociedade.
- Ética e Moral no Mundo Digital:
- Desafios éticos no mundo virtual (privacidade, identidade digital, comportamento online).
- A moralidade no uso das tecnologias.
- O impacto das redes sociais na ética contemporânea.
- Filosofia da Linguagem e Pragmatismo:
- O papel da linguagem na constituição do conhecimento e da realidade.
- O pragmatismo e sua visão sobre a verdade e o sentido das proposições.
- A linguagem como instrumento de ação e prática.
Procedimentos Metodológicos:
- Aulas expositivas seguidas de debates sobre questões filosóficas contemporâneas.
- Leitura e análise de textos sobre ética digital e filosofia da linguagem.
- Discussões sobre exemplos práticos da ética no mundo digital.
- Estudo de casos sobre a influência da cultura na sociedade.
- Trabalhos em grupo sobre os temas de natureza humana e ética.
Procedimentos Avaliativos/Estratégias de Avaliação:
- Avaliação diagnóstica: Levantamento sobre o conhecimento prévio dos alunos acerca dos temas do trimestre.
- Avaliação formativa: Discussões em sala de aula e reflexões sobre a ética no mundo digital.
- Avaliação somativa: Prova sobre a natureza humana, cultura, ética e filosofia da linguagem.
- Trabalho final: Produção de um ensaio sobre o impacto das redes sociais na ética contemporânea.
Esses planejamentos visam proporcionar uma formação sólida e crítica aos alunos, estimulando-os a pensar sobre questões filosóficas de relevância para o mundo atual, ao mesmo tempo em que desenvolvem competências para o exercício do pensamento crítico e reflexivo.
3º Ano
1º Trimestre
Justificativa: O primeiro trimestre visa introduzir os alunos a correntes filosóficas modernas e contemporâneas, destacando a importância da linguagem, cultura e estética na formação do pensamento crítico. A abordagem analítica e a virada linguística de Wittgenstein, juntamente com o pragmatismo e a fenomenologia, oferecem ferramentas para analisar a realidade e a subjetividade. A estética e a arte serão exploradas como formas de expressão e reflexão filosófica.
Objetivos/Competências:
- Compreender a importância da linguagem na filosofia.
- Analisar os impactos éticos e políticos da indústria cultural.
- Desenvolver a capacidade de reflexão crítica sobre a realidade.
- Explorar a relação entre filosofia e arte.
Conteúdos/Eixos Temáticos:
- Filosofia analítica e virada linguística (Wittgenstein).
- Cultura e Indústria Cultural: impactos éticos e políticos.
- Pragmatismo e fenomenologia: Husserl, Foucault e Deleuze.
- Filosofia da estética e arte: Kant, Ariano Suassuna e Benedito Nunes.
Procedimentos Metodológicos:
- Aulas expositivas e dialogadas.
- Leitura e análise de textos filosóficos.
- Atividades em grupo para discussão de temas culturais e estéticos.
- Uso de recursos audiovisuais para ilustrar conceitos.
Procedimentos Avaliativos/Estratégias de Avaliação:
- Participação em debates e discussões.
- Produção de textos reflexivos sobre os temas abordados.
- Avaliações escritas sobre os conteúdos estudados.
- Apresentações em grupo sobre temas relacionados à indústria cultural e estética.
2º Trimestre
Justificativa: O segundo trimestre foca nas rupturas da filosofia contemporânea e na crítica à modernidade, abordando filósofos que questionaram os fundamentos da sociedade e da existência humana. A análise das obras de Schopenhauer, Kierkegaard, Nietzsche, Sartre, Camus e Heidegger permitirá aos alunos refletir sobre o sentido da vida e a ação comunicativa.
Objetivos/Competências:
- Analisar as críticas à modernidade propostas por filósofos contemporâneos.
- Refletir sobre o sentido da vida e a existência humana.
- Compreender a importância da comunicação na formação da sociedade.
Conteúdos/Eixos Temáticos:
- Filosofia contemporânea e suas rupturas.
- Schopenhauer, Kierkegaard e Nietzsche: crítica à modernidade.
- Existencialismo e sentido da vida: Sartre, Camus e Heidegger.
- Habermas e a ação comunicativa.
Procedimentos Metodológicos:
- Estudo de casos e análise de textos filosóficos.
- Discussões em grupo sobre os temas propostos.
- Uso de recursos audiovisuais para contextualizar os filósofos estudados.
- Atividades práticas de comunicação e debate.
Procedimentos Avaliativos/Estratégias de Avaliação:
- Participação em debates e discussões.
- Produção de ensaios filosóficos sobre os temas abordados.
- Avaliações escritas sobre os conteúdos estudados.
- Apresentações individuais sobre a crítica à modernidade e a ação comunicativa.
3º Trimestre
Justificativa: O terceiro trimestre aborda questões éticas contemporâneas, como dilemas ambientais, políticos, tecnológicos e bioéticos, além de refletir sobre a alteridade e os impactos da inteligência artificial. A análise do consumo, sociedade e capitalismo permitirá aos alunos desenvolver uma visão crítica sobre o mundo atual.
Objetivos/Competências:
- Analisar dilemas éticos contemporâneos.
- Refletir sobre a alteridade e a ética do cuidado.
- Compreender os impactos filosóficos da inteligência artificial.
- Desenvolver uma visão crítica sobre o consumo e o capitalismo.
Conteúdos/Eixos Temáticos:
- Dilemas éticos: ambientais, políticos, tecnológicos e bioéticos.
- Ética da alteridade: Lévinas e Martin Buber.
- Inteligência artificial e seus impactos filosóficos.
- Consumo, sociedade e capitalismo.
Procedimentos Metodológicos:
- Estudo de casos e análise de textos filosóficos.
- Discussões em grupo sobre os dilemas éticos contemporâneos.
- Uso de recursos audiovisuais para ilustrar os impactos da inteligência artificial.
- Atividades práticas de reflexão sobre o consumo e o capitalismo.
Procedimentos Avaliativos/Estratégias de Avaliação:
- Participação em debates e discussões.
- Produção de textos reflexivos sobre os dilemas éticos e a alteridade.
- Avaliações escritas sobre os conteúdos estudados.
- Apresentações em grupo sobre os impactos da inteligência artificial e o consumo na sociedade.
Este planejamento visa proporcionar aos alunos uma formação filosófica sólida, capacitando-os a refletir criticamente sobre o mundo e a sociedade em que vivem.