Inglês
1º Ano
1º Trimestre
Justificativa: O primeiro trimestre visa introduzir os alunos à compreensão e análise de discursos, desenvolvendo habilidades críticas para identificar ideias centrais e informações secundárias em textos orais e escritos. Isso é fundamental para a formação de cidadãos capazes de interpretar e analisar informações de forma crítica e consciente.
Objetivos/Competências a serem Desenvolvidas:
- Compreender e analisar processos de produção e circulação de discursos.
- Identificar ideias centrais e informações secundárias em textos orais e escritos.
Conteúdos/Eixos Temáticos:
- Gêneros orais e escritos: podcasts, entrevistas, debates.
- Análise linguística de pronomes pessoais.
- Presente simples e advérbios de frequência.
Procedimentos Metodológicos:
- Aulas expositivas e interativas com uso de recursos audiovisuais.
- Atividades de escuta e leitura com análise de textos.
- Discussões em grupo sobre temas atuais.
Procedimentos Avaliativos/Estratégias de Avaliação:
- Avaliações escritas e orais.
- Participação em debates e discussões.
- Produção de resumos e análises de textos.
2º Trimestre
Justificativa: O segundo trimestre foca no desenvolvimento da capacidade dos alunos de empregar variedade e estilo de língua adequados à situação comunicativa. Isso é essencial para que os alunos possam se expressar de maneira clara e eficaz em diferentes contextos.
Objetivos/Competências a serem Desenvolvidas:
- Empregar variedade e estilo de língua adequados à situação comunicativa.
- Produzir textos orais e escritos em situações de práticas de linguagem.
Conteúdos/Eixos Temáticos:
- Gêneros descritivos: infográficos, tabelas.
- Análise linguística de números cardinais e ordinais, quantificadores.
Procedimentos Metodológicos:
- Atividades práticas de produção de textos descritivos.
- Uso de ferramentas digitais para criação de infográficos e tabelas.
- Estudos de caso e análise de textos descritivos.
Procedimentos Avaliativos/Estratégias de Avaliação:
- Produção de infográficos e tabelas.
- Avaliações de textos descritivos.
- Participação em atividades práticas e projetos.
3º Trimestre
Justificativa: O terceiro trimestre tem como objetivo consolidar as habilidades de produção textual, focando em gêneros descritivos e narrativos. Isso permitirá que os alunos desenvolvam uma compreensão mais profunda da língua inglesa e suas aplicações práticas.
Objetivos/Competências a serem Desenvolvidas:
- Empregar variedade e estilo de língua adequados à situação comunicativa.
- Produzir textos orais e escritos em situações de práticas de linguagem.
Conteúdos/Eixos Temáticos:
- Gêneros descritivos e narrativos: relatos de viagem, cartões postais.
- Análise linguística de passado simples e futuro simples.
Procedimentos Metodológicos:
- Atividades de escrita criativa e produção de relatos de viagem.
- Estudos de gramática focados no passado e futuro simples.
- Uso de recursos visuais e multimídia para enriquecer a produção textual.
Procedimentos Avaliativos/Estratégias de Avaliação:
- Produção de relatos de viagem e cartões postais.
- Avaliações escritas e orais sobre o uso do passado e futuro simples.
- Participação em atividades criativas e projetos colaborativos.
Este planejamento visa proporcionar uma formação completa e equilibrada, desenvolvendo habilidades críticas e práticas de comunicação em inglês, alinhadas às diretrizes da BNCC.
2º ano
1º Trimestre
Justificativa: O primeiro trimestre visa desenvolver a capacidade dos alunos de analisar e compreender textos informativos, como notícias e reportagens, além de fortalecer habilidades linguísticas específicas, como o uso do infinitivo e pronomes indefinidos. Essas competências são essenciais para a formação crítica e para a participação ativa na sociedade.
Objetivos/Competências a serem desenvolvidas:
- Analisar processos de remediação de produções multissemióticas.
- Reconhecer relações de interesse em textos informativos.
- Compreender e utilizar o infinitivo e pronomes indefinidos em contextos variados.
Conteúdos/Eixos Temáticos:
- Textos informativos (notícias, reportagens).
- Análise linguística do infinitivo.
- Pronomes indefinidos.
Procedimentos Metodológicos:
- Leitura e discussão de notícias e reportagens atuais.
- Atividades de análise de textos para identificar relações de interesse.
- Exercícios práticos de uso do infinitivo e pronomes indefinidos.
- Produção de textos informativos pelos alunos.
Procedimentos Avaliativos/Estratégias de Avaliação:
- Avaliações escritas sobre a compreensão dos textos informativos.
- Atividades práticas avaliativas sobre o uso do infinitivo e pronomes indefinidos.
- Participação em discussões e debates sobre os textos lidos.
2º Trimestre
Justificativa: O segundo trimestre foca na produção de textos orais e escritos persuasivos, habilidade crucial para a vida pública e para a atuação em contextos jornalísticos e midiáticos. Além disso, serão abordados aspectos linguísticos como o caso possessivo, comparativo e superlativo.
Objetivos/Competências a serem desenvolvidas:
- Participar de processos de produção individual e colaborativa.
- Produzir textos orais e escritos persuasivos.
- Compreender e utilizar o caso possessivo, comparativo e superlativo.
Conteúdos/Eixos Temáticos:
- Gêneros publicitários.
- Análise linguística do caso possessivo, comparativo e superlativo.
Procedimentos Metodológicos:
- Estudo de exemplos de textos publicitários e persuasivos.
- Atividades de produção de textos persuasivos, tanto individuais quanto em grupo.
- Exercícios práticos sobre o uso do caso possessivo, comparativo e superlativo.
- Simulações de apresentações orais persuasivas.
Procedimentos Avaliativos/Estratégias de Avaliação:
- Avaliações escritas sobre a produção de textos persuasivos.
- Apresentações orais avaliativas.
- Atividades práticas sobre o uso do caso possessivo, comparativo e superlativo.
3º Trimestre
Justificativa: O terceiro trimestre tem como objetivo mapear possibilidades de atuação social, incentivando os alunos a expressarem-se através da escrita para desenvolver campanhas sociais. Serão abordados gêneros textuais impressos e digitais, além da análise linguística do passado simples e contínuo.
Objetivos/Competências a serem desenvolvidas:
- Mapear possibilidades de atuação social.
- Expressar-se através da escrita para desenvolver campanhas sociais.
- Compreender e utilizar o passado simples e contínuo.
Conteúdos/Eixos Temáticos:
- Gêneros textuais impressos e digitais (jornais, panfletos).
- Análise linguística do passado simples e contínuo.
Procedimentos Metodológicos:
- Estudo de exemplos de campanhas sociais bem-sucedidas.
- Produção de textos para campanhas sociais, utilizando gêneros textuais variados.
- Exercícios práticos sobre o uso do passado simples e contínuo.
- Discussões sobre a importância da atuação social e cidadania.
Procedimentos Avaliativos/Estratégias de Avaliação:
- Avaliações escritas sobre a produção de textos para campanhas sociais.
- Participação em discussões e debates sobre atuação social.
- Atividades práticas sobre o uso do passado simples e contínuo.
Este planejamento visa integrar habilidades linguísticas e competências sociais, preparando os alunos para uma participação ativa e crítica na sociedade.
3º Ano
1º Trimestre
Justificativa: No primeiro trimestre, o foco será na familiarização dos alunos com tecnologias digitais de informação e comunicação, essenciais para o desenvolvimento de habilidades contemporâneas. Através da exploração de gêneros digitais como e-mails e blogs, os alunos aprenderão a se comunicar de maneira eficaz no ambiente digital.
Objetivos/Competências a serem desenvolvidas:
- Explorar tecnologias digitais da informação e comunicação.
- Familiarizar-se com diversos gêneros digitais.
- Analisar substantivos contáveis e incontáveis.
- Compreender e utilizar o presente perfeito.
Conteúdos/Eixos Temáticos:
- Gêneros digitais: e-mails e blogs.
- Análise linguística de substantivos contáveis e incontáveis.
- Presente perfeito.
Procedimentos Metodológicos:
- Aulas práticas de redação de e-mails e blogs.
- Atividades de análise de textos digitais.
- Exercícios de gramática focados em substantivos e presente perfeito.
Procedimentos Avaliativos/Estratégias de Avaliação:
- Redação de e-mails e posts de blog.
- Testes de gramática e vocabulário.
- Participação em fóruns de discussão online.
2º Trimestre
Justificativa: No segundo trimestre, os alunos serão expostos a diversas linguagens em diferentes contextos, com foco em gêneros literários. A análise de poemas e novelas permitirá que os alunos desenvolvam uma compreensão mais profunda dos significados literais e implícitos.
Objetivos/Competências a serem desenvolvidas:
- Utilizar diversas linguagens em diferentes contextos.
- Distinguir significados literais e implícitos em gêneros literários.
- Analisar verbos frasais e expressões idiomáticas.
Conteúdos/Eixos Temáticos:
- Gêneros literários: poemas e novelas.
- Análise linguística de verbos frasais.
- Expressões idiomáticas.
Procedimentos Metodológicos:
- Leitura e análise de poemas e novelas.
- Discussões em grupo sobre os significados dos textos.
- Atividades de tradução e interpretação de expressões idiomáticas.
Procedimentos Avaliativos/Estratégias de Avaliação:
- Análise crítica de textos literários.
- Projetos de tradução e interpretação.
- Participação em debates e discussões sobre os textos lidos.
3º Trimestre
Justificativa: No terceiro trimestre, o objetivo é desenvolver a capacidade dos alunos de formular propostas que considerem o bem comum, utilizando gêneros digitais para interagir socialmente. A análise de conectores e palavras de ligação ajudará os alunos a estruturar melhor seus textos.
Objetivos/Competências a serem desenvolvidas:
- Formular propostas que levem em conta o bem comum.
- Produzir textos que permitam interagir socialmente.
- Analisar conectores e palavras de ligação.
Conteúdos/Eixos Temáticos:
- Gêneros digitais: e-mails e posts em redes sociais.
- Análise linguística de conectores e palavras de ligação.
Procedimentos Metodológicos:
- Redação de propostas e cartas abertas.
- Atividades de análise de textos digitais.
- Exercícios de gramática focados em conectores e coesão textual.
Procedimentos Avaliativos/Estratégias de Avaliação:
- Redação de propostas e posts em redes sociais.
- Testes de gramática e vocabulário.
- Participação em projetos colaborativos online.
Este planejamento visa desenvolver habilidades essenciais para a comunicação efetiva em inglês, utilizando tanto gêneros digitais quanto literários, e preparar os alunos para interagir de maneira crítica e consciente em diferentes contextos sociais.