História (Fundamental)

História (Fundamental)

6º Ano

1º Trimestre

Justificativa:
O primeiro trimestre será voltado para o entendimento do conceito de tempo histórico e as formas de registrar o passado. A ideia é contextualizar o aluno no estudo da história e permitir que ele compreenda o tempo como uma construção humana, através da cronologia e das fontes históricas. O conhecimento do espaço geográfico será também integrado, pois a história se dá dentro de um contexto espacial específico.

Objetivos/Competências a serem desenvolvidas:

  • Compreender a noção de tempo histórico e a importância de sua organização.
  • Reconhecer a importância das fontes históricas e da cronologia no estudo da história.
  • Entender as relações entre o espaço geográfico e os eventos históricos.
  • Identificar diferentes formas de registro histórico.

Conteúdos/Eixos Temáticos:

  • O conceito de tempo histórico.
  • A organização do tempo histórico: pré-história, história antiga, medieval, moderna e contemporânea.
  • As fontes históricas: fontes escritas, materiais, orais e visuais.
  • A relação entre história e geografia: como o espaço influencia os acontecimentos históricos.

Procedimentos Metodológicos:

  • Aula expositiva com recursos audiovisuais, como linhas do tempo e mapas históricos.
  • Discussão em grupo sobre a importância de diferentes tipos de fontes históricas.
  • Leitura de trechos de livros de história e fontes primárias.
  • Elaboração de uma linha do tempo da história humana, destacando eventos importantes.

Procedimentos Avaliativos/Estratégias de Avaliação:

  • Avaliação contínua através da participação nas discussões e atividades em grupo.
  • Elaboração e apresentação de uma linha do tempo do mundo antigo e suas principais civilizações.
  • Produção de um pequeno texto sobre a importância das fontes históricas para o estudo da história.

2º Trimestre

Justificativa:
No segundo trimestre, o foco será o estudo das primeiras sociedades humanas, com destaque para a organização das primeiras civilizações. O conceito de cultura será abordado, mostrando como ela se expressa em diferentes formas ao longo da história.

Objetivos/Competências a serem desenvolvidas:

  • Compreender o surgimento das primeiras sociedades humanas.
  • Identificar as principais características das primeiras civilizações.
  • Refletir sobre o conceito de cultura e como ela se manifesta nas civilizações antigas.
  • Relacionar a cultura e a sociedade ao desenvolvimento das primeiras cidades e formas de organização social.

Conteúdos/Eixos Temáticos:

  • O surgimento das primeiras civilizações: Mesopotâmia, Egito, Índia, China.
  • Características das primeiras sociedades: religião, economia, política e cultura.
  • O conceito de cultura e suas manifestações nas primeiras civilizações.
  • A organização social nas primeiras civilizações: classes sociais, formas de governo e religião.

Procedimentos Metodológicos:

  • Apresentação de vídeos e imagens das civilizações antigas.
  • Discussão de como as culturas antigas influenciam a sociedade contemporânea.
  • Leitura e análise de textos históricos sobre as primeiras civilizações.
  • Atividades de pesquisa sobre uma das primeiras civilizações e apresentação dos resultados para a turma.

Procedimentos Avaliativos/Estratégias de Avaliação:

  • Avaliação dos relatórios de pesquisa sobre as civilizações antigas.
  • Participação nas discussões sobre a organização social nas civilizações antigas.
  • Produção de um mural coletivo que relacione as características das civilizações estudadas (cultura, política, religião, economia).

3º Trimestre

Justificativa:
O terceiro trimestre será dedicado à compreensão das transformações sociais e culturais que marcaram a Idade Média e a Modernidade. O foco será o estudo da mudança nas estruturas sociais, políticas e culturais ao longo do tempo, com ênfase nas transformações que impactaram a sociedade humana.

Objetivos/Competências a serem desenvolvidas:

  • Compreender as transformações sociais, políticas e culturais entre a Idade Média e a Modernidade.
  • Analisar a evolução da sociedade e as mudanças na estrutura social e cultural.
  • Refletir sobre as relações entre o passado e as transformações contemporâneas.
  • Entender o papel da cultura na formação das sociedades modernas.

Conteúdos/Eixos Temáticos:

  • A Idade Média: feudalismo, cristianismo, cultura medieval.
  • A transição para a Modernidade: Renascimento, Reforma Protestante, Revoluções.
  • A evolução da sociedade e as mudanças na estrutura política e social.
  • A cultura na transição medieval/modernidade e seu impacto na sociedade.

Procedimentos Metodológicos:

  • Leitura de textos históricos sobre o feudalismo, o Renascimento e a Reforma.
  • Análise de obras de arte e textos da época medieval e renascentista.
  • Discussão sobre como as revoluções mudaram as estruturas políticas e sociais.
  • Elaboração de uma linha do tempo destacando os principais eventos da transição entre a Idade Média e a Modernidade.

Procedimentos Avaliativos/Estratégias de Avaliação:

  • Avaliação das apresentações sobre as transformações sociais e culturais entre os períodos estudados.
  • Realização de um trabalho escrito sobre as características da sociedade medieval e a transição para a Modernidade.
  • Análise da participação nas discussões sobre as influências da cultura medieval e renascentista na sociedade contemporânea.

Esse planejamento proporciona uma compreensão contínua e aprofundada dos fundamentos históricos da sociedade humana, abordando os conceitos centrais de tempo, espaço, cultura e sociedade ao longo dos três trimestres. A metodologia busca envolver os alunos de maneira interativa e reflexiva, promovendo tanto o desenvolvimento de habilidades cognitivas quanto a construção do conhecimento histórico.

 

 

7º Ano

1º Trimestre

Justificativa: O primeiro trimestre será dedicado à compreensão das primeiras civilizações antigas e suas contribuições fundamentais para o desenvolvimento humano. A compreensão do legado dessas civilizações é essencial para que os alunos possam entender como as bases das sociedades contemporâneas foram formadas. O estudo das civilizações da Antiguidade também permite o desenvolvimento do pensamento crítico, que será fundamental para as discussões sobre a formação do Brasil no trimestre seguinte.

Objetivos/Competências a serem desenvolvidas:

  • Identificar e compreender as principais civilizações da Antiguidade (Egito, Mesopotâmia, Grécia e Roma).
  • Reconhecer as contribuições culturais, políticas e sociais dessas civilizações para a humanidade.
  • Desenvolver a habilidade de comparar diferentes civilizações e analisar seus legados.
  • Estimular a reflexão crítica sobre a evolução das sociedades humanas, destacando a importância do conhecimento histórico.

Conteúdos/Eixos Temáticos:

  • Primeiras Civilizações: Egito, Mesopotâmia, Grécia e Roma.
  • Contribuições dessas civilizações: Escrita, organização política, religião, arquitetura, filosofia e direito.

Procedimentos Metodológicos:

  • Aulas expositivas com uso de recursos audiovisuais (documentários, filmes, imagens de artefatos).
  • Análise de fontes históricas, como textos, imagens e vídeos que abordam as civilizações estudadas.
  • Trabalhos de pesquisa em grupo sobre uma das civilizações, com apresentação de relatório e discussões em sala.
  • Leituras complementares e discussões em sala de aula sobre a evolução do conhecimento humano a partir dessas civilizações.

Procedimentos Avaliativos/Estratégias de Avaliação:

  • Avaliação através de provas escritas com questões objetivas e dissertativas.
  • Avaliação contínua por meio de participação nas discussões em sala de aula e nas atividades de pesquisa.
  • Apresentação dos trabalhos de pesquisa como forma de avaliação do aprendizado colaborativo.

2º Trimestre

Justificativa: Neste trimestre, o foco será a História do Brasil, abordando o período colonial. O estudo do Brasil Colonial será crucial para que os alunos compreendam as bases da sociedade brasileira contemporânea, com ênfase na chegada dos portugueses e os primeiros contatos com os povos indígenas. A análise do impacto da colonização sobre as culturas indígenas e africanas também será importante para o desenvolvimento do pensamento crítico.

Objetivos/Competências a serem desenvolvidas:

  • Compreender o processo de chegada dos portugueses ao Brasil e seus primeiros contatos com os povos indígenas.
  • Analisar a estrutura da colonização portuguesa e suas implicações sociais, econômicas e culturais.
  • Refletir sobre as primeiras interações entre colonizadores, indígenas e africanos e suas consequências.
  • Desenvolver a capacidade de comparar o processo de colonização no Brasil com outras experiências coloniais.

Conteúdos/Eixos Temáticos:

  • A chegada dos portugueses ao Brasil: Primeiros contatos com os povos indígenas.
  • Processo de Colonização Portuguesa: Exploração do pau-brasil, capitanias hereditárias.
  • Início da produção açucareira e tráfico de escravizados africanos.
  • Defesa contra invasões estrangeiras: Holandeses e franceses.

Procedimentos Metodológicos:

  • Leitura de textos históricos sobre o início da colonização.
  • Debates em sala de aula sobre os impactos da chegada dos portugueses aos povos indígenas e à população africana.
  • Elaboração de mapas e linhas do tempo para ilustrar a formação do Brasil colonial.
  • Análise de documentos e fontes primárias, como cartas, relatos e crônicas sobre a chegada dos portugueses ao Brasil.

Procedimentos Avaliativos/Estratégias de Avaliação:

  • Provas escritas, com questões objetivas e dissertativas.
  • Avaliação dos debates e discussões em grupo.
  • Relatórios sobre as atividades de análise de fontes e produção de mapas históricos.
  • Observação e feedback contínuo nas atividades de sala de aula.

3º Trimestre

Justificativa: No terceiro trimestre, o foco será a reflexão crítica sobre o impacto da colonização no Brasil, especialmente a convivência entre colonizadores, indígenas e africanos. Será abordado o processo de escravização no Brasil, suas implicações econômicas e sociais, além da defesa do território brasileiro contra invasões estrangeiras. O objetivo é promover uma compreensão profunda do impacto da escravidão na formação da sociedade brasileira e suas repercussões até os dias atuais.

Objetivos/Competências a serem desenvolvidas:

  • Compreender as relações entre os colonizadores, indígenas e africanos durante o período colonial.
  • Analisar o impacto da colonização sobre as culturas indígenas e africanas e as implicações da escravidão.
  • Refletir sobre os aspectos sociais e econômicos da escravidão no Brasil.
  • Avaliar a importância das tentativas de expansão territorial e defesa do Brasil contra invasões estrangeiras.

Conteúdos/Eixos Temáticos:

  • A convivência entre colonizadores, indígenas e africanos.
  • Impacto da colonização nas culturas indígenas e africanas.
  • Início da escravidão no Brasil: Sistema escravagista e suas implicações sociais e econômicas.
  • Invasões estrangeiras: A defesa contra os holandeses e franceses.

Procedimentos Metodológicos:

  • Discussões e rodas de conversa sobre o impacto da colonização nas culturas indígenas e africanas.
  • Análise crítica de fontes históricas (textos, imagens e relatos de época) sobre a escravidão e as tentativas de expansão do território.
  • Produção de painéis e cartazes em grupo sobre o impacto da escravidão e as invasões estrangeiras no Brasil.
  • Visitas virtuais a museus e exposições que abordam a história do Brasil Colonial e o processo de escravização.

Procedimentos Avaliativos/Estratégias de Avaliação:

  • Provas escritas, com questões reflexivas sobre a convivência entre colonizadores, indígenas e africanos.
  • Avaliação contínua por meio de participação nas discussões e debates.
  • Análise e apresentação de trabalhos sobre o impacto da escravidão no Brasil.
  • Avaliação dos projetos em grupo, incluindo os painéis e cartazes produzidos.

Este planejamento oferece uma visão integrada e progressiva, abordando aspectos importantes tanto da História Geral quanto da História do Brasil, com ênfase na história antiga e colonial. Através de métodos variados, os alunos serão incentivados a desenvolver habilidades de análise crítica e compreensão histórica.

 

 

8º Ano

Justificativa: Este planejamento visa proporcionar aos alunos do 8º ano uma compreensão crítica e abrangente dos principais eventos históricos que moldaram o Brasil e o mundo durante os séculos XVIII e XIX. Através da análise do Renascimento, da Reforma Protestante, do Iluminismo, da Revolução Francesa, do Imperialismo Europeu, da Revolução Industrial e do período imperial brasileiro, buscamos desenvolver habilidades analíticas e reflexivas nos alunos, conectando os eventos globais com os contextos brasileiros, de forma a entender suas implicações sociais, políticas e econômicas. A reflexão crítica sobre as questões da escravidão, do imperialismo e da Proclamação da República contribuirá para o entendimento do Brasil contemporâneo.


1º Trimestre

Objetivos/Competências a serem desenvolvidas:

  • Compreender o contexto do Renascimento e da Reforma Protestante, identificando as mudanças na visão de mundo e na religião.
  • Analisar o Iluminismo e a Revolução Francesa, entendendo suas contribuições para a formação da modernidade e dos direitos humanos.
  • Relacionar os impactos dessas transformações globais com a realidade do Brasil Império.
  • Desenvolver competências críticas para entender o papel das ideias na formação de novas visões sociais e políticas.

Conteúdos/Eixos Temáticos:

  • O Renascimento e a Reforma Protestante: mudanças na visão de mundo e na religião.
  • O Iluminismo e a Revolução Francesa: as bases para a modernidade e os direitos humanos.

Procedimentos Metodológicos:

  • Aulas expositivas com uso de recursos multimídia (documentários, vídeos educativos).
  • Leitura e análise de textos históricos sobre o Renascimento, Reforma Protestante e a Revolução Francesa.
  • Debates em sala de aula sobre as implicações das ideias iluministas e seus reflexos no Brasil e no mundo.
  • Elaboração de mapas mentais para entender as ideias centrais de cada movimento.

Procedimentos Avaliativos/Estratégias de Avaliação:

  • Avaliação contínua com participação em debates e discussões.
  • Produção de um trabalho escrito sobre o impacto das ideias iluministas no Brasil Império.
  • Teste de múltipla escolha e questões dissertativas sobre o Renascimento, Reforma Protestante, Iluminismo e Revolução Francesa.

2º Trimestre

Objetivos/Competências a serem desenvolvidas:

  • Estudar o período imperial brasileiro, com foco no processo de independência (1822) e na formação do Império.
  • Entender a dinâmica do sistema escravocrata e as consequências sociais, econômicas e políticas da escravidão no Brasil.
  • Compreender as motivações e os desdobramentos da Guerra do Paraguai e o papel do Brasil nas guerras de independência da América do Sul.
  • Refletir sobre o impacto da escravidão na formação do Brasil contemporâneo.

Conteúdos/Eixos Temáticos:

  • O Brasil Colônia, o processo de independência (1822) e a formação do Império.
  • A escravidão no Brasil: a dinâmica do sistema escravocrata e suas consequências.
  • A Guerra do Paraguai e o papel do Brasil nas guerras de independência da América do Sul.

Procedimentos Metodológicos:

  • Aulas expositivas com o uso de recursos audiovisuais sobre o Brasil Império, a independência e a Guerra do Paraguai.
  • Leitura e análise de documentos históricos (cartas de D. Pedro I, tratados de paz, entre outros).
  • Produção de painéis em grupo sobre a Guerra do Paraguai e suas consequências.
  • Debates sobre a escravidão e sua relação com as questões sociais e políticas do Brasil.

Procedimentos Avaliativos/Estratégias de Avaliação:

  • Avaliação de grupos sobre a Guerra do Paraguai e as guerras de independência da América do Sul.
  • Proposta de estudo de caso sobre a escravidão no Brasil, com apresentação em sala de aula.
  • Prova escrita com questões dissertativas sobre o processo de independência, a formação do Império e a escravidão.

3º Trimestre

Objetivos/Competências a serem desenvolvidas:

  • Compreender o fim do Império e a Proclamação da República, analisando as causas e consequências dessa transição política.
  • Refletir criticamente sobre as causas que levaram à queda do Império e sobre os elementos que formaram o Brasil contemporâneo.
  • Estudar o impacto do imperialismo europeu no Brasil, principalmente nas questões econômicas e políticas.
  • Desenvolver habilidades críticas para refletir sobre o sistema político imperial e sua relação com a formação da República.

Conteúdos/Eixos Temáticos:

  • O fim do Império e a Proclamação da República (1889).
  • Reflexões críticas:
    • O impacto do imperialismo na economia e na política brasileira.
    • A questão da escravidão e sua relação com a formação do Brasil contemporâneo.
    • A crítica ao sistema imperial e as causas da Proclamação da República.

Procedimentos Metodológicos:

  • Aulas expositivas sobre o fim do Império e a Proclamação da República, com uso de fontes primárias.
  • Análise de textos históricos, como discursos de figuras republicanas e documentos do período.
  • Realização de debates sobre o impacto do imperialismo e a escravidão na sociedade brasileira.
  • Redação de ensaios sobre as causas da Proclamação da República e as críticas ao sistema imperial.

Procedimentos Avaliativos/Estratégias de Avaliação:

  • Elaboração de um projeto sobre as causas da Proclamação da República e seu impacto no Brasil.
  • Apresentação em grupos sobre o impacto do imperialismo na política e economia brasileira.
  • Prova final com questões dissertativas sobre o fim do Império e a reflexão crítica sobre a escravidão e o imperialismo.

Observações Finais:

  • Ao longo do ano, o trabalho interdisciplinar com outras áreas do conhecimento será fundamental, especialmente nas relações com a Geografia e a Literatura, para contextualizar os movimentos globais e as mudanças internas do Brasil.
  • A avaliação será contínua, com atividades que favoreçam a reflexão crítica, a análise de fontes históricas e o desenvolvimento da argumentação.

 

 

9º Ano

1º Trimestre

Justificativa

O primeiro trimestre será voltado para a construção de uma base sólida sobre os principais acontecimentos do século XX, com foco nas Guerras Mundiais e seus desdobramentos. A compreensão das causas e consequências desses eventos globais será essencial para que os alunos entendam os impactos nas relações internacionais, além de introduzir conceitos fundamentais sobre a ascensão das ideologias e a Guerra Fria. Também será explorado o contexto da Primeira República no Brasil, para entender a configuração política interna do país.

Objetivos / Competências a serem desenvolvidas

  • Compreender as causas e consequências das duas Guerras Mundiais.
  • Analisar o impacto das Guerras Mundiais nas relações internacionais e no processo de formação de blocos políticos.
  • Desenvolver a capacidade crítica sobre o contexto político e social da Primeira República no Brasil, focando em questões como o coronelismo e as revoltas populares.
  • Relacionar os acontecimentos mundiais com os processos políticos no Brasil.

Conteúdos / Eixos temáticos

  1. História Geral:

    • O século XX e as duas Guerras Mundiais: causas e consequências.
    • O impacto das Guerras Mundiais nas relações internacionais.
  2. História do Brasil:

    • A Primeira República: o coronelismo, as oligarquias e as revoltas populares.

Procedimentos metodológicos

  • Aulas expositivas com apoio de recursos multimídia (vídeos, mapas e imagens).
  • Análise de fontes históricas (documentos e testemunhos).
  • Discussões em grupo sobre as implicações das Guerras Mundiais nas relações internacionais.
  • Estudo de caso sobre o coronelismo e as revoltas populares durante a Primeira República.
  • Leitura de textos históricos e análise crítica.

Procedimentos avaliativos / Estratégias de avaliação

  • Avaliação formativa: Participação nas discussões de sala e nas atividades em grupo.
  • Avaliação somativa: Prova sobre as Guerras Mundiais e a Primeira República, com questões objetivas e discursivas.
  • Trabalho de pesquisa: Análise de um evento histórico relacionado à Primeira República e suas consequências políticas no Brasil.

2º Trimestre

Justificativa

Neste trimestre, aprofundaremos a análise da Guerra Fria, suas causas e os conflitos ideológicos entre os blocos capitalista e socialista, um dos eventos mais significativos do século XX. Além disso, será abordada a ascensão do neoliberalismo, seus efeitos econômicos, sociais e culturais, focando no contexto da globalização e suas repercussões no Brasil. O estudo da Era Vargas é outro ponto central, com ênfase no Estado Novo e seus impactos na sociedade brasileira.

Objetivos / Competências a serem desenvolvidas

  • Analisar as causas e os efeitos da Guerra Fria no mundo e no Brasil.
  • Compreender a ascensão do neoliberalismo e a globalização, identificando seus efeitos econômicos, sociais e culturais.
  • Estudar a Era Vargas, destacando o Estado Novo e seus avanços e retrocessos para a sociedade brasileira.
  • Desenvolver uma visão crítica sobre os diferentes contextos políticos do Brasil e sua relação com as transformações globais.

Conteúdos / Eixos temáticos

  1. História Geral:

    • A Guerra Fria: causas e principais eventos.
    • A ascensão do neoliberalismo e a globalização: efeitos econômicos, sociais e culturais.
  2. História do Brasil:

    • A Era Vargas: o Estado Novo e os avanços e retrocessos para a sociedade brasileira.

Procedimentos metodológicos

  • Análise de vídeos documentários sobre a Guerra Fria e a globalização.
  • Debates sobre os efeitos da globalização na cultura, economia e política, com enfoque no Brasil.
  • Estudo de documentos históricos do período Vargas, com leitura e interpretação de textos.
  • Realização de atividades práticas como mapas conceituais para entender a divisão ideológica da Guerra Fria.

Procedimentos avaliativos / Estratégias de avaliação

  • Avaliação formativa: Observação da participação nas discussões de grupo e atividades práticas.
  • Avaliação somativa: Prova sobre a Guerra Fria, a ascensão do neoliberalismo e a Era Vargas.
  • Projeto de pesquisa: Estudo de caso sobre um evento significativo da Guerra Fria e seu impacto no Brasil, com apresentação de resultados.

3º Trimestre

Justificativa

No terceiro trimestre, o foco será nas reflexões críticas sobre os principais eventos do século XX, incluindo a Ditadura Militar no Brasil, a redemocratização e a Constituição de 1988. A globalização e seus efeitos, com ênfase na sociedade brasileira, também serão discutidos de maneira crítica. Por fim, o trimestre terminará com uma análise sobre os movimentos sociais e a luta por direitos civis, um tema crucial para o entendimento dos desafios contemporâneos.

Objetivos / Competências a serem desenvolvidas

  • Compreender o impacto da Ditadura Militar no Brasil e as formas de resistência.
  • Analisar a redemocratização e os avanços sociais e políticos com a Constituição de 1988.
  • Refletir sobre os efeitos da globalização na sociedade brasileira, abordando a cultura, a economia e a política.
  • Discutir os movimentos sociais e a luta por direitos civis, como o feminismo, os direitos humanos, o movimento negro e os movimentos LGBTQIA+.

Conteúdos / Eixos temáticos

  1. História Geral:

    • A redemocratização do Brasil e a Constituição de 1988.
    • A globalização e seus efeitos na sociedade brasileira: cultura, economia e política.
  2. História do Brasil:

    • A Ditadura Militar no Brasil (1964-1985): o contexto político, a repressão e a resistência.
  3. Reflexões críticas:

    • A análise crítica da Ditadura Militar e os processos de resistência e reparação histórica.
    • Os movimentos sociais e a luta por direitos civis: feminismo, direitos humanos, movimento negro, movimentos LGBTQIA+.

Procedimentos metodológicos

  • Aulas de debate sobre a Ditadura Militar e a resistência, com leitura de testemunhos e documentos.
  • Estudo crítico sobre os impactos da Constituição de 1988 e a luta por direitos civis no Brasil.
  • Atividades de análise de fontes primárias (livros, artigos, filmes) sobre a Ditadura e os movimentos sociais.
  • Discussão de artigos e vídeos que tratem da globalização e seus efeitos no Brasil contemporâneo.

Procedimentos avaliativos / Estratégias de avaliação

  • Avaliação formativa: Participação nas discussões de sala, análise crítica de textos e documentários.
  • Avaliação somativa: Prova sobre a Ditadura Militar, a redemocratização e os movimentos sociais.
  • Avaliação de projeto: Apresentação de um trabalho sobre a luta por direitos civis no Brasil, destacando um movimento específico e suas repercussões.

Esse planejamento visa proporcionar aos alunos uma compreensão crítica e reflexiva sobre os processos históricos que marcaram o Brasil e o mundo no século XX, com ênfase nas questões da modernidade, globalização e os desafios contemporâneos. As metodologias adotadas buscam estimular a participação ativa dos alunos e desenvolver habilidades analíticas essenciais para o entendimento da História.