História (Fundamental)
6º Ano
1º Trimestre
Justificativa:
O primeiro trimestre será voltado para o entendimento do conceito de tempo histórico e as formas de registrar o passado. A ideia é contextualizar o aluno no estudo da história e permitir que ele compreenda o tempo como uma construção humana, através da cronologia e das fontes históricas. O conhecimento do espaço geográfico será também integrado, pois a história se dá dentro de um contexto espacial específico.
Objetivos/Competências a serem desenvolvidas:
- Compreender a noção de tempo histórico e a importância de sua organização.
- Reconhecer a importância das fontes históricas e da cronologia no estudo da história.
- Entender as relações entre o espaço geográfico e os eventos históricos.
- Identificar diferentes formas de registro histórico.
Conteúdos/Eixos Temáticos:
- O conceito de tempo histórico.
- A organização do tempo histórico: pré-história, história antiga, medieval, moderna e contemporânea.
- As fontes históricas: fontes escritas, materiais, orais e visuais.
- A relação entre história e geografia: como o espaço influencia os acontecimentos históricos.
Procedimentos Metodológicos:
- Aula expositiva com recursos audiovisuais, como linhas do tempo e mapas históricos.
- Discussão em grupo sobre a importância de diferentes tipos de fontes históricas.
- Leitura de trechos de livros de história e fontes primárias.
- Elaboração de uma linha do tempo da história humana, destacando eventos importantes.
Procedimentos Avaliativos/Estratégias de Avaliação:
- Avaliação contínua através da participação nas discussões e atividades em grupo.
- Elaboração e apresentação de uma linha do tempo do mundo antigo e suas principais civilizações.
- Produção de um pequeno texto sobre a importância das fontes históricas para o estudo da história.
2º Trimestre
Justificativa:
No segundo trimestre, o foco será o estudo das primeiras sociedades humanas, com destaque para a organização das primeiras civilizações. O conceito de cultura será abordado, mostrando como ela se expressa em diferentes formas ao longo da história.
Objetivos/Competências a serem desenvolvidas:
- Compreender o surgimento das primeiras sociedades humanas.
- Identificar as principais características das primeiras civilizações.
- Refletir sobre o conceito de cultura e como ela se manifesta nas civilizações antigas.
- Relacionar a cultura e a sociedade ao desenvolvimento das primeiras cidades e formas de organização social.
Conteúdos/Eixos Temáticos:
- O surgimento das primeiras civilizações: Mesopotâmia, Egito, Índia, China.
- Características das primeiras sociedades: religião, economia, política e cultura.
- O conceito de cultura e suas manifestações nas primeiras civilizações.
- A organização social nas primeiras civilizações: classes sociais, formas de governo e religião.
Procedimentos Metodológicos:
- Apresentação de vídeos e imagens das civilizações antigas.
- Discussão de como as culturas antigas influenciam a sociedade contemporânea.
- Leitura e análise de textos históricos sobre as primeiras civilizações.
- Atividades de pesquisa sobre uma das primeiras civilizações e apresentação dos resultados para a turma.
Procedimentos Avaliativos/Estratégias de Avaliação:
- Avaliação dos relatórios de pesquisa sobre as civilizações antigas.
- Participação nas discussões sobre a organização social nas civilizações antigas.
- Produção de um mural coletivo que relacione as características das civilizações estudadas (cultura, política, religião, economia).
3º Trimestre
Justificativa:
O terceiro trimestre será dedicado à compreensão das transformações sociais e culturais que marcaram a Idade Média e a Modernidade. O foco será o estudo da mudança nas estruturas sociais, políticas e culturais ao longo do tempo, com ênfase nas transformações que impactaram a sociedade humana.
Objetivos/Competências a serem desenvolvidas:
- Compreender as transformações sociais, políticas e culturais entre a Idade Média e a Modernidade.
- Analisar a evolução da sociedade e as mudanças na estrutura social e cultural.
- Refletir sobre as relações entre o passado e as transformações contemporâneas.
- Entender o papel da cultura na formação das sociedades modernas.
Conteúdos/Eixos Temáticos:
- A Idade Média: feudalismo, cristianismo, cultura medieval.
- A transição para a Modernidade: Renascimento, Reforma Protestante, Revoluções.
- A evolução da sociedade e as mudanças na estrutura política e social.
- A cultura na transição medieval/modernidade e seu impacto na sociedade.
Procedimentos Metodológicos:
- Leitura de textos históricos sobre o feudalismo, o Renascimento e a Reforma.
- Análise de obras de arte e textos da época medieval e renascentista.
- Discussão sobre como as revoluções mudaram as estruturas políticas e sociais.
- Elaboração de uma linha do tempo destacando os principais eventos da transição entre a Idade Média e a Modernidade.
Procedimentos Avaliativos/Estratégias de Avaliação:
- Avaliação das apresentações sobre as transformações sociais e culturais entre os períodos estudados.
- Realização de um trabalho escrito sobre as características da sociedade medieval e a transição para a Modernidade.
- Análise da participação nas discussões sobre as influências da cultura medieval e renascentista na sociedade contemporânea.
Esse planejamento proporciona uma compreensão contínua e aprofundada dos fundamentos históricos da sociedade humana, abordando os conceitos centrais de tempo, espaço, cultura e sociedade ao longo dos três trimestres. A metodologia busca envolver os alunos de maneira interativa e reflexiva, promovendo tanto o desenvolvimento de habilidades cognitivas quanto a construção do conhecimento histórico.
7º Ano
1º Trimestre
Justificativa: O primeiro trimestre será dedicado à compreensão das primeiras civilizações antigas e suas contribuições fundamentais para o desenvolvimento humano. A compreensão do legado dessas civilizações é essencial para que os alunos possam entender como as bases das sociedades contemporâneas foram formadas. O estudo das civilizações da Antiguidade também permite o desenvolvimento do pensamento crítico, que será fundamental para as discussões sobre a formação do Brasil no trimestre seguinte.
Objetivos/Competências a serem desenvolvidas:
- Identificar e compreender as principais civilizações da Antiguidade (Egito, Mesopotâmia, Grécia e Roma).
- Reconhecer as contribuições culturais, políticas e sociais dessas civilizações para a humanidade.
- Desenvolver a habilidade de comparar diferentes civilizações e analisar seus legados.
- Estimular a reflexão crítica sobre a evolução das sociedades humanas, destacando a importância do conhecimento histórico.
Conteúdos/Eixos Temáticos:
- Primeiras Civilizações: Egito, Mesopotâmia, Grécia e Roma.
- Contribuições dessas civilizações: Escrita, organização política, religião, arquitetura, filosofia e direito.
Procedimentos Metodológicos:
- Aulas expositivas com uso de recursos audiovisuais (documentários, filmes, imagens de artefatos).
- Análise de fontes históricas, como textos, imagens e vídeos que abordam as civilizações estudadas.
- Trabalhos de pesquisa em grupo sobre uma das civilizações, com apresentação de relatório e discussões em sala.
- Leituras complementares e discussões em sala de aula sobre a evolução do conhecimento humano a partir dessas civilizações.
Procedimentos Avaliativos/Estratégias de Avaliação:
- Avaliação através de provas escritas com questões objetivas e dissertativas.
- Avaliação contínua por meio de participação nas discussões em sala de aula e nas atividades de pesquisa.
- Apresentação dos trabalhos de pesquisa como forma de avaliação do aprendizado colaborativo.
2º Trimestre
Justificativa: Neste trimestre, o foco será a História do Brasil, abordando o período colonial. O estudo do Brasil Colonial será crucial para que os alunos compreendam as bases da sociedade brasileira contemporânea, com ênfase na chegada dos portugueses e os primeiros contatos com os povos indígenas. A análise do impacto da colonização sobre as culturas indígenas e africanas também será importante para o desenvolvimento do pensamento crítico.
Objetivos/Competências a serem desenvolvidas:
- Compreender o processo de chegada dos portugueses ao Brasil e seus primeiros contatos com os povos indígenas.
- Analisar a estrutura da colonização portuguesa e suas implicações sociais, econômicas e culturais.
- Refletir sobre as primeiras interações entre colonizadores, indígenas e africanos e suas consequências.
- Desenvolver a capacidade de comparar o processo de colonização no Brasil com outras experiências coloniais.
Conteúdos/Eixos Temáticos:
- A chegada dos portugueses ao Brasil: Primeiros contatos com os povos indígenas.
- Processo de Colonização Portuguesa: Exploração do pau-brasil, capitanias hereditárias.
- Início da produção açucareira e tráfico de escravizados africanos.
- Defesa contra invasões estrangeiras: Holandeses e franceses.
Procedimentos Metodológicos:
- Leitura de textos históricos sobre o início da colonização.
- Debates em sala de aula sobre os impactos da chegada dos portugueses aos povos indígenas e à população africana.
- Elaboração de mapas e linhas do tempo para ilustrar a formação do Brasil colonial.
- Análise de documentos e fontes primárias, como cartas, relatos e crônicas sobre a chegada dos portugueses ao Brasil.
Procedimentos Avaliativos/Estratégias de Avaliação:
- Provas escritas, com questões objetivas e dissertativas.
- Avaliação dos debates e discussões em grupo.
- Relatórios sobre as atividades de análise de fontes e produção de mapas históricos.
- Observação e feedback contínuo nas atividades de sala de aula.
3º Trimestre
Justificativa: No terceiro trimestre, o foco será a reflexão crítica sobre o impacto da colonização no Brasil, especialmente a convivência entre colonizadores, indígenas e africanos. Será abordado o processo de escravização no Brasil, suas implicações econômicas e sociais, além da defesa do território brasileiro contra invasões estrangeiras. O objetivo é promover uma compreensão profunda do impacto da escravidão na formação da sociedade brasileira e suas repercussões até os dias atuais.
Objetivos/Competências a serem desenvolvidas:
- Compreender as relações entre os colonizadores, indígenas e africanos durante o período colonial.
- Analisar o impacto da colonização sobre as culturas indígenas e africanas e as implicações da escravidão.
- Refletir sobre os aspectos sociais e econômicos da escravidão no Brasil.
- Avaliar a importância das tentativas de expansão territorial e defesa do Brasil contra invasões estrangeiras.
Conteúdos/Eixos Temáticos:
- A convivência entre colonizadores, indígenas e africanos.
- Impacto da colonização nas culturas indígenas e africanas.
- Início da escravidão no Brasil: Sistema escravagista e suas implicações sociais e econômicas.
- Invasões estrangeiras: A defesa contra os holandeses e franceses.
Procedimentos Metodológicos:
- Discussões e rodas de conversa sobre o impacto da colonização nas culturas indígenas e africanas.
- Análise crítica de fontes históricas (textos, imagens e relatos de época) sobre a escravidão e as tentativas de expansão do território.
- Produção de painéis e cartazes em grupo sobre o impacto da escravidão e as invasões estrangeiras no Brasil.
- Visitas virtuais a museus e exposições que abordam a história do Brasil Colonial e o processo de escravização.
Procedimentos Avaliativos/Estratégias de Avaliação:
- Provas escritas, com questões reflexivas sobre a convivência entre colonizadores, indígenas e africanos.
- Avaliação contínua por meio de participação nas discussões e debates.
- Análise e apresentação de trabalhos sobre o impacto da escravidão no Brasil.
- Avaliação dos projetos em grupo, incluindo os painéis e cartazes produzidos.
Este planejamento oferece uma visão integrada e progressiva, abordando aspectos importantes tanto da História Geral quanto da História do Brasil, com ênfase na história antiga e colonial. Através de métodos variados, os alunos serão incentivados a desenvolver habilidades de análise crítica e compreensão histórica.
8º Ano
Justificativa: Este planejamento visa proporcionar aos alunos do 8º ano uma compreensão crítica e abrangente dos principais eventos históricos que moldaram o Brasil e o mundo durante os séculos XVIII e XIX. Através da análise do Renascimento, da Reforma Protestante, do Iluminismo, da Revolução Francesa, do Imperialismo Europeu, da Revolução Industrial e do período imperial brasileiro, buscamos desenvolver habilidades analíticas e reflexivas nos alunos, conectando os eventos globais com os contextos brasileiros, de forma a entender suas implicações sociais, políticas e econômicas. A reflexão crítica sobre as questões da escravidão, do imperialismo e da Proclamação da República contribuirá para o entendimento do Brasil contemporâneo.
1º Trimestre
Objetivos/Competências a serem desenvolvidas:
- Compreender o contexto do Renascimento e da Reforma Protestante, identificando as mudanças na visão de mundo e na religião.
- Analisar o Iluminismo e a Revolução Francesa, entendendo suas contribuições para a formação da modernidade e dos direitos humanos.
- Relacionar os impactos dessas transformações globais com a realidade do Brasil Império.
- Desenvolver competências críticas para entender o papel das ideias na formação de novas visões sociais e políticas.
Conteúdos/Eixos Temáticos:
- O Renascimento e a Reforma Protestante: mudanças na visão de mundo e na religião.
- O Iluminismo e a Revolução Francesa: as bases para a modernidade e os direitos humanos.
Procedimentos Metodológicos:
- Aulas expositivas com uso de recursos multimídia (documentários, vídeos educativos).
- Leitura e análise de textos históricos sobre o Renascimento, Reforma Protestante e a Revolução Francesa.
- Debates em sala de aula sobre as implicações das ideias iluministas e seus reflexos no Brasil e no mundo.
- Elaboração de mapas mentais para entender as ideias centrais de cada movimento.
Procedimentos Avaliativos/Estratégias de Avaliação:
- Avaliação contínua com participação em debates e discussões.
- Produção de um trabalho escrito sobre o impacto das ideias iluministas no Brasil Império.
- Teste de múltipla escolha e questões dissertativas sobre o Renascimento, Reforma Protestante, Iluminismo e Revolução Francesa.
2º Trimestre
Objetivos/Competências a serem desenvolvidas:
- Estudar o período imperial brasileiro, com foco no processo de independência (1822) e na formação do Império.
- Entender a dinâmica do sistema escravocrata e as consequências sociais, econômicas e políticas da escravidão no Brasil.
- Compreender as motivações e os desdobramentos da Guerra do Paraguai e o papel do Brasil nas guerras de independência da América do Sul.
- Refletir sobre o impacto da escravidão na formação do Brasil contemporâneo.
Conteúdos/Eixos Temáticos:
- O Brasil Colônia, o processo de independência (1822) e a formação do Império.
- A escravidão no Brasil: a dinâmica do sistema escravocrata e suas consequências.
- A Guerra do Paraguai e o papel do Brasil nas guerras de independência da América do Sul.
Procedimentos Metodológicos:
- Aulas expositivas com o uso de recursos audiovisuais sobre o Brasil Império, a independência e a Guerra do Paraguai.
- Leitura e análise de documentos históricos (cartas de D. Pedro I, tratados de paz, entre outros).
- Produção de painéis em grupo sobre a Guerra do Paraguai e suas consequências.
- Debates sobre a escravidão e sua relação com as questões sociais e políticas do Brasil.
Procedimentos Avaliativos/Estratégias de Avaliação:
- Avaliação de grupos sobre a Guerra do Paraguai e as guerras de independência da América do Sul.
- Proposta de estudo de caso sobre a escravidão no Brasil, com apresentação em sala de aula.
- Prova escrita com questões dissertativas sobre o processo de independência, a formação do Império e a escravidão.
3º Trimestre
Objetivos/Competências a serem desenvolvidas:
- Compreender o fim do Império e a Proclamação da República, analisando as causas e consequências dessa transição política.
- Refletir criticamente sobre as causas que levaram à queda do Império e sobre os elementos que formaram o Brasil contemporâneo.
- Estudar o impacto do imperialismo europeu no Brasil, principalmente nas questões econômicas e políticas.
- Desenvolver habilidades críticas para refletir sobre o sistema político imperial e sua relação com a formação da República.
Conteúdos/Eixos Temáticos:
- O fim do Império e a Proclamação da República (1889).
- Reflexões críticas:
- O impacto do imperialismo na economia e na política brasileira.
- A questão da escravidão e sua relação com a formação do Brasil contemporâneo.
- A crítica ao sistema imperial e as causas da Proclamação da República.
Procedimentos Metodológicos:
- Aulas expositivas sobre o fim do Império e a Proclamação da República, com uso de fontes primárias.
- Análise de textos históricos, como discursos de figuras republicanas e documentos do período.
- Realização de debates sobre o impacto do imperialismo e a escravidão na sociedade brasileira.
- Redação de ensaios sobre as causas da Proclamação da República e as críticas ao sistema imperial.
Procedimentos Avaliativos/Estratégias de Avaliação:
- Elaboração de um projeto sobre as causas da Proclamação da República e seu impacto no Brasil.
- Apresentação em grupos sobre o impacto do imperialismo na política e economia brasileira.
- Prova final com questões dissertativas sobre o fim do Império e a reflexão crítica sobre a escravidão e o imperialismo.
Observações Finais:
- Ao longo do ano, o trabalho interdisciplinar com outras áreas do conhecimento será fundamental, especialmente nas relações com a Geografia e a Literatura, para contextualizar os movimentos globais e as mudanças internas do Brasil.
- A avaliação será contínua, com atividades que favoreçam a reflexão crítica, a análise de fontes históricas e o desenvolvimento da argumentação.
9º Ano
1º Trimestre
Justificativa
O primeiro trimestre será voltado para a construção de uma base sólida sobre os principais acontecimentos do século XX, com foco nas Guerras Mundiais e seus desdobramentos. A compreensão das causas e consequências desses eventos globais será essencial para que os alunos entendam os impactos nas relações internacionais, além de introduzir conceitos fundamentais sobre a ascensão das ideologias e a Guerra Fria. Também será explorado o contexto da Primeira República no Brasil, para entender a configuração política interna do país.
Objetivos / Competências a serem desenvolvidas
- Compreender as causas e consequências das duas Guerras Mundiais.
- Analisar o impacto das Guerras Mundiais nas relações internacionais e no processo de formação de blocos políticos.
- Desenvolver a capacidade crítica sobre o contexto político e social da Primeira República no Brasil, focando em questões como o coronelismo e as revoltas populares.
- Relacionar os acontecimentos mundiais com os processos políticos no Brasil.
Conteúdos / Eixos temáticos
-
História Geral:
- O século XX e as duas Guerras Mundiais: causas e consequências.
- O impacto das Guerras Mundiais nas relações internacionais.
-
História do Brasil:
- A Primeira República: o coronelismo, as oligarquias e as revoltas populares.
Procedimentos metodológicos
- Aulas expositivas com apoio de recursos multimídia (vídeos, mapas e imagens).
- Análise de fontes históricas (documentos e testemunhos).
- Discussões em grupo sobre as implicações das Guerras Mundiais nas relações internacionais.
- Estudo de caso sobre o coronelismo e as revoltas populares durante a Primeira República.
- Leitura de textos históricos e análise crítica.
Procedimentos avaliativos / Estratégias de avaliação
- Avaliação formativa: Participação nas discussões de sala e nas atividades em grupo.
- Avaliação somativa: Prova sobre as Guerras Mundiais e a Primeira República, com questões objetivas e discursivas.
- Trabalho de pesquisa: Análise de um evento histórico relacionado à Primeira República e suas consequências políticas no Brasil.
2º Trimestre
Justificativa
Neste trimestre, aprofundaremos a análise da Guerra Fria, suas causas e os conflitos ideológicos entre os blocos capitalista e socialista, um dos eventos mais significativos do século XX. Além disso, será abordada a ascensão do neoliberalismo, seus efeitos econômicos, sociais e culturais, focando no contexto da globalização e suas repercussões no Brasil. O estudo da Era Vargas é outro ponto central, com ênfase no Estado Novo e seus impactos na sociedade brasileira.
Objetivos / Competências a serem desenvolvidas
- Analisar as causas e os efeitos da Guerra Fria no mundo e no Brasil.
- Compreender a ascensão do neoliberalismo e a globalização, identificando seus efeitos econômicos, sociais e culturais.
- Estudar a Era Vargas, destacando o Estado Novo e seus avanços e retrocessos para a sociedade brasileira.
- Desenvolver uma visão crítica sobre os diferentes contextos políticos do Brasil e sua relação com as transformações globais.
Conteúdos / Eixos temáticos
-
História Geral:
- A Guerra Fria: causas e principais eventos.
- A ascensão do neoliberalismo e a globalização: efeitos econômicos, sociais e culturais.
-
História do Brasil:
- A Era Vargas: o Estado Novo e os avanços e retrocessos para a sociedade brasileira.
Procedimentos metodológicos
- Análise de vídeos documentários sobre a Guerra Fria e a globalização.
- Debates sobre os efeitos da globalização na cultura, economia e política, com enfoque no Brasil.
- Estudo de documentos históricos do período Vargas, com leitura e interpretação de textos.
- Realização de atividades práticas como mapas conceituais para entender a divisão ideológica da Guerra Fria.
Procedimentos avaliativos / Estratégias de avaliação
- Avaliação formativa: Observação da participação nas discussões de grupo e atividades práticas.
- Avaliação somativa: Prova sobre a Guerra Fria, a ascensão do neoliberalismo e a Era Vargas.
- Projeto de pesquisa: Estudo de caso sobre um evento significativo da Guerra Fria e seu impacto no Brasil, com apresentação de resultados.
3º Trimestre
Justificativa
No terceiro trimestre, o foco será nas reflexões críticas sobre os principais eventos do século XX, incluindo a Ditadura Militar no Brasil, a redemocratização e a Constituição de 1988. A globalização e seus efeitos, com ênfase na sociedade brasileira, também serão discutidos de maneira crítica. Por fim, o trimestre terminará com uma análise sobre os movimentos sociais e a luta por direitos civis, um tema crucial para o entendimento dos desafios contemporâneos.
Objetivos / Competências a serem desenvolvidas
- Compreender o impacto da Ditadura Militar no Brasil e as formas de resistência.
- Analisar a redemocratização e os avanços sociais e políticos com a Constituição de 1988.
- Refletir sobre os efeitos da globalização na sociedade brasileira, abordando a cultura, a economia e a política.
- Discutir os movimentos sociais e a luta por direitos civis, como o feminismo, os direitos humanos, o movimento negro e os movimentos LGBTQIA+.
Conteúdos / Eixos temáticos
-
História Geral:
- A redemocratização do Brasil e a Constituição de 1988.
- A globalização e seus efeitos na sociedade brasileira: cultura, economia e política.
-
História do Brasil:
- A Ditadura Militar no Brasil (1964-1985): o contexto político, a repressão e a resistência.
-
Reflexões críticas:
- A análise crítica da Ditadura Militar e os processos de resistência e reparação histórica.
- Os movimentos sociais e a luta por direitos civis: feminismo, direitos humanos, movimento negro, movimentos LGBTQIA+.
Procedimentos metodológicos
- Aulas de debate sobre a Ditadura Militar e a resistência, com leitura de testemunhos e documentos.
- Estudo crítico sobre os impactos da Constituição de 1988 e a luta por direitos civis no Brasil.
- Atividades de análise de fontes primárias (livros, artigos, filmes) sobre a Ditadura e os movimentos sociais.
- Discussão de artigos e vídeos que tratem da globalização e seus efeitos no Brasil contemporâneo.
Procedimentos avaliativos / Estratégias de avaliação
- Avaliação formativa: Participação nas discussões de sala, análise crítica de textos e documentários.
- Avaliação somativa: Prova sobre a Ditadura Militar, a redemocratização e os movimentos sociais.
- Avaliação de projeto: Apresentação de um trabalho sobre a luta por direitos civis no Brasil, destacando um movimento específico e suas repercussões.
Esse planejamento visa proporcionar aos alunos uma compreensão crítica e reflexiva sobre os processos históricos que marcaram o Brasil e o mundo no século XX, com ênfase nas questões da modernidade, globalização e os desafios contemporâneos. As metodologias adotadas buscam estimular a participação ativa dos alunos e desenvolver habilidades analíticas essenciais para o entendimento da História.