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1º ANO

1º TRIMESTRE

Justificativa:

Este trimestre tem como foco a compreensão e produção de discursos sociais, explorando o humor e a ironia em textos e abordando a variação linguística. Os alunos serão incentivados a analisar diferentes gêneros textuais e multimodais, especialmente os jornalísticos, desenvolvendo a criticidade diante da linguagem midiática e da diversidade linguística.

Objetivos/Competências:

  • Analisar como o humor e a ironia são utilizados em diferentes gêneros textuais;

  • Compreender e aplicar conceitos de variação linguística;

  • Produzir textos multimodais considerando aspectos discursivos e estilísticos;

  • Desenvolver a leitura crítica de textos jornalísticos.

Conteúdos/Eixos Temáticos:

  • Discurso e gêneros textuais;

  • Humor e ironia em diferentes gêneros (charges, memes, crônicas, notícias);

  • Variação linguística: registros formais e informais;

  • Análise e produção de textos jornalísticos.

Procedimentos Metodológicos:

  • Leitura e análise de textos humorísticos e irônicos;

  • Discussões sobre variação linguística e seus impactos sociais;

  • Produção de textos multimodais, como infográficos e memes;

  • Oficina de análise crítica de notícias.

Procedimentos Avaliativos:

  • Produção de memes e charges com temáticas sociais;

  • Redação de textos jornalísticos;

  • Seminários sobre variação linguística e discurso midiático.


2º TRIMESTRE

Justificativa:

A literatura comparada permite aos alunos conhecer diferentes tradições literárias e suas relações históricas e culturais. Além disso, a oralidade é enfatizada por meio de debates e performances poéticas, como slams, proporcionando um espaço de expressão crítica e criativa.

Objetivos/Competências:

  • Comparar aspectos literários de diferentes países lusófonos;

  • Desenvolver habilidades argumentativas e expressivas na oralidade;

  • Produzir textos orais e escritos com base na leitura literária;

  • Promover a reflexão sobre questões sociais por meio da literatura e do slam.

Conteúdos/Eixos Temáticos:

  • Literatura brasileira, portuguesa e africana de língua portuguesa;

  • Gêneros orais: debates, discursos e poetry slam;

  • Relação entre literatura e questões sociais.

Procedimentos Metodológicos:

  • Leitura e análise comparativa de textos literários;

  • Realização de debates sobre temas abordados na literatura;

  • Oficina de produção e performance de slams;

  • Criação de textos argumentativos baseados em discussões literárias.

Procedimentos Avaliativos:

  • Apresentação de slams e avaliação por rubricas;

  • Redação de textos argumentativos;

  • Relatório de análise comparativa de textos literários.


3º TRIMESTRE

Justificativa:

O último trimestre enfatiza a formação cidadã dos alunos, explorando os direitos humanos e o combate à desinformação. A produção de textos formais é integrada às práticas discursivas, preparando os estudantes para situações acadêmicas e profissionais.

Objetivos/Competências:

  • Compreender a importância dos direitos humanos na sociedade;

  • Desenvolver habilidades críticas para identificar e combater fake news;

  • Produzir textos formais, como relatórios e artigos;

  • Utilizar argumentação baseada em fontes confiáveis.

Conteúdos/Eixos Temáticos:

  • Direitos humanos e discursos sociais;

  • Fake news: identificação e combate;

  • Produção de textos formais: relatórios e artigos de opinião.

Procedimentos Metodológicos:

  • Discussões sobre direitos humanos a partir de textos e mídias;

  • Análise crítica de notícias e identificação de fake news;

  • Produção de relatórios baseados em investigações sobre desinformação;

  • Redação de artigos argumentativos.

Procedimentos Avaliativos:

  • Análise crítica de fake news com apresentação oral;

  • Elaboração de relatórios formais;

  • Produção de artigos de opinião com defesa argumentativa.


Este planejamento busca desenvolver as competências linguísticas dos alunos de forma integrada e crítica, conectando os estudos da língua e da literatura com questões sociais e culturais contemporâneas.

 

2º ANO

1º TRIMESTRE

Título: Análise de estereótipos em textos, produção de narrativas transmídia e letramento digital.

Justificativa:
A formação crítica dos estudantes sobre estereótipos presentes na comunicação midiática é essencial para o desenvolvimento de uma leitura reflexiva do mundo. Além disso, a produção de narrativas transmídia permite exercitar a criatividade e a competência digital, preparando-os para um mercado de trabalho dinâmico e interconectado.

Objetivos/Competências:

  • Compreender e analisar estereótipos em textos midiáticos e literários.

  • Desenvolver a escrita criativa por meio da produção de narrativas transmídia.

  • Ampliar o letramento digital para a compreensão crítica das tecnologias da comunicação.

Conteúdos/Eixos Temáticos:

  • Análise crítica de estereótipos na literatura, propaganda e redes sociais.

  • Conceito de transmídia e produção narrativa integrada a diferentes plataformas.

  • Letramento digital e sua influência na formação de opinião.

Procedimentos Metodológicos:

  • Leitura e análise de textos midiáticos e literários.

  • Debates sobre representações sociais nos meios de comunicação.

  • Produção coletiva de narrativas transmídia (podcasts, webséries, histórias interativas).

Procedimentos Avaliativos/Estratégias de Avaliação:

  • Análise escrita sobre estereótipos em textos midiáticos.

  • Produção de uma narrativa transmídia.

  • Autoavaliação sobre o uso de ferramentas digitais na produção textual.


2º TRIMESTRE

Título: Engajamento em campanhas sociais, análise de discursos políticos e literatura marginal.

Justificativa:
O estudo do discurso político e a literatura marginal são fundamentais para o desenvolvimento da consciência crítica e cidadã. Compreender os mecanismos de persuasão e o impacto social da literatura marginalizada possibilita aos alunos refletirem sobre sua própria atuação na sociedade.

Objetivos/Competências:

  • Identificar estratégias argumentativas e ideológicas em discursos políticos.

  • Explorar e interpretar produções da literatura marginal.

  • Incentivar o engajamento crítico por meio da participação em campanhas sociais.

Conteúdos/Eixos Temáticos:

  • Retórica e persuasão nos discursos políticos.

  • Literatura marginal e seu impacto social.

  • Produção de textos argumentativos e mobilização social.

Procedimentos Metodológicos:

  • Análise de discursos políticos e seus efeitos na sociedade.

  • Leitura e discussão de textos da literatura marginal.

  • Planejamento e execução de campanha social em grupo.

Procedimentos Avaliativos/Estratégias de Avaliação:

  • Elaboração de análise escrita sobre discursos políticos.

  • Produção de textos inspirados na literatura marginal.

  • Avaliação da participação e do impacto das campanhas sociais desenvolvidas.


3º TRIMESTRE

Título: Checagem de informações, ética nas redes sociais e produção de críticas culturais (resenhas, vlogs).

Justificativa:
Em um mundo digitalizado, a habilidade de verificar informações e compreender a ética nas redes sociais é essencial para a formação cidadã. Além disso, a produção de críticas culturais incentiva a reflexão e expressão crítica sobre conteúdos consumidos na contemporaneidade.

Objetivos/Competências:

  • Desenvolver habilidades de checagem de informações e identificação de fake news.

  • Refletir sobre a ética nas interações digitais.

  • Produzir críticas culturais em diferentes formatos.

Conteúdos/Eixos Temáticos:

  • Fake news, desinformação e mecanismos de checagem.

  • Ética digital e responsabilidade nas redes sociais.

  • Produção de críticas culturais (resenha escrita, vlogs, podcasts).

Procedimentos Metodológicos:

  • Atividades práticas de checagem de informações.

  • Discussões sobre ética digital e comportamentos responsáveis nas redes.

  • Produção de críticas culturais em diferentes formatos.

Procedimentos Avaliativos/Estratégias de Avaliação:

  • Atividades de identificação e análise de fake news.

  • Reflexão escrita sobre ética nas redes sociais.

  • Produção e apresentação de críticas culturais em diferentes mídias.


Conclusão:
Este planejamento busca promover a reflexão crítica e a expressão criativa dos estudantes, preparando-os para a leitura e produção de textos em diferentes contextos, desenvolvendo sua consciência cidadã e habilidades comunicativas.

 

3º Ano

1º Trimestre

Justificativa

A capacidade de argumentar com coerência e complexidade é essencial para a formação cidadã e para o sucesso acadêmico dos estudantes. Este trimestre visa aprimorar a produção textual com foco no vestibular e no ENEM, ao mesmo tempo que proporciona uma reflexão crítica sobre a literatura contemporânea.

Objetivos/Competências a serem desenvolvidas

  • Compreender e utilizar diferentes estratégias argumentativas em textos dissertativo-argumentativos;

  • Produzir textos coesos e coerentes adequados ao formato do ENEM e vestibulares;

  • Analisar obras literárias contemporâneas, relacionando-as ao contexto sociocultural;

  • Desenvolver leitura crítica e interpretação textual aprofundada.

Conteúdos/Eixos Temáticos

  • Elementos da argumentação complexa;

  • Gêneros textuais do ENEM: dissertação-argumentativa;

  • Literatura contemporânea: características e análise de obras;

  • Estratégias de leitura e interpretação de textos.

Procedimentos Metodológicos

  • Leitura e análise de textos argumentativos e literários;

  • Prática de escrita com feedback detalhado;

  • Seminários sobre literatura contemporânea;

  • Simulação de provas de vestibular/ENEM.

Procedimentos Avaliativos/Estratégias de Avaliação

  • Redações corrigidas com critérios do ENEM;

  • Análise crítica de obras literárias;

  • Provas objetivas e discursivas;

  • Autoavaliação e revisão textual colaborativa.


2º Trimestre

Justificativa

Com a crescente exigência de letramentos múltiplos, é essencial que os estudantes desenvolvam habilidades de produção e análise crítica de mídias digitais. A produção de conteúdos autorais promove protagonismo juvenil e o desenvolvimento de uma visão crítica sobre políticas públicas e currículos multimodais.

Objetivos/Competências a serem desenvolvidas

  • Criar e editar conteúdos audiovisuais e digitais (documentários, podcasts);

  • Compreender e analisar políticas públicas relacionadas à educação e cultura;

  • Interpretar e produzir textos multimodais;

  • Desenvolver autonomia e criatividade na comunicação digital.

Conteúdos/Eixos Temáticos

  • Estruturas narrativas em mídias digitais;

  • Análise e produção de documentários e podcasts;

  • Políticas públicas e seus impactos;

  • Currículos multimodais e suas implicações.

Procedimentos Metodológicos

  • Oficinas de roteirização e edição de áudio/vídeo;

  • Debates sobre políticas públicas e educação;

  • Estudos de caso e análise de produções multimodais;

  • Produção de projetos autorais em grupo.

Procedimentos Avaliativos/Estratégias de Avaliação

  • Apresentação de projetos autorais;

  • Relatórios críticos sobre políticas públicas;

  • Avaliação por rubricas de produção digital;

  • Autoavaliação e feedback coletivo.


3º Trimestre

Justificativa

Este trimestre busca consolidar as aprendizagens desenvolvidas ao longo do ano por meio da produção de textos técnicos, participação em eventos culturais e reflexão sobre trajetórias acadêmicas e profissionais, preparando os estudantes para a vida pós-escolar.

Objetivos/Competências a serem desenvolvidas

  • Redigir textos técnicos e acadêmicos com precisão e clareza;

  • Participar de eventos culturais e refletir sobre experiências artísticas;

  • Desenvolver pensamento crítico sobre a trajetória pessoal e profissional;

  • Sistematizar conhecimentos adquiridos ao longo do ano.

Conteúdos/Eixos Temáticos

  • Redação de relatórios e artigos acadêmicos;

  • Análise e discussão de experiências culturais;

  • Planejamento de trajetórias acadêmicas e profissionais;

  • Revisão dos principais tópicos do ano letivo.

Procedimentos Metodológicos

  • Oficinas de escrita técnica e acadêmica;

  • Visitas a eventos culturais e discussões mediadas;

  • Elaboração de projetos de vida;

  • Sistematização de conhecimentos em mapas conceituais.

Procedimentos Avaliativos/Estratégias de Avaliação

  • Produção de relatórios e artigos;

  • Apresentação oral sobre experiências culturais;

  • Autoavaliação e reflexão escrita sobre trajetória pessoal;

  • Avaliação diagnóstica final do ano letivo.