Inglês (Fundamental)

Inglês (Fundamental)

 6º Ano

1º Trimestre

Justificativa: O primeiro trimestre é dedicado ao desenvolvimento de uma base sólida no vocabulário e nas estruturas gramaticais mais simples do idioma, permitindo que os alunos se comuniquem de maneira básica. A ideia é apresentar de forma gradual vocabulário essencial para as interações cotidianas, como saudações, apresentações pessoais e membros da família, ao mesmo tempo que introduzimos as primeiras estruturas gramaticais.

Objetivos/Competências a serem desenvolvidas:

  • Compreender e utilizar saudações e formas de apresentação pessoais.
  • Identificar e nomear membros da família.
  • Utilizar o verbo "to be" nas formas afirmativa e negativa.
  • Produzir diálogos simples, utilizando vocabulário e estruturas aprendidas.
  • Desenvolver a capacidade de escuta e leitura de textos simples relacionados ao cotidiano.
  • Reconhecer os pronomes pessoais e a formação do plural de substantivos.

Conteúdos/Eixos Temáticos:

  1. Vocabulário: Saudações, apresentações pessoais, membros da família.
  2. Estruturas gramaticais: Verbo "to be" (affirmative, negative), pronomes pessoais.
  3. Compreensão oral: Diálogos simples com saudações e apresentações.
  4. Produção escrita: Descrição simples de si e de familiares.
  5. Cultura: Diferenças culturais nas saudações em países de língua inglesa.

Procedimentos Metodológicos:

  • Utilização de músicas e vídeos com saudações e apresentações.
  • Exercícios de escrita e leitura com foco em diálogos simples.
  • Dramatizações de situações cotidianas: apresentações pessoais e introduções.
  • Leitura de textos curtos e identificação de vocabulário relacionado a membros da família e saudações.
  • Atividades de escuta com áudios que apresentam diálogos cotidianos.

Procedimentos Avaliativos/Estratégias de Avaliação:

  • Observação da participação dos alunos em atividades orais.
  • Produção escrita de pequenas apresentações pessoais e familiares.
  • Avaliação das habilidades de escuta a partir de exercícios de compreensão de áudios.
  • Questionários e quizzes sobre o vocabulário e uso correto do verbo "to be".

2º Trimestre

Justificativa: No segundo trimestre, o foco será expandir o vocabulário dos alunos, explorando atividades diárias, roupas, cores e alimentos. Além disso, as estruturas gramaticais são aprofundadas com o verbo "to be" na forma interrogativa, possibilitando que os alunos se expressem em perguntas e respostas simples. A compreensão oral e escrita será intensificada com textos mais longos e atividades que envolvem a interação.

Objetivos/Competências a serem desenvolvidas:

  • Utilizar o vocabulário relacionado a atividades diárias, roupas, cores e alimentos.
  • Aplicar o verbo "to be" de maneira afirmativa, negativa e interrogativa em frases.
  • Desenvolver a habilidade de compreensão de textos mais longos e diálogos com vocabulário cotidiano.
  • Produzir descrições simples de atividades diárias e preferências alimentares.
  • Melhorar a expressão oral através de atividades interativas e dramatizações.

Conteúdos/Eixos Temáticos:

  1. Vocabulário: Atividades diárias, roupas, cores, alimentos.
  2. Estruturas gramaticais: Verbo "to be" (affirmative, negative, interrogative).
  3. Compreensão oral: Escuta de diálogos sobre atividades diárias, vestuário e alimentos.
  4. Produção escrita: Descrição de atividades diárias, alimentos preferidos e roupas.
  5. Cultura: Comidas típicas em países de língua inglesa (ex: fish and chips, hamburgers).

Procedimentos Metodológicos:

  • Leitura de textos curtos sobre a rotina diária, preferências alimentares e vestuário.
  • Exercícios orais de perguntas e respostas utilizando o verbo "to be" de forma interrogativa.
  • Jogos e dinâmicas para reforçar o vocabulário de roupas, cores e alimentos.
  • Atividades de escrita sobre a descrição de atividades diárias e preferências alimentares.
  • Exploração de vídeos de cultura e tradições alimentares de países de língua inglesa.

Procedimentos Avaliativos/Estratégias de Avaliação:

  • Avaliação de pequenas produções orais, como diálogos sobre a rotina diária e preferências alimentares.
  • Correção de exercícios escritos com o verbo "to be" e vocabulário aprendido.
  • Testes de compreensão oral com diálogos e textos sobre atividades diárias e alimentos.
  • Revisões periódicas de vocabulário e estruturas gramaticais, com atividades práticas e interativas.

3º Trimestre

Justificativa: No terceiro trimestre, os alunos devem ser capazes de usar com mais fluência o vocabulário aprendido e as estruturas gramaticais do verbo "to be" nas três formas (afirmativa, negativa e interrogativa). O foco será em hobbies e interesses, aprofundando o uso do plural de substantivos, bem como a produção escrita e oral com mais complexidade.

Objetivos/Competências a serem desenvolvidas:

  • Ampliar o vocabulário sobre hobbies e interesses pessoais.
  • Aplicar corretamente o plural de substantivos.
  • Utilizar o verbo "to be" em diferentes formas para expressar estados e preferências.
  • Desenvolver a habilidade de ler e compreender textos mais complexos.
  • Produzir textos e diálogos mais completos, utilizando o vocabulário aprendido.

Conteúdos/Eixos Temáticos:

  1. Vocabulário: Hobbies, interesses pessoais.
  2. Estruturas gramaticais: Plural de substantivos, uso completo do verbo "to be".
  3. Compreensão oral: Leitura e interpretação de textos e diálogos mais longos sobre hobbies e preferências.
  4. Produção escrita: Redação sobre hobbies pessoais e preferências, utilizando o verbo "to be" e plural de substantivos.
  5. Cultura: Festas e tradições em países de língua inglesa, como o Halloween, festas de aniversário, etc.

Procedimentos Metodológicos:

  • Leitura de textos sobre diferentes hobbies e interesses de pessoas de países de língua inglesa.
  • Discussões em grupos sobre hobbies e interesses, com a prática de estruturas gramaticais.
  • Exercícios de produção escrita, com ênfase na descrição de hobbies e interesses pessoais.
  • Dramatizações de situações cotidianas e culturais, como a participação em festas tradicionais de países de língua inglesa.
  • Atividades de escuta de áudios que falam sobre preferências e hobbies.

Procedimentos Avaliativos/Estratégias de Avaliação:

  • Avaliação contínua das produções orais e escritas dos alunos.
  • Correção de textos e atividades de uso do plural e do verbo "to be".
  • Testes de compreensão de textos orais e escritos.
  • Avaliação do domínio das estruturas gramaticais em atividades práticas e interativas.

Este planejamento visa garantir que os alunos do 6º ano desenvolvam uma compreensão ampla da língua inglesa, com uma forte base em vocabulário e estruturas gramaticais essenciais, além de incentivar a prática ativa por meio de atividades dinâmicas e interativas.

 

 

7º Ano

Justificativa:

Este planejamento visa desenvolver competências de comunicação e compreensão na língua inglesa através do vocabulário e das estruturas gramaticais relacionadas a rotinas diárias, atividades de lazer, saúde, escola, meios de transporte e planos futuros. Além disso, busca integrar a cultura de países de língua inglesa, utilizando música, filmes e festivais para incentivar o interesse dos alunos e proporcionar um contexto cultural relevante. A abordagem de leitura de textos mais longos e compreensão de áudios mais complexos prepara os alunos para uma compreensão mais profunda da língua e sua aplicação em diferentes situações cotidianas.


1º Trimestre:

Objetivos/Competências a serem desenvolvidas:

  • Compreensão e uso do Present Simple para descrever rotinas diárias e atividades regulares.
  • Introdução ao vocabulário relacionado a rotinas diárias (ex: acordar, estudar, brincar, comer).
  • Desenvolvimento da capacidade de compreender textos curtos, como cartas e e-mails, sobre atividades diárias.
  • Produção de escrita simples de cartas e e-mails descrevendo rotinas pessoais.

Conteúdos/Eixos Temáticos:

  • Vocabulário: Rotinas diárias, atividades do dia a dia (acordar, comer, estudar, etc.).
  • Estruturas gramaticais: Present Simple (ações habituais e rotinas).
  • Compreensão oral e escrita: Leitura de cartas e e-mails simples.
  • Produção escrita: Cartas e e-mails sobre rotinas diárias.
  • Cultura: Comparação de rotinas diárias em países de língua inglesa e no Brasil.

Procedimentos Metodológicos:

  • Atividades iniciais: Discussão sobre rotinas diárias e horários.
  • Leitura e análise de textos simples sobre rotinas (cartas e e-mails curtos).
  • Exercícios práticos: Preenchimento de lacunas com o Present Simple e vocabulário relacionado a rotinas.
  • Atividade de produção: Redação de uma carta ou e-mail descrevendo a rotina diária dos alunos.

Procedimentos Avaliativos/Estratégias de Avaliação:

  • Avaliação das produções escritas (cartas e e-mails).
  • Atividades de compreensão de leitura (questionários sobre os textos lidos).
  • Observação da participação e interação em atividades orais.

2º Trimestre:

Objetivos/Competências a serem desenvolvidas:

  • Uso do Present Continuous para descrever atividades que estão ocorrendo no momento.
  • Ampliação do vocabulário para atividades de lazer, saúde e escola.
  • Desenvolvimento de habilidades de compreensão oral com áudios mais complexos sobre atividades cotidianas.
  • Produção escrita de relatos sobre atividades cotidianas e sobre a escola.

Conteúdos/Eixos Temáticos:

  • Vocabulário: Atividades de lazer (esportes, jogos, hobbies), saúde (doenças, cuidados, hábitos saudáveis), escola (materiais escolares, matérias, professores).
  • Estruturas gramaticais: Present Continuous (ações em andamento), uso de verbos no gerúndio.
  • Compreensão oral e escrita: Compreensão de áudios mais longos sobre rotinas de lazer e saúde.
  • Produção escrita: Relatos sobre atividades diárias e a rotina escolar.
  • Cultura: Comparação de hábitos e estilos de vida no Brasil e em países de língua inglesa (saúde, lazer, educação).

Procedimentos Metodológicos:

  • Atividades de escuta: Audição de áudios sobre rotinas de lazer e saúde, seguidos de atividades de compreensão.
  • Discussões em grupo: Comparação das rotinas de lazer e saúde no Brasil e em países de língua inglesa.
  • Exercícios práticos: Produção de frases usando o Present Continuous.
  • Atividade de produção escrita: Relato de uma experiência de lazer ou saúde, usando o Present Continuous.

Procedimentos Avaliativos/Estratégias de Avaliação:

  • Avaliação das produções escritas e orais (relatos sobre atividades).
  • Testes de compreensão de áudios.
  • Observação de participação nas discussões e atividades de grupo.

3º Trimestre:

Objetivos/Competências a serem desenvolvidas:

  • Uso do Going to para expressar planos futuros.
  • Expansão do vocabulário para meios de transporte e festivais/cultura.
  • Aprofundamento na compreensão de textos mais longos (artigos sobre festivais, viagens, planos de férias).
  • Produção de textos mais elaborados sobre planos para o futuro (viagens, férias, planos pessoais).

Conteúdos/Eixos Temáticos:

  • Vocabulário: Meios de transporte (avião, ônibus, bicicleta, etc.), festivais e celebrações em países de língua inglesa.
  • Estruturas gramaticais: Going to (para planos e previsões futuras).
  • Compreensão oral e escrita: Leitura de textos mais longos sobre viagens, festivais e planos de férias.
  • Produção escrita: Redação sobre planos para o futuro, viagens e eventos.
  • Cultura: Comparação de festivais e tradições em países de língua inglesa e no Brasil.

Procedimentos Metodológicos:

  • Leitura de textos mais longos: Artigos e e-mails sobre viagens e festivais.
  • Exercícios práticos: Uso do “going to” para falar sobre planos futuros.
  • Atividade de produção escrita: Escrever um e-mail ou uma carta detalhando os planos para o futuro, como uma viagem ou um evento.
  • Atividade de escuta: Audição de áudios sobre planos futuros e festivais.

Procedimentos Avaliativos/Estratégias de Avaliação:

  • Avaliação das produções escritas e orais sobre planos futuros.
  • Testes de compreensão de textos mais longos.
  • Participação nas discussões sobre festivais e cultura.

Conclusão:

Este planejamento propõe um desenvolvimento progressivo das competências de comunicação em inglês, abrangendo o vocabulário e as estruturas gramaticais necessárias para a expressão de rotinas diárias, atividades de lazer, saúde, escola, meios de transporte e planos para o futuro. Ao integrar a cultura de países de língua inglesa, os alunos serão incentivados a comparar suas próprias experiências com as de outros, promovendo uma compreensão mais ampla da língua e suas variações culturais.

 

 

8º Ano

1º Trimestre

Justificativa

Neste trimestre, o foco será o vocabulário relacionado a viagens e meio ambiente. As estruturas gramaticais, como o Past Simple e comparativos, serão trabalhadas para que os alunos possam falar sobre experiências passadas e comparar diferentes lugares e situações. Além disso, o objetivo é desenvolver as habilidades de compreensão oral e escrita, utilizando textos literários e culturais para ampliar o repertório de vocabulário e de cultura em língua inglesa.

Objetivos/Competências a Serem Desenvolvidas

  • Ampliar o vocabulário relacionado a viagens e meio ambiente.
  • Desenvolver a competência de análise de textos literários e culturais, como histórias de viagem e textos sobre questões ambientais.
  • Utilizar o Past Simple para descrever eventos passados, experiências e situações relacionadas a viagens e o meio ambiente.
  • Trabalhar com comparativos para discutir diferenças entre lugares e abordagens ambientais.
  • Fomentar a produção escrita através da redação de histórias sobre viagens e aventuras.

Conteúdos/Eixos Temáticos

  • Vocabulário: Viagens (destinos, transporte, atividades) e Meio ambiente (natureza, problemas ambientais, soluções).
  • Estruturas gramaticais: Past Simple e Comparativos.
  • Compreensão oral e escrita: Análise de textos literários (como crônicas de viagens) e reportagens sobre problemas ambientais.
  • Produção escrita: Histórias de viagem e relatórios sobre o meio ambiente.

Procedimentos Metodológicos

  • Aulas expositivas e interativas: Introdução dos temas e vocabulário através de vídeos, áudios e imagens.
  • Leitura e análise de textos curtos (crônicas, artigos de revistas, reportagens) com foco no vocabulário de viagens e meio ambiente.
  • Debates em sala de aula sobre temas ambientais, estimulando o uso dos comparativos e vocabulário aprendido.
  • Atividades práticas: Simulação de entrevistas e reportagens sobre experiências de viagem ou problemas ambientais.
  • Produção escrita: Elaboração de redações sobre experiências de viagem, incluindo o uso de Past Simple e comparativos.

Procedimentos Avaliativos/ Estratégias de Avaliação

  • Avaliação contínua por meio da participação em debates e atividades práticas.
  • Avaliação de redações sobre viagens e questões ambientais, focando no uso adequado do vocabulário e estruturas gramaticais.
  • Teste de vocabulário e estruturas gramaticais (Past Simple e comparativos).
  • Feedback individual sobre a produção escrita e compreensão de textos.

2º Trimestre

Justificativa

O foco deste trimestre será o vocabulário relacionado à tecnologia e à vida no futuro. Os alunos desenvolverão a capacidade de descrever suas expectativas para o futuro e discutir as transformações tecnológicas no mundo. As estruturas gramaticais abordadas serão o Future Simple e os superlativos, para expressar expectativas e comparações. Serão realizadas atividades de compreensão oral e escrita com textos sobre inovações tecnológicas e cenários futuristas.

Objetivos/Competências a Serem Desenvolvidas

  • Ampliar o vocabulário sobre tecnologia (gadgets, invenções, inovações) e vida no futuro (avanços esperados, mudanças sociais).
  • Desenvolver a competência de análise de textos culturais, como ficções científicas e reportagens sobre inovações tecnológicas.
  • Utilizar o Future Simple para descrever previsões e expectativas sobre o futuro.
  • Trabalhar com superlativos para comparar diferentes tecnologias e situações futurísticas.
  • Fomentar a produção escrita com base em temas futuros, como a descrição de um futuro tecnológico.

Conteúdos/Eixos Temáticos

  • Vocabulário: Tecnologia (invenções, gadgets, inovações) e Vida no Futuro (tecnologia no futuro, mudanças sociais, trabalho, lazer).
  • Estruturas gramaticais: Future Simple e Superlativos.
  • Compreensão oral e escrita: Análise de textos culturais (ficções científicas, reportagens sobre tecnologias emergentes).
  • Produção escrita: Relatórios sobre as possíveis transformações tecnológicas e sociais no futuro.

Procedimentos Metodológicos

  • Aulas interativas com vídeos sobre inovações tecnológicas e filmes sobre cenários futuristas.
  • Leitura e discussão de textos de ficção científica e artigos sobre tecnologia, com foco em Future Simple e superlativos.
  • Debates e simulações de cenários futuros, em que os alunos terão que utilizar o vocabulário e as estruturas gramaticais para expressar suas previsões.
  • Atividades de escrita: Produção de textos que descrevem um dia no futuro ou como seria um futuro com novas tecnologias.
  • Entrevistas simuladas sobre o impacto da tecnologia no cotidiano.

Procedimentos Avaliativos/ Estratégias de Avaliação

  • Avaliação por observação durante debates e discussões sobre temas futurísticos.
  • Avaliação de redações sobre cenários futuristas, com foco no uso correto do Future Simple e superlativos.
  • Teste de vocabulário e estruturas gramaticais (Future Simple e superlativos).
  • Feedback contínuo sobre as atividades de compreensão de textos e produções orais.

3º Trimestre

Justificativa

O objetivo deste trimestre é integrar os conteúdos trabalhados ao longo do ano, com ênfase na compreensão e produção escrita, utilizando os temas estudados (viagens, meio ambiente, tecnologia e vida no futuro). O foco será na análise crítica de obras culturais, como livros, filmes e figuras históricas dos países de língua inglesa, incentivando a reflexão e a produção escrita em inglês.

Objetivos/Competências a Serem Desenvolvidas

  • Analisar obras culturais dos países de língua inglesa (livros, filmes, figuras históricas) e desenvolver uma visão crítica sobre elas.
  • Refletir sobre temas culturais e sociais, conectando com o vocabulário de viagens, meio ambiente, tecnologia e vida no futuro.
  • Desenvolver a competência crítica e reflexiva na análise de textos e discussões sobre figuras históricas.
  • Fomentar a produção de textos argumentativos sobre temas culturais e sociais.

Conteúdos/Eixos Temáticos

  • Vocabulário: Revisão e ampliação de vocabulário de viagens, meio ambiente, tecnologia e vida no futuro.
  • Estruturas gramaticais: Revisão de tempos verbais (Past Simple, Future Simple, Comparativos, Superlativos).
  • Compreensão oral e escrita: Análise crítica de obras culturais, como livros, filmes e reportagens sobre figuras históricas.
  • Produção escrita: Redações argumentativas sobre temas culturais e sociais.

Procedimentos Metodológicos

  • Exibição de filmes e leitura de livros de autores dos países de língua inglesa (ex.: Harry Potter, filmes de ficção científica) para estimular discussões culturais.
  • Análise crítica de filmes, livros e figuras históricas, promovendo debates e discussões em sala de aula.
  • Atividades de produção escrita: Elaboração de redações argumentativas sobre temas culturais e sociais, utilizando vocabulário e estruturas aprendidas.
  • Simulações de entrevistas e debates sobre figuras históricas e eventos culturais dos países de língua inglesa.

Procedimentos Avaliativos/ Estratégias de Avaliação

  • Avaliação da participação nas discussões críticas sobre obras culturais e figuras históricas.
  • Avaliação das produções escritas, com foco em argumentação e uso correto do vocabulário e das estruturas gramaticais.
  • Teste final de vocabulário e gramática, abrangendo todos os temas e tempos verbais trabalhados durante o ano.
  • Feedback individual sobre o desempenho nas atividades de leitura, compreensão e produção.

Este planejamento visa desenvolver nos alunos uma visão mais crítica e fluente da língua inglesa, conectando o aprendizado de vocabulário e gramática com discussões culturais e sociais importantes.

 

 

9º Ano

Justificativa:
Este planejamento busca proporcionar aos alunos uma compreensão mais ampla sobre questões globais e temas relevantes, como direitos humanos, tecnologia, meio ambiente, e a utilização da língua inglesa para expressar opiniões e realizar análises críticas. A proposta visa desenvolver competências linguísticas nas áreas de vocabulário, gramática, compreensão oral e escrita, e produção textual, associando-as a contextos culturais variados e temas que envolvem discussões globais. Através da prática de leitura e interpretação de textos, bem como da produção de ensaios e críticas, o aluno desenvolverá habilidades para refletir sobre esses temas de forma crítica e comunicativa.


1º Trimestre

Objetivos/Competências a serem desenvolvidas:

  • Ampliar o vocabulário relacionado a questões globais (meio ambiente, direitos humanos, tecnologia).
  • Compreender e produzir textos de opinião e reportagens sobre temas atuais.
  • Aplicar corretamente o uso de estruturas gramaticais como o condicional e modais.
  • Desenvolver a capacidade de análise crítica sobre os temas abordados e suas repercussões globais.

Conteúdos/Eixos temáticos:

  • Vocabulário: Questões ambientais globais, direitos humanos, e tecnologia.
  • Estruturas gramaticais: Condicionais (First e Second Conditional), modais de obrigação e possibilidade (must, should, could, can, might).
  • Compreensão oral e escrita: Leitura e interpretação de artigos de opinião sobre questões ambientais e direitos humanos.
  • Produção escrita: Redação de ensaios argumentativos sobre o impacto das tecnologias no meio ambiente.
  • Cultura: Análise de diferentes perspectivas culturais sobre o meio ambiente e os direitos humanos.

Procedimentos Metodológicos:

  • Apresentação de textos sobre questões globais, como artigos de opinião e reportagens.
  • Discussões em grupo sobre como as diferentes culturas lidam com os temas de direitos humanos e questões ambientais.
  • Leitura de textos que exploram o impacto da tecnologia no meio ambiente e no comportamento humano.
  • Prática de gramática com foco no uso dos condicionais e modais.
  • Redação de um ensaio argumentativo sobre a relação entre tecnologia e meio ambiente.

Procedimentos Avaliativos/Estratégias de Avaliação:

  • Avaliação diagnóstica: Realização de uma atividade escrita para identificar o vocabulário atual dos alunos sobre os temas.
  • Avaliação formativa: Discussões em sala de aula, onde os alunos devem aplicar os modais e os condicionais nas suas intervenções.
  • Avaliação final: Redação de um ensaio sobre o impacto da tecnologia no meio ambiente, considerando as estruturas gramaticais trabalhadas e o vocabulário adquirido.

2º Trimestre

Objetivos/Competências a serem desenvolvidas:

  • Ampliar a compreensão sobre os direitos humanos no contexto global.
  • Melhorar a compreensão e a produção oral a partir de debates sobre questões de direitos humanos e seu impacto nas diferentes culturas.
  • Explorar o uso da voz passiva para reportar ações em textos jornalísticos e acadêmicos.

Conteúdos/Eixos temáticos:

  • Vocabulário: Direitos humanos, justiça social, liberdade, igualdade.
  • Estruturas gramaticais: Voz passiva (todas as formas, incluindo o uso em tempos verbais diferentes).
  • Compreensão oral e escrita: Leitura e interpretação de ensaios sobre direitos humanos e debates culturais.
  • Produção escrita: Redação crítica sobre uma situação de violação dos direitos humanos, utilizando a voz passiva.
  • Cultura: Comparação de diferentes abordagens culturais sobre os direitos humanos.

Procedimentos Metodológicos:

  • Estudo de textos de opinião e artigos que discutem as questões de direitos humanos, com foco nas vozes passivas.
  • Análise de vídeos sobre direitos humanos e debates culturais em diferentes países.
  • Exploração da voz passiva por meio de exercícios de conversação e produção escrita.
  • Realização de debates sobre temas de direitos humanos em diferentes contextos culturais.
  • Produção escrita de uma crítica sobre um evento de violação dos direitos humanos, utilizando a voz passiva para narrar os acontecimentos.

Procedimentos Avaliativos/Estratégias de Avaliação:

  • Avaliação diagnóstica: Discussão oral em que os alunos devem aplicar vocabulário relacionado a direitos humanos.
  • Avaliação formativa: Participação em debates e aplicação das estruturas gramaticais (passiva) nas falas e textos.
  • Avaliação final: Redação crítica sobre uma violação de direitos humanos, com foco na aplicação da voz passiva.

3º Trimestre

Objetivos/Competências a serem desenvolvidas:

  • Melhorar a produção escrita com foco na análise de filmes e livros.
  • Consolidar o vocabulário relacionado a questões globais e sua aplicação nas discussões culturais.
  • Refletir sobre como diferentes perspectivas culturais abordam questões globais e ambientais.

Conteúdos/Eixos temáticos:

  • Vocabulário: Questões ambientais e tecnológicas no cinema e na literatura.
  • Estruturas gramaticais: Revisão de todos os tópicos gramaticais abordados (modais, condicionais, passiva).
  • Compreensão oral e escrita: Análise de filmes e livros que tratam de questões globais, como o meio ambiente e os direitos humanos.
  • Produção escrita: Crítica de filmes e análise literária sobre questões de meio ambiente ou direitos humanos.
  • Cultura: Comparação de diferentes abordagens culturais sobre a representação do meio ambiente e direitos humanos em filmes e livros.

Procedimentos Metodológicos:

  • Exibição e análise de filmes ou trechos literários que tratem dos temas discutidos durante o ano.
  • Discussão em grupo sobre as diferentes maneiras de representação de questões globais no cinema e na literatura.
  • Revisão das estruturas gramaticais e vocabulário adquiridos ao longo do ano, aplicando-os em análises de textos e filmes.
  • Produção escrita de uma crítica sobre um filme ou livro que aborde questões globais.

Procedimentos Avaliativos/Estratégias de Avaliação:

  • Avaliação diagnóstica: Leitura de trechos literários e exibição de filmes, seguidos de uma atividade de interpretação.
  • Avaliação formativa: Discussões orais em que os alunos devem comparar diferentes abordagens culturais e aplicar as estruturas gramaticais.
  • Avaliação final: Produção de uma crítica de filme ou análise literária, com ênfase na aplicação das estruturas gramaticais e vocabulário.

Conclusão:
Ao final do ano, os alunos terão desenvolvido habilidades de compreensão e produção oral e escrita em inglês, além de uma visão crítica sobre questões globais e culturais. A prática constante do vocabulário relacionado aos temas de direitos humanos, meio ambiente e tecnologia, associada ao uso de estruturas gramaticais como o condicional, modais e passiva, será fundamental para o sucesso na comunicação e análise desses temas.