Disciplina: Animação e Audiovisual

Disciplina de Animação e Audiovisual

  1. Objetivos
  • Compreender os conceitos básicos de animação, vídeo e áudio, como quadro a quadro, edição, mixagem, entre outros;
  • Aprender as principais técnicas e ferramentas utilizadas na criação de animações e produções audiovisuais;
  • Desenvolver habilidades e competências relacionadas à criação de animações e produções audiovisuais, tais como criatividade, trabalho em equipe, resolução de problemas e comunicação visual e sonora.
  1. Habilidades e competências
  • Habilidade para utilizar softwares de animação e edição de vídeo, como o Blender, o Premiere, o After Effects e o Audacity;
  • Habilidade para trabalhar com conceitos de design, narrativa visual e sonora;
  • Habilidade para criar animações, vinhetas, vídeos promocionais, entre outras produções audiovisuais;
  • Habilidade para trabalhar em equipe, respeitando prazos e contribuindo de forma produtiva para o projeto.
  1. Metodologia
  • Aulas expositivas, para apresentação de conceitos e técnicas;
  • Demonstração de softwares e ferramentas utilizadas na criação de animações e produções audiovisuais;
  • Trabalho em equipe, com atividades práticas de criação de animações e produções audiovisuais em grupo;
  • Feedback individual e coletivo sobre as produções dos alunos.
  1. Materiais e métodos
  • Computadores com softwares de animação e edição de vídeo e áudio instalados;
  • Câmeras para filmagem e captação de áudio;
  • Projetor para exibição de aulas expositivas e demonstrações;
  • Fóruns de discussão online para comunicação entre alunos e professor;
  • Acesso a bibliografia e materiais complementares sobre animação e produção audiovisual.
  1. Referenciais teóricos
  • "The Animator's Survival Kit" de Richard Williams;
  • "A New History of Animation" de Maureen Furniss;
  • "In the Blink of an Eye" de Walter Murch;
  • "The Visual Story" de Bruce Block.
  1. Disciplinas do Ensino Médio
  • Artes: para desenvolvimento de habilidades visuais e narrativas;
  • Matemática: para utilização de conceitos de geometria e física na criação de modelos 3D;
  • Informática: para aprendizado de softwares de animação e edição de vídeo e áudio e ferramentas de computação gráfica;
  • Língua Portuguesa: para desenvolvimento da comunicação escrita e oral dos alunos, importante para apresentação dos projetos em equipe;
  • Música: para desenvolvimento de habilidades auditivas e sonoras e para utilização de trilha sonora nas produções audiovisuais.

 

Disciplina de Animação e Audiovisual

  1. Objetivos
  • Compreender os conceitos básicos de animação e audiovisual, incluindo roteiro, edição de vídeo, design gráfico e sonorização;
  • Aprender as principais técnicas e ferramentas utilizadas na criação de animações e produções audiovisuais;
  • Desenvolver habilidades e competências relacionadas à criação de projetos audiovisuais, tais como criatividade, trabalho em equipe, resolução de problemas e comunicação visual.
  1. Habilidades e competências
  • Habilidade para utilizar softwares de animação, edição de vídeo e design gráfico, tais como o Adobe Premiere, o After Effects, o Photoshop, o Illustrator e o Audition;
  • Habilidade para trabalhar com conceitos de roteiro, direção e produção audiovisual;
  • Habilidade para criar animações e produções audiovisuais de forma criativa, inovadora e eficiente;
  • Habilidade para trabalhar em equipe, respeitando prazos e contribuindo de forma produtiva para o projeto.
  1. Metodologia
  • Aulas expositivas, para apresentação de conceitos e técnicas;
  • Demonstração de softwares e ferramentas utilizadas na criação de animações e produções audiovisuais;
  • Trabalho em equipe, com atividades práticas de criação de projetos audiovisuais em grupo;
  • Feedback individual e coletivo sobre as produções dos alunos.
  1. Materiais e métodos
  • Computadores com softwares de animação, edição de vídeo e design gráfico instalados;
  • Câmeras de vídeo e equipamentos de áudio para produção audiovisual;
  • Projetor para exibição de aulas expositivas e demonstrações;
  • Fóruns de discussão online para comunicação entre alunos e professor;
  • Acesso a bibliografia e materiais complementares sobre animação e produção audiovisual.
  1. Referenciais teóricos
  • "The Animator's Survival Kit" de Richard Williams;
  • "In the Blink of an Eye" de Walter Murch;
  • "The Visual Story" de Bruce Block.
  1. Disciplinas do Ensino Médio
  • Artes: para desenvolvimento de habilidades visuais e narrativas;
  • Matemática: para utilização de conceitos de geometria e física na criação de animações;
  • Informática: para aprendizado de softwares de animação, edição de vídeo e design gráfico;
  • Língua Portuguesa: para desenvolvimento da comunicação escrita e oral dos alunos, importante para elaboração de roteiros e apresentação dos projetos em equipe;
  • Física e Química: para aprendizado de conceitos relacionados à luz, cor, som e movimento, que são importantes na produção audiovisual.

 

Disciplina: Animação e Audiovisual

  1. Objetivos
  • Compreender os conceitos básicos de animação, como quadro a quadro, keyframes, animação de personagens, entre outros;
  • Aprender as principais técnicas e ferramentas utilizadas na criação de animações e vídeos, tais como roteirização, direção de fotografia, edição de áudio e vídeo, entre outras;
  • Desenvolver habilidades e competências relacionadas à criação de conteúdos audiovisuais, tais como criatividade, trabalho em equipe, resolução de problemas e comunicação visual.
  1. Habilidades e competências
  • Habilidade para utilizar softwares de edição de vídeo, como o Premiere Pro, o Final Cut ou o Davinci Resolve;
  • Habilidade para trabalhar com conceitos de roteirização e narrativa visual;
  • Habilidade para criar animações e vídeos de forma criativa e impactante;
  • Habilidade para trabalhar em equipe, respeitando prazos e contribuindo de forma produtiva para o projeto.
  1. Metodologia
  • Aulas expositivas, para apresentação de conceitos e técnicas;
  • Demonstração de softwares e ferramentas utilizadas na criação de animações e vídeos;
  • Trabalho em equipe, com atividades práticas de criação de conteúdos audiovisuais em grupo;
  • Feedback individual e coletivo sobre as produções dos alunos.
  1. Materiais e métodos
  • Computadores com softwares de edição de vídeo instalados;
  • Câmeras e microfones para gravação de áudio e vídeo;
  • Projetor para exibição de aulas expositivas e demonstrações;
  • Fóruns de discussão online para comunicação entre alunos e professor;
  • Acesso a bibliografia e materiais complementares sobre animação e audiovisual.
  1. Referenciais teóricos
  • "The Animator's Survival Kit" de Richard Williams;
  • "A New History of Animation" de Maureen Furniss;
  • "In the Blink of an Eye" de Walter Murch.
  1. Disciplinas do Ensino Médio
  • Artes: para desenvolvimento de habilidades visuais e narrativas;
  • Matemática: para utilização de conceitos de geometria e física na criação de modelos 3D e na composição visual de vídeos;
  • Língua Portuguesa: para desenvolvimento da comunicação escrita e oral dos alunos, importante para a elaboração de roteiros e para a apresentação dos projetos em equipe;
  • Informática: para aprendizado de softwares de edição de vídeo e ferramentas de computação gráfica;
  • História: para compreensão do contexto histórico e social das linguagens audiovisuais.