Disciplina de Animação e Audiovisual
- Objetivos
- Compreender os conceitos básicos de animação, vídeo e áudio, como quadro a quadro, edição, mixagem, entre outros;
- Aprender as principais técnicas e ferramentas utilizadas na criação de animações e produções audiovisuais;
- Desenvolver habilidades e competências relacionadas à criação de animações e produções audiovisuais, tais como criatividade, trabalho em equipe, resolução de problemas e comunicação visual e sonora.
- Habilidades e competências
- Habilidade para utilizar softwares de animação e edição de vídeo, como o Blender, o Premiere, o After Effects e o Audacity;
- Habilidade para trabalhar com conceitos de design, narrativa visual e sonora;
- Habilidade para criar animações, vinhetas, vídeos promocionais, entre outras produções audiovisuais;
- Habilidade para trabalhar em equipe, respeitando prazos e contribuindo de forma produtiva para o projeto.
- Metodologia
- Aulas expositivas, para apresentação de conceitos e técnicas;
- Demonstração de softwares e ferramentas utilizadas na criação de animações e produções audiovisuais;
- Trabalho em equipe, com atividades práticas de criação de animações e produções audiovisuais em grupo;
- Feedback individual e coletivo sobre as produções dos alunos.
- Materiais e métodos
- Computadores com softwares de animação e edição de vídeo e áudio instalados;
- Câmeras para filmagem e captação de áudio;
- Projetor para exibição de aulas expositivas e demonstrações;
- Fóruns de discussão online para comunicação entre alunos e professor;
- Acesso a bibliografia e materiais complementares sobre animação e produção audiovisual.
- Referenciais teóricos
- "The Animator's Survival Kit" de Richard Williams;
- "A New History of Animation" de Maureen Furniss;
- "In the Blink of an Eye" de Walter Murch;
- "The Visual Story" de Bruce Block.
- Disciplinas do Ensino Médio
- Artes: para desenvolvimento de habilidades visuais e narrativas;
- Matemática: para utilização de conceitos de geometria e física na criação de modelos 3D;
- Informática: para aprendizado de softwares de animação e edição de vídeo e áudio e ferramentas de computação gráfica;
- Língua Portuguesa: para desenvolvimento da comunicação escrita e oral dos alunos, importante para apresentação dos projetos em equipe;
- Música: para desenvolvimento de habilidades auditivas e sonoras e para utilização de trilha sonora nas produções audiovisuais.
Disciplina de Animação e Audiovisual
- Objetivos
- Compreender os conceitos básicos de animação e audiovisual, incluindo roteiro, edição de vídeo, design gráfico e sonorização;
- Aprender as principais técnicas e ferramentas utilizadas na criação de animações e produções audiovisuais;
- Desenvolver habilidades e competências relacionadas à criação de projetos audiovisuais, tais como criatividade, trabalho em equipe, resolução de problemas e comunicação visual.
- Habilidades e competências
- Habilidade para utilizar softwares de animação, edição de vídeo e design gráfico, tais como o Adobe Premiere, o After Effects, o Photoshop, o Illustrator e o Audition;
- Habilidade para trabalhar com conceitos de roteiro, direção e produção audiovisual;
- Habilidade para criar animações e produções audiovisuais de forma criativa, inovadora e eficiente;
- Habilidade para trabalhar em equipe, respeitando prazos e contribuindo de forma produtiva para o projeto.
- Metodologia
- Aulas expositivas, para apresentação de conceitos e técnicas;
- Demonstração de softwares e ferramentas utilizadas na criação de animações e produções audiovisuais;
- Trabalho em equipe, com atividades práticas de criação de projetos audiovisuais em grupo;
- Feedback individual e coletivo sobre as produções dos alunos.
- Materiais e métodos
- Computadores com softwares de animação, edição de vídeo e design gráfico instalados;
- Câmeras de vídeo e equipamentos de áudio para produção audiovisual;
- Projetor para exibição de aulas expositivas e demonstrações;
- Fóruns de discussão online para comunicação entre alunos e professor;
- Acesso a bibliografia e materiais complementares sobre animação e produção audiovisual.
- Referenciais teóricos
- "The Animator's Survival Kit" de Richard Williams;
- "In the Blink of an Eye" de Walter Murch;
- "The Visual Story" de Bruce Block.
- Disciplinas do Ensino Médio
- Artes: para desenvolvimento de habilidades visuais e narrativas;
- Matemática: para utilização de conceitos de geometria e física na criação de animações;
- Informática: para aprendizado de softwares de animação, edição de vídeo e design gráfico;
- Língua Portuguesa: para desenvolvimento da comunicação escrita e oral dos alunos, importante para elaboração de roteiros e apresentação dos projetos em equipe;
- Física e Química: para aprendizado de conceitos relacionados à luz, cor, som e movimento, que são importantes na produção audiovisual.
Disciplina: Animação e Audiovisual
- Objetivos
- Compreender os conceitos básicos de animação, como quadro a quadro, keyframes, animação de personagens, entre outros;
- Aprender as principais técnicas e ferramentas utilizadas na criação de animações e vídeos, tais como roteirização, direção de fotografia, edição de áudio e vídeo, entre outras;
- Desenvolver habilidades e competências relacionadas à criação de conteúdos audiovisuais, tais como criatividade, trabalho em equipe, resolução de problemas e comunicação visual.
- Habilidades e competências
- Habilidade para utilizar softwares de edição de vídeo, como o Premiere Pro, o Final Cut ou o Davinci Resolve;
- Habilidade para trabalhar com conceitos de roteirização e narrativa visual;
- Habilidade para criar animações e vídeos de forma criativa e impactante;
- Habilidade para trabalhar em equipe, respeitando prazos e contribuindo de forma produtiva para o projeto.
- Metodologia
- Aulas expositivas, para apresentação de conceitos e técnicas;
- Demonstração de softwares e ferramentas utilizadas na criação de animações e vídeos;
- Trabalho em equipe, com atividades práticas de criação de conteúdos audiovisuais em grupo;
- Feedback individual e coletivo sobre as produções dos alunos.
- Materiais e métodos
- Computadores com softwares de edição de vídeo instalados;
- Câmeras e microfones para gravação de áudio e vídeo;
- Projetor para exibição de aulas expositivas e demonstrações;
- Fóruns de discussão online para comunicação entre alunos e professor;
- Acesso a bibliografia e materiais complementares sobre animação e audiovisual.
- Referenciais teóricos
- "The Animator's Survival Kit" de Richard Williams;
- "A New History of Animation" de Maureen Furniss;
- "In the Blink of an Eye" de Walter Murch.
- Disciplinas do Ensino Médio
- Artes: para desenvolvimento de habilidades visuais e narrativas;
- Matemática: para utilização de conceitos de geometria e física na criação de modelos 3D e na composição visual de vídeos;
- Língua Portuguesa: para desenvolvimento da comunicação escrita e oral dos alunos, importante para a elaboração de roteiros e para a apresentação dos projetos em equipe;
- Informática: para aprendizado de softwares de edição de vídeo e ferramentas de computação gráfica;
- História: para compreensão do contexto histórico e social das linguagens audiovisuais.