Disciplina Eletiva: Etnobiologia dos Recursos Naturais
Ementa:
A disciplina de Etnobiologia dos Recursos Naturais aborda a relação entre as comunidades humanas e a natureza, explorando o conhecimento tradicional sobre o uso e manejo dos recursos naturais. Serão discutidas as diferentes práticas de uso de recursos naturais por comunidades locais, e sua importância para a conservação da biodiversidade e para a promoção de um futuro mais sustentável.
Objetivos:
- Compreender os conceitos básicos da etnobiologia dos recursos naturais e sua relação com a biodiversidade;
- Identificar e analisar as práticas de uso e manejo de recursos naturais por comunidades locais;
- Compreender a importância da conservação da biodiversidade e do uso sustentável dos recursos naturais;
- Desenvolver habilidades de pesquisa e observação, coleta e análise de dados e comunicação de resultados.
Conteúdos:
- Introdução à etnobiologia dos recursos naturais;
- Ecologia e biodiversidade;
- Métodos de pesquisa etnobiológica;
- Conhecimento tradicional sobre o uso e manejo de recursos naturais;
- Práticas de uso e manejo de recursos naturais em diferentes culturas e regiões;
- Conservação da biodiversidade e uso sustentável dos recursos naturais.
Habilidades e Competências:
- Desenvolver habilidades de pesquisa, observação e comunicação;
- Coletar e analisar dados sobre o conhecimento tradicional sobre o uso e manejo de recursos naturais;
- Analisar e interpretar dados sobre a biodiversidade e o uso de recursos naturais;
- Desenvolver projetos práticos para a conservação da biodiversidade e o uso sustentável dos recursos naturais.
Referências Bibliográficas:
- Albuquerque, U. P. et al. (2020). Etnobiologia e Etnobotânica: Evolução e Definições dos Campos e Conceitos. Revista de Etnobiologia e Etnoecologia, 28(1), 1-10.
- Berkes, F. (2012). Sacred ecology. Routledge.
- Posey, D. A. (1985). Indigenous knowledge and development: An ideological bridge to the future. Advances in Economic Botany, 3, 20-44.
- Toledo, V. M. et al. (2011). Etnobiologia: uma visão multidisciplinar. Editora Rima.
Disciplina Eletiva: Etnobiologia dos Recursos Naturais
Ementa:
A disciplina de etnobiologia dos recursos naturais visa aprofundar o conhecimento dos alunos sobre a relação entre as comunidades humanas e o meio ambiente, enfatizando o conhecimento e práticas tradicionais de uso e manejo dos recursos naturais. Serão abordados temas como a diversidade biológica e cultural, a conservação dos recursos naturais e a importância da cultura para a sustentabilidade.
Objetivos:
- Compreender a importância do conhecimento tradicional para a conservação dos recursos naturais;
- Analisar as práticas de uso e manejo de recursos naturais em diferentes culturas e regiões;
- Desenvolver habilidades de pesquisa e observação em campo;
- Desenvolver projetos práticos de educação ambiental e conservação da biodiversidade;
- Promover a conscientização ecológica e a sustentabilidade.
Conteúdos:
- Introdução à etnobiologia dos recursos naturais;
- A diversidade biológica e cultural;
- Práticas tradicionais de uso e manejo de recursos naturais;
- Conhecimento tradicional e conservação da biodiversidade;
- Projetos práticos de educação ambiental e conservação da biodiversidade.
Habilidades e Competências:
- Desenvolvimento de habilidades de pesquisa e observação em campo;
- Capacidade de analisar padrões de uso e conhecimento dos recursos naturais tradicionais em diferentes culturas e regiões;
- Habilidade de trabalhar em equipe e liderança;
- Habilidade de comunicação oral e escrita;
- Capacidade de desenvolver projetos práticos de educação ambiental e conservação da biodiversidade.
Referências Bibliográficas:
- Albuquerque, UP (2006). Relevância da Etnobiologia para o Manejo e Conservação da Biodiversidade Tropical. Biologia da Conservação, 20(1), 1-8.
- Berkes, F. (1999). Ecologia Sagrada: Conhecimento Ecológico Tradicional e Gestão de Recursos. Filadélfia: Taylor & Francis.
- Toledo, VM, & Barrera-Bassols, N. (2008). La memoria biocultural. A importância ecológica das sabidurías tradicionais. Barcelona: Icária Editorial.
- Posey, DA (1999). Valores Culturais e Espirituais da Biodiversidade. Londres: UNEP/Intermediate Technology Publications.
- Martin, GJ (1995). Etnobotânica: Um Manual de Métodos. Londres: Chapman and Hall.
Disciplina Eletiva: Etnobiologia dos Recursos Naturais
Ementa:
Estudo das relações entre os seres humanos e o meio ambiente, por meio da análise do conhecimento tradicional sobre a biodiversidade e o uso de recursos naturais.
Objetivos:
- Conhecer as bases conceituais da etnobiologia e suas aplicações na compreensão das relações entre as culturas humanas e a biodiversidade;
- Compreender os princípios do conhecimento tradicional e sua importância para a conservação da biodiversidade e promoção do uso sustentável dos recursos naturais;
- Analisar as práticas tradicionais de uso de recursos naturais em diferentes culturas e regiões, e sua relação com a conservação da biodiversidade;
- Desenvolver projetos práticos para a preservação da biodiversidade e promoção do uso sustentável dos recursos naturais, com base no conhecimento tradicional.
Conteúdos:
- Conceitos básicos de etnobiologia e sua aplicação no estudo das relações entre os seres humanos e o meio ambiente;
- Biodiversidade e ecologia: conceitos básicos, ecossistemas, biomas e importância para a sustentabilidade;
- Conhecimento tradicional e práticas de uso de recursos naturais: conceitos, exemplos e sua relação com a conservação da biodiversidade;
- Uso sustentável dos recursos naturais: princípios, exemplos e sua relação com a sustentabilidade;
- Projetos práticos para a conservação da biodiversidade e o uso sustentável dos recursos naturais, com base no conhecimento tradicional.
Habilidades e Competências:
- Identificar e compreender conceitos básicos de etnobiologia e sua aplicação no estudo das relações entre as culturas humanas e a biodiversidade;
- Analisar a biodiversidade e os ecossistemas, compreendendo sua importância para a sustentabilidade e a relação entre os seres humanos e o meio ambiente;
- Compreender o conhecimento tradicional e suas instruções para a conservação da biodiversidade e o uso sustentável dos recursos naturais;
- Desenvolver projetos práticos para a preservação da biodiversidade e o uso sustentável dos recursos naturais, com base no conhecimento tradicional;
- Comunicar de forma clara e objetiva os resultados de análises e projetos desenvolvidos.
Referências Bibliográficas:
- Albuquerque, UP de, & Lucena, RFP (2010). Métodos e técnicas na pesquisa etnobotânica. Recife: NUPEEA.
- Begossi, A. (2004). Ecologia de pescadores da Mata Atlântica e da Amazônia. São Paulo: Hucitec.
- Castro, AAJF de, & Begossi, A. (2001). Composição da ictiofauna em uma comunidade caiçara e em uma comunidade urbana do litoral norte de São Paulo, Brasil. Biota Neotropica, 1(1), 1-6.
- Diegues, AC (2000). O mito moderno da natureza intocada. São Paulo: Hucitec.
- Ferreira, B. da S., & Couto, H.
Disciplina Eletiva: Etnobiologia dos Recursos Naturais
Ementa:
A disciplina de Etnobiologia dos Recursos Naturais tem como objetivo estudar as relações entre as culturas humanas e o meio ambiente, enfocando as práticas de uso dos recursos naturais por comunidades locais e a conservação da biodiversidade. Serão abordados temas como etnoecologia, etnobotânica, etnozoologia, manejo de recursos naturais, conhecimento tradicional e conservação da biodiversidade.
Objetivos:
- Compreender a relação entre as culturas humanas e o meio ambiente;
- Identificar as práticas de uso dos recursos naturais pelas comunidades locais;
- Analisar o conhecimento tradicional relacionado ao uso e manejo de recursos naturais;
- Compreender os princípios de conservação da biodiversidade;
- Desenvolver projetos práticos para a preservação da biodiversidade.
Conteúdos:
- Introdução à etnobiologia dos recursos naturais;
- Etnoecologia;
- Etnobotânica;
- Etnozoologia;
- Manejo de recursos naturais;
- Conhecimento tradicional;
- Conservação da biodiversidade.
Habilidades e Competências:
- Compreender as relações entre as culturas humanas e o meio ambiente;
- Analisar as práticas de uso dos recursos naturais por comunidades locais;
- Aplicar o conhecimento tradicional relacionado ao uso e manejo de recursos naturais em projetos práticos;
- Identificar os princípios de conservação da biodiversidade;
- Desenvolver projetos para a conservação da biodiversidade.
Referências Bibliográficas:
- Alcorn, JB (1995). Povos Indígenas e Conservação. Biologia da Conservação, 9(2), 255-256.
- Berlim, B. (1992). Classificação Etnobiológica: Princípios de Categorização de Plantas e Animais em Sociedades Tradicionais. Princeton University Press.
- Davis, A. & Wagner, JR (2003). Quem sabe? Sobre a importância de identificar “especialistas” ao pesquisar o conhecimento ecológico local. Human Ecology, 31(3), 463-489.
- Toledo, VM, & Barrera-Bassols, N. (2008). La Memoria Biocultural: La Importância Ecológica de Las Sabidurías Tradicionales. Editora Icária.
- Posey, DA (1999). Conhecimento Indígena e Conservação da Biodiversidade. Em Protegendo a Natureza, Salvando a Criação (pp. 133-144). Wm. B. Eerdmans Publishing.
Disciplina Eletiva: Etnobiologia dos Recursos Naturais
Ementa:
A disciplina aborda a relação entre os seres humanos e a natureza, a partir do estudo dos conhecimentos tradicionais e práticas de uso dos recursos naturais por comunidades locais. Serão explorados conceitos de etnobiologia, biodiversidade, ecologia, conservação e sustentabilidade, por meio de estudos de caso e projetos práticos.
Objetivos:
- Compreender os conceitos de etnobiologia, biodiversidade, ecologia, conservação e sustentabilidade.
- Identificar e analisar as práticas tradicionais de uso de recursos naturais em diferentes culturas e regiões.
- Desenvolver projetos práticos para a conservação da biodiversidade e promoção da sustentabilidade.
- Promover a conscientização ecológica e valorização dos conhecimentos tradicionais.
Conteúdos:
- Introdução à etnobiologia dos recursos naturais;
- Conhecimentos tradicionais e práticas de uso de recursos naturais em diferentes culturas e regiões;
- Biodiversidade, ecologia e conservação;
- Uso sustentável dos recursos naturais;
- Desenvolvimento de projetos práticos para a conservação da biodiversidade e promoção da sustentabilidade.
Habilidades e Competências:
- Capacidade de observação e documentação;
- Compreensão crítica dos conceitos de etnobiologia, biodiversidade, ecologia, conservação e sustentabilidade;
- Análise e interpretação de dados sobre práticas tradicionais de uso de recursos naturais;
- Desenvolvimento de projetos práticos para a conservação da biodiversidade e promoção da sustentabilidade;
- Conscientização ecológica e valorização dos conhecimentos tradicionais.
Referências Bibliográficas:
- Albuquerque, UP, & Ramos, MA (2019). Etnobiologia: bases científicas e propostas para conservação e uso sustentável da biodiversidade. Expressão Gráfica Editora.
- Posey, DA (2002). Etnobiologia: teoria e prática. Museu Paraense Emílio Goeldi.
- Toledo, VM, & Barrera-Bassols, N. (2008). La memoria biocultural: la importancia ecológica de las sabidurías tradicionais. Editorial Icária.
- Cavalcante, MC (2012). Uso sustentável da biodiversidade e etnobiologia. Interciência.
- Begossi, A. (2014). Ecologia de Pescadores da Mata Atlântica e da Amazônia. HUCITEC.
Disciplina Eletiva: Etnobiologia dos Recursos Naturais
Ementa:
A disciplina de Etnobiologia dos Recursos Naturais tem como objetivo principal apresentar aos alunos a relação entre as culturas humanas e a biodiversidade, abordando temas como conhecimento tradicional, conservação, uso sustentável e manejo dos recursos naturais. Serão experimentados as práticas e saberes tradicionais dos povos e comunidades locais em diferentes regiões do mundo e a relação dessas práticas com a preservação da biodiversidade e a promoção do desenvolvimento sustentável.
Objetivos:
- Apresentar aos alunos o conceito de etnobiologia e sua importância na compreensão da relação entre os seres humanos e a natureza;
- Estudar as práticas tradicionais de uso de recursos naturais em diferentes culturas e regiões do mundo;
- Compreender a importância da biodiversidade para a sustentabilidade do planeta e o papel do conhecimento tradicional na conservação e manejo dos recursos naturais;
- Estimular o pensamento crítico e a reflexão sobre questões ambientais e culturais;
- Promover a conscientização ambiental e o respeito pela diversidade cultural.
Conteúdos:
- Introdução à etnobiologia dos recursos naturais;
- Conhecimento tradicional e práticas de uso de recursos naturais;
- Biodiversidade e conservação;
- Manejo sustentável de recursos naturais;
- Saberes e práticas tradicionais em diferentes regiões do mundo;
- Questões ambientais e culturais contemporâneas.
Habilidades e Competências:
- Identificar as relações entre as culturas humanas e a biodiversidade;
- Analisar e comparar práticas de uso de recursos naturais em diferentes culturas e regiões do mundo;
- Compreender a importância da biodiversidade para a sustentabilidade e o papel do conhecimento tradicional na sua conservação e manejo;
- Desenvolvedor pensamento crítico e reflexão sobre questões ambientais e culturais;
- Promover a conscientização ambiental e o respeito pela diversidade cultural.
Referências Bibliográficas:
- BALÉE, William. Pegadas na floresta: uma história das populações nativas da floresta amazônica. University of California Press, 1994.
- BERKES, Fikret. Ecologia Sagrada. Routledge, 2017.
- DIEGUES, Antonio Carlos. O mito moderno da natureza intocada. Hucitec, 2010.
- MEDINA, Gabriel Garcia; ALBUQUERQUE, Ulisses Paulino. Plantas das Crenças da Medicina Popular Brasileira (1ª ed.). Primavera, 2021. See More
- REID, Antonio. Compreendendo os Conhecimentos Comuns Indígenas em um Mundo Globalizado. Primavera, 2021. See More