Disciplina Eletiva: Trilhas Digitais
Ementa:
Esta disciplina tem como objetivo proporcionar aos alunos uma introdução às trilhas digitais, abordando diferentes tecnologias e suas aplicações. Os alunos aprenderão sobre as tendências atuais em tecnologia e como elas podem ser utilizadas para criar soluções inovadoras.
Objetivos:
- Entender as tendências atuais em tecnologia digital
- Compreender as diferentes tecnologias e suas aplicações
- Habilidades do desenvolvedor para criar soluções inovadoras utilizando tecnologias digitais
- Aprender a colaborar em equipe para desenvolver projetos digitais
Conteúdo Programático:
- Introdução às trilhas digitais
- tecnologias digitais emergentes
- Desenvolvimento de soluções digitais
- Trabalho em equipe e colaboração em projetos digitais
Habilidades e Competências:
- Compreensão das tendências atuais em tecnologia digital
- Conhecimento das diferentes tecnologias e suas aplicações
- Capacidade de desenvolver soluções inovadoras utilizando tecnologias digitais
- Habilidade para colaborar em equipe no desenvolvimento de projetos digitais
- Capacidade de comunicação efetiva na área de tecnologia da informação
Referências Bibliográficas:
- Manual de transformação digital: repense seus negócios para a era digital (David L. Rogers)
- O Dilema do Inovador: Quando as Novas Tecnologias Causam o Fracasso de Grandes Empresas (Clayton M. Christensen)
- A startup enxuta: como os empreendedores de hoje usam a inovação contínua para criar negócios radicalmente bem-sucedidos (Eric Ries)
- Criatividade, Inc.: superando as forças invisíveis que impedem a verdadeira inspiração (Ed Catmull e Amy Wallace)
- Estimativa e Planejamento Ágeis (Mike Cohn)
Disciplina Eletiva: Tecnologias Digitais para Transformação Digital
Ementa:
A disciplina Tecnologias Digitais para Transformação Digital tem como objetivo oferecer aos alunos uma visão geral das principais tecnologias digitais utilizadas na transformação digital das empresas e organizações. A disciplina abordará os principais conceitos e técnicas relacionadas a Big Data, Inteligência Artificial, Internet das Coisas, Blockchain, Realidade Virtual e Aumentada, além de discutir como essas tecnologias podem ser aplicadas para a criação de soluções inovadoras e disruptivas.
Objetivos:
- Compreender os principais conceitos relacionados a tecnologias digitais e sua aplicação na transformação digital das empresas;
- Identificar as principais tecnologias digitais utilizadas na transformação digital;
- Analisar os principais desafios e oportunidades relacionados a tecnologias digitais na transformação digital;
- Desenvolver habilidades para aplicar tecnologias digitais na criação de soluções inovadoras e disruptivas.
Conteúdos:
- Introdução à Transformação Digital
- Big Data e Análise de Dados
- Inteligência Artificial e Aprendizado de Máquina
- Internet das Coisas
- Blockchain
- Realidade Virtual e Aumentada
- Aplicações e Tendências em Tecnologias Digitais
Habilidades e Competências:
- Identificar e avaliar tecnologias digitais para aplicação na transformação digital de empresas e organizações;
- Compreender os principais conceitos relacionados a tecnologias digitais;
- Desenvolver habilidades para aplicar tecnologias digitais na criação de soluções inovadoras e disruptivas;
- Analisar e avaliar os principais desafios e oportunidades relacionados às tecnologias digitais na transformação digital.
Referências Bibliográficas:
- GARTNER. Gartner Top 10 Strategic Technology Trends for 2022. Disponível em: https://www.gartner.com/smarterwithgartner/gartner-top-10-strategic-technology-trends-for-2022/ . Acesso em: 29 abr. 2023.
- KURZWEIL, Ray. A singularidade está próxima: quando os humanos transcendem a biologia. São Paulo: Aleph, 2006.
- MCAFEE, Andrew; BRYNJOLFSSON, Erik. A Segunda Era das Máquinas: Trabalho, Progresso e Prosperidade em uma Época de Tecnologias Brilhantes. Nova York: WW Norton & Company, 2016.
- WESTERMAN, George; BONNET, Didier; MCAFEE, André. Liderando Digital: Transformando Tecnologia em Transformação de Negócios. Boston: Harvard Business Review Press, 2014.
Disciplina: Tecnologias Digitais: tendências e aplicações
Carga horária: 60 horas
Ementa:
A disciplina visa fornecer aos estudantes uma visão geral das principais tendências em tecnologias digitais e sua aplicação em diversos setores. Serão abordados temas como inteligência artificial, blockchain, internet das coisas, realidade virtual e aumentada, entre outros, além de casos práticos de aplicação dessas tecnologias em diferentes áreas.
Objetivos:
- Compreender as principais tendências em tecnologias digitais e suas implicações em diferentes áreas;
- Conhecer as aplicações práticas de tecnologias digitais em diversos setores;
- Desenvolver habilidades para avaliar o potencial de novas tecnologias digitais e sua aplicação em diferentes contextos.
Conteúdos:
- Introdução às tecnologias digitais e suas principais tendências;
- Inteligência artificial e aprendizado de máquina;
- Blockchain e criptomoedas;
- Internet das coisas;
- Realidade virtual e aumentada;
- Robótica e automação;
- Casos práticos de aplicação de tecnologias digitais em diferentes setores.
Habilidades e competências:
- Compreender os conceitos básicos de tecnologias digitais;
- Analisar as tendências e aplicações de tecnologias digitais em diferentes áreas;
- Avaliar o potencial de novas tecnologias digitais e sua aplicação em diferentes contextos;
- Desenvolver habilidades para trabalhar em equipe em projetos envolvendo tecnologias digitais.
Referências bibliográficas:
- Kshetri, N. (2018). As funções do Blockchain em atender aos principais objetivos de gerenciamento da cadeia de suprimentos. Jornal Internacional de Gestão da Informação, 39, 80-89.
- Lee, I. & Lee, K. (2015). A Internet das Coisas (IoT): Aplicações, investimentos e desafios para as empresas. Business Horizons, 58(4), 431-440.
- Mennicken, S., & Thillainathan, V. (2020). Digitalização, automação e o futuro do trabalho: uma cartilha. Organização Internacional do Trabalho.
- Murthy, D., & Rangarajan, S. (2019). Uma pesquisa sobre aplicações de realidade aumentada. Jornal de Inteligência Ambiental e Computação Humanizada, 10(3), 883-898.
- Russell, SJ e Norvig, P. (2010). Inteligência artificial: uma abordagem moderna. Prentice Hall.
- Vardi, MY (2018). O impacto no trabalho da revolução da IA: uma pesquisa. Comunicações do ACM, 61(12), 56-65.
Disciplina Eletiva: Tecnologias Digitais, Linguagem e Programação
Ementa:
A disciplina aborda os fundamentos de linguagens de programação e sua aplicação na construção de soluções digitais, com foco em habilidades e competências necessárias para atuação profissional no mercado de tecnologia da informação.
Objetivos:
- Compreender as características e funcionalidades das linguagens de programação;
- Aprender a desenvolver algoritmos e programar em uma linguagem de programação;
- Conhecer as ferramentas de desenvolvimento de software e os processos de desenvolvimento ágil;
- Desenvolver habilidades de trabalho em equipe para a criação de soluções digitais;
- Desenvolver capacidade crítica para avaliação de soluções digitais.
Conteúdos:
- Introdução à programação e linguagens de programação;
- Algoritmos e estruturas de dados;
- Programação orientada a objetos;
- Ferramentas de desenvolvimento de software;
- Processos de desenvolvimento ágil;
- Trabalho em equipe na construção de soluções digitais;
- Avaliação crítica de soluções digitais.
Habilidades e competências:
- Desenvolver algoritmos e programar em uma linguagem de programação;
- Trabalhe em equipe na criação de soluções digitais;
- Aplicar processos de desenvolvimento ágil para projetos de software;
- Avaliar soluções digitais de forma crítica e fundamentada;
- Comunicar de forma clara e objetiva sobre soluções digitais.
Referências bibliográficas:
- SEBESTA, Robert W. Conceitos de Linguagens de Programação. Pearson, 11ª edição, 2015.
- MARTIN, Robert C. Código Limpo: Um Manual de Artesanato de Software Ágil. PrenticeHall, 2008.
- SOMMERVILLE, Ian. Engenharia de software. Pearson, 10ª edição, 2015.
- MANIFESTO ÁGIL. Manifesto para o Desenvolvimento Ágil de Software. Disponível em: https://agilemanifesto.org/ . Acesso em: 27 abr. 2023.
- FOWLER, Martin. Refatoração: Melhorando o Design do Código Existente. Addison-Wesley, 1999.
Disciplina eletiva: Tecnologias Digitais, Linguagem e Programação
Ementa:
A disciplina tem como objetivo introduzir os alunos às tecnologias digitais e ao mundo da programação. Serão estudados conceitos fundamentais, linguagens de programação, metodologias de desenvolvimento e projetos práticos.
Objetivos:
- Compreender os conceitos fundamentais das tecnologias digitais
- Identificar as principais linguagens de programação e suas aplicações
- Desenvolvedor habilidades em programação
- Aplicar metodologias de desenvolvimento de projetos
- Criar projetos práticos utilizando tecnologias digitais e linguagem de programação
Conteúdos:
- Introdução às tecnologias digitais
- Conceitos fundamentais de programação
- Principais linguagens de programação: Python, JavaScript, Java, Ruby
- Metodologias de desenvolvimento: Agile, Scrum, Waterfall
- Desenvolvimento de projetos práticos
Habilidades e competências:
- Desenvolvedor habilidades de programação
- Utilizar linguagens de programação para resolver problemas
- Utilizando Metodologias de Desenvolvimento de Projetos
- Trabalhe em equipe para desenvolver projetos práticos
- Desenvolver soluções inovadoras utilizando tecnologias digitais
Referências bibliográficas:
- KERNIGHAN, B.; RITCHIE, D. A Linguagem de Programação C. PrenticeHall, 1988.
- MYERS, B.; ROSENTHAL, D. Aprendendo Padrões de Projeto JavaScript. O'Reilly Media, 2012.
- PRESSMAN, RS Engenharia de Software: Uma Abordagem Profissional. McGraw Hill, 2010.
- SHAW, Z. Aprendendo Python: Programando com Paixão. Novatec Editora, 2011.
- SILVA, FP da. Ruby: Aprenda a programar na linguagem mais divertida. Casa do Código, 2013.
Disciplina Eletiva: Tecnologias Digitais, Linguagem e Programação
Ementa:
Esta disciplina tem como objetivo fornecer uma introdução ao mundo da tecnologia digital, linguagem de programação e suas aplicações. Os alunos irão aprender conceitos básicos de programação, desenvolvimento de aplicações web e mobile, e o papel da tecnologia na sociedade atual.
Objetivos:
- Compreender os conceitos básicos da programação de computadores;
- Desenvolver habilidades para criar aplicações web e mobile;
- Entender o papel da tecnologia na sociedade atual;
- Desenvolver habilidades de solução de problemas usando programação.
Conteúdos:
- Introdução à programação;
- Conceitos básicos de algoritmos e lógica de programação;
- Introdução às linguagens de programação;
- Desenvolvimento de aplicações web e mobile;
- Tecnologias emergentes;
- Ética e responsabilidade social no uso da tecnologia.
Habilidades e Competências:
- Desenvolver habilidades de pensamento lógico e solução de problemas;
- Aprender a criar e implementar algoritmos simples;
- Compreender os conceitos básicos de programação de computadores;
- Desenvolvedor de habilidades de trabalho em equipe;
- Adquirir habilidades de comunicação clara e objetiva.
Referências Bibliográficas:
- Geraldo Xexéo. Introdução à programação com Python. Novatec Editora, 2014.
- Eric Freeman e Elisabeth Robson. Use uma Cabeça! Programação em JavaScript. Alta Livros Editora, 2016.
- Bill Gates. A estrada do futuro. Editora Campus, 1995.
- Sherry Turkle. Sozinhos juntos: por que esperamos mais da tecnologia e menos uns dos outros. Livros Básicos, 2012.
- Tim O'Reilly. O que é Web 2.0: Padrões de Projeto e Modelos de Negócios para a Próxima Geração de Software. O'Reilly Media, 2005.