Tecnologias Digitais: Linguagem e programação

Disciplina Eletiva: Trilhas Digitais

Ementa:

Esta disciplina tem como objetivo proporcionar aos alunos uma introdução às trilhas digitais, abordando diferentes tecnologias e suas aplicações. Os alunos aprenderão sobre as tendências atuais em tecnologia e como elas podem ser utilizadas para criar soluções inovadoras.

Objetivos:

  • Entender as tendências atuais em tecnologia digital
  • Compreender as diferentes tecnologias e suas aplicações
  • Habilidades do desenvolvedor para criar soluções inovadoras utilizando tecnologias digitais
  • Aprender a colaborar em equipe para desenvolver projetos digitais

Conteúdo Programático:

  1. Introdução às trilhas digitais
  2. tecnologias digitais emergentes
  3. Desenvolvimento de soluções digitais
  4. Trabalho em equipe e colaboração em projetos digitais

Habilidades e Competências:

  • Compreensão das tendências atuais em tecnologia digital
  • Conhecimento das diferentes tecnologias e suas aplicações
  • Capacidade de desenvolver soluções inovadoras utilizando tecnologias digitais
  • Habilidade para colaborar em equipe no desenvolvimento de projetos digitais
  • Capacidade de comunicação efetiva na área de tecnologia da informação

Referências Bibliográficas:

  • Manual de transformação digital: repense seus negócios para a era digital (David L. Rogers)
  • O Dilema do Inovador: Quando as Novas Tecnologias Causam o Fracasso de Grandes Empresas (Clayton M. Christensen)
  • A startup enxuta: como os empreendedores de hoje usam a inovação contínua para criar negócios radicalmente bem-sucedidos (Eric Ries)
  • Criatividade, Inc.: superando as forças invisíveis que impedem a verdadeira inspiração (Ed Catmull e Amy Wallace)
  • Estimativa e Planejamento Ágeis (Mike Cohn)

 

Disciplina Eletiva: Tecnologias Digitais para Transformação Digital

Ementa:

A disciplina Tecnologias Digitais para Transformação Digital tem como objetivo oferecer aos alunos uma visão geral das principais tecnologias digitais utilizadas na transformação digital das empresas e organizações. A disciplina abordará os principais conceitos e técnicas relacionadas a Big Data, Inteligência Artificial, Internet das Coisas, Blockchain, Realidade Virtual e Aumentada, além de discutir como essas tecnologias podem ser aplicadas para a criação de soluções inovadoras e disruptivas.

Objetivos:

  • Compreender os principais conceitos relacionados a tecnologias digitais e sua aplicação na transformação digital das empresas;
  • Identificar as principais tecnologias digitais utilizadas na transformação digital;
  • Analisar os principais desafios e oportunidades relacionados a tecnologias digitais na transformação digital;
  • Desenvolver habilidades para aplicar tecnologias digitais na criação de soluções inovadoras e disruptivas.

Conteúdos:

  1. Introdução à Transformação Digital
  2. Big Data e Análise de Dados
  3. Inteligência Artificial e Aprendizado de Máquina
  4. Internet das Coisas
  5. Blockchain
  6. Realidade Virtual e Aumentada
  7. Aplicações e Tendências em Tecnologias Digitais

Habilidades e Competências:

  • Identificar e avaliar tecnologias digitais para aplicação na transformação digital de empresas e organizações;
  • Compreender os principais conceitos relacionados a tecnologias digitais;
  • Desenvolver habilidades para aplicar tecnologias digitais na criação de soluções inovadoras e disruptivas;
  • Analisar e avaliar os principais desafios e oportunidades relacionados às tecnologias digitais na transformação digital.

Referências Bibliográficas:

  • GARTNER. Gartner Top 10 Strategic Technology Trends for 2022. Disponível em: https://www.gartner.com/smarterwithgartner/gartner-top-10-strategic-technology-trends-for-2022/ . Acesso em: 29 abr. 2023.
  • KURZWEIL, Ray. A singularidade está próxima: quando os humanos transcendem a biologia. São Paulo: Aleph, 2006.
  • MCAFEE, Andrew; BRYNJOLFSSON, Erik. A Segunda Era das Máquinas: Trabalho, Progresso e Prosperidade em uma Época de Tecnologias Brilhantes. Nova York: WW Norton & Company, 2016.
  • WESTERMAN, George; BONNET, Didier; MCAFEE, André. Liderando Digital: Transformando Tecnologia em Transformação de Negócios. Boston: Harvard Business Review Press, 2014.

 

Disciplina: Tecnologias Digitais: tendências e aplicações

Carga horária: 60 horas

Ementa:

A disciplina visa fornecer aos estudantes uma visão geral das principais tendências em tecnologias digitais e sua aplicação em diversos setores. Serão abordados temas como inteligência artificial, blockchain, internet das coisas, realidade virtual e aumentada, entre outros, além de casos práticos de aplicação dessas tecnologias em diferentes áreas.

Objetivos:

  • Compreender as principais tendências em tecnologias digitais e suas implicações em diferentes áreas;
  • Conhecer as aplicações práticas de tecnologias digitais em diversos setores;
  • Desenvolver habilidades para avaliar o potencial de novas tecnologias digitais e sua aplicação em diferentes contextos.

Conteúdos:

  • Introdução às tecnologias digitais e suas principais tendências;
  • Inteligência artificial e aprendizado de máquina;
  • Blockchain e criptomoedas;
  • Internet das coisas;
  • Realidade virtual e aumentada;
  • Robótica e automação;
  • Casos práticos de aplicação de tecnologias digitais em diferentes setores.

Habilidades e competências:

  • Compreender os conceitos básicos de tecnologias digitais;
  • Analisar as tendências e aplicações de tecnologias digitais em diferentes áreas;
  • Avaliar o potencial de novas tecnologias digitais e sua aplicação em diferentes contextos;
  • Desenvolver habilidades para trabalhar em equipe em projetos envolvendo tecnologias digitais.

Referências bibliográficas:

  • Kshetri, N. (2018). As funções do Blockchain em atender aos principais objetivos de gerenciamento da cadeia de suprimentos. Jornal Internacional de Gestão da Informação, 39, 80-89.
  • Lee, I. & Lee, K. (2015). A Internet das Coisas (IoT): Aplicações, investimentos e desafios para as empresas. Business Horizons, 58(4), 431-440.
  • Mennicken, S., & Thillainathan, V. (2020). Digitalização, automação e o futuro do trabalho: uma cartilha. Organização Internacional do Trabalho.
  • Murthy, D., & Rangarajan, S. (2019). Uma pesquisa sobre aplicações de realidade aumentada. Jornal de Inteligência Ambiental e Computação Humanizada, 10(3), 883-898.
  • Russell, SJ e Norvig, P. (2010). Inteligência artificial: uma abordagem moderna. Prentice Hall.
  • Vardi, MY (2018). O impacto no trabalho da revolução da IA: uma pesquisa. Comunicações do ACM, 61(12), 56-65.

 

Disciplina Eletiva: Tecnologias Digitais, Linguagem e Programação

Ementa:

A disciplina aborda os fundamentos de linguagens de programação e sua aplicação na construção de soluções digitais, com foco em habilidades e competências necessárias para atuação profissional no mercado de tecnologia da informação.

Objetivos:

  • Compreender as características e funcionalidades das linguagens de programação;
  • Aprender a desenvolver algoritmos e programar em uma linguagem de programação;
  • Conhecer as ferramentas de desenvolvimento de software e os processos de desenvolvimento ágil;
  • Desenvolver habilidades de trabalho em equipe para a criação de soluções digitais;
  • Desenvolver capacidade crítica para avaliação de soluções digitais.

Conteúdos:

  • Introdução à programação e linguagens de programação;
  • Algoritmos e estruturas de dados;
  • Programação orientada a objetos;
  • Ferramentas de desenvolvimento de software;
  • Processos de desenvolvimento ágil;
  • Trabalho em equipe na construção de soluções digitais;
  • Avaliação crítica de soluções digitais.

Habilidades e competências:

  • Desenvolver algoritmos e programar em uma linguagem de programação;
  • Trabalhe em equipe na criação de soluções digitais;
  • Aplicar processos de desenvolvimento ágil para projetos de software;
  • Avaliar soluções digitais de forma crítica e fundamentada;
  • Comunicar de forma clara e objetiva sobre soluções digitais.

Referências bibliográficas:

  • SEBESTA, Robert W. Conceitos de Linguagens de Programação. Pearson, 11ª edição, 2015.
  • MARTIN, Robert C. Código Limpo: Um Manual de Artesanato de Software Ágil. PrenticeHall, 2008.
  • SOMMERVILLE, Ian. Engenharia de software. Pearson, 10ª edição, 2015.
  • MANIFESTO ÁGIL. Manifesto para o Desenvolvimento Ágil de Software. Disponível em: https://agilemanifesto.org/ . Acesso em: 27 abr. 2023.
  • FOWLER, Martin. Refatoração: Melhorando o Design do Código Existente. Addison-Wesley, 1999.

 

Disciplina eletiva: Tecnologias Digitais, Linguagem e Programação

Ementa:

A disciplina tem como objetivo introduzir os alunos às tecnologias digitais e ao mundo da programação. Serão estudados conceitos fundamentais, linguagens de programação, metodologias de desenvolvimento e projetos práticos.

Objetivos:

  • Compreender os conceitos fundamentais das tecnologias digitais
  • Identificar as principais linguagens de programação e suas aplicações
  • Desenvolvedor habilidades em programação
  • Aplicar metodologias de desenvolvimento de projetos
  • Criar projetos práticos utilizando tecnologias digitais e linguagem de programação

Conteúdos:

  1. Introdução às tecnologias digitais
  2. Conceitos fundamentais de programação
  3. Principais linguagens de programação: Python, JavaScript, Java, Ruby
  4. Metodologias de desenvolvimento: Agile, Scrum, Waterfall
  5. Desenvolvimento de projetos práticos

Habilidades e competências:

  • Desenvolvedor habilidades de programação
  • Utilizar linguagens de programação para resolver problemas
  • Utilizando Metodologias de Desenvolvimento de Projetos
  • Trabalhe em equipe para desenvolver projetos práticos
  • Desenvolver soluções inovadoras utilizando tecnologias digitais

Referências bibliográficas:

  • KERNIGHAN, B.; RITCHIE, D. A Linguagem de Programação C. PrenticeHall, 1988.
  • MYERS, B.; ROSENTHAL, D. Aprendendo Padrões de Projeto JavaScript. O'Reilly Media, 2012.
  • PRESSMAN, RS Engenharia de Software: Uma Abordagem Profissional. McGraw Hill, 2010.
  • SHAW, Z. Aprendendo Python: Programando com Paixão. Novatec Editora, 2011.
  • SILVA, FP da. Ruby: Aprenda a programar na linguagem mais divertida. Casa do Código, 2013.

 

Disciplina Eletiva: Tecnologias Digitais, Linguagem e Programação

Ementa:

Esta disciplina tem como objetivo fornecer uma introdução ao mundo da tecnologia digital, linguagem de programação e suas aplicações. Os alunos irão aprender conceitos básicos de programação, desenvolvimento de aplicações web e mobile, e o papel da tecnologia na sociedade atual.

Objetivos:

  • Compreender os conceitos básicos da programação de computadores;
  • Desenvolver habilidades para criar aplicações web e mobile;
  • Entender o papel da tecnologia na sociedade atual;
  • Desenvolver habilidades de solução de problemas usando programação.

Conteúdos:

  • Introdução à programação;
  • Conceitos básicos de algoritmos e lógica de programação;
  • Introdução às linguagens de programação;
  • Desenvolvimento de aplicações web e mobile;
  • Tecnologias emergentes;
  • Ética e responsabilidade social no uso da tecnologia.

Habilidades e Competências:

  • Desenvolver habilidades de pensamento lógico e solução de problemas;
  • Aprender a criar e implementar algoritmos simples;
  • Compreender os conceitos básicos de programação de computadores;
  • Desenvolvedor de habilidades de trabalho em equipe;
  • Adquirir habilidades de comunicação clara e objetiva.

Referências Bibliográficas:

  • Geraldo Xexéo. Introdução à programação com Python. Novatec Editora, 2014.
  • Eric Freeman e Elisabeth Robson. Use uma Cabeça! Programação em JavaScript. Alta Livros Editora, 2016.
  • Bill Gates. A estrada do futuro. Editora Campus, 1995.
  • Sherry Turkle. Sozinhos juntos: por que esperamos mais da tecnologia e menos uns dos outros. Livros Básicos, 2012.
  • Tim O'Reilly. O que é Web 2.0: Padrões de Projeto e Modelos de Negócios para a Próxima Geração de Software. O'Reilly Media, 2005.