Disciplina eletiva: Ciberliteratura
Ementa:
Esta disciplina tem como objetivo explorar as novas formas de produção e leitura literária a partir das tecnologias de informação e comunicação, bem como refletir sobre as implicações dessas transformações para a literatura e a cultura contemporâneas. Serão abordados temas como poesia eletrônica, hipertextos, jogos literários, narrativas interativas, entre outros gêneros da ciberliteratura.
Objetivos:
- Conhecer e analisar as principais características da ciberliteratura.
- Refletir sobre as implicações da ciberliteratura para a produção e recepção literária.
- Experimentar e produzir textos literários em diferentes formatos multimídia.
- Desenvolvedor habilidades críticas e criativas na produção e análise de textos ciberliterários.
Conteúdos:
- Introdução à ciberliteratura: conceito, características e história.
- Gêneros da ciberliteratura: poesia eletrônica, hipertextos, jogos literários, narrativas interativas, entre outros.
- Experimentação de ferramentas e plataformas para a produção de textos ciberliterários.
- Análise de obras e autores da ciberliteratura.
- Reflexão crítica sobre as possibilidades e limitações da ciberliteratura como forma de expressão artística.
Habilidades e competências:
- Compreender e produzir textos literários em diferentes formatos multimídia.
- Analisar criticamente obras literárias ciberliterárias.
- Desenvolver a criatividade na produção de textos ciberliterários.
- Refletir criticamente sobre as transformações da literatura e da cultura contemporâneas.
Referências bibliográficas:
- COOVER, R. et al. O novo leitor de mídia. Cambridge, Massachusetts: MIT Press, 2003.
- HAYLES, NK Literatura Eletrônica: Novos Horizontes para a Literatura. Notre Dame, Indiana: University of Notre Dame Press, 2008.
- LANDOW, GP Hipertexto 3.0: Teoria Crítica e Novas Mídias na Era da Globalização. Baltimore: The Johns Hopkins University Press, 2006.
- MURPHY, JJ (Org.). Poéticas das Novas Mídias: Contextos, Tecnotextos e Teorias. Cambridge, Massachusetts: MIT Press, 2006.
- WARDRIP-FRUIN, N.; MONTFORT, N. (Org.). O novo leitor de mídia. Cambridge, Massachusetts: MIT Press, 2003.
Disciplina Eletiva: Ciberliteratura
Ementa:
A disciplina tem como objetivo estudar a relação entre a literatura e as novas tecnologias de informação e comunicação, abordando as principais características e gêneros da ciberliteratura, suas implicações estéticas e culturais, bem como sua relação com a sociedade contemporânea.
Objetivos:
- Compreender as principais características e gêneros da ciberliteratura;
- Analisar as implicações estéticas e culturais da ciberliteratura;
- Identificar as principais tendências e inovações na ciberliteratura;
- Desenvolver habilidades críticas e reflexivas em relação à produção e circulação da ciberliteratura;
- Estimular a produção de textos multimídia pelos estudantes.
Conteúdos:
- História da ciberliteratura;
- Características e gêneros da ciberliteratura (poesia eletrônica, hipertextos, jogos literários, entre outros);
- Tendências e inovações na ciberliteratura;
- Implicações estéticas e culturais da ciberliteratura;
- Reflexão crítica sobre o papel da tecnologia na produção e circulação da literatura.
Habilidades e Competências:
- Identificar as principais características e gêneros da ciberliteratura;
- Analisar criticamente textos de ciberliteratura;
- Produzir textos multimídia (hipertextos, narrativas interativas, poesia digital, entre outros);
- Desenvolvedor habilidades críticas e reflexivas em relação à produção e circulação da ciberliteratura;
- Identificar as clínicas estéticas e culturais da ciberliteratura.
Referências Bibliográficas:
- Levy, Pierre. Cibercultura. Ed. 34, 1999.
- Landow, George P. Hipertexto: La Convergencia de la Teoría Crítica Contemporânea y la Tecnología. Paidós, 1998.
- Ryan, Marie-Laure. Narrativa como realidade virtual 2: revisitando a imersão e a interatividade na literatura e na mídia eletrônica. Editora da Universidade Johns Hopkins, 2015.
- Hayles, Katherine N. Literatura Eletrônica: Novos Horizontes para a Literatura. Imprensa da Universidade de Notre Dame, 2008.
- Aarseth, Espen J. Cibertexto: Perspectivas na Literatura Ergódica. Johns Hopkins University Press, 1997.
Disciplina Eletiva: Ciberliteratura
Ementa:
A disciplina tem como objetivo introduzir o estudante à literatura digital, sua história, seus gêneros, sua interatividade e suas características multimídia. Serão analisados e discutidos os desafios, as possibilidades e as transformações estéticas e literárias do campo literário na era digital.
Objetivos:
- Compreender os conceitos e as características da ciberliteratura;
- Analisar a história, os gêneros e as formas de expressão da literatura digital;
- Refletir sobre as implicações da tecnologia na produção e circulação da literatura;
- Estimular a criatividade e a experimentação literária;
- Desenvolver habilidades digitais, críticas e criativas.
Conteúdos:
- Conceitos e características da ciberliteratura;
- História e gêneros da literatura digital;
- Hipertexto, narrativa interativa e poesia digital;
- Jogos literários e outros formatos multimídia;
- A relação entre literatura e tecnologia;
- A literatura digital no contexto das artes contemporâneas.
Habilidades e competências:
- Compreender e analisar as diferentes formas de expressão da literatura digital;
- Criar e produzir textos literários digitais;
- Utilizar ferramentas digitais para a produção e publicação de obras literárias;
- Desenvolver a criatividade e a experimentação literária;
- Refletir criticamente sobre a relação entre literatura e tecnologia.
Referências Bibliográficas:
- Lemos, A. Cibercultura: tecnologia e vida social na cultura contemporânea. Editora Sulina, 2002.
- Landow, GP Hipertexto: a convergência da teoria crítica contemporânea e da tecnologia. Paidos, 1998.
- Hayles, NK Escrita corporal em hipertexto: teoria e prática. Edusp, 2002.
- Bittencourt, R. (org.). Ciberliteratura: ensaios, poemas, narrativas. Edições Câmara Municipal de Matosinhos, 2012.
- Montfort, N. Po-ex.net: antologia da poesia experimental portuguesa. Org. Nuno F. Ferreira. Centro de Literatura Portuguesa da Universidade de Coimbra, 2004.
- Carrascoza, JA Aos 7 e aos 40. Iluminuras, 2003. (Conto Interativo)
Disciplina Eletiva: Ciberliteratura
Ementa: A disciplina aborda a relação entre a literatura e as novas tecnologias de informação e comunicação (TICs), explorando as características, gêneros e formas de expressão da ciberliteratura. Serão discutidas as possibilidades e limitações da ciberliteratura como forma de expressão artística, assim como a relação entre a ciberliteratura e os temas contemporâneos, como a identidade, a memória, a tecnologia e a cultura digital.
Objetivos:
- Conhecer e compreender a ciberliteratura como um campo literário emergente;
- Compreender as características e os gêneros da ciberliteratura;
- Identificar as formas de expressão da ciberliteratura;
- Analisar criticamente obras de ciberliteratura, considerando as possibilidades e limitações da tecnologia na produção literária;
- Refletir sobre a relação entre a ciberliteratura e os temas contemporâneos, como a identidade, a memória, a tecnologia e a cultura digital.
Conteúdos:
- Introdução à ciberliteratura;
- Características e gêneros da ciberliteratura;
- Hipertexto e literatura eletrônica;
- Poesia digital e visual;
- Jogos literários e narrativas interativas;
- A relação entre a ciberliteratura e os temas contemporâneos;
- Produção de textos multimídia.
Habilidades e Competências:
- Identificar e compreender as características e gêneros da ciberliteratura;
- Analisar criticamente obras de ciberliteratura;
- Produzir textos multimídia;
- Refletir sobre a relação entre a ciberliteratura e os temas contemporâneos.
Referências Bibliográficas:
- LÉVY, Pierre. Cibercultura. São Paulo: Editora 34, 1999.
- LANDOW, George P. Hipertexto: a natureza transformadora da leitura e da escrita na era eletrônica. São Paulo: Editora da UNESP, 2009.
- HAYLES, N. Katherine. Electronic literature: new horizons for the literary. Notre Dame, Indiana: University of Notre Dame Press, 2008.
- SANTAELLA, Lucia. Culturas e artes do pós-humano: da cultura das mídias à cibercultura. São Paulo: Paulus, 2003.
- SCHÖN, Donald A. Educando o profissional reflexivo: um novo design para o ensino e a aprendizagem. Porto Alegre: Artmed, 2000.
Disciplina Eletiva: Diversidade Linguística e Cultural
Ementa:
A disciplina aborda a diversidade linguística e cultural presente na sociedade brasileira e no mundo, valorizando a importância do respeito às diferenças e da valorização das múltiplas formas de expressão. São explorados temas como as línguas regionais, indígenas e de imigração, a literatura produzida em diferentes línguas e culturas, e as formas de representação das culturas na mídia e na sociedade.
Objetivos:
- Conhecer e valorizar a diversidade linguística e cultural presente na sociedade brasileira e no mundo.
- Desenvolver a capacidade de compreender e respeitar as diferenças culturais e linguísticas.
- Refletir sobre as formas de representação das culturas na literatura, na mídia e na sociedade.
- Estimular o aprendizado de línguas estrangeiras e regionais.
- Promover a produção de textos e expressões artísticas que valorizem a diversidade cultural e linguística.
Conteúdos:
- As línguas regionais, indígenas e de imigração no Brasil.
- A literatura produzida em diferentes línguas e culturas.
- As formas de representação das culturas na mídia e na sociedade.
- A comunicação intercultural e a globalização.
- A produção de textos multimídia que valorizem a diversidade cultural e linguística.
Habilidades e competências:
- Identificar e valorizar a diversidade cultural e linguística presente na sociedade brasileira e no mundo.
- Compreender e respeitar as diferenças culturais e linguísticas.
- Refletir criticamente sobre as formas de representação das culturas na literatura, na mídia e na sociedade.
- Utilizar diferentes formas de expressão artística para valorizar a diversidade cultural e linguística.
- Desenvolver a capacidade de comunicação intercultural.
Referências Bibliográficas:
- CANDIDO, Antonio. Literatura e sociedade. 10ª ed. Rio de Janeiro: Ouro sobre Azul, 2006.
- FLORES, Maria Victoria. Diversidade cultural e linguística: o desafio da inclusão. São Paulo: Moderna, 2005.
- GARCIA, Ofélia; FLORES, Nelson. Handbook of language and ethnic identity: the success-failure continuum in language and ethnic identity efforts. New York: Oxford University Press, 2011.
- HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. 11ª ed. Rio de Janeiro: DP&A, 2006.
- PAIVA, Vera Lúcia Menezes de Oliveira e. O ensino de línguas estrangeiras na perspectiva da interculturalidade. Campinas: Pontes, 2010.
Disciplina eletiva: Diversidade Linguística e Cultural
Ementa:
A disciplina visa promover o conhecimento e valorização da diversidade linguística e cultural presente na sociedade brasileira e no mundo, por meio do estudo de diferentes línguas, culturas e modos de expressão, contribuindo para a formação de estudantes mais conscientes e críticos em relação às diferenças.
Objetivos:
- Compreender a diversidade linguística e cultural presente na sociedade brasileira e no mundo.
- Conhecer e valorizar as línguas regionais, indígenas e de imigração presentes no Brasil.
- Desenvolver habilidades de comunicação intercultural e de diálogo com as diferenças.
- Estimular a produção de textos multimídia que valorizem a diversidade linguística e cultural.
- Promover a reflexão crítica sobre as formas de representação das diferentes culturas na literatura e nas mídias.
Conteúdos:
- Diversidade linguística e cultural no Brasil e no mundo.
- Línguas regionais, indígenas e de imigrantes no Brasil.
- Comunicação intercultural e diálogo com as diferenças.
- Produção de textos multimídia que valorizam a diversidade linguística e cultural.
- Representação das diferentes culturas na literatura e nas mídias.
Habilidades e competências:
- Compreender a diversidade linguística e cultural presente na sociedade brasileira e no mundo.
- Valorizar as línguas regionais, indígenas e de imigrantes presentes no Brasil.
- Desenvolver habilidades de comunicação intercultural e de diálogo com as diferenças.
- Produzir textos multimídia que valorizem a diversidade linguística e cultural.
- Refletir criticamente sobre as formas de representação das diferentes culturas na literatura e nas mídias.
Referências bibliográficas:
- Bhabha, HK (2003). O local da cultura. Belo Horizonte: Editora UFMG.
- Canclini, NG (2008). Culturas híbridas: estratégias para entrar e sair da modernidade. São Paulo: Editora USP.
- Salão, S. (2003). A identidade cultural na pós-modernidade. Rio de Janeiro: DP&A Editora.
- Lippi-Green, R. (1997). Inglês com sotaque: linguagem, ideologia e discriminação nos Estados Unidos. Nova York: Routledge.
- Machado, IL (2011). Por uma sociolinguística crítica. São Paulo: Parábola Editorial.
- Mariani, B. (2009). Multilinguismo e educação. Belo Horizonte: Editora Autêntica.
Disciplina Eletiva: Diversidade Linguística e Cultural
Ementa:
A disciplina Diversidade Linguística e Cultural tem como objetivo discutir e refletir sobre a diversidade de culturas e línguas presentes na sociedade brasileira e no mundo, com ênfase nas diferentes formas de representação dessas culturas na literatura, arte e mídia. Serão abordadas questões relativas à identidade cultural, multiculturalismo, globalização, diálogo intercultural e relações de poder. A disciplina visa a promover a compreensão e o respeito às diferenças culturais e linguísticas e a desenvolver habilidades de leitura crítica e produção de textos multimídia.
Objetivos:
- Analisar as diferentes formas de representação das culturas e línguas na literatura, arte e mídia.
- Compreender as relações de poder e hierarquias presentes nas dinâmicas culturais e linguísticas.
- Desenvolver habilidades de leitura crítica e produção de textos multimídia que valorizem a diversidade cultural e linguística.
- Refletir sobre a importância da comunicação intercultural e do diálogo intercultural para a construção de uma sociedade mais justa e plural.
Conteúdos:
- Diversidade linguística e cultural no Brasil e no mundo.
- Identidade cultural e multiculturalismo.
- Globalização e suas nacionalidades na diversidade cultural e linguística.
- Relações de poder e hierarquias culturais e linguísticas.
- Representação das culturas e línguas na literatura, arte e mídia.
- Comunicação intercultural e diálogo intercultural.
Habilidades e competências:
- Analisar criticamente as formas de representação das culturas e línguas na literatura, arte e mídia.
- Produza textos multimídia que valorizem a diversidade cultural e linguística.
- Dialogar e interagir com pessoas de diferentes culturas e idiomas.
- Compreender e respeitar as diferenças culturais e linguísticas.
Referências Bibliográficas:
- CANCLINI, Néstor Garcia. Culturas híbridas: estratégias para entrar e sair da modernidade. São Paulo: Edusp, 1997.
- HAL, Stuart. Da Diáspora: Identidades e mediações culturais. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2003.
- LOPES, Ivone Daré. Língua, literatura e cultura. São Paulo: Martins Fontes, 2006.
- PRATT, Mary Louise. Os olhos do império: relatos de viagem e transculturação. Bauru, SP: Edusc, 1999.
- RIBEIRO, Darcy. O povo brasileiro: a formação e o sentido do Brasil. São Paulo: Companhia das Letras, 1995.
- WOODWARD, Kathryn. Identidade e diferença: uma introdução teórica e conceitual. In: SILVA, Tomaz Tadeu da (org.). Identidade e diferença: uma perspectiva dos estudos culturais. Petrópolis: Vozes, 2000.
Disciplina eletiva: Diversidade Linguística e Cultural
Ementa:
A disciplina Diversidade Linguística e Cultural tem como objetivo discutir a diversidade de línguas e culturas presentes na sociedade brasileira e no mundo, valorizando e respeitando as diferenças. Serão abordados temas como línguas indígenas, línguas de imigração, regionalismos, culturas afro-brasileiras, culturas populares, entre outros.
Objetivos:
- Compreender a importância da diversidade linguística e cultural na construção de uma sociedade mais democrática e plural
- Valorizar e respeitar as diferenças culturais e linguísticas presentes na sociedade brasileira e no mundo
- Desenvolver habilidades de comunicação intercultural
- Estimular a produção de textos multimídia que valorizem a diversidade cultural e linguística
Conteúdos:
- Introdução à diversidade linguística e cultural
- Línguas regionais e de imigração
- Línguas indígenas
- Culturas afro-brasileiras
- Culturas populares
- Comunicação intercultural
- Produção de textos multimídia
Habilidades e competências:
- Compreender e valorizar a diversidade de línguas e culturas presentes na sociedade brasileira e no mundo
- Desenvolver habilidades de comunicação intercultural
- Produzir textos multimídia que valorizem a diversidade cultural e linguística
- Respeitar as diferenças culturais e linguísticas presentes na sociedade brasileira e no mundo
Referências bibliográficas:
- AZEREDO, J. C. A. de. O português brasileiro e a diversidade linguística. Revista Brasileira de Linguística Aplicada, Belo Horizonte, v. 5, n. 1, p. 27-42, 2005.
- CANAGARAJAH, S. A. Translingual practice: global Englishes and cosmopolitan relations. New York: Routledge, 2013.
- HALL, S. A identidade cultural na pós-modernidade. Rio de Janeiro: DP&A, 1997.
- LOPEZ, L. M. L. As línguas indígenas brasileiras e a escola. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, v. 15, n. 45, p. 286-298, 2010.
- MELO, R. de A. Cultura e diversidade: reflexões para uma educação intercultural. Brasília: UNESCO, 2007.
- RODRIGUES, C. I. Cultura popular e educação: contribuições para o ensino de história e cultura afro-brasileira. São Paulo: Annablume, 2010.