Ciberliteratura: Diversidade Linguística Cultural

Disciplina eletiva: Ciberliteratura

Ementa:

Esta disciplina tem como objetivo explorar as novas formas de produção e leitura literária a partir das tecnologias de informação e comunicação, bem como refletir sobre as implicações dessas transformações para a literatura e a cultura contemporâneas. Serão abordados temas como poesia eletrônica, hipertextos, jogos literários, narrativas interativas, entre outros gêneros da ciberliteratura.

Objetivos:

  • Conhecer e analisar as principais características da ciberliteratura.
  • Refletir sobre as implicações da ciberliteratura para a produção e recepção literária.
  • Experimentar e produzir textos literários em diferentes formatos multimídia.
  • Desenvolvedor habilidades críticas e criativas na produção e análise de textos ciberliterários.

Conteúdos:

  • Introdução à ciberliteratura: conceito, características e história.
  • Gêneros da ciberliteratura: poesia eletrônica, hipertextos, jogos literários, narrativas interativas, entre outros.
  • Experimentação de ferramentas e plataformas para a produção de textos ciberliterários.
  • Análise de obras e autores da ciberliteratura.
  • Reflexão crítica sobre as possibilidades e limitações da ciberliteratura como forma de expressão artística.

Habilidades e competências:

  • Compreender e produzir textos literários em diferentes formatos multimídia.
  • Analisar criticamente obras literárias ciberliterárias.
  • Desenvolver a criatividade na produção de textos ciberliterários.
  • Refletir criticamente sobre as transformações da literatura e da cultura contemporâneas.

Referências bibliográficas:

  • COOVER, R. et al. O novo leitor de mídia. Cambridge, Massachusetts: MIT Press, 2003.
  • HAYLES, NK Literatura Eletrônica: Novos Horizontes para a Literatura. Notre Dame, Indiana: University of Notre Dame Press, 2008.
  • LANDOW, GP Hipertexto 3.0: Teoria Crítica e Novas Mídias na Era da Globalização. Baltimore: The Johns Hopkins University Press, 2006.
  • MURPHY, JJ (Org.). Poéticas das Novas Mídias: Contextos, Tecnotextos e Teorias. Cambridge, Massachusetts: MIT Press, 2006.
  • WARDRIP-FRUIN, N.; MONTFORT, N. (Org.). O novo leitor de mídia. Cambridge, Massachusetts: MIT Press, 2003.

 

Disciplina Eletiva: Ciberliteratura

Ementa:

A disciplina tem como objetivo estudar a relação entre a literatura e as novas tecnologias de informação e comunicação, abordando as principais características e gêneros da ciberliteratura, suas implicações estéticas e culturais, bem como sua relação com a sociedade contemporânea.

Objetivos:

  • Compreender as principais características e gêneros da ciberliteratura;
  • Analisar as implicações estéticas e culturais da ciberliteratura;
  • Identificar as principais tendências e inovações na ciberliteratura;
  • Desenvolver habilidades críticas e reflexivas em relação à produção e circulação da ciberliteratura;
  • Estimular a produção de textos multimídia pelos estudantes.

Conteúdos:

  • História da ciberliteratura;
  • Características e gêneros da ciberliteratura (poesia eletrônica, hipertextos, jogos literários, entre outros);
  • Tendências e inovações na ciberliteratura;
  • Implicações estéticas e culturais da ciberliteratura;
  • Reflexão crítica sobre o papel da tecnologia na produção e circulação da literatura.

Habilidades e Competências:

  • Identificar as principais características e gêneros da ciberliteratura;
  • Analisar criticamente textos de ciberliteratura;
  • Produzir textos multimídia (hipertextos, narrativas interativas, poesia digital, entre outros);
  • Desenvolvedor habilidades críticas e reflexivas em relação à produção e circulação da ciberliteratura;
  • Identificar as clínicas estéticas e culturais da ciberliteratura.

Referências Bibliográficas:

  • Levy, Pierre. Cibercultura. Ed. 34, 1999.
  • Landow, George P. Hipertexto: La Convergencia de la Teoría Crítica Contemporânea y la Tecnología. Paidós, 1998.
  • Ryan, Marie-Laure. Narrativa como realidade virtual 2: revisitando a imersão e a interatividade na literatura e na mídia eletrônica. Editora da Universidade Johns Hopkins, 2015.
  • Hayles, Katherine N. Literatura Eletrônica: Novos Horizontes para a Literatura. Imprensa da Universidade de Notre Dame, 2008.
  • Aarseth, Espen J. Cibertexto: Perspectivas na Literatura Ergódica. Johns Hopkins University Press, 1997.

 

Disciplina Eletiva: Ciberliteratura

Ementa:

A disciplina tem como objetivo introduzir o estudante à literatura digital, sua história, seus gêneros, sua interatividade e suas características multimídia. Serão analisados e discutidos os desafios, as possibilidades e as transformações estéticas e literárias do campo literário na era digital.

Objetivos:

  • Compreender os conceitos e as características da ciberliteratura;
  • Analisar a história, os gêneros e as formas de expressão da literatura digital;
  • Refletir sobre as implicações da tecnologia na produção e circulação da literatura;
  • Estimular a criatividade e a experimentação literária;
  • Desenvolver habilidades digitais, críticas e criativas.

Conteúdos:

  • Conceitos e características da ciberliteratura;
  • História e gêneros da literatura digital;
  • Hipertexto, narrativa interativa e poesia digital;
  • Jogos literários e outros formatos multimídia;
  • A relação entre literatura e tecnologia;
  • A literatura digital no contexto das artes contemporâneas.

Habilidades e competências:

  • Compreender e analisar as diferentes formas de expressão da literatura digital;
  • Criar e produzir textos literários digitais;
  • Utilizar ferramentas digitais para a produção e publicação de obras literárias;
  • Desenvolver a criatividade e a experimentação literária;
  • Refletir criticamente sobre a relação entre literatura e tecnologia.

Referências Bibliográficas:

  • Lemos, A. Cibercultura: tecnologia e vida social na cultura contemporânea. Editora Sulina, 2002.
  • Landow, GP Hipertexto: a convergência da teoria crítica contemporânea e da tecnologia. Paidos, 1998.
  • Hayles, NK Escrita corporal em hipertexto: teoria e prática. Edusp, 2002.
  • Bittencourt, R. (org.). Ciberliteratura: ensaios, poemas, narrativas. Edições Câmara Municipal de Matosinhos, 2012.
  • Montfort, N. Po-ex.net: antologia da poesia experimental portuguesa. Org. Nuno F. Ferreira. Centro de Literatura Portuguesa da Universidade de Coimbra, 2004.
  • Carrascoza, JA Aos 7 e aos 40. Iluminuras, 2003. (Conto Interativo)

 

Disciplina Eletiva: Ciberliteratura

Ementa: A disciplina aborda a relação entre a literatura e as novas tecnologias de informação e comunicação (TICs), explorando as características, gêneros e formas de expressão da ciberliteratura. Serão discutidas as possibilidades e limitações da ciberliteratura como forma de expressão artística, assim como a relação entre a ciberliteratura e os temas contemporâneos, como a identidade, a memória, a tecnologia e a cultura digital.

Objetivos:

  • Conhecer e compreender a ciberliteratura como um campo literário emergente;
  • Compreender as características e os gêneros da ciberliteratura;
  • Identificar as formas de expressão da ciberliteratura;
  • Analisar criticamente obras de ciberliteratura, considerando as possibilidades e limitações da tecnologia na produção literária;
  • Refletir sobre a relação entre a ciberliteratura e os temas contemporâneos, como a identidade, a memória, a tecnologia e a cultura digital.

Conteúdos:

  • Introdução à ciberliteratura;
  • Características e gêneros da ciberliteratura;
  • Hipertexto e literatura eletrônica;
  • Poesia digital e visual;
  • Jogos literários e narrativas interativas;
  • A relação entre a ciberliteratura e os temas contemporâneos;
  • Produção de textos multimídia.

Habilidades e Competências:

  • Identificar e compreender as características e gêneros da ciberliteratura;
  • Analisar criticamente obras de ciberliteratura;
  • Produzir textos multimídia;
  • Refletir sobre a relação entre a ciberliteratura e os temas contemporâneos.

Referências Bibliográficas:

  • LÉVY, Pierre. Cibercultura. São Paulo: Editora 34, 1999.
  • LANDOW, George P. Hipertexto: a natureza transformadora da leitura e da escrita na era eletrônica. São Paulo: Editora da UNESP, 2009.
  • HAYLES, N. Katherine. Electronic literature: new horizons for the literary. Notre Dame, Indiana: University of Notre Dame Press, 2008.
  • SANTAELLA, Lucia. Culturas e artes do pós-humano: da cultura das mídias à cibercultura. São Paulo: Paulus, 2003.
  • SCHÖN, Donald A. Educando o profissional reflexivo: um novo design para o ensino e a aprendizagem. Porto Alegre: Artmed, 2000.

 

Disciplina Eletiva: Diversidade Linguística e Cultural

Ementa:

A disciplina aborda a diversidade linguística e cultural presente na sociedade brasileira e no mundo, valorizando a importância do respeito às diferenças e da valorização das múltiplas formas de expressão. São explorados temas como as línguas regionais, indígenas e de imigração, a literatura produzida em diferentes línguas e culturas, e as formas de representação das culturas na mídia e na sociedade.

Objetivos:

  • Conhecer e valorizar a diversidade linguística e cultural presente na sociedade brasileira e no mundo.
  • Desenvolver a capacidade de compreender e respeitar as diferenças culturais e linguísticas.
  • Refletir sobre as formas de representação das culturas na literatura, na mídia e na sociedade.
  • Estimular o aprendizado de línguas estrangeiras e regionais.
  • Promover a produção de textos e expressões artísticas que valorizem a diversidade cultural e linguística.

Conteúdos:

  • As línguas regionais, indígenas e de imigração no Brasil.
  • A literatura produzida em diferentes línguas e culturas.
  • As formas de representação das culturas na mídia e na sociedade.
  • A comunicação intercultural e a globalização.
  • A produção de textos multimídia que valorizem a diversidade cultural e linguística.

Habilidades e competências:

  • Identificar e valorizar a diversidade cultural e linguística presente na sociedade brasileira e no mundo.
  • Compreender e respeitar as diferenças culturais e linguísticas.
  • Refletir criticamente sobre as formas de representação das culturas na literatura, na mídia e na sociedade.
  • Utilizar diferentes formas de expressão artística para valorizar a diversidade cultural e linguística.
  • Desenvolver a capacidade de comunicação intercultural.

Referências Bibliográficas:

  • CANDIDO, Antonio. Literatura e sociedade. 10ª ed. Rio de Janeiro: Ouro sobre Azul, 2006.
  • FLORES, Maria Victoria. Diversidade cultural e linguística: o desafio da inclusão. São Paulo: Moderna, 2005.
  • GARCIA, Ofélia; FLORES, Nelson. Handbook of language and ethnic identity: the success-failure continuum in language and ethnic identity efforts. New York: Oxford University Press, 2011.
  • HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. 11ª ed. Rio de Janeiro: DP&A, 2006.
  • PAIVA, Vera Lúcia Menezes de Oliveira e. O ensino de línguas estrangeiras na perspectiva da interculturalidade. Campinas: Pontes, 2010.

 

Disciplina eletiva: Diversidade Linguística e Cultural

Ementa:

A disciplina visa promover o conhecimento e valorização da diversidade linguística e cultural presente na sociedade brasileira e no mundo, por meio do estudo de diferentes línguas, culturas e modos de expressão, contribuindo para a formação de estudantes mais conscientes e críticos em relação às diferenças.

Objetivos:

  • Compreender a diversidade linguística e cultural presente na sociedade brasileira e no mundo.
  • Conhecer e valorizar as línguas regionais, indígenas e de imigração presentes no Brasil.
  • Desenvolver habilidades de comunicação intercultural e de diálogo com as diferenças.
  • Estimular a produção de textos multimídia que valorizem a diversidade linguística e cultural.
  • Promover a reflexão crítica sobre as formas de representação das diferentes culturas na literatura e nas mídias.

Conteúdos:

  1. Diversidade linguística e cultural no Brasil e no mundo.
  2. Línguas regionais, indígenas e de imigrantes no Brasil.
  3. Comunicação intercultural e diálogo com as diferenças.
  4. Produção de textos multimídia que valorizam a diversidade linguística e cultural.
  5. Representação das diferentes culturas na literatura e nas mídias.

Habilidades e competências:

  • Compreender a diversidade linguística e cultural presente na sociedade brasileira e no mundo.
  • Valorizar as línguas regionais, indígenas e de imigrantes presentes no Brasil.
  • Desenvolver habilidades de comunicação intercultural e de diálogo com as diferenças.
  • Produzir textos multimídia que valorizem a diversidade linguística e cultural.
  • Refletir criticamente sobre as formas de representação das diferentes culturas na literatura e nas mídias.

Referências bibliográficas:

  • Bhabha, HK (2003). O local da cultura. Belo Horizonte: Editora UFMG.
  • Canclini, NG (2008). Culturas híbridas: estratégias para entrar e sair da modernidade. São Paulo: Editora USP.
  • Salão, S. (2003). A identidade cultural na pós-modernidade. Rio de Janeiro: DP&A Editora.
  • Lippi-Green, R. (1997). Inglês com sotaque: linguagem, ideologia e discriminação nos Estados Unidos. Nova York: Routledge.
  • Machado, IL (2011). Por uma sociolinguística crítica. São Paulo: Parábola Editorial.
  • Mariani, B. (2009). Multilinguismo e educação. Belo Horizonte: Editora Autêntica.

 

Disciplina Eletiva: Diversidade Linguística e Cultural

Ementa:

A disciplina Diversidade Linguística e Cultural tem como objetivo discutir e refletir sobre a diversidade de culturas e línguas presentes na sociedade brasileira e no mundo, com ênfase nas diferentes formas de representação dessas culturas na literatura, arte e mídia. Serão abordadas questões relativas à identidade cultural, multiculturalismo, globalização, diálogo intercultural e relações de poder. A disciplina visa a promover a compreensão e o respeito às diferenças culturais e linguísticas e a desenvolver habilidades de leitura crítica e produção de textos multimídia.

Objetivos:

  • Analisar as diferentes formas de representação das culturas e línguas na literatura, arte e mídia.
  • Compreender as relações de poder e hierarquias presentes nas dinâmicas culturais e linguísticas.
  • Desenvolver habilidades de leitura crítica e produção de textos multimídia que valorizem a diversidade cultural e linguística.
  • Refletir sobre a importância da comunicação intercultural e do diálogo intercultural para a construção de uma sociedade mais justa e plural.

Conteúdos:

  • Diversidade linguística e cultural no Brasil e no mundo.
  • Identidade cultural e multiculturalismo.
  • Globalização e suas nacionalidades na diversidade cultural e linguística.
  • Relações de poder e hierarquias culturais e linguísticas.
  • Representação das culturas e línguas na literatura, arte e mídia.
  • Comunicação intercultural e diálogo intercultural.

Habilidades e competências:

  • Analisar criticamente as formas de representação das culturas e línguas na literatura, arte e mídia.
  • Produza textos multimídia que valorizem a diversidade cultural e linguística.
  • Dialogar e interagir com pessoas de diferentes culturas e idiomas.
  • Compreender e respeitar as diferenças culturais e linguísticas.

Referências Bibliográficas:

  • CANCLINI, Néstor Garcia. Culturas híbridas: estratégias para entrar e sair da modernidade. São Paulo: Edusp, 1997.
  • HAL, Stuart. Da Diáspora: Identidades e mediações culturais. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2003.
  • LOPES, Ivone Daré. Língua, literatura e cultura. São Paulo: Martins Fontes, 2006.
  • PRATT, Mary Louise. Os olhos do império: relatos de viagem e transculturação. Bauru, SP: Edusc, 1999.
  • RIBEIRO, Darcy. O povo brasileiro: a formação e o sentido do Brasil. São Paulo: Companhia das Letras, 1995.
  • WOODWARD, Kathryn. Identidade e diferença: uma introdução teórica e conceitual. In: SILVA, Tomaz Tadeu da (org.). Identidade e diferença: uma perspectiva dos estudos culturais. Petrópolis: Vozes, 2000.

 

Disciplina eletiva: Diversidade Linguística e Cultural

Ementa:

A disciplina Diversidade Linguística e Cultural tem como objetivo discutir a diversidade de línguas e culturas presentes na sociedade brasileira e no mundo, valorizando e respeitando as diferenças. Serão abordados temas como línguas indígenas, línguas de imigração, regionalismos, culturas afro-brasileiras, culturas populares, entre outros.

Objetivos:

  • Compreender a importância da diversidade linguística e cultural na construção de uma sociedade mais democrática e plural
  • Valorizar e respeitar as diferenças culturais e linguísticas presentes na sociedade brasileira e no mundo
  • Desenvolver habilidades de comunicação intercultural
  • Estimular a produção de textos multimídia que valorizem a diversidade cultural e linguística

Conteúdos:

  1. Introdução à diversidade linguística e cultural
  2. Línguas regionais e de imigração
  3. Línguas indígenas
  4. Culturas afro-brasileiras
  5. Culturas populares
  6. Comunicação intercultural
  7. Produção de textos multimídia

Habilidades e competências:

  • Compreender e valorizar a diversidade de línguas e culturas presentes na sociedade brasileira e no mundo
  • Desenvolver habilidades de comunicação intercultural
  • Produzir textos multimídia que valorizem a diversidade cultural e linguística
  • Respeitar as diferenças culturais e linguísticas presentes na sociedade brasileira e no mundo

Referências bibliográficas:

  • AZEREDO, J. C. A. de. O português brasileiro e a diversidade linguística. Revista Brasileira de Linguística Aplicada, Belo Horizonte, v. 5, n. 1, p. 27-42, 2005.
  • CANAGARAJAH, S. A. Translingual practice: global Englishes and cosmopolitan relations. New York: Routledge, 2013.
  • HALL, S. A identidade cultural na pós-modernidade. Rio de Janeiro: DP&A, 1997.
  • LOPEZ, L. M. L. As línguas indígenas brasileiras e a escola. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, v. 15, n. 45, p. 286-298, 2010.
  • MELO, R. de A. Cultura e diversidade: reflexões para uma educação intercultural. Brasília: UNESCO, 2007.
  • RODRIGUES, C. I. Cultura popular e educação: contribuições para o ensino de história e cultura afro-brasileira. São Paulo: Annablume, 2010.